• Nenhum resultado encontrado

SUSHI? VAMOS FAZER GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SUSHI? VAMOS FAZER GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FORTALEZA - CEARÁ,SEXTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2021

| EM CASA | Amada pelos brasileiros, a iguaria japonesa é versátil e pode ser replicada de diversas formas na cozinha de casa. Saiba onde comprar insumos e fazer cursos. Página 3

VAMOS FAZER

GETTY IMAGES/ISTOCKPHOTO

www.opovo.com.br/vidaearte vidaearte@opovo.com.br | 3255 61 37

SUSHI?

VAMOS FAZER

SUSHI?

SUSHI?

(2)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2021

􀣥

PEDRO SALGUEIRO

pedrosalgueiro@opovo.com.br

C O N F I R A E STA E O U T R A S C O LU N A S E M W W W. O P O V O . C O M . B R / C O LU N A S

PRÓXIMA SEMANA

TA R C Í S I O M AT O S

CHEGANDO A CASA, E ATÉ HOJE, LEMBRO ESSA PEQUENA PREMONIÇÃO PROPORCIONADA PELA MINHA MÁXIMA DISTRAÇÃO

Distrações

Percebi o poder e o mistério de se estar peri- gosamente distraído num instante banalíssimo de um jogo de futebol, explico: não encontrando lugar nas arquibancadas do Estádio Presidente Vargas, procurei uma fresta entre os que se es- premiam ao pé do alambrado junto ao campo; a partida corria solta num empate disputado, com perigo de ambos os lados; eu mal avistava o gra- mado, levando esbarrões laterais dos nervosos torcedores, então fiquei num misto de distração entre ouvido acompanhando as emissoras de rádio, xingamentos vindos das arquibancadas e força de ombro para não ser jogado pra fora do campo de visão do espetáculo... Fiquei num estado de sonambulismo de atenções, não sabia em que plano sobrevivia naquela loucura, se no auditi- vo, no visual ou no meramente corporal, nisso fui perdendo as rédeas da partida e imaginando si- tuações noutros níveis mentais; fechasse os olhos não saberia se estava numa feira, show musical, corrida de cavalos ou... De repente estiquei o pes- coço para a trave que estava à minha esquerda, logo percebi envergonhado que o ataque estava do outro lado, meu lado direito, então balancei a

cabeça e me afastei um pouco, envergonhado pelo meu erro... Mas foi somente o tempo de ter que esticar novamente o pescoço e ficar na ponta dos pés, para ver ainda o gol... Desta vez, verdadeiro, um gol, sim!, num rápido contra-ataque o time visitante fez seu tento... lá na trave esquerda... Isso mesmo, aquela mesma trave com a qual me enga- nara segundos antes.

Na hora as vaias da torcida, os protestos e reclamações dos jogadores, objetos jogados no campo, não me deixaram pensar no assun- to, mas chegando a casa, e até hoje, lembro essa pequena premonição proporcionada pela minha máxima distração.

Décadas após, numa daquelas crônicas/poe- mas de Clarice Lispector (“Por não estarem dis- traídos”, do livro A Descoberta do mundo: crôni- cas, de 1984.), encontrei uma possível explicação:

“Então a grande dança dos erros. O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que, esta- va ali, no entanto. No entanto ele que estava ali.

Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza

queriam, sem um sorriso. Tudo só porque ti- nham prestado atenção, só porque não estavam bastante distraídos. Só porque, de súbito exigen- tes e duros, quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quise- ram ser, eles que eram. Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraídos”.

Outros anos depois, encontrei no texto “Cristal com uma rosa dentro”, do Tomo II, do livro Último Round, de Julio Cortázar, esta pérola: “O estado que definimos como distração poderia ser de al- gum modo uma forma diferente da atenção, sua manifestação simétrica mais profunda situada em outro plano da psique; (...) Não é raro que no indivíduo acostumado com tal tipo de distrações a apresentação sucessiva de vários fenômenos he- terogêneos crie instantaneamente uma apreen- são de homogeneidade deslumbrante”.

E hoje sei que – parafraseando Leminski –

“distraídos enxergaremos” bem mais.

Ao todo, serão transmitidas 19 performances circenses em um único show virtual

FLÁVIO BERTAGNOLI/DIVULGAÇÃO

Ao todo, serão transmitidas 19 performances circenses em um único show virtual

FLÁVIO BERTAGNOLI/DIVULGAÇÃO

Ao todo, serão transmitidas 19 performances circenses em um único show virtual

FLÁVIO BERTAGNOLI/DIVULGAÇÃO

O MELHOR DA AGENDA CULTURAL

Q U E R D I V U L GA R S E U E V E N T O ? R E P O RT E R @ O P O V O . C O M . B R

URGÊNCIA NAS RUAS

ESTREIA DE

CLÁSSICOS HÚNGAROS

NÚCLEO BARTOLOMEU

CINEMA

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos realiza até agosto programações em comemoração aos seus 20 anos de criação.

O grupo desenvolve pesquisa continuada sobre a linguagem teatro hip-hop e, nessa celebração, serão transmitidas leituras dramáticas de espetáculos por grupos convidados. O espetáculo desta sexta-feira, 16, é intitulado “Urgência Nas Ruas” e realizado pela Cia. São Jorge de Variedades.

Quando: hoje, dia 16, às 20 horas Onde: Núcleo Bartolomeu no YouTube

Nesta sexta-feira, 16, entram no catálogo da plataforma de streaming de cinema independente Supo Mungam Plus o drama britânico “Meu Coração Feroz”, de Jane Gull, e dois clássicos do cinema húngaro em versão restaurada do diretor Zoltán Fabri.

“Os Meninos da Rua Paulo” e “O Quinto Selo”

estreiam na plataforma hoje.

Quando: nesta sexta-feira, 16 Onde: na plataforma www.

supomungamplus.com.br Quanto: 7 dias grátis para novos assinantes; assinatura mensal por R$ 23,90 ou anual por R$ 199,90

INFORMAÇÕES SOBRE ATRAÇÕES, DATAS E HORÁRIOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS ORGANIZADORES DOS EVENTOS

ESPECIAL CIRCO

SECULTFOR

Será exibido nesta sexta- feira, 16, o espetáculo

“Especial Circo”. Ao todo, serão transmitidas 19 performances circenses em um único show virtual.

Entre as programações que poderão ser conferidas pelo público estão shows de mágica, malabares, palhaçaria, performances de cinema mudo, corda bamba e tecido acrobático.

Quando: hoje, 16, às 19h30min Onde: Secultfor no YouTube

LITERATURA BRASILEIRA

CONTEMPORÂNEA MAIS

TOMORROWLAND

ITAÚ CULTURAL

ELETRÔNICA Estreia nesta sexta-feira

uma nova coluna mensal no site do Itaú Cultural.

Intitulada “Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea”, ela trará apresentará novos autores da cena literária no País. A escritora, arte-educadora, atriz e diretora teatral alagoana Kika Sena (foto) é a primeira a participar da coluna, cuja curadoria dos primeiros cinco textos é de Fabiana Carneiro da Silva. As obras selecionadas podem ser ou não inéditas, escolhidas a partir de material já publicado dos autores. A seleção de Fabiana é por região, garantindo uma pluralidade de paisagens, sotaques, estilos, gêneros e histórias

Quando: a partir desta sexta- feira, 16

Onde: itaucultural.org.br

A partir de meia-noite, a edição digital do festival Tomorrowland apresentará ao público uma festa com mais três horas de programação. A live terá as participações dos DJs Bhaskar, Kvsh e Carola.

Será possível acompanhar as apresentações pelo canal Beck’s Beer Brasil no YouTube.

Quando: a partir de meia-noite de sábado, 17

Onde: Beck’s Beer Brasil no YouTube

“O Quinto Selo” estreia na plataforma Supo Mungam Plus

REPRODUÇÃO/PAPO DE CINEMA

(3)

FORTALEZA - CE, SExTA-FEiRA, 16 DE juLhO DE 2021

3

Comes

SuShi

| mão na maSSa | Chefs especialistas na iguaria oriental ensinam onde comprar insumos, fazer cursos e dicas para um sushi feito na cozinha de casa. Vamos aprender?

O sushi já não é mais uma novidade no Brasil e a recei- ta - popularizada a partir de técnicas desenvolvidas no Japão - é comum em restau- rantes no País. Isso não sig- nifica, entretanto, que o pra- to é limitado. Novos sabores são adicionados ao tradicio- nal para abranger diferen- tes gostos e orçamentos, o que torna o prato uma opção para empreendimentos e es- colha daqueles que desejam se aventurar na cozinha em casa. Quer saber como? O Comes&Bebes traz dicas de chefs para te ajudar no início do processo, confira:

Receita em etapas

1. arroz

Élcio explica que a receita é executada em processos. A primeira fase é o arroz, que deve ser lavado cinco vezes para retirar o excesso de amido. Depois, ele tem que ser escorrido e colocado em uma panela com água fria. As medidas são simples: 1,5 xícara de água para cada xícara de arroz.

O próximo passo é levar ao fogo alto e baixar assim que iniciar a fervura. Quando a água estiver seca, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 min.

2. molho Su

um dos pontos mais importantes do prato é o tempero, que traz o sabor característico do sushi e é indispensável na receita.

Para fazer o molho Su ideal, coloque 750 ml de vinagre de arroz, 400g de açúcar e 60g de sal em uma panela. Aqueça até dissolver o açúcar. Com o arroz ainda quente, tempere o ingrediente com 50ml de molho para cada xícara de arroz, mexendo cuidadosamente com o auxílio de uma espátula.

Primeiros passos

Para os iniciantes, é preciso separar os in- sumos necessários para uma peça base.

Os itens indispensáveis segundo o chef Elcio Nagano são arroz japo- nês, vinagre de arroz, raiz forte, salmão fres- co e esteira de bambu.

ingredientes

SERviçO

Kojima sushi

onde: Rua Andrade Furtado, 2041

mais informações: @ kojima.sushivibe no instagram Pedidos pelo site sushivibe.

com.br

mercadinho japonês

onde: Av. Antônio Sales, 2435 mais informações: @ mercadinhojapones no instagram

peixaria miray

onde: Rua Letícia Braga, 79 mais informações: (85) 99603-0248

japa da ostra

onde: Av. Palmeira dos Índios, 2.222

mais informações: @ japadaostra no instagram

curso de sushi com elcio nagano

onde: Espaço Edilberto Costa mais informações: @ espacoedilcosta no instagram

3. moldagem

Com estas etapas concluídas, começa o processo de moldagem. Para fazer um maki, como são chamados os sushis enrolados, é necessário uma alga nori em 3/5. O pedaço maior vai para esteira de bambu previamente encapada com filme plástico. Para ter o resultado desejado, siga a sequência: coloque uma camada fina de arroz - com um espaço de dois dedos para o fechamento -, recheie, enrole e corte em pedaços.

O ideal é deixar um espaço para enrolar.

A sugestão é dividir a peça em oito pedaços.

FáBiO LimA/O POvO

O Kojima Sushi funciona desde 2019.

REPRODuçãO/inSTAgRAm

criando o próprio menu

EThi ARCAnjO

Após as primeiras tentativas, já é possível explorar as alternativas do prato. Dentre as principais variações de sushi estão o hossomaki, peça enroladas em rolos finos com a alga por fora; o uramaki, que consiste na alga para dentro e o arroz para fora; e o hot roll, no qual o prato é empanado com alga, farinha panko e depois é frito. Outra opção para acrescentar no seu cardápio é o sashimi, feito com tiras finas de peixes frescos como salmão ou atum.

onde

encontrar

já sabe como fazer, mas não sabe onde comprar os insumos?

Fortaleza dispõe de lojas especializadas na culinária japonesa, como o mercadinho japonês, localizado no número 2435 da Avenida Antônio Sales. Outras indicações são a Peixaria miray, no bairro Papicu, e o japa da Ostra, mercado disponível também online. na loja, é possível encontrar uma esteira de bambu por R$ 13,55 e o kilo de arroz específico para sushi por R$ 18,40.

LaRa MontezuMa

lara.montezuma@opovo.com.br ESPECiAL PARA O POvO

para veganizar

Tem como fazer sushi sem produtos de origem animal?

Sim! Quem traz dicas é o chef marcélio Ferreira, responsável pelas iguarias do restaurante Kojima. O menu conta com carpaccio, ceviche, pokes,

sushis especiais e veganos.

marcélio indica o uso de frutas e legumes, como couve crocante, cogumelo, manga e pepino, alguns dos itens presentes nas opções vegetarianas do Kojima.

cursos

EThi ARCAnjO

Se você deseja se

profissionalizar e utilizar a receita como fonte de renda, os cursos profissionalizantes podem auxiliar. O Espaço gastronômico Edil Costa oferta um curso com o chef Elcio

nagano no dia 27 de julho, com pequenas turmas de 12 alunos.

já o Senac também oferece aulas em diferentes localidades do Ceará para quem deseja desenvolver habilidades no preparo de sushis e sashimis.

em casa!

(4)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2021

􀏄

vidaearte@opovo.com.br

*ESTA COLUNA É PUBLICADA ÀS SEXTAS

Gastronomia

Por EDILBERTO COSTA

A cozinha afetiva:

com amor e com afeto

| MEMÓRIA |

Pare um pouco e pensa:

qual comida te traz boas re- cordações? O cheiro do fogão à lenha, o chiado da panela de pressão, os domingos em família… pensou? Pronto, isso se chama memória gustati- va, são as boas lembranças através da comida, Podemos chamar de cozinha afetiva, ou num jargão mais contem- porâneo, comfort food.

Culinária afetiva é a gas- tronomia baseada em me- mórias. É experimentar um prato e rapidamente as- sociar aquele sabor a uma lembrança gostosa da vida.

Pode ser da nossa infância, do nosso tempo morando

ARQUIVO PESSOAL

sozinho, de superações que ninguém sabe que você vi- veu. Culinária afetiva é aque- la comida que te desperta sentimentos bons, memórias de segurança e de afeto.

Segundo a professora Su- san Whitborne, especializa- da em ciências psicológicas e cerebrais da Universidade de Massachusetts, nos Esta- dos Unidos, as lembranças provocadas pelos alimentos envolvem os cinco sentidos, por isso são as mais inten- sas. Neste caso, o conjunto de sensações também serve para explicar porque o sa- bor de uma torta ou o aroma de um frango, por exemplo,

podem remeter à época em que costumávamos frequen- tar a casa da avó.

Tenho incentivado os meus alunos e seguidores das mi- nhas redes sociais a pensa- rem nas receitas que trazem boas memórias e as desafio a executá-las. Incrível como o resultado quase sempre é um prato fantástico e carre- gado de emoções, pois ali tem muito amor envolvido.

Ah, querem saber qual a comida afetiva que nor- teia as minhas memórias?

Galinhada caipira, presente em quase todos os domingos na minha casa no Interior. E

era bem simples de fazer: GALINHADA CAIPIRA

vidaearte@opovo.com.br

*ESTA COLUNA É PUBLICADA ÀS SEXTAS

Tim-tim

Por TAIGA CAZARINE

Claro que é! (risos) É bastante comum ouvir esta resposta quando alguém está provando uma cerveja com presença de acidez, por exemplo. As cervejas que tra- go hoje são opções requintadas do uni- verso das bebidas. Assim como existem uísques industrializados e isso faz com que tenha qualidade sensorial inferior e também valor mais acessível, o mes- mo ocorre com a cerveja. Temos opções que são produzidas em volumes muito grandes e outras que são trabalhadas de forma quase pessoal, e daí vem a relação com o termo “cerveja artesanal”.

Um destes exemplos são as Far- mhouse Ales (cervejas de fazenda), o conceito é belga e faz relação com as cervejas que são produzidas por fa- mílias locais e/ou por funcionários da fazenda. A Saison, por exemplo, é uma cerveja de fazenda também. Por suas receitas exigirem muito zelo, respeito ao tempo de produção e também por proporcionar cervejas muito expres- sivas, ricas em aromas e sabores e, ao mesmo tempo, muito delicadas e re- quintadas, por estes motivos algumas cervejarias brasileiras estão apostando em produções limitadas e que entre- gam este tipo de experiência.

Endemic BC é uma cervejaria da

Serra Catarinense que acaba de nascer e tem como propósito produzir ape- nas Farmhouse Ales, e que orgulho- samente denominam tudo apenas em português, pois um de seus objetivos é enaltecer ingredientes e sabores brasi- leiros, além de incentivar tudo que for de cultivo e produção local. Para suas produções, eles contam com o apoio da cervejaria Unika, que já é reconheci- da pela qualidade em suas produções.

Próximo a eles também tem a cerve- jaria Cozalinda, que se consolidou por fazer apenas cervejas maturadas em barris e sempre complexas.

Recentemente, a cervejaria Imigra- ção de Porto Alegre/RS lançou um trio de Farmhouse´s com propostas bas- tante inovadoras e, entre elas, uma que pode aguçar o paladar dos Cea- renses, confere: Hop Farmhouse Ale, cerveja com acidez suave, com perfil muito semelhante à uma champagne;

uma Sour Brazilian Cajá Lambic, cer- veja com bastante acidez presente e notas de frutas como protagonista; e uma Wood Cachaça Lambic, com no- tas de cachaça bastante presente no paladar e aroma, além das notas de madeira - definitivamente uma cer- veja para fãs da bebida brasileira.

ISSO NÃO É

CERVEJA!

CONHECENDO AS LAMBIC

Lambic são cervejas com denominação de origem, assim como as champagnes, e elas só podem ser assim cha- madas quando produ- zidas em Pajottenland, na Bélgica. Este tipo de cerveja passa por fer- mentação natural (em tanques abertos) e pos- sui características de leveduras específicas desta região belga. Hoje em dia é possível en- contrar o nome “Lam- bic” sendo utilizado por outras cervejarias em outros cantos do mun- do, com a intenção de mostrar uma repro- dução do estilo, mas não quer dizer que fo- ram feitas no local ou à mesma maneira.

CERVEJAS de fazenda, inspiradas em receitas tradicionais belgas

DIVULGAÇÃO

CERVEJA CLARA DE FAZENDA, notas frutadas, complexa e elegante.

HOP FARMHOUSE ALE, cerveja brasileira com experiência parecido a um espumante

MINHA

GALINHADA AFETIVA

A Galinha caipira cortado em pedaços e temperada com sal, pimenta e azeite, cebo- la, alho, coentro e cebolinha (bem muito), tomate, pimen- tão, sal, pimenta e colorau, são os temperos adicionais.

O frango era selado no óleo mesmo, depois todos os tem- peros são refogados. Cobre com água e cozinha formando um cal- do maravilhoso. No final do cozi- mento entra o arroz que é cozido no próprio caldo da galinha.

Pronto, simples assim. Amor e afeto em forma de comida. Isso é a cozinha afetiva.

HOP FARMHOUSE ALE, cerveja brasileira com experiência parecido a um espumante

(5)

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2021

􀎑

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

CLÓVIS

HOLANDA

CLOVISHOLANDA@OPOVO.COM.BR | *ESTA COLUNA É PUBLICADA TODOS OS DIAS

HOLANDA

Pause O POVO

Acompanhe no Instagram da coluna mais fotos de eventos, personalidades, consumo e outras notícias. Acesse @pauseopovo.

CELEBRAR

Silvinha de Castro comemorou, em clima de Safári do Mickey, o primeiro aninho de Gabriel, na foto com a mamãe e o irmão mais velho, Sylvio. 

IMPACTO SOCIAL I Aprovado ontem, na Assembleia, mensagem do Governo do Estado que prevê uma política de distribuição de absorventes para estudantes da rede estadual de ensino, dentre outras medidas neste âmbito. Projeto, que ficou conhecido como “da pobreza menstrual”, vem para resolver um problema social e de saúde pública. Pesquisa aponta que uma a cada quatro jovens carentes deixa de frequentar a escola no período do ciclo por falta de condições de adquirir o produto de higiene e temendo constrangimentos. 

IMPACTO SOCIAL II Iniciativa local remete diretamente à trajetória do indiano Arunachalam Muruganantham, inventor de uma máquina que fabrica absorventes higiênicos a baixo custo para mulheres da zona rural da Índia. A ideia, aparentemente simples, provocou mudanças sociais, culturais e de saúde pública marcantes naquele país. Filme

“PadMan”, na Netflix, conta essa história. Vale destacar que, aqui no Ceará, foi a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), a primeira a chamar atenção e a buscar resolver o problema. 

MAÇONARIA 

O Grande Oriente do Brasil do Estado do Ceará (GOBCE) realiza neste sábado, 17 de Julho, às 19 horas, na Grande Loja Maçônica, a solenidade de posse da sua nova

administração. Instituição será conduzida pelos próximos dois anos pelos maçons Leonardo de Almeida Monteiro, na função de Poderoso Grão-Mestre Estadual e pelo Eminente Grão-Mestre Estadual Adjunto, Amaury Neves Marinho. 

MERCADO I

Sócios Matheus Melo, Iuri Procópio e Gustavo Pontes, este último filho de Luiz Pontes e Karísia, comemoram o primeiro ano de sucesso da El Club Privado. Loja on- line comercializa as marcas mais famosas de charutos do mundo para todo o Brasil, segmento ainda mais em alta com a pandemia.

MERCADO II 

Avine Alimentos foi uma das empresas a integrar o painel “Comercialização e vendas de ovos em supermercados – Margem do supermercado e outras

questões”, uma realização do Instituto Ovos Brasil. A empresa cearense, fundada em 1992 e presente nas regiões Norte e Nordeste, participou do evento com falas conduzidas por seu presidente e também diretor comercial do IOB, Airton Júnior, e por seu diretor comercial e de marketing, Pedro Henrique. 

MODA

Chama-se Beach 16 a marca beachwear que vem fazendo sucesso com a mulherada.

Odontóloga Manoela Pimenta, que oferece dicas de estilo nas redes sociais, em breve

lança coleção em parceria com a grife. 

GOURMET 

Chef Jeanine Gurgel, que por anos conduziu o Zé Restô, comanda agora a elogiada cozinha do Makena Hotel, em Icaraizinho de Amontada. 

AGENDA 

A Feira de Artes e Antiguidades está de volta ao Shopping Del Paseo. Todos os sábados, de 12h às 22h, no Piso L3, o público interessado terá acesso a objetos raros, de décadas distintas e de valor simbólico.

Chef Edilberto Costa, executivo, professor de gastronomia e colunista do O POVO, apresenta hoje com jantar, para lista restrita de convidados, o “Espaço Gastronômico Edilberto Costa”. A proposta é oferecer uma cozinha experimental, um ambiente aberto para a arte de cozinhar, o ofício de ensinar e o prazer de degustar. Fica na rua Pereira Filgueiras, 1970 (Aldeota) e a promessa é de injetar inovação e conhecimento aos amantes da área na Cidade.  

INAUGURAÇÃO 

GESTÃO E VAREJO 

Leonardo Brasil (Rosamango), Mauro Sampaio (Animale) e Caio Nogueira (Yozem) completam um ano na direção da Associação dos Lojistas do RioMar Shopping. Registro foi da última reunião, momento em que planejaram passos para os próximos meses, quando finalizam o mandato. 

BRINDE & BUSINESS

Encontro informal no escritório de Odmar Feitosa virou happy hour entre amigos. Célio Thomaz, Deib Otoch Jr. e Paulo Porto na foto com o anfitrião, que aproveitou as presenças para abrir os bons rótulos de seu vizinho, a Brava Wine.  

ENTRE NÓS...

No mesmo dia em que o presidente tentava capitalizar

politicamente sua internação hospitalar, a filha de conhecidos expôs também nas redes, em detalhes, sua rotina de agressões e assédio moral com o ex-namorado. Há décadas teóricos da comunicação já falavam da espetacularização da vida privada, mas atingimos níveis acima de qualquer previsão acadêmica.

Sobre o assunto... Danuza Leão comentou o que achou da imagem do PR no leito hospitalar: “O único problema de olhar essa foto é se desinteressar pelo sexo masculino para o resto da vida”. Foi no site da colunista carioca Lu Lacerda.

AURÉLIO ALVES

CARIOCANDO 

Leonardo Dall`Olio e Maria Clara deram pausa agenda para curtir o Rio de Janeiro com as filhas, sob as bênçãos do Cristo Redentor, ao fundo na foto. 

REENCONTRO

Amigas que o tempo nunca separou: Luciana Rodrigues, Patrícia Lima Borges, Cynara Rodrigues e Moelma Costa no happy hour levíssimo do Geppos, no Jardins Open Mall. 

CICLOS 

Feliz aniversário hoje para Ingrid Feitosa, Paulinha Sampaio, Ethel Whitehurst, Carlos Castelo, Juliana Carneiro, Roger Gradvhol, Ana Beatriz Cavalcante. 

(6)

VIDA&ARTE

FORTALEZA - CE, SEXTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2021

􀠾

O que é e como jogar

1.O jogo é constituído de 81 quadrados numa grade de 9 x 9 quadrados, subdivivida em nove grades menores de 3 x 3 quadrados.

2.Cada fileira (vertical e horizontal) deverá conter números de 1 a 9.

3.Cada grade menor, de 3 x 3 quadrados, deverá conter números de 1 a 9.

4. Nas fileiras horizontais e verticais da grade maior, cada número deverá aparecer uma só vez.

SUDOKU

PALAVRAS CRUZADAS

Brincar

23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO 23 DE JULHO A 22 DE AGOSTO 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO

22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL 21 DE ABRIL A 20 DE MAIO 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO

Os mundos de Liz. DANIEL BRANDÃO

www.estudiodanielbrandao.com

Os Intrépidos. KARLSON GRACIE E BRENO TAVEIRA

@karlsongracie

Nanda a Ver. BLENDA FURTADO

blendafurtado.com

HORÓSCOPO PERSONARE

www.personare.com.br | a.martins@personare.com.br

PEIXES AQUÁRIO

CAPRICÓRNIO

SAGITÁRIO ESCORPIÃO

LIBRA

VIRGEM LEÃO

CÂNCER

GÊMEOS TOURO

ÁRIES

Diplomacia é essencial, especialmente ao interagir com o entorno imediato. A Lua Crescente em seu signo se harmoniza com Saturno, o que tende a lhe deixar mais seletiva no trato humano, além de elevar a qualidade das conversas, cujo conteúdo ajuda com seus atuais interesses.

É fundamental buscar acordos com as pessoas próximas e superar desafi os, devido à tensão lunar com Mercúrio, Sol e Plutão. Seu senso estratégico pode se elevar na gestão dos problemas que geram impacto na vida doméstica, pois a Lua Crescente na área de crise se harmoniza a Saturno no setor familiar.

Afl oram desafi os territoriais com a Lua tensionada a Mercúrio, Sol e Plutão, de modo que você tende a ser testada. Chegou a hora de trabalhar em busca de acordos e fortifi car suas relações de confi ança, visto que a Lua Crescente se harmoniza a Saturno no eixo amizades-comunicação.

O trato interpessoal pode ser desafi ador, devido à tensão lunar com Mercúrio, Sol e Plutão, mas com diplomacia você pode melhorar isso.

O comprometimento familiar tende a se elevar frente à harmonia entre a Lua Crescente e Saturno, favorecendo a qualidade das ações e possibilitando acordos.

Tente articular estratégias para superar os problemas, devido à tensão lunar com Mercúrio, Sol e Plutão. Sua capacidade de diálogo tende a se revestir de diplomacia e seletividade, passando confi ança às pessoas, pois a Lua Crescente e Saturno se harmonizam no eixo comunicação-relacionamentos.

Que tal fl exibilizar sua postura nas relações para ajustar interesses que confl itam neste momento astrológico?

O comprometimento com o dia a dia e o senso crítico na gestão dos recursos materiais podem se elevar, conforme aponta a Lua Crescente harmonizada a Saturno.

Procure valorizar as ações em conjunto, tomando cuidado ao administrar os desafios de relacionamento que afloram com a Lua tensionada a Mercúrio, Sol e Plutão. A Lua Crescente forma trígono com Saturno no eixo profissional- material, podendo nutrir seu senso crítico em prol das demandas.

Desafios podem testar seus limites, devido à Lua tensionada a Mercúrio, Sol e Plutão. Tente não largar a ética! A maturidade com a qual você encara os acontecimentos tendem a lhe deixar criteriosa com a qualidade das ações em curso durante este momento astrológico.

Mercúrio, Sol e Plutão no circuito social quadram com a Lua, sendo necessário recolher-se. Concentração e reserva emotiva são fundamentais ao encarar desafi os, devido à Lua Crescente harmonizada a Saturno no circuito de crise, ajudando-lhe a analisar a percepção dos fatos e amadurecer suas ideias.

Busque demonstrar compromisso! Tente se articular com seus pares para melhorar a rotina pessoal e profi ssional, já que os desafi os tendem a afl orar durante este ciclo. As parcerias podem amadurecer com a Lua Crescente em trígono com Saturno, levando à consolidação de parcerias.

Dada a tensão lunar com Mercúrio, Sol e Plutão, tente mostrar diplomacia ao lidar com pontos de vista diferentes.

O comprometimento com as tarefas e parcerias pode se elevar com a Lua Crescente harmonizada a Saturno no circuito do trabalho, o que lhe faz se dedicar à melhora das rotinas.

Procure aproveitar o alcance das redes virtuais para estar próxima de quem você gosta. A Lua Crescente harmonizada a Saturno pode lhe deixar criteriosa na extroversão da imagem pública, mostrando-se mais seletiva e econômica, devido à tensão lunar com Mercúrio, Sol e Plutão.

O SANTO

Nossa Senhora do Carmo

O ANJO

Ariel

A história de Nossa Senhora do Carmo é intimamente ligada a Ordem dos Carmelitas, da qual temos o testemunho do cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”. Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha;

e “elo” significa senhor; portanto,

“Vinha do Senhor”): o nome nos

aponta para a montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré figurada pelo primeiro numa pequena nuvem. A história de Nossa Senhora do Carmo e da Ordem dos Carmelitas tem “participação” dos profetas e intervenção de Maria, que protegeu estes monges quando foram perseguidos por muçulmanos e fugiram para a Europa.

Este Anjo auxilia a agradecer a Deus os bens que nos envia. Facilita na descoberta de tesouros ocultos. Revela através dos sonhos os segredos da natureza e faz encontrar objetos que desaparecem.

Terá ideias geniais, pensamentos sublimes, espírito forte e sutil.

Será discreto, agindo com decisões na hora certa. Ocupará lugar de destaque na sociedade.

Referências

Documentos relacionados

"a-B) As entregas de bens ou serviços efetuadas à Comissão ou a uma agência ou organismo estabelecido ao abrigo do direito da União, no caso de as mesmas adquirirem

Lua, Vênus e Marte unidos no setor do trabalho podem lhe gerar proatividade e criatividade na gestão das demandas, embora a tensão lunar com Urano e Saturno demanda diplomacia

O Programa de Análise de Resíduos de Alimentos (PARA), da ANVISA, foi criado com intuito de monitorar os resíduos de agrotóxicos nos alimentos que são

Estudou o sistema de Filolau ( séc. ) no qual existia dez corpos celestes em que uma anti-Terra ( a Terra, a Lua, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e

o mês começa influenciado pela lua minguante em Touro, que chega unida a urano e em tensão com Saturno em Aquário e com mercúrio em seu signo, indicando dias em que a tensão

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS, de acordo com o Regimento

Se por um lado algumas oficinas mecânicas ainda se arriscam em não disponibilizar ou exigir os EPI para os seus funcionários, muitos mecânicos já se mostram conscientes da

Este Decreto considera área impermeável toda superfície que não permita a infiltração da água para o subsolo e direciona que sejam utilizadas as regras de dimensionamento