• Nenhum resultado encontrado

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE COMO CUIDAR DE GATOS DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A REPRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE COMO CUIDAR DE GATOS DA EDUK ( CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A REPRODUÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Os gatos domésticos estão cada vez mais inseridos nos lares bra-sileiros como animais de estimação queridos por aqueles que convi-vem com estes seres fascinantes. Apesar dos números mostrarem que os cães ainda lideram o ranking no Brasil, o número de gatos nas resi-dências é o que mais tem crescido, segundo levantamento efetuado pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, em 2012.

Assim sendo, o curso “Como cuidar de gatos”, com Alexandre Ros-si, tem por objetivo abrir um mundo muito interessantes para todos que desejam conhecer, compreender e desvendar esse fantástico animal no que diz respeito aos seus comportamentos naturais, passando pelas me-lhores formas de garantir seu bem-estar e também, na eventualidade de surgirem problemas de comportamento, a melhor forma de resolvê-los.

Como cuidar de gatos, com Alexandre Rossi

Entendendo a comunicação

entre os felinos

Uma das formas mais eficazes para melhor conviver com um animal de es-timação é entender o que significam suas expressões corporais, vocalizações e comportamentos adotados em vários ti-pos de situações.

Assim, nas imagens abaixo, pode--se analisar um resumo das principais ex-pressões corporais utilizadas pelos gatos domésticos em algumas situações pontu-ais:

(3)

Entenda seu gato

Fonte: bobagento.com

O ronronar

Gatos domésticos emitem um som/vibra-ção na região peitoral, semelhante a uma espécie de “motor”. É perfeitamente audível e é possível sentir sua vibração também.

A sensação de ter um gato ronronando no colo é muito confortável e relaxante e, normal-mente, se associa o ronronar com relaxamento do gato.

Mas ainda não se sabe exatamente o por-quê de os gatos ronronarem. Algumas pesquisas já foram feitas neste sentido para tentar verificar

de onde vem o som tão característico do ronronar. Neste sentido, sabe-se

que provêm de movimentos rítmicos da musculatura da laringe, que geram o som que atinge 25 a 150 Hz por segundo.

É amplamente divulgado entre os apreciadores de gatos que o ronronar significa pra-zer, deleite, relaxamento. E isso realmente ocorre: geralmente quando estão no colo, relaxados,

(4)

Por outro lado, gatos também ronronam em situações em que, certamente, não estão relaxados nem tampouco satisfeitos: ao dar a luz, se recuperando de ferimentos, quando estressados ou com medo (é comum gatos ronronarem em consultas no consultório veterinário).

Assim, o ronronar dos gatos deve ser analisado no contexto de cada situação, pois pode representar tanto emoções boas quanto ruins sob o ponto de vista felino e pode ser utilizado também como forma de comunicação.

Cientistas já tem afirmado, igualmente, que o fato do gato doméstico ronronar com tanta frequência no dia a dia com seus tutores pode ter se originado de aprendizagem, ou seja, solici-tação x recompensa. Assim, os felinos domésticos (que ronronam com muito mais frequência do que felinos selvagens) aprenderam que um ronronar diferente para os seres humanos pode gerar consequências muito positivas, como serem alimentados logo pela manhã.

No link a seguir, uma recente matéria jornalística sobre o assunto: http://noticias.uol. com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/02/24/clique-ciencia-por-que-os-gatos-ronro-nam.htm

Afetividade felina

Os gatos domésticos são considerados animais so-ciais, perfeitamente capazes de estabelecer laços com ou-tros animais, inclusive com seus tutores, os seres humanos. Mas, apesar de ser muito gratificante perceber que o bichano sente apego pelos seres humanos, uma ligação forte demais pode levar a um comprometimento de seu bem-estar geral e pode até culminar num distúrbio com-portamental comum em cães, denominado ansiedade

de separação.

Os sintomas que o gato pode estar apresentando este problema são:

• Miados excessivos na ausência dos tutores; • Eliminação fora da caixa de areia;

• Autolimpeza excessiva;

• Comer rápido demais ou não comer nada na ausên-cia dos tutores.

Para evitar e também tratar o problema, indica-se investir bastante em enriquecimento ambiental, ou seja, atividades estimulantes para o gato, onde ele possa se entreter sozinho.

Outra providência seria não recompensar o comportamento de demanda de atenção excessiva, ou seja, não dar atenção ao gato sempre que ele miar insistentemente.

(5)

Ambiente ideal para o gato

A moradia ideal para os gatos domésticos deve permitir que os bichanos expressem seus comporta-mentos naturais, especialmente o escalar, descansar em locais altos, explorar, arranhar.

De olho nesta necessidade e cientes da busca cada vez mais frequente por parte de tutores que alme-jam o bem-estar de seus gatos, muitos profissionais, empresas e prestadores de serviços têm se especializado em adaptar a casa para os felinos.

Um exemplo encontra-se na foto abaixo, extraída do site japonês The Cat’s House (www.cathouse.jp): No link a seguir para o site DesignSwan (http:// www.designswan.com/archives/lovely-cat-hou-se-a-playground-for-cat.html), mais ideias que, unidas a criatividade e vontade de investir pou-co, podem dar ótimas ideias de coisas simples que podem ser feitas em casa, comprando-se prateleiras em qualquer grande loja de materiais para casa.

Abaixo, mais uma dica bonita e interes-sante (extraído de http://saibadecor.com.br/am-bientes-para-animais-de-estimacao/):

Nesta matéria, mais ideias originais e criativas: http://ca- savogue.globo.com/Curiosidades/noticia/2014/08/25-mo-veis-incriveis-criados-para-gatos.html.

No Brasil, também já é possível encontrar lojas espe-cializadas em móveis para decorar a casa e também deixar o ambiente muito interessante para os gatos:

• RonRon:

http://www.ronron.com.br/

(6)

Enriquecimento ambiental

Quando se pensa em bem-estar de animais domésticos, o enriquecimento ambiental é um elemento de extrema importância. E com os gatos não poderia ser diferente. A falta de oportunidade de exercer atividades naturais à espécie pode gerar distúrbios comportamentais. O enriquecimento ambiental tem por objetivo, justamente, permitir ao animal exercitar suas habilidades intrínsecas, como comportamentos exploratórios, em ambientes ricos em desafios.

Assim, passemos a algumas ideias de enriquecimento ambiental para gatos:

Eco Caça – Pet Games

-

https://www.youtube.com/watch?v=qAsd9FimAyg&list=UU-3ZK5Rem8secOxxuv0dNypg

Flying Cat – Pet Games - https://www.youtube. com/watch?v=hvMgb9X0cu0

Cat Fita - Pet Games - https://www.youtube. com/watch?v=PON0wqOEsss&list=UU-3ZK5Rem8secOxxuv0dNypg

Kit Caça – Pet Games - https://www.youtube. com/watch?v=Vy68TI1T-vM

Mini Pet Ball – Pet Games - https://www.you- tube.com/watch?v=gYLrkQlSR2E&list=UU-3ZK5Rem8secOxxuv0dNypg

(7)

Caneta laser: gatos costumam adorar caçar aquela “luzinha” vermelha de canetas laser. Mas

deve-se tomar cuidado para não direcionar para os olhos de animal ou de pessoas; é indicado que a brincadeira sempre termine em um petisco saboroso, para que se consume o compor-tamento de caça. Aqui, uma compilação divertida de vídeos mostrando a interação de gatos com o laser: https://www.youtube.com/watch?v=np09_Ne0_Js

Onde encontrar brinquedos e acessórios indicados para enriquecimento ambiental de gatos:

http://www.bitcao.com.br/ http://www.boutiquedogato.com.br http://www.petlove.com.br/ http://www.meuamigopet.com.br/ http://www.petcentermarginal.com.br/ http://www.smartpet.com.br/ http://www.merceariadoanimal.com.br/

O misterioso catnip ou a “erva do gato”

O catnip, cujo nome científico é Nepeta cataria, é uma planta da família das mentas. A erva, especialmente na versão

desi-dratada, é muito utilizada para estimular gatos a arranhar e se esfregar.

Sabe-se que a substância ativa da erva, denominada ne-petalactona, atua no sistema nervoso dos felinos predis-postos geneticamente (a grande maioria), atuando como

uma espécie de estimulante de comportamentos de ar-ranhar, se esfregar, cheirar. Grandes felinos também

po-dem reagir à erva, com os mesmos comportamentos. Por essas razões, o catnip é muito utilizado para

estimu-lar gatos a usarem seus arranhadores, se esfregarem, rolarem, ou seja, para se exercitarem e utilizarem os

(8)

Feromônio facial felino

Feromônios são substâncias químicas liberadas por diversos animais e que têm papel relevante na comunicação. No caso dos gatos, o feromônio facial felino é espécie-específico, ou seja, só os gatos conseguem identificar sua presença no ambiente. Por exemplo, quando gatos esfregam suas bochechas, estão deixando sinais químicos - feromônios - no ambiente como se fossem “pistas” de que está tudo bem, para que se sintam seguros.

Feromônios felinos foram isolados artificialmente e são vendidos de forma a serem uti-lizados como auxiliares na resolução de alguns distúrbios comportamentais como: marcação urinária; arranhadura de objetos da casa; estresse devido a mudança de ambiente ou introdu-ção de outro animal; diminuiintrodu-ção de estresse em transporte.

O Feliway®, produzido pela empresa Ceva, já é comercializado no Brasil:

Leituras complementares:

“Os Segredos dos Gatos”, Alexandre Rossi e Paula Itikawa, editora Globo “Cat Sense, the feline enigma revealed”, John Bradshaw, Penguins Book

“Problemas Comportamentais do Cão e do Gato”, G. Landsberge outros, ed. Rocca “Comportamento Canino & Felino”, Debra F. Horwitz e outros, Artmed

“Larousse dos Gatos”

Sites interessantes:

Cão Cidadão: www.caocidadao.com.br

Tudo Gato: www.tudogato.com.br

Fontes de pesquisa:

Cão Cidadão: www.caocidadao.com.br

Bobagento: www.bobagento.com.br

Notícias UOL: www.noticias.uol.com.br

Cat House: www.cathouse.jp

Design Swan: www.designswan.com

Saiba DeCor: www.saibadecor.com.br

Casa Vogue: www.casavogue.globo.com

Ron Ron: www.ronron.com.br

Pepe Cats: www.pepecats.com.br

(9)

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii e é transmissível a vários animais. A toxoplasmose não é uma doença grave e muitas pessoas, apesar de contaminadas, não apresentam quaisquer sintomas durante a vida. A questão se torna mais grave quando se trata do risco de transmissão a mulheres grávidas, já que o feto pode ser contaminado, causando graves consequências, como abortamento, má-formação ou deficiências neurológicas.

Aliado a essas informações, a doença acabou refletindo negativamente nos gatos domésti-cos, visto que os felinos são os hospedeiros definitivos desse parasita e a excreção de oocistos nas fezes pode levar à contaminação dos seres humanos e também a outros animais. Por este moti-vo, inclusive, a doença é conhecida como “doença do gato”, levando a preconceitos em relação a mulheres grávidas x gatos.

Assim, cabem aqui considerações impor-tantes para garantir a saúde das pessoas, mas também o bem-estar dos gatos, que não devem ser considerados os vilões quando o assunto é toxoplasmose.

Primeiramente, a transmissão aos seres humanos se dá através do contato com as fe-zes de gatos que estejam contaminadas com os oocistos dos protozoários. Mas o contágio deve se dar via oral, ou seja, a pessoa preci-saria ter contato com as fezes do gato em sua

boca. Assim, uma forma simples e eficaz de se evitar

contá-gio, especialmente por mulheres grávidas, é usar luvas ao limpar a caixa de areia.

Abraçar, acariciar e ter contato com gatos não gera a transmissão da toxoplasmose. Além disso, levar o gato ao veterinário para que sejam feitos exames que possam detectar se o gato tem ou não a doença é outra medida que garante tranquilidade.

Outra forma de evitar que o gato se contamine é não deixá-lo caçar animais nem alimen-tá-lo com carne crua, já que o protozoário pode ser transmitido através da ingestão de carne crua por humanos e animais.

A transmissão da toxoplasmose também se dá através de ingestão de água contaminada, assim como verduras e legumes mal lavados. As pessoas em geral estão, portanto, muito mais sujeitas a contrair toxoplasmose através da alimentação e má higiene do que através de contato com fezes dos gatos domésticos.

Portanto, medidas de higiene básicas e conscientização sobre a toxoplasmose e suas for-mas de transmissão e prevenção são importantes quando se fala de uma doença que elegeu os gatos como vilões.

Para saber mais, alguns sites brasileiros e estrangeiros que tratam do assunto:

http://www.cachorrogato.com.br/gato/toxoplasmose/ http://www.mulherdeclasse.com.br/toxoplasmose.htm http://www.saudeanimal.com.br/artigo51.htm

Referências

Documentos relacionados

Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias. Sendo um momento de aprendizagem rica em estímulos sensoriais,

As cinco técnicas de Data Mining estudadas (“Geração de uma Superfície que Minimiza Erros” ou Programa- ção Linear; Função Discriminante Linear de Fisher; Re-

87, inciso IV, alínea “g” da Lei Complementar nº 113/05 ao Diretor Técnico da Fundação, FÁBIO DE OLIVEIRA MARQUES DA CUNHA, subscritor do termo de referência

O Ventis, altamente configurável, é projetado especi- ficamente para atender a necessidades exclusivas de detecção de gás e manter os trabalhadores em segurança.. Disponível com

Na alínea g) deverão ser incluídos os custos ambientais de utilização da água;.. devem estar previstas outras formas de disponibilização da documentação referida, acessível

De acordo com a Tabela 3, pode-se analisar que a aplicação dos herbicidas Sulfentrazona e Imazetapir+Flumioxazina 14 dias após a aplicação não apresentaram

Na EspiralSoft leciona no Curso para Técnicos Superiores Nível VI em Segurança e Higiene no Trabalho nos Módulos de Legislação, Regulamentos e Normas de Segurança e Higiene

Demonstração de competência técnica, gestão de pessoas do departamento e gestão administrativa eficiente da área são os itens de maior relevância apontados para a avaliação