• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 05/2017 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06 DE MARÇO DE (Contém 10 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 05/2017 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06 DE MARÇO DE (Contém 10 Folhas)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 05/2017

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06 DE MARÇO DE 2017

(Contém 10 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – GRAÇA DE LURDES RESENDES COSTA ARAÚJO

VEREADORA – SUSANA MARIA GOULART PEREIRA DA COSTA

FALTOU O SEGUINTE MEMBRO:

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 05/2017

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 06 DE MARÇO DE 2017

Aos seis dias do mês de março do ano dois mil e dezassete, nesta cidade de Lagoa, na Sala de Reuniões do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lagoa, sob a Presidência da Exma. Senhora Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, e com a presença dos Exmos. Senhores Vereadores: Fernando Jorge Ventura Moniz; Elisabete do Carmo Pacheco Tavares; José Duarte Barbosa Cabecinha; Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo e Susana Maria Goulart Pereira da Costa.

Não compareceu à reunião o Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, a Excelentíssima Senhora Presidente declarou aberta a reunião, pelas 09:00 horas.

A reunião foi secretariada por Maria da Estrela Aguiar, Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

A Senhora Presidente propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 20 de fevereiro de 2017.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade, não tendo participado na votação a Senhora Vereadora Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo, porque não esteve presente naquela reunião e será assinada pela Senhora Presidente e pela Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos que secretariou a reunião.

(3)

JUSTIFICAÇÃO DE FALTA:

A Senhora Presidente deu conhecimento à Câmara que justificou a falta do Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira, de acordo com a alínea c) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, competência que foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2013.

A Câmara tomou conhecimento.

ANTES DA ORDEM DO DIA:

ALTERAÇÃO DA DATA DE REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL:

A Senhora Presidente da Câmara referiu que a próxima reunião da Câmara Municipal está agendada para o dia 20 de março, mas de forma a permitir uma melhor organização dos Serviços e a preparação atempada de documentos a serem presentes na próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal, propôs a alteração da data da reunião para o dia 29 de março de 2017, pelas 09:00 horas.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Concordar com a alteração da data da reunião da Câmara Municipal, para o dia 29

de março de 2017, pelas 09:00 horas;

2.º Dar a necessária publicidade à presente deliberação por afixação de editais em

lugares de estilo.

REPRESENTAÇÕES:

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Moniz informou que participou, em representação da Câmara Municipal, na inauguração da nova sede da Funerária Ferreira, na Rua Direita de Santa Catarina, 14B, em Ponta Delgada, no passado dia 4 de março.

A Câmara tomou conhecimento.

ORDEM DO DIA:

(4)

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DA PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE CAMARÁRIA:

Pela Senhora Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

“AUTARQUIA DA LAGOA COOPERA COM O SERVIÇO LOCAL DE FINANÇAS

A Presidente da Câmara Municipal assinou, no passado dia 10 de fevereiro, protocolos de cooperação entre a autarquia e a Autoridade Tributária, representada pela Direção de Finanças de Ponta Delgada.

Os protocolos destinam-se a manter a excelente cooperação que já existe ao longo dos anos entre as duas entidades, no âmbito da atividade tributária, cujo produto constitui também receita própria da autarquia, designadamente do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto Único de Circulação (IUC).

Os mesmos vêm permitir a integração definitiva, através de um processo de mobilidade, nos quadros da AT, da trabalhadora Ana Patrícia Correia da Costa, colaboradora da autarquia desde 1998 e que tem prestado serviço nos últimos 14 anos, no Serviço de Finanças de Lagoa.

LAGOA ACOLHEU JORNADA DE DESPORTO AÇORES 2017

Decorreu, no passado dia 16 de fevereiro, no Auditório Municipal do edifício Paços do Concelho, a Jornada de Desporto Açores 2017, organizada pela Mondo Portugal e que contou com a parceria da autarquia de Lagoa.

Tratou-se de uma iniciativa que visou promover o desporto num concelho onde, cada vez mais, a atividade desportiva nas suas diferentes modalidades fazem parte do quotidiano das famílias lagoenses, quer seja pelo trabalho meritório dos clubes, quer pela utilização ocasional de espaços desportivos ao dispor da comunidade, ou ainda pela implementação de eventos mobilizadores da comunidade. Aliás, a Câmara Municipal da Lagoa apoia financeiramente todos os clubes desportivos do concelho, para que os mesmos possam desenvolver as suas atividades, bem como tem requalificado espaços municipais aptos para a prática desportiva ou que promovam o bem-estar dos lagoenses.

PROFESSOR DOUTOR FRIAS MARTINS HOMENAGEADO NA LAGOA

No dia 16 de fevereiro a Sociedade Afonso Chaves – Associação de Estudos Açoreanos prestou homenagem ao seu presidente, Professor Doutor Frias Martins. A sessão teve lugar no Expolab, na Lagoa e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal. Para a Presidente da Câmara Municipal foi um grato prazer poder presenciar esta justíssima

(5)

homenagem, que teve lugar num espaço que é um centro de ciência viva e de divulgação do ensino e cultura científicos, com o particular orgulho de ficar localizado na cidade da Lagoa. Foi uma justa e meritória homenagem porque falar de Biologia nos Açores é falar no nome de Frias Martins, pelo seu evidente contributo no âmbito das ciências, sendo reconhecido internacionalmente pelo papel relevante que desenvolveu na divulgação científica nos Açores, cuja paixão pela biologia, empenho e dedicação profissionais tornam incontestáveis esta homenagem e reconhecimento generalizados a este “pequeno grande homem”, para além de que é um ser humano maior, um homem de grande valor, uma pessoa extraordinária, das mais simpáticas e simples pessoas que conhecemos.

CONSTRUÇÃO DE POÇO PARA ABSORÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS - CABOUCO

A Câmara Municipal de Lagoa está a finalizar a obra de construção de um poço de grande dimensão para absorção de águas pluviais e esgotos domésticos na freguesia do Cabouco. A Presidente da Câmara Municipal refere que esta é uma obra de primordial importância do ponto de vista da salubridade, saúde e bem-estar público dos lagoenses. Tratou-se de uma obra necessária, uma vez que o poço existente até à data desta intervenção possuía dimensões muito reduzidas sem capacidade de escoamento, principalmente, em dias de grande precipitação, chegando mesmo a provocar inundações em algumas casas na Rua dos Forais daquela freguesia e cujo agravamento se notava de ano para ano.

“A REALIDADE DE B.P.” EM ÁGUA DE PAU

Nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro a vila de Água de Pau acolheu a atividade escutista “A Realidade de B.P.” (Baden Powell). Tratou-se de um evento de âmbito regional que foi levado a cabo pela Chefia Regional Açores Oriental e que, este ano teve lugar em Água de Pau na sequência da aprovação da candidatura do Grupo 97 – Água de Pau, no acolhimento desta atividade.

Esta iniciativa teve como objetivo principal aumentar o interesse dos jovens que já praticam o escotismo, bem como incentivar a sua divulgação no seio da comunidade pauense. Com o seu envolvimento nesta atividade, o Grupo 97 – Água de Pau retoma a sua participação em atividades de âmbito regional, que são preponderantes, essencialmente, na união e na partilha de conhecimentos e vivências escotistas. Marcaram presença nesta atividade 11 grupos, com cerca de 250 escuteiros com idades compreendidas entre os 7 e os 21 anos, acompanhados dos respetivos dirigentes.

“A Realidade de B.P.” consiste ainda na realização de diversas atividades específicas para cada divisão, destacando-se ações de formação de primeiros socorros, artes marciais, rapell para salvamento, concurso de cozinha em campo, entre outras.

(6)

12.º FESTIVAL DAS CANTORIAS AO DESAFIO

Pela 12.ª vez consecutiva, o Festival das Cantorias ao Desafio revelou-se num sucesso, tendo sido a razão para atrair centenas de visitantes ao lugar dos Remédios nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, assumindo-se como um cartaz cultural de referência neste lugar e, em geral, no concelho de Lagoa e ilha micaelense.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal congratulou a Associação Cultural e Recreativa dos Remédios por perpetuar a iniciativa por 12 anos consecutivos, uma tradição que já é daquele lugar que, habitualmente granjeia todos os presentes com a excelente gastronomia típica e um fantástico serão musical feito desta tradição popular. Por outro lado, trata-se de uma iniciativa ímpar que traz visitantes de toda a ilha micaelense que se deslocam, propositadamente, para assistir às noites onde as cantorias ao desafio são o principal ingrediente da noite. A Presidente da Câmara Municipal frisou mesmo que, enquanto houver o voluntariado da comunidade e o trabalho e dedicação da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios, esta é uma iniciativa que continuará a merecer a especial atenção da autarquia, no que diz respeito ao apoio financeiro e logístico, fundamental para a sua organização.

REQUALIFICAÇÃO DO CINE TEATRO FERREIRA DA SILVA

As obras de remodelação do Cine Teatro Ferreira da Silva já estão a decorrer na Vila de Água de Pau tendo já sido removido todo o telhado anterior, procedendo-se, agora, à colocação da nova cobertura, num investimento autárquico que ascende os 50 mil euros. A Presidente da Câmara Municipal refere que as obras que estão a ser realizadas visam, sobretudo, devolver este equipamento à comunidade pauense e transformá-lo numa referência a nível cultural e recreativo nesta vila.

Ao longo dos anos, a Câmara Municipal tem-se esforçado em preservar e valorizar o longo passado histórico que Água de Pau carrega, procurando salvaguardar todo o património, quer seja imaterial ou material, paisagístico ou arquitetónico, civil ou religioso. O Cine Teatro Ferreira da Silva é um equipamento que comporta esta importância histórica tendo sido, inclusive, no passado uma valência de enorme importância recreativa e de grande valor cultural para a Vila de Água de Pau que urge, agora, devolver à comunidade lagoense.

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA E RIBEIRA GRANDE PAVIMENTAM TROÇO DE LIGAÇÃO ENTRE DOIS CONCELHOS

A Câmara Municipal de Lagoa e a Câmara Municipal da Ribeira Grande acordaram pavimentar um troço rodoviário com uma extensão de 300 metros situado em zona de ligação entre Lagoa e Ribeira Grande, mais conhecido como "troço da Marques" na zona próxima do parque industrial da Chã do Rego d' Água na freguesia do Cabouco. Um investimento total de 60 mil euros, assumida a repartição deste custo pelas duas autarquias.

(7)

Segundo a Presidente da Câmara Municipal esta é uma decisão com a qual se congratula pois esta parceria tem evidentes ganhos para a economia de ambos os Concelhos pois é um troço muito utilizado nas ligações comerciais entre Ribeira Grande e Lagoa e com ganhos evidentes de tempo e dinheiro para os empresários, que para evitar esta ligação têm de contorná-la, seguindo pelo centro da cidade de Lagoa.

ABERTA A FASE DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA O OPJ LAGOA

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lagoa avança com o projeto Orçamento Participativo Jovem 2017. Este projeto destina-se a todos os jovens lagoenses com idades entre os 12 e os 30 anos, onde permite uma democracia participativa e voluntária dos seus jovens, dando-lhes a oportunidade de cooperarem nas tomadas de decisão do orçamento do Município. Assim, o Concelho de Lagoa consegue perceber e aproveitar as ideias, necessidades e preferências dos seus jovens, permitindo que estes contribuam para o desenvolvimento do Concelho.

Desde o dia 22 de fevereiro e até ao dia 31 e março, decorre a primeira fase do projeto, que tem como objetivo a entrega de propostas, onde qualquer jovem ou grupo de jovens pode entregar a sua proposta para participar no Orçamento Participativo Jovem.”

A Câmara tomou conhecimento.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA EXPEDIENTE GERAL, CONTRATAÇÃO PÚBLICA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:

PONTO N.º 2 – PROPOSTA – ATRIBUIÇÃO DE APOIO À BANDA FILARMÓNICA FRATERNIDADE RURAL DE ÁGUA DE PAU:

A Senhora Presidente apresentou a proposta de atribuição de apoio à Banda Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau, que abaixo se transcreve:

“Considerando que, de acordo com o disposto na alínea u) do número 1, do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal pode conceder subsídios a atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

Considerando que, todas as atividades que visem a ocupação útil dos tempos livres das crianças e jovens do concelho, o desenvolvimento e a promoção cultural, bem como a preservação histórica e patrimonial e a investigação científica assumem especial importância; Considerando a importância que as filarmónicas assumem nas atividades que promovem a divulgação das nossas tradições e costumes;

(8)

Considerando o papel formativo que as filarmónicas detêm na ocupação dos tempos livres das crianças e jovens do concelho;

Considerando o enriquecimento e incentivo que um intercâmbio representa para os elementos que nela participam;

Considerando a riquíssima experiência social e pessoal em que a realização de um intercâmbio entre bandas proporciona para os elementos de uma banda filarmónica;

Considerando que, a Banda Filarmónica Fraternidade Rural, tendo por base estes objetivos, vai realizar no corrente ano, um intercâmbio com a Banda de Nossa Senhora dos Anjos, dos E.U.A., junto da nossa comunidade emigrante de Fall River e New Bedford;

Considerando que, em 2008, foi atribuído à Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva o apoio de 10.000,00 € para a realização de um intercâmbio com a Academia Musical Arazedense, de Montemor-o-Velho, no Distrito de Coimbra, proponho à Câmara Municipal de Lagoa a atribuição de um apoio monetário à Banda Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau, no montante de 10.000,00 € (dez mil euros) para a realização do referido intercâmbio.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar a atribuição de um apoio monetário à Banda Filarmónica Fraternidade Rural

de Água de Pau, no montante de 10.000,00 € (dez mil euros), para a realização do intercâmbio com a Banda de Nossa Senhora dos Anjos, dos E.U.A.;

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Subunidade Orgânica de Contabilidade e à

Banda Filarmónica Fraternidade Rural de Água de Pau.

PONTO N.º 3 – PROPOSTA DE AUTORIZAÇÃO DE AUMENTO DOS ENCARGOS COM AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS:

Nos termos, e, ao abrigo do disposto nos n.ºs 1, 2 e 3 do artigo 49.º da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro - que aprovou o Orçamento de Estado para 2017, a Senhora Presidente apresentou a proposta de autorização de aumento dos encargos com contrato de aquisição de serviços, que se junta por fotocópia à presente ata, para dela fazer parte integrante, como documento anexo sob o número 1.

A Senhora Presidente da Câmara Municipal informou que é necessário celebrar um contrato de prestação de serviços, na modalidade de avença, com o prestador Paulo Jorge da Costa Fragoso para, nomeada, genérica e sumariamente, executar todas as funções inerentes ao bom funcionamento do Cemitério Municipal. A realização daquelas funções é absolutamente necessária e indispensável para o bom funcionamento da atividade desta Autarquia e insere-se na prossecução de interesse público municipal.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, autorizar o aumento dos encargos com o contrato de aquisição de serviços, acima referido, ao abrigo do disposto nos

(9)

n.ºs 1, 2 e 3, do artigo 49.º da Lei n.º42/2016, de 28 de dezembro - que aprovou o Orçamento de Estado para 2017.

PONTO N.º 4 – PROPOSTA DE CELEBRAÇÃO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

A Senhora Presidente apresentou a proposta de celebração de contrato de prestação de serviços, que se junta por fotocópia à presente ata, para dela fazer parte integrante, como documento anexo sob o número 2.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, autorizar que se proceda à adoção do respetivo procedimento de ajuste direto para a celebração do referido contrato de prestação de serviço.

PONTO N.º 5 – PROPOSTA DE HASTA PÚBLICA PARA EXPLORAÇÃO DO QUIOSQUE DA BAIXA D’AREIA:

A Senhora Presidente da Câmara apresentou a proposta referente à hasta pública para adjudicação do direito de exploração do quiosque da Baixa D’Areia, freguesia de Água de Pau, que se junta por fotocópia à presente ata, para dela fazer parte integrante, como documento anexo sob o número 3.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Autorizar que se proceda à hasta pública para adjudicação do direito de exploração

do quiosque da Baixa D’Areia, freguesia de Água de Pau;

2.º Encarregar os respetivos Serviços de darem o devido andamento.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE TESOURARIA:

PONTO N.º 6 – RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o Resumo Diário da Tesouraria do dia 3 de março do ano em curso que apresenta um saldo de Dotações Orçamentais de 998.000,22 € (novecentos e noventa e oito mil euros e vinte e dois cêntimos).

(10)

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar, sendo 09:30 horas, foi pela Senhora Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu , Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, a redigi, subscrevo e assino.

A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

______________________________________ CRISTINA CALISTO DECQ MOTA

Referências

Documentos relacionados

Ramon Daniel Pizarro (Apud, SANTOS, 2001) repudia o tarifamento da indenização dos danos morais ao relatar que sob o rótulo de uma tarifa, ou de pautas

A autora defende que o descumprimento do prazo estabelecido no § 6º do art. 477 da CLT, sob a alegação de que não foi observado o prazo para o comparecimento à entidade sindical

É certo que a dívida discutida nos autos não pode ter sua regularidade reconhecida, vez que a apelante não trouxe nenhum documento hábil a comprovar sua existência, sendo

7º, IV, da CF/88, impõe o seu provimento, para determinar a conversão do valor da indenização por danos morais, fixado em um salário-mínimo, em importância equivalente em

Conheço, pois, do recurso de revista. RETORNO À JORNADA INICIALMENTE CONTRATADA. sentença que julgou improcedente o pleito de pagamento de horas extraordinárias além da 6ª

O hormônio TSH é o principal regulador da função tireoideana e leva à proliferação e diferen- ciação de tireócitos e captação de iodo 20. O TSH desencadeia suas ações

Há ainda relação estatística entre o motivo de aplicação da VMNI e a presença de Hipotensão arterial durante o tratamento (p<0,05), sendo esta mais comum em doentes

Em nossos resultados observamos esse acontecimento nos animais do grupo controle que apresentavam significativamente menos gordura retroperitoneal que os animais com sobrepeso e