• Nenhum resultado encontrado

Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIV Nº DE MAIO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba BOLETIM INFORMATIVO ANO XIV Nº DE MAIO DE 2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Um coração aquecido pela

Palavra de Deus!

O

dia 24 de maio é, pa-ra a Igreja Metodista, uma data valiosa pelo seu conteúdo. Comemora-se o dia em que John Wesley, lí-der precursor do metodismo, teve uma experiência com a Palavra de Deus como nun-ca tivera antes. Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar-tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata-mente quando se liam os ver-sos 16 e 17: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

Esse fato ficou conhecido como “a experiência do Coração Aqueci-do”, devido às palavras do diário de Wesley, em 1738, quando ele fora àquela reunião de estudo bíblico, na rua Aldersgate, em Londres: “Cer-ca das oito e quinze, enquanto ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração por meio da fé em Cristo, senti que meu cora-ção ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava so-mente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada, a de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvado da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo o meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perse-guido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração”.

O importante de tudo é percebermos que a experiência de Wesley po-de ser a po-de cada um po-de nós num dia normal po-de nossas vidas, como foi para ele. O que John Wesley fez foi simplesmente esquecer um

(2)

co todos os afazeres que tinha com o trabalho, com a igreja e com a uni-versidade e ir a uma reunião para ouvir Deus falar com ele em Sua Pa-lavra. Sem correrias, sem preocupações, sem pressa de ir embora pa-ra fazer isso ou aquilo. Ele entrou em contato com a Bíblia e sua reflexão como nunca fizera antes. E isso fez toda a diferença.

Quem sabe você também não pode ter seu coração aquecido – e a certe-za de que Jesus ama você e tirou os seus pecados –, no próximo domingo pela manhã, quando for à Escola Dominical? Ou quando for ao culto, seja pela manhã ou à noite? A oportunidade chegou para Wesley e aqueceu o seu coração, a exemplo dos discípulos no caminho de Emaús, quando ou-viam o próprio Jesus falando das Escrituras (Lc 23:13-35). Não terá

chega-do o seu dia de sentir o mesmo, querichega-do irmão? No Deus que se humanizou e aquece o coração,

Alessandra Viegas,

professora do Instituto Metodista Bennett

Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre.

Agostinho de Hipona, teólogo e filósofo cristão (354-430)

Reflexão

A era da sensação

Nossos avós cozinhavam em fogão a lenha, esfrega-vam roupas num tanque e usavam ferro a brasa. So-nhavam com um futuro on-de a vida seria mais fácil, haveria mais tempo livre e as pessoas seriam “mais felizes”. Pois esse tempo chegou. Compramos co-mida pronta, lavamos rou-pas em lavadora automática e o aspirador de pó faz a limpeza da casa. O “futuro” também chegou para a religião. Se, naquela época, as pesso-as eram apenpesso-as “católicpesso-as” ou “crentes”, hoje há religiões para todos os gostos: orientais, esotéricas, de matriz africana, xamanistas...

Diante de tantas possibilidades, não podemos deixar de perguntar: o mundo está melhor? As pessoas estão mais felizes? São menos indivi-dualistas? Mais tementes a Deus?

A percepção é clara: não! Ao contrário. Nunca se consumiu tanto álco-ol, antidepressivos e drogas para dormir. A ansiedade tomou conta

(3)

des-ta geração. Síndromes do pânico e de burnout se multiplicaram como re-sultado do mal-estar da modernidade.

Vivemos a era da sensação. As pessoas, para se sentirem vivas, preci-sam cada vez mais de muito estímulo sensorial:

Já não basta ouvir música: é preciso ouvi-la num aparelho de centenas de watts para garantir ao seu possuidor uma sensação de prazer.

Assistir a um show artístico? Esqueça. Eventos como Tomorrowland ou raves eletrônicas, que levam os sentidos ao limite, serão cada vez mais buscados.

Filmes que contam boas histórias? Difícil achá-los. A avaliação de um filme está na qualidade de seus efeitos especiais.

Tais sentimentos invadiram também a Igreja. Ter fé já não basta. É preci-so ter a sensação totalmente volatizada. E, para atender a essa necessi-dade de estímulos, o culto precisa ter atrações, muitas atrações! A ora-ção silenciosa foi abolida ou reduzida a alguns segundos. O silêncio é constrangedor e o dirigente quase se desculpa por isso.

Sem dúvida, a adoração da Igreja Primitiva seria vista como enfadonha. “Falta avivamento”, diriam. (Não por coincidência, avivamento é confun-dido com “animamento”, algo que “mexe” com as pessoas.) E sentirão que precisam de “algo mais” para “se conectarem” com Deus.

Não, você não precisa de “animação”. Você precisa é de Jesus, que pro-meteu estar com você, mesmo naquela singela reunião de oração. Não, você não precisa buscar estímulos com a “sensação” gospel do momento. Você precisa é de buscar o Eterno, seja no seu quarto, em madrugadas silenciosas, seja em sua leitura devocional matutina. Não, você não precisa de mais “sensação” em sua fé. Você precisa é de maior entendimento! Ao menos foi o que Jesus disse: “Ama a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força, e de to-do o teu entendimento” (Lc 10:27). Busque-O com a sua mente, razão e pensamentos. Era o que Paulo fazia: “Orarei com o espírito, mas tam-bém orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas tamtam-bém cantarei com a mente” (1 Co 14:15). Claro! Afinal, crer é também pensar. Jesus prometeu que estaria conosco “todos os dias, até a consumação do século” (Mt 28:20), mas nada disse acerca de você “sentir” sempre Sua presença. Portanto, se naquele culto você estiver triste, com o co-ração apertado, e perguntarem “Quantos estão sentindo a presença de Deus?”, se você não estiver, não se preocupe. A presença divina não se “checa” no campo dos sentimentos, mas no campo da fé.

(4)

À medida que amadurecemos em nosso relacionamento com Deus, me-nos ficamos tentados a esperar a Sua manifestação. O Senhor não quer você dependente de “sensações” e sentimentos volúveis e pouco con-fiáveis.

Neste exato momento, por exemplo, Ele está ao seu la-do... ainda que você não O esteja sentindo.

Por Daniel Rocha,

pastor na Igreja Metodista Central em Santo André

De modo geral, o culto evangélico tem-se tornado radicalmente informal, presunçosamente inovador e biblicamente empobrecido.

Jon D. Payne, pastor presbiteriano norte-americano

Questões Bíblicas

O que é a espada do Espírito?

A expressão “espada do Espíri-to” é encontrada apenas uma vez nas Escrituras, em Efésios 6:17. A espada é parte da armadura es-piritual que Paulo aconselha os cristãos a colocar, a fim de po-derem lutar eficazmente contra o mal e “permanecer inabaláveis” (Ef 6:13).

A espada é uma arma tanto ofensiva quanto defensiva, usada para pro-teger-se do mal ou para atacar o inimigo e vencê-lo. Era necessário que um soldado tivesse um treinamento rígido sobre o uso correto de sua es-pada, a fim de obter dela o máximo benefício. Todos os soldados cris-tãos precisam do mesmo treinamento rígido para saberem lidar correta-mente com a espada do Espírito, “que é a Palavra de Deus”. Já que ca-da cristão se encontra numa batalha espiritual contra as forças satânicas deste mundo, precisamos saber como manusear a Palavra corretamen-te. Só então ela será uma defesa eficaz contra o mal e uma arma valiosa para “destruir fortalezas” do erro e da mentira (2 Co 10:4-5).

A Palavra também é comparada com uma espada em Hebreus 4:12. Ali, ela é descrita como “viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes”. A espada romana era comumente de dois gumes, tornando-se melhor para perfurar e cortar em ambos os sentidos. A ideia das Escrituras como penetrantes significa que a Palavra de Deus atinge o “coração”, o centro da ação, e traz à tona os motivos e sentimentos daqueles em quem ela toca. O propósito da espada do Espírito – a Bíblia – é nos fortificar e capaci-tar para suporcapaci-tarmos os ataques de Satanás (Sl 119:11; 119:33-40;

(5)

e 119:99-105). O Espírito Santo usa o poder da Palavra para salvar al-mas e dar-lhes força espiritual para se tornarem soldados maduros pa-ra o Senhor.

Quanto melhor conhecermos e compreendermos a Palavra de Deus, mais úteis seremos em fazer a Sua vontade e mais eficazes em enfren-tar o inimigo de nossas almas.

Fonte: GotQuestion.com

Avisos

Campanha de oração “Famílias Firmadas na Rocha”

Neste mês de maio, a igreja está convidada para um tempo especial de oração por nossas famílias. A campanha propõe dois desafios. No âm-bito pessoal, você está convidado(a) a orar e jejuar por sua família até o fim do mês. O segundo desafio é que cada família se reúna uma vez por semana para celebrar um culto em casa, com os familiares. Invista em sua família orando por ela e promovendo o Reino de Deus em seu lar.

Confraternização das Famílias 2016

Em 28 de maio de 2016, sábado que vem, às 19h00, haverá um encon-tro especial em nossa igreja: a Confraternização das Famílias, um tempo muito especial de comunhão entre nós. Diferentemente dos outros anos, não venderemos convites, pois não haverá custo para quem participar da festa. Venha e traga sua família!

Aniversariantes

24/5 Augusto Bentley Murbak Cerqueira e Elisabeth Laura Ladeia Gomes Silva.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Do-mi, da Edelita (irmã da Marilene), da Ester Laguna, da Gina, do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da d. Juraci, da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Márcia (esposa do Américo), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Bri-to), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do William (de Santana de Parnaíba);

Pelos projetos sociais da nossa igreja;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com Seminarista: Lucas Gomes

programação semanal

2ª feira 3ª feira 4ª feira 6ª feira sáb. domingo

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

Horários de eXpedienTe dos pasTores na igreJa

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e LauraTiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

boleTim informaTivo (boin) da igreJa meTodisTa em iTaberaba

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves, Fábio Martelozzo Mendes e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes Pela equipe pastoral (os pastores Tiago, Laura, Edmilson e Michelly e

o seminarista Lucas);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (22/5) PRÓX. DOMINGO (29/5)

FECHAMENTO DA IGREJA Murillo Silas

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Will

INTERCESSÃO Manoel/Maria José Edward/Manoel

MINISTÉRIO INFANTIL Paloma/Maiara/Lucas Bia S./Bia B./Thaís

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

OPERADOR DE CÂMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Carol Sem. Lucas/Manoel

Referências

Documentos relacionados

Os principais fatores de risco associados a DCV são história familiar, idade, sexo, dieta, atividade física, exposição ao tabaco, pressão arterial, perfil

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção

DDR3 1333/1066 Mhz , que dobra a largura de banda da memória de seu sistema tornando-o extremamente poderoso, interface para placa gráfica PCIe-x16, controladora de discos ATA133

No entanto, a terapia com laser de baixa potência foi eficaz neste estudo, mostrando-se promissora para o tratamento da hipersensibilidade dentinária, visto que o grupo

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

de prática clínica; o uso de critério de redução clinicamente relevante de dois pontos em 48 horas após a internação em ambiente hospitalar; a comparação dos desfechos

A missão da Igre- ja é “a construção do reino de Deus, sob o poder do Espírito Santo, pela ação da comunidade cristã e de pessoas, visando o surgimento da nova vida trazida por

O socorro de Deus para todos os seus filhos se manifestou primeiramente em Cristo, quando Ele venceu toda a tentação, abrindo a porta para socor- rer todos os que são tentados