• Nenhum resultado encontrado

F A C U L D AD E S E S T

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "F A C U L D AD E S E S T"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

F A C U L D A D E S E S T

Edital

P R O C E S S O S E L E T I V O 2 0 1 6

DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL - DINTER

São Leopoldo Janeiro – 2016

(2)

O Reitor da Faculdades EST, no uso de suas atribuições Regimentais, torna pública a alteração do período das inscrições ao processo seletivo do curso de Doutorado Interinstitucional - DINTER, área de Concentração: Religião e Educação do Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST de São Leopoldo/RS - reconhecido pelo MEC, Portaria n° 1077/2012, publicada no DOU em 13/09/2012, nota 6, em uma escala de 1-7, pela avaliação da CAPES.

1. Vagas: 15

2. Duração do curso: 4 anos (março de 2016 a março de 2020) 3. INSCRIÇÕES:

FORMA DE INSCRIÇÃO: As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do site http://www.est.edu.br/pos-graduacao/doutorado-interinstitucional

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

O período de inscrição é de 06 de janeiro a 29 de janeiro de 2016. TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição no valor de R$ 193,00 deve ser paga através de boleto bancário gerado, automaticamente, após confirmação da inscrição.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

No ato da inscrição para o exame de seleção o/a candidato/a deverá entregar os seguintes documentos:

I – anteprojeto de pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura tese; II – curriculum lattes;

III – cópia autenticada do diploma de graduação ou documento equivalente, acompanhado do respectivo histórico escolar;

IV - cópia autenticada do diploma de Mestrado; V – duas fotos 3 x 4;

VI – cópia da carteira de identidade (RG) e do CPF; VII – cópia de comprovante de residência;

(3)

Observações Gerais

§1º – Condição para admissão ao curso de Doutorado é a apresentação de diploma de graduação e o de Mestrado; não podendo ser cumprida esta condição, o Conselho de Pós-Graduação decidirá sobre a possibilidade de admissão ao Exame;

§2º – A critério do Conselho de Pós-Graduação poderão ser exigidos documentos adicionais; §3º – Aos/às candidatos/as portadores/as de documentos expedidos por instituições estrangeiras será exigida a devida legalização pela repartição consular brasileira competente, e, a critério da Comissão do Exame de Seleção, a tradução dos mesmos para a língua portuguesa, feita por tradutor/a juramentado/a;

§4º – a CNH não substituirá RG e CPF para fins de registro acadêmico;

§5º – Diploma de Graduação, o Certificado de Conclusão e o histórico escolar em língua estrangeira devem ser traduzidos por tradutor juramentado;

A falta da documentação solicitada implica na eliminação do/a candidato/a.

4. PROCESSO SELETIVO 4.1 DATAS DAS PROVAS

As provas ocorrerão nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2016. 4.2 LOCAL DAS PROVAS

As provas ocorrerão na sede da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas – FBNCTSB, localizada à Av. General Rodrigo Otávio, 1655, bairro Japim, Manaus – AM.

4.3 PROVAS BIBLIOGRAFIA

As questões das provas serão formuladas a partir das referências bibliográficas listadas abaixo. 1 – Prova de Conhecimentos Gerais

A prova é composta de 6 (seis) questões das quais o/a candidato/a responde 4 (quatro) baseadas em bibliografia de cerca de 150 páginas.

BRAKEMEIER, Gottfried. Panorama da Dogmática Cristã. São Leopoldo: Sinodal/EST. 2010. p. 31-41. (11 p.)

(4)

SINNER, Rudolf von. Teologia Pública no Brasil: um primeiro balanço. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, Ano 44, Número 122, p. 11-28, Jan/Abr 2012 (18 p.)

HELLWIG, Elpídio Carlos. Espiritualidade cristã em contexto urbano: limites e possibilidades. In: ZWETSCH, Roberto E. (Org.). Cenários urbanos: realidade e esperança. Desafios às comunidades cristãs. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2014, p. 169-204. (35 p.)

MILLER-McLEMORE, Bonnie J. Teologia Pastoral como Teologia Pública. Estudos Teológicos, São Leopoldo, ano 52, n. 1, p.75-98, 2012. (23 p.)

REBLIN, Iuri Andréas. A Teologia do Cotidiano. In: BOBSIN, Oneide et. al. (Orgs.) Uma religião chamada Brasil. São Leopoldo: Oikos/EST, 2008. p. 82-96. (14 p.)

BRAKEMEIER, Gottfried. A autoridade da Bíblia: controvérsias, significado, fundamento. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, CEBI, EST, 2007. p. 66-75; 80-83 (24 p.).

FITZMYER, Joseph A. A interpretação da Escritura: em defesa do método histórico-crítico. São Paulo, SP: Loyola, 2011. p. 91-120 (29 p.).

KLEIN Remí. A pergunta sob um novo olhar no processo educativo-religioso. Interações - cultura e comunidade, Belo Horizonte, v.8, n.14, p. 318-328, jul./dez.2013. p. 318-328. (10 p.)

BRANDENBURG, Laude Erandi. A dimensão epistemológica da religiosidade. In.: WACHS, Manfredo Carlos et all (Orgs.). Ensino Religioso: religiosidades e práticas educativas. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 53-60 (7 p.).

2 – Prova de Área de Concentração/Dissertativa

Trata-se de uma prova dissertativa baseada em cerca de 50 páginas de bibliografia específica da respectiva área de concentração.

Religião e Educação

STRECK, Gisela Isolde Waechter. A função da família na educação religiosa de crianças e adolescentes. Estudos Teológicos. v.55, n.1, jan.\jun. 2015,. p.169-178. (9 p.)

BRANDENBURG, Laude Erandi. A epistemologia do ensino religioso, suas limitações e abrangências – a confluência da educação e da religião na escola. Interações – cultura e comunidade, Belo Horizonte, v.8, n.14, p.221-229, jul./dez.2013. (8 p.)

4.4 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A admissão de discente regular ao curso de Doutorado será feita através de um exame de seleção baseado nos seguintes elementos:

(5)

II – exame de conhecimentos teológicos básicos e da capacidade de reflexão e articulação por escrito;

III – proficiência em língua estrangeira, em duas línguas a escolher entre inglês, alemão, francês e espanhol, desde que não se trate da língua materna do candidato; o Conselho de Pós-Graduação pode reconhecer outra língua com comprovada proficiência pertinente à pesquisa do/a candidato/a;

IV – avaliação de proposta de trabalho científico apresentada pelo/a candidato/a por banca composta por dois/duas docentes do PPG-EST.

§1º – A nota mínima necessária em todas as provas para admissão ao Curso de Doutorado é 7,0 (sete).

Candidatos/as ao doutorado, egressos/as do programa de Mestrado Acadêmico do PPG, estarão dispensados da prova de uma língua estrangeira caso tenham alcançado nota igual ou superior a 8,0 (oito) por ocasião do exame de seleção ao Mestrado Acadêmico.

§2º – As provas do exame de seleção obedecem aos seguintes pesos:  Prova de Conhecimentos Gerais em Teologia, peso dois (2);  Prova de Conhecimento de Área, peso dois (2);

 Entrevista, com base no projeto, peso cinco (5);  Provas de Línguas, peso um (1).

§3º – A Entrevista, com base no projeto de pesquisa de doutorado apresentado, tem caráter eliminatório em caso de nota inferior à mínima (7,0).

§4º – A reprovação na prova de conhecimento geral em Teologia é eliminatória.

§5º – A reprovação em uma das línguas estrangeiras não é eliminatória, podendo, em caso de não aprovação, ser recuperada na última semana de aulas do primeiro semestre (2016/1).

§6º – A admissão ao curso se dará por meio da comprovação do grau de Mestre e de aprovação no exame de seleção.

§7º – O critério de classificação obedecerá à ordem decrescente da média geral obtida no exame de seleção. Candidatos/as a partir da 16ª posição serão considerados suplentes e poderão matricular-se em caso de desistência de candidatos/as titulares.

5. DVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados no dia 24 de fevereiro de 2016,no site da Faculdades EST

6. MATRÍCULA

Os/as candidatos/as aprovados/as no Processo Seletivo deverão realizar a matrícula de 25 a 29 de fevereiro de 2016. A secretaria da EST enviará requerimento de matrícula, o qual deverá ser

(6)

preenchido e devolvido por e-mail. A via original do requerimento deverá ser entregue na Secretaria da FBNCTSB até o dia 29 de fevereiro, acompanhada do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Com o objetivo de receber adequadamente todos/as os/as discentes, os/as candidatos/as que possuem alguma questão específica, como religião que não permita aulas aos sábados; ou tenham alguma necessidade especial, que exija uma providência diferenciada, como, por exemplo, uma doença ou dificuldade física (provisória ou permanente), deverão informar à Secretaria Acadêmica no ato da matrícula.

O/A candidato/a poderá validar créditos obtidos em curso de Mestrado, reconhecido pela CAPES, até o limite de 16 (dezesseis) créditos.

OBSERVAÇÕES FINAIS

A Faculdades EST reserva-se o direito da não implementação do DINTER em caso de não haver preenchimento total das vagas previstas neste edital.

Questões não constantes neste edital serão dirimidas pela legislação da CAPES, pelo Regimento do PPG-EST, pelo Regimento da Faculdades EST e demais regulamentos internos, sendo o Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa o órgão decisório.

7. INÍCIO E LOCAL DAS AULAS DAS AULAS As aulas iniciarão no dia 04 de março de 2016.

8. HORÁRIO DAS AULAS Sextas e sábados

Manhã: 8h30 - 12h Tarde: 13h30 - 17h

(7)

ANEXO 1

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO

EXAME DE SELEÇÃO

DOUTORADO EM TEOLOGIA

PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA

O/a candidato/a deverá anexar à documentação solicitada um anteprojeto detalhado da pesquisa a ser desenvolvida no Programa de Doutorado, o qual considere os seguintes itens:

1. Nome do/a candidato/a 2. Área de concentração 3. Linha de Pesquisa 4. Título da Pesquisa 5. Assunto da Pesquisa 6. Objetivos 7. Justificativa 8. Formulação do problema 9. Hipóteses 10. Quadro teórico 11. Delineamento da pesquisa

12. Recursos necessários (bibliográficos, materiais, humanos, financeiros) 13. Bibliografia

Data: ____/____/________

(8)

DATAS IMPORTANTES

06 a 29/01/2016 – Período de inscrições para o Processo Seletivo 2016.

29/01/2016 – Último prazo para envio da documentação por correio e para pagamento da

taxa de inscrição via boleto bancário.

01 a 05/02/2016 – Recebimento da documentação.

08 a 12/02/2016 – Análise da documentação.

12/02/2016 – Confirmação das inscrições.

20 e 21/02/2016 – Provas do processo seletivo 2016.

24/02/2016 – Divulgação dos resultados no site da Faculdades EST.

25 a 29/02/2016 – Período para realização da matrícula.

São Leopoldo, 12 de janeiro de 2016.

Prof. Dr. Wilhelm Wachholz Reitor da Faculdades EST

Referências

Documentos relacionados

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

O Secretário Municipal de Orçamento e Gestão no uso de suas atribuições legais e de acordo com as Leis Municipais nºs 2.174/97, 2.270/98, 3248/09 e Decreto nº 4.859/02, faz

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também