• Nenhum resultado encontrado

GOOGLE DRIVE, DRIVE FILE STREAM OU BACKUP E SINCRONIZAÇÃO E FORMULÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GOOGLE DRIVE, DRIVE FILE STREAM OU BACKUP E SINCRONIZAÇÃO E FORMULÁRIOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)ı​ CeTI-RP. GOOGLE DRIVE, DRIVE FILE STREAM OU BACKUP E SINCRONIZAÇÃO E FORMULÁRIOS Autora: Clélia Camargo Cardoso - Analista de Sistemas/CETIRP/USP. ÍNDICE 1. Google Drive. 2. 2. Drive File Stream ou Backup e Sincronização. 4. 3. Formulários. 6. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​1.

(2) ı​ CeTI-RP. 1. Google Drive Toda pessoa que tem uma conta no Google tem acesso ao armazenamento no Google Drive (que é um espaço da nuvem da Google, gerenciada por ela). Se a conta é institucional, o espaço disponível depende do contrato, se é usuário comum, o limite é de 15 GB (espaço total para armazenamento de arquivos, fotos e emails), sendo possível adicionar mais espaço, desde que se pague, há vários planos de upgrade​. Para a conta @usp.br o armazenamento é ​ilimitado pelo contrato firmado entre as duas instituições. Para ter acesso ao drive, o usuário deve primeiro autenticar-se em sua conta de email.​ Disponível ao lado direito superior do navegador Chrome, no menu “Google Apps” clicar no ícone “Drive”. Aparecerá uma tela como na figura abaixo:. Do. lado. esquerdo. aparece. no. menu. as. opções. “Meu. Drive”,. “Drives. Compartilhados”, quando uma pessoa compartilha uma pasta com você, além da “Lixeira”, “Recentes” (arquivos acessados recentemente) e “Com estrela” (aqueles marcados por você como importantes). Para adicionar arquivos ao Drive, basta clicar em “Meu Drive” e já aparecem as opções “Upload” (quando se quer copiar uma pasta ou arquivo do computador para o Drive) ou “Download” (quando se quer gravar no computador algum arquivo ou pasta do Drive).. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​2.

(3) ı​ CeTI-RP. Para uma melhor organização, pode-se criar uma pasta através do comando “Nova Pasta” que hospedará os arquivos procedentes do ​upload o ​ u criados através de algum dos aplicativos disponíveis (Documentos, Planilhas, Apresentações, etc). Exercício 1​: Vamos fazer um exercício para compartilhar com o colega uma pasta criada por você e nomeada com seu primeiro nome no Drive. Esta pasta deverá conter algum arquivo do computador através do comando “Upload”. Igualmente, você deverá fazer um ​upload ​em alguma pasta compartilhada pelo colega.. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​3.

(4) ı​ CeTI-RP. 2. Drive File Stream ou Backup e Sincronização Para que haja uma sincronização dos arquivos armazenados no Drive com o computador, pode-se utilizar o aplicativo “Drive File Stream”. Isso tornará mais rápida a manipulação dos arquivos. Também tornando possível a manipulação de arquivos no computador estando-se off-line (fora da Internet). Quando se reconectar, as alterações são imediatamente sincronizadas entre o computador e a nuvem. Para acesso a essas funcionalidades é necessária a instalação do ​software e ​ m seu computador. Mais informações de instalação, configuração e utilização no endereço abaixo: https://support.google.com/a/answer/7491144?hl=pt-BR Após instalado, é necessário copiar as pastas que serão sincronizadas pelo aplicativo para o Google Drive File Stream, automaticamente é criado um drive, letra “G:” neste exemplo, no “Explorador de Arquivos do Windows”, como na figura abaixo:. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​4.

(5) ı​ CeTI-RP. Não é possível utilizar o recurso de File Stream para uma conta pessoal de email do Google (apenas para contas institucionais onde o contrato prevê este recurso). Neste caso pode-se optar pelo Backup e Sincronização. A implantação do Backup e sincronização também disponibiliza os arquivos em todos os dispositivos do usuário. Quando se instala o aplicativo Backup e sincronização, uma nova pasta (chamada Google Drive) aparece no computador (v. figura acima). Neste caso o usuário tem uma conta institucional, para a qual criou o Google Drive com Backup e Sincronização e outra conta institucional para a qual está utilizando o Drive File Stream (“G”). Os arquivos em Meu Drive e todas as subpastas que foram selecionadas serão copiados para essa nova pasta. No endereço abaixo existem orientações para fazer o download do aplicativo e configuração: https://support.google.com/drive/answer/2374987. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​5.

(6) ı​ CeTI-RP. 3. FORMULÁRIOS Um dos ​apps ​(aplicativos) disponibilizados pelo Google é o “Formulários”. Trata-se de um recurso para a criação de enquetes, questionários ou inscrição a eventos. Para se criar um formulário, clica-se no painel superior, onde aparecem os Google ​apps ​e posteriormente no ​link “​ Formulários”, como na figura abaixo:. Já existem prontos alguns modelos, mas pode-se criar um formulário em “Em branco” a fim de elaborar as questões que serão disponibilizadas para os usuários, como por exemplo, em uma inscrição a um evento. Veja a figura a seguir:. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​6.

(7) ı​ CeTI-RP. Na parte superior é possível digitar o título do formulário e utilizar as ferramentas para configuração do mesmo - tema, cor, fontes, etc. Um pouco abaixo do título há dois ícones, um “Perguntas”, para a elaboração das questões e outro “Respostas”, para acompanhar o preenchimento do formulário pelos usuários. Na figura abaixo, do lado direito aparecem opções para o tipo da primeira pergunta. Utiliza-se geralmente “Resposta Curta”, “Múltipla Escolha”, “Caixas de Seleção”, entre outras opções utilizadas com facilidade. Veja a figura abaixo:. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​7.

(8) ı​ CeTI-RP. Exercício 2​: Vamos fazer um formulário para inscrição em um evento imaginário, ao qual você dará seu próprio nome como título. Adicionando os campos: ●. número USP. ●. nome completo. ●. ocupação na USP (opções: Docente, Funcionário, Aluno Graduação, Aluno de Pós, Outros). ●. email. Adicionalmente pode-se acrescentar uma imagem ao cabeçalho assim como utilizar um tema dos vários disponíveis, clicando-se no painel superior. Veja figura abaixo e tente fazer estas outras configurações:. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​8.

(9) ı​ CeTI-RP. Para personalizar o cabeçalho escolhe-se entre as várias imagens disponibilizadas, ou até mesmo fotos escolhidas pelo usuário, como na figura abaixo:. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​9.

(10) ı​ CeTI-RP. Finalmente devemos disponibilizar o formulário, copiando-se o ​link g ​ erado para disponibilizar em outros aplicativos ou páginas ou inserindo os emails para os quais será enviado. Vamos fazer esta segunda opção com o colega que deverá preencher o formulário para que possamos checar as respostas. Clicar no botão “Enviar” que fica no painel superior à direita. Observe a figura abaixo e tente finalizar o exercício:. O formulário é salvo automaticamente e fica disponível em seu Drive. As respostas podem ser salvas em uma planilha e utilizadas posteriormente, para o envio de certificados, por exemplo.. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​10.

(11) ı​ CeTI-RP. Aqui finalizamos este material, agradecendo a sua participação e nos colocando à disposição para sugestões e dúvidas: atendimentorp@usp.br. Ferramentas Google - Google Drive e Forms ​11.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Neste capitulo s˜ao apresentados tamb´em os parˆametros utilizados para a realiza¸c˜ao da simula¸c˜ao computacional, al´em de discorrer sobre a eficiˆencia dinˆamica e

Tópicos a serem abordados: Apresentação do Google Drive, Elaboração de formulários de pesquisa, Formulários utilizados para avaliação, Criação de site no Google Sites,

A busca por tal redução tem motivações teóricas e práticas: por um lado, abordar o PSAT com ferramentas lógicas, para melhor entender a conexão entre proba- bilidade, álgebra

Objetivou-se neste estudo avaliar a influência da quitosana e grão de soja cru e integral sobre a composição das fases sólida e líquida das digestas ruminal e reticular e sobre o

Quanto à integração no nível organizacional, constatou-se que ela é promo- vida através das diversas formas de disseminação do conhecimento realizadas pelo núcleo, como

• O selo, de acordo com a Figura 1a, somente pode ser utilizado em produtos que constem vigentes em Instruções Normativas/Anvisa, que estabelece as normas técnicas,

Após a apuração, os créditos podem ser utilizados da seguinte forma: (i) na mesma unidade consumidora que injetou a energia elétrica, para serem utilizados em ciclos de

Terroirs de Portugal ¬ Regiões Vinhateiras Beiras Bairradinas (Atlântico) Minho (Vinho Verde) Península de Setúbal Lisboa Tejo Terras do Douro (Duriense e Transmontano)