• Nenhum resultado encontrado

Rui Daniel Domingues Gerardo nº 2009292 Turma 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Rui Daniel Domingues Gerardo nº 2009292 Turma 5"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Nov

NOVA MEDICAL SCHOOL|FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

RELATÓRIO FINAL

Estágio Profissionalizante do 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

2010/2016

Margarida Dias Agudo Gomes Neto

Nº 2010298

(2)

Índice

1.- Introdução ... 2

2.- Corpo do trabalho ... 3

2.1.- Saúde Mental ... 3

2.2.- Medicina Geral e Familiar ... 3

2.3.- Pediatria ... 4

2.4.- Ginecologia ... 5

2.5.- Cirurgia ... 5

2.6.- Medicina Interna ... 6

2.7.- Outras Actividades Realizadas...7

3.- Reflexão Critica Final ... 8

(3)

1.

Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina tem como objetivo principal uma formação médica pré-graduada, mediante a aquisição não só de um conjunto de conhecimentos sólidos, mas também de aptidões específicas, associadas à consolidação de valores e princípios éticos que nos capacite como futuros médicos ao exercício autónomo da nossa profissão.

Deste modo, o 6º ano, como ano profissionalizante, afigura-se como o elo de ligação entre a formação pré-graduada e o exercício da profissão e baseia-se quer na prática clínica orientada em especialidades nucleares, quer na fomentação da curiosidade pelo saber e Conhecimento Científico.

O relatório final tem como objetivo major a exposição e análise, de forma sucinta, do trabalho realizado ao longo do 6º ano, por definição profissionalizante, do Mestrado Integrado em Medicina (MIM).

(4)

2. Corpo do Trabalho

2.1. Saúde Mental

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier, no Internamento do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca (HFF), tutorado pelo Dr. Bruno Trancas, num período estabelecido entre 14 de Setembro a 9 de Outubro. Os objetivos

deste estágio consistiam em aperfeiçoar o raciocínio clínico e marcha diagnóstica com especial enfoque nas síndromes psiquiátricas mais frequentes bem como aprofundar conhecimentos sobre psicofármacos e o seu manejo. Eram igualmente objetivos a melhoria da comunicação interpares e com os doentes e suas famílias, e ainda o contacto com a investigação clínica.

Durante este estágio realizaram-se várias atividades: numa fase inicial, com sessões teórico-práticas lecionadas na FCM acerca da abordagem a algumas situações frequentes no Serviço de Urgência e com as quais nos iriamos deparar durante o nosso estágio; no restante tempo durante a permanência do internamento de Psiquiatria do HFF, através da participação nas entrevistas clínicas e sessões de grupo com doentes e familiares. Tive ainda oportunidade de assistir a sessões de electroconvulsivoterapia. Foi igualmente parte integrante deste estágio a participação em parceria com 6 colegas num trabalho de investigação que se intitulava “Recursos Humanos/ Equipas em Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental” estando a nosso cargo a fase inicial do projecto sendo este continuado pelos colegas da rotação seguinte.

2.2. Medicina Geral e Familiar

(5)

desenvolver uma abordagem sistemática centrada no doente, com especial enfoque para o treino do reconhecimento sindromático e suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados ao contexto da Medicina Geral e Familiar. Como dizia Kleinman: “a dolência refere-se a como o doente, família e rede social percebem, vivem e respondem aos seus sintomas e limitações”. Deste modo, outro dos objetivos deste estágio é a percepção deste conceito enquanto pilar de MGF fazendo com que todos os actos médicos, orientação da consulta, prescrição de uma terapêutica e conselhos para o futuro evidenciem esta máxima, alertando para importância do impacto biopsicossocial na manutenção da saúde e na prevenção e tratamento da doença.

Durante o estágio participei ativamente nas consultas de Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infanto-Juvenil e Consulta Aberta, tendo-me sido dada autonomia para as conduzir e discutir o plano de atuação mais adequado. Realizei ainda o Diário do Exercício Orientado que descreve e reflete com mais detalhe acerca das atividades desenvolvidas.

2.3. Pediatria

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas, na especialidade de Reumatologia do Hospital Dona Estefânia, tutorado pela Dra. Cristina Henriques, entre 9 de Novembro a 4 de Dezembro de 2015. Neste estágio, os principais objetivos consistiram em reconhecer e avaliar a semiologia pediátrica; aplicar a marcha de diagnóstico e terapêutica mais adequada nas principais patologias pediátricas; estabelecer a comunicação adequada, quer com a criança ou jovem doente, quer com outros profissionais de saúde; reconhecer e aplicar o Programa Nacional de Vacinação e avaliar a criança e o jovem ao longo do seu desenvolvimento.

(6)

tendo tido oportunidade de assistir a outras consultas (Imunoalergologia e CORDA), passar pelo Serviço de Urgência Pediátrico, onde me deram oportunidade de observar e aplicar o raciocínio clínico nas patologias mais frequentes desta faixa etária; e ainda acompanhar a minha tutora ao internamento quando havia doentes reumatológicos nesta valência. Por fim apresentei com um colega, no final de estágio, um trabalho intitulado “Febre Mediterrânica Familiar”.

2.4. Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu sob a regência da Dra. Teresa Ventura, no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital do Hospital Fernando Fonseca, tutelado pelo Dr. André Correia, no período entre 7 de Dezembro de 2015 a 15 de Janeiro de 2016.
Os objetivos principais deste estágio consistiram em melhorar a capacidade de comunicação quer interpares, quer com a doente e sua família; adquirir autonomia na avaliação semiológica e aplicação de marcha diagnóstica e terapêutica de patologia ginecológica e obstétrica; avaliar a grávida nos vários trimestres de gestação e intervir em contexto cirúrgico quer em partos, quer em cirurgia ginecológica.

Durante o estágio tive oportunidade de participar nas várias vertentes que compõem esta especialidade: Consulta Externa, Consulta de Ecografia Obstétrica, Bloco de Partos, Internamento de Ginecologia e de Obstetrícia, Bloco Operatório, Serviço de Urgência, Consulta de Patologia do Colo e Histeroscopias. Há ainda a referir a participação nas Reuniões de Serviço e Sessões Formativas.

2.5. Cirurgia

(7)

Os principais objetivos consistiram em reconhecer as principais patologias cirúrgicas e consolidar conhecimentos sobre o seu diagnóstico, terapêutica e necessidade de referenciação, bem como observar e realizar diversos procedimentos técnicos, quer na pequena cirurgia (limpeza, sutura, drenagem, etc.) quer no bloco operatório; e desenvolver as competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa.

O estágio decorreu com uma semana inicial de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas gerais e específicos das especialidades deste estágio, seguida de sete semanas práticas. Nessas sete semanas, uma correspondeu a Serviço de Urgência, com o objetivo de conhecermos todo o raciocínio clínico e percurso físico que é feito desde a chegada do doente até à sua alta ou internamento; duas semanas numa especialidade opcional, em que escolhi Gastroenterologia, havendo como outras opções Anestesiologia e Cuidados Intensivos; e quatro de Cirurgia Geral, nas quais realizei atividades em contexto de Enfermaria, Consultas, Bloco Operatório e Pequena Cirurgia.

Participei ainda num mini congresso, onde foram apresentados casos clínicos que se destacaram durante o estágio. O meu grupo elaborou o trabalho intitulado “Um mal nunca vem só”, tendo eu sido um dos 2 oradores.

2.6. Medicina Interna

(8)

Estive totalmente integrada, com grande autonomia, nas actividades da Enfermaria e da Unidade de Cuidados Intermédios. Pude executar e adquirir maior perícia em vários procedimentos práticos, como a realização de gasimetrias arteriais, punções venosas. Também assisti às consultas de Medicina Interna e frequentei semanalmente o Serviço de Urgência. Assisti ainda aos seminários de Medicina decorridos na FCM, reuniões de serviço e sessões clinicas/ jornal club tendo feito numa destas ultimas a apresentação do artigo “29 year old man with dyspnea and chest pain”.

2.7. Outras Actividades Realizadas

- Monitora do Departamento Universitário de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) desde 2011-2012 (anexo 1);

- Docente na 7ª edição do Mestrado de Fisioterapia da NOVA Medical School na unidade curricular Anatomo – Fisiologia Clínica (anexo 2);

- Projecto de Investigação intitulado: "Importância da vascularização esplénica em esplenectomias parciais", coordenado pelo Dr. David Aparício, Dr. Carlos Leichsenring, Dra. Inês Santiago, Dr. Novo de Matos, Prof. Doutor João O'Neill desde 2013-2014 (anexo 1)

- Participação na “XLVIII Reunião Científica da Sociedade Anatómica Portuguesa (SAP)” e “I Reunião Científica da Associação Anatómica Portuguesa (AAP)” (anexo 3);

(9)

3.

Reflexão Critica

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina teve como objetivo curricular o complemento da minha formação médica profissional através do aprofundamento dos ensinamentos teóricos adquiridos ao longo dos anos anteriores mas também da percepção do que é a realidade do trabalho médico em contextos diversos (Hospital, Centro de Saúde, População), de acordo com a especialidade. Dado tratar-se de um ano profissionalizante foi um ano com uma componente prática muito mais marcada relativamente aos outros anos constituindo uma oportunidade quer para me preparar melhor para a etapa que se avizinha quer para direcionar as minhas escolhas em termos de especialidade futura. Este facto tornou-se possível por em cada estágio cada orientador ter apenas um/dois alunos sob sua tutela, o que facilita a relação, a aprendizagem e o ganho progressivo de autonomia fazendo-me sentir cada vez mais preparada para enfrentar o palco médico que esta profissão exige. Este facto constitui uma grande vantagem da nossa faculdade relativamente a muitas outras nas quais o mesmo não se passa. Deste modo pude integrar devidamente as componentes teórica e pratica e perceber a força que este facto exerce na forma como um aluno encara a vida quotidiana de uma Enfermaria ou de um Centro de Saúde ou até no modo como se ocupa de um doente em contexto de Urgência. Pude igualmente aperceber me das lacunas de conhecimentos que possuía trabalhando para as minimizar procurando ser uma futura médica melhor. Assim é com grande satisfação que constato que os objetivos a que me propus no início do ano foram cumpridos na sua totalidade.

(10)

de uma abordagem holística e cada vez mais direccionada, que contemple não apenas a multipatologia que lhes é característica, mas também um conjunto de factores que vão para além da vertente médica (os encargos económicos muitas vezes pesados, o apoio prestado pelos familiares, ou até a forma como as entidades oficiais prestam serviços que visem um acompanhamento e ajuda regulares na manutenção das condições higieno-sanitárias em que estes doentes vivem). Considero estes últimos pontos fulcrais uma vez que ao serem descurados acarretam repercuções na manutenção de saúde, o que prolonga, muitas vezes, a permanência indevida dos doentes com limitações funcionais acentuadas nas Enfermarias de Medicina.

No estágio de Saúde Mental creio que cumpri os objetivos, mas considero que seria vantajoso ter tido um contacto mais precoce com a patologia psiquiátrica ao longo do curso e não apenas no 6º ano. O estágio de Pediatria foi mais direcionado para reumatologia, valência essa que me entusiasma mas não descurei a aprendizagem e abordagem da patologia pediátrica frequente de cada faixa etária. Permitiu-se igualmente constatar a importância do binómio pais-criança enquanto unidade terapêutica. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia traduziu-se na consolidação de competências teórico-práticas no âmbito da saúde materno-fetal. O estágio de Cirurgia foi um dos mais proveitosos e que me agradou mais não só pela qualidade excepcional de ensino do meu tutor mas também por me sentir parte integrante da equipa, colaborando activamente em todas as actividades. Permitiu-me ter outra visão do que é a especialidade, para melhor, não esquecendo que o facto de a ter feito no sistema privado possa enviesar a minha opinião.

(11)

confrontada com erros e aprendi com eles; aprendi a dar valor à vida e a respeitar a morte; e, sobretudo, que uma relação médico-doente de confiança é muitas vezes, por si só, metade ou a totalidade da terapêutica. Devido a este último ponto realço a máxima de que o saber não ocupa lugar e que o não saber tudo não é sinónimo de embaraço desde que se procure colmatar lacunas visando um só principio: ser melhor, não causar o mal e com a preocupação do bem estar do doente como um todo.

Fazendo um balanço dos seis anos que agora findam, gostaria de enaltecer a qualidade da FCM-UNL enquanto entidade formadora activa. Agradeço a todos os Professores, Assistentes, Tutores, Colegas e Amigos, que de alguma forma contribuíram para a minha formação. Uma palavra de agradecimento ao Prof. Doutor João O’Neill, que prontamente me recebeu como monitora no Departamento de Anatomia permitindo-me dar o meu contributo na formação dos colegas recém chegados, transmitindo lhes conhecimentos; e a todos com quem trabalhei neste departamento.

(12)

Anexos

(13)
(14)
(15)

Referências

Documentos relacionados

Modalidade licitat.: Concorrência com Registro de Preços Natureza: Autorização de Fornecimento nº 008 Contratada: AUGUSTUS HOTEL LTDA. Recursos:

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

Indices (1) to verify the agreement between soil depth values where penetration resistance is equal to 1.5 MPa, based on the proposed penetrometer (Hatô) and the

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

favorecida), para um n´ umero grande de poss´ıveis lan¸ camentos, esperamos que a frequˆ encia de cada face seja parecida. • Em outras palavras, esperamos que a frequˆ encia

Além disso, estudos que contemplam a situação de saúde da equipe de enfermagem são vastos; entretanto, ainda são necessárias pesquisas que subsidiem a visão dos

Os critérios de inclusão foram: estudos comparativos entre EUS convencional e EUS com métodos aprimorados; estudos de casos consecutivos ou controlados (grupo EUS convencional

1/3 de vão do tabuleiro. Na tabela 2 comparam-se os valores das frequências naturais obtidas por intermédio do modelo plano e por via experimental. A observação da