• Nenhum resultado encontrado

4. Instrumentos para o desenvolvimento de soluções inovadoras

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4. Instrumentos para o desenvolvimento de soluções inovadoras"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

4. Instrumentos para o desenvolvimento de soluções inovadoras

4.7 TILMAG

Palavras-chave

Produção de ideias, resolução de problemas, Ideal Solution Elements (ISEs),

Brainstorming, TRIZ

Objectivos de aprendizagem

Depois da leitura deste capítulo, deverá ser capaz de reconhecer o método criativo TILMAG e adaptá-lo à resolução de problemas na sua empresa. Deverá ser capaz de reconhecer quais os passos a seguir no uso o processo TILMAG, poderá encontrar um caso prático para treino e, porque não, adaptar o método ao seu local de trabalho.

A leitura deste capítulo, com o exemplo incluído, tardará cerca de 30 minutos mas precisará de algum tempo extra se o quiser testar na sua empresa.

Introdução

Nos capítulos anteriores encontrou informação sobre diversos métodos inovadores de resolução de problemas e preocupações. Possivelmente, agora está a pensar: - Porque

devo aprender e experimentar estes métodos de resolução de problemas na minha organização? Porque só as empresas que descobriram métodos efectivos de resolução

de problemas singram no mercado e continuam competitivas internacionalmente!

Já ouviu falar do método “TILMAG”? Possivelmente, nunca! Vamos começar por descobrir este método simples e prático, que pode ser usado na sua organização para encontrar soluções para problemas de forma sistemática e estruturada. O TILMAG ajuda na aquisição de conhecimento que está fora dos campos de experiência dos técnicos da empresa!

(2)

Vamos seguir com a lição. Nos próximos pontos encontrará informação detalhada e será dirigido a um exemplo que o ajudará a praticar.

4.7.1 O que é o TILMAG?

O TILMAG foi desenvolvido por Helmut Schlicksupp no Battelle-Institut in Frankfurt am Main, Alemanha, e é acrónimo de "Transformation idealer Lösungselemente durch Matrizen der Assoziations und Gemeinsamkeitenbildung," ou

"transformação de elementos de solução ideal através de matrizes de formação de

associações e PONTOS COMUNS”1.

O TILMAG faz uma aproximação estruturada e sistemática à definição de solução ideal para a resolução de um problema ou preocupação efectiva. Cria e explora associações baseadas em combinações emparelhadas de Elementos de Solução Ideal ou Ideal Solution Elements (ISEs) e usa essas associações para inspirar e criar soluções pouco usuais e de corte com o passado2.

O TILMAG é um de muitos métodos de pensamento criativo e resolução de problemas, mas o uso mais efectivo do TILMAG é na resolução de problemas que necessitem a criação de novas conceitos e configurações.

4.7.2 Porque usar o método TILMAG?

As organizações têm pouco tempo de decisão quando está em causa a satisfação das necessidades, sempre em mutação, dos consumidores e a adaptação a um ambiente em constante evolução. Isto obriga a que a resolução de problemas e a tomada de decisões tenham que ser sistemáticas e estruturadas.

1

http://www.realinnovation.com/content/c061218a.asp

2

Alikalfa E., Ph.D Student. Creativity Tools. Quality Technology and Management Division, Mechanical Engineering Department, Linkopings University.

(3)

A natureza do TILMAG é baseada numa abordagem estruturada através da incorporação de associações numa matriz com vista ao desenvolvimento de soluções para resolução de problemas.

Este método inovador, quando usado com outras metodologias creativas como a TRIZ3 ou o Brainstorming4, produz resultados incríveis. No caso da TRIZ, o TILMAG permite comparações e facilita a identificação de ISEs contraditórios. Com o Brainstorming, o TILMAG ajuda à concentração no processo criativo, aumentando a qualidade das soluções encontradas e reduzindo a dificuldade da resolução do problema em análise5.

O uso prático de métodos criativos para resolução de problemas e geração de ideias, como o TILMAG, vão desenvolver a sua empresa, ajudando-o a alcançar sucesso mesmo nos mercados mais competitivos.

A sua empresa resolve os problemas de forma estratégica e criativa? Quais destes métodos usa mais frequentemente? Vai continuar a abordar a resolução de problemas da mesma forma? Continue a leitura e vai descobrir que este método é fácil e o vai auxiliar a identificar as soluções mais efectivas para a sua empresa.

4.7.3 Em que situações usar o TILMAG?

Pode usar eficientemente o TILMAG quer seja produtor, fornecedor de serviços, empresa industrial, agente ou instituição estatal, Universidade ou agricultor. O TILMAG é mais eficiente quando usado por um grupo do que por uma única pessoa, mas pode praticar a sua utilização sozinho.

3

Veja o módulo 4.9 deste guia para mais detalhes

4

Veja o modulo 4.2 deste para mais detalhes

5

(4)

4.7.4 Como usar o TILMAG?

O TILMAG é um processo que consiste em 5 passos, que têm que ser seguidos de forma a encontrar as melhores soluções para o problema em análise.6

Passo 1. Definir claramente o problema e desenvolver ideias de solução.

Discutir com a equipa e definir o problema ou a preocupação com clareza. Nesta fase pode usar o Brainstorming para identificar as soluções mais óbvias para o problema. Registe as ideias que resultem desta primeira fase.

Passo 2. Identifique os Elementos de Solução Ideal (ISEs). O que é que isto quer dizer?

Elementos de Solução Ideal (ISEs) são características, atributos, qualidades e

propriedades que foram identificados como sendo os ideais para a resolução do problema identificado no passo 1.

Dicas para a produção de ISEs:

• Descrever os ISEs pela positiva;

• Os ISEs devem ser específicos e relacionados com o problema em questão; • Os ISEs devem ser formulados com precisão não excedendo mais de 6 palavras; • Quando se trata do desenvolvimento de um novo produto ou serviço, os ISEs

devem ser relacionados com as necessidades do cliente; • Uso de frases simples.

6

(5)

Passo 3. Construção da Matriz TILMAG com os ISEs definidos

Construção da matriz TILMAG inscrevendo os ISEs nos dois eixos da matriz.

Tabela 1. Matriz TILMAG

Elementos de Solução Ideal (ISEs)

ISE 1 ISE 2 … ISE n

ISE 1 X

ISE 2 X

… X

ISE n X

Dicas para a construção da matriz TILMAG:

• Inscrever os ISEs sequencialmente em ambos os eixos da matriz;

• A combinação entre ISEs iguais deve ser excluída já que ISEs iguais não representam associações – anule essas células com uma cruz;

• O tamanho da matriz depende do número de ISEs definidos.

Passo 4. Brainstorming e anotação das associações para cada par de ISEs 7

7

(6)

Este é o passo mais importante do método TILMAG pois é nele que se criam efectivamente as soluções para o problema em questão.

Passos a seguir:

1) Fazer associações com os pares de ISEs e inscrever essas associações na matriz.

Fazer associações com os ISEs emparelhados é a produção de soluções para o problema enunciado no Passo 1 através da análise e avaliação das interacções e contradições entre os pares de ISEs.

2) Avance para a célula seguinte apenas quando a anterior tiver pelo menos uma associação.

O tempo requerido para a produção de associações pode variar de alguns minutos a uma hora, dependendo do tipo e da natureza das interacções entre os ISEs. Tente ser criativo na produção de soluções e conceitos - use o brainstorming e o método TRIZ.8

Dicas para a produção de soluções:

• Tente identificar 2 ou 3 associações entre cada combinação de dois ISEs, excepto na combinação entre ISEs iguais;

• Continue o processo até que todas as células estejam completas;

• Se uma coluna ou linha inteira é deixada em branco, normalmente a causa está na escolha dos ISEs que não são aplicáveis à solução do problema em causa.9

8

(7)

Agora veja atentamente a tabela 2. Esta explica e demonstra “o processo de

fazer associações entre pares de ISEs” de forma simples.

Tabela 2. O processo de fazer associações entre pares de ISEs

X ESI 3 Sensação de descontracção SPAs Empregados educados Baby-sitter X ESI 2 Atracção de clientes Safari

Praias de areia branca Fruta exótica X ESI 1 Adequabilidade ESI 3 Sensação de descontracção ESI 2 Atracção de clientes ESI 1 Adequabilidade ESIs

Fazer associações entre

o parESI2 e ESI3

Fazer associações entre o par ESI1 e

ESI2

Passo 5. Confrontar as associações com o problema original e hierarquizar as soluções.

Todas as associações na matriz devem ser estruturadas e reagrupadas em subsistemas ou sub-processos de forma a determinar as soluções mais efectivas para o problema. Escolha associações da matriz TILMAG, uma de cada vez, identifique as suas características, produza ideias para soluções baseadas nessas características e aplique cada uma dessas ideias, de novo, ao problema original, identificado no Passo 1. Reveja e seleccione as melhores associações da matriz TILMAG e sumarize os resultados numa tabela.

9

(8)

Pode, também, combinar as ideias encontradas no Passo 1 com as ideias produzidas usando a TILMAG (Passo 5).

Sente-se confuso? Leia o caso prático abaixo e sentir-se-á mais confiante perante a matriz TILMAG.

4.7.5 Exemplo prático

A agência de viagens “Relax Holidays” formulou o seguinte problema que pretende resolver – Que tipo de pacotes de férias podem atrair mais clientes durante o

Inverno? O gestor da empresa decidiu usar a matriz TILMAG e trabalha agora com a

equipa para encontrar soluções.

Durante a sessão de brainstorming (Passo 1) encontraram-se as seguintes ideias para resolver o problema:

• Organizar voos baratos (charter) e pacotes de férias para a Tailândia;

• Ofertas especiais de pacotes de férias para famílias com crianças pequenas; • Propostas de “baixo custo de última hora” uma semana antes da viagem;

• Ofertas especiais de pacotes para “descanso mental” para “viciados” no trabalho; • Oferta de um desconto de 10 % nas reservas para 5 pessoas ou mais.

A equipa identificou 5 Elementos de Solução Ideal (ISEs) (Passo 2) que não são mais que simples frases que enunciam características que compõem as soluções ideais para ultrapassar o problema.

(9)

2. Os preços dos voos e pacotes de férias para a Tailândia são o ideal para os clientes;

3. A geografia da Tailândia vai atrair clientes;

4. Os clientes têm que se sentir relaxados durante as suas férias;

5. Os pacotes de férias de última hora vão colmatar as necessidades e recursos dos clientes.

As palavras a negrito são os ISEs que vamos inscrever na matriz TILMAG.

A equipa da agência de viagens construiu, então, a matriz TILMAG (Passo 3). As associações entre pares de ISEs foram produzidas e inscritas na matriz (Passo 4).

Tabela 3. Matriz TILMAG da empresa “Relax holiday”

ISEs Confiança Ideal Atrair clientes Sentirem-se

relaxados Colmatar necessidades e recursos Confiança X ¤ boa escolha ¤ experiência ¤ bom clima ¤ natureza exótica ¤ mar ¤ actividades de relaxamento ¤ sol e água ¤ grandes ferias ¤ serviços alargados

Ideal ¤ boa escolha

¤ experiência X ¤ safari ¤ praias de areia ¤ desportos de água ¤ SPAs ¤ excursões ¤ viajar ¤ valor atribuído ao

(10)

fina ¤ frutos exóticos ¤ entretenimento dinheiro Atrair clientes ¤ bom clima ¤ natureza exótica ¤ mar ¤ safari ¤ praias de areia fina ¤ frutos exóticos X ¤ massagem ¤ mergulho e mergulho de superficie ¤ Yoga e Ayurved ¤ hoteis diferentes ¤ baby sitters ¤ bungalow para a família Sentirem-se relaxados ¤ actividades de relaxamento ¤ sol e água ¤ desportos de água ¤ SPAs ¤ entretenimento ¤ massagem ¤ mergulho e mergulho de superficie ¤ Yoga e Ayurved X ¤ SPAs ¤ baby sitters ¤ Pessoal com educação Colmatar necessidades e recursos ¤ grandes férias ¤ serviços alargados ¤ excursões ¤ viajar ¤ valor atribuído ao dinheiro ¤ hotéis diferentes ¤ baby sitters ¤ bungalow para a família ¤ SPAs ¤ baby sitters ¤ Pessoal com educação X

Depois da construção da matriz, a equipa de trabalho deve voltar ao problema proposto inicialmente – que tipos de pacotes de férias vão atrair mais clientes durante o

Inverno! Foram escolhidas 2 associações apropriadas de entre todas as encontradas na

Matriz TILMAG – “Mergulho ou mergulho de superfície” e “Baby sitters”, identificadas as suas características, produzidas soluções baseadas nessas características e aplicadas essas ideias ao problema original (Passo 5). A equipa da agência de viagens reviu, clarificou e seleccionou as melhores ideias da matriz.

(11)

A empresa “Relax holiday” usou uma abordagem criativa e inovadora para a resolução de problemas. Acabaram a sessão TILMAG com o seguinte resultado.

Tabela 4: Resultados da sessão TILMAG da empresa “Relax holiday”

Associação Característica ISEs – conexão com a

ideias geradas no

brainstorming

Mergulho ou mergulho de superfície

Atrai clientes e estes sentem-se relaxados

A localização geográfica da Tailândia vai atrair

clientes.

Baby sitters Concentração nas

necessidades e recursos dos clientes

Os clientes têm que se

sentir relaxados

durante as férias.

Pare e pense: acha que o método TILMAG pode ser útil para a resolução de problemas da sua organização? Porque não organiza uma sessão TILMAG na próxima reunião da empresa? Comece a resolver os problemas de forma criativa!

4.7.6 Sumário dos pontos-chave

O TILMAG é um de muitos métodos de pensamento criativo e resolução de problemas e o seu uso mais efectivo é na resolução de problemas que requeiram a criação de novos conceitos ou configurações.

O TILMAG é um método ainda relativamente desconhecido, todavia poderoso no processo de produção de novas ideias – define e usa Elementos de Solução Ideal (ISEs) na formulação do problema, e faz com eles associações que permitem encontrar soluções num processo de apenas 5 passos.

(12)

O principal objectivo deste módulo era o de oferecer uma perspectiva geral sobre o que é o TILMAG e porque deve ser usado na procura de soluções para um dado problema. O módulo descreveu os 5 passos do TILMAG, respondendo à questão de como aplicar este método de forma prática. Agora é a sua vez de aplicar o método TILMAG à sua organização!

(13)

BIBLIOGRAFIA

H. Schlicksupp, (1977). Idea - generation for industrial firms — report on an international investigation. R&D Management. Battelle-Institut e. V., Frankfurt.

Alikalfa E., Ph.D Student (data de publicação – n/a). Creativity Tools. Quality Technology and Management Division, Mechanical Engineering Department, Linkopings University.

Websites

Tilmag, 2006, CTQ Media Media LLC, visto em 10 de Junho de 2008 http://www.realinnovation.com/content/c061218a.asp

Tilmag, 2006, Mycoted Ltd, visto em 10 de Junho de 2008 http://www.mycoted.com/TILMAG

Leitura Complementar

(14)

GLOSSÁRIO

Elementos de Solução Ideal (ISEs) são características, atributos, qualidades ou

propriedades identificadas como sendo as ideais para a resolução do problema em questão.

Associações de ISEs emparelhados é o processo no qual se produzem soluções para o

problema enunciado no Passo 1, através da análise e avaliação das interacções e contradições existentes entre pares de ISEs.

Brainstorming é o método através do qual um grupo de pessoas tenta encontrar

soluções para um dado problema desenvolvendo uma lista de ideias obtidas de forma espontânea por cada um dos membros do grupo. (Tradução de Applied imagination: Principles and procedures of creative problem solving)

TRIZ é uma metodologia, um conjunto de ferramentas, uma base de dados de

conhecimento e uma tecnologia baseada em modelos que têm como fim a produção de ideias e soluções inovadoras para a resolução de problemas. A TRIZ fornece um conjunto de ferramentas e métodos que podem ser usados não só para a resolução de problemas mas também para a sua formulação, análise de sistemas, análise das falhas e padrões de evolução dos sistemas. (Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/TRIZ)

Referências

Documentos relacionados

A técnica pode ser usada para gerar ideias, encontrar soluções para um problema, encontrar novas formas de executar os procedimentos habituais, reforçar o espírito de equipa,

Esta técnica pode ser utilizada para encontrar novas soluções para um problema, novas dinâmicas de marketing, para o ajudar a expandir e desenvolver novas linhas de produtos e...

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo