• Nenhum resultado encontrado

Aluno: Professor: Leonardo Costa Componente Curricular: Atualidades. Data: / /18. Textos de atualidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno: Professor: Leonardo Costa Componente Curricular: Atualidades. Data: / /18. Textos de atualidades"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Aluno: __________________________________________________________ Professor: Leonardo Costa

Componente Curricular: Atualidades

Ano/Turma: 3° Ano___ Turno: Matutino Data: ___/___/18

(2)

______________________________________________________________________________________________________

Se liga na missão!!!

A importância do Enem

O principal instrumento de ingresso no nível superior

Nos últimos anos, o Enem passou a ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, atraindo a atenção da sociedade e gerando grande interesse público pela divulgação de dados do exame. Dentre as mais importantes atribuições do exame, estão:

° Requisito para o SISU – o principal caminho para as universidades públicas; ° Critério para permitir a distribuição das bolsas do Prouni;

° Requisito para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); ° Requisito para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec); ° Critério de seleção para o Ciência sem Fronteiras;

° Proporcionar a Certificação para o ensino médio para maiores de 18 anos; ° Instrumento de aferição da qualidade das escolas de ensino médio.

Por essência, além de avaliar o nível de aprendizado dos alunos ao final do ensino médio, o Enem assume um importante papel em relação ao currículo nesta etapa escolar, pois concebe que ao final da educação básica o aluno deve estar preparado para ter uma participação ativa e crítica na sociedade e ser inserido no mundo do trabalho.

(3)

Aula 01: PROUNI E SISU

Você vai conhecer um pouco de como funcionam o PROUNI- Programa Universidade Para Todos e o SISU- Sistema de Seleção Unificada. Em princípio, o PROUNI realiza a seleção para o ingresso de ex-alunos de escolas públicas do ensino médio nas universidades particulares. Já o SISU, também desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona os candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular. A seleção é feita através do sistema on-line, e baseia-se na nota obtida pelo candidato. Pelo site do SISU, os interessados podem acessar as vagas disponibilizadas, as instituições e os cursos que participam do Sistema.

O MEC detalha da seguinte forma:“ O processo seletivo do SISU possui uma única etapa de inscrição.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições”.

(4)

______________________________________________________________________________________________________ Os dois programas realizam os processos de seleção adotando a nota do ENEM – Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio como pré-requisito para fazer a inscrição.

O PROUNI é um programa que permite acesso às instituições particulares de ensino superior para estudantes que cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas ou em escolas particulares, desde que na condição de bolsistas da instituição. O PROUNI oferece bolsas de estudos de 50% ou de 100%. Além de ter sido aluno de escola pública no ensino médio, é necessário comprovar renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio para conquistar uma bolsa de 100%. E renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos para ter direito à bolsa parcial de 50%. Ainda têm direito à bolsa via PROUNI, nas chamadas Cotas Afirmativas, os estudantes negros, pardos, indígenas pessoas com deficiência. Também têm direito ao PROUNI os professores da rede pública do ensino fundamental que estejam ativos e incluídos no quadro de pessoal da instituição em que atua. Neste caso, não precisa comprovação de renda. Pelo PROUNI são ofertadas bolsas nas modalidades presencial e a distância. Como calcular a renda familiar

Para calcular a renda familiar bruta por pessoa, de acordo com a Portaria Normativa nº 18/2012, devem ser computados os rendimentos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis. A soma desses rendimentos deve ser dividida pelo número de componentes da família. O resultado é a renda familiar bruta por pessoa.

É preciso fazer

A porta de entrada do PROUNI é o ENEM –Exame nacional de Ensino Médio. O aluno é obrigado a prestar este exame e precisa atingir nota mínima de 450 pontos em média e não pode tirar zero na redação. O mesmo ocorre no SISU, isto é, o ponto de partida é o ENEM e a mesma pontuação exigida para o PROUNI. Entretanto, há instituições integradas ao SISU que adotam pesos diferentes para as provas do Enem.Com isso, quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente para as provas do Enem, do ano imediatamente anterior, o sistema efetua o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Uma nova nota é gerada e apresentada ao candidato.

No processo seletivo do SISU somente são ofertadas vagas para cursos presenciais, diferentemente do PROUNI que oferta tanto na modalidade presencial quanto na a distância.

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso seja aprovado nos dois, o candidato deverá fazer uma escolha por um deles.

(5)

Aula 02 Oriente Médio: Trump reconhece Jerusalém

como capital de Israel e acirra conflito na região.

6.dez.2017 - Bandeira de Israel é vista perto da Cúpula da Rocha, em Jerusalém

Em 6 de dezembro de 2017, Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, anunciou que vai transferir a embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém e reconhecer a cidade como capital de Israel. A mudança da embaixada é uma promessa de campanha de Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que reconhece Jerusalém como capital de Israel e que pediu ao Departamento de Estado que inicie o processo de transferir para lá a embaixada americana atualmente instalada em Tel Aviv.

O anúncio foi feito um dia após diversos apelos da comunidade internacional para que a decisão não fosse tomada. O reconhecimento da cidade como capital é considerado polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado, e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

"Meu anúncio marca o começo de uma nova abordagem no conflito entre Israel e palestinos", anunciou Trump no início de seu discurso feito na Casa Branca.

"Hoje finalmente reconhecemos o óbvio: que Jerusalém é a capital de Israel", disse Trump. "Isso é nada mais nada menos do que o reconhecimento da realidade. Também é a coisa certa a fazer. É algo que tem que ser feito". Donald Trump

Trump afirmou que os EUA estão "profundamente comprometidos" em facilitar um "acordo de paz aceitável" tanto para israelenses como para palestinos e em apoiar uma solução de dois Estados no Oriente Médio, caso os dois lados queiram isso.

(6)

______________________________________________________________________________________________________

Para o presidente americano, Jerusalém deve continuar sendo o lugar sagrado e local de culto de judeus, muçulmanos e cristãos. Trump também disse que o dia pede "calma, vozes de moderação", para que a ordem prevaleça sobre o ódio. Ele disse que o vice-presidente Mike Pence irá ao Oriente Médio nos próximos dias.

Com o anúncio, Trump cumpre uma promessa feita ainda durante a campanha eleitoral de 2016, como uma forma de satisfazer a base pró-Israel de direita que o ajudou a conquistar a presidência.

Sua decisão faz com que seja cumprida a lei que prevê o reconhecimento de Jerusalém como capital que foi adotada pelo Congresso americano em 1995. A aplicação da lei vinha sendo adiada nas últimas duas décadas, sob justificativa de "interesses de segurança nacional". Em junho, o próprio Trump adiou a aplicação da lei por mais seis meses.

(7)

Reações

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu reagiu dizendo que o anúncio é uma "decisão valente e justa" e um "marco histórico". O premiê afirmou que qualquer acordo de paz com os palestinos deve incluir Jerusalém como a capital de Israel e pediu que outros países sigam os EUA na decisão de transferir suas embaixadas a Jerusalém.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, disse que Trump "violou todas as resoluções e acordos internacionais" e que os EUA perderam seu papel de mediador na construção da paz. Também afirmou que Jerusalém é "a eterna capital do Estado da Palestina".

Países como França, Turquia, Egito, Jordânia e Irã rejeitaram a decisão de Trump.

O secretátio-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que vai apoiar que israelenses e palestinos retomem as negociações. "Não há alternativa à solução de dois Estados, não há plano B", disse.

'Consequências perigosas'

Trump passou o dia de terça-feira (4) telefonando para vários lideres árabes para dizer que tinha a intenção de transferir a embaixada americana em Israel a Jerusalém.

Controvérsia

O status de Jerusalém é considerado um dos maiores obstáculos nas negociações de paz entre Israel e os palestinos.

A cidade foi anexada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, que considera a cidade como capital indivisível. Na época, a decisão contrariou recomendações do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Já os palestinos consideram Jerusalém Oriental, atualmente controlada por Israel, como a capital de seu futuro estado. Jerusalém é considerada um local sagrado pelos judeus, muçulmanos e cristãos.

(8)

______________________________________________________________________________________________________

Aula 03: Manifesto francês denuncia puritanismo da

campanha #MeToo

Uma carta assinada por uma centena de mulheres em França, incluindo a atriz Catherine Deneuve, denuncia o puritanismo da campanha americana contra o assédio sexual em Hollywood após o escândalo com Harvey Weinstein, explicando que o movimento é “puritano” e foi alimentado por “ódio aos homens”. “Defendemos o direito à liberdade de importunar, algo que é vital para a liberdade sexual”, diz a carta.

O episódio explodiu em outubro, após uma investigação do New York Times, com o produtor Harvey Weinstein a ser afastado da produção cinematográfica em Hollywood. Depois das primeiras denúncias, várias mulheres vieram a público contar as suas histórias, desencadeando um movimento denominado #MeToo (#Eutambém).

Agora, foi publicado no jornal Le Monde uma espécie de manifesto, com o título "Defendemos o direito de importunar, indispensável à liberdade sexual", que se insurge contra o movimento que teve maior destaque nos Estados Unidos. O documento foi assinado por cem mulheres, num grupo em que se incluiu Catherine Deneuve, atriz francesa de 74 anos.

“Isto apenas encoraja a enviar os homens para um matadouro, ao invés de ajudar as mulheres a serem mais autônomas e ajuda os inimigos da liberdade sexual”, pode ler-se numa coluna do jornal francês. “Como mulheres, não nos reconhecemos neste feminismo, que além de denunciar o abuso de poder assume um ódio aos homens e à sexualidade“, escrevem as cem mulheres, acrescentando que estão “suficientemente conscientes de que o desejo sexual é por sua natureza selvagem e agressivo”.

De acordo com esta centena de mulheres a violação é um crime mas o direito de “importunar” uma mulher não é, afirmando que o mesmo é uma parte essencial da liberdade sexual dos homens, descrevendo os movimentos iniciados nos Estados Unidos como “puritanos”.

(9)

A centena de mulheres, onde se incluem jornalistas e escritoras, que assinou o manifesto acredita que os acontecimentos nos Estados Unidos foram longe de mais.

“Esta vigília em busca de justiça castigou os homens nos seus trabalhos, obrigou alguns a demitir-se, quando tudo o que fizeram foi tocar num joelho, tentar roubar um beijo, falar de assuntos íntimos num jantar de trabalho”.

“Defendemos o direito à liberdade de importunar, algo que é vital para a liberdade sexual”, conclui o manifesto.

Reações políticas em França

A opinião, que se insurge contra o movimento #MeToo, está a causar grande polêmica em França com a ministra Marlen Schiappa a revelar que o impacto que o escândalo teve a nível mundial levou a repensar alguns hábitos no país gaulês.

A antiga ministra Ségolène Royal também falou sobre o sucedido, lamentando a participação de Deneuve no manifesto. “É uma pena que a nossa Catherine Deneuve se junte a este texto terrível”.

Fonte: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/manifesto-frances-denuncia-puritanismo-da-campanha-metoo_n1050997

(10)

______________________________________________________________________________________________________

Aqui tem mais um tema que continuará influenciando as bancas de concurso e o ENEM em 2018: a questão das minorias.

Tal qual o tema da violência, falar sobre minorias permite apontar para vários tópicos:

° Direito das mulheres

° Direito dos negros e indígenas ° Direitos de pessoas LGBT

° Direitos da criança e do adolescente ° Direitos do idoso

° Direito dos portadores de necessidades especiais

Uma minoria, de acordo com o sociólogo Mendes Chaves, pode ser definida assim:

“Um grupo de pessoas que de algum modo e em algum setor das relações sociais se encontra numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo, ‘maioritário’, ambos integrando uma sociedade mais ampla. As minorias recebem quase sempre um tratamento discriminatório por parte da maioria.”

Os casos de racismo, violência contra a mulher e falta de inclusão social no país fortalecem a atenção para esses temas.

O termo “minorias” é usado de forma genérica para fazer referência a grupos sociais específicos que são entendidos como integrantes de uma menor parte da população, sendo diferenciados por suas características étnicas, religiosas, cor de pele, país de origem, situação econômica, entre outros. As minorias estão geralmente associadas a condições sociais mais frágeis. Um exemplo claro disso são os indígenas, que permanecem em situações de risco no confronto com grileiros, madeireiros ilegais ou fazendeiros que desmatam florestas ilegalmente.

(11)

O problema da mobilidade urbana para o grupo minoritário dos deficientes físicos fere o direito de ir e vir que todo cidadão deve ter assegurado

A precária representação institucional é o principal problema que afeta os grupos minoritários. O sistema representativo instituído em nosso país favorece os grandes grupos, que se organizam para conseguir dar poder a um representante político que atenda às suas necessidades imediatas. Diante desse sistema, as minorias acabam sendo representadas de forma secundária ou de forma alguma.

É pertinente, entretanto, ressaltarmos que não são todas as minorias que sofrem com o problema de representatividade. As minorias elitizadas, ou os grupos da elite organizada, como é o caso dos mais ricos, conseguem realizar articulações políticas para obter o que desejam por meio do poder monetário e da influência que possuem.

Diante de todo esse panorama, é de suma importância salientar que, no âmbito da democracia e do sistema representativo, não é correto pensar que apenas os grupos majoritários devam ter suas vontades e necessidades atendidas. Essa ideia de que a democracia configura-se como uma “tirania da maioria” deve ser prontamente corrigida. Uma sociedade, para ser verdadeiramente democrática, deve amparar a todos os cidadãos que fazem parte do meio social. Para tanto, é necessário que ferramentas institucionais sejam criadas para que a representatividade seja garantida aos grupos minoritários, de modo que assim consigam dar voz às suas necessidades.

Há ainda o problema da desigualdade social que está atrelado à realidade da grande maioria dos grupos minoritários, uma vez que possuem menor representabilidade e encontram-se em situações sociais precárias. Além disso, há ainda o grande preconceito por parte do senso comum, que passa a criminalizar os movimentos que surgem em busca de melhorias da qualidade de vida das minorias. Alguns exemplos

(12)

______________________________________________________________________________________________________

são o Movimento dos Trabalhadores Teto (MTST) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que lutam pela obtenção de moradia e pela reforma agrária, mas são hostilizados e criminalizados pela grande maioria da população.

Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários. Peguemos como exemplo os deficientes físicos, que sofrem com sérios problemas de mobilidade urbana em cidades sem calçadas e rampas ou com estrutura de locomoção precária. É partir disso que surgem os movimentos sociais, que se configuram como uma ferramenta daqueles que fazem parte de grupos minoritários e que não se sentem suficientemente representados no meio institucional.

Referência: BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 11ª edição. Trad. Carmen C. Varriale, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini). Editora UNB, 1998. Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/minorias.htm

Exercícios

1. Cite alguns requisitos para participar do PROUNI – Programa Universidade para Todos. 2. O que é o SISU?

3. Por qual motivo Jerusalém é sagrada para os mulçumanos e judeus? 4. Diferencie assédio sexual e assédio moral.

5. Explique o movimento #MeToo. 6. Defina o conceito de minorias.

7. Por qual motivo a precária representação institucional é um problema que afeta os grupos minoritários?

8. Os novos movimentos sociais são diferentes das ações coletivas de antes por eles politizarem a esfera privada e tornarem públicas as problemáticas das minorias sociais. Assim, dentre esses movimentos, destacam-se aqueles que: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

a) Envolvem negros, indígenas, sem-terra e sem-teto.

b) Determinam a opinião pública sobre as questões ecológicas.

c) Produzem discussões locais e regionais, não abarcando questões globais. d) Desenvolvem-se a partir do controle do Estado e dos partidos políticos.

(13)

9. Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA

CORRETA.

a) A precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado democrático.

b) A falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as necessidades específicas de uma minoria.

c) A resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de nosso governo.

d) A falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos minoritários possuem. 10. Ao tratarmos dos problemas que afligem as minorias, a desigualdade social acaba sendo o ponto-chave de grande parte das reivindicações dos grupos minoritários. No entanto, não é correto afirmarmos que todo grupo minoritário se encontra em posição fragilizada no meio social. Por quê? ASSINALE A

ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

a) Porque o Estado se encarrega de suprir todas as necessidades das minorias.

b) Porque a ideia de minorias prejudicadas é uma mentira. Todas elas possuem grandes vantagens cedidas pelo governo.

c) Porque existem minorias elitizadas, que possuem grande poder econômico e grande influência no meio político.

d) Porque, em um governo democrático, como no caso do Brasil, a representação política é garantida de forma igual para todos os grupos sociais.

11. “Apesar do esforço governamental, ainda existem sérios problemas referentes ao atendimento das necessidades básicas dos grupos minoritários”. Essa afirmação faz referência aos programas do governo brasileiro que tentam remediar os problemas de grupos minoritários. Entre esses grupos, podemos destacar como minorias em situação precária: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA. a) Os deficientes físicos, indígenas e políticos.

b) O Movimento dos Sem-Teto, os empresários e os deficientes físicos. c) Os estudantes, indígenas e os quilombolas.

d) Os deficientes físicos, os indígenas e os quilombolas.

12. O Islã foi o alicerce sobre o qual se ergueu um grande império. O mundo muçulmano, que se estende pelo Oriente Médio, África do Norte, Ásia Setentrional e um pequeno trecho da Europa, é o fruto desse império. Mundo árabe não se confunde com mundo muçulmano. [...] O Oriente Médio, núcleo histórico e

(14)

______________________________________________________________________________________________________

cultural do Islã e do mundo árabe, figura como foco de conflitos geopolíticos, nacionais e religiosos. Um dos eixos desse conflito é a disputa pela influência na região petrolífera do golfo pérsico. O outro eixo é a questão nacional entre Israel e Palestina, que tem repercussões mundiais. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.523.

Com base no texto acima e nos conhecimentos gerais sobre a cultura árabe no Oriente Médio, podemos afirmar que a diferença entre mundo árabe e islamismo é: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA

CORRETA.

a) Árabe é uma expressão utilizada para expressar os costumes e a cultura muçulmana. b) O Islamismo deve ser a religião oficial de qualquer nação que queira se tornar árabe. c) Árabe refere-se à língua e muçulmano refere-se à religião.

d) As diferenças entre mundo árabe e mundo muçulmano são praticamente nulas e tais palavras podem ser utilizadas como sinônimas.

e) Árabe é o nome da região geográfica em que habitam os povos islâmicos.

13. A questão religiosa é um dos fatores que fundaram as zonas de instabilidade no Oriente Médio. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada para três diferentes religiões, que são: ASSINALE A ÚNICA

ALTERNATIVA CORRETA.

a) Budismo, islamismo e cristianismo. b) Islamismo, judaísmo e cristianismo. c) Catolicismo, protestantismo e hinduísmo. d) Hinduísmo, budismo e judaísmo.

e) Judaísmo, islamismo e hinduísmo.

14. Trata-se de um grupo étnico que se configura como a maior nação sem pátria no mundo, ou seja, sem um Estado constituído. No total, eles formam uma população superior a 30 milhões de habitantes. Estamos falando dos: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

a) Xiitas. b) Sunitas. c) Árabes. d) Curdos. e) Palestinos.

15. O governo sueco reconheceu o Estado da Palestina nesta quinta-feira, 30, por decreto. A Suécia se torna assim o primeiro país ocidental da União Europeia (UE) a tomar esta decisão. […] No início de

(15)

outubro, o primeiro-ministro Stefan Löfven anunciou que a Suécia reconheceria o Estado da Palestina, o que provocou muitas críticas de Israel e dos Estados Unidos. (Adaptado de: Carta Capital, 30 out. 2014. Suécia reconhece o Estado da Palestina. Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 09 mar. 2015).

O motivo das críticas de Israel e dos Estados Unidos mediante o reconhecimento do Estado da Palestina deve-se: ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

a) Ao fato de os palestinos estarem entre os envolvidos nos atentatos de 11 de setembro de 2001.

b) Às históricas disputas territoriais entre israelenses e palestinos e o constante apoio dado pelos EUA aos primeiros.

c) Ao argumento de que a Suécia estaria indo contra a regulamentação da ONU, que dá proibição irrestrita à existência dos territórios palestinos sob um governo formal.

d) À ameaça que a legitimidade da Palestina representa ao comércio de petróleo, elemento abundante na região em questão.

Referências

Documentos relacionados

20 Escreve apenas 1498 na coluna do Ano e na coluna do Navegador dá outra resposta ou deixa a. resposta

do chafariz dos cauallos nome adquirido por dous cauallos de Bronse que antigamente nelle estalão he de muito copiosa agoa de menos qualidade que a do chafariz del Rey, e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A gama de material inclui, hoje, ao lado do comprovado dióxido de zircônio VITA YZ T para construção de estruturas também uma variante de alta translucidez VITA YZ HT para

Pini e Waidman (2012), em um estudo realizado com equipes da Estratégia Saúde da Família do município de Maringá, que visou conhecer os fatores que interferem nas ações ao

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

Sendo assim, ainda que se entenda que a bibliografia de seu trabalho também goza da proteção como direito autoral - o que, em si, já é discutível - ela não pode

CB-14 01/13 Bullet c/ IR Externa Pátio estacionamento do almoxarifado CB-15 01/13 Bullet c/ IR Externa Acesso do almoxarifado CB-16 01/13 Bullet c/ IR Externa Pátio do estacionamento