• Nenhum resultado encontrado

PORTUGAL NO PASSADO. Portugal nos séculos XV e XVI A Expansão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTUGAL NO PASSADO. Portugal nos séculos XV e XVI A Expansão"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PORTUGAL NO PASSADO

Portugal nos séculos XV e XVI – A Expansão

Conquistada a paz com Castela, D. João I procurou recuperar as finanças do Reino que se encontravam exauridas após vinte e oito anos de hostilidades. Inserido numa Europa em franca recuperação económica e que assistia ao crescimento das trocas comerciais em que a moeda era cada vez mais uma necessidade premente, Portugal ansiava chegar directamente às regiões produtoras de ouro e participar, como elemento activo, nos principais eixos mercantis dominados por venezianos, genoveses e muçulmanos.

A conquista de Ceuta em 1415 promoveu-se com um duplo objectivo: dominar o estreito de Gibraltar como importante posição estratégica de vigilância da navega-ção no Mediterrâneo e controlar as rotas caravaneiras que traziam o ouro do Sudão. Apesar de tudo, o resultado final não correspondeu às expectativas criadas: as rotas foram desviadas colocando Ceuta numa posição extremamente periclitante: ser a única cidade cristã num amplo espaço islâmico.

Face ao semifracasso de Ceuta, o projecto de Expansão sofre uma viragem no seu plano ideológico: a exploração marítima do Atlântico e da costa ocidental africana surge como prioridade num projecto impulsionado e rigidamente coordenado pelo Infante D. Henrique. Dotado de enorme capacidade científica, rodeia-se de astróno-mos, cosmógrafos, cartógrafos, matemáticos e de marinheiros experimentados. Sur-gem então os primeiros resultados favoráveis: Madeira e Açores. Mais tarde, explo-rando o «mar tenebroso», Gil Eanes desmistifica todo um universo de superstições que envolvia o cabo Bojador e prova ao Mundo que havia novas terras a sul desse cabo. Até 1460, ano da morte do Infante, a empresa da Expansão consegue inserir o ouro, a malagueta e os escravos africanos no dicionário das principais rotas mer-cantis mundiais.

Mas começava a delinear-se outra quimera: chegar à Índia, terra de canela e pimenta, de samorins e do Preste João. Bartolomeu Dias, dobrando o cabo da Boa Esperança, estabelece a premissa de que há ligação entre o Atlântico e o Índico, mas é traído pela fadiga dos seus homens.

A Espanha, centralizada pela acção dos Reis Católicos, começou gradualmente a apostar numa odisseia expansionista, entrando em conflito com os interesses portu-gueses e adensando uma rivalidade entre os reinos peninsulares que viria a agravar-se com a chegada de Colombo às Antilhas. D. João II estabelece uma bem sucedida teia diplomática que desembocará em Tordesilhas: legitimava-se uma possível che-gada à Índia e ligar o Ocidente ao Oriente, algo a que o Príncipe Perfeito já não assistirá em vida. Coube ao seu primo e sucessor, D. Manuel, prosseguir essa demanda, colocando nas mãos de Vasco da Gama a liderança de quatro embarca-ções cuja viagem seria imortalizada pela pena de Luís de Camões.

(2)

2

A partir de 1498, Portugal controla o comércio das especiarias e rouba aos comerciantes muçulmanos a sua posição privilegiada. Lisboa e a Casa da Índia tor-nam-se capitais do mundo, aí afluindo mercadores de todas as nacionalidades dis-postos a lutar pelo seu quinhão de comércio colonial.

E no século XVI, um pequeno Reino como Portugal consegue o milagre de has-tear a sua bandeira nos continentes asiático, africano e americano e espalhar a sua língua, tradições e conhecimentos, abrindo espaço para uma civilização universal.

Localiza num mapa os seguintes pontos:

·

Lisboa

·

Cabo Bojador

·

Ceuta

·

Cabo da Boa Esperança

·

Madeira

·

Índia

·

Açores

·

Brasil.

Quais os produtos que faziam a riqueza da cidade de Ceuta? Assinala no mapa, utilizando cores diferentes:

·

A viagem de Bartolomeu Dias (a azul)

·

A viagem de Vasco da Gama (a preto)

·

A viagem de Pedro Álvares Cabral (a vermelho) Corrige as afirmações erradas no texto em anexo.

Quem foi Fernão Gomes?

O que fez de importante Cristóvão Colombo?

O Infante D. Pedro foi o grande impulsionador dos Descobrimentos. Filho do rei D. Fernando, organizou com grande eficácia as viagens marítimas. O seu primeiro grande triunfo foi o descobrimento do arquipélago de Cabo Verde, em 1419, por João Gonçalves Zarco. Em 1433, um navegador chamado Ramalho Eanes dobrou o cabo Bojador, provando a todos que o Mundo não terminava ali. Os marinheiros castelhanos continuaram a explorar a costa africana, tendo feito comércio com as populações locais. Os principais produtos comercializados foram o ouro, a canela e os escravos.

(3)

O que foi estabelecido através do Tratado de Tordesilhas?

Identifica alguns países onde, ainda hoje, se fale a língua portuguesa. Descreve algumas características do estilo manuelino.

Dá exemplos de dois monumentos construídos segundo o estilo manuelino.

Trabalho de pares ou de grupo

Constrói um friso cronológico com as datas das mais importantes viagens marítimas de navegadores portugueses.

Imagina que és Vasco da Gama. Redige algumas páginas do teu diário de bordo com pormenores da viagem, o relacionamento com a tripulação, a chegada à Índia. Usa a tua imaginação.

Elabora a biografia de um navegador português do século XV. Tens muito por onde escolher: João Gonçalves Zarco, Diogo de Silves, Gil Eanes, Nuno Tristão, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, etc.

Constrói um astrolábio em cartão ou esferovite.

Visitas de estudo

·

Casa do Infante (Porto)

·

Sagres

·

Museu da Marinha (Lisboa)

·

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

·

Convento de Cristo (Tomar)

·

Torre de Belém (Lisboa)

Sabias que?

·

Após a Conquista de Ceuta, os Infantes D. Duarte, D. Pedro, D. Henrique e D. Fernando, todos eles filhos de D. João I, foram armados cavaleiros como reconhecimento da sua bravura?

·

Segundo a tradição o Infante D. Henrique fundou em Sagres uma escola para marinheiros e cartógrafos?

(4)

4

·

Quando Bartolomeu Dias dobrou o cabo da Boa Esperança, quis continuar em direcção à Índia, mas enfrentou a revolta da sua tripulação que queria voltar a Portugal por estarem quase sem alimentos?

·

Foi D. João II quem escolheu o nome de Cabo da Boa Esperança? Bartolomeu Dias baptizara-o primeiro de cabo das Tormentas, devido à grande dificuldade em transpô-lo.

·

Antes de ir ter com os Reis de Espanha, Cristóvão Colombo ofereceu primeiro os seus

serviços a D. João II?

·

Quando chegou ao continente americano, Colombo estava firmemente convicto que tinha chegado à Índia?

·

Quando os índios das Antilhas observaram as naus de Colombo julgaram na sua inocência que se tratavam de grandes aves marinhas?

·

Havia uma doença terrível que assolava os marinheiros nas longas viagens marítimas? Chamava-se escorbuto e provocava o apodrecimento das gengivas e a queda dos dentes. Devia-se à falta de Vitamina C e foi Vasco da Gama quem primeiro teve a ideia de prover as suas embarcações com muitos barris de laranjas e de limões para combater a doença.

·

Vasco da Gama tinha um irmão mais velho chamado Paulo que o acompanhou na

viagem à Índia? Paulo da Gama comandava a nau S. Rafael e morreu nos Açores, vítima de febre quando fazia a viagem de regresso a Portugal.

·

Bartolomeu Dias era capitão de uma das treze naus que compunham a expedição de Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil? Por ironia, quando Cabral decidiu prosseguir viagem em direcção à Índia, Bartolomeu Dias e os seus homens morreram afogados quando o seu navio naufragou ao tentar atravessar o cabo da Boa Esperança.

Na Internet www.infopedia.pt

www.vidaslusofonas.pt/vasco_da_gama www.descobrimentos.no.sapo.pt/

(5)

FICHA DE VISIONAMENTO

POR

TUGAL NOS SÉCULOS XV E XVI – A EXP

ANSÃO

Após teres visto este Vídeo Educativo, chegou o momento de colocares em prática todas as tuas capacidades de observação e deduç

ão.

1.

Qual era o tema do vídeo?

2.

Localiza a temática no: •

tempo –

espaço –

3.

Quais foram os motivos que levaram à conquista de Ceuta?

4.

Porque é que o Infante D. Henrique foi tão importante para os Descobrimentos?

5.

Quem dobrou o cabo Bojador?

6.

(6)

6

7.

Qual foi a grande proeza de Bartolomeu Dias?

8.

Entre que Reinos foi assinado o Tratado de Tordesilhas?

9.

Qual foi a importância do Tratado de Tordesilhas?

10.

Qual foi a grande descoberta de Vasco da Gama?

11.

Quem descobriu o Brasil?

12.

Em que continentes havia presença portuguesa no século XVI?

13.

Como é que Lisboa se tornou a principal cidade europeia no século XVI?

14.

Como se chama a forma de arte que surge durante a época dos Descobrimentos?

15.

Referências

Documentos relacionados

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

O centro da cidade de Almada acolhe mais uma animada edição da Festa Verde, uma grande celebração feita por milhares de crianças de Escolas, Jardins de Infância e

These compounds have been previously reported by other authors in different tissues 32,33,35,36 and pollen of Table 2 Chemical composition in free sugars, organic acids and

Considerando os quatro agrupamentos do ensino secundário, é o agru- pamento 1 o que concentra o maior número de alunos.. A análise do quadro permite concluir que i) os

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Nele está não somente aquilo que você escreveu, como também:.. Diretivas para a apresentação

Organizado por Isabel Leal, Cristina Godinho, Sibila Marques, Paulo Vitória e José Luís Pais Ribeiro 2016, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da

Esta atividade constituiu uma mais-valia extraordinária para a biblioteca, não só pela efetiva recuperação de livros, como pela sensibilização dos alunos em geral para o