• Nenhum resultado encontrado

PARQVE Projeto Artrose Recuperando Qualidade de Vida pela Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARQVE Projeto Artrose Recuperando Qualidade de Vida pela Educação"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PARQVE

P

rojeto

A

rtrose

R

ecuperando

Q

ualidade de

V

ida pela

E

ducação

Dra. Márcia Uchoa de Rezende Dr. Alexandre Felício Pailo

Dr. Gustavo Constantino de Campos Dr. Renato Frucchi

Dr. Thiago Pasqualin

O que é Artrose, Artrite, Osteartrite ou Osteoartrose?

As quatro palavras querem dizer o mesmo.

É uma doença degenerativa (ou do envelhecimento) caracterizada por destruição progressiva das cartilagens, ossos e ligamentos, além de inflamação da sinóvia (ou membrana sinovial), que é uma membrana que reveste internamente a articulação (figura 3). Na próxima página explicaremos os componentes de uma articulação. É uma doença tipicamente relacionada à idade.

Frequentemente acomete mãos, coluna, quadris e joelhos.

É uma doença que cursa em crises. Uma pessoa pode ficar anos sem dor nas articulações acometidas com artrose, e depois a dor pode voltar, bem como o inchaço, o calor e a perda funcional da articulação.

(2)

O que é uma articulação?

É a junção de dois (ou mais) ossos.

Veja no desenho abaixo as partes principais de uma articulação:

(Figura 3)

Um examinador segura a articulação do quarto dedo de um voluntário.

(3)

Quais são as causas de Artrose?

Vários são os fatores predisponentes para a artrose: • Genéticos

A Genética é um fator determinante muito importante. Se seus pais, ou seus irmãos têm artrose, você tem alto risco de ter também. Irmãos gêmeos costumam ter as mesmas deformidades, os mesmos acometimentos.

• Trauma

O trauma na articulação com fratura ou com lesão ligamentar e cartilaginosa, causa morte de muitas células da cartilagem articular e isto inicia o processo de artrose que, pode se instalar em 1 ano ou em mais de dez anos.

• Uso excessivo

O uso excessivo da articulação por atletas, por trabalhadores e por pessoas com sobrepeso também pode lesar a cartilagem, levando a artrose.

• Obesidade

O sobrepeso leva a artrose, tanto pela sobrecarga da articulação como pela produção de substâncias químicas que deflagram o processo inflamatório das articulações degenerando as mesmas.

• Metabólico (Gota…)

Doenças como gota (aumento do ácido úrico no sangue) também levam a artrose porque depositam cristais de ácido úrico na articulação, geram inflamação e consequentemente também deflagram o processo de degeneração da articulação. Outras doenças metabólicas também causam isto, por exemplo, alguns tipos de doenças do sangue como a hemofilia e a talassemia. Jovens com hemofilia muitas vezes têm artrose grave dos joelhos.

• Inflamatório (AR, infecção)

Doenças reumáticas (exemplo: Artrite Reumatóide) também levam a degeneração das articulações. Estes pacientes têm episódios constantes de sinovite (inflamação das membranas sinoviais das articulações) destruindo as cartilagens e ossos ao redor da articulações. Com frequência mostram deformidades das articulações que ficam inchadas e as vezes deformadas.

• Idade

A osteoartrite, ou artrose não é causada pela idade mas é mais frequente com o aumento da idade da população. Como dissemos acima, há jovens com artrose, pós fratura, após luxações graves e quando têm doenças do metabolismo como por exemplo na hemofilia. Mas acima dos sessenta anos se espera que a maioria das pessoas tenha pelo menos uma articulação do corpo com artrose (na coluna, nas mãos, no quadril ou nos joelhos).

(4)

• Mulheres > Homens

A osteoartrite é mais frequente em mulheres. Isto tem várias justificativas. A diminuição de alguns hormônios (por exemplo, estrógeno) na menopausa, leva tanto a perda de massa muscular como a perda óssea, predispondo as mulheres a osteoporose e a osteoartrose (=osteoartrite e = artrose).

Se considerarmos duas pessoas de mesma idade e sexo, uma com artrose e a outra sem artrose. Observaremos que a coxa da pessoa sem artrose é mais forte. Pois força muscular é uma fator determinante nos sintomas da artrose (principalmente a dor). Da mesma forma, duas pessoa com artrose de joelhos. A que tem mais força na coxa tem menos dor.

(5)

Há cura para a Artrose?

Não.

A artrose é uma doença sem cura. MAS, ela pode ser controlada e uma pessoa pode viver bem sem os sintomas da doença. Para isto, o paciente precisa conhecer o que tem e o que precisa fazer para ficar bem.

1. Formas de Tratamento

O tratamento da artrose tem duas partes principais. A primeira é sem

medicamentos e a segunda, é a medicamentosa. Independentemente do tipo de tratamento, é necessário uma mudança de hábitos por parte do paciente. E para uma pessoa mudar de hábito ele precisa entender que tem um problema grave e que estas mudanças de comportamento são necessárias para os ganhos que deseja:

AUTONOMIA (independência) e ANALGESIA (sem dor). a. Sem medicamentos

Educação – A educação é essencial para dar conhecimentos para o auto-cuidado.

Como a pessoa vai saber o que pode e não pode fazer em termos de exercício e sobrecarga da articulação se não for ensinada? Como saberá usar os

medicamentos? Procurar e obter a informação é extremamente importante.

Exercícios – Como dissemos acima, pacientes com artrose têm menos força que

indivíduos da mesma idade sem artrose. O exercício físico que pode ser dividido em:

a. exercícios de alongamento,

i. para preservar as ampilitudes articulares, diminuir cãimbras, e manter a flexibidade.

b. exercícios de fortalecimento (ou anaeróbicos)

i. para ganhar autonomia numa situação de emergência, para subir e descer escadas e ladeiras, e para ganhar massa óssea. Exemplo de exercícios de fortalecimento são os realizados com pesos livres (alteres) ou com máquinas numa academia de ginástica.

c. exercícios de resistência (ou aeróbicos)

i. para dar capacidade cardíaca e respiratória e de membros para situações prolongadas como uma caminhada. Muitas vezes a artrose não permite que se caminhe para fazer este tipo de exercício, então recorremos a bicicletas, andar na água, nadar, hidroginástica e várias outras atividades prolongadas em que o peso da pessoa não está sendo completamente carregado pelas pernas.

Os três tipos de exercícios: alongamento, fortalecimento e de resistência devem ser feitos para a prevenção de desuso e de atrofia muscular e articular. Além disso, os exercícios realizados com pesos, com carga, ajudam a manter e ganhar tanto massa muscular como óssea.

Com a idade perdemos flexibilidade, força muscular e osso. O exercício físico ajuda a manter e recuperar as três: flexibilidade, força muscular e osso.

(6)

Terapia física: hidroterapia / fisioterapia / calor local / gelo / banho de parafina

Muitos pacientes com artrose estão acometidos gravemente em uma ou mais articulações impossibilitando-os de fazer atividade física regular sozinho. E, as vezes, estão muito fracos ou não têm o conhecimento da técnica de execução de exercícios e podem se machucar se não forem atendidos por um profissional de reabilitação. Assim, dependendo do grau de inflamação os

pacientes vão precisar de aparelhos especiais como ultra-som, ondas curtas, banhos de parafina, etc. para aliviar a dor e o inchaço das articulações. E somente quando o exercício não machucar que poderão ser feitos. Quando da avaliação médica, estes pacientes são indicados para fisioterapia. Muitas vezes o paciente já fez fisioterapia, melhorou, e depois piorou e precisou retornar a fisioterapia. Se o paciente está bem controlado da doença, fazendo a fisioterapia, se for liberado para a atividade

física regular, este paciente DEVE entender que a doença existe, esta controlada, e a manutenção deste controle se dá também pela EXECUÇÃO DE EXERCÍCIOS DIÁRIOS.

Diminuição do peso

A redução de peso é importante tanto para a progressão da doença como para o controle dos sintomas (DÓI MENOS!!!!).

Calçados com solados confortáveis/órteses (=palmilhas joelheiras, etc.)

Pessoas com pés planos (pé chato) precisam de suporte e pessoas com pés cavos precisam de calçados macios com amortecimento porque o pé destas pessoas é muito estável. As pessoas com artrose de joelhos, além destes atributos nos

caçados, as vezes precisam de palmilhas para modificarem o apoio, diminuindo a dor que sentem no joelho ou mesmo na coluna lombar e quadris. Joelheiras também são úteis para o alívio de da e para modificar o apoio. Muitas pessoas com artrose de mãos precisam do suporte de órteses para terem uma melhor função ou para evitarem a deformidade articular. Bengalas, muletas e andador são necessários quando há dificuldade de equilíbrio e apoio dos membros inferiores.

(7)

Terapias de corpo e mente

Meditação, técnicas de relaxamento, massagem, tai chi chuan, e outras técnicas que relaxam o corpo e a mente aliviam os sintomas da osteartrite. Daí a importância do lazer. Entrar em contato com a natureza, dançar, cantar , trabalhos manuais, encontrar amigos e parentes, assistir a filmes, teatro, esportes, participar da igreja são todos elementos importantes para a qualidade de vida.

Acupuntura

A acupuntura é sabidamente uma forma de alívio de dor, mas também pode relaxar, trazendo tranqüilidade para a modificação de hábitos necessária no tratamento da artrose.

b. Medicamentoso

O tratamento medicamentoso tem como objetivo aliviar a dor, desinflamar, se houver inflamação, e se possível, retardar a evolução da doença. Quando a dor é intensa e o paciente ainda tem sobrepeso e está fraco da musculatura, dificilmente usará de um único medicamento, mas na medida que melhora, os medicamentos que visam dor e inflamação são retirados, permanecendo somente o medicamento que retarda a evolução da doença. Por isto é importante saber a função de cada medicamento que toma e o efeito que cada um trás ao seu organismo. Com as informações que o paciente passa para o médico fica mais fácil acertar o tipo de medicamento e a dose.

Analgésicos – medicamentos para tirar a dor.

o Tópicos – existem muitas pomadas anti-inflamatórias e/ou analgésicas disponíveis no mercado. Aliviam a dor por algumas horas. São úteis quando o paciente não pode fazer uso de medicamentos orais ou injetáveis.

o Orais e Injetáveis – trata-se do paracetamol, da codeína e do tramadol muitas vezes prescrito para aliviar os sintomas.

Anti-Inflamatórios

o Tópicos – existem pomadas de diclofenaco sódico e potássico e vários

outros anti-inflamatórios. São melhor indicados para articulações mais próximas da pele, por causa do poder de penetração.

o Orais – Por causa do perfil de segurança intestinal, costumamos

prescrever o naproxeno 250mg 2 comprimidos 2 vezes ao dia pelo menor tempo possível. Todos os anti-inflamatórios não hormonais têm efeitos sobre o rim e intestino e devemos usá-los na menor dose possível pelo menor tempo possível. Daí a importância de fisioterapia, gelo e exercícios físicos para diminuírem a inflamação e a dor sem o uso de medicamento que podem fazer mal a saúde. O mesmo raciocínio para a acupuntura. Anti-inflamatório hormonais (cortisonas) também são utilizados quando o processo inflamatório é muito intenso.

o Injetáveis – a prescrição de anti-inflamatórios não hormonais e

hormonais por vias intra-musculares ou endovenosa é rara, em geral mais relacionada a crise de dor aguda ou a distúrbios gastro-intestinais. Da mesma forma do que dito acima deve ser dado na menor dose

possível pelo menor tempo possível. A injeção intra-articular de cortisona é bastante utilizada para alívio de uma inflamação importante da

(8)

Relaxantes musculares

o Muitos pacientes têm cãimbras e dificuldades com o sono, e melhoram com a prescrição de relaxantes musculares.

Drogas Modificadoras da Doença OsteoArtrítica (DMDOA)

o Orais – no HC dispomos de diacereína e de cloroquina. A cloroquina pode gerar algumas manchas na pele e na retina. Por isto precisa de avaliação semestral no oftalmologista.

o Injetáveis (ácido Hialurônico). O ácido hialurônico injetado dentro da articulação, leva a alívio dos sintomas e tem efeito de retardar a evolução da doença.

c. Cirúrgico

O tratamento cirúrgico está indicado quando o tratamento não

medicamentoso associado a medicamentos falha em melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes com artrose. Dependendo da articulação acometida pela artrose e do grau de acometimento, há técnicas cirúrgicas que variam desde a limpeza articular, mudanças de eixo, substituição articular, a fusão da articulação fazendo de dois ossos, um só.

Mesmo após o tratamento cirúrgico de uma articulação, o paciente deve manter o tratamento clínico (=sem remédios e com remédios) da artrose. A doença continua e pode afetar outras articulações ou mesmo a articulação que foi operada.

(9)

LEMBRE-SE

1. O tratamento clínico da artrose está sempre indicado 2. O tratamento clínico depende de:

a. Dieta

b. Exercícios físicos

c. Uso de órteses (palmilhas, joelheiras, bengalas e etc.) d. Acupuntura

e. Lazer

f. Medicamentos (para dor e para retardar a evolução da doença) 3. Mesmo sendo operado o tratamento clínico deve ser mantido.

Referências

Documentos relacionados

Porém, a excepção invocada não procede, quer porque não se instaurou qualquer novo processo, quer porque a decisão proferida no douto acórdão mencionado não julgou o

No que diz respeito aos compromissos específicos derivados da candidatura às medidas silvo- ambientais disponíveis para os Sítios Cabrela e Monfurado –

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em

• Não ter sido iniciado até à data de verificação das condições de acesso do promotor e do projeto, com exceção da aquisição de terrenos, elaboração de estudos e

 Caso alguém que não esteja previamente autorizado venha buscar o aluno, os pais deverão enviar uma autorização na agenda, caderneta ou e-mail.. Caso contrário, a

 A Santi contrata empresas especializadas ou monitorias locais para realizar as saídas, quando considera importante para a qualidade do estudo e aprofundamento

[SLIN:0428f] *é, [isso aí foi]- a princípio a gente0 achou que iria ser mais fácil suportar, ma0s depois estando lá, começa a bater a saudade, a gente se sente só e tal,