• Nenhum resultado encontrado

C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C O L É G I O E Q U I P E M U R I A É

Ensino Fundamental/ Ensino Médio/ Pré-Vestibular

EXERCÍCIOS DE REVISÃO E TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

1) RESOLVA ESTA LISTA INTEIRA – ELA É A BASE PARA A PROVA.

2) TRABALHO: ESCOLHA 10 DOS 20 EXERCÍCIOS QUE VOCÊ RESOLVEU E COPIE A ALTERNATIVA INTEIRA –

NÃO PODE HAVER ABREVIAÇÕES, 3 POTINHOS... TODA A ALTERNATIVA

SOCIOLOGIA 2º ANO 4º BI

1)(Unioeste mod.) Quanto aos índios brasileiros, a partir dos estudos sociológicos já feitos e existentes hoje, está correto dizer que

A. não mais existem índios no Brasil, pois que todos eles já entraram na sociedade brasileira, adquirindo os bens e serviços desta, daí não haver mais nenhuma cultura indígena pura, verdadeira, a qual possamos nos referir como legitimamente indígena.

B. apesar das desigualdades sociais imensas que sofreram e sofrem, marginalizando-os, eles continuam presentes marcando, atualmente, muito melhor suas identidades e pertencimentos culturais específicos, abrindo e conquistando espaços políticos dentro da sociedade brasileira.

C. não há mais índios no país, posto que só existiriam índios quando da descoberta do Brasil e no período Colonial, quando pelas guerras, doenças e outros fatores advindo do contato com os colonizadores, vieram a se extinguir.

D. estão em via de extinção posto serem culturas primitivas e atrasadas com relação à sociedade brasileira, daí se inviabilizarem como grupo social.

2)(UEM – 2014 mod.)“Ainda que o debate atual em torno da Amazônia encontre-se fortemente polarizado entre concepções opostas de desenvolvimento e preservação, consideramos que a complexidade da questão ambiental na atualidade faz com que haja uma série de atores sociais defendendo diversas posições que vão muito além da dicotomia frequentemente evocada entre preservação e desenvolvimento econômico. De fato, o posicionamento d os atores sociais se encontra matizado pelas concepções referentes à relação entre sociedade e meio ambiente.

Partimos do princípio de que o entendimento e a importância relativa dada por cada um desses atores a questões que concernem a essa relação irão determinar o seu posicionamento no espetro preservação versus desenvolvimento econômico e, em grande medida, as disputas em torno do tema, incidindo sobre as políticas que serão desenhadas e implementadas envolvendo o meio ambiente” (QUINTSLR, S. Amazônia. Disputas materiais e simbólicas. Revista Brasileira de Estudos

Regionais. V. 11, n.º 1, maio de 2009, p. 59).

A partir do texto acima e das reflexões sociológicas sobre as relações entre sociedade e natureza, é correto afirmar que

A) é possível abrir mão da preservação da Amazônia em nome do seu desenvolvimento econômico sem correr o risco de promover prejuízos ambientais, sociais, culturais ou políticos de grande escala.

B) a Amazônia, por ser um território homogêneo, é também ocupada por uma população homogênea: os povos indígenas.

C) as políticas implementadas na Amazônia atualmente equacionam perfeitamente a dicotomia preservação e desenvolvimento econômico.

D) a complexidade das relações entre preservação e desenvolvimento econômico na Amazônia está fortemente associada aos atores sociais distintos que ocupam aquela região, representada por seringueiros, povos indígenas, posseiros, madeireiros, latifundiários, empresários e militares.

3)Sobre o ambientalismo, movimento político e ideológico que surgiu na segunda metade do século passado e que se apresenta como uma forma de comportamento coletivo que visa a corrigir formas destrutivas de relacionamento entre o homem e seu ambiente natural, assinale a alternativa correta.

A) Organizações ambientalistas lutam por medidas legais que promovam a defesa da natureza, porém, sem um maior controle sobre as empresas poluidoras. B) O desenvolvimento da ciência, especialmente da Ecologia, possibilitou maior conhecimento dos problemas ambientais e contribuiu para o avanço dos movimentos em defesa da natureza.

C) Em diversos países, os Partidos Verdes, criados por ativistas ambientalistas, vêm apoiando investimentos públicos em energia nuclear.

D) No Brasil, a intensa ação dos ambientalistas, agrupados em torno do Partido Verde, pôs fim ao desmatamento da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.

4)(Unicentro) A violência e o sentimento de insegurança são problemas que fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Todos são vítimas, tanto aqueles que sofrem a violência direta quanto aqueles que vivem sob o espectro do medo. Segundo Michel Wieviorka (2006), as democracias são cada vez mais sensíveis ao ponto de vista das vítimas, e os temas do sofrimento, do traumatismo, do perdão ou da reconciliação ocupam um lugar importante no espaço público dos seus debates. O que é, em democracia, sair da violência quando se é vítima, descendente ou sobrevivente de vítimas? Para estes indivíduos e para estes grupos, as experiências pesadas que foram os massacres em massa, os genocídios, a escravatura, o tráfico negreiro e outros crimes contra a humanidade não terminaram, como é evidente, no dia em que a barbárie chegou ao fim. Deixaram marcas: sair da violência é precisamente enfrentar a atualidade do sofrimento ligado ao passado. (WIEVIORKA, M. Em que mundo viveremos? São Paulo: Perspectiva, 2006. p.208.)

Com relação à violência, assinale a alternativa correta.

A) A violência acontece em todas as sociedades, portanto é algo normal e não deve ser considerada um problema social ou uma anomia social. B) O sofrimento é considerado um elemento constitutivo da violência e é vivenciado tanto pelas suas vítimas quanto por aqueles que a provocam.

c) Em uma sociedade democrática, a violência atinge a todos, tanto as vítimas diretas quanto aquelas indiretas que vivenciam as consequências cotidianas do problema social.

D) A violência é um problema vivenciado, em especial, por aqueles que foram vítimas das grandes tragédias da humanidade, como a escravidão e o genocídio. E) A continuidade da violência nas diferentes sociedades depende das características da população com mais ou menos tendência às manifestações violentas.

5) Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro

[...] É mole de ver Que em qualquer dura

O tempo passa mais lento pro negão Quem segurava com força a chibata Agora usa farda

Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista

Todo camburão tem um pouco de navio negreiro [...]

Disponível em: http://letras.mus.br. Acesso em: 25 out. 2013 (fragmento).

(2)

a) sofrimento dos escravizados durante a expansão marítima europeia. b) relação de trabalho e existência da mão de obra escrava.

c) preconceito racial e social.

d) dura rotina de trabalho dos escravos.

6) O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu a partir de estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, como uma resposta para a humanidade perante a crise social e ambiental pela qual o mundo passava a partir da segunda metade do século XX. BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Visões 4ª Edição, Nº4, Volume 1

A definição mais difundida desse conceito defende que o desenvolvimento sustentável é aquele que

A) permite a utilização dos recursos até o limite de sua capacidade de reposição na natureza. B) preserva os recursos naturais para que o homem possa usá-lo para o crescimento e não o destrua.

C) atende às necessidades do presente sem comprometer às gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades. D) dá à natureza a possibilidade de se desenvolver sem a interferência direta do homem.

7)(Unesp – 2013 mod.)

texto 1 Sobre o estupro coletivo de uma estudante de 23 anos em Nova Déli, o advogado que defende os suspeitos declarou:

“Até o momento eu não vi um único exemplo de estupro de uma mulher respeitável”. Sobre esta declaração, o advogado garantiu que não tentou difamar a vítima. “Eu só disse que as mulheres são respeitadas na Índia, sejam mães, irmãs, amigas, mas diga-me que país respeita uma prostituta?!” (Advogado de acusados de estupro na Índia denuncia confissão forçada. http://noticias.uol.com.br. Adaptado.)

texto 2 Na Índia, a violência contra as mulheres tomou uma nova e mais perversa forma, a partir do cruzamento de duas linhas: as estruturas patriarcais tradicionais e as estruturas capitalistas emergentes. Precisamos pensar nas relações entre a violência do sistema econômico e a violência contra as mulheres. (Vandana Shiva, filósofa indiana. No continuum da violência. O Estado de S.Paulo, 12.01.2013. Adaptado.)

Os textos referem-se ao fato ocorrido na Índia em dezembro de 2012. Pela leitura atenta dos textos, podemos afirmar que: A) segundo a filósofa, fatos como esse explicam-se pela confluência de fatores históricos e econômicos de exclusão social. B) para a filósofa, a violência contra as mulheres na Índia deve-se exclusivamente ao neoliberalismo econômico. C) as duas interpretações sugerem que a prevenção de tais atos violentos depende do resgate de valores religiosos. D) sob a ótica do advogado, esse fato ocorreu em virtude do desrespeito aos direitos humanos.

8)(Enem-2013 mod.)Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

a) Redução da utilização elétrica. b) Expansão das fontes renováveis. c) Contenção da demanda urbano-industrial. d) Ampliação do uso bioenergético. 9)(Enem-2013 mod.)

Disponível em: http://orion-oblog.blogspot.com.br. Acesso em: 6 jun. 2012 (adaptado). O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A propaganda revela que

A) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha. B) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares. C) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo. D) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.

10)(Enem-2013) O que é bullying virtual ou cyberbullying?

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de

a) possibilitar a participação de um número maior de autores. b) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima. c) dificultar a identificação do agressor incógnito. d) atingir um grupo maior de espectadores.

(3)

11)(Enem-2012)

TEXTO I - O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na

criminalidade, que está presente em todos os redutos - seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes. Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099,3 fev. 2010.

TEXTO II - Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento.

Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo. ELlAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do

a) dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos. b) inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras. c) manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.

d) Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.

12) (UNIOESTE 2010) Tendo por base o texto abaixo, do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, assinale o(s) item(s) que melhor corresponde(m) as suas ideias. “Nessa confluência, que se dá sob a regência dos portugueses, matrizes raciais díspares, tradições culturais distintas, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo (...), num novo modelo de estruturação societária. Novo porque surge como uma etnia nacional, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras, fortemente mestiçada, dinamizada por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais dela oriundos. Também novo porque se vê a si mesmo e é visto como uma gente nova, um novo gênero humano diferente de quantos existem (...)”

“A confluência de tantas e tão variadas matrizes formadoras poderia ter resultado numa sociedade multiétnica, dilacerada pela oposição de componentes diferenciados e imiscíveis. Ocorreu justamente o contrário, uma vez que, apesar de sobreviverem na fisionomia somática e no espírito dos brasileiros os signos de sua múltipla ancestralidade, não se diferenciaram em antagônicas minorias raciais, culturais ou regionais, vinculadas a lealdades étnicas próprias e disputantes de autonomia frente à nação” (RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, 19-20 [1995]).

I. O Brasil é um país fundamentalmente multicultural, evidenciando-se no cotidiano o antagonismo entre os diferentes povos que migraram para cá e os povos nativos.

II. O povo brasileiro na realidade é uma ficção, pois sob a aparência de um apaziguamento de etnias e culturas diferentes, o que se tem são etnias minoritárias em luta para sobreviverem.

III. A teoria da miscigenação, que o autor compõe, expressa que, apesar dos vários e acentuados embates que as diferentes etnias experimentaram, surgiu uma nova realidade cultural, na qual as culturas e povos foram misturados de forma única e inseparável, originando os atuais brasileiros.

IV. Quaisquer das práticas de distinção entre os brasileiros, seja por “raça”, “regionalismo”, “origem”, bem como práticas como ações afirmativas para grupos étnicos minoritários, corresponderiam às características próprias do modo de ser do povo brasileiro.

V. O povo brasileiro, em seus tipos regionais, expressaria modos de ser que têm suas raízes no encontro de índios, negros e brancos, e, posteriormente, nas novas etnias migrantes, sem contudo perder a sua unidade e especificidade ou deixar de ser uma única gente.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa IV está correta. b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas III e V estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

13) (UNIOESTE) O antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro em sua obra “O Povo Brasileiro” afirma: “Nós, brasileiros, somos um povo sem ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiçagem viveu por séculos sem consciência de si, afundada na ninguendade. Assim foi até se definir como uma nova identidade étniconacional, a de brasileiros. “ RIBEIRO, 1995, p.453.

Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A identidade nacional brasileira nasceu do encontro e mestiçagem entre diversos grupos étnicos.

b) A mestiçagem no Brasil foi um erro histórico e um obstáculo para a construção de uma identidade nacional. c) A miscigenação do povo brasileiro se deu fisicamente e principalmente no seu modo de ser e agir.

d) As identidades não são coisas com as quais nascemos, são formadas e transformadas no interior das representações coletivas.

e) O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado, é herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e as experiências adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam.

(4)

14) (UEL) Observe os quadrinhos a seguir.

Fonte: HENFIL. Fradim. Rio de Janeiro: Codecri, [197-], p. 3.

Nos quadrinhos o cartunista faz uma ironia sobre a perspectiva adotada pelos ‘civilizados’ em relação aos ameríndios. Por intermédio dessa ironia, Henfil revela práticas contumazes dos ditos ‘civilizados’.

Sobre essas práticas, analise as afirmativas a seguir.

I. As práticas dos ‘civilizados’ expressam uma postura de relativismo cultural, pois os aspectos da cultura ameríndia são abordados em seu próprio contexto. II. A disposição de assimilar os ameríndios à ‘civilização’ é um sinal evidente de negação do direito à diferença cultural.

III. Os ‘civilizados’ se propõem a estabelecer uma relação simétrica com a sociedade dos ameríndios.

IV. Os ameríndios são vistos pelos ‘civilizados’ sobretudo pela ausência do que é natural para os próprios civilizados. Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II. b) I e III. c) I, III, IV. d) II e IV. e) II, III, IV.

15)(UEM – 2014 mod.)“Ainda que o debate atual em torno da Amazônia encontre-se fortemente polarizado entre concepções opostas de desenvolvimento e preservação, consideramos que a complexidade da questão ambiental na atualidade faz com que haja uma série de atores sociais defendendo diversas posições que vão muito além da dicotomia frequentemente evocada entre preservação e desenvolvimento econômico. De fato, o posicionamento d os atores sociais se encontra matizado pelas concepções referentes à relação entre sociedade e meio ambiente.

Partimos do princípio de que o entendimento e a importância relativa dada por cada um desses atores a questões que concernem a essa relação irão determinar o seu posicionamento no espetro preservação versus desenvolvimento econômico e, em grande medida, as disputas em torno do tema, incidindo sobre as políticas que serão desenhadas e implementadas envolvendo o meio ambiente” (QUINTSLR, S. Amazônia. Disputas materiais e simbólicas. Revista Brasileira de Estudos

Regionais. V. 11, n.º 1, maio de 2009, p. 59).

A partir do texto acima e das reflexões sociológicas sobre as relações entre sociedade e natureza, é correto afirmar que

A) é possível abrir mão da preservação da Amazônia em nome do seu desenvolvimento econômico sem correr o risco de promover prejuízos ambientais, sociais, culturais ou políticos de grande escala.

B) a Amazônia, por ser um território homogêneo, é também ocupada por uma população homogênea: os povos indígenas.

C) as políticas implementadas na Amazônia atualmente equacionam perfeitamente a dicotomia preservação e desenvolvimento econômico.

D) a complexidade das relações entre preservação e desenvolvimento econômico na Amazônia está fortemente associada aos atores sociais distintos que ocupam aquela região, representada por seringueiros, povos indígenas, posseiros, madeireiros, latifundiários, empresários e militares.

(5)

16)(UNIMONTES) Durante vários séculos os recursos naturais foram explorados visando às necessidades dos seres humanos, orgulhosos de dominar a natureza pela sua inteligência e pelo seu saber. Assistimos ao despontar de uma realidade sombria com uma progressiva destruição da natureza. Os sinais dados pela natureza estimulam as discussões sobre a ecologia e ecoética.

Das alternativas abaixo, marque a CORRETA.

a) A ecoética é o ramo da recente reflexão teológica que discute os aspectos espirituais das relações humanas com a natureza. b) A ecoética é o ramo da recente reflexão filosófica que discute os aspectos éticos das relações humanas com a natureza. c) A ecoética é o ramo da recente reflexão filosófica que discute os aspectos físicos das relações humanas com a sociedade. d) A ecoética é o ramo da ciência que discute os aspectos técnicos das relações humanas com a natureza.

17)"Com táticas de guerrilha e logística sofisticada, o crime organizado mostrou toda a sua força, traumatizou a população e deixou o Estado refém (...)" (Isto É, 24 de maio de 2006. p 36)

Pode-se afirmar que o crime organizado é um fenômeno geográfico, pois:

I. forma redes de comunicação que conectam diferentes pontos do território, como ocorre nos presídios, através da telefonia móvel e da internet. II. sua expansão, no caso brasileiro, tem relação direta com a urbanização acelerada do país.

III. interliga diferentes sistemas de redes, o que ocorre com o tráfico de drogas, o tráfico de armas e a lavagem de dinheiro, inclusive com integração ao mercado financeiro internacional.

Está(ão) correta(s): a) I, II e III. b) apenas III. c) apenas II. d) apenas II e III. e) apenas I.

18)Leia o texto a seguir.

“Tribunais do crime” mataram ao menos 9 [...] Os ‘tribunais’ [do crime] são ‘julgamentos’ comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de ‘juiz’ para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa – seja ela ligada ou não ao PCC.

Escutas telefônicas mostram como funcionam os ‘tribunais do crime’: Pessoa 1: Alô [...]

Pessoa 2: Então, é aquilo que eu falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar, raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a ideia: se quiser, é já para esticar o cerol [matar].

(Folha de São Paulo, 21 set. 2008. Caderno cotidiano, p. C-4.)

O texto retrata uma prática que tem se tornado comum em várias cidades brasileiras devido à existência de organizações criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas.

De acordo com a perspectiva teórica de Émile Durkheim, o texto expressa

a) que os indivíduos são anteriores à sociedade, ou seja, podem agir de forma autônoma e, se assim for necessário, podem agir contrariamente às normas coletivas.

b) que a harmonia social tem como um de seus pressupostos a eliminação física e brutal dos indivíduos com comportamento coletivo desviante, por instituições paralelas ao poder estatal.

c) aspectos de um quadro anômico, pois, embora certa taxa de crime seja normal em todas as sociedades, a prática assinalada indica a perda de vínculos sociais e morais básicos para a existência da coesão social.

d) a importância de todos os setores da vida social possuírem estrutura institucional, pois, sendo a sociedade um grande organismo, inclusive o crime deve ser organizado.

e) a importância de se constituírem, no interior da sociedade, novas formas de consciência coletiva que se manifestem contrárias àquela dominante, reconhecida institucionalmente.

19)

Eu num sou civilizado, eu num sou filho do senhor, Eu num sou computado, eu num sou consultado, Eu num sou vacinado, contribuinte eu num sou, Eu num sou empregado, eu num sou consumidor..."

Os versos de Gabriel, o Pensador, ilustram a afirmação de que em estado de pobreza. Isso significa que, de cada três habitantes, um está abaixo da linha de pobreza." São verdadeiras as afirmativas sobre a localização dos principais bolsões de pobreza no mundo, EXCETO:

A) Ao contrário do que ocorre na Ásia Meridional e na África Subsaariana, na América Latina as cidades concentram a maior parcela de populações miseráveis. B) No mundo subdesenvolvido, a incidência de pobreza é maior nas populações rurais do que nas populações urbanas.

C) O maior bolsão de pobreza do planeta é a Ásia Meridional, onde vive quase a metade dos pobres e mais da metade dos miseráveis do mundo.

D) A África Subsaariana concentra a maior parte da população mundial que vive abaixo da linha de pobreza, constituindo o maior bolsão de pobreza. E) O segundo maior bolsão de pobreza é a Ásia Oriental região bastante populosa, que reúne

40% da população do mundo subdesenvolvido.

20)"A população das grandes metrópoles brasileiras vê-se atingida pelas enchentes exageradas pelo assoreamento dos córregos e rios e pela impermeabilidade dos solos; pela destruição das áreas verdes, pela poluição do ar e da água, pela erosão que afeta os solos de áreas ocupadas de modo inadequado."

A ideia central do texto faz referência

A) aos problemas ambientais decorrentes da expansão urbana desordenada. B) à capacidade de resistência da natureza ao crescimento urbano. C) à intervenção do Estado na organização do espaço urbano. D) às relações entre o indivíduo e a coletividade nas cidades. E) ao difícil acesso à terra nas cidades.

Referências

Documentos relacionados

Daniel 9:1 utiliza o termo ךְַל ְמָה (foi constituído rei) para falar de Dario, o medo, como rei. Esse termo é uma a forma verbal causativa passiva 12 de 13 ךלמ que mostra

evapora-se a água presente em suas folhas e também a água presente abaixo do solo, que é captada pelas raízes. Vale destacar que uma maior umidade do ar contribui para evitar que em

Tendo em vista as importantes revisões a respeito da eficiência das macroalgas como biofiltros no tratamento de efluentes aquícolas, o presente estudo fez uma avaliação do

O ensaio para verificação de conformidade do índice de proteção IP especificado na secção 6.1.4 do presente documento, deve ser realizado de acordo com o

Como exemplo, este auxílio aparece na Figura 1, o qual corresponde ao número 1 (comentário do Item/Função). O número 2 corresponde aos índices de severidade, ocorrência

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

A contribuição mensal de cada Agente será calculada com base no somatório de duas parcelas de votos, sendo elas, a parcela fixa, que consiste em um total de cinco

20h – Espetáculo Teatral Vivendo Paranaguá Cia Quiproquo Local: Cine Teatro Rachel Costa.. 20h30 – Espetáculo Teatral A Diretoria