• Nenhum resultado encontrado

A primeira chamada ocorreu às 12h30m, com segunda chamada às 13 horas, sendo então iniciada a reunião.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A primeira chamada ocorreu às 12h30m, com segunda chamada às 13 horas, sendo então iniciada a reunião."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO IBRI - INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES, REALIZADA NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2005, ÀS 12H30M , NO CLUBE SÃO PAULO, À AV. HIGIENÓPOLIS Nº 18 – SÃO PAULO – SP.

Os trabalhos foram abertos e presididos pelo Sr. José Luiz Acar Pedro, Presidente do Conselho de Administração do IBRI, e secretariados por mim, Salim Ali, a convite do mesmo.

Foram registrados os seguintes participantes: 1 – Almir da Silva Mota; 2 – Arleu Anhalt (FIRB); 3 – Edina Biava (Perdigão); 4 – Gilson Rodrigues Bentes (Cosipa/Usiminas); 5 - Júlia Holland Reid (Tamer Comunicação Empresarial); 6 – Luis Paulo Soares; 7 – Sérgio Ricardo Freitas de Souza; 8 – Sérgio Tuffy Sayeg (FIRB); 9 – Valter Faria (Global RI); 10 – Wilson K. Amarante (Caiuá Serviços de Eletricidade).

Participaram os seguintes convidados: Doris Wilhelm (Presidente Executiva); Elizabeth Benamor (Vice-Presidente); Marco Panza (Diretor de Desenvolvimento Profissional); Marta Meirelles (Diretora Financeira);

Natasha Nakagawa (Diretora de Comunicação); Luiz Cardoso

(Coordenador de Eventos); Rodney Vergili (Assessor de Comunicação do IBRI) e Salim Ali (Superintendente Geral).

Convidados especiais: Prof.Lélio Lauretti e Profª Marina Yamamoto. A primeira chamada ocorreu às 12h30m, com segunda chamada às 13 horas, sendo então iniciada a reunião.

Os trabalhos obedeceram à seguinte pauta, conforme convocação previamente enviada aos Conselheiros por e-mail:

1) Relatório de atividades da Diretoria Executiva; 2) Brazil Day 2005;

3) Questão Tributária (andamento); 4) Outros assuntos de interesse geral.

O Sr. José Luiz Acar Pedro deu início aos trabalhos às 13 horas, passando a palavra a Sra. Doris Wilhelm para apresentar o relatório da Diretoria Executiva.

(2)

EVENTOS

A Sra.Doris informou que foi convidada para o II Painel Setorial Internacional de Energia Elétrica - Foco na Distribuição – da Abradee, e que estará impossibilitada de estar presente, convidando o Sr.Wilson Amarante para moderar o painel. Por questões éticas, visto que seu superior imediato será o presidente do painel, o Sr.Amarante declinou ao convite feito. A Sra.Doris buscará outro nome para substituí-la.

Será realizado no próximo mês de outubro, no dia 27, um Workshop sobre o “IR Magazine Awards Brazil”, que analisará o questionário e suas metodologias, buscando a sua melhoria e após, trazendo os cases das seis empresas vencedoras, moderado pela diretora de comunicação, Sra.Natasha Nakagawa. O Conselho aprovou o workshop, visto que o mesmo será um ótimo fórum para a discussão dos critérios da premiação, dando assim, transparência ao mesmo. Na ocasião também será distribuído o relatório completo da premiação de 2005 aos inscritos.

Está sendo também programado o Seminário “A importância da comunicação na responsabilidade corporativa” junto com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). A idéia do seminário é mostrar a importância da comunicação social via ferramenta “website de responsabilidade social”. A data, ainda em aberto, deverá ser no mês de novembro.

A Sra.Doris informou também que foi convidada para o Congresso Sul Brasileiro de Responsabilidade Social, a ser realizado em Joinvile/SC, em 11 de outubro, como participante de mesa redonda sobre o tema “O Acesso ao Mercado de Capitais”. Como estará fora do país em “non deal road show”, a Sra.Doris convidou o Sr.Sayeg para substituí-la no evento. O Sr.Sayeg aproveitou o momento para comunicar aos presentes que está atendendo, a partir de então, à FIRB, ficando portanto, de confirmar posteriormente, visto que dependerá da checagem de sua agenda.

A Sra.Doris apresentou os resultados dos últimos eventos realizados pelo IBRI. O 16º Encontro Informal – Como se apaixonar por Vinhos-, realizado em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar, em 14/jul/05, no qual estiveram presentes 42 pessoas, sendo 16 associados do IBRI, e 26 convidados externos. A diretoria considerou baixo o número de presentes. Da diretoria estiveram presentes o Sr.Geraldo, Sra.Elizabeth e a Sra.Natasha. Do Conselho de Administração os Srs.Fernando Tracanella e Wilson Amarante. Também no último dia 10/ago/05, foi realizado o Seminário “Riscos e Oportunidades decorrentes do Impacto Financeiro das Mudanças Climáticas", em conjunto com a FEB (Fábrica Éthica Brasil). O Sr.Marco Panza foi o moderador do evento. 45 pessoas atenderam ao evento, sendo que a maioria não eram associadas (43) apesar de isso já ser esperado dado ao tema do próprio evento.

(3)

A Sra.Doris comunicou por fim, que recebeu solicitação informal de apoio institucional do IBRI, pelo Sr.Valter Faria, conselheiro do Instituto e diretor da Global RI, para o programa de Formação, Fortalecimento e Consolidação da Cultura de Companhia Aberta, que foi elaborado pelo mesmo em conjunto com a Bovespa. Além do apoio institucional do Instituto, o Sr.Valter solicitou a presença da Sra.Doris como palestrante no evento. A Sra.Doris informou que tal solicitação causou desconforto na diretoria visto que isso fora trazido para o IBRI já fechado, com data marcada, dia 19 de setembro, e que não tenha envolvido o IBRI.

O público alvo do evento seriam executivos de companhias fechadas que desejem abrir o capital, sendo também uma reciclagem a profissionais de empresas já listadas mas não atuantes no mercado.

O Sr.Acar, pedindo a palavra, argumentou que, tratando-se de uma atividade intimamente ligada a Relaçoes com Investidores, não vê como não apoiar tal iniciativa, e que também, ainda há tempo para reparar eventuais problemas gerados. Em segundo lugar, o apoio seria institucional, cabendo a reflexão de que a Bovespa ao falar em Relações com Investidores, automaticamente deveria procurar o IBRI. Propôs-se a falar com o Sr.Raymundo Magliano Filho, Presidente do Conselho de Administração da Bovespa, no sentido de que quando o assunto for Relações com Investidores, que a Bovespa o traga primeiramente ao IBRI.

O Sr.Sérgio Ricardo questionou se o programa seria fechado somente para os associados do IBRI. O Sr.Valter explicou que o mailing alvo do programa será de responsabilidade da Bovespa, ou seja, o público estará sob a responsabilidade da Bovespa prover, captando inclusive as inscrições. Sugeriu ainda que o Sr.Salim participe do curso para verificar suas qualidades.

O Sr.Arleu considerou que o apoio do IBRI devesse ser solicitado pela Bovespa, que é a entidade realizadora, e não pela empresa de consultoria coordenadora do evento, para que em futuras iniciativas esse tipo de desencontro não volte a ocorrer. O Sr.Valter acredita que por algum problema administrativo da Bovespa essa solicitação ainda não chegou à secretaria do IBRI, mas essa o deverá estar fazendo em breve.

O Sr.Valter informou que os profissionais que estarão palestrando nessa ocasião serão a Sra.Isabel Bocater (Escritório Bocater, Costa e Silva), Sr.Roberto Tracanella (ex-RI da Metal Leve), Sra.Lucy Souza (vice-presidente da Apimec-SP).

A Sra.Julia questionou e sugeriu que o IBRI tivesse a oportunidade de realizar uma palestra no evento, buscando esclarecer qual a função do Instituto. O Sr.Valter explicou que estão separados no programa, quarenta e cinco minutos para se falar sobre a profissão de RI .

Para deliberação, o Conselho aguardará a solicitação formal de apoio institucional por parte da Bovespa.

(4)

2) Brazil Day 2005

O Sr.Sayeg informou aos conselheiros sobre os tópicos do Brazil Day 2005. Assim, até a presente data existem 18 empresas confirmadas, estando os painéis razoavelmente configurados. Os painéis de Papel e Celulose, Bancos, Siderurgia, Energia/Utilities e New Commers têm todos 3 empresas cada. O de Petroquímica tem duas empresas e o de Telecomunicações tem uma e o de Alimentação e Distribuição não tem nenhuma adesão até o momento. A idéia inicial é que cada painel tenha no máximo de quatro a cinco empresas. Os convites foram enviados pela organizadora do evento, a SB Eventos, sempre encaminhado ao Diretor responsável por RI além do interlocutor mais próximo ao cotidiano da área.

O principal ponto a ser trabalhado nesse momento é a adesão dos bancos de investimento que moderariam os painéis e consequentemente também proveriam público bastante qualificado para os mesmos. Nesse sentido o Sr.Sayeg solicitou aos conselheiros presentes que possam colaborar com a organização do evento no sentido de contatar os “heads” dos bancos de investimento que os cubram, para que reforcem com os mesmos a importância de suas presenças no Brazil Day 2005, tanto pela questão estrutural do evento, quanto pelo lado da colaboração financeira para a consecução do mesmo.

Sob o ponto de vista financeiro o evento está atingindo o seu equilíbrio financeiro frente ao orçamento previamente feito. Também está confirmado o patrocínio da Mota Fernandes Rocha Advogados.

O Sr.Acar questionou se o Banco Santander fora convidado para participar do evento, indicando que seja feito o convite tanto para participação no painel setorial quanto na moderação de outros painéis.

Por fim o Sr.Sayeg informou que para o painel de abertura, onde está prevista a moderação de um economista, foi indicado o nome do Dr.Stephen Everhart, Diretor Gerente e Economista Chefe do OPIC – Overseas Private Investment Corporation – agência do Governo Norte Americano. O Conselho aprovou o nome apresentado. Lembrou também que o Ministro Furlan já confirmou sua participação no evento.

3) Questão Tributária

O Sr. Salim informou que o Instituto já apresentou à Prefeitura a solicitação de acerto do ISS, estando no aguardo da mesma para que se pronuncie quanto aos números apresentados, o que deverá levar cerca de 60 dias aproximadamente. O processo foi protocolado no último dia 14 de

(5)

julho. Quanto à Cofins, todo o processo já foi feito, porém não protocolado na Receita Federal em função de a mesma estar em greve. O Sr. Salim apresentou uma planilha com os números correspondentes de cada tributo. Informou ainda que quanto a um planejamento tributário, o Instituto poderá instruir solicitação junto à prefeitura requerendo seu enquadramento como associação cultural, visto que tal categoria goza de isenção de ISS.

Para tal é necessário realizar uma alteração no Estatuto Social do IBRI, adequando-o a essa situação. O Conselho deliberou favoravelmente à realização de consulta aos Associados para a alteração do estatuto. Paralelamente estará sendo preparada a solicitação de isenção à prefeitura. O Sr. Salim informou que o risco inerente a esse processo é o de receber uma negativa por parte da Prefeitura. A Sra. Marta informou ainda, os valores que serão potencialmente economizados com esse requerimento.

O Sr. Acar lembrou ainda que os valores de tributos que foram considerados pelo Instituto, contemplam aquelas receitas entendidas como fatos geradores de tributos segundo o parecer do escritor Mattos Filho.

O Sr. Salim também informou que a Price já realizou a Auditoria no Instituto, sendo que em seu parecer deverá constar nota explicativa que o IBRI provisionou determinado valor, segundo orientação do parecer jurídico.

O Sr.Acar salientou para que fossem bem escolhidos os dizeres dessa nota explicativa, de modo que fique bastante esclarecida a questão, sem ocasionar dúvidas. O Conselho deseja ter acesso a essa nota para sua aprovação, antes que a mesma seja publicada.

Em função desses desdobramentos, a Sra.Doris informou que já foi elaborada uma minuta do relatório anual para os anos de 2002 a 2004, que estará sendo analisada pela diretoria, e tão logo aprovada por ambos, será publicada no site do Instituto.

4) Outros Assuntos de Interesse Geral

A Sra.Doris agradeceu a presença do Prof.Lélio Lauretti, presidente da Comissão de Ética, que irá apresentar os atuais trabalhos do novo Código de Conduta e Princípios Éticos do IBRI. A questão colocada nesse momento aos conselheiros é se o Código deve se manter no plano dos princípios éticos, ou se aprofundaria ao detalhe de um código de conduta profissional, com casos práticos de conflitos do dia-a-dia do profissional de RI.

Código de Ética:

O Prof.Lélio comentou que a Comissão buscou realizar algo diferente do código do NIRI (National Investor Relations Institute), focando-se mais nos princípios éticos (transparência, equidade, franqueza,

(6)

integridade e responsabilidade) do que em normas de conduta. Assim o programa desenvolvido buscou ficar no campo puramente moral e ético. Foi desenvolvido também um prefácio pelo Sr.Valter, e alguns casos de conflito, que buscam exemplificar situações conflituosas para o profissional de RI. Portanto o Prof.Lélio solicitou que os conselheiros analisem e reflitam sobre o material até aqui desenvolvido, sugerindo alterações e propondo contribuições. O Sr.Salim estará circulando via e-mail as solicitações de contribuições aos conselheiros e diretores do Instituto para que opinem a respeito. A Sra. Doris lembrou também que o Comitê de Ética necessita ser reinstalado, visto os mandatos estarem vencidos. Sugeriu ainda os nomes do Prof.Lélio Lauretti e do Dr.Luiz Leonardo Cantidiano para comporem o Comitê. O Sr.Acar solicitou ao Sr.Salim que o informe sobre os passos necessários para a renovação desse Comitê, bem como quem eram os membros anteriores.

Paralelamente o Sr.Valter solicitou que fosse feito uma agenda de próximas realizações do Comitê no intuito de traçar um plano de ação para o fechamento do Código de Conduta e Princípios Éticos do IBRI. Nesse sentido pediu que o Sr.Salim realizasse ação pró-ativa, ligando para todos os conselheiros e, cobrando-os de suas responsabilidades conquanto conselheiros, que se manifestem a respeito do referido código. O Sr.Salim solicitou que fosse indicada uma data para essa primeira etapa, sem definição da mesma.

O Sr.Valter propôs ainda que o IBRI realize um processo administrativo de coletar a assinatura individual de cada associado, e isto anualmente, concordando e comprometendo-se em cumprir o Código de Conduta e Princípios Éticos do IBRI. O Sr.Luis Paulo lembrou a todos que, quando da admissão do associado ao IBRI, na ficha de afiliação, já consta os dizeres de que ele se compromete a cumprir o referido Código. O Sr.Acar sugere que o Código seja amplamente difundido de modo que os associados do Instituto o tenham incorporado em suas ações cotidianas, e que as atualizações sejam também amplamente difundidas, informando a todos com grande difusão. O Sr.Luis Paulo lembrou ainda que poderão ser criados problemas para o cumprimento do Código nos casos em que, por alguma questão alheia à vontade do IBRI, o associado não tenha formalizado sua “adesão” ao mesmo. O Sr.Arleu sugeriu que seja transmitido a todos os associados, um e-mail comunicando a atualização do Código e assim todos estariam informados.

O Sr.Panza trouxe ao conhecimento dos presentes as modificações que estão sendo propostas pela diretoria executiva. A Profª Marina, convidada especialmente para trazer o assunto aos conselheiros, informou que atualmente o IBRI tem duas aulas no curso, uma introdutória e outra de MBA de RI – IBRI/Fipecafi:

(7)

encerramento. A idéia é acrescentar mais duas aulas e mais dois seminários com cases práticos, que seriam todos ministrados por pessoas do próprio Instituto, acrescentando assim mais dezesseis horas ao programa do curso. O objetivo é fazer com que os alunos tenham maior conhecimento sobre as atividades práticas do profissional de RI. O Sr.Panza solicitou ainda que os conselheiros contribuam com sugestões para o programa do curso.

O Sr.Almir questionou a Profª.Marina se o curso do IBRI atende às solicitações da CAPS, sendo informado pela mesma que atualmente todos os cursos da Fipecafi atendem aos requisitos do MEC.

A Sra.Doris solicitou que os conselheiros contribuíssem com o CODIM através do envio de sugestões para a audiência pública sobre o tema Teleconferências, lembrando que o prazo estará finalizado no próximo dia 31/ago/05. As sugestões deverão ser enviadas ao e-mail do IBRI. O Sr.Gilson comentou sobre a importância do tema e as recomendações que estão sendo divulgadas.

CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado:

A Sra.Doris informou que a Comissão Técnica enviou à CVM, no último dia 15/jul, as considerações do IBRI sobre o tema “Critérios de rateio entre investidores não institucionais nas distribuições públicas de valores mobiliários”, o que foi ratificado pela Sra.Júlia, presidente da referida Comissão. A Sra.Doris solicitou, em nome da diretoria executiva, que a Comissão Técnica analise o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa) e se pronuncie em nome do IBRI. O prazo se encerra nesta data, porém o Sr.Luiz falará com o Sr.Ricardo Nogueira – da Bovespa – na tentativa de ampliar o prazo.

Comissão Técnica:

O Sr.Almir informou aos presentes que não está mais na Klabin após 32 anos de trabalhos prestados à empresa, dedicando-se agora a carreira acadêmica junto à Universidade Mackenzie.

Outros Assuntos:

Também foi solicitado que o IBRI indicasse os seus representantes para a Comissão Técnica do 8ºEncontro Nacional de RI. Na diretoria foram indicadas a Sra.Doris, Marta, Natasha, Elizabeth e o Sr.Henrique Bastos (Diretoria SP). Foi requisitada a presença de dois conselheiros, sendo indicados o Sr.Sayeg e o Sr.Gilson, que prontamente aceitaram.

Referências

Documentos relacionados

As políticas regulatórias são criadas para avaliar alguns setores no intuito de criar normas ou implementar serviços e equipamentos... Esses casos atingem pequenos

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Essa espécie tem sua distribuição geográfica conhecida entre o Amapá e o Rio Grande do Norte (RIOS, 1994), ampliando-se as- sim sua ocorrência para os estados da Bahia, Espírito