• Nenhum resultado encontrado

Artrite reumatoide e risco cardiovascular – parte 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Artrite reumatoide e risco cardiovascular – parte 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Projeto de Extensão: Grupo de orientação aos pacientes com Artrite Reumatoide

Faculdade de Medicina

Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas Equipe Multiprofissional do Hospital das Clínicas

  UFMG

2023

ARTRITE REUMATOIDE E RISCO

CARDIOVASCULAR

PARTE 2

(2)

O controle da atividade inflamatória da AR é realizado através de mudanças no estilo de vida e do uso de medicações. Igualmente, essas ações também são essenciais para a redução do risco cardiovascular nesses pacientes.

MEDICAMENTOS NA AR

2

Nesse contexto, várias drogas modificadores da AR são usadas, associadas ou isoladadamente, com ou sem o uso concomitante de corticoide (por ex. prednisona), por períodos prolongados e conforme a resposta ao seu uso. Todas precisam ser indicadas e acompanhadas por médicos, que avaliam o benefício naquele tratamento para cada paciente.

Para mais informações sobre "Mudanças no Estilo de Vida", consulte a 1ª parte da cartilha!

certolizumabe pegol

Drogas modificadoras da AR

metotrexato leflunomida hidroxicloroquina

sulfassalazina adalimumabe

golimumabe

etanercepte

abatacepte infliximabe rituximabe

tocilizumabe

tofacitinibe

baricitinibe upadacitinibe

(3)

O paciente com AR, além de manter acompanhamento com médico reumatologista, pode precisar de controle com cardiologistas.

MANEJO DO RISCO CARDIOVASCULAR

3

Também é importante constantemente reavaliar os pacientes com AR quanto a sintomas e sinais das doenças cardiovasculares. Para isso, exames específicos podem auxiliar na avaliação de fatores de risco tradicionais e na presença da aterosclerose (ex.

teste ergométrico, cintilografia do coração, doppler de artérias carótidas e vertebrais ou dos membros inferiores e outros).

(4)

Você às vezes se esquece de tomar os seus medicamentos? Segue as orientações de praticar exercícios físicos, de não fumar e de manter uma alimentação saudável? Costuma parar de tomar os medicamentos quando melhora os sintomas?

IMPORTÂNCIA DA ADESÃO AO TRATAMENTO

4

Essas perguntas estão relacionadas a adesão ao tratamento! Seja qual for a doença, é de suma importância que você siga as orientações médicas.

Nos casos de doenças crônicas, como a AR, um cuidado especial deve ser tomado, já que pode ser necessário seguir o tratamento por períodos mais longos para se conseguir um bom controle da doença e consequentemente uma boa qualidade de vida.

(5)

5

Organize os horários de sua medicação, adaptando a sua rotina. Por exemplo: se for orientado a se medicar à noite, busque fazê-lo em um horário fixo, como antes de dormir ou antes de jantar. O alarme do celular também é uma excelente ferramenta de organização!

A adesão ao tratamento faz a diferença! Reflita sobre como você está seguindo o seu tratamento. Se estiver apresentando dificuldades, as seguintes dicas podem ajudar:

Guarde seus medicamentos em um local adequado e bem visível, assim poderá lembrar da medicação caso esqueça.

(6)

Não interromper tratamento 6

sem recomendação do seu médico! Alguns pacientes, equivocadamente, param de se medicar ao sentirem melhora dos sintomas ou dos resultados dos exames.

Isso contribui para a piora do problema. Antes de tomar alguma decisão, converse com seu médico!

Para mudar hábitos de vida, estabeleça um grande objetivo e progressivamente realize pequenos passos!

Procure também uma rede de apoio! Por exemplo: se for realizar uma caminhada, inicie de forma leve e aumente o tempo e a intensidade de forma progressiva, e procure uma companhia ou outra forma de estímulo.

(7)

7

É muito comum que o médico reduza, aumente ou troque os medicamentos ao longo do tratamento. Esteja sempre atento à dosagem recomendada e ao número de comprimidos!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brenol CV, Monticielo OA, Xavier RM, Brenol JCT. Artrite Reumatoide e Aterosclerose.

Rev. Assoc. Med. Bras. 2007; 53(5):465-70.

Chodara AM; Wattiaux A; Bartels CM. Managing Cardiovascular Disease Risk in Rheumatoid Arthritis: Clinical Updates and Three Strategic Approaches. Curr Rheumatol Rep (2017) 19:16. DOI 10.1007/s11926-017-0643-y

Fragoulis GE; Panayotidis I; Nikiphorou E. Cardiovascular Risk in Rheumatoid Arthritis and Mechanistic Links: From Pathophysiology to Treatment. Current Vascular Pharmacology, 2020, 18, 431-446.

Haddad M, Ruppert ADP, Soeiro AM, Serrano Jr CV. Artrite reumatóide e doença cardiovascular na atualidade: O que sabemos sobre essa associação e o que podemos fazer pelo paciente?/ Rheumatoid arthritis and cardiovascular disease: What do we know about this relationship and how can we treat affected patients nowadays? Rev Med (São Paulo). 2012 abr.-jun.;91(2):87-95.

Hollan I, et al, Prevention of cardiovascular disease in rheumatoid arthritis, Autoimmun Rev (2015), http://dx.doi.org/ 10.1016/j.autrev.2015.06.004.

PROJETO GRÁFICO: Felipe Souza da Silva e Alessandra Rodrigues Hansen Ferreira

Se for parar de fumar ou perder peso, procure auxílio! Se estiver com dificuldade para controlar a pressão arterial ou o diabetes, procure auxílio! Tanto no SUS como na saúde suplementar (convênios) há programas que ajudam! Procure se informar.

Referências

Documentos relacionados

Houve correlação positiva significante entre a perda de células endoteliais e as variáveis: tempo efetivo de ultra-som e volume de solução salina utilizado, em ambos os

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Desta forma, a seguir serão abordados com mais detalhes os métodos de preparo de amostra, como a piroidrólise, frasco de Schöninger, bomba de combustão e MIC

- Você escolhe o seu nome, a sua marca, a sua imagem - Tem total liberdade e comando sobre as decisões na sua empresa - Pode desenvolver de forma imediata cursos certificados

[r]

a) Que a contratación teña por obxecto a execución de obras pola administración de acordo co disposto na lexislación de contratos do sector público, ou a realización de servizos

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

Parágrafo Terceiro: Somente serão pagos os serviços que estiverem em conformidade com as obrigações e especificações constantes na tabela do Anexo I do Edital. Parágrafo