• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A HIPOLACTASIA PRIMÁRIA E OS DESAFIOS NA BUSCA DE DIAGNÓSTICOS MAIS EFICIENTES E NO AVANÇO DAS TECNO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Biomedicina SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS -FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): LARISSA MARTINELLI BARRETO DA SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): VANESSA CRISTINA DO NASCIMENTO MARTINS, LUCIANA PARONETO MEDINA ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O leite e seus derivados fazem parte da dieta alimentar em todo o mundo, principalmente porque seus componentes são necessários à saúde dos seres humanos, com destaque ao cálcio, que é responsável pela formação de ossos e dentes e à lactose, importante componente energético. A produção e consumo de leite ao redor do mundo é crescente, logo, qualquer patologia relacionada ao seu consumo é assunto de saúde pública. A incidência da hipolactasia primária é progressiva, o que tem incentivado estudos constantes. A hipolactasia primária ocorre devido a um polimorfismo no gene LCT, na parte intrônica do MCM6 que é responsável pela hidrólise da lactose. Dessa forma, aqueles que não hidrolisam a lactose no tubo digestório, esta se acumula, resultando nos sintomas da hipolactasia. O objetivo do estudo foi pesquisar e apresentar informações atualizadas, contemplando as causas da hipolactasia primária, o avanço do diagnóstico e das tecnologias alimentares, e, as formas de tratamento. A metodologia foi a bibliográfica, com consultas em bases de dados eletrônicas. Concluiu-se que, quanto aos métodos diagnósticos tem havido significativas mudanças e estudos, com destaque a genotipagem e ao teste de Hidrogênio, cujas sensibilidades são de 100% e 92,3% e especificidades de 96% e 100%, respectivamente. Embora a ciência sobre a hipolactasia tenha aumentado nas últimas décadas, ainda se faz necessário um olhar mais relevante dos governos e da comunidade científica quanto à epidemiologia.

2. INTRODUÇÃO

Os produtos a base de leite apresentam grande importância na economia brasileira e na dieta da população. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), apontam que no ano de 2015, o Brasil exportou US$ 319 milhões e importou US$ 419 milhões em produtos lácteos. A exportação foi realizada por meio de 28 tipos de produtos para 45 países1.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de produtores de leite, tendo a Alemanha em 5º lugar. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos da América (EUA), seguido por Índia e China. Dados estatísticos apresentam que o consumo de produtos lácteos per capta brasileiro, em 2013, atingiu o equivalente a 171 (kg/hab/ano)i. Países como Estados Unidos, França e Argentina consumiram 257, 219 e 216 (kg/hab/ano), respectivamente1,2.

O aumento da hipolactasia tem relação direta com o crescimento da ingestão de produtos processados, disponibilizados pela indústria alimentícia cada vez em maior quantidade e variedade. O leite e seus derivados (produtos lácteos), pela facilidade de ingestão, encabeçam a lista de consumo desses alimentos3.

(3)

3. OBJETIVOS

O objetivo principal do estudo é revisar a literatura de forma abrangente e atualizada. E, como objetivos específicos têm-se:

 compreender as causas da hipolactasia primária;

 avaliar o avanço dos métodos diagnósticos;

 identificar as formas de tratamento disponíveis;

 verificar o avanço das tecnologias alimentares quanto à hipolactasia; e

 apresentar dados atualizados sobre a epidemiologia.

apresentar como o leite e seus derivados atuam sobre o organismo, a epidemiologia da hipolactasia primária, os tipos de hipolactasia, formas de diagnóstico, opções de tratamento e o avanço das tecnologias alimentares.

4. METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a bibliográfica, obtida através de pesquisas em bancos de dados eletrônicos, como SciELO, PubMed, Lilacs e Google Acadêmico, com busca retroativa até 2002 e nos idiomas inglês, espanhol e português. Os descritores utilizados nas pesquisas foram: hipolactasia primária, intolerância à lactose, diagnóstico da hipolactasia, hipolactasia, hipolactasia tipo adulto, polimorfismo do gene LCT, lactase não persistente. Os artigos e livros foram selecionados levando em consideração relevância e comprovação científica.

5. DESENVOLVIMENTO Leite e Produtos Lácteos

O leite é produzido por cerca de 4000 espécies de mamíferos, cuja função principal é suprir a necessidade de nutrientes essenciais para os recém-nascidos (neonatos). No geral, o leite integral é composto por 87% de água e 13% de sólidos, dos quais se destaca o carboidrato lactose (37%), que ajuda no fornecimento de energia e é importante constituinte das membranas celulares4.

Composição do Leite

O leite é um produto originado nas glândulas mamárias dos mamíferos e de grande complexidade, que pode ser encontrado em três fases: emulsão, dispersão coloidal e solução. Nessas fases têm-se os glóbulos de gordura emulsificados, “iimicelas de caseína

coloidamente dispersas e proteínas, lactose, sais orgânicos e inorgânicos dissolvidos na fase contínua que é a água”1,4.

(4)

A Importância do Leite para o Organismo

O consumo de leite é importante em todas as fases da vida. Um dos seus componentes, o cálcio (mineral), é responsável pela manutenção do organismo, ajuda na formação de ossos e dentes, previne a osteoporose, auxilia na contração muscular, na coagulação do sangue, na transmissão de impulsos nervosos e na secreção de hormônios. E outro componente, a lactose, é importante componente energético5, 6.

A retirada da dieta alimentar pode causar carências nutricionais com importante impacto no organismo, como a deficiência de cálcio, que causa a osteoporose, retardo de crescimento em crianças e anormalidades ósseas3,7.

O Mercado dos Produtos Lácteos

[...] iiia lactose tem grande importância na indústria de alimentos, pois através da sua fermentação por micro-organismos específicos, obtém-se o ácido lático [...] que é utilizado para a produção de diversos derivados [do leite], como iogurte, leite fermentado, bebida láctea, queijo, entre outros8.

A produção de leite mundial aumentou mais de 50% nas últimas décadas, saltando de 482 milhões de toneladas em 1982 para 754 milhões de toneladas em 2012. A principal espécie utilizada para a produção de leite é a bovina (vaca), seguida da bubalina, caprina e ovina. Há ainda outras espécies utilizadas, mas que não representam percentual significativo1.

Síntese do Leite

A síntese do leite ocorre a partir dos nutrientes fornecidos pelo sangue para as células epiteliais mamárias (secretoras). Para que essa síntese ocorra e produza o equivalente a um volume de leite, são necessários 500 volumes de sangue1,9.

Dentro dos componentes envolvidos na síntese, a lactose é o principal, devido a sua característica osmótica e é através de sua síntese, que a água é extraída para o leite, mais especificamente, para as células secretoras da glândula mamária9. Assim, a lactose tem sua concentração no leite diminuída, o que é compensado com o aumento da concentração de minerais solúveis.E, essa concentração é determinada pela concentração de sais minerais, com destaque aos cloretos, que faz do leite uma secreção isotônica com o sangue1,10.

Hipolactasia

A hipolactasia ou intolerância à lactose foi descoberta por Hipócrates em 400 a.C., mas somente nas últimas três décadas é que o assunto ganhou relevância e estudos mais enfáticos começaram a ser realizados11.

Essa intolerância acontece quando o organismo do ser humano não consegue catalisar a hidrólise da CHO lactose, seja por fatores genéticos, por mau funcionamento da

(5)

membrana do intestino decorrente de doenças infecciosas ou pela geração insuficiente da enzima lactase, neste caso relacionada à idade do indivíduo5,11,12.

Epidemiologia

Os estudos epidemiológicos existentes demonstram que a ancestralidade determina a incidência da hipolactasia. Em países onde o clima sempre foi favorável à pecuária, cujo desenvolvimento e sustento se deram por essa atividade (maior produção e consumo de leite e derivados) a prevalência é menor. É o caso dos países ao norte da Europa, como a Dinamarca e a Holanda, onde a ocorrência é de 4%, Grã-Bretanha (5%) e Suécia (1% e 3%)1,5,8,13,16 Entretanto, há a possibilidade eminente de os índices da patologia na Europa aumentarem devido a crescente onda de imigrações15.

Já, países onde o clima ou as condições geológicas eram desfavoráveis à criação de animais, os índices são altos15. É o exemplo do continente africano, cuja incidência chega a 70% dos descendentes8, da Ásia e do Oriente Médio, cuja ocorrência é próxima a 100%3,8 e da população hispânica total, com incidência de 53%8.

A epidemiologia da hipolactasia primária pode ser correlacionada com a Teoria da Seleção Natural, de Charles Darwin, pois verifica-se que a ocorrência da intolerância à lactose ocorre nos locais onde a pecuária não era fonte de economia. Nos locais onde era, os indivíduos se adaptaram a esse meio, reduzindo em grau expressivo a incidência 12,20. Lactose e Lactase

A enzima lactose é um hidrato de carbono, composto por glicose e galactose. Esse hidrato pertence à família dos dissacarídeos, enquanto seus compostos pertencem à família dos monossacarídeos5,7,12. Esse dissacarídeo é formado por uma molécula de glicose e outra de galactose, unidas por uma ligação beta entre o carbono 1 da galactose e o carbono 4 da glicose. Sua nomenclatura química é 4-0--D-galactopiranosil-D-glucopyranose1,9.

Sua fórmula química é C12H22O11,.

Esse carboidrato é produzido somente nas glândulas mamárias dos mamíferos, sendo exclusivo do leite. No leite humano, a lactose corresponde a 7,2% de sua composição, enquanto no leite de vaca, corresponde a 4,7%7.

A absorção da lactose, pelos mamíferos é feita pela enzima -D-galactosidase, também conhecida como lactase, cuja função específica é catalisar a hidrólise da lactose, dividindo-a em seus componentes mais simples, que são a glicose e a galactose5,6,12.

A glicose e a galactose fazem parte dos monossacarídeos mais importantes do organismo. Trata-se de isômeros que apresentam a mesma fórmula molecular (C6H12O6),

porém estruturas e propriedades diferentes6,7.

A lactase possui atividade enzimática e é produzida na mucosa intestinal, pelos enterócitos, na camada superficial das microvilosidadesiv do intestino delgado. Sua

(6)

localização superficial torna-a mais suscetível a todo tipo de lesão na mucosa intestinal, o que facilita às condições temporárias de redução na sua produção1,3,12,16,19.

A hidrólise da lactose ocorre na mucosa do intestino e consiste na separação de seus componentes, a glicose e a galactose, que são enviados à corrente sanguínea, cujas funções são atuar como fonte de energia (glicose) e transformar-se em glicolipídeos e glicoproteínas (galactose)1,3,7,8,19.

Quando não ocorre a hidrólise no intestino delgado, a lactose é levada ao intestino grosso, onde passa por fermentação pela microbiota produzindo ácidos graxos de cadeia curta (lático, acético, propiônico e butirico) e os gases metano (CH4), dióxido de carbono

(CO2) e o gás hidrogênio (H2) 3,5,6,13,19.

Sinais e Sintomas

Os principais sintomas da hipolactasia, gerados no trato gastrointestinal variam na intensidade e de pessoa para pessoa, podendo ser: dor, cólicas, inchaço e/ou desconforto abdominal, flatulência, náuseas, diarreia1,5,7,16. Outros sintomas sistêmicos, menos frequentes, como dor de cabeça, fadiga, perda de concentração, dor muscular e articular, úlceras na boca e [até mesmo] dificuldades urinárias também podem ocorrer13,19.

Tipos de Hipolactasia

Os genes recessivos em homozigose (nonsense) são encontrados em indivíduos intolerantes à lactose, também conhecidos como não persistência da lactose (NPL). E, padrão homo ou heterozigotos para alelo autossômico dominante em indivíduos com persistência da atividade da lactase (PL) ao longo da vida1,12,22.

A hipolactasia consiste em uma condição permanente, que não tem cura, mas pode ter os sintomas tratados. Entretanto, pode ocorrer de forma temporária, como consequência de infecção ou agressão à mucosa intestinal1,3,7.

Assim, a hipolactasia se apresenta em três tipos: (i) primária; (ii) secundária; e (iii) congênita. A hipolactasia primária e congênita são determinadas por polimorfismos no gene MCM6 (que regula a atividade do gene LCT) e por transmissão autossômica recessiva, sendo que a diferença entre ambas é molecular12,22,23.

Hipolactasia Primária

A hipolactasia primária, também conhecida como hipolactasia tipo adulto ou deficiência primária ontogenética de lactase, ocorre na região do gene LCT, localizado no braço longo do cromossomo 2, locus 2q21 e possuí 17 exons ao longo de 55 kb. Há um polimorfismo (mutação) nesse gene que classifica os homozigotos para alelo recessivo, cujo fenótipo é não absorvedor de lactose15,18,19,22.

(7)

Especificamente, o polimorfismo localiza-se nas regiões entrônicas de outro gene, o MCM6 (manutenção de microssomo tipo 6), cuja perda de expressão (lactase deficiente) ocorre nos primeiros anos de vida, estando associado também a interação de outros genes e hábitos alimentares12,15,18,19,22.

É uma condição determinada geneticamente e está diretamente ligada à idade do indivíduo, uma vez que – naturalmente após o desmame – a enzima lactase é produzida em menor quantidade, diminuindo sua expressão. Esse declínio é fisiológico e pode ocorrer de forma total ou parcial12,15,18,19,23,24.

Hipolactasia Congênita

A hipolactasia congênita ou alactasia hereditária é uma patologia autossômica recessiva que ocorre devido a um polimorfismo nos mesmos genes que a hipolactasia primária. Entretanto, nessa tipificação há uma deficiência gênica herdada em que se tem a ausência total ou parcial da enzima funcional lactase, sendo ela (lactase) ausente ou truncada5,12,23.

A alactasia hereditária acompanha o indivíduo desde o nascimento e permanece em níveis anormais durante toda a vida. É considerada uma condição grave que pode levar a óbito5,16,23. A ocorrência da hipolactasia congênita no mundo é extremamente rara, tendo cerca de 40 casos em 35 famílias na Finlândia13.

Hipolactasia Secundária

A hipolactasia secundária, geralmente é temporária e tem suas causas em outras patologias, como infecção por rotavírus, por giárdia e ameba, doença de Chron, esprú celíaco, enterites, doença verticular do cólon, anemia, galactosemia, fibrose cística1,5,7,12.

Diagnóstico da Hipolactasia Primária

A identificação da hipolactasia deve ser feita por exames (testes) específicos: biópsia da mucosa intestinal (mais invasivo), doseamento de açúcar no sangue (curva glicêmica), teste respiratório de hidrogênio (H), genotipagem (LACTG), exame de urina e/ou teste de PH fecal 1,5,7,8.

Teste de Hidrogênio Expirado

O teste respiratório de hidrogênio expirado (H) ou Breath Test (BT) em inglês, considerado como teste ouro, tem como base a produção de hidrogênio em altas doses pela fermentação da lactose não absorvida no intestino. O hidrogênio entra na corrente sanguínea, sendo eliminado pelos pulmões, momento em que o teste faz a medição dos níveis de hidrogênio5,8,16.

(8)

Em primeiro lugar, o paciente assopra no aparelho a fim de se determinar o valor basal. Após identificado este, o mesmo ingere pequena dosagem de bebida com lactose diluída e repetem-se os sopros em intervalos pré-determinados. Esse exame, além de não ser considerado invasivo, tem a sensibilidade entre 80% e 92,3%, dependendo do tipo de hipolactasia e especificidade de 100% com 25 g de lactose5,8,16.

Biópsia da Mucosa Intestinal

Outro exame bastante utilizado e acessível para o diagnóstico da hipolactasia é a biópsia da mucosa intestinal. Este teste de medida da atividade da lactose é realizado por meio de endoscopia digestiva alta, complementada por biópsias da porção duodenal, que permite a dosagem da atividade da lactase por meio da espectrometria5,16,19.

Curva Glicêmica

O teste de doseamento de açúcar no sangue (curva glicêmica) tem a função de identificar o aumento da glicemia no sangue, sendo positivo para níveis a partir de 20 mg/dl da glicemia de jejum, que surgem a partir de 1 hora após a ingestão oral de 25 mg a 50 mg de lactose e é caracterizada pela curva plana16,19.

O aumento da curva glicêmica, inferior a 20 mg/dl sugere má digestão da lactose e pode ser assintomática. Esse exame tem uma sensibilidade 78% e especificidade de 93%12.

Embora seja prático, exige repetidas punções venosas para a coleta de sangue, que são realizadas nos intervalos de tempo 15’, 30’, 60’ e 90’ 12,19.

Genotipagem

Os testes genéticos são realizados a partir de amostra de sangue, da qual é extraída o DNA. A genotipagem pode ser feita por meio de técnicas de biologia molecular, como PCR em tempo real, PCR convencional com tratamento do produto do PCR por enzima de restrição, além do sequenciamento genético.

Estes testes contemplam a genotipagem dos polimorfismos C/T-13910 e G/A-22018. A sensibilidade desses testes é de 100% e a especificidade de 96%12,19.

Tratamento e Avanço das Tecnologias Alimentares

O tratamento da hipolactasia primária não deve voltar-se somente aos sintomas. Assim, a dieta restritiva de alimentos que contém lactose é de extrema importância, desde que adequadamente compensada por outra dieta que insira alimentos que possam substituir os produtos lácteos, em relação aos seus nutrientes, proteínas, vitaminas etc.13.

Para esta tipificação, a terapia de reposição enzimática com lactase exógena (+â-galactosidade) obtida através de fungos e leveduras também é uma opção8.

(9)

No mercado há preparados comerciais, com lactase adicionada aos alimentos que tornam os produtos aptos para serem ingeridos, sem que desencadeie os sintomas da hipolactasia. Esses preparados têm surgido no mercado ano após ano e, além de serem boas opções, apresentam-se em grande variedade8.

6. RESULTADOS

A hipolactasia ou intolerância à lactose está presente entre 50% e 60% da população mundial e sua incidência está diretamente ligada a etnia e processo de desenvolvimento econômico dos países, sendo que em países cuja cultura desenvolvimentista foi a pecuária os índices são bem menores, enquanto em países voltados à agricultura os índices são sempre superiores a 50% da população, demonstrando o processo de seleção natural de Darwin. Outro fator que tem influenciado na incidência da hipolactasia primária é o aumento da miscigenação, uma vez que essa patologia é hereditária.

O polimorfismo na parte intrônica do gene MCM6, que codifica o gene LCT, é o responsável pela hipolactasia primária e o seu estudo tem permitido que os cientistas da área da medicina compreendam melhor suas características, desenvolvam métodos de diagnóstico e tratamento mais precisos, além de mensurar de forma mais precisa sua ocorrência (epidemiologia).

O estudo da hipolactasia mantem-se, assim, necessário para que, também, se possa identificar formas adequadas para a reposição/compensação do leite e seus derivados quando retirados da dieta alimentar dos indivíduos, favorecendo o constante avanço nas tecnologias alimentares.

Novos e mais precisos métodos diagnósticos, nesse contexto, foram desenvolvidos, com destaque a genotipagem e ao teste de hidrogênio expirado, estabelecido como padrão ouro.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A literatura sobre a hipolactasia primária é vasta, entretanto poucos artigos são abrangentes e atualizados. Considerando que trata-se de intolerância à lactose, um dos principais componentes do leite, cuja produção e consumo são crescentes em todo mundo, sua importância e forma de atuação no organismo, torna-se de igual relevância. Quanto a epidemiologia da hipolactasia primária, se demonstra bastante controversa e imprecisa, diferentes estudos apresentam dados diversos e que, muitas vezes, não são complementares. E, considerando o autodiagnóstico, a pouca atenção dada pelas agências de saúde e a miscigenação, que é um dos fatores que aumenta sua incidência, é preciso que busquem mensurar sua ocorrência de forma mais minuciosa. Dentre os três tipos de hipolactasia, congênita, primária e secundária, a mais grave e mais rara, que pode levar a

(10)

óbito é a congênita e, a de maior incidência é a primária. As formas de diagnóstico têm sido aprimoradas, destacando-se o teste de hidrogênio expirado (menos invasivo) e a genotipagem (mais moderno, preciso, mas ainda pouco utilizado). O tratamento é realizado através de dieta restritiva do leite e seus derivados com compensação dos nutrientes e também por meio de produtos a base de soja e/ou com lactase já adicionada. A ampliação dos estudos, de forma mais dirigida por exemplo, pode fornecer informações imprescindíveis para o contínuo avanço das tecnologias alimentares quanto à hipolactasia.

8. FONTES CONSULTADAS

1. Cruz AG, Zacarchenco PB; OLIVEIRA CAF; CORASSIN CH. Química, Bioquímica, Análise Sensorial e Nutrição do Processamento de Leite e Derivados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 304p.

2. Reporterlinker Data, Organisation for Economic Co-operation and Development. Dairy Products Consumption Related Indicators. US, mar. 2018. Disponível em:

<https://www.reportlinker.com/data/indicator/561291?page=6>. Acesso em: 05 jun. 2018. 3. Sá PTM, Tieles CO, Delani AAF. Aspectos Etiológicos da Hipolactasia. Rev. Uningá, Maringá, v. 20, n. 2, pp. 123-128, out-dez. 2014. Disponível em:

<https://www.mastereditora.com.br/periodico/20141001_083741.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2018.

4. Antunes AJ. Funcionalidade de Proteínas do Soro do Leite Bovino. São Paulo: Manole, 2003. 135p.

5. Fernandes TF. Intolerância à lactose: breve revisão. Rev. RBM, São Paulo, v. 72, n. 6, pp. 267-270, jun. 2015. Disponível em:

<http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=6149>. Acesso em: 12 abr. 2018.

6. Barbosa CR, Andreazzi MA. Intolerância à Lactose e suas Consequências no Metabolismo do Cálcio. In: V MOSTRA INTERNA DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, out. 2010, Maringá, PR. Anais... Maringá, CESUMAR, 2010.

7. Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa – CNAM. Intolerância à Lactose. Portugal, 2015. Disponível em:

<http://mimosa.com.pt/cnam/investigacao-e-dossiers-de-saude/intolerancia-a-lactose/intolerancia-a-lactose/>. Acesso em: 30 mar. 2018.

8. Mathiús LA, Montanholi CHS, Oliveira LCN, Bernardes DND, Pires A, Hernandez FMO. Aspectos Atuais da Intolerância à Lactose. Rev Odont Araç., Araçatuba/SP, v. 37, n. 1, jan/abr. 2016, pp. 46-52.

9. Noro G. Síntese e Secreção do Leite. [In:] Seminário de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/sintese_leite.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2018. 10. Moraes IA. Fisiologia da Glândula Mamária. São Paulo: UFF, 2016. Disponível em: <http://www.uff.br/fisiovet/lactacao.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2018.

11. Morais WV, Malagutti TF, Giana HE, Beltrame N. Estudo sobre intolerância à Lactose entre homens e mulheres de 20 a 60 anos. Trabalho de Conclusão de Curso, 6 p. São José dos Campos, Universidade Paulista – UNIP, 2014. Disponível em:

<http://www.oswaldocruz.com/site/images/trabalhos_cientificos/estudo_intolerancia_lactose. pdf>. Acesso em: 01 abr. 2018.

12. Mattar R, Mazo DFC. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 56, n. 2, p. 230-236, 2010. Disponível em:

(11)

13. Deng Y, Misselwitz B, Ning D, Fox M. Lactose Intolerance in Adults: biological

mechanism and dietary management. J Nutrients, n. 7, 2015, pp. 8020-8035. ISSN: 2072-6643.

14. Galvão LC. Intolerância à Lactose. Rev Soc Bras Ped, Departamentos Científicos SP, n. 61, ago. 2012, pp. 9-14.

15. Rollán A, Vial C, Quesada S, Espinoza K, Hatton M, Puga A; Reppeto G. Diagnóstico de Intolerancia a la Lactosa em Adultos: rendimiento comparativo de la clínica, test de

hidrógeno espirado y test genético. Rev. Med. Chile, n. 140, 2012, pp. 1101-1108.

16. Ángel LA, Calvo E; Muñoz Y. Prevalencia de Hipolactasia Tipo Adulto e Intolerancia a la Lactosa en Adultos Jóvenes. Rev Col Gastroenterol, Colômbia, n. 20, v. 4. n. 5, 2005, pp. 35–47.

17. Francesconi CFM, Machado MB, Steinwurz F, Nones RB, Quilici FA, Catapani WR, Miszputen SJ, Bafutto M. Oral Administration of Exogenous Lactase in Tablets for Patients Diagnosed with Lactose Intolerance due to Primary Hypolactasia. Arq Gastroenterol., v. 53, n. 4, out-dez. 2016, pp. 228 – 234. DOI: 10.1590/S0004-28032016000400004

18. Usai-Satta P, Scarpa M, Oppia F, Cabras F. Lactose Malabsorption and Intolerance: what should be the best clinical management? WJGPT, v. 3, n. 3, jun. 2012, pp. 29 – 33. 19. Wortmann AC, Simon D, Silveira TR. Análise Molecular da Hipolactasia Primária do Tipo Adulto: uma nova visão do diagnóstico de um problema antigo e frequente. Rev. AMRIGS, Porto Alegre, v. 57, n. 4, out. dez. 2013, pp. 335 – 343.

20. Darwin C. A Origem das Espécies e a Seleção Natural. São Paulo, Masdras, 2011. 21. Bulhões AC, Goldani HAS, Oliveira FS, Matte US, Mazzuca RB, Silveira TR. Correlation Between Lactose Absorption and the C/T-13910 and G/A-22018 Mutations of the Lactase-Phlorizin Hydrolase (LCT) Gene in Adult-Type Hipolactasia. Braz J Med Biol Res., n. 40, v. 11, 2007, pp. 1441 – 1446. ISSN: 0100-879X.

22. Silveira TR, Pretto FM. Estado Nutricional e Teste do Hidrogênio no Ar Expirado com Lactose e Lactulose em Crianças. J. Pediatr., v. 78, n. 2, Porto Alegre, mar. abr. 2002. 23. Friederich DC. A Diversidade do Gene LCT e a Persistência da Lactase na População Brasileira [tese]. Porto Alegre: UFRGS; 2013.

24. Branco MSC et al. Classificação da Intolerância à Lactose: uma visão geral sobre causas e tratamento. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, v. 26, n. 3, set. dez. 2017, pp. 117-125. 25. GOES, Ligia. Entendendo a Intolerância à Lactose. S/L. 2015. Disponível em:

<http://campoamesa.blogspot.com.br/2015/>. Acesso em 05 abr. 2018.

i

O consumo de lácteos no mundo é referenciado em pounds (libras)/ano/habitante, tendo sua equivalência em quilogramas no Brasil.

ii

Antunes, 2003, p. 18

iii

Mathiús..., 2016, p. 47

iv

Microvilosidades: projeções citoplasmáticas da membrana celular, com formato de pente, que contém entre 25 e 40 filamentos de actina. Dentre suas funções, destacam-se a absorção, a secreção e a adesão celular.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS.. Artigo 97 - Os Certificados de Registro a serem utilizados no SRGC serão padronizados pela ABCC, após aprovados pelo MAPA. Artigo 98 -

Ÿ Ingerir, durante o dia, no mínimo, 3 litros de líquidos de coloração clara (água, chá, sucos coados, água de coco, Gatorade);.. Ÿ Café da manhã: chás, sucos, bolacha de água

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem