• Nenhum resultado encontrado

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Aula 1:

CONTEÚDO:

Razão e Proporção.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Desenvolver a capacidade do aluno de identificar e compreender a ideia de razão. Reconhecer razões proporcionais e saber utilizar-se desta característica.

RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICO

(2)

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Você já imaginou como estimar a medida do comprimento da circunferência da Lua?

Para executar essa tarefa você dispõe de algumas informações que reuniu em suas leituras: o raio da Terra é aproximadamente 6378 km e a razão entre o comprimento da circunferência Lua e o da Terra é aproximadamente .

(3)

Vejamos um exemplo da utilização do conceito de razão

Em uma loja do shopping, o vendedor atende, em média, 6 pessoas, sendo que somente 2 realizam a compra. Ao ser questionado pelo seu gerente sobre como estão as vendas, o vendedor responde: “as vendas estão numa razão de 2 para 6” (escrevendo em forma de fração: ).

(4)

Vejamos OUTRO exemplo da utilização do conceito de razão

o rótulo de um detergente industrial

apresenta a seguinte frase: “diluir o

conteúdo em água na fração de ”, ou seja,

1 parte de detergente para 10 partes da

mistura “detergente + água”).

(5)

Como se Lê uma razão

Analisando os dois exemplos anteriores, você perceberá que, de modo geral, uma razão é descrita da seguinte forma:

�� ê− ��: � ��� á���� �

(6)

Atividade de fixação 1

Em uma loja do centro da cidade, para cada pagamento realizado com cédulas, são realizados 6 pagamentos com cartão de crédito. Escreva a razão entre a quantidade de pagamentos efetuados com cédulas e o total de pagamentos. Escreva, também, a forma de leitura, de acordo com os números obtidos.

Respostas:

1) Um está para seis

(7)

Atividade de fixação 2

Após verificar que razão é uma fração entre dois números, podemos obter o valor dessa razão. Para isso, basta realizar a divisão entre o seu numerador e o denominador.

Veja alguns exemplos:

0,125 0,6

0,96

(8)

Razões proporcionais

Agora, considerando as razões e o que podemos observar de comum entre elas?

O resultado da divisão é o mesmo em ambos os casos:

= 4 = 4

Quando isso acontece, dizemos que as razões são proporcionais

=

(9)

Atividade de fixação 3

Observe as frações a seguir e determine quais pares são proporcionais:

(10)

Assimile

Sempre que duas razões forem proporcionais, as multiplicações cruzadas, do numerador de uma fração com o denominador da outra fração, terão o mesmo resultado. Vejamos:

(11)

Atividade de fixação 4

Aplicando a propriedade vista anteriormente, verifique quais pares de frações são proporcionais:

NÃO SÃO SÃO SÃO SÃO SÃO

(12)

Exemplificando

Determinado produto químico, para ser utilizado, deve ser diluído em água, na razão de . Sabendo que serão utilizados 32 litros da mistura “água + produto químico”, quais as quantidades de água e de produto químico que deverão ser utilizadas para manter a razão indicada no rótulo?

(13)

Exemplificando

Solução:

Considerando “x” como a incógnita que representará a quantidade de produto químico que queremos encontrar, teremos a igualdade entre as razões:

químico

Logo, 32 – 4 = 28 litros de água

(14)

Faça você mesmo

4 - A planta-baixa de uma casa foi desenhada na razão de ou seja, cada centímetro na planta-baixa representa 40 cm no tamanho real. O comprimento de uma parede na planta-baixa é de 5,3 cm. Qual é o comprimento dessa parede em tamanho real?

(15)

Faça você mesmo

5 - Determine o valor desconhecido em cada caso a seguir:

(16)

Veja mais um exemplo

Em uma empresa de metalurgia, cinco funcionários gastam três horas para produzirem 3.750 unidades de uma peça usinada. Reduzindo o tempo de serviço para duas horas, quantas unidades os mesmos cinco funcionários conseguiriam fabricar?

(17)

Faça você mesmo

6. Um atleta amador de corrida de rua demorou 40 minutos para percorrer 10 km e completar o percurso. Considerando que o seu rendimento foi constante, o atleta tinha percorrido quantos quilômetros após 15 minutos da largada?

(18)

Retome agora a situação problema apresentada no início da aula e resolva-a

Você já imaginou como estimar a medida do comprimento da circunferência da Lua?

Para executar essa tarefa você dispõe de algumas informações que reuniu em suas leituras: o raio da Terra é aproximadamente 6378 km e a razão entre o comprimento da circunferência Lua e o da Terra é aproximadamente .

Referências

Documentos relacionados

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

julgamento pela aprovação ou reprovação, são dados pela regulamentação do próprio órgão, entidade ou carreira, que devem ser complementados pelos fatores indicados pela

Casamento Penal Ex.. Estupro

e) garante-se que Mariana não está grávida e que Fátima está grávida.. 7) (FUNRIO) De acordo com a legislação, se houver contratação de um funcionário para o cargo de

Ao contrário do raciocínio indutivo, o raciocínio dedutivo tem a vantagem de não necessitar do caráter probabilístico para que esteja correto (ou para chegar à

› Nota do autor: Nesta questão, também iremos construir uma tabela para melhor interpretarmos a situação dada, uma vez que temos conjuntos disjuntos, ou seja, meninos ou meninas,