• Nenhum resultado encontrado

Olá, eu sou a Hortência. Eu adoro o meio ambiente e também quero conversar com vocês. E vocês sabem o que é Meio Ambiente?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Olá, eu sou a Hortência. Eu adoro o meio ambiente e também quero conversar com vocês. E vocês sabem o que é Meio Ambiente?"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Devemos lembrar, que é do Meio Ambiente que retiramos todos os recursos naturais (água, ar, alimentos, minerais entre outros recursos) para a nossa sobrevivência.

Não podemos esquecer que existem recursos naturais renováveis (água, sol, vento, plantas) e os recursos não renováveis (minérios, metais, carvão, petróleo), ou seja, é de grande importância utilizar os recursos de maneira consciente.

Olá, eu sou a Hortência. Eu adoro o meio ambiente e também

quero conversar com vocês.

E vocês sabem o que é Meio Ambiente?

Olá amiguinhos, tudo bem com vocês?

Eu sou o Gael e gostaria de conversar com você um pouco sobre Meio Ambiente.

O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra, ou seja, é tudo aquilo que nos cerca, como a natureza, os animais, rios, cidades, solo, ar, e não devemos esquecer de incluir as pessoas, como eu e vocês.

(3)

Vamos Colorir alguns recursos naturais?

Hoje vamos conversar um pouco sobre como preservar e proteger a natureza. E quem me trouxe aqui foi a Centroeste, ela é responsável pela Linha de Transmissão Furnas – Pimenta II.

(4)
(5)
(6)

A prática da agricultura urbana traz uma série de vantagens, entre elas a redução dos desperdícios na linha de produção, evita a poluição, diminui o consumo de industrializados, aproxima as pessoas da medicina caseira, revitaliza espaços ociosos, contribui para o microclima, aumenta a biodiversidade local, traz benefícios para a saúde, bem-estar e muito mais. Uma das formas mais comuns são as hortas urbanas.

As hortas urbanas podem ser feitas diversas formas, como utilização de espaços ociosos e produção de canteiros, hortas verticais que podem ser produzidas utilizando diversos materiais como garrafa pet, pneus, canos de pvc. A vantagem destes sistemas de produção é que se utiliza os recurso e materiais disponíveis, evitando e descarte inadequado e reaproveitando ou reciclando os materiais.

É importante lembrar que, Reciclar significa transforma o produto em algo novo (compostagem é um exemplo de reciclagem da matéria orgânica, que se transforma em adubo).

Já Reutilizar é o processo de usar novamente o mesmo material, mas de forma diferente (usar a garrafa pet ou canos de pvc para produzir alimentos).

Nós gostaríamos da ajuda de vocês para construir uma horta suspensa.

Vocês aceitam o desafio?

(7)

Como podemos construir uma horta suspensa?

Fazer uma horta suspensa, utilizando materiais alternativos é muito simples, além de ajudar o meio ambiente reciclando e reutilizando os materiais, os alimentos produzidos podem ser consumidos por você e sua família. Então vamos lá e mãos a obras.

• Terra;

• Garrafas pets de 2 litros (devem estar vazias e limpas);

• Sementes ou mudas de plantas;

• Tesoura;

• Corda de varal, barbante ou fio de nylon;

• Cordoalha, barbante ou arame;

• Arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames).

Materiais Necessários

1) Corte as garrafas, conforme desenho, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.

Como fazer?

(8)

Uma vez as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.

2) Faça dois furos na região próxima às aberturas, superior e inferior. O cordão que segura as garrafas irá passar por meio deste espaço.

O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas devem ter pequenos furos, que permitam a saída do excesso de água.

O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.

3) Utilize as cordas ou fios para unir uma garrafa a outra. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem escolher o uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como

“calço”, para que elas não escorreguem.

Algumas ideias para você se inspirar

(9)

Pessoal eu adorei conversar com vocês e espero que também tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o meio ambiente.

Eu também gostei muito Gael.

Gostei tanto que vou deixar algumas brincadeiras para vocês.

(10)

VAMOS BRINCAR?

(11)
(12)

Realização:

E lembrem-se sempre de compartilhar com os amigos e familiares o que

aprendemos aqui.

Porque preservar a natureza é Preservar a Vida! Tchau pessoal e até a próxima!

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto Secretara de Educação Fundamental.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v.1, 2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Anna Maria; SANTOS, Fátima. O Ser Humano e o Meio Ambiente de A a Z: Dicionário.

São Paulo: FAARTE, 2007.

CAE Ipê & Fundação Gaia. Trofobiose: novos caminhos para uma agricultura sadia, Porto Alegre, 1993.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – RESOLUÇÃO CONAMA nº 275, de 25 de abril de 2001. Fonte: www.planalto.gov.br DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção – Um Resumo Didático dos Desafios Socioambientais. São Paulo: Gaia, 2004.

LEAL, Antonio. Dicionário de termos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Letras e Magia, 2007.

OLIVEIRA; Gabriele Caroline dos Santos de.; TONIOSSO, Jose Pedro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Práticas pedagógicas na educação infantil. São Paulo, 2016.

PENTEADO, Heloísa D. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1997.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental.

Cadernos de Educação Ambiental – Ecocidadão. São Paulo: SMA/CEA, 2012.

SILVA, Marilena Loureiro da. Vários colabora - dores. VAMOS CUIDAR DO BRASIL: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocu - mentos/publicacao3.pdf.

TIRIBA, L. Crianças da natureza: Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, NIMA/PUC-Rio, 2010.

Referências

VAMOS JUNTOS!!!

PARTICIPE DAS AÇÕES PROPOSTAS PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, felizmente, aos poucos essa realidade começa a modificar-se na educação rural do Município, foram construídas algumas escolas novas no ano de 2013, com

O exame da tireoide com radionucleotídeo permite a identificação de tecido funcional da tireoide e é usado como um teste de diagnóstico em gatos com suspeita de hipertireoidismo

“Bioética Ambiental”, revista "monografias ambientais - remoa/ufsm com o artigo “A contribuição da bioética na preservação ambiental e na saúde”,

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

46 - O Ibama poderá, a qualquer tempo, (INCLUIR – “para os planteis que não tenham material genético depositado em laboratório”) solicitar a coleta de

Neste capítulo, uma vez que o foco de interesse não é a composição social mas os formatos partidários, introduzimos nas tabelas os dados de outras legendas que estão

9. O avanço do estudo do recrutamento das elites políticas brasileiras passa forçosa- mente por uma séria discussão acerca da qualidade das fontes colocadas à disposição

As refinarias de petróleo são áreas muito vulneráveis aos balões e suas equipes de serviço promovem uma verdadeira ação de guerra para monitorar a movimentação de balões sobre