• Nenhum resultado encontrado

Aula 4. redes sociais. nos acompanhe nas. maratona ldb - aula 4. /ProfessoraFabianaFirmino /pedagogiaparaconcurso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 4. redes sociais. nos acompanhe nas. maratona ldb - aula 4. /ProfessoraFabianaFirmino /pedagogiaparaconcurso"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

saber se vocês têm conseguido acompanhar direitinho as aulas. Lembrem-se que passar em concurso público exige dedicação e persistência. Não pode desistir! Não

pode desanimar! O esforço do ser humano é recompensado com a vitória. Acreditem em vocês como nós professores acreditamos!

Lembre-se que todo o tempo separado para estudar tem que ser de qualidade.

Sou pedagoga, formada pela UnB, com vasta experiência na área educacional, tanto na parte de coordenação, quanto na docência. Aprovada em concursos da secretaria de educação do DF, Pedagoga Prefeitura de Águas Lindas. Atualmente trabalho na SEEDF e sou professora de cursos presenciais e virtuais. Tenho dois livros publicados dentro desta área e é uma grande alegria poder compartilhar de um momento tão importante na vida de vocês! Vamos juntos rumo ao serviço público! :)

meu nome é Fabiana Firmino

Antes de começar o assunto,

peço licença para me apresentar

Preste atenção pois, nossas aulas terão um enfoque totalmente voltado ao que é cobrado em provas de concursos. Fique à vontade para nos procurar e tirar

dúvidas sobre editais, cursos e conteúdos.

/ProfessoraFabianaFirmino

Um grande abraço. :) Fabiana Firmino.

(3)

AULA 4

CARGA HORÁRIA

LDB – A cada ano, mínimo 800 horas de aula distribuídas em pelo menos

200 dias letivos.

OBRIGATÓRIO

Ensino de artes, educação física era obrigatório na educação básica. Filosofia e sociologia nos três anos

do ensino médio.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Oferecer a partir do sexto ano pelo menos uma língua estrangeira com

possibilidade de escolher.

CARGA HORÁRIA

Amplia progressivamente a carga horária. Dessa forma, foi estipulado

que, no Ensino Médio, 1800 horas serão destinadas para a parte comum da Base e que 1200 horas

serão destinadas aos itinerários formativos.

OBRIGATÓRIO

Português e Matemática. A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e

filosofia.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

O inglês passa a ser a língua OBRIGATÓRIA. As instituições podem oferecer uma segunda

língua, sendo preferencial o espanhol.

(4)

PROFESSORES

Professores com diploma em área pedagógica ou afim.

VESTIBULARES

Era mais livre a seleção dos alunos sempre considerando a exigência

no ensino médio.

PROFESSORES

Fica permitido a contratação de profissionais com notório saber para

dar aulas “afins a sua formação”.

VESTIBULARES

Determina-se que os conteúdos estejam de acordo com o que está

definido na BNCC.

ANTES

DEPOIS

aVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA!

Adaptação: site G1.globo.com

Art. 35.

-

O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

I -

a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II -

a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III -

o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV -

a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

(5)

Art. 35-A. -

 A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 1º -

 A parte diversificada  dos  currículos  de  que  trata o caput do art. 26, definida em cada sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 2º -

 A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 3º -  

O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 4º - 

Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 5º -

  A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 6º -

 A União estabelecerá os padrões de desempenho esperados para o ensino médio, que serão referência nos processos nacionais de avaliação, a partir da Base Nacional Comum Curricular.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

I -

linguagens e suas tecnologias;

II -

matemática e suas tecnologias;

III -

ciências da natureza e suas tecnologias;     

(6)

§ 7º -

Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 8º -

Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line, de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre: (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

I -

domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna;   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

II -

conhecimento das formas contemporâneas de linguagem. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

itinerários

formativos

I - linguagens e suas

tecnologias;

IV - ciências humanas e

sociais aplicadas;       

V - formação técnica e

profissional.

II - matemática e suas

tecnologias;       

III - ciências da natureza

e suas tecnologias;        

(7)

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

ATENÇÃO:

Os alunos podem cursar mais de um itinerário formativo.

As instituições de ensino emitirão certificado com

validade nacional.

Possibilidade de concessão de certificados

intermediários de qualificação para o trabalho.

O ensino médio poderá ser organizado em módulos

e adotar o sistema de créditos com terminalidade

específica..

A escola deve ajudar na escolha desses itinerários formativos.

Art. 36. -

 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:   (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 1º - 

 A organização das áreas de que trata o caput e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino.

(Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017) 

I -

linguagens e suas tecnologias;  (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

II -

matemática e suas tecnologias;  (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

III -

ciências da natureza e suas tecnologias;  (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

IV -

ciências humanas e sociais aplicadas;   (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

(8)

§ 3º -  

A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integrado, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e dos itinerários formativos, considerando os incisos I a V do caput.  (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

§5º -

 Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede, possibilitarão ao aluno concluinte do ensino médio cursar mais um itinerário formativo de que trata o caput. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  

§ 6º - 

A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 7º -

A oferta de formações experimentais relacionadas ao inciso V do caput, em áreas que não constem do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, dependerá, para sua continuidade, do reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, e da inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 8º -

  A oferta de formação técnica e profissional a que se refere o inciso V do caput, realizada na própria instituição ou em parceria com outras instituições, deverá ser aprovada previamente pelo Conselho Estadual de Educação, homologada pelo Secretário Estadual de Educação e certificada pelos sistemas de ensino.  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

§9º -

  As instituições de ensino emitirão certificado com validade nacional, que habilitará o concluinte do ensino médio ao prosseguimento dos estudos em nível superior ou em outros cursos ou formações para os quais a conclusão do ensino médio seja etapa obrigatória.   (Incluído

I -

a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional;   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

II -

a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

(9)

§ 10.  -

Além das formas de organização previstas no art. 23, o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos com terminalidade específica.      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 12.  -

 As escolas deverão orientar os alunos no processo de escolha das áreas de conhecimento ou de atuação profissional previstas no caput.   (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

§11. - 

Para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

séries anuais,

períodos semestrais,

ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados,

módulos,

sistema de créditos com terminalidade específica.

I-

demonstração prática;  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

II-

experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

III-

atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

IV-

cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

V-

estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras;  (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

VI -

cursos realizados por meio de educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

(10)

QUESTÕES DA AULA

simulado

01 - Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de Cariacica - ES Provas: INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Cariacica - ES - Assistente de CMEI I

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

De acordo com a Lei n° 9.394/96: “Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da ___________e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o____________, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino”.

A) língua inglesa / francês B) língua espanhola / francês C) língua inglesa / espanhol D) língua espanhola / inglês

02 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: SEDUC-AL Provas: CESPE - 2018 - SEDUC-AL - Conhecimentos Básicos

Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), julgue o item subsequente, a respeito do ensino médio.

A duração mínima do ensino médio é de três anos.

(11)

Assuntos Educacionais

A Lei 9.394/96 – LDB anuncia medidas para os níveis de ensino. Com relação ao ensino médio, a lei prevê que:

A) deve ter base nacional comum, sem complementação do sistema de ensino e estabelecimento escolar.

B) os currículos incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua espanhola e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo.

C) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

D) é facultativo, nos três anos do ensino médio, o ensino da língua portuguesa e da matemática. E) os currículos não precisam considerar a formação integral do aluno.

04 - Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF - Professor de Educação Básica - Química

A educação formal deve basear-se na legislação vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os parâmetros e as orientações curriculares. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

De acordo com a LDB, o ensino médio tem como objetivo, entre outros, a preparação básica do educando para o trabalho e a cidadania.

(12)

Espanhol

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

( ) Certo ( ) Errado

06 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: SEDUC-AL Provas: CESPE - 2018 - SEDUC-AL - Conhecimentos Básicos

Com base na Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB —, julgue o item a seguir.

O estudo da língua inglesa é obrigatório no ensino médio, sendo facultativa a inclusão de outras línguas estrangeiras.

(13)

QUESTÕES COMENTADAS

simulado

01 - Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de Cariacica - ES Provas: INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Cariacica - ES - Assistente de CMEI I

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

De acordo com a Lei n° 9.394/96: “Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o studo da ___________e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o____________, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino”.

A) íngua inglesa / francês B) língua espanhola / francês C) íngua inglesa / espanhol D) língua espanhola / inglês

LETRA C. A questão copiou e colou o Art. 36 § 4º:

Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.(Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

02 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: SEDUC-AL Provas: CESPE - 2018 - SEDUC-AL - Conhecimentos Básicos

Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), julgue o item subsequente, a respeito do ensino médio.

A duração mínima do ensino médio é de três anos.

( ) Certo ( ) Errado

(14)

03 - Ano: 2019 Banca: IF-BA Órgão: IF Baiano Prova: IF-BA - 2019 - IF Baiano - Técnico em Assuntos Educacionais

A Lei 9.394/96 – LDB anuncia medidas para os níveis de ensino. Com relação ao ensino médio, a lei prevê que:

A) deve ter base nacional comum, sem complementação do sistema de ensino e estabelecimento escolar.

B) os currículos incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua espanhola e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo.

C) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

D) é facultativo, nos três anos do ensino médio, o ensino da língua portuguesa e da matemática. E) os currículos não precisam considerar a formação integral do aluno.

LETRA C. Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

A resposta está no artigo 26, porém daria para responder sabendo todas as características do ensino médio que trata a lei a partir do art. 35.

Os outros itens ficaram errados por mencionarem: Letra A – Sem complementação.

Letra C - Obrigatoriamente, o estudo da língua espanhola. Letra D – Não é facultativo.

(15)

04 - Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF - Professor de Educação Básica - Química

A educação formal deve basear-se na legislação vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os parâmetros e as orientações curriculares. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

De acordo com a LDB, o ensino médio tem como objetivo, entre outros, a preparação básica do educando para o trabalho e a cidadania.

( ) Certo ( ) Errado

CERTO. Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

05 - Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Provas: Quadrix - 2017 - SEDF - Professor - Espanhol

Julgue o próximo item com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.

As escolas que ministram o Ensino Médio devem estruturar seus projetos político-pedagógicos com base somente na Resolução n.º 2/2012 (que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), desconsiderando as finalidades previstas para o Ensino Médio na Lei n.º 9.394/1996 (LDBN).

( ) Certo ( ) Errado

(16)

06 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: SEDUC-AL Provas: CESPE - 2018 - SEDUC-AL - Conhecimentos Básicos

Com base na Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB —, julgue o item a seguir.

O estudo da língua inglesa é obrigatório no ensino médio, sendo facultativa a inclusão de outras línguas estrangeiras.

( ) Certo ( ) Errado

CERTO. Art. 36 § 4º:

Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.(Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

(17)

GABARITO

1 2 3 4 5 6 C CERTO C CERTO ERRADO CERTO

(18)
(19)

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado por Wilvane Soares de Sousa contra ato praticado pela Secretária de Estado e Planejamento e Gestão de Minas Gerais e

Enquanto isso – e o tempo vai passando para desgosto de quem espera do lado de fora – o passageiro d), ainda dentro da área de invasão mútua forçada, não dará o primeiro

Esta solução completamente automatizada è ideal tanto para o case picking quanto para a preparação automática de paletes com os códigos, a serem geridos, mistos; adaptável

Serve para fazer retoques durante a construção dos circuitos impressos, como desencapar fios e cabos na falta de outras ferramentas mais caras pa­ ra cortar a bainha

A Constituição de Cuba de 2019 inclui como cláusulas pétreas matérias atinentes à segurança nacional e à opção política pelo socialismo. Já eventuais

As áreas de correlação positiva na Figuras 4 indicam que em anos de El Niño ou Gradiente direcionado para norte, correspondem a regiões de Água Precipitável

 Definir a tecnologia de tratamento em função da qualidade exigida para o chorume tratado, tendo como base as características químico-físicas e de vazão, tanto no início como no

Na ausência do tempo da ocorrência de uma descarga elétrica, pode-se obter a localização de um raio a partir do cálculo da diferença de tempo de chegada do sinal do campo