• Nenhum resultado encontrado

Rui Daniel Domingues Gerardo nº 2009292 Turma 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Rui Daniel Domingues Gerardo nº 2009292 Turma 5"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

2014/2015

Relatório Final

Estágio Profissionalizante do 6º Ano

Mestrado Integrado em Medicina

2009/2015

Rui Daniel Domingues Gerardo nº 2009292

(2)

Índice

Introdução ... 2

Corpo de Trabalho ... 3

Pediatria ... 3

Ginecologia e Obstetrícia ... 3

Saúde Mental ... 4

Medicina Geral e Familiar ... 5

Medicina Interna ... 5

Cirurgia ... 6

Reflexão Crítica Final ... 7

Anexos... 10

Programa do I Encontro de Colposcopia e Patologia do Colo ... 10

Certificado de Participação nas I Jornadas Médicas NOVA ... 11

Certificado de Participação no workshop Raciocínio Clínico ... 12

Certificados de Monitor Voluntário desde 2011-12 até 2014-15 inclusive ... 13

(3)

Introdução

O relatório final tem como objetivo expor e analisar, de forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do 6º ano, por definição profissionalizante, do Mestrado Integrado em Medicina (MIM). Tendo em vista esse propósito, o relatório será apresentado em três secções – uma primeira introdutória, onde apresento o objetivo e a organização do relatório final; uma segunda que constitui o corpo do trabalho, encontrando-se esta subdividida pelos seis estágios nucleares profissionalizantes que são desenvolvidos ao longo do ano curricular (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Cirurgia), onde apresento um resumo das atividades realizadas e objetivos propostos; e por fim, a terceira parte, que constitui a reflexão crítica ao ano profissionalizante.

(4)

Corpo de Trabalho

Pediatria

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Luís Varandas, na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN) do Hospital Dona Estefânia, tutorado pela Dr.ª Rute Neves, entre 15 de setembro de 2014 a 10 de outubro de 2014. Neste estágio, os principais objetivos consistiram em reconhecer e avaliar a semiologia pediátrica; aplicar a marcha de diagnóstico e terapêutica mais adequada nas principais patologias pediátricas; estabelecer a comunicação adequada, quer com a criança ou jovem doente, quer com outros profissionais de saúde; reconhecer e aplicar o Programa Nacional de Vacinação e avaliar a criança e o jovem ao longo do seu desenvolvimento.

As atividades consistiram em Enfermaria da UCERN, onde acompanhei o internamento das crianças e tive autonomia para escrever diários clínicos e discutir o plano de atuação em Reuniões de Serviço; Consultas Externas de Pediatria Geral e de Imunoalergologia e Serviço de Urgência Pediátrico, que me deram oportunidade de observar e aplicar o raciocínio clínico nas patologias mais frequentes desta faixa etária. Ainda apresentei com uma colega, um trabalho intitulado “Diagnósticoe Tratamento de Refluxo Gastroesofágico”.

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu sob a regência da Dr.ª Teresa Ventura, no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital dos Lusíadas, tutelado pelo Dr. Pedro Martins e pela Dr.ª Helena Machado, no período entre 13 de outubro de 2014 a 7 de novembro de 2014.

(5)

As atividades em que estive envolvido decorreram na maioria em contexto de Consulta Externa, Consulta de Ecografia Obstétrica e Bloco de Partos, tendo participado também no Internamento de Ginecologia e de Obstetrícia, Bloco Operatório, Serviço de Urgência, Consulta de Patologia do Colo e Procriação Medicamente Assistida. Há ainda a referir a participação nas Reuniões de Serviço e Sessões Formativas, numa das quais apresentei o trabalho “Influência da Patologia Renal na Gravidez” e assisti ao “I Encontro de Colposcopia e Patologia do Colo”, organizado e realizado no Hospital dos Lusíadas.

Saúde Mental

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Miguel Xavier, no Internamento do Serviço de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz (HEM), tutorado pelo Dr. Ricardo Caetano, num período estabelecido entre 10 de novembro de 2014 e 5 de dezembro de 2014.

Os objetivos deste estágio foram aperfeiçoar o raciocínio clínico e marcha diagnóstica e terapêutica, com especial enfoque nas síndromes psiquiátricas mais frequentes; melhorar a comunicação interpares e com os doentes e suas famílias, e ainda contactar com a investigação clínica.

Durante este estágio realizaram-se várias atividades, nomeadamente no início do estágio, com sessões teórico-práticas acerca da abordagem a algumas situações frequentes no Serviço de Urgência, lecionadas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM); e no restante tempo de estágio no Internamento do Serviço de Psiquiatria do HEM, através da participação nas entrevistas clínicas e sessões de grupo com doentes e familiares, e assistência a consultas de Neuropsiquiatria com o Dr. Bernardo Corrêa. Realizei três trabalhos com uma colega – uma história clínica a um dos doentes no Internamento do HEM, uma apresentação de trabalho em Journal Club com o tema “Avatar therapy for

(6)

sistemática e construção de tabela com artigos acerca do estigma dos estudantes de áreas da Saúde sobre a doença mental.

Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu sob a regência da Professora Doutora Isabel Santos na Unidade de Saúde Familiar Cova da Piedade, tutorado pela Dr.ª Luísa Rocha nos períodos compreendidos entre 9 a 19 de dezembro de 2014 e de 5 a 16 de janeiro de 2015.

Os objetivos deste estágio consistiram em desenvolver uma abordagem sistemática centrada na Pessoa, com especial enfoque para o treino do reconhecimento sindromático e suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados ao contexto da Medicina Geral e Familiar e reconhecimento da importância do impacto biopsicossocial, inclusive relações com familiares, na manutenção da saúde e na prevenção e tratamento da doença.

Participei ativamente nas consultas de Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infanto-Juvenil e Consulta Aberta, tendo sido dada autonomia para as conduzir e discutir o plano de atuação mais adequado. Também tive contacto mais próximo com a comunidade através de domicílios médicos. Realizei ainda o Diário do Exercício Orientado que descreve e reflete com mais detalhe acerca das atividades desenvolvidas, e elaborei o trabalho “Antibioterapia em MGF –estado da arte”.

Medicina Interna

O estágio decorreu sob a regência do Professor Doutor Fernando Nolasco, no Serviço de Medicina 2.3 do Hospital de Santo António dos Capuchos, tutorado pela Dr.ª Sofia Pinheiro, no período desde 26 de janeiro de 2015 a 20 de março de 2015.

(7)

responsável por doentes, acompanhando-os e discutindo-os em Reunião de Equipa e melhorar a comunicação com os profissionais de saúde, os doentes e suas famílias.

Durante o estágio tive como atividades diárias o acompanhamento de doentes internados, de modo tutelado e realização de vários procedimentos como punções venosas e arteriais. Também assisti às consultas de Medicina Interna, de VIH e de Doença Autoimune e frequentei semanalmente o Serviço de Urgência do Hospital de São José. Assisti ainda aos seminários de Medicina decorridos na FCM e realizei dois trabalhos intitulados “Interações

Medicamentosas mais Frequentes” e “Normas de Utilização de Antibióticos”.

Cirurgia

O estágio decorreu sob regência do Professor Doutor Rui Maio, no Hospital da Luz, tutelado pelo Dr. Carlos Vaz, no período entre 23 de março de 2015 e 22 de maio de 2015. Os objetivos do estágio consistiram em conhecer o diagnóstico e abordagem de patologias cirúrgicas; acompanhar o doente no peri-operatório; assistir e intervir em cirurgias e desenvolver as competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa.

O estágio decorreu com uma semana inicial de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas gerais e específicos das especialidades deste estágio, seguida de sete semanas práticas. Nessas sete semanas, uma correspondeu a Serviço de Urgência, com o objetivo de conhecermos todo o raciocínio clínico e percurso físico que é feito desde a chegada do doente até à sua alta ou internamento; duas semanas numa especialidade opcional, em que escolhi Anestesiologia, havendo como outras opções Gastroenterologia e Cuidados Intensivos; e quatro de Cirurgia Geral, nas quais realizei atividades em contexto de Enfermaria, Consultas, Bloco Operatório e Pequena Cirurgia.

(8)

Reflexão Crítica Final

Sendo o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina o ano, por excelência, da profissionalização do estudante de Medicina, é por conseguinte, o ano em que melhor se aplicam os conhecimentos e técnicas aprendidos previamente e ao longo do ano, com o objetivo de se adquirir autonomia e preparar para o exercício da Medicina.

Tendo em conta os objetivos que fui referindo ao longo dos vários estágios parcelares, creio que foram, na sua maioria, atingidos em pleno, havendo no entanto alguns destaques que merecem ser feitos. No que consta da Pediatria, ter ficado numa Unidade tão especializada como a UCERN e ter feito Consulta de Pediatria Geral e ida semanal ao Serviço de Urgência Pediátrica permitiu-me adquirir uma visão abrangente de patologias comuns e raras, e ainda, criar uma boa comunicação com as crianças, jovens e suas famílias, algo que é muito bom de acontecer dada a faixa etária envolvida e alguma dificuldade na comunicação por vezes associada.

Acerca da Ginecologia e Obstetrícia estava expectante, uma vez que nas instituições privadas há a tendência de as doentes não quererem qualquer envolvimento de terceiros. Nesse, e noutros aspetos, o estágio superou largamente as minhas expectativas, pois fui integrado e aceite por todos, quer pelas equipas médica, de enfermagem e administrativa,

quer pelas próprias doentes e família. Neste estágio posso até considerar como “ponto

alto” ter sido 1º ajudante em parto por cesariana. Assim, os meus agradecimentos ao Dr. Pedro Martins e à Dr.ª Helena Machado pelo apoio prestado.

(9)

O estágio de Medicina Geral e Familiar foi, sem dúvida, o melhor estágio que tive ao longo do 6º ano curricular. Fui totalmente integrado na equipa; consegui fazer a abordagem que considero a melhor para a Pessoa, como um todo, interpretando-a à luz da sua família e relações biopsicossociais, e inclusive, pediram para realizar o trabalho supracitado que ficou nos registos informáticos da USF, tendo sido já consultado pela equipa médica. Assim, não posso deixar de agradecer desde já à Dr.ª Luísa Rocha pela oportunidade e por toda a ajuda e ensinamentos prestados.

O estágio parcelar de Medicina Interna foi bastante produtivo, quer em progressão na aquisição de autonomia, onde pude ir estudando e melhorando os meus conhecimentos técnicos e científicos, quer nas relações interpessoais, pois consegui seguir doentes desde o seu momento de entrada até à sua alta, comunicando regularmente e eficazmente com eles e com as suas famílias, e também com as equipas médicas, de enfermagem e administrativas, que me integraram e ajudaram em tudo o que precisei. Foi um dos estágios onde, sem dúvida, notei maior evolução enquanto futuro médico.

Em Cirurgia Geral, para meu descontentamento, não pude realizar tantas técnicas nem participar ativamente em tantas cirurgias quantas gostaria, pois não surgiram em número suficiente. Ainda assim, considero um estágio que globalmente foi positivo para a minha formação, uma vez que Anestesiologia ultrapassou largamente as minhas expectativas – mantém uma perspetiva transversal e abrangente do doente e das suas necessidades peri e intra-operatórias e ainda me possibilitou aprender e treinar técnicas, inclusive invasivas como colocação de cateter venoso central, linha arterial e entubação orotraqueal. Deste modo deixo um agradecimento à Dr.ª Cristina Pestana, por todo o apoio e atitude incansáveis.

(10)

percebi o que tenho de aprender e melhorar, como o conhecimento de doses terapêuticas ou a utilização de outras abordagens diagnósticas e terapêuticas. Deste modo considero que o ano profissionalizante do MIM foi uma base sólida de aprendizagem e contínua aquisição e atualização de conhecimentos que deverei manter para o resto da vida.

Concluo o presente relatório agradecendo à Faculdade de Ciências Médicas, a Casa que me acolheu durante estes 6 anos, e a todas as pessoas – professores, tutores, colegas, familiares e amigos – que intervieram na minha formação, transmitindo valores científicos, técnicos e humanos, pois Medicina tem tanto de Ciência como de Arte.

“Make a habit of two things: to help; or at least to do no harm.” Hipócrates

(11)

Anexos

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Figura 24 - Resistência térmica do substrato B tratado por raclagem, spraying e foulardagem .... Figura 25 - Resistência térmica das estruturas laminadas: 3 camadas de substrato

Finally, the exchange of academic results between different HEIs, for the context of an designated Erasmus mobility, implies the creation of a student personalized blockchain wallet

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Logo chegarão no mercado também, segundo Da Roz (2003), polímeros feitos à partir de amido de milho, arroz e até de mandioca, o denominado amido termoplástico. Estes novos

CARACTERIZAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE NOVOS SAIS IMIDAZÓLICOS EM CANDIDA ALBICANS: ESTUDO IN VITRO.. Porto Alegre, dezembro

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um