• Nenhum resultado encontrado

I CONGRESSO EFEITO BORBOLETA : EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA ATIVA. Palavras-chave: Extensão. Cultura. Estágio. Cidadania.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I CONGRESSO EFEITO BORBOLETA : EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA ATIVA. Palavras-chave: Extensão. Cultura. Estágio. Cidadania."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

I CONGRESSO “EFEITO BORBOLETA”:

EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA ATIVA

ARAÚJO, Thairis Palhares Iaras Zago1;SUANNO, Marilza Vanessa Rosa2; JUNQUEIRA, Lilian de Castro3;SOUZA, Anália Cássia Gonçalves 4;

Palavras-chave: Extensão. Cultura. Estágio. Cidadania.

Introdução

O presente trabalho tem por discutir as ações do I Congresso do Programa de Extensão “Efeito Borboleta”: educação, cultura e cidadania ativa da Universidade Estadual de Goiás – UEG, Unidade Universitária de Inhumas. O objetivo geral desse Programa de Extensão é fortalecer a formação cidadã por meio da ampliação da consciência de responsabilidade social e da relação entre a UEG/Inhumas e a sociedade.

A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, com base na interlocução entre saberes, que tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática/ reflexão/prática, a Extensão Universitária é interdisciplinar favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social (PRE, 2012, p.1).

Resumo revisado pela Profa. Ms. Lilian de Castro Junqueira , coordenadora do Programa de Extensão

“Efeito Borboleta”: Educação, Cultura e Cidadania Ativa. Programa de extensão aprovado em Conselho Acadêmico da Unidade de Inhumas /UEG em 04 de agosto de 2011.

1

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás/UEG/Unidade Universitária de Inhumas. Orientanda da Profa. Marilza Suanno - e-mail: thairispalhares@hotmail.com

2

Professora da Universidade Federal de Goiás – UFG e da Universidade Estadual de Goiás/UEG/Unidade Universitária de Inhumas - e-mail: marilzasuanno@uol.com.br

3

Professora da Universidade Estadual de Goiás/UEG/Unidade Universitária de Inhumas - e-mail: lcjunkeira@yahoo.com.br

4

Professora da Universidade Estadual de Goiás/UEG//Unidade Universitária de Inhumas - e-mail: dir.inhumas@ueg.br

(2)

O evento, realizado em setembro de 2011, pautou-se na concepção de extensão expressa acima e na busca pelo atendimento da missão institucional da UEG expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/UEG (2010-2019):

[...] a UEG estabelece através de sua missão formar profissionais de qualidade e produzir, transmitir e disseminar conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, com base nos princípios éticos e humanistas, de modo a estimular a justiça social e o pleno exercício da cidadania, comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária (PDI, 2010, p. 19).

Destarte, o evento proporcionou aos docentes, aos discentes a possibilidade de desenvolver ações do Plano de Desenvolvimento Institucional da UEG por meio desse Programa de Extensão que atendeu a sociedade inhumense e as escolas campo de estágios upervisionado na formação de Pedagogos e Licenciados em Letras da UnU-Inhumas.

Desenvolver atividade de extensão articuladas a educação é um processo importante de veiculação e construção de saberes necessários à transformação social e exercício pleno da cidadania. O Estágio Supervisionado cuja concepção, conforme Suanno (2011) deve dialogar com os diferentes atores envolvidos no processo de educação, especialmente, a formal que, em uma realidade complexa, deve rever os caminhos da escola, sendo “(...) preciso, concomitantemente, rever os caminhos da formação humana e os caminhos da formação docente (p. 175)” a fim de favorecer a formação para o exercício da cidadania e a transformação da sociedade. Nesse sentido, articular ensino e extensão na universidade é fundamental.

Possibilidades da Extensão Universitária

As ações de Extensão oportunizam a participação, efetiva, de docentes, discentes e comunidade em movimentos emancipatórios e éticos, pensados a partir da Universidade e seus interlocutores como bases da construção, reconstrução de questionamentos críticos.

É imperativa a necessidade de movimento, de atividade, de busca e realização da democracia real. A Universidade é um lócus privilegiado de formação de opiniões críticas, embasadas em referenciais teóricos significativos para a

(3)

sociedade no seu conjunto, dessa forma, tem muito a contribuir para luta pela democracia com justiça social.

O Estágio Supervisionado tem premissa a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, compreendendo que “(...) é preciso dialogar sobre o que ocorre pedagogicamente no ambiente formativo e o que é valorizado (MONTAGNINI e SUANNO, 2011, p. 176)”, disponibilizado para a comunidade escolar e considerado a cultura regional. Uma educação crítica de entrelaçamento de “fios-conhecimentos” para tessitura de uma “teia-educacional” harmônica.

Metodologia

Durante o Programa, ao longo do ano, foram desenvolvidas várias ações integradoras Semana do Curso de Pedagogia, Mostra de Curtas, atividades desenvolvidas pelos estagiários da UnU/Inhumase nas escolas campo de estágio e I Congresso do Programa “Efeito Borboleta”.

O I Congresso do Programa “Efeito Borboleta” foi um evento que trouxe a comunidade para dentro da universidade para uma diversidade de atividades, dentre elas: projetos interdisciplinares, palestras, oficinas, atividades culturais (músicas, artes plásticas, dramatização, poesias, recreação). Os projetos foram criativos e tiveram a participação da comunidade em geral, mas também de alunos das escolas cmapo de estágio, como uma via de mão-dupla, com vistas a estreitar os vínculos entre as estagiárias e estagiários e a comunidade escolar.

Estas ações foram articuladas às demais atividades oferecidas no Congresso Efeito Borboleta, com destaque para a palestra de abertura com Bariani Ortêncio - Casos e Causos: cultura goiana; aos minicursos: o de contação de Histórias e Brinquedos Cantados - Histórias e outras caraminholas Vanusa Nogueira Neves (personagem: Glorinha Fulustreka) e ao Rádio Escola – Coord. Denise Cristina Bueno – Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiânia.

Resultados e discussão

Avalia-se que o Programa de Extensão foi uma ação mobilizadora da relação entre universidade e comunidade. Os comentários dos participantes sinalizaram para o êxito da proposta, na medida em que conseguiu mobilizar um grande número

(4)

de inscritos, 169 alunos e professores, sem contar com o trânsito de pessoas da comunidade, que não precisavam de inscrições para as oficinas disponibilizadas. Nos próximos anos pretende-se aperfeiçoar a ação extensionista e mobilizar a comunidade para participar de um maior número de atividades.

Cumpriu-se o que o tema prenunciava: “Efeito Borboleta”, cuja adoção pode ser assumida, pelo menos, em dois significados: o da metamorfose que a borboleta realiza para alçar seus vôos, passando pelo que pode ser entendido como maturação, amadurecimento, ou, pela significado da cultura popular de uma teoria defendendo que o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Significou estimular a metamorfose e o “vôo” do cidadão ativo, como chamou a atenção para o fato de que uma ação, por mais insignificante que pareça, pode alterar a realidade, no sentido positivo, quanto no negativo, sendo assim, deve-se cuidar de fazer o que pode ser melhor para as gerações atuais e futuras, logo, cuidar de ser um cidadão responsável.

Conclusões

O Programa “Efeito Borboleta” após a sua avaliação passou a integrar o calendário letivo da UEG de Inhumas dado o alcance de suas atividades extensionistas com minicursos e oficinas, todos atrelados à concepção de educação cultura e cidadania ativa, propiciaram elementos de fortalecimento da formação acadêmica e atuação profissional em diversos âmbitos de educação formal (de formação inicial e continuada) e não-formal, para a comunidade local e regional.

Nas avaliações dos participantes foi recorrente o interesse em participar novamente de ações como as que foram realizadas e indicações de uma ampliação nas temáticas abordadas, ampliando o período de sua realização de três para cinco dias, nos quais o estágio supervisionado reeditará o projeto de integrar o ensino à pesquisa e, oportunizar o protagonismo discente com as ações da Extensão Universitária.

(5)

Referências Bibliográficas

PRE. Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Disponível em: http://www.pre.ueg.br/index.php?/O-que-%C3%A9-Extens%C3%A3o.html. Acesso em: 26/03/2012.

MONTAGNINI, Marilza e SUANNO, Marilza. Formação pedagógica do professor universitário: ressignificação da atuação docente. In: LIBANEO, José Carlos e SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: Editora PUC Goiás - CEPED: 2011.

Referências

Documentos relacionados

No anexo 5 enviamos uma figura para vocês colorirem com muito capricho com os materiais que vocês têm em casa?.  Para realizar a atividade você deverá criar alguns tuneis no

Op 23 juni organiseerden de dames van Safiera de christenvrouwendag (verschoven naar deze datum vanwege de vrachtwagenstaking). Er waren groepen uit Carambeí,

Esta RFP não é uma oferta para entrar em acordo com qualquer parte, mas sim um pedido para receber cotações de pessoas interessadas em fornecer os bens ou serviços descritos

Assim, com base nessas ponderações, elaborou-se esta descrição reflexiva acerca das ações realizadas por enfermeiros do serviço pré-hospitalar móvel de uma capital no Sul do Brasil

Nessa direção, por exemplo, encontra-se o trabalho de Do- riedson do Socorro Rodrigues e Gilmar Pereira da Silva, am- bos da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário

No início viviam em comunidades (política) chefiadas por um pater ou “patriarca” (o mais sábio) – economia = agricultura. Com o tempo essas comunidades se expandem – vão

Assim como no item anterior, a água residuária também é despejada no solo, a céu aberto, sem nenhuma preocupação com seu destino. Após sua retirada, ocorrida na etapa anterior,

No terço anterior estão dispostos o esôfago, porção cranial das regiões cárdica e pilórica do estômago, a porção cranial dos conjuntos direito e esquerdo das