• Nenhum resultado encontrado

Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perguntas e Respostas Conselho de Usuários VIVO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Perguntas e Respostas – Conselho de Usuários VIVO

Resolução no 623, de 18 de Outubro de 2013

1. Qual a Resolução que trata sobre Conselho de Usuários e onde ela está disponível?

Trata-se da Resolução n° 623, de 18 de Outubro de 2013, podendo ser encontrada no site da Anatel (www.anatel.gov.br) e no site da VIVO (www.vivo.com.br/conselhodeusuarios).

2. O que é o Conselho de Usuários?

Conselho de Usuários é uma entidade integrada por usuários e por associações de defesa do consumidor, com caráter consultivo, voltado para a orientação, análise e avaliação dos serviços e da qualidade do atendimento da Prestadora, com especial intuito de estabelecer um canal de comunicação entre a VIVO e a sociedade civil e identificar as possibilidades de aprimoramento contínuo de todos os serviços de telecomunicações do Grupo, através de sugestões e propostas de melhorias.

3. O que significa caráter consultivo do Conselho de Usuários?

Significa que o Conselho de Usuários não tem poder de decisão, mas possui competência para identificar e propor ações de melhorias sobre os serviços de telecomunicações.

4. O que significa ser voltado para orientação, análise e avaliação dos serviços?

Significa que o Conselho de Usuários, dentro de sua função consultiva, poderá analisar e avaliar os serviços de telecomunicações, propondo melhorias.

5. É uma obrigação da VIVO constituir esses Conselhos?

(2)

6. Quantos Conselhos de Usuários a Telefônica Vivo terá?

Serão formados 5 (cinco) Conselhos de Usuários, devendo ser implantado um em cada região geográfica do país. Para efeito da Resolução n° 623/2013, o território brasileiro é dividido em Regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

• Região Sul (PR, RS e SC);

• Região Sudeste (ES, MG, RJ e SP);

• Região Norte (AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO);

• Região Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE);

Região Centro-Oeste (DF, GO, MS e MT).

7. Qual é o tempo de mandato dos membros de cada Conselho?

Os membros do Conselho de Usuários terão mandato de 3 (três) anos, sendo permitida uma reeleição. Para o triênio 2017/2019 o encerramento do mandato ocorrerá em 31/12/2019.

8. Eu posso me candidatar para Conselhos de diferentes Regiões?

Depende. Como regra geral, o interessado deverá se candidatar em apenas uma Região, condizente com aquela que possui residência. Como exceção, apenas as entidades de defesa

do consumidor, poderão se candidatar em mais de uma Região.

9. Qual o número de vagas a ser preenchido em cada Conselho?

Cada Conselho contará com 6 (seis) Conselheiros usuários e com 6 (seis) Conselheiros representantes de entidades de defesa do consumidor, totalizando o máximo de 12 (doze) membros. Não havendo candidatos eleitos em número suficiente para o preenchimento das vagas de determinada categoria, estas poderão ser preenchidas por candidatos eleitos de outra categoria.

(3)

10. O que é usuário?

Usuário é qualquer pessoa, natural ou jurídica, que utiliza serviços de telecomunicações.

11. Qualquer entidade poderá fazer parte do Conselho?

Não. Para participar do Conselho de Usuários é preciso que a entidade possua, dentre seus objetivos, finalidade específica de defesa dos interesses dos consumidores.

12. A participação como membro do Conselho de Usuários é remunerada?

A participação como membro do Conselho de Usuários tem caráter voluntário, não contemplando qualquer tipo de remuneração.

13.Qual o quórum mínimo para implantação do Conselho?

Para a implantação do Conselho de Usuários é necessário o quórum mínimo de 6 (seis) membros. Não sendo atingido esse número, o Conselho de Usuários não será implantado, devendo a VIVO convocar novas eleições no ano seguinte.

14.O que acontece caso, depois de implantado, o Conselho deixe de atender o quórum mínimo?

Caso o Conselho de Usuários, já implantado, deixe de atender ao quórum mínimo de 6 (seis) membros, continuará funcionando com os membros remanescentes, devendo a convocar eleições anualmente, até que se complete o quórum mínimo. Os sucessores investidos pelas novas eleições exercerão os mandatos pelo prazo remanescente.

15. A VIVO arca com algum ônus referente ao funcionamento dos Conselhos?

Sim. A VIVO será responsável pelas eventuais despesas de transporte, alimentação e hospedagem relativas à participação dos membros no Conselho de Usuários.

(4)

16. Como será feita a divulgação pela VIVO para a formação de seus Conselhos?

O Conselho de Usuários deverá ser constituído por meio de eleições, cujas regras devem estar previstas em Edital que atenderá aos requisitos da ampla divulgação, publicidade, isonomia e máxima participação da sociedade. A divulgação das eleições deve ocorrer, dentre outros meios, na página na internet da VIVO e por meio de mensagem de texto na estação móvel do usuário SMP da VIVO e, na falta desta, no documento de cobrança, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do período previsto para a apresentação das candidaturas.

17.Quais são as etapas previstas no processo eleitoral do Conselho de Usuários?

a. Inscrição de Candidato: de 12/09/2016 a 23/09/2016; b. Publicação da Lista de Candidatos: Até 30/09/16; c. Votação: de 03/10/2016 a 07/10/2016;

d. Publicação do Resultado da Votação: até 31/10/2016;

e. Publicação da Homologação dos Candidatos Eleitos: 30/11/2016.

18. Qualquer pessoa pode participar da eleição para o Conselho de Usuários?

Os interessados em participar do processo eleitoral como eleitor ou como candidato para integrar o Conselho de Usuários da VIVO, deverão fazer a inscrição através do site www.vivo.com.br/conselhodeusuarios, preenchendo todos os campos obrigatórios do formulário. Participantes pessoas físicas devem ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos

até 12/09/2016. Pessoas que possuam vínculo empregatício ou representem empresas do

Grupo Telefônica, fornecedores ou representante de algum grupo de fornecedores do Grupo Telefônica não poderão participar do processo eleitoral, nem poderão fazer parte da composição do Conselho de Usuários, salvo na qualidade de Secretário.

19.De que formas posso participar das eleições para Conselho de Usuários?

Há quatro tipos de inscrição:

• Eleitor Usuário - usuário pessoa física ou jurídica que deseja votar, mas não quer ser candidato;

• Candidato Usuário - usuário pessoa física ou jurídica que deseja se candidatar como membro representante dos usuários no Conselho;

(5)

• Eleitor Entidade - entidade representante de defesa do consumidor que deseja votar, mas não quer ser candidata.

• Candidato Entidade - representante de defesa do consumidor que deseja se candidatar como membro representante das entidades no Conselho.

20.Candidato também pode votar?

Sim, candidato pode votar e ser votado.

21.Fiz a minha inscrição, mas não desejo mais participar. Como devo proceder?

O cancelamento da inscrição poderá ser realizado até o dia 23/09/2016 através de solicitação feita pelo próprio eleitor através do telefone 0800-7779063.

22.Como pessoas com deficiência podem participar da eleição para o Conselho de Usuários?

O canal de inscrição disponível para participação do processo eleitoral é o site www.vivo.com.br/conselhodeusuarios. No entanto, qualquer usuário com deficiência ou que apresente dificuldade na inscrição através do site, poderá ligar no telefone 0800-7779063 de segunda a sexta-feira, das 08 às 21 horas e aos sábados das 08 às 14 horas, exceto feriados nacionais, onde encontrará suporte para a inscrição e para a votação.

23. Quais são os documentos necessários para apresentação para homologação dos mais votados?

Para as pessoas físicas, é necessário:

a) Documento de Identidade (RG, Carteira de Habilitação), ou identificação emitida por órgão profissional de classe (OAB, CREA, CRECI, etc.);

b) CPF e,

c) Comprovante de endereço em nome do candidato (caso o comprovante de endereço não

esteja em nome do candidato, este deverá apresentar, adicionalmente ao comprovante, declaração de que reside naquele local indicado pelo documento).

(6)

Para as pessoas jurídicas, empresas ou entidades de defesa do consumidor, é necessário: a) Ata de constituição ou contrato social da empresa ou entidade e,

b) Cópia do cartão do CNPJ emitido pela Receita Federal há menos de 180 (cento e oitenta) dias da ata da Assembleia;

A comprovação do endereço da empresa ou da entidade ocorrerá pelo endereçamento local na região de instalação do Conselho de Usuários.

Na hipótese da empresa ou entidade não serem representadas por seus dirigentes, será admitida a representação através de preposto com poderes, sendo necessária a apresentação de Carta de Preposição assinada e com firma reconhecida.

24. Há representantes da VIVO no Conselho de Usuários?

Haverá apenas um representante da VIVO no Conselho de Usuários, que deverá ocupar, obrigatoriamente, o cargo de Secretário, por determinação do art. 20 inciso IV da Resolução n° 623, de 18 de Outubro de 2013

25.O que faz o Secretário do Conselho de Usuários?

Cabe ao Secretário do Conselho responder, de forma contínua, pelos encargos da Secretaria do Conselho de Usuários, expedir convocações para as reuniões, indicando local, horário e a pauta com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, secretariar as reuniões, lavrando as respectivas atas, assim como receber e expedir correspondências de interesse de cada Conselho.

26. O Secretário poderá votar no Conselho?

(7)

27. Como é escolhido o Presidente e o Vice-Presidente de cada Conselho?

Na reunião de instalação e posse dos candidatos homologados para o Conselho de Usuários, será realizada uma votação entre os membros para a escolha do Presidente e do Vice-Presidente.

28. Quais as competências do Presidente do Conselho?

Cabe ao Presidente, coordenar os trabalhos, convocar os membros do Conselho para as reuniões e presidi-las, exercer o voto de desempate e representar o Conselho.

29. Quais as competências do Vice-Presidente?

Cabe ao Vice-Presidente exercer as atividades inerentes à condição de membro do Conselho e substituir o Presidente nas suas ausências e nos impedimentos legais e formais.

30. O Presidente do Conselho pode ter secretária?

Não, ele não pode ter secretária.

31. Quais as atribuições dos membros do Conselho de Usuários?

Cabe aos Conselheiros, participar das reuniões, atendendo à convocação do Presidente; discutir e votar as matérias submetidas à análise; apresentar sugestões para a atuação eficiente do Conselho; expor assuntos que julgarem pertinentes; identificar e divulgar, junto às associações ou entidades de defesa do consumidor, os temas a serem submetidos à apreciação do Conselho; definir pauta mínima para reuniões do Conselho a partir dos principais motivos constantes no registro de reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações nos canais de relacionamento da VIVO, bem como em órgãos de defesa do consumidor.

32. Caso o Presidente ou o Vice-Presidente estejam impedidos de realizar reuniões o Secretário pode substituí-los?

O Secretário nunca poderá ocupar qualquer outro cargo dentro do Conselho. Caso o Presidente ou o Vice-Presidente estejam impedidos de realizar reuniões, estes serão substituídos por outro Conselheiro.

(8)

33. Qualquer funcionário da VIVO poderá participar das Reuniões do Conselho?

Os funcionários não poderão participar das reuniões, exceto como ouvintes sem direito a voto, quando expressamente convidados pelo Conselho de Usuários.

34. Quantas Reuniões Ordinárias devem ter cada Conselho por ano?

Cada Conselho deverá realizar até 4 (quatro) reuniões ordinárias por ano. 35. A Anatel poderá participar das reuniões do Conselho?

Sim, a qualquer momento a Anatel poderá participar das reuniões dos Conselhos. 36. Quando será publicado o resultado final das Eleições?

O resultado final será publicado no site www.vivo.com.br/conselhodeusuarios até 30/11/16.

37.Como os candidatos eleitos serão convocados?

Os candidatos que obtiverem votação serão comunicados através do telefone de contato informado no formulário de inscrição ou pelo e-mail cadastrado, devendo encaminhar quando solicitado as documentações comprobatórias para homologação dos mais votados. A análise da documentação será realizada até 30/11/16, caso não seja comprovado o cumprimento de todos os requisitos será convocado o próximo da lista de votação.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo está relacionado com a teoria das superfícies mínimas (ou com curvatura média constante) imersas no produto M 2 ×R, onde M é uma superfície Riemanniana. Um outro

ABANDONO DE EMPREGO – NECESSIDADE DE PROVA CABAL – O emprego é a fonte essencial de subsistência do trabalhador de sorte que a continuidade do contrato de trabalho se presume e

Sobre custo referente ao curso quando suportado pelo empregador, deve-se observar o exposto abaixo. Nos termos do art. 458, § 2º, inciso II, da CLT, para os efeitos de integração

O primeiro aresto colacionado é totalmente oposto ao entendimento da dispensa por justa causa fundamentada na embriaguez habitual ou crônica, pois quando é caracterizado

Importante: Dentro do prazo de 10 (dez) dias, conforme artigo 477 da CLT, se os documentos necessários para efetuar o pagamento das verbas rescisórias (Declaração de

“AJUDA ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO CESTA-ALIMENTAÇÃO. Inviabiliza-se o conhecimento do recurso de revista por afronta ao artigo 7º, XXVI, da Constituição da República

Esse é o caso da execução dos processos de Tombamento de praças, fazendas, capelas, estações de estrada de ferro, centros ou núcleos históricos, e equipamentos urbanos

Fluxo de Dados Fluxo de Caixa Acesso ao conteúdo sem custos aos usuários Operadoras Uma terceira entidade paga pelo.. tráfego de dados Operadoras conectam o usuário