• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO UTILIZADOR INFORMAÇÃO FISCAL PARA TRIBUNAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO UTILIZADOR INFORMAÇÃO FISCAL PARA TRIBUNAIS"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

M

ANUAL DO

U

TILIZADOR

I

NFORMAÇÃO

F

ISCAL PARA

T

RIBUNAIS

(2)

Manual do Utilizador.doc Pág. 2 / 36 2009-10-29

2. BOAS PRÁTICAS & RECOMENDAÇÕES ... 4

3. INFORMAÇÃO FISCAL PARA TRIBUNAIS ... 5

3.1. PRÉ-CONDIÇÃO DE ACESSO... 5

3.2. ACESSO AO PORTAL DE FINANÇAS PELO OFICIAL DE JUSTIÇA... 20

3.3. ACESSO À FUNCIONALIDADE... 23

3.4. FUNCIONALIDADE INFORMAÇÃO FISCAL PARA TRIBUNAIS... 25

(3)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 3 / 36 2009-10-29

1. Introdução

Esta aplicação, visa dotar o Portal das Finanças, de uma funcionalidade que permita a consulta de diversa informação fiscal relativa a executados no âmbito dos Tribunais. Será possível, por exemplo, a visualização do domicílio fiscal e/ou as entidades pagadoras conhecidas, caso estejamos na presença de um contribuinte singular.

Será produzido um documento criado no âmbito de um determinado processo onde se encontra um conjunto de informação considerada relevante nesse contexto.

Com esta iniciativa, pretende-se facilitar o acesso dos Tribunais (através de utilizadores com perfil criado para o efeito), a determinado tipo de informação do contribuinte que até agora tinha que ser recolhida por acção dos funcionários da DGCI, questionada via ofício.

Neste sentido, fez-se o levantamento da informação normalmente solicitada e, por razões de portabilidade, optou-se pela disponibilização da resposta à pesquisa num ficheiro em formato PDF, potenciando a sua utilização em diversos contextos, e permitindo ao utilizador, ver as suas pretensões e necessidades satisfeitas em tempo real.

Esta aplicação facilitará o trabalho diário dos oficiais de justiça, poupando-lhes tempo, obtendo-se simultaneamente a simplificação do acesso e a agregação de informação recorrentemente necessária no âmbito de processos judiciais.

O presente documento pretende descrever os procedimentos associados a esta funcionalidade e o modo de utilização da aplicação desenvolvida.

(4)

Manual do Utilizador.doc Pág. 4 / 36 2009-10-29 do Tribunal não sejam reaproveitados. Ou seja, sugere-se que um utilizador, p.e., 500000034/0001 permaneça associado à mesma pessoa ao longo do tempo. Caso o funcionário detentor dessa credencial de acesso, termine a sua ligação à instituição de origem, esta credencial não deverá ser reaproveitada para um novo elemento. Neste caso, pretende-se garantir a univocidade do utilizador 0001, que sempre identificou a mesma pessoa.

Credenciais de Acesso de Utilizador

Por motivos de segurança, o funcionário, após receber as suas credenciais de acesso ao Portal, deverá alterar a respectiva palavra-chave.

Requisitos Técnicos

A aplicação Acrobat Reader terá que estar instalada nas máquinas dos utilizadores desta funcionalidade.

Responsabilização

Os utilizadores desta funcionalidade, serão responsáveis pelos dados inseridos e que serão transpostos para o impresso em papel. Não será validada a exactidão da informação digitada pelo utilizador, sendo a mesma guardada para efeitos de auditoria.

(5)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 5 / 36 2009-10-29

3. Informação Fiscal para Tribunais

Para aceder ao Portal das Finanças, deverá ser inserido o seguinte endereço no browser:

http://www.portaldasfinancas.gov.pt/.

De salientar, que neste documento o endereço do Portal das Finanças que se pode visualizar nos print-screens não corresponde ao endereço real do portal, tratando-se de um ambiente de testes utilizado para este efeito.

3.1.

Pré-Condição de Acesso

A condição primordial que irá permitir o acesso do utilizador final a esta aplicação prende-se com a atribuição da credencial de acesso do Tribunal no Portal das Finanças. Este procedimento tornará possível o desencadeamento, por parte do Tribunal através da figura do secretário judicial, de todo o processo descrito de seguida.

Para que os oficiais de Justiça tenham acesso à funcionalidade “Informação Fiscal para Tribunais”, o utilizador principal do Tribunal, poderá efectuar duas operações:

 Criação de um novo sub-utilizador para o oficial de justiça com a capacidade “Tribunal Informação Fiscal”;

 Alteração do perfil dos sub-utilizadores no sentido de lhe adicionar a capacidade “Tribunal Informação Fiscal”.

De seguida passaremos a exemplificar a realização destes processos.

Em ambos os cenários, após terem sido inseridas as credenciais do utilizador principal do tribunal visualiza-se a visualiza-seguinte página:

(6)

Manual do Utilizador.doc Pág. 6 / 36 2009-10-29 Visto que o objectivo é a criação de um novo utilizador ou a alteração do perfil de um utilizador já existente, terá que ser seleccionada a seguinte opção: Serviços  Outros Serviços

(7)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 7 / 36 2009-10-29

(8)

Manual do Utilizador.doc Pág. 8 / 36 2009-10-29 Esta funcionalidade pretende efectuar a gestão dos utilizadores associados ao tribunal em causa. Como se pode verificar pela figura acima, neste cenário, existem dois sub-utilizadores activos do Tribunal Judicial do Pombal, em que o 600006328/1 tem a operação autorizada “TIF” – Tribunal Informação Fiscal, enquanto o utilizador 600006328/2 não dispõe de acesso a qualquer operação.

No caso em que se pretende efectuar a criação de um novo sub-utilizador para o oficial de justiça, deverá utilizar-se o botão “Criar Um Novo Utilizador”, que fará com que o utilizador seja encaminhado para a seguinte página:

(9)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

(10)

Manual do Utilizador.doc Pág. 10 / 36 2009-10-29 Na página visualizada acima, na primeira secção é possível efectuar a definição ao nome do utilizador (no exemplo, definido como “Oficial de Justiça Teste”), atribuir-lhe uma senha de acesso diferente da senha do utilizador principal do Tribunal e e-mail de contacto (opcional).

Salienta-se que a senha atribuída a cada sub-utilizador criado, terá de ser comunicada ao respectivo Oficial de Justiça (sub-utilizador).

Na parte final da página deverá assinalar o perfil que pretende associar a este utilizador, no exemplo, pretende-se incrementar o perfil “TIF – Tribunal Informação Fiscal”.

Após utilizar o botão “Continuar” deverá ser exibida uma mensagem de confirmação de sucesso da operação, conjuntamente com alguma informação relativa ao utilizador em causa, com particular destaque para o Identificador, neste caso, 3. Significa isto que o oficial de justiça irá autenticar-se no Portal com a seguinte credencial: 600006328/3.

(11)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 11 / 36 2009-10-29

Na lista de sub utilizadores, como se pode constatar na figura abaixo, o utilizador “600006328/3” com o nome “Oficial de Justiça Teste” já existe e apresenta a operação autorizada “TIF”, de acordo com o pretendido.

(12)

Manual do Utilizador.doc Pág. 12 / 36 2009-10-29 No cenário em que o sub utilizador do oficial de justiça já exista, terá que proceder-se à alteração do perfil

do sub utilizador no sentido de lhe adicionar a capacidade “Tribunal Informação Fiscal”. De seguida iremos

exemplificar como se pode efectuar a alteração de um perfil de utilizador (neste caso o do utilizador 600006328/2 e permissão da operação “TIF”).

Dos utilizadores listados deverá seleccionar-se o 600006328/2 e de seguida utilizar o botão “Alterar Dados”, conforme se pode visualizar abaixo:

(13)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 13 / 36 2009-10-29

O utilizador será encaminhado para a página seguinte, onde na primeira secção é possível efectuar a alteração ao nome do utilizador (no exemplo, definido como 600006328/2), senha de acesso e e-mail de contacto (opcional). Note-se que, por motivos de segurança, a alteração de dados de um utilizador implica obrigatoriamente a definição de uma nova password para o mesmo. Na prática, o utilizador em causa, verá as suas credenciais de acesso serem redefinidas pelo secretário judicial. Neste tipo de situações terá que se comunicar ao oficial de justiça a alteração das credencias de acesso, sob pena do mesmo ficar impedido de aceder ao Portal.

Na parte final da página deverá assinalar o perfil que pretende associar e/ou desassociar a este utilizador. No exemplo pretende-se incrementar o perfil “TIF – Tribunal Informação Fiscal”.

(14)
(15)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 15 / 36 2009-10-29

Apesar de serem exibidos neste ecrã diversos perfis passíveis de selecção, esta aplicação apenas permitirá o acesso dos oficiais de justiça à operação “TIF – Tribunal Informação Fiscal”.

Após utilizar o botão “Continuar” deverá ser exibida uma mensagem de confirmação de sucesso da operação, conjuntamente com alguma informação relativa ao utilizador em causa:

(16)

Manual do Utilizador.doc Pág. 16 / 36 2009-10-29 No âmbito da Gestão de Utilizadores existem ainda duas operações directamente associadas que merecem destaque: suspensão e a reactivação de utilizadores, que permitem suspender o acesso de utilizador ao Portal e o levantamento dessa suspensão.

Para se proceder à suspensão de um utilizador deverá seleccionar-se o utilizador em causa e utilizar o botão “Suspender”.

(17)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 17 / 36 2009-10-29

Após a realização da operação será dado feedback ao utilizador acerca do sucesso ou insucesso da operação.

No que concerne à reactivação, pressupõe-se que esta operação apenas poderá ser efectuada relativamente a utilizadores que se encontrem no estado “suspenso”, como se pode verificar de seguida:

(18)

Manual do Utilizador.doc Pág. 18 / 36 2009-10-29 Em consequência da operação anterior (suspensão), note-se que o estado do utilizador 600006328/2 passou a “suspenso”.

Para se proceder à reactivação de um utilizador no estado “suspenso”, deverá seleccionar-se o utilizador em causa e utilizar o botão “Reactivar”.

Após a realização da operação será dado feedback ao utilizador acerca do sucesso ou insucesso da operação.

(19)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 19 / 36 2009-10-29

(20)

Manual do Utilizador.doc Pág. 20 / 36 2009-10-29 Relembra-se que o endereço visualizado nos print-screens não corresponde ao endereço real do portal, tratando-se de um ambiente de testes utilizado para este efeito.

(21)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 21 / 36 2009-10-29

A secção lateral direita da página inicial – “O seu espaço” – permite ao utilizador efectuar a sua autenticação perante o Portal. Para o efeito, deverá utilizar as credenciais (utilizador/sub-utilizador e password) fornecidas pelo Tribunal.

Se as credenciais inseridas forem inválidas, o utilizador depara-se com a seguinte mensagem:

Caso o processo de autenticação tenha sido efectuado com sucesso, o utilizador será encaminhado para a seguinte página:

(22)

Manual do Utilizador.doc Pág. 22 / 36 2009-10-29 Neste caso foram simuladas as credenciais do utilizador principal do Tribunal Judicial do Pombal, com número de identificação fiscal 600000328.

Conforme previamente referido, recomenda-se que por motivos de segurança, no primeiro acesso ao Portal, os oficiais de justiça procedam à alteração da password previamente fornecida.

(23)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 23 / 36 2009-10-29

3.3.

Acesso à Funcionalidade

Após a autenticação, o utilizador é encaminhado para a seguinte página:

Visto que a funcionalidade se encontra na secção dos Serviços, nesta página, o utilizador deverá seleccionar a opção Serviços  Consultar

O utilizador é encaminhado para uma página que possibilita a visualização da totalidade de serviços disponíveis para os diversos tipos de utilizadores do Portal, nomeadamente, cidadãos, entidades públicas, outras entidades ou TOCs.

Neste caso, a funcionalidade “Informação Fiscal para Tribunais” encontra-se acessível via link na secção “Entidades Públicas”.

(24)

Manual do Utilizador.doc Pág. 24 / 36 2009-10-29 Resumindo, a nível de navegação intra-portal, o acesso à funcionalidade é efectuado do seguinte modo:

(25)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 25 / 36 2009-10-29

3.4.

Funcionalidade Informação Fiscal para Tribunais

A funcionalidade Informação Fiscal para Tribunais apresenta como pressuposto fundamental a existência dos seguintes elementos:

 NIF do Executado;  Número do Processo;  Data de Início do Processo;

Recorda-se que, em caso de inexistência de qualquer dos elementos acima referidos, não será possível obter qualquer informação através desta aplicação.

Após ter seguido o link para a aplicação, é verificado se o utilizador tem permissão de acesso a esta funcionalidade.

(26)

Manual do Utilizador.doc Pág. 26 / 36 2009-10-29 Caso o utilizador não esteja autorizado a realizar este tipo de operações, é de imediato reencaminhado para a página inicial da aplicação.

(27)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 27 / 36 2009-10-29

A página inicial da aplicação encontra-se dividida em três secções:

Dados do Processo

Dados do Tribunal/Requerente

(28)

Manual do Utilizador.doc Pág. 28 / 36 2009-10-29 Relativamente aos dados solicitados ao utilizador, são executadas as seguintes validações:

 Garantir que todos os campos se encontram preenchidos;  Garantir que o NIF inserido é válido;

 Garantir que a data se encontra inserida num formato válido, tipicamente, AAAA-MM-DD. No entanto, de forma a facilitar o preenchimento desta informação, é igualmente permitida a digitação da data no formato AAAAMMDD.

Na secção “Dados do Tribunal/Requerente”, pretende-se a identificação do serviço onde o processo decorre:

 Tribunal  Juízo  Vara  Secção

O campo “Tribunal” é um campo não passível de edição por parte do utilizador, sendo o seu preenchimento automático e obtido a partir das credenciais de acesso do oficial de justiça ao Portal.

Para os restantes campos, há apenas a salientar a gama de valores prevista:

 O juízo pode tomar os seguintes valores: 1º até ao 20º;  A vara pode tomar os seguintes valores: 1ª até à 20ª;

(29)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 29 / 36 2009-10-29

Do trio “Juízo”, “Vara” e “Secção”, pelo menos um terá carácter obrigatório.

Note-se que todos estes campos permitem a possibilidade de não serem preenchidos pois poderão não ser aplicáveis em determinados tribunais.

Na última secção, “Informação Pretendida”, o utilizador selecciona a informação que pretende extrair:

 Domicílio Fiscal. Esta opção irá constar em todos os documentos extraídos da aplicação encontrando-se por isso automaticamente seleccionada por defeito;

 Dados de Actividade: data de início/cessação e CAE/CIRS principal e secundária;  Declaração de Rendimentos: Ano e Origem de Rendimentos;

 Entidades Pagadoras Conhecidas e Origem de Rendimentos: Designação, morada fiscal e origem de rendimentos associada ao pagamento. Esta opção apenas será aplicável para executados que sejam contribuintes singulares;

Note-se que uma única pesquisa permite a obtenção de mais do que um tipo de informação pretendida. Em limite, na mesma pesquisa poderá exibir-se informação relativamente a todos os critérios previamente enunciados.

Após o preenchimento do ecrã, o utilizador deverá utilizar o botão “Obter Ofício” para produzir o ofício. Em caso de incorrecções no preenchimento dos diversos campos da página inicial (p.e., campos obrigatórios não preenchidos ou formato incorrectos), o utilizador será alertado nesse sentido:

De seguida apresentam-se dois exemplos, nomeadamente, em caso de não inserção de um campo obrigatório (NIF) ou quando não é preenchida a secção relativa ao juízo, vara e secção.

(30)
(31)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 31 / 36 2009-10-29

3.5.

Ofício Produzido

Caso o formulário se encontre correctamente preenchido, a aplicação produz, em tempo real, um ficheiro no formato PDF que consubstancia num único documento toda a informação pretendida pelo utilizador. Recordamos que o ficheiro produzido não se encontrará disponível para consulta posterior (sendo gerado com dados actualizados sempre que for invocado).

Caso a informação inserida se encontre em conformidade, e sejam cumpridas todas as validações implementadas, o utilizador depara-se com a seguinte janela pop-up:

A designação dos ficheiros produzidos encontra-se tipificada da seguinte forma: InformaçãoFiscal_NIFExecutado_DataPedido.pdf

(32)
(33)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 33 / 36 2009-10-29

O ofício de resposta à pesquisa efectuada, deverá apresentar, na generalidade, a seguinte estrutura:  Dados do Processo e do Requerente;

Dados de Actividade Económica;

(34)

Manual do Utilizador.doc Pág. 34 / 36 2009-10-29 acesso ao Portal e os restantes dados inseridos pelo funcionário judicial;

 Funcionário Judicial (designação) – dados obtidos com base nas credenciais de acesso inseridas pelo funcionário judicial;

 Data/Hora da Consulta – momento em que é efectuada a pesquisa;

 Executado (NIF e designação) – o NIF, enquanto critério de pesquisa, irá permitir a obtenção da designação do executado através da consulta de dados cadastrais;

 Domicílio Fiscal;

A secção “Dados da Actividade Económica” será constituída pelos seguintes dados:  Data de Início/Reinício da Actividade;

 Data de Cessação da Actividade;  CAE Principal (código e designação);  CIRS Principal (código e designação);  CAE Secundárias (código e designação);

O número máximo de CAE Secundárias a serem listadas é de 3.  CIRS Secundário (nº e designação);

A secção “Declaração de Rendimentos” exibe a seguinte informação:  Ano Última Declaração IRS (se o executado for contribuinte singular);  Ano Última Declaração IRC (se o executado for contribuinte colectivo);  Origem de Rendimentos (se o executado for contribuinte singular);

(35)

Informação Fiscal para Tribunais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador.doc Pág. 35 / 36 2009-10-29

O número máximo de situações a serem listadas é de 8, tendo em conta as seguintes origens possíveis dos rendimentos:

 Trabalho Dependente  Pensões

 Rendimentos Empresariais e Profissionais  Prediais

 Capitais  Mais-Valias

 Transparência Fiscal  Heranças Indivisas

De salientar que um contribuinte poderá agregar mais do que uma origem, pelo que, neste campo poderá ser exibido mais do que um valor.

A secção “Entidades Pagadoras Conhecidas e Origem de Rendimentos” apresenta a designação e a morada de todas as entidades pagadoras associadas ao executado. Esta informação é obtida a partir de um cruzamento efectuado entre a última declaração de IRS e da Modelo 10 do ano da última declaração. Será também apresentada a origem de rendimentos associada a cada pagamento. Existirá uma correspondência directa entre as categorias exibidas nesta secção e as categorias de IRS constantes na secção “Declaração de Rendimentos”. Foi imposto um valor máximo de três categorias a exibir por entidade pagadora.

O número máximo de entidades pagadoras exibidas por contribuinte foi restringido a sete sendo que os critérios de selecção serão o ano mais recente a que se refere bem como os maiores montantes pagos. Note-se que apenas serão tomadas em conta as declarações correspondentes ao ano fiscal mais recente com declaração entregue.

Recordamos que a secção “Entidades Pagadoras Conhecidas e Origem de Rendimentos” apenas é exibida no caso do executado ser um contribuinte singular e ter apresentado declaração de IRS ou constar em Modelo 10.

No sentido de providenciar maior feedback ao utilizador, caso seja solicitada informação relativa a uma secção (p.e. Declaração de Rendimentos) e não haja informação disponível, na respectiva secção do ficheiro de resultado, será exibida a seguinte mensagem “NADA CONSTA”. De seguida é apresentado um exemplo de um ficheiro extraído da aplicação nestas condições.

(36)

Referências

Documentos relacionados

DADOS DO PROJETO DE EN SINO üTítulo do Projeto: üTipo de Projeto: üAno de Referência: üData Cadastro: üBolsas Solicitadas: üBolsas Concedidas:. üBolsas não Remuneradas: üE-mail

A despesa orçamental apresenta-se uma tendência crescente, ao longo do período, verificando-se níveis mais elevados nos exercícios de 2017 e 2018, anos em que se assis�u a uma

Depois da limpeza da área, mas antes de se efetuar o corte das árvores, deve-se proceder uma vistoria para controle das formigas, pois estas são muito danosas

Ser humano, Ser? Humano? Existir. Formar professores numa perspectiva Humanescente. Desafio posto, desafio aceito. Construir, em um cenário de formação docente, uma

O Regulamento do FFIE, a composição da carteira e os balancetes mensais, bem como o valor da cota, o patrimônio líquido, as aplicações e os resgates realizados no

No entanto, esse movimento mais complicado pode ser descrito apenas com a trajetória de um ponto qualquer do corpo e a variação do ângulo de rotação de uma reta qualquer no corpo;

Temperatura de decomposição: dados não disponíveis Viscosidade: dados não disponíveis. Propriedades explosivas: dados

O desenvolvimento sustentável como forma de repensar o desenvolvimento: princípio da integração (artigo 1°da Lei Grenelle 1: “un novo desenvolvimento suste ntável que respeita o