• Nenhum resultado encontrado

Objetivos do Curso: Público alvo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Objetivos do Curso: Público alvo:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Formação em Coaching

Com Abordagem Neurocientífica, Psicofisiológica, Filosófica e Comportamental.

Destinado aos Profissionais das Áreas de Saúde, Educação e Gestão de Pessoas

Coaching é a palavra inglesa que se refere ao ato de treinar alguém. Inicialmente utilizada apenas em âmbito esportivo foi incorporada com sucesso ao meio empresarial. Atualmente, esta prática contempla uma enorme variedade de aplicações e extrapola seu sentido literal de mero treinamento para assumir um perfil mais amplo, comumente associado a profundos insights de transformação pessoal. O Coaching é um processo de aprendizagem, responsabilidade e tomada de consciência que utiliza três domínios de comunicação:

linguagem verbal, linguagem corporal e linguagem emocional. No Coaching a linguagem não é vista somente como descritiva dos fenômenos, e sim geradora e coordenadora das ações.

O Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (facilitador) e o coachee (cliente, estudante, paciente, atleta, etc.) de acordo com as metas desejadas por este último. É um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal que possibilita um aumento de desempenho e implementação de ações efetivas que aproximem o coachee de seus objetivos, apoiando-o na busca pela realização de suas metas de curto, médio e longo prazo. Isso se dá através da identificação e uso de competências próprias (do cliente) que até então estavam esquecidas ou pouco desenvolvidas, além do reconhecimento e superação de seus hábitos e crenças limitantes e de suas momentâneas fragilidades.

Esta parceria baseia-se no conceito de que temos o potencial para solucionar nossos próprios problemas, cabendo ao profissional contratado (coach) utilizar técnicas comprovadamente eficazes na mobilização comportamental do cliente. Isso possibilita que ele tome contato com seus hábitos e pensamentos automáticos que são, muitas vezes, auto-sabotadores, e descubra suas potencialidades para auxiliá-lo a determinar o que, onde, como e quando gostaria de realizar em sua vida pessoal e/ou profissional.

O coach é um profissional que ocupa a cada dia uma posição de maior importância e destaque não somente na área empresarial, mas também nas áreas da saúde, esporte e da educação.

Para que formemos profissionais de excelência, nós da Appana Mind - Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada apresentamos uma formação com bases sólidas e conteúdo consistente para que os profissionais estejam altamente capacitados para atuar como coaches ao término da formação.

O conteúdo da formação está dividido em 5 encontros de 3 dias cada. Serão 150 horas de aulas presenciais com mais 100 horas de atividades individuais e em grupo, totalizando 250 horas de treinamento, prática e supervisão.

(2)

Coaching Filosófico: Linha de Coaching que prioriza a modificação comportamental do cliente, fazendo com que o mesmo perceba a realidade dos fenômenos por meio de diferentes olhares e, posteriormente, escolha a melhor estratégia para superar possíveis dificuldades e alcançar metas e objetivos, quer sejam pessoais ou profissionais. Esta abordagem prioriza a aprendizagem efetiva, o que possibilita que as estratégias aprendidas sejam utilizadas em diferentes contextos.

Neurociência: É um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, tais como a anatomia e a fisiologia do cérebro, correlacionando-as com disciplinas que explicam o comportamento, o processo de aprendizagem e cognição humana bem como os mecanismos de regulação do organismo.

Psicofisiologia: É a disciplina que estuda e integra os fenômenos fisiológicos e psiquicos, além de propor métodos de integração entre corpo e mente, como por exemplo, por intermédio do biofeedback.

Biofeedback : O biofeedback é um instrumento que usa eletrodos de superfície com o intuito de conceder ao usuário uma visualização de suas próprias alterações orgânicas. O treinamento por meio de biofeedback é uma técnica em que se aprende o controle voluntário de funções fisiológicas das quais as pessoas normalmente não tem consciência, com a finalidade de recuperar, manter ou melhorar sua saúde ou seus desempenhos físicos e cognitivos.

Objetivos do Curso:

Capacitar os profissionais que atuam na área da saúde e educação a atuarem como coaches, exercendo esta nova e promissora profissão com excelência, responsabilidade e competência.

Público alvo:

Profissionais da área de gestão de pessoas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, naturólogos, preparadores físicos, pedagogos, educadores em geral e empresários.

Programa:

Módulo I

Data: 18 a 21 de Junho de 2010 Conteúdo:

18 de Junho de 2010 Introdução ao Coaching

O que é Coaching, origem da técnica, princípios norteadores, elementos e ferramentas Tipos de Coaching

Benefícios e vantagens do Coaching

Idéias Fundamentais

Aprendizagem, consciência e responsabilidade Os inimigos da aprendizagem

O observador, a ação e o resultado

Pensamentos sistêmicos Teoria geral dos sistemas As organizações como sistemas

19 de Junho de 2010

Neurofisiologia Básica – Entendendo o cérebro, compreendendo o pensamento e as emoções Cérebro, mente e consciência; desenvolvimento; envelhecimento; dor e cura; depressão, ansiedade e estresse; dependência de drogas; a mente violenta; a mente inquieta;

linguagem; pensamento; controle neural do movimento; treinamento mental; como nossas ações criam nossa realidade.

Prática

Observações e juízos

(3)

20 de Junho de 2010

Introdução à ontologia da linguagem e distinções da linguagem A linguagem como geradora de realidades

Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva I A escuta ativa

A arte de perguntar Assertividade Modelos mentais

Método da segunda coluna

Módulo II

Data: 27 a 30 de Agosto de 2010.

Conteúdo:

27 de Agosto de 2010

Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva II Escada de inferências (alegação e indagação efetivas)

Como apresentar eficientemente idéias, opiniões e projetos

Gerenciamento de compromissos e recompromissos conversacionais

28 de Agosto de 2010

Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva III Pedidos e promessas efetivos

Reclamações e desculpas efetivas

Feedback (como dar e receber feedback integrador)

29 de Agosto de 2010

Neurociências do comportamento humano I

Como o cérebro forja nossa personalidade e nosso caráter? Quais as bases cerebrais do comportamento emocional? Como funciona o cérebro de um bebê, comparado ao cérebro de um adolescente, de um adulto do sexo masculino e de um adulto do sexo feminino? É possível a mente (pensamento) interferir na fisiologia corporal? Somos produtos da cultura ou da genética? Como a mídia nos influencia? Como construímos hábitos e comportamentos autodestrutivos? É possível interferir conscientemente em nossa personalidade? Como o estresse é percebido pelo cérebro e o que este faz com o corpo para lidar com este problema? Como os pensamentos influenciam o sistema imunológico patrocinando ora a doença, ora a saúde? Como que o cérebro cria a realidade perceptível?

Metodologia e processo do Coaching I - Introdução

Roteiros para o desenvolvimento de sessões de Coaching (momentos e passos)

Módulo III

Data: 26 a 29 de Novembro de 2010.

Conteúdo:

26 de Novembro de 2010

Neurociências do comportamento humano II

Relação entre a psique, o cérebro, o sistema hormonal e o sistema imunológico; relação entre memória e emoção; A relação das neurociências com as abordagens em mindfulness (Atenção Plena)

Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva IV Metáforas e analogias

27 de Novembro de 2010

Aprendizagem, Corporalidade e Emocionalidade A relação da respiração na comunicação humana Emoções básicas

Estados emocionais e corporalidade

(4)

Coaching e inteligência emocional

Como gerenciar emoções próprias e de outros

Procedimentos e técnicas de mindfulness aplicados ao Coaching I

Exercícios respiratórios, estado aberto, técnicas específicas de desenvolvimento da atenção plena

28 de Novembro de 2010

Metodologia e processo do Coaching II - Intermediário

Roteiros para o desenvolvimento de sessões de Coaching (momentos e passos) Aprendendo a observar um processo de Coaching

A reflexão na ação

Prática do Coaching I

Pensando em resultados consistentes (plano de ação) Coaching individual

Avaliando o coach, avaliando o coachee Explorando as metas

Interpretando e Realizando

Módulo IV

Data: 04 a 06 de Fevereiro de 2011 Conteúdo:

04 de Fevereiro de 2011

Procedimentos e técnicas de mindfulness aplicados ao Coaching II Circuito de integração corpo e mente

Metodologia e processo do Coaching III - Aprofundamento Ética do Coaching

Resistência ao Coaching 05 de Fevereiro de 2011

Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva III Técnicas dialógicas – segmentação

Descoberta de talentos, valores, filosofia e missão

Prática do Coaching II Coaching de equipes

Instruções para a prática obrigatória

06 de Fevereiro de 2011

Biofeedback e psicofisiologia aplicados ao Coaching I Introdução ao biofeedback e a psicofisiologia aplicados Desenvolvendo resiliência

Revisão de trabalhos científicos sobre coaching na área da saúde

Módulo V

Data: 08 a 11 de Abril de 2011 Conteúdo:

08 de Abril de 2011

Biofeedback e psicofisiologia aplicados ao Coaching II Aprofundamento ao biofeedback e a psicofisiologia aplicada

09 e 10 de Abril de 2011 A supervisão do Coaching Investimento:

12 parcelas de R$ 450,00

(5)

Káritas de Toledo Ribas – Bacharel em Administração de Empresas pela UERJ/RJ; Formação em Coaching Ontológico; Pós-Graduanda em Medicina Comportamental - Centro de Estudo em Medicina Comportamental;

Especialista em Hipnose Clinica - PUC/SP; Acadêmica em Filosofia; mais de 20 anos de experiência como consultora, professora e palestrante nas áreas de tecnologia e finanças, atuando com comportamento humano; Sócia- diretora das empresas Appana Mind – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada e Perffato Soluções em Tecnologia.

Marcello Árias Dias Danucalov - Psicofisiologista com Experiência em Técnicas de Integração Cérebro, Mente e Corpo e Biofeedback; Especialista em Fisiologia (UNIFESP); Mestre em Farmacologia (UNIFESP); Doutorando em Psicobiologia (UNIFESP); Professor universitário com experiência de 24 anos de docência; ministrou mais de 600 cursos de pós graduação e palestras pelo Brasil; Acadêmico de Filosofia; Autor de diversos livros e artigos científicos; Sócio-diretor da empresa Appana Mind – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada.

Referências

Documentos relacionados

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Além dos seus sistemas ópticos de elevado desempenho, a Renishaw oferece uma solução confiável de rádio para máquinas maiores e/ou instalações em que aplicações com linha

Ao optar pela atuação como profissional autônomo, o advogado estará sujeito ao pagamento do Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza – ISS, do Imposto de

implantação permanente de sementes radioativas como monoterapia para pacientes com câncer de próstata T1-2a N0M0, níveis de antígeno prostático específico (PSA) 10 ng/ml, escore

(milhões de m³) Volume da Produção 2011 (milhões de m³) Comentário MDF - RS -- 0,4 (novo) - Aumento da Participação do Brasil no Mundo.. 31 Construção Eletrodomésticos

Investigação básica – processo simplificado (4 passos) elementos observáveis Análise aprofundada – considerando factores humanos, organizacionais e de gestão (+ 5

As disfunções sexuais femininas, assim como as masculinas, se caracterizam por falta, excesso, desconforto e/ou dor no desenvolvimento do ciclo de resposta sexual, o

Não será admitido sistema no qual os lanços sejam remetidos por e-mail e posteriormente registrados no site do gestor, assim como qualquer outra forma de intervenção