• Nenhum resultado encontrado

Endodontia Guiada: tratamento para dentes calcificados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Endodontia Guiada: tratamento para dentes calcificados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC Curso de Odontologia

Trabalho de Conclusão de Curso

Endodontia Guiada: tratamento para dentes calcificados

Gama-DF 2020

(2)

Endodontia Guiada: tratamento para dentes calcificados

Artigo apresentado como requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Odontologia pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac.

Orientador(a): Prof(a) Ma. Cláudia Lúcia Moreira

Gama-DF 2020

(3)

Gleyce Luiza Silva de Oliveira

Endodontia guiada: tratamento para dentes calcificados

Artigo apresentado como requisito para conclusão do curso de Bacharelado em Odontologia pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac.

Gama, 30 de novembro de 2020.

Banca Examinadora

Profa. Cláudia Lúcia Moreira Orientadora

Prof. Nome completo Examinador

Prof. Nome Completo Examinador

(4)

Endodontia Guiada: tratamento para dentes calcificados

Gleyce Luiza Silva de Oliveira1

Resumo:

Tratamentos endodônticos em dentes com canal radicular calcificados decorrentes de deposição de tecido calcificado ao longo das paredes do canal, com obliteração parcial ou total do canal radicular, pode ser um desafio para os dentistas, principalmente quando a calcificação é no terço cervical da raiz que leva a uma maior dificuldade de acesso para o tratamento endodôntico. A Endodontia Guiada consiste em uma nova técnica endodôntica que foi criada para dar acesso a esses canais, através da confecção de uma impressão digital ou moldagem da mandíbula ou maxila do paciente e a utilização conjunta de tomografia computorizada de feixes cônicos.

Dessa maneira, é possível a confecção de um guia cirúrgico que servirá de guia para a broca ter acesso aos canais radiculares, reduzindo as chances de danos iatrogênicos e diminuição do tempo de tratamento. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura, através de levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e DentalPress, no período de 2015 a 2019, sobre o uso da Endodontia Guiada no tratamento endodôntico de canais calcificados, suas vantagens e desvantagens.

Palavras-chave: Calcificação da polpa dentária. Endodontia Guiada. Endodontia.

Abstract:

Endodontic treatments on teeth with calcified root canal resulting from deposition of calcified tissue along the canal walls, with partial or total obliteration of the root canal, can be a challenge for dentists, especially when calcification is in the cervical third of the root that leads greater difficulty in accessing endodontic treatment. Guided Endodontics consists of a new endodontic technique that was created to give access to these channels, through the making of a fingerprint or impression of the patient's jaw or maxilla and the joint use of cone beam computed tomography. Thus, it is possible to make a surgical guide that will serve as a guide for the drill to have access to the root canals, reducing the chances of iatrogenic damage and shortening the treatment time. The aim of this study was to perform a literature review, through a bibliographic survey in the PubMed and DentalPress databases, from 2015 to 2019, on the use of Guided Endodontics in the endodontic treatment of calcified canals, their advantages and disadvantages.

Keywords: Dental pulp calcification. Guided endodontics. Endodontics

1Graduando(a) Gleyce Luiza Silva de Oliveira do Curso de Odontologia, do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac. E-mail: luiza.gleyce@gmail.com.

(5)

4

1 INTRODUÇÃO

A calcificação parcial ou total do sistema de canais radiculares pode ser decorrente de trauma, cárie, doenças periodontais e envelhecimento (OLIVEIRA et al., 2019). Essas calcificações dificultam o tratamento endodôntico, visto que a localização do canal radicular se torna um desafio, totalizando cerca de 76,7% dos casos de tratamentos endodônticos com grau de dificuldade considerável (OLIVEIRA et al., 2019).

O tratamento endodôntico de dente com canal calcificado pode ser um desafio, pois há chances de se promover desgastes desnecessários de dentina, aumentando os riscos de acidentes durante o preparo e falhas na terapia endodôntica (ZEHNDER et al., 2015). Outro desafio é a desinfecção dos canais radiculares através do uso de soluções irrigadoras por toda sua extensão (LARA-MENDES et al., 2019). Esses procedimentos podem levar à iatrogenia e mau prognóstico (MAIA et al., 2019).

Em 2015, para auxiliar no tratamento endodôntico dos canais radiculares calcificados, a Associação Americana de Endodontia e a Associação Americana de Radiologia Bucomaxilofacial inseriram entre as indicações do uso da Tomografia Computorizada de Feixe Cônico (TCFC) sua utilização para localização de canais radiculares calcificados (LARA- MENDES et al., 2019), surgindo assim a Endodontia Guiada ou Endoguide. Dessa maneira a Endodontia Guiada tornou uma alternativa para o tratamento endodôntico de canais calcificados (MAIA et al., 2019).

A Endodontia Guiada faz uma associação entre modelos acrílicos em 3D, TCFC e escaneamento digital da cavidade oral ou do modelo de gesso, brocas previamente projetadas e o tratamento endodôntico, permitindo guiar a broca de acesso cavitário pela estrutura dentária (CONNERT et al., 2017).

Zehnder et al (2015), Connert et al (2017) e Krastl et al (2015) defendem que o Endoguide permite localizar canais radiculares calcificados no terço apical da raiz.

Uma limitação da técnica é a perda de substâncias e as modificações da forma natural do canal radicular de acordo com a dimensão da broca. A perda do tecido duro é comparável a uma preparação pós-espaço e pode prejudicar a estabilidade da raiz. Para permitir uma preparação guiada, é obrigatório o acesso em linha reta ao canal radicular (CONNERT et al., 2017).

O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura, através de levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e DentalPress, no período de 2015 a 2019, sobre o uso da Endodontia Guiada no tratamento endodôntico de canais calcificados, suas vantagens e desvantagens.

(6)

2 REVISÃO DE LITERATURA

A calcificação pulpar (CP), conhecida também por obliteração cálcica pulpar ou metamorfose cálcica, é caracterizada pela deposição de tecido calcificado ao longo das paredes do canal (TAVARES et al., 2018). Como resultado, o espaço do canal radicular pode tornar-se parcialmente ou completamente obliterado (LARA-MENDES et al., 2018).

Quando o canal radicular é severamente calcificado, conforme identificado pelo exame radiográfico, associado à periodontite e sintomatologia apical o tratamento endodôntico é indicado. O acesso e a localização do canal restante com o auxilio da endodontia guiada têm se mostrado seguros e previsíveis (CASADEI et al., 2019).

A Endodontia Guiada é uma modalidade que visa a preparação de uma cavidade de acesso ao canal radicular, em linha reta e de forma precisa, proporcionada pela confecção de um guia que permite a entrada de uma broca especialmente projetada até calcificação do canal radicular (ZEHNDER et al., 2015).

Para a execução da técnica, são fundamentais os dados da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) que permite uma visualização tridimensional das estruturas anatômicas. Além de fornecer as medidas da borda incisal do dente até o ápice (FIGURA 1) (ZEHNDER et al., 2015).

Figura 1: Planejamento através de tomografia.

Fonte: Lara-mendes et al., 2019.

A TCFC é adicionada ao software virtual (simplant, Tecnologielaan, Leuven, Bélgica, V.11; Materialise Dental) e ambos TCFC e escaneamento de superfícies do modelo, são sobrepostos com base em estruturas visíveis radiograficamente, como os tecidos moles e duros

(7)

6

do paciente. O software Simplant é um programa capaz de projetar a mesma broca que foi criada virtualmente, para o tratamento endodôntico. (LARA-MENDES et al., 2018).

Além das imagens da TCFC, é necessário a realização de uma varredura intra oral, com scanners de superfície 3D da cavidade oral do paciente (FIGURA 2), para a confecção de um modelo dentário do arco (LAI et al., 2019).

Figura 2: Modelo 3D da arcada superior obtido através de scanner de bancada.

Fonte: LARA-MENDES et al., 2019.

O software cria também um modelo virtual com guias de acesso ao canal radicular.

Posteriormente, o modelo é impresso em uma impressora 3D. A tecnologia de Controle Numérico Computadorizado (CNC) é utilizada para fabricar a manga projetada, que é integrada no modelo impresso para guiar a broca durante a preparação da cavidade (FIGURA 3) (ZEHNDER et al., 2015).

Figura 3: Guia virtual apresentando duas anilhas. A seta amarela aponta para a anilha de acesso radicular.

Fonte: LARA-MENDES et al., 2019.

Essas mangas de fixação são criadas com a finalidade de estabilizar o guia durante o acesso endodôntico, evitando que a broca desvie sua trajetória e cause perfurações. Sendo integrada no modelo impresso (FIGURA 4 e 5) (LARA MENDES et al., 2019).

Figura 4: Guia virtual apresentando 3 anilhas. As setas amarelas apontam para os parafusos de fixação virtualmente planejados para estabilização.

(8)

Fonte: LARA-MENDES et al.,2019.

Após a fixação do manga, inicia-se o acesso endodôntico. Primeiro, o esmalte é removido com uma broca diamantada até a dentina ser exposta. Em seguida, a broca personalizada é usada em uma média de 10.000 rpm com movimentos de bombeamento para obter acesso ao canal radicular, guiada pelo modelo impresso e, por fim, o eixo da broca é inclinado de tal forma que a ponta da broca estendida alcance o ápice radiograficamente visível do dente (FIGURA 5 E 6) (ZEHNDER et al., 2015).

Figura 5: Guia prototipada posicionada e parafusada na arcada superior.

Fonte: LARA-MENDES et al., 2019.

Figura 6: Realização de acesso guiado ao canal.

Fonte: LARA-MENDES et al., 2019.

(9)

8

A cavidade de acesso, de acordo com o plano virtual, é finalizada quando a broca chega à manga, caracterizando o guia endodôntico (CONNERT et al., 2017). (FIGURA 6).

Radiografias convencionais são realizadas para assegurar que a angulação da preparação esteja correta (FIGURA 7) (BUCHGREITZ et al., 2019)

Figura 7- Radiografias realizadas durante o tratamento do canal radicular (a) Após a finalização da endodontia Guiada para fins de orientação (b) medição do comprimento, (c) pontos principais, (d) preenchimento final com remoção do segmento coronal de preenchimento radicular.

Fonte: CONNERT et al., 2017.

3 DISCUSSÃO

Segundo Oliveira et al (2018), a Endodontia Guiada demonstrou ser um novo procedimento para tratar elementos dentários com obliteração de canais radiculares, baseado em uma preparação de cavidade de acesso guiado. O percurso de perfuração guiada foi desenvolvido com base na combinação de uma TCFC e uma varredura de superfícies ópticas, permitindo assim a produção de um trilho guia.

De acordo com Lara-mendes et al (2018), a Associação Americana de endodontistas e a academia Americana de Radiografia Oral e maxilofacial atualizaram as diretrizes sobre o uso de imagens de TCFC na endodontia. Eles recomendam imagens de TCFC para a localização de canais radiculares calcificados devido ao alto nível de dificuldade associados a esse procedimento.

Segundo Ankit Nayak et al (2018), um desvio menor das brocas do caminho pretendido pode levar a perfuração, reabsorção do dente ou fratura do dente. Portanto, é necessário a orientação otimizada da broca em Endodontia Guiada, por ser difícil programar o caminho exato da broca através visualização de uma varredura de TCFC.

(10)

Neste contexto, foi demonstrado que qualquer alteração na forma natural da raiz leva a alterações significativas na rigidez dentária (CONNERT et al., 2017).

Alguns estudos ainda mostram que essa técnica apresenta desvantagens. Devido ao espaço necessário para o gabarito e a broca, o tratamento pode não ser viável na região posterior. Além disso, a Endodontia Guiada só pode ser usada em dentes com raízes retas ou na parte reta de raízes curvas. Além disso, a broca de preparação pode induzir microfissuras na dentina (CONNERT et al., 2017).

A precisão na cirurgia endodôntica é importante, principalmente quando as raízes se aproximam das estruturas vitais. Em um estudo clínico prospectivo de Song et al, os autores descobriram que os dentes posteriores, pré-molares e molares, tiveram taxas de sucesso significativamente diferentes após a microcirurgia. Eles também encontraram uma diferença significativa entre grupos de dentes superiores e inferiores. Concluindo que a diminuição das taxas de sucesso nos dentes anteriores e molares inferiores em comparação com os dentes superiores pode ser atribuída ao acesso limitado, o que dificulta a precisão dos procedimentos cirúrgicos nessas áreas. Esses estudos destacam o efeito dos desafios anatômicos no sucesso dos procedimentos cirúrgicos endodônticos (ACKEMAN et al., 2019).

Relato de casos clínicos na literatura demostraram o sucesso da terapia quanto à regressão de lesões periapicais em dentes calcificados, após tratamento endodôntico. Ratificando que a Endodontia guiada pode ser uma alternativa eficaz de tratamento endodôntico para os casos de calcificação radicular.

Entretanto, segundo Krastl et al., (2016), a intervenção endodôntica guiada é restrita à dentes anteriores, devido à sua acessibilidade ideal para os modelos de orientação. Porém, Lara- Mendes et al., (2018), afirma que está técnica pode ser usada em dentes posteriores, tendo em vista que as calcificações são em grande parte localizadas nas regiões cervical e/ ou média dos canais., mostrando ser promissora para molares.

Segundo Zehder at el., (2015), essa técnica de tratamento endodôntico de canais calcificados está distante de virar rotina nos consultórios odontológicos, devido ao alto custo de um planejamento tridimensional e fabricação dos modelos. Contudo, o tempo de cadeira do paciente no consultório é reduzido drasticamente e ocorre a diminuição das chances de iatrogenias, o que justificaria o valor do tratamento.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

(11)

10

Essa revisão de literatura foi realizada através de levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed e DentalPress, no período de 2015 a 2019, sobre o uso da Endodontia Guiada no tratamento endodôntico de canais calcificados, suas vantagens e desvantagens.

5 CONCLUSÃO

A Endodontia Guiada mostrou ser um avanço no tratamento endodôntico de canais calcificados por permitir preservar ao máximo a estrutura dental, reduzir os riscos de iatrogenias, como perfuração radicular durante a localização do canal, e proporcionar a desinfecção adequada dos canais radiculares, dando mais previsibilidade ao tratamento. De acordo com alguns estudos, apresenta como desvantagens o alto custo do tratamento e a dificuldade de ser empregada em dentes molares superiores, devido ao acesso.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACKERMAN, Shira; AGUILERA, Francisco Curiel; BUIE, John M.; GLICKMAN, Gerald N.; UMORIN, Mikhail; WANG, Qian; JALALI, Poorya. Accuracy of 3-

dimensional–printed Endodontic Surgical Guide: a human cadaver study. Journal of Endodontics, [S.L.], v. 45, n. 5, p. 615-618, maio 2019. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.joen.2019.02.005.

BUCHGREITZ, J.; BUCHGREITZ, M.; MORTENSEN, D.; BJØRNDAL, L. Guided access cavity preparation using cone-beam computed tomography and optical surface scans - anex vivostudy. International Endodontic Journal, [S.L.], v. 49, n.

8, p. 790-795, 22 ago. 2015. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/iej.12516.

BUCHGREITZ, Jørgen; BUCHGREITZ, Mikkel; BJØRNDAL, Lars. Guided Endodontics Modified for Treating Molars by Using an Intracoronal Guide Technique. Journal of Endodontics, [S.L.], v. 45, n. 6, p. 818-823, jun. 2019.

Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.joen.2019.03.010.

CASADEI, Bruna de Athayde; LARA‐MENDES, Sônia T.De O.; BARBOSA, Camila de Freitas M.; ARAðJO, Christiane Valente; FREITAS, Cristina Almeida; MACHADO, Vinícius C.; SANTA‐ROSA, Caroline C.. Access to original canal trajectory after deviation and perforation with guided endodontic assistance. Australian Endodontic Journal, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 101-106, 2 jul. 2019. Wiley.

http://dx.doi.org/10.1111/aej.12360.

CONNERT, T.; ZEHNDER, M. S.; AMATO, M.; WEIGER, R.; KÜHL, S.; KRASTL, G.

Microguided Endodontics: a method to achieve minimally invasive access cavity preparation and root canal location in mandibular incisors using a novel computer-

(12)

guided technique. International Endodontic Journal, [S.L.], v. 51, n. 2, p. 247-255, 3 ago. 2017. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/iej.12809.

KRASTL, Gabriel; ZEHNDER, Marc S.; CONNERT, Thomas; WEIGER, Roland;

KÜHL, Sebastian. Guided Endodontics: a novel treatment approach for teeth with pulp canal calcification and apical pathology. Dental Traumatology, [S.L.], v. 32, n.

3, p. 240-246, 8 out. 2015. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/edt.12235.

LAI, Po-Tang; YANG, Shue-Fen; LIN, Yuan-Ming; HO, Yi-Ching. Computer-aided design-guided endodontic microsurgery for a mandibular molar with

hypercementosis. Journal Of The Formosan Medical Association, [S.L.], v. 118, n.

10, p. 1471-1472, out. 2019. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.jfma.2019.06.007.

LARA-MENDES, Sônia T. de O.; BARBOSA, Camila de Freitas M.; MACHADO, Vinícius C.; SANTA-ROSA, Caroline C.. Endodontia Guiada como alternativa para o tratamento de canais severamente calcificados. Dental Press Endodontics, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 15-20, 22 mar. 2019. Dental Press International.

http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.015-020.oar.

LARA-MENDES, Sônia T.O.; BARBOSA, Camila de Freitas M.; MACHADO, Vinícius C.; SANTA-ROSA, Caroline C. A New Approach for Minimally Invasive Access to Severely Calcified Anterior Teeth Using the Guided Endodontics Technique. Journal of Endodontics, [S.L.], v. 44, n. 10, p. 1578-1582, out. 2018. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.joen.2018.07.006.

MAIA, Lucas Moreira; MACHADO, Vinicius de Carvalho; SILVA, Nelson Renato França Alves da; BRITO JÚNIOR, Manoel; SILVEIRA, Rodrigo Richard da; MOREIRA JÚNIOR, Gil; RIBEIRO SOBRINHO, Antônio Paulino. Case Reports in Maxillary Posterior Teeth by Guided Endodontic Access. Journal of Endodontics, [S.L.], v.

45, n. 2, p. 214-218, fev. 2019. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.joen.2018.11.008.

MAIA, Lucas Moreira; MOREIRA JÚNIOR, Gil; ALBUQUERQUE, Rodrigo de Castro;

MACHADO, Vinicius de Carvalho; SILVA, Nelson Renato França Alves da; HAUSS, Débora Drummond; SILVEIRA, Rodrigo Richard da. Three-dimensional endodontic guide for adhesive fiber post removal: a dental technique. The Journal of

Prosthetic Dentistry, [S.L.], v. 121, n. 3, p. 387-390, mar. 2019. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.prosdent.2018.07.011.

MEER, Wicher J. van Der; VISSINK, Arjan; NG, Yuan Ling; GULABIVALA, Kishor. 3D Computer aided treatment planning in endodontics. Journal of Dentistry, [S.L.], v.

45, p. 67-72, fev. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jdent.2015.11.007.

MORENO‐RABIÉ, C.; TORRES, A.; LAMBRECHTS, P.; JACOBS, R. Clinical applications, accuracy and limitations of guided endodontics: a systematic

(13)

12

review. International Endodontic Journal, [S.L.], v. 53, n. 2, p. 214-231, 23 out.

2019. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/iej.13216.

NAYAK, Ankit; JAIN, Prashant K; KANKAR, Pk; JAIN, Niharika. Computer-aided design–based guided endodontic: a novel approach for root canal access cavity preparation. Proceedings of The Institution Of Mechanical Engineers, Part H:

Journal of Engineering in Medicine, [S.L.], v. 232, n. 8, p. 787-795, 17 jul. 2018.

SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/0954411918788104.

OLIVEIRA, Ana Luisa; NIEMEYER, Nathalia Lobato; SALES, Luanna; PEREZ, Renata;

MACHADO, Vinicius; RODRIGUES, Renata Costa Val. O uso do Endoguide no tratamento de canais calcificados: relatos de casos clínicos. Dental Press Endodontics, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 85-90, 24 jun. 2019. Dental Press International.

http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.2.085-090.oar.

OLIVEIRA, Erick Ely Gomes de; PINHEIRO, Thiago Pastor; MIYAHARA, Ligia Akiko Ninokata; MANESCHY, Antônio Guilherme Faria; PONTES, Helder Antônio Rebelo;

KHAYAT, Alessandra Iamanouth. Uso do guia endodôntico para resolução de canais calcificados: relato de caso. Dental Press Endodontics, [S.L.], v. 9, n. 3, p.

67-74, 5 set. 2019. Dental Press International. http://dx.doi.org/10.14436/2358- 2545.9.3.067-074.cre.

PEREZ, Cyril; FINELLE, Gary; COUVRECHEL, Cauris. Optimisation of a guided endodontics protocol for removal of fibre‐reinforced posts. Australian Endodontic Journal, [S.L.], v. 46, n. 1, p. 107-114, 11 out. 2019. Wiley.

http://dx.doi.org/10.1111/aej.12379.

SCHWINDLING, Franz Sebastian; TASAKA, Akinori; HILGENFELD, Tim;

RAMMELSBERG, Peter; ZENTHÖFER, Andreas. Three-dimensional-guided removal and preparation of dental root posts—concept and feasibility. Journal of

Prosthodontic Research, [S.L.], v. 64, n. 1, p. 104-108, jan. 2020. Japan Prosthodontic Society. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpor.2019.04.005.

TAVARES, Warley Luciano Fonseca; VIANA, Ana Cecília Diniz; MACHADO, Vinícius de Carvalho; HENRIQUES, Luiz Carlos Feitosa; RIBEIRO SOBRINHO, Antônio Paulino. Guided Endodontic Access of Calcified Anterior Teeth. Journal of Endodontics, [S.L.], v. 44, n. 7, p. 1195-1199, jul. 2018. Elsevier BV.

http://dx.doi.org/10.1016/j.joen.2018.04.014.

ZEHNDER, M. S.; CONNERT, T.; WEIGER, R.; KRASTL, G.; KÜHL, S. Guided endodontics: accuracy of a novel method for guided access cavity preparation and root canal location. International Endodontic Journal, [S.L.], v. 49, n. 10, p. 966- 972, 3 out. 2015. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/iej.12544.

AGRADECIMENTOS

(14)

Agradeço primeiramente а Deus qυе permitiu que tudo isso acontecesse, ао longo dе minha vida, е nãо somente nestes anos como universitária, mаs еm todos оs momentos.

Ao meu marido Augusto, por todo o seu apoio, dedicação, compreensão e amor durante todo esse curso.

Aos meus pais Vilmar e Maria por terem propiciado a realização deste sonho e sonhado junto comigo.

Aos meus irmãos por todo incentivo e fazerem eu me sentir a melhor dentista do mundo.

Aos meus professores por todo o ensinamento e a todos os meus amigos que me apoiaram nos momentos mais difíceis.

Deixo o meu agradecimento especial a minha professora e orientadora Cláudia Moreira, pelo empenho dedicado ao meu projeto de pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

O Juiz da 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Eliude dos Santos Oliveira, concedeu liminar, no dia 18/12, determinando que a Caixa Econômica Federal mantenha a incorporação de

Esses mapas foram construídos através do método estatístico de krigagem, as tonalidades em azul correspondem às zonas mais condutivas e laranja às zonas mais resistivas.. No mapa

Com o crescente aumento na produção de tilápias no Brasil, a criação em tanques-rede é uma forma intensiva de criação com baixo investimento, manejo simples,

O índice de atividade do BCB de março trouxe uma alta trimestral de 1,12% no 1T17, mas que não é suficiente para a saída da atual recessão técnica.. A Nota de Política

Visita oficial à ABPI no dia 17 de maio.. Marcelo Campos Pinto, Diretor Executivo da Globo Esportes, profe- riu palestra sobre o tema “Copa do Mundo: aspectos

O que se sanciona são os comportamentos que impossibilitem (ou diminuam a possibilidade de) os credores obterem a satisfação dos seus créditos, nos termos em que essa satisfação

Almeida (2015), ao avaliar o efeito do sombreamento sobre o crescimento (até 180 dias de idade) e produção inicial (180 – 365 dias de idade) da pitaia vermelha cultivada em

Para o desenvolvimento de um método didático para a explicação e uso do pêndulo simples no ensino da física, desenvolvemos um aparato experimental para obtenção de