• Nenhum resultado encontrado

AEC ALE EXPRESSÃO DRAMÁTICA. Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AEC ALE EXPRESSÃO DRAMÁTICA. Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

IM-DE-057.2

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ANO LETIVO 2014/2015

AEC ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA

Planificação

(2)

ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA – Proposta de Plano Anual 2014/2015

IM-DE-057.2

1. Introdução

A atividade de enriquecimento curricular, ALE (atividades lúdico-expressivas) – Expressão Dramática, procura responder às necessidades e potencialidades criadas pelas diferentes situações e interações do quotidiano vivenciadas pelos alunos e pela sociedade em que estão inseridos.

«As atividades de exploração do corpo, da voz, do espaço, de objetos, são momentos de enriquecimento das experiências que as crianças, espontaneamente, fazem nos seus jogos.

A exploração de situações imaginárias, a partir de temas sugeridos pelos alunos ou propostos pelo professor, dará oportunidade a que a criança, pela vivência de diferentes papéis, se reconheça melhor e entenda melhor o outro.

Os jogos dramáticos permitirão que os alunos desenvolvam progressivamente as possibilidades expressivas do corpo — unindo a intencionalidade do gesto e/ou a palavra, à expressão, de um sentimento, ideia ou emoção. Nos jogos dramáticos as crianças desenvolvem ações ligadas a uma história ou a uma personagem que as colocam perante problemas a resolver: problemas de observação, de equilíbrio, de controlo emocional, de afirmação individual, de integração no grupo, de desenvolvimento de uma ideia, de progressão na ação (…) »

Organização Curricular e Programas Ensino Básico — 1.º Ciclo A realização de um projeto artístico será o resultado final de um trabalho em que os alunos desempenham o papel de criadores, assumindo-se mesmo como embaixadores da criatividade e das artes.

Pretende-se que os alunos aprendam, a ter e a desenvolver ideias, a assumir riscos, a ter noção do erro e do sucesso, e a avaliarem os seus comportamentos de uma forma lúdica. Alunos que aprendam a enriquecer-se através da intervenção social em torno de um projeto artístico.

Cada projeto deverá procurar estabelecer uma ligação clara entre a Expressão Dramática e o contexto envolvente.

A comunidade faz parte integrante de todo o processo de aprendizagem, sendo fomentada a sua colaboração em situações que envolvem desde organizações formais à livre participação de cidadãos, com o propósito de angariar parceiros que apoiem e sustentem um projeto.

Existe uma relação entre as competências propostas a desenvolver na AEC-ALE – Expressão Dramática e as competências gerais do 1º ciclo, uma vez que ambas promovem o desenvolvimento de valores essenciais e estruturantes como o desenvolvimento integral do aluno, o desenvolvimento de capacidades afetivas e cognitivas, e a capacidade de atribuir novos significados aos seus conhecimentos. Assim, a articulação entre a Atividade Lúdico Expressiva e as atividades desenvolvidas ao nível das turmas do 1º ciclo é fundamental para o

EXP.

DRAMÁTICA

CONTEXTO

LOCAL/GLOBAL

CONTEXTO

ESCOLAR

(3)

IM-DE-057.2

desenvolvimento integral do aluno. Os dias festivos poderão também ser alvo de trabalho ao longo de todo o ano, através do recurso à Expressão Dramática.

Serão sempre tidas em conta as necessidades individuais dos alunos, bem como os seus interesses e conhecimentos, aliados aos interesses do agrupamento e escola a que pertencem.

Uma aposta educativa em despertar consciências e contribuir para o melhor enquadramento do aluno no mundo em que vive, com especial enfoque na melhoria dos níveis de interação, socialização, improvisação e imaginação dos alunos.

2. Objetivos gerais

 Promover o desenvolvimento integral do aluno, pondo em ação capacidades afetivas, cognitivas e cinestésicas ;

 Mobilizar todos os saberes do aluno, ajudando-o a desenvolver novos saberes artísticos;  Permitir afirmar a singularidade de cada um;

 Desenvolver a espontaneidade e a criatividade dramática individual;

 Incentivar a responsabilização individual no seio do grupo, e do grupo no grupo alargado;  Desenvolver a postura, flexibilidade e mobilidade corporal;

 Utilizar a linguagem corporal e vocal para expressar sentimentos e ideias;

 Questionar a realidade a partir de improvisações, tendo com suporte as vivencias pessoais, a observação e interpretação do mundo e os conhecimentos do grupo;

 Criar projetos que respondam às necessidades da comunidade envolvente;

 Desenvolver atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor;

 Criar competências sensoriais ao nível da organização, planeamento, liderança e trabalho em grupo;  Projetar a socialização e a comunicação para fora da Escola;

 Conhecer a realidade da comunidade local e global;

 Potenciar uma interação ativa entre todos os agentes educativos;  Despertar as interrogações, curiosidades e imaginação das crianças;

 Realizar articulação com o Professor Titular, Coordenação de Escola, Agrupamento Escolar e Entidade Promotora;

(4)

IM-DE-057.2

3.Metodologia

A metodologia base de aprendizagem é o aprender fazendo. O aprender fazendo implica que o aluno seja ator do seu próprio percurso, isto é, obtenha informação, planeie, selecione, execute, trabalhe em grupo, controle a execução e avalie o seu trabalho.

ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA está dividida por 3 fases, de acordo com os períodos escolares, tal como é possível observar no esquema:

1ª fase

Os alunos, sob orientação do professor, exploram os seguintes conteúdos: jogos de exploração e jogos dramáticos.

2.ª fase

Os jogos dramáticos continuarão a ser trabalhados dada a sua importância para a fase de realização de projeto. Os alunos nesta fase iniciam o processo de criação da ideia de projeto que terão de transpor para um documento final de apresentação. A execução do projeto é o momento em que os alunos enquanto grupo interagem efetivamente com o meio envolvente.

3.ª fase

Após a dinamização dos projetos os alunos terão a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido, os resultados finais, aquilo que conseguiram concretizar. Todo o projeto deverá ser avaliado, promovendo nos alunos capacidades críticas e de auto e heteroavaliações.

3ª fase

3º período Projeto - Implementação , apresentação e avaliação

2ª fase

2º período Jogos dramáticos Projeto - Concepção

1ª fase

1º período Jogos de exploração e Jogos dramáticos

(5)

IM-DE-057.2

O trabalho de projeto deverá orientar-se do seguinte modo:

Cada professor será responsável por dinamizar apenas um projeto com os seus alunos e respetivas turmas. Cada escola poderá ter mais do que um projeto a decorrer sendo que será dada prioridade a que não existam projetos idênticos na mesma escola.

Os conteúdos funcionaram, após a sua exploração no 1º e 2º períodos, como base para a criação do projeto. Neste sentido os projetos serão balizados tendo em conta os conteúdos abordados.

A dinâmica de projeto implica que exista um conjunto de registos de acompanhamento das diferentes fases do projeto (2ª e 3ª), estes registos devem ser em formato digital (fotográfico e vídeo) e apresentados de acordo com calendarização a indicar.

A comunidade educativa e a sociedade em geral devem ser envolvidas nas diferentes fases do projeto, pois representam fonte de conhecimento da realidade e de motivação para os alunos enquanto exemplos da vida quotidiana. Estas interações devem ser programadas e previamente aprovadas.

Os alunos e os professores devem efetuar uma auto e hétero avaliações do projeto, essencial para se aferir das potencialidades e dificuldades ao longo do processo.

A dinâmica de projeto implica forte capacidade de organização, comunicação e orientação para o resultado final.

As diferentes fases do projeto serão sempre acompanhadas pela coordenação pedagógica, a qual se envolverá na aprovação e acompanhamento dos projetos.

um projeto por professor

a ideia do projeto terá como base a exploração dos conteúdos

registos de acompanhamento

interações com a comunidade

auto e hetero avaliações

Alunos

Escola Professor Coor. Pedagógica Comunidade

(6)

IM-DE-057.2

4. Planificações

PLANIFICAÇÃO ANUAL – 1º, 2º, 3º e 4º ANOS AEC – ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA

2014/2015

Unidades Conteúdos Competências Atividades Recursos / Materiais

Jogos de Exploração

As crianças utilizam naturalmente a

linguagem dramática nos seus jogos

espontâneos.

As atividades de exploração irão permitir que desenvolvam, de forma pessoal, as suas possibilidades expressivas utilizando o corpo, a voz e o espaço e os objetos.  Corpo  Desenvolver a criatividade e a espontaneidade no movimento corporal;

 Tomar consciência das diferentes formas e atitudes corporais;

 Mimar atitudes gestos e ações;  Movimentar-se de forma livre e

pessoal/sozinho aos pares;

 Explorar as atitudes de: imobilidade - mobilidade, contração - descontração, tensão – relaxamento

 Explorar a respiração torácica e abdominal;

 Explorar o movimento global do seu corpo da menor à maior amplitude;  Explorar os movimentos segmentares

do corpo;

 Explorar as diferentes possibilidades expressivas imaginando-se com outras características corporais (3º/4º anos):

 Diferentes atitudes corporais  Diferentes ritmos corporais  Diferentes formas

 Diferentes fatores de movimento (firme/suave; súbito/sustentado; direto/flexível; controlado/livre);

 Computadores

 Internet

 Recursos educativos digitais

 Quadros Interativos

 Cd’s/Dvd´s

 Material pedagógico consumível (cartolina, folhas, papel autocolante, cola, etc…)  Kit sonoro

 Livros educativos  Voz

 Explorar as diferentes possibilidades da voz;

 Associar a voz aos gestos e movimentos

 Experimentar maneiras diferentes de produzir sons

 Explorar sons orgânicos ligados a ações quotidianas

 Reproduzir sons do meio ambiente  Aliar a emissão sonora a

gestos/movimentos

 Explorar a emissão sonora fazendo variar (3º/4ºano):  a forma de respirar  a altura do som  o volume da voz  a velocidade  a entoação

(7)

IM-DE-057.2

Pretende-se que a exploração de jogos seja partindo de temas ligados a vivências infantis que visem enriquecer a capacidade da criança se expressar e comunicar.

 Explorar diferentes maneiras de dizer vocábulos (dicção) (3º/4ºano):  Explorar os efeitos de alternância,

silêncio-emissão sonora(3º/4ºano):

 Espaço

 Adquirir o domínio do espaço;

 Utilizar, adaptar e recriar o espaço;

 Explorar o espaço circundante  Explorar deslocações simples seguindo

trajetos diversos

 Explorar diferentes formas de se deslocar de diferentes seres (reais ou imaginados) em locais com diferentes características

 Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis  Deslocar-se em coordenação com um

par

 Adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz (3º/4ºano)  Explorar mudanças de nível:

individualmente aos pares em pequenos grupos (3º/4ºano)

 Objetos

 Utilizar e recriar objetos no

desenvolvimento de histórias, situações ou personagens

 Explorar as qualidades físicas dos objetos

 Explorar as relações possíveis do corpo com os objetos

 Deslocar-se com o apoio de um objeto: individualmente e em coordenação com um par

 Explorar as transformações de objetos: outras características utilizando-os em ações

 Utilizar máscaras, fantoches  Utilizar objetos dando-lhes atributos  imaginados em situações de interação:

a dois e em pequeno grupo (3/4º anos)  Inventar e utilizar máscaras, fantoches,

(8)

IM-DE-057.2

PLANIFICAÇÃO ANUAL – 1º, 2º, 3º e 4º ANOS AEC – ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA

2014/2015

Unidades Conteúdos Competências Atividades Recursos / Materiais

Jogos Dramáticos Pretende-se contribuir para o desenvolvimento da capacidade de relação e comunicação com os outros.

Desenvolver espaço para a improvisação.

A existência de uma caixa de adereços, a manipulação de objetos e de fantoches e a utilização de máscaras estimulam a caracterização de personagens e enriquecem as histórias que as crianças vão construindo. As crianças devem apresentar as suas criações. Estes momentos de partilha são, também, um enriquecimento da experiência pessoal e do grupo, desde que mantenham o carácter de jogo lúdico e não se transformem em representações estereotipadas.

 Linguagem não verbal

 Saber usar a mímica, os gestos, as atitudes, os movimentos e a utilização de objetos;

 Desenvolver a improvisação não verbal

 Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos

 Reagir espontaneamente, por gestos/movimentos a: sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos

 Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos: sonoros ou verbais, um objeto real ou imaginado e um tema

 Reproduzir movimentos: em espelho e por contraste (3º/4ºanos)

 Mimar, a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos, movimentos ligados a: uma ação isolada, uma sequência de atos (situações recriadas ou imaginadas) (3º/4ºanos)

 Computadores

 Internet

 Recursos educativos digitais

 Quadros Interativos

 Cd’s/Dvd´s

 Material pedagógico consumível (cartolina, folhas, papel autocolante, cola, etc…)  Kit sonoro

 Livros educativos  Linguagem verbal

 Utilizar as palavras como forma de expressão;

 Desenvolver a improvisação pelas palavras

 Participar na elaboração oral de uma história

 Improvisar um diálogo ou uma pequena história: a dois, em pequeno grupo, a partir de uma ilustração, uma série de imagens, um som, uma sequência sonora, um objeto, um tema  Experimentar diferentes maneiras de

dizer um texto lendo, recitando (3/4ºanos)

 Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas (3/4ºanos)

 Linguagem verbal e gestual

 Associar a dimensão verbal com a gestual;

 Desenvolver a improvisação através da associação dos gestos e da linguagem

 Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa: em interação com o outro e em pequeno grupo

 Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de ações — situações recriadas ou imaginadas, a partir de: objetos, um local, uma ação, personagens

(9)

IM-DE-057.2

verbal  Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras, fantoches, cenários (3/4ºanos)

PLANIFICAÇÃO ANUAL – 1º, 2º, 3º e 4º ANOS AEC – ALE – EXPRESSÃO DRAMÁTICA

2014/2015

Unidades Conteúdos Competências Atividades Recursos / Materiais

Projeto  O que é um projeto  Empreendedorismo  Intervenção social  Comunicação e argumentação  A crítica e a autocrítica  A auto e a heteroavaliação

 Idealizar, planear, implementar e avaliar um projeto

 Ser um aluno empreendedor/interventivo  Trabalhar o espírito de grupo

 Apresentar e falar em público  Explorar a crítica construtiva  Saber auto e heteroavaliar-se

 Jogos cooperativos  Peças teatrais  Exposições

 Realização de oficinas/workshop  Revitalizar património cultural  Promover a história/cultura locais  Apresentações para a comunidade

 Computadores

 Internet

 Recursos educativos digitais

 Quadros Interativos

 Cd’s/Dvd´s

 Material pedagógico consumível (cartolina, folhas, papel autocolante, cola, etc…)  Kit sonoro

(10)

AEC - ALE – Expressão Dramática– Proposta de Planificação – 1º CEB 2014/2015

IM-DE-057.2

5. Documentos orientadores

Documento elaborado de acordo com as orientações programáticas do Ministério da Educação e Ciência e

com o Currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico:

• MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Programa de Expressões Artísticas e Físico-Motoras do Ensino Básico - 1.º Ciclo.

4º edição. Lisboa: ME.

Referências

Documentos relacionados

Os sensores, ou entradas, como são chamados em matéria de automação, foram: sensor analógico de chuva, sensor analógico de luminosidade, sensor analógico

Os músculos são os tecidos activos deste sistema e a forma como vão transmitir as solicitações ao osso são de vital importância para os resultados que se pretendem obter.

A pesquisa demonstrou que os ribeirinhos das principais ilhas produtoras de açaí do município de Abaetetuba não estão recebendo assistência técnica para realizar o manejo

Para o estudo foram analisados os dados de produção de 31 apicultores do programa orgânico das regiões Centro-sul e Sudeste no estado do Paraná, região da

Sistema de Acompanhamento do Plano de Ação - módulo de acompanhamento do Plano que, a partir da visualização do Mapa e da seleção de cada um dos

Promover estratégias que impliquem por parte do aluno: - a mobilização de diferentes critérios de argumentação para a apreciação dos diferentes universos dramáticos;. -

Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Básico e Secundário, Alunos com CEI, Alunos com NEE, Professores,

 Imitar gestos, movimentos, sons, palavras de outras crianças e adultos, animais, objetos e fenômenos da natureza. História O Mágico de OZ