• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Fevereiro 2018 Parte 2

Temos estado a falar do tempo do reino milenar de Yeshua. Mas, antes que Ele venha, haverá guerra até à Sua vinda (Daniel 9:26). Por isso se torna essencial que venha O Príncipe da paz para que as nações vivam em paz e na Lei/Torá de YHWH. Sim, só haverá paz no mundo quando vier O Príncipe da paz.

Vamos então dar continuidade ao estudo do que O Eterno nos transmite através do capítulo 51 do livro de Isaías. O Todo-Poderoso YHWH lança um apelo ao Seu povo, para que dedique a sua atenção ao Seu conselho (a Sua Lei/Torá) e dediquem os seus dias a prepararem-se para Se encontrarem com Ele:

Isaías 51:4-5 – “Atendei-me, povo meu e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. Perto está a minha justiça [a Minha Lei/Torá; Yeshua a Torá viva], vem saindo a minha salvação, e os meus braços julgarão os povos; as ilhas me aguardarão, e no meu braço [em Yeshua HaMashiach] esperarão”.

Que palavras tão claras. Que apelo constante ao longo dos séculos a todas as gerações. Também nesta passagem é clara a mensagem que a Lei/Torá do Altíssimo será, no futuro, a luz dos povos, a Constituição Universal das nações de toda a Terra. Porém, o coração/a mente dos seres humanos continua a deixar-se engodar pelas coisas deste mundo passageiro, desprezando as virtudes eternas que O Alto e Sublime tem para oferecer. Por isso mesmo só um remanescente fiel se salvará!

(2)

Isaías 26:2 – “Abri as portas [da Jerusalém celestial], para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade [a Lei de YHWH, cf. a Salmo 119:142]”. Quem não deseja estar lá no tempo sem tempo, o da eternidade? Lembre-se hoje do apelo do Altíssimo e converta-se enquanto tem vida e oportunidade! Diz o Rei David:

Salmo 33:12 – “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é YHWH, e o povo ao qual escolheu para sua herança”.

Sim, nós podemos e devemos fazer parte deste povo santo, se nos deixarmos enxertar na boa oliveira que é a Israel de YHWH, cuja raiz é Yeshua HaMashiach, conforme Paulo nos ensina em Romanos 11 e nos confirma em Gálatas 3:26-29. Sim, este é o povo escolhido pelo Todo-Poderoso. Por isso, deixemo-nos enxertar nele para que se confirmem em nós as seguintes palavras:

Salmo 106:5; 147:20 – “Para que eu veja os bens de teus escolhidos, para que eu me alegre com a alegria da tua nação, para que me glorie com a tua herança… Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos [a Sua Lei/Torá], não os conhecem. Louvai a YHWH”.

Estas palavras são muito claras quando nos dizem que O Eterno escolhe de entre os povos só aqueles que com sinceridade O buscam, e que querem andar segundo o Seu conselho, i.e. a Sua Lei/Torá (os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos). E nós? Queremos estar no número dos que serão escolhidos?

Por isso Pedro deixou escrito:

1.Pedro 2:9 – “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

Os que de entre os povos sobreviverem ao tempo da tribulação dos últimos dias, os dias que antecederão a vinda gloriosa do Rei Yeshua, irão então a Jerusalém quando O Yeshua reinar, para aprender a lei eterna e santa que regerá todos os povos do mundo nesse reino milenar, conforme nos assegura O Eterno através do Seu profeta:

Miqueias 4:2 – “E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte de YHWH, e casa do Deus de Jacob [o Templo em Jerusalém], para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH”.

O mesmo nos é confirmado por muitos outros profetas do Altíssimo – e.g. Oseias 6:1-2. Embora a Casa de Israel (o reino do Norte/Samaria) se tenha portado aleivosamente com O Elohim que lhes deu tudo, YHWH os reabilitará no fim dos tempos e os fará voltar à terra que prometeu aos patriarcas por possessão perpétua: Oseias cap. 2. Qual filho pródigo, Israel abandonou a casa do Pai tendo abraçado a idolatria dos povos pagãos. Foram servir ao “pau” e à “pedra” (ídolos): Deuteronómio 28:36, 64; Jeremias 2:27, mas serão reabilitados no fim dos dias.

(3)

Continuando a estudar o que nos é ensinado em Isaías 51, lemos:

Isaías 51:6-8 – “Levantai os vossos olhos para os céus, e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa [cf. a Hebreus 1:11-12; 2.Pedro 3:10-12], e os seus moradores morrerão semelhantemente; porém a minha salvação [Yeshua, O Rei vindouro] durará para sempre, e a minha justiça [a Minha Lei/Torá] não será abolida. Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias. Porque a traça os roerá como a roupa, e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça [a Minha Lei/Torá] durará para sempre, e a minha salvação de geração em geração”.

Como pois podem ensinar alguns homens néscios que a Lei/Torá do Eterno foi abolida por Yeshua (Ele que é a Torá viva) ou que Ele a pregou na cruz ou que a Lei é só para os Judeus? São falsos obreiros. Cuidado com estes. Afastai-vos deles.

Aquele que é O maior exemplo de vida santificada, Yeshua HaMashiach, e deve ser O nosso referencial, viveu pela lei do Pai, conforme nos é descrito em Salmo 40:7-11. Por isso Ele disse: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. E, testemunhando que a santa Lei/Torá de YHWH será o selo do novo concerto que Ele mesmo fará com o povo de Efraim/Israel nos dias vindouros, no Seu reino milenar, lemos a profecia de Jeremias 31:31-34 e Hebreus 8:10; 10:16. Por isso O Elohim Todo-Poderoso clama:

Isaías 51:9-10 – “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço de YHWH [O Verbo divino que veio em carne, O Filho Yeshua, O Rei vindouro]; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas. Não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe1, o que feriu ao chacal? Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo [separou as águas do Mar Vermelho através das quais Israel passou a pé enxuto e onde pereceram os exércitos do Faraó – Isaías 43:16; 63:12-13; Êxodo 15:10; Neemias 9:11; Salmo 136:13]? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?”. Salmo 114:5 – “Que tiveste tu, ó mar, que fugiste, e tu, ó Jordão, que voltaste para trás?”.

Nestas breves palavras nos são relatadas algumas maravilhas do passado, evocando O Braço de YHWH, Aquele que veio mais tarde na condição humana de Filho: Yeshua HaMashiach (Neemias 9:7-15). Este é O Braço Forte que livrou Israel da escravidão do Egipto e lhes deu a Lei/Torá no Monte Sinai como contrato de casamento. Depois de relembrar as maravilhas que YHWH realizou no passado perante o Seu povo, através do Seu Braço Forte, Isaías fala-nos das glórias e feitos que Ele realizará no futuro, quando este mesmo povo que anda actualmente disperso nas nações for trazido para a terra dos seus antepassados, o que virá a ocorrer já no reino milenar de Yeshua. Quando?

1Esta referência a Raabe diz respeito ao Egipto, como sinónimo de “insolência”, “orgulho” (Ezequiel 29:3), e

não à mulher prostituta que escondeu os filhos de Israel quando visitaram Jericó, e os fez escapar pelas muralhas da cidade.

(4)

Quando os fizer voltar e unir as duas Casas de Jacob (Efraim/Israel e Judá), para não mais voltarem a ser separadas – Ezequiel 37:15-28.

Isaías 51:11 – “Assim voltarão os resgatados de YHWH, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão”.

Esta mesma promessa já o profeta a havia escrito em Isaías 35:10; 44:23. Através de outros profetas O Altíssimo também nos faz conhecer a glória futura da terra prometida às 12 tribos de Jacob/Israel, quando o Seu povo habitar seguro na “grande Israel”, durante o reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro, como por exemplo, em:

Jeremias 30:18-19 – “Assim diz YHWH: Eis que farei voltar do cativeiro as tendas de Jacob [as 12 tribos], e apiedar-me-ei das suas moradas; e a cidade será reedificada sobre o seu montão, e o palácio permanecerá como habitualmente. E sairá deles o louvor e a voz de júbilo; e multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos, e glorificá-los-ei, e não serão apoucados”.

Jeremias 31:12 – “Assim que virão, e exultarão no alto de Sião, e correrão aos bens de YHWH, ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e aos cordeiros e bezerros; e a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais andarão tristes”. Querem melhor promessa do que viver debaixo das misericórdias e protecção do Eterno, sem nada nem ninguém que os possa molestar, multiplicando-se e vivendo em segurança absoluta? E, no entanto, é isto mesmo que a Palavra promete aos que serão trazidos de entre as nações onde andavam dispersos. Todos eles serão benditos do Senhor e serão consolados:

Isaías 51:12-14 – “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? E te esqueces de YHWH que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava? O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará”.

Quando voltarem, até os seus pecados passados serão esquecidos, porque voltarão com alegria e com um espírito renovado pela presença do Rei Yeshua: Isaías 43:25.

Isaías 66:13 – “Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados”.

Sim, Ele é O Elohim que redime e consola o Seu povo. Embora O Alto e Sublime Elohim lamente muitas vezes o esquecimento do Seu povo (razão pela qual foi muitas vezes castigado), Ele apagará as suas transgressões quando os fizer entrar na terra que prometeu aos pais:

(5)

Hebreus 8:12 – “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades [transgressões da Lei/Torá], e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais”.

O Eterno passará uma esponja sobre o passado de desobediência dos filhos de Israel, que andaram pelo mundo rendendo louvores às imagens de pau e de pedra pagãs, e dar-lhes-á, então, a alegria da salvação. Se não fossem as Suas múltiplas misericórdias não se achariam viventes entre os homens.

Por todas as Suas benignidades, Israel (as 12 tribos) habitará segura e progredirá, porque O Braço Forte de YHWH estará com o Seu povo para o guiar. Falando do Seu povo e da santa cidade de Jerusalém, diz O Alto e Sublime:

Isaías 51:15-22 – “Porque eu sou YHWH teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. YHWH dos Exércitos é o seu nome. E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra [falando Daquele que veio como Filho], e para dizer a Sião: Tu és o meu povo. Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão de YHWH o cálice do seu furor; bebeste e sorveste os sedimentos do cálice do atordoamento. De todos os filhos que ela teve, nenhum há que a guie mansamente; e de todos os filhos que criou, nenhum há que a tome pela mão. Estas duas coisas te aconteceram; quem terá compaixão de ti? A assolação, e o quebrantamento, e a fome, e a espada! Por quem te consolarei? Os teus filhos já desmaiaram, jazem nas entradas de todos os caminhos, como o antílope na rede; cheios estão do furor de YHWH e da repreensão do teu Deus. Portanto agora ouve isto, ó aflita, e embriagada, mas não de vinho. Assim diz o teu Senhor YHWH, e o teu Deus, que pleiteará a causa do seu povo: Eis que eu tomo da tua mão o cálice do atordoamento, os sedimentos do cálice do meu furor, nunca mais dele beberás. Porém, pô-lo-ei nas mãos dos que te entristeceram, que disseram à tua alma: Abaixa-te, e passaremos sobre ti; e tu puseste as tuas costas como chão, e como caminho, aos viandantes”.

O Altíssimo revela-nos que transferirá o cálice do atordoamento que antes esteve na mão do Seu povo (os castigos do Altíssimo – e.g. Salmo 60:3; Isaías 60:3; Ezequiel 23:31-34) para as mãos dos que são seus inimigos até hoje, porque é sobre estes que já hoje estão a cair as assolações do fim – Salmo 11:6. Que o digam os povos do Líbano, da Síria, do Iraque, do Egipto, do Iémen e em todos os países que já experimentaram “a Primavera Árabe”, onde os regimes anteriores caíram e os povos e seus governos foram fragmentados, trazendo guerra, destruição e morte aos seus habitantes, estando divididos em grupos tribais que se guerreiam, como é o caso da Líbia, etc. A acrescer a estas calamidades outras virão, pois em breve cairá a ira do Elohim Todo-Poderoso sobre estas nações/povos ímpios (Salmo 75:8), como as que estão profetizadas em Isaías cap. 17; Jeremias 49:23-27; Ezequiel caps. 38 e 39, a que se seguirá o derramamento das sete últimas taças da ira do Cordeiro anunciadas em Apocalipse cap. 15 e 16.

Nos dias anteriores à vinda gloriosa do Rei Yeshua, Jerusalém também sofrerá às mãos dos seus inimigos – Zacarias 12:2.

(6)

Porém, desta tormenta final (“tribulação como nunca houve nem voltará a haver”) como está profetizado em Daniel e noutras passagens bíblicas, virá o tempo da restauração de todas as coisas, como está anunciado em Actos 3:19-21; Oseias 5:15.

Falando para Jerusalém e para a proximidade da vinda do Rei Eterno, diz-nos a Palavra: Isaías 60:1-2 – “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória de YHWH vai nascendo sobre ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti YHWH virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti”.

Sim, O Rei está às portas e pleiteará a causa do Seu povo – Joel 3:2. Então, Jerusalém vestirá as suas roupas formosas para receber O Rei Eterno – Isaías 52:1. Embora o mundo não os reconheça, os sinais da proximidade da Sua vinda são muitos e avassaladores, tanto na terra como nos céus, tal como foram profetizados. Antes que estas palavras se concretizem, tanto a actual nação de Israel como a santa cidade de Jerusalém ainda sofrerão dias de grande tribulação às mãos dos seus inimigos…até que se voltem para O Elohim de seus pais buscando auxílio. Vale a pena reter as palavras proféticas de Zacarias 13:8-9.

Sim, O Altíssimo livrará o Seu povo e castigará os Seus inimigos e inimigos do Seu povo: Salmo 11:6; 75:8, 10.

Falando para o Seu povo e para Jerusalém, em particular nos dias da tribulação de Jacob, O Eterno promete que os livrará de novo, através do Seu Braço Forte, O Executor de toda a Sua vontade:

Isaías 49:26 – “E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou YHWH, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacob”.

Antes que a glória futura da grande Israel seja manifesta ao mundo, O Rei vindouro ainda tem contas a ajustar com a grande prostituta que nos é descrita em Apocalipse caps.17, 18 e 19:1-3. Esta grande cidade perversa e ímpia que ao longo dos séculos, enganou os povos e perverteu a Verdade do Altíssimo, perseguiu, torturou, roubou e matou os santos do Alto e Sublime, “mulher” que tem as suas mãos e vestes manchadas do sangue do povo santo, será destruída pelo fogo. Numa hora virá a sua justa destruição.

Que faremos então? Façamos como nos é ensinado em:

Tito 2:12-14 – “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”.

(7)

Tantas são as passagens bíblicas que nos falam do retorno da Casa de Efraim/Israel e da sua reconciliação com os seus irmãos de Judá debaixo do governo milenar do Rei Yeshua, indo (finalmente) habitar no território da “Grande Israel” que O Eterno prometeu aos pais (do grande Rio Eufrates, ao Rio do Egipto e até ao Mar Mediterrâneo), que a este assunto dedicaremos outro estudo bíblico separado deste.

O reino milenar de Yeshua, O Rei vindouro, será um reino em que desaparecerão os males que hoje perturbam as nações e os seres humanos, de entre os quais apontamos:

 As doenças que debilitam e conduzem à morte prematura de tantos seres humanos em todas as idades.

 Todo o tipo de injustiça (guerras e outras violências) pois o Seu reino será de abundante paz, amor e equidade entre os homens, pois serão regidos pela santa e eterna Lei/Torá de YHWH que será ministrada no mundo inteiro.

 Não mais haverá miséria entre os seres humanos, pedintes nas ruas a solicitar uma esmola ou pessoas maltratadas, pois não se fará mal nem dano algum no monte da Santidade de Yeshua.

 O conhecimento do Altíssimo encherá a Terra inteira e os corações dos homens. Lembremos sempre que Satanás, o ser enganador e perverso que vem perturbando a vida dos homens e das nações até hoje já não estará presente no reino milenar de paz e justiça de Yeshua, O Rei.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

3.7.7 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Na Figura 17, na Figura 18 e na Figura 19 se encontram as composições químicas do Carbono, Silício e Manganês, respectivamente, sendo elas as previsões mínima e

Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

O exemplo a seguir nos permite perceber a importância de alguns elementos na hora da criação de uma marca, que representará um produto; ou seja, de um signo a simbolizar

Joana Loureiro Freire UERJ O presente artigo faz parte da pesquisa de doutorado em andamento intitulada:  “Crianças e internet: possibilidades de criação

A composição analítica compreende tão somente os itens de custo, isto é, mão-de-obra, materiais, equipamentos, sub-empreiteiros, trans- portes e BDI (despesas indiretas