• Nenhum resultado encontrado

Jogo das cores. Uma atividade para melhorar o Déficit de Atenção de crianças do Ensino Fundamental I 1. RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Jogo das cores. Uma atividade para melhorar o Déficit de Atenção de crianças do Ensino Fundamental I 1. RESUMO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Jogo das cores. Uma atividade para melhorar o Déficit de Atenção de crianças do Ensino Fundamental I

1. RESUMO

O presente trabalho trata-se de uma oficina realizada com uma criança de 6 anos de idade, que possui déficit de atenção. Esta doença que atinge crianças e adultos, leva à desatenção no desenvolvimento de suas atividades diárias. O foco deste trabalho teve como objetivo criar um jogo educacional capaz de potencializar a concentração desta criança que estuda no Ensino Fundamental I. Este jogo baseia-se principalmente nas cores de objetos, onde o mesmo foi com feitos de papelão, onde a criança deverá identificar as cores em um no tabuleiro marcando com as tampinhas de garrafa pet da cor correspondente ao círculo.

Palavra-chave: atividades. Concentração. déficit de atenção

(2)

2- Introdução

O déficit de atenção, segundo o site “IPCT, 2021” é um problema causado pelo mau funcionamento do córtex pré-frontal que é (a área responsável pelo

desenvolvimento da atenção); e atinge crianças e adultos, tendo como consequência a falta de atenção destas pessoas para executar tarefas simples do dia a dia, como:

estudar, trabalhar, brincar, assistir televisão, ouvir música; o indivíduo não consegue prestar atenção no que os outros dizem, não finaliza nenhuma tarefa por não se concentrar em nenhuma atividade , consequentemente cometendo erros bobos, também persiste em não praticar atividades que exigem esforço mental, além de tudo não demonstra sentimento, o que faz com que esta pessoa fique isolada, constrangida e triste,

Conforme diz o site “vitude, 2020”, quem tem DDA, tem dificuldade de se organizar, fica agitado, inquieto, vive distraído, esquece objetos escolares: caderno, bilhetes entre outros, movimenta pés e mãos o tempo todo, não consegue

permanecer muito tempo sentado em uma cadeira e se distraem com qualquer coisa que aparece pela frente.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção no site“Bvsms, 2014”, o desempenho escolar de quem possui déficit de atenção é menor do que os outros alunos da escola, pois a falta de concentração nas atividades escolares prejudica o aprendizado da criança.

Desta forma sem se concentrar no que faz a criança quando ingressa na escola, terá dificuldade de aprendizado e consequentemente não conseguirá acompanhar o ritmo de aprendizagem dos colegas de sala e não terá condições de criar a sua independência.

Por isso se dá a importância desta pesquisa, porquê a desatenção é algo que

gera graves consequências na vida de quem possui déficit de atenção, porque além

de prejudicar o aprendizado deste aluno, também o impede de: interagir, evoluir

mediante à sociedade , ter uma vida saudável como as outras pessoas, pois é

muito importante que esta criança, desenvolva sua concentração e interaja com

outras pessoas, para que não fique dependente dos outros e consiga realizar

(3)

tarefas rotineiras do dia a dia, planejar suas próprias atividades como quem não possui este problema.

3- Objetivos

O objetivo deste trabalho é desenvolver a concentração de uma criança de 6 anos que estuda no ensino fundamental e possui déficit de atenção, através de um jogo de cores, visando superar as dificuldades encontradas na aprendizagem deste aluno, para que ele consiga concluir suas tarefas e acompanhar o ritmo de aprendizado das outras crianças que não possuem DDA.

Também será necessário que este aluno seja capaz de guardar informações e memorizar atividades que forem passadas, dentro e fora da sala de aula.

Desta forma este indivíduo será capaz de se tornar independente realizando suas atividades sem necessitar de ajuda de outras pessoas e estará preparado para interagir com as pessoas que convivem a sua volta.

(4)

4-Metodologia

Inicialmente foi realizada uma pesquisa para se aprofundar sobre o assunto, entender como se comporta quem possui déficit de atenção à fim realizar esta oficina, além de haver, um esclarecimento de dúvidas com pessoas que lidam com este problema.

Logo após esta pesquisa, também foi pesquisada uma atividade que treina atenção e concentração, daí surgiu a ideia de se criar criado um jogo de cores, assim sendo usado papelão, tampinhas de garrafa pet, canetinha, lápis de cor, durex.

O papelão foi recortado em forma de quadrado, logo após as tampinhas foram usadas para desenhar os círculos no tabuleiro, em seguida os círculos foram contornados com canetinha de cores variadas para ajudar na identificação das cores.

Assim na hora de se aplicar a oficina, em seguida os círculos foram coloridos com lápis de cor e o jogo de cores foi plastificado com durex.

Enfim buscando informação, finalmente foi encontrada uma criança com o problema déficit de atenção e assim a oficina foi realizada.

(5)

5- Desenvolvimento

A oficina foi realizada com uma criança de 6 anos que possui déficit de atenção, em sua casa, pois as diretoras das escolas não autorizaram a aplicação desta atividade no ambiente escolar devido à pandemia.

Foi disponibilizado um tabuleiro para este aluno com o nome de jogo das cores, onde o mesmo possui círculos em várias cores e deveria ser marcado com tampinhas de garrafa pet correspondente à cor do círculo para este aluno, em seguida ele foi pegando as tampinhas de garrafa pet corresponde as cores do círculo no tabuleiro e colocando em cima da cor que ele identificou como sendo a cor equivalente da tampinha.

Depois ele foi instruído a virar a tampinhas para o outro lado.

Finalmente pedi autorização para mãe da criança para retirar uma foto, da criança realizando a oficina.

Criança de 6 anos com déficit de atenção realizando oficina em sua casa ,2021.

(6)

6- Resultados

Na hora do desenvolvimento da oficina, inicialmente a criança com déficit de atenção conseguiu se concentrar no desenvolvimento da oficina, porque gostou das cores do círculo do tabulete, tanto que queria o jogo para ele pois o objetivo deste trabalho é criar uma atividade que desperte a atenção deste aluno, tanto que nem parecia que possui essa deficiência, pois a mãe do menino relatou que na escola ele não gosta de atividades, de ler e escrever na escola, reluta para não as fazer.

Logo após quando a criança começou a colocar as tampinhas referente à cor do círculo, em cima dele, ela se atrapalhou, colocou verde em cima de laranja, laranja em cima de azul, vermelho em cima de azul, acertou algumas cores.

Quando pedi para ele virar as tampinhas para o outro lado ele foi bem.

Jogo Das Cores criado pela autora da oficina 2021.

(7)

7-

Considerações Finais

É importante trabalhar a concentração de crianças com déficit de atenção no ambiente escolar através de oficinas de forma lúdica, para que desperte a atenção destes alunos, pois atividades criativas incentivam e atendem as necessidades de aprendizagem do universo infantil.

Desta forma a atividade desenvolvida com o aluno que possui déficit de atenção, conseguiu desenvolver a oficina concentrado, porque gostou das cores que havia no jogo, embora a mãe desta criança tenha relatado que o mesmo, não desenvolve atividades escolares com a atenção que teve para fazer o jogo, mas ainda será necessário trabalhar a concentração deste aluno, pois apesar dele ter gostado da atividade, ele marcou cores erradas nos círculos com as tampinhas de garrafa de pet.

Assim este estudo contribuiu para o aprendizado na área de necessidades escolares,

mostrando que é preciso usar de criatividade para despertar o interesse dos alunos

no ambiente escolar, podendo também ser pesquisada novas atividades

incentivadoras, buscando saber o que os alunos gostam de fazer para melhorar a

qualidade das aulas.

(8)

8- Fonte consultada

Déficit de atenção, Instituto paraense de terapia cognitiva .mango. 2021. Disponível em htpp ://www.ipct.net.br, acesso em : 04 de ago de 2021.

Vittude blog. Instituto Paulista de Déficit de Atenção National Institute of mental Heath.

2020. Disponível em vittude.com, acesso em 11 de set de 2021.

Associação Brasileira do Déficit de Atenção, Biblioteca Virtual em Saúde, 2014.

Disponível em bvsms.saúde.gov.br, acesso em 11 de set de 2021.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

O Gráfico M-N apresenta um conjunto de pontos (N,M) obtidos a partir destas três propriedades físicas medidas para os principais minerais na constituição das

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

[r]

Raramente um portador de TDAH não é depressivo por algumas vezes no ano, muitas crianças e adolescentes TDAH são birrentos, desafiadores dos pais e dos professores, de pavio

Assim, os felinos domésticos (que ronronam com muito mais frequência do que felinos selvagens) aprenderam que um ronronar diferente para os seres humanos pode gerar

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova