• Nenhum resultado encontrado

PRIORIZANDO O PRINCIPAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRIORIZANDO O PRINCIPAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 20 ano 54 01 de junho de 2014 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Edelson Lacerda ‐ Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga ‐ Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino ‐ Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo ‐ Aliança Miss. Alcimar Cavalcante ‐ Vicência

Miss. Edilton Carvalho ‐ Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011‐270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De segunda a sexta‐feira 09h às 12h ‐ 14h às 18h Expediente da Secretaria Segunda ‐ feira ‐ 8h às 12h ‐ 13h às 17h Terça a sexta‐feira 9h às 12h ‐ 13h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

PRIORIZANDO O PRINCIPAL

Todos nós vivemos num corre‐corre muito grande. O tempo torna‐se algo cada vez mais escasso, e é extremamente difícil acharmos espaço para fazer tudo o que deveríamos e gostaríamos de fazer. A família e o trabalho, geralmente, tomam a maior parte de nosso tempo. Muitos de nós nos encontramos, inclusive, trabalhando nos finais de semana, em casa ou até mesmo indo à empresa para isso. Mesmo que a empresa não tenha expediente aos sábados e domingos, acabamos levando trabalho para casa para podermos dar conta de relatórios, prazos, etc. Esse tipo de pressão é intenso e acaba atingindo todas as áreas de nossas vidas.

Como se isso não bastasse, Satanás e o mundo sempre trabalham para nos afastar daquilo que nos dá força e vigor para sermos o que devemos ser para lidarmos com o dia a dia. Um exemplo disso: ter apenas uma graduação já não é suficiente para garantir o emprego. Mesmo obtendo uma pós‐graduação ainda é pouco, de acordo com o mercado de trabalho. Isso não é pecaminoso, mas precisamos reconhecer que o mundo sempre pede mais, e mais, de nosso tempo e energia, e nós damos. Se tivermos que enfrentar um mestrado, ou doutorado, nós encaramos o desafio e os fazemos. A impressão que dá é a de que sempre arranjamos tempo para fazermos aquilo que, talvez, irá nos assegurar estabilidade e mais conforto, para nós e para a nossa família. Estas coisas não são erradas em si, pois são coisas legítimas. Mas eu pergunto: “Vale a pena fazer tudo isso e não se esforçar para priorizar o principal?”

No livro de Eclesiastes, escrito especialmente para os jovens, Salomão fala sobre a vaidade das possessões, do estudo, do trabalho e nos diz que há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Caps. 2,3 e 4). Devemos trabalhar e estudar, isso é bíblico. Mas, fazer além da conta, segundo a Bíblia, é vaidade de vaidade e correr atrás do vento. Biblicamente falando, o sentido de vaidade é o de que as coisas um dia irão deteriorar‐se, elas vão passar, vão se acabar – não vale apena gastar a vida pelo que não é eterno. Vivemos numa sociedade injusta e corrupta, na qual o custo de vida é muito alto, isso é fato. Entretanto, isto não é desculpa para depositarmos todas as nossas forças no sustento aqui da terra e deixarmos a Palavra de Deus em último plano – isso quando ainda fica em último plano. Pagamos um preço alto por não dedicarmos tempo

(2)

2|

Pastoral

BD01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

a Deus e à Sua Palavra. Ao dedicarmos o melhor do nosso tempo ao Senhor e às Escrituras estamos priorizando o principal.

Salomão ainda nos fala mais em Eclesiastes: “Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer, ou quem pode alegrar‐se? Porque Deus dá a sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que o agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento” (Ec 2.24‐26). Seremos tentados a amarmos as riquezas e a nos esquecermos de Deus e Sua Lei, que é perfeita e restaura a alma. Quando somos seduzidos pelas riquezas da terra, atraímos o mal contra nós mesmos.

“Quem ama o dinheiro, jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. Onde se multiplicam os bens se multiplicam os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Grande mal vi debaixo do sol: as riquezas que os seus donos guardam para o próprio dano” (Ec 5.10‐13).

A atitude habitual é: faço tudo que tenho que fazer e, se der tempo, leio a Bíblia. Além de ser pecado é uma loucura também. Como teremos vida plena em Cristo se não temos tempo com Ele e com Seus mandamentos? “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama;...” Jo 14.21a. Não podemos nos esquecer do que o Senhor também disse através de Moisés ao povo: “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo que procede da boca do Senhor, disso viverá o homem” Dt 8.3. No salmo 1 também: “Bem‐aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” Sl 1.1‐3.

Em muitas ocasiões entramos em dificuldades tremendas porque não priorizamos o principal. Não percebemos quanta falta nos faz a Palavra de Deus em nossa vida diária. Ela nos dá vida e direção: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” Jo 6.63. Minha oração é que o Senhor nos faça atentar seriamente para a Sua Palavra, pois, do contrário, teremos uma vida quando muito, medíocre. Os dias são maus, e a Palavra do Senhor Jesus em Apocalipse é dura: “Disse‐me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar‐se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o primeiro e o último, o princípio e o fim” Ap 22.10‐13.

Fraternalmente em Cristo, Iclayber Alves

─ PASTORAL ─

(3)

BD 01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Espaço missionário

| 3

Olá irmãos da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, que a Graça e a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo encha os seus corações!

Louvado seja Deus por mais este mês de trabalho na cidade de Correntes/PE. Neste mês tivemos a oportunidade de participar de um treinamento com fantoches no IBN, ministrado pelo ministério Ágape. Aprendemos não somente um pouco sobre o trabalho com fantoches, que é a área que mais eles tem usado, mas também algumas técnicas novas de evangelismo com bexigas.

Ainda este mês apresentamos na semana chamada de santa, o filme a Paixão de Cristo, e para isso contamos com a participação e colaboração dos irmãos da Igreja Batista Bíblica. Foi um momento muito especial onde ministramos a Palavra de Deus e distribuímos panfletos evangelísticos.

Agradecemos também a Deus pelo início da Construção do Templo da Igreja aqui na cidade, logo as pessoas da Rua Briguinha terão a oportunidade de cultuar a Deus conosco em um lugar específico.

Louvamos a Deus por sua bondade para conosco, por nos proporcionar um mês de trabalho em sua Seara abençoado pela saúde, pelo cuidado, pela provisão em nossas vidas, pela capacidade e pelos dons e talentos que ele tem nos concedido.

A Ele toda Honra e Glória para sempre! Lamárcio Martins

Missionário em Correntes/PE

PROJETO BARNABÉ DE GARANHUNS | Este Projeto tem 152 crianças frequentando as atividades oferecidas nesta entidade. Está previsto que nos meses de Junho à Agosto o clima ficará bem mais frio. Gostaríamos de contar com a solidariedade dos irmãos da PIPR através de agasalhos. A faixa etária das crianças são de 04 a 14 anos. Colabore com esta causa. Desde já o Ministério de Missões agradece.

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

(4)

4 |

Cantinho da maturidade

BD01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

FRUTOS AMADURECIDOS

Como nós tratamos as outras pessoas, revela pura e simplesmente qual é o tipo de fruto que nós produzimos. Somente podemos nos tornar frutos amadurecidos e que são de excelente sabor para o mundo, quando gentileza e bondade, são ideais que não podemos atingir, quando reagimos na carne, especialmente com pessoas que nos irritam.

O Salmo 1:1‐3 diz: "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação esta na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. E como a árvore plantada a beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!"

Quando nós seguimos a Deus, nós somos como árvores plantadas junto a mananciais de água, nós produzimos frutos sadios e prósperos. Com os nossos pensamentos e ações, nós devemos nos parecer com o nosso Deus.

Jesus disse em João 15:5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podem fazer coisa alguma."

Um delicado comportamento, bondoso, humilde, paciente, pacífico, amável, cheio de compaixão e de autocontrole.

Sempre que você pensar nessas qualidades, elas devem lembrar a roupa que você deve vestir como Cristão, e também que elas são inseparáveis. Você não pode praticar uma e esquecer outra. E também não podemos fazer nada sem o poder do Senhor.

Mateus 7:20 diz que nós seremos reconhecidos pelos nossos frutos.

" Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera." Tiago 3:17 Traduzido e adaptado do Livro "Corajosos e Gentis" de Mary Ann Froehlich.

VIAGEM PARA MACÉIO | Esta regressando hoje de Maceió, o grupo da Terceira Idade que esteve naquela cidade com o objetivo de fazer turismo, confraternizar e adorar ao Senhor. Hoje pela manhã estiveram na Igreja Presbiteriana do Farol. Que Deus os abençoe.

(5)

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de Primeira

| 5

NOITE DO PIJAMA 1 | Está chegando

mais uma Noite do Pijama de Primeira! E s e r á u m a g r a n d e a v e n t u r a n o s conhecimentos do Senhor!!! Não deixe de inscrever seu filho, neto, sobrinho, etc. As inscrições também estão abertas para crianças que não são da nossa igreja. Será na PIPR, das 19h do dia 06/06/2014 às 09h do dia 07/06/2014. Valor: R$ 40,00 (Pode ser dividido em 2 vezes).FAIXA ETÁRIA: 05 a 12 anos. PERÍODO INSCRIÇÕES: 27/04 a 01/06/2014.ONDE SE INSCREVER: Na recepção do Crianças de Primeira. Maiores informações procure: Anne; Lucas ou Mariana Gueiros.

NOITE DO PIJAMA 2 | Hoje a noite haverá reunião da equipe. Por favor não falte! FA M Í L I A S E C R E TA D E O R A Ç Ã O | Estamos chegando ao final da nossa programação! Não deixe de cumprir com seu compromisso de orar por sua família secreta! Temos ainda uma semana para colocarmos diante de Deus nossos motivos de oração e trocarmos mimos com nossa família secreta. Isso é muito importante! P r ó x i m o d o m i n g o ( 0 8 / 0 6 ) s e r á o encerramento com um almoço servido aqui na igreja após a EBD. Todas as famílias devem procurar Anne (Cerimonial da SAF) para combinar o que devem trazer de alimento.

CEIA DO SENHOR | Hoje é o primeiro domingo do mês, estaremos celebrando a Ceia do Senhor em Culto Solene logo mais a noite. Que nos aproximemos da mesa de comunhão com os corações contritos, que as nossas vidas estejam prontas diante do Senhor.

M I N I S T É R I O S A F | Os irmãos que desejam participar da arrecadação de AÇÚCAR para o Vale do Senhor, devem procurar Socorro Arcoverde, Claudia Neiva ou Cybelle Durães.

MINISTÉRIO SAF 2 | Atenção sócias da SAF, hoje, às 16h haverá Reunião Plenária. FALECIMENTO | Faleceu esta semana a irmã Maria do Rosário de Queiroz, foi membro aqui da igreja por alguns anos e frequentava a Igreja da Madalena. Que o Senhor esteja consolando a família.

MINISTÉRIO DE CASAIS | No dia 14 de junho teremos nosso jantar dos namorados. Será realizado na casa dos nossos irmãos Edson e Lídia. Valor por casal R$ 60,00 (sessenta reais). Você namorado, noivo ou casado não deixe de participar; faça já sua inscrição com uma das irmãs: Claudinha Lyra, Claudinha Rodrigues ou Rute Gomes. AVANÇO MISSIONÁRIO | Não haverá mais o avanço marcado para o dia 07 de junho ao Projeto Filadélfia/Bongi. Nas últimas semanas tem ocorrido algumas intercorrências na comunidade. Estejam orando por ela e pelo Projeto.

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS 2014 | “ A FÓRMULA SECRETA”. Este será o tema da nossa EBF 2014, de 22 a 25 de julho, para crianças entre 4 (anos completos) e 12 anos. As inscrições deverão ser feitas na secretaria do D.I., aos domingos e na Secretaria da Igreja, no horário comercial. Valor da inscrição: R$ 10,00 (dez reais).

ELEIÇÃO DE OFICIAIS | Nossa igreja encontra‐se em meio a um processo de escolha de oficiais. São duas vagas para o Conselho e sete para a Junta de Diáconos. Devemos buscar o Senhor em oração para que a Igreja como um todo possa ouvir a voz de Deus e eleger aqueles que o Senhor tem separado para estes serviços. A eleição ocorrerá no dia 22 de junho de 2014, às 10:30h quando a P I P R se reunirá em Assembléia Geral para este fim.

(6)

BD 01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Notícias de Primeira, súplicas e intercessão

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Problemas de Saúde

Abigail Miranda;

Adail Maia;

Amaro Souza;

América Elisabeth (Betinha);

Ana Ruth;

Anaide Lopes;

Bayard Amorim;

Cecília da Silva;

Clélia Maia;

Dilma Figueiredo;

Gilberto Oliveira;

João Alves;

Judite Ramos;

Juraci de Souza;

Josefa Gueiros (Zeza);

Lídia Santos;

Manacés Lyra;

Maria Gabriela Macedo;

Marlene Vasconcelos;

Neide Galiza Machado;

Raquel Amorim

Vanildo Lima.

Outros Enfermos

Fabiano Leitão;

José Carlos Figueiredo e Miriam (pedido de Cremilda);

Maria Clara (bisneta de D. Edite);

Marlene Araújo (mãe de Jaidson);

Selma (irmã de Suzicleide);

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

Dia: 14 de Junho Hora: 19h

Local: Casa dos irmãos Edson e Lídia

(7)

Equipes 01 a 07 de junho 08 a 14 de junho Presbíteros

Diáconos

Israel Selva Jorge Osvaldo José Bartolomeu Manoel Rubens Aurilo Daniel Sistema de som Klaus Wagner/Cristiano Lucas /Cristiano Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura Oração (Terças‐feira) Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves Doutrina (Quintas‐feiras) Pr. Cláudio Henrique Pr. Cláudio Henrique

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

Amanda Carneiro da Cunha Girão 05/06

Aziel Francisco da Silva 05/06

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica‐te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré

Ivonete Araújo de Andrade

CP Aliança

BD01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes, escalas e plantões

| 7

07/06

07/06 Rosilda Teonila Oliveira de Araújo

Mês Dia CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança CP Vicência CP Itambé Ronaldo Pires Falcão Mendes

02/06

Estela Maria da Silva França 02/06

Edson Vieira Wilson Durães

08 Cláudio H. Arthur de Paula Lutero Rocha Edelson L. Arthur de Paula Edelson L.

04/06 Edson Nascimento de Matos

Junho

22 Edson Vieira Eudes Horst Fernando Guerra Fernando T. ____ Rildo Leitão

04/06 Diogo Araújo de Lima

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Junior e Impacto Jovem 16 e 18h

─ L I T U R G I A ─

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

BD 01 junho 2014 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental

Deus é Digno de Todo o Louvor

*Leitura Bíblica: Romanos 11:33‐36

*Oração

*Hino: NC 4 “Culto à Trindade” Ele nos Perdoa e Aperfeiçoa‐nos Leitura Bíblica: Romanos 6:1‐14 Oração de Confissão

Cânticos

Devemos‐Lhe Tributo em Louvor Leitura Bíblica: Romanos 12:1,2

*Ofertório: NC 58 “Ofertas”

*Oração de Consagração Música Especial

Sua Lei e Perfeita e Nos Restaura Mensagem – Rev. Lutero Rocha

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém Notícias de Primeira

*Congregação de pé

EBD ‐ Escola Bíblica Dominical ‐ 10:30h

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Coro Salmos Jesus Merece Toda Adoração

*Leitura Bíblica: Salmo 47

*Oração

*Cântico “O Rei da Glória” Somos Purificados Por Sua Obra Leitura Bíblica: Salmo 15

Oração de Confissão Cânticos

Ofertar‐Lhe Também é Adoração Leitura Bíblica: Salmo 22:22‐25

*Ofertório: NC 88 “Amor Perene”

*Oração de Consagração Coro Salmos

Suas Palavras são Espírito e Vida Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque Ceia do Senhor

Hino NC 274 “Morto e Ressurreto” *Oração e Bênção Araônica *Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

Esta solução foi concebida para todas as piscinas com grandes superfícies vidradas e para piscinas de uso profissional.. PORQUÊ RENOVAR

Com efeito, é isso que as Contribuições afirmam de modo inequívoco: O Deus extremo precisa do ser (Der äußerste Gott bedarf des Seyns) (HEIDEGGER, 2003, p. 408); ou seja, “o ser

E será justamente em confrontação com essa tradição de pensamento que o último Deus se mostrará imprescindível para se pensar a superação da metafísica em Heidegger, por ser

À esquerda do Presidente: o companheiro Altami- ro Ribeiro Dias, Governador do Distrito 4610 para o ano rotário 2010-2011, a seguir, o companheiro José Roberto Silva de Arruda

Em 29 de outubro, o Brasil se une ao restante do mundo para realizar um alerta para os fatores de riscos do AVC, dar recomendações para prevenção, divulgando

Importante citar aqui movimentos do campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atuando em todo o país nas últimas décadas, com milhares de famílias assentadas

Elas são tão semelhantes entre os seres humanos e os outros primatas que minha habilidade se aplica igualmente a ambos, embora meu trabalho diga respeito principalmente

Nós Cristãos somos orientados pela Palavra de Deus a depositarmos nossa confiança em Deus, e a partir daí desenvolver nossos relacionamentos, quando confiamos em Deus usamos suas