• Nenhum resultado encontrado

Módulos 12 e 13. Formação do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Módulos 12 e 13. Formação do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Módulos 12 e 13

Formação do relevo Prof. Lucas Guide

1º ano EM

(2)

O relevo é o conjunto dos desnivelamentos da superfície do globo. É o resultado da atuação de dois grupos de forças (internas e externas) que podem ser sucessivas ou simultâneas.

Agentes internos (endógenos), atuam na estruturação do relevo

Agentes externos (exógenos), atuam na modelagem da crosta terrestre

(3)
(4)
(5)

Agentes internos

(6)

O tectonismo, também chamado de diastrofismo (distorção), resulta de ações internas do planeta e pode se apresentar de duas maneiras: a orogênese e a epirogênese.

Tectonismo

(7)

A epirogênese é responsável pela elevação ou rebaixamento (forças verticais) de grandes massas da terra, em áreas estáveis da crosta, sem a ocorrência de deformações nas rochas.

A orogênese é responsável pela aproximação ou afastamento (forças horizontais) de grandes massas de terra, em áreas instáveis da crosta, causando a deformação das rochas por meio de dobramentos e falhamentos.

(8)

Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina.

Os dobramentos acontecem com maior frequência em áreas onde ocorre formação geológica sedimentar. Surgem a partir de pressões exercidas por placas litosféricas menos rígidas.

(9)
(10)

Horst são blocos elevados em relação aos blocos vizinhos por ação de movimentos tectónicos associados a falhas.

Graben são vales alongados com fundo plano, formados quando um bloco fica afundado em relação aos blocos vizinhos por ação de movimentos tectônicos associados a falhas.

(11)

Os vulcões, ao entrarem em atividade, modificam a superfície, formando montanhas, planaltos vulcânicos e ilhas.

Monte Vesúvio, Itália (montanha vulcânica)

Planalto do Decã, Índia (planalto vulcânico)

Vulcanismo

(12)

O magma do interior da Terra também pode aproveitar brechas nas placas tectônicas para pedir passagem. Conforme o magma é expelido, ele forma cadeias montanhosas submarinas que vão crescendo e dão origem a ilhas vulcânicas.

(13)

Agentes externos

(14)

Intemperismo (também chamado de meteorização) é o conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

Intemperismo

(15)

Intemperismo químico ocorre por meio das reações químicas sobre os minerais das rochas, destacando o papel importante realizado pela água.

Intemperismo físico ocorre na desagregação da rocha pela ação da temperatura, vento, gelo etc., transformando-a em material descontínuo e fragmentado ou reduzido a pó.

(16)

O intemperismo biológico ocorre na ação dos seres vivos sobre a transformação das rochas e dos solos, em razão da ação de microrganismos, de animais e de vegetais (raízes).

(17)

Pedogênese é o processo de formação do solo, determinada pelo intemperismo ou meteorização que age sobre as rochas.

Em regiões de clima úmido, as reações químicas são mais intensas e os solos são mais profundos, enquanto em regiões de clima seco, o desgaste é menor e os solos são pouco desenvolvidos e pouco profundos.

(18)

Erosão designa o conjunto de etapas que reúne a retirada, o transporte e a deposição de material sedimentar, ou seja, de partículas de rochas e de solos.

Erosão

(19)

Erosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas. Ocorre mais intensamente em áreas onde o terreno está desprotegido, sem vegetação.

Erosão fluvial ocorre quando os rios escavam seus leitos e suas margens, transportam o material desagregado e depositam-no na foz ou nas suas margens

(20)

Erosão marinha ocorre quando as ondas e marés trabalham, continuamente, em conjunto, ora destruindo as rochas, ora acumulando sedimentos, formando o litoral dos continentes.

Erosão glacial é o tipo de erosão causado pela ação do gelo, tanto da neve quanto das geleiras. Aplainam o relevo ou formam vales profundos quando descem entre montanhas.

(21)

Erosão eólica: trabalho executado pela ação do vento, podendo desgastar a superfície ou apenas acumular sedimentos, formando solos e dunas, por exemplo.

Erosão gravitacional: esse tipo de erosão costuma ocorrer em localidades muito inclinadas, criando rupturas e transporte de sedimentos devido à ação da gravidade.

(22)

O ser humano pode ser um importante agente provocador das erosões. Ao retirar uma grande quantidade de terra de uma jazida de minério, os solos próximos podem perder sua estrutura de sustentação.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Um grande problema na economia do Canadá é a falta de profissionais reconhecidos, de alta educação, no país - muitos profissionais que estudam no Canadá deixam o país

A propriedade urbana, tanto quanto a rural, não deve atender à interesses puramente capitalistas, mas à sua função social, isto é, de oferecer abrigo e proteção para

14 - O procedimento de instrução será instaurado e presidido pelo órgão da Defensoria Pública que tenha atribuição para a propositura da ação coletiva, de acordo com as

Speaker notes Tipos de solo Eluviais: decomposição de rochas no próprio local de formação Aluviais: acúmulo de material transportado pela água e vento Fatores do intemperismo

O processo de intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na transformação das rochas em fragmentos, isto é, sedimentos. Esse processo de formação dos solos

A Prefeitura Municipal de Parecis/RO, através seu Pregoeiro formalizado pelo DE- CRETO Nº 004/GP/2021 de 21 de Janeiro de 2021, torna público para conhecimento dos interessados que