• Nenhum resultado encontrado

Capital Social na PósGraduação em Ciências da Comunicação: um estudo de caso do portal Criando Comunidades Virtuais De Aprendizagem E De Prática :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Capital Social na PósGraduação em Ciências da Comunicação: um estudo de caso do portal Criando Comunidades Virtuais De Aprendizagem E De Prática :: Brapci ::"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Ca pit a l Socia l n a Pós- Gr a du a çã o e m Ciê n cia s da

Com u n ica çã o: u m e st u do de ca so do por t a l CRI AN D O

COM UN I D AD ES V I RTU AI S D E APREN D I ZAGEM E D E

PRÁTI CA

Br a silin a Pa ssa r e lli, Ph .D.

Pr ofessor Associado – CBD/ ECA/ USP Chefe do Depar t am ent o de Bibliot econom ia e Docum ent ação da ECA/ USP Coor denador a Cient ífica do NAP – Núcleo de Pesquisa de Novas Tecnologias de Com unicação Aplicadas à Educação Escola do Fut ur o/ USP

Re su m o

Pa la vr a s- ch a ve :

Abst r a ct

(2)

A linha de pesquisa Edu com u n ica çã o int egr ant e da ár ea de concent r ação I n t e r fa ce s Socia is da Com u n ica çã o do Pr ogr a m a de Pós- Gr a du a çã o e m Ciê n cia s da Com u n ica çã o da ECA/ UPS

desenvolve t r abalhos em duas ár eas: Edu ca çã o pa r a a Com u n ica çã o envolvendo pesquisas par a a leit ur a cr ít ica da

Com unicação e Pe da gogia da Com u n ica çã o com pesquisas no cam po da ut ilização dos r ecur sos da com unicação com o m ediação pr ivilegiada do pr ocesso de ensino- apr endizagem .

Assim , com o pr ofessor int egr ant e dessa linha de pesquisa concebi, coor denei a im plem ent ação e desenvolvi avaliações iniciais de um por t al Web par a ancor ar cont eúdos pedagógicos, a pr odução de conhecim ent os colet ivos e a com unicação ent r e alunos t endo com o obj et o de est udo a cr iação de com unidades vir t uais de apr endizagem e de pr át ica.

(3)

Com o m et a- obj et o de pesquisa o por t al const it ui, em si m esm o, um a com unidade vir t ual de apr endizagem e de pr át ica, pr opiciando t am bém est udos e pesquisas sobr e o capit al social nas com unidades vir t uais bem com o est udos de car át er com por t am ent al, um a vez que a int er ação no univer so vir t ual inst it ui novas pr át icas e r elações de poder .

Com u n ida de s V ir t u a is de Apr e n d iz a ge m : Br e v e Est a do da Ar t e

Tim Ber ner s- Lee concebeu a I nt er net , em 1989, com o um a fer r am ent a acadêm ica que per m it ir ia aos cient ist as com par t ilhar infor m ações. O foco no usuár io nasce j unt am ent e com o m odelo conceit ual da I nt er net , que pr econiza a com unicação de t odos com t odos, inst aur ando um a r ede de com unicação hor izont al em oposição à hier ar quia ver t ical que, via de r egr a, r ege as r elações hum anas em am bient es out r os que não a Web. Out r a car act er íst ica im por t ant e a ser dest acada na I nt er net r efer e- se aos ideias de neut r alidade e igualdade de acesso à infor m ação, pr incipal foco do Wor ld Wide Web Consor t ium ( WWWC) - ór gão gest or da I nt er net nos EUA. Est e conceit o de igualdade e neut r alidade pode t am bém est ar ar r aigado no âm ago da cult ur a hippie e da cont r acult ur a dos anos 60, um a vez que os idealizador es e desenvolvedor es da I nt er net per t encem a est a ger ação, com o consider a o pr ofessor de com unicação da Univer sidade de St anfor d Fr ed Tur ner ( 2006) .

(4)

final dos anos 90 e do início do novo século as com unidades vir t uais exper im ent ar am evolução exponencial, apoiadas em plat afor m as aber t as - t ant o no que concer ne aos códigos com o a cont eúdos, per m it indo a aut or ia colet iva e cooper at iva, at r avés de difer ent es est r ut ur as com o, por exem plo as w ik i - sit es que per m it em ao usuár io agr egar ou edit ar infor m ação .

O t er m o ope n con t e n t - cont eúdo aber t o - or igina- se por sim ilar idade a ope n sou r ce - código aber t o e descr eve qualquer t ipo de t r abalho cr iat ivo incluindo ar t igos, im agens , áudio e v ídeo que é publicado em um for m at o que, explicit am ent e, per m it e sua r epr odução. Tecnicam ent e const it ui um ar quivo com par t ilhado que pode ser livr em ent e r e- ut ilizado. Os cont eúdos podem est ar em dom ínio público ou sob um a licença do t ipo GNU Fr ee Docum ent at ion License.

Out r a ver t ent e de pesquisa que vem ganhando espaço, r ecent em ent e, r efer e- se à const rução do capit al social nas com unidades vir t uais de apr endizagem . Ben Daniel, Richar d A. Schw ier e Gor don McCalla ( 2003) apr esent am , a par t ir de ext ensa r evisão de lit er at ur a per t inent e, cinco elem ent os fundam ent ais par a a exist ência dessas com unidades: a par t icipação vincula- se à sat isfação de necessidades individuais; cont eúdos específicos pr ecisam ser dom inados pelo gr upo; os par t icipant es com par t ilham int er esses e obj et ivos com uns; os pr ot ocolos sociais são fundam ent ais par a inst it uir rit uais, nor m as e leis pr ópr ias à int er ação no gr upo e, finalm ent e, o m odelo aber t o da I nt er net const it ui fer r am ent a ideal par a ancor ar e m ediar a int er ação e o com par t ilham ent o de conhecim ent o.

(5)

apr endizagem ou de r elacionam ent o e à publicação aut om át ica de cont eúdos a exem plo da W ik ipe dia - enciclopédia colet iva online e do Se con d Life - am bient e vir t ual que int egr a j ogos a difer ent es for m as de int er ação cult ur al que cont abilizava, ao final de 2006, cer ca de dois m ilhões de “ habit ant es” .

Tam bém m er ecem dest aque fer r am ent as com o o You Tu be - sit e par a com par t ilham ent o de vídeos ; M y Spa ce - sit e de r elacionam ent o com blog, for um s, em ail, gr upos, j ogos e event os e Be bo - sit e de r elacionam ent o que m ais cr esceu nos EUA em 2006,

aliando indicações dos m ais diver sos pr odut os feit as pelos usuár ios, inst it uindo ver dadeir os r ankings de t ópicos r ecom endados cr iando o que vem sendo denom inado de ger enciam ent o da r eput ação ou folk son om ia s em oposição a sit es de com pras sem indicações dos

usuár ios ( com o o Am azon.com ) .

(6)

Cr ia n do Com u n id a de s V ir t u a is de Apr e n diz a ge m e de Pr á t ica :

Ar qu it e t u r a do Am bie n t e V ir t u a l h t t p:/ / ccv a p.fu t u r o.u sp.br

Figu r a 1 . – Por t al ccvap – Página Pr incipal

O por t al ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br const it ui ext ensão vir t ual das aulas pr esenciais sem pr ej uízo da quant idade de aulas pr esenciais t r adicionais ( 16 aulas/ sem est r e) .As aulas pr esenciais são m inist r adas no Labor at ór io Mult im ídia da ECA/ USP t endo com o pr é- r equisit os de soft w ar e a ut ilização do flash e de ver são at ualizada do Mozilla.

O por t al const it ui um am bient e vir t ual de aprendizagem no qual o aluno de pós- gr aduação t em oport unidade de apr ofundar seus conhecim ent os sobr e educação na sociedade digit al, e reflet ir sobr e os im pact os das TI Cs na educação vir t ualizada. A I nt er face gr áfica ident ifica cada seção com cor es pr ópr ias, a fim de facilit ar a navegação e sinalizar ao usuár io onde ele se encont r a.

(7)

linear e a não- linear , hiper t ext ual. For am cr iadas, especialm ent e par a cada t em a da agenda, anim ações pr ovocador as par a alavancar os debat es a ser em r ealizados, t ant o pr esencialm ent e com o via fór um . Essas anim ações m ot ivam t am bém a r ealização de pesquisas dos alunos, publicadas no por t al sob a for m a de t r abalhos individuais e t am bém com o t ext o colet ivo.

Figu r a 3 . Seção Cont eúdo ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br

(8)

Figu r a 4 . Seção Cont eúdo – Anim ação: Do Papir o à I nt er net

As at ividades int er acionais for am r eunidas na seção I n t e r - Açã o que ancor a as at ividades de aut or ia individual e colet iva incluindo a publi-cação das m esm as. Encont r am - se t am bém r eunidas nest a seção as Dicas de Sit es int er essant es que são enviadas pelos alunos no decor r er do cur so, os For m ulár ios par a Aut o- Avaliação e o Blogs I ndividuais e o Blog I nst it ucional para est im ular a t r oca de idéias ent r e os alunos, ant es e após a publicação das at ividades individuais e colet ivas, bem com o com ent ár ios ger ais sobr e o cur so.

(9)

A seção I nt er - Ação cont em pla os seguint es t ópicos:

• Relat ór ios I ndividuais

• Text o Colet ivo

Blog I nst it ucional Making Of ( Colet ivo)

Blogs I ndividuais

• Aut o- Avaliação

Figu r a 2 . Blog I nst it ucional Making Of

ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br / blog/ ~ 001

A fim de facilit ar a pesquisa, além da bibliogr afia t r adicional ( livr os indicados) , o por t al apr esent a links par a vár ios sit es de inst it uições e univer sidades vir t uais no Br asil e no m undo.

Na seção Pu blica çõe s, encont r am - se ar t igos, paper s, t eses e out r as publicações de pesquisador es na ár ea de com unicação e educação a dist ância. Alguns dest es m at er iais est ão disponíveis na ver são de t ext os com plet os podendo t ant o ser visualizados par a leit ur a online com o t am bém par a dow nload.

(10)

com unicação e da educação. A fim de ofer ecer or ient ações sobr e as at ividades da disciplina Cr iando Com unidades Vir t uais de Ensino e Apr endizagem , a seção Tá Per dido? apr esent a consider ações sobr e as at ividades discent es além de cont eúdos e conceit os sobr e pesquisa, r esum o e r esenha, m uit o út eis par a a r ealização das at ividades da disciplina.

Figu r a 6 . Seção Bibliogr afia ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br

CRI AN D O COM UN I D AD ES V I RTUAI S D E APREN D I ZAGEM E D E

PRÁTI CA : Re fle x õe s I n icia is

(11)

ar m adas e educação, nas quais o com put ador t em sido ut ilizado com fr eqüência cada vez m aior . ( PASSARELLI , 2001)

No caso da educação o desafio consist e em com o ut ilizar o pot encial da t ecnologia digit al de for m a a cont r ibuir não som ent e par a o desenvolvim ent o cognit ivo, m as t am bém afet ivo e ét ico, incor por ando t am bém o conceit o de que ensinar é um at o de com unicação.

(12)

quest ões com o os Novos Papéis par a Alunos e Professores, nov as for m as de apr ender e “ apr eender ” o m undo e t am bém a pr ópr ia finalidade da educação.

Os pr oj et os TôLig a do – O Jor n a l I n t e r a t iv o da Su a Escola (ht t p: / / t oligado.fut ur o.usp.br) e Pá t io Pa u list a – Todo M u n do se En con t r a Aqu i (ht t p: / / pat iopaulist a.sp.gov .br) par t icipam do por t al Cr iando Com unidades Vir t uais de Apr endizagem e de Pr át ica na condição de est udos de caso. São pr oj et os educacionais que t êm por obj et ivo a super ação de cer t as pr át icas t r adicionais em educação não m ais adequadas ao m om ent o at ual. Por m eio das at ividades pr opost as, esses pr oj et os buscam est im ular a pesquisa e a pr odução do conhecim ent o, bem com o a cr iat ividade, a aut onom ia dos alunos e t am bém dos pr ofessor es.

Todas as discussões e r eflexões sobr e os t em as abor dados ocor r er am em dois m om ent os dist int os: pr esencialm ent e, em encont r os sem anais dur ant e o sem est r e let ivo e por m eio de fór uns e, m ais r ecent em ent e blogs ancor ados no por t al da disciplina.

As discussões em t or no dos t em as pr opost os ger ar am , ao final de cada sem est r e, um t ext o colet ivo sobr e o t em a com unidades vir t uais que const it uem , at ualm ent e, 7 ( set e) m onogr afias publicadas no por t al e que br evem ent e ser ão publicadas com o livr os. Por se t r at ar de um a pr odução colet iva, o pr ocesso de elabor ação desses t ext os envolveu m uit a discussão e negociação em t or no da unidade t em át ica e da est r ut ur a dos t ext os, pr ocesso est e que acabou t r azendo à t ona t em as com o r elações de poder em com unidades vir t uais, obj et o de est udo do últ im o t r abalho publicado pela t ur m a de 2007.

(13)

t em a de um a segunda disser t ação de m est r ado , em andam ent o, que est udar á as r elações de poder em com unidades vir t uais.

(14)

Re fe r ê n cia s:

BBC BRASI L. Par a analist as, m udanças na Web em 2007 vir ão de usuár ios. O Est ado de S.Paulo, São Paulo, 1º j an. 2007.

Disponível em : <ht t p: / / w w w .est adao.com .br / t ecnologia/ int er net / not icias/ 2007/ j an/ 01/ 225.ht m> .

Acesso em : 4 j an. 2007.

CANETTI , Elias. Aut o- de- fé. Tr adução de Her ber t Car o. 3. ed. Rio de Janeir o: Nova Fr ont eir a, 1991.

CASTRO, Claudio de Mour a. Naufr ágio cur r icular , Revist a VEJA, nº 29, p.22, m aio 2002.

CSI KSZENTMI HALYL, Mihaly. Beyond Bor edom and Anxiet y: The Exper ience of Play in Wor k and Gam es. New Yor k: Jossey- Bass, 1982.

DANI EL, B.; SCHWI ER, R. A.; MCCALLA, G. Social capit al in vir t ual lear ning com m unit ies and dist r ibut ed com m unit ies of pr act ice. Canadian Jour nal of Lear ning and Technology, Et obicoke, Ont ar io, v. 29, n. 3, Fall/ Aut um n 2003. Disponível em : <ht t p: / / w w w .cj lt .ca/ cont ent / vol29.3/> . Acesso em : 4 j an. 2007.

DELORS, Jacques et al. Educação: um t esour o a descobr ir . 5. ed. São Paulo: Cor t ez; Br asília, DF: MEC: UNESCO, 2001.

DE MEI S, Leopoldo. Ciência, educação e o conflit o hum ano-t ecnológico. São Paulo: Senac, 2002.

(15)

GI L, Ant onio Car los. Met odologia do ensino super ior . 2. ed. São Paulo: At las, 1994.

KENSKI , V. M. Em dir eção a um a ação docent e m ediada pelas t ecnologias digit ais. I n: BARRETO, R. G. ( Or g.) et al. Tecnologias educacionais e educação a dist ancia: avaliando polít icas e pr át icas. Rio de j aneir o: Quart et , 2001, p. 75.

MORI N, Edgar . A cabeça bem - feit a: r epensar a r efor m a, r efor m ar o pensam ent o. Tr adução de Eloá Jacobina. Rio de Janeir o Ber t r and Br asil, 2001.

PASSARELLI , Br asilina. “ Const r uindo Com unidades Vir t uais de Apr edizagem : O Pr oj et o TôLigado – O Jor nal I nt er at ivo de sua Escola” . I P I nfor m át ica Pública, v. 4, n. 2., j ul.- dez. 2002. p187- 201.

PASSARELLI , Br asilina. Hiper m ídia na Apr endizagem : Const r ução de um Pr ot ót ipo I nt er at ivo – A Escr avidão no Br asil. São Paulo: ECA/ USP, 1993. Tese de Dout or ado.

PASSARELLI , Br asilina. I nt er faces Digit ais na Educação: @lucin[ ações] Consent idas. São Paulo: ECA/ USP, 2003. Tese de Livr e- Docência.

PASSARELLI , Br asilina. I nt er faces Digit ais na Educação: @lucin[ ações] Consent idas. São Paulo: Escola do Fut ur o/ USP, 2007.200p. il. ( Conexões Cient íficas: t eses e Disser t ações) .

(16)

RHEI NGOLD, How ar d. The vir t ual com m unit y: hom est eading on t he elect r onic fr ont ier . Reading, Mass.: Addison- Wesley Pub., 1993.

TURKLE, Sher r y. Life on t he scr een: ident it y in t he age of t he I nt er net . New Yor k: Sim on & Schust er , 1995.

Imagem

Figu r a 1 .  –  Por t al ccvap – Página Pr incipal
Figu r a  3 . Seção Cont eúdo ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br
Figu r a  5 . Seção I nt er ação ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br
Figu r a  2 . Blog I nst it ucional Making Of  ht t p: / / ccvap.fut ur o.usp.br / blog/ ~ 001
+2

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins &amp; Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os resultados de estabilidade de agregados das amostras do perfil mostram que ocorre uma preponderância de agregados maiores (em profundidade) os quais possuem

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

A mãe do Roberto, antes de sair – tem sempre alguma coisa para fazer, o seu curso de Italiano, a inauguração de uma exposição, um encontro no clube de ténis –, faz- -lhe

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também