• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa CNM Covid-19 Edição 16 de 05 a 08/07

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pesquisa CNM Covid-19 Edição 16 de 05 a 08/07"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Áreas de Estudos Técnicos e Saúde

Pesquisa CNM – Covid-19 – Edição 16 – de 05 a 08/07

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realiza pesquisas diretamente junto aos prefeitos com a periodicidade semanal de modo a acompanhar os temas e os assuntos que mais preocupam os Entes locais. Pretende-se, ainda, informar a sociedade acerca do que está acontecendo no Brasil em relação ao enfrentamento da pandemia.

As pesquisas são realizadas pela própria CNM, por meio de seu call center, que possui contato com os gestores municipais de todo o país. Dessa forma, os resultados apresentados podem se constituir em um bom cenário da situação em todas as regiões do país.

Para essa 16ª edição, foram escolhidos temas que estavam em evidência nesta semana: i. insumos farmacológicos que compõem o “kit intubação”; ii. medidas de restrição; iii. falta de vacinas; iv. distribuição e aplicação dos imunizantes; v. aumento de casos de infectados e óbitos pela Covid-19; e vi. Escolha de vacinas por parte da população.

(2)

Amostra da pesquisa

O período de coleta dos dados foi de 05 a 08 de julho de 2021; nela foram ouvidos 2.715 gestores, o que representa 48,8% dos Municípios brasileiros. A distribuição de respondentes por região está expressa na tabela abaixo:

Tabela 1 – Resultado da amostra por região geográfica

Fonte: Pesquisa Covid-19 – Edição 16.

A amostra desta semana é bastante significativa, e os resultados apresentados indicam uma tendência nacional.

Resultados

Tabela 2 – Nesta semana, há risco iminente do hospital da sua região ficar sem medicamentos do kit intubação?

(3)

Os dados apresentam que, neste período, há risco de falta de medicamentos do “kit intubação” em 9,8% dos Municípios da amostra, demonstrando que uma parcela considerável das cidades ainda corre o risco de não ter esses medicamentos para atendimento aos pacientes com Covid-19 em estado grave. Houve queda em relação às semanas anteriores.

Medidas de restrição

(4)

Medidas de isolamento social, como fechamento de serviços não essenciais e outras ações, ainda estão sendo adotadas por 72,4% dos Municípios nesta semana. Em 26,1%, não houve esse tipo de medida. Esse percentual vem se mantendo nas últimas semanas.

Sobre a falta de vacinas

(5)

Sobre a falta de vacinas contra a Covid-19 para a aplicação nesta semana, mais de 450 Municípios (17,7% dos respondentes) apontaram que enfrentaram esse problema. Já para 80,8% dos Municípios a vacinação continuou normalmente.

(6)

Nesta semana, faltou vacinas da primeira dose para 96,5% dos Municípios que apontaram para a falta de imunizantes.

Tabela 6 – Faltaram imunizantes para a segunda dose?

Nesta semana, 13,8% dos Municípios que declararam a falta de imunizantes tiveram problema para completar o esquema da população já vacinada com a primeira dose.

(7)

Faltou imunizante para a segunda dose da Butantan/Coronavac em 71,2% dos Municípios, em 65,2% faltou a da Fiocruz/Astrazeneca e em 31,8% ficou sem a Pfizer.

Aumento do número de infectados e óbitos

Tabela 8 – Nesta semana, o número de casos confirmados de Covid-19 no seu Município:

(8)

Nesta edição, 16,4% dos Municípios pesquisados declararam que houve aumento do número de pessoas infectadas, em 34% se manteve no mesmo patamar e em 43,5% houve diminuição no número de casos. A CNM demonstra preocupação com esses resultados, pois a manutenção de novos infectados em níveis altos está sendo apontada pela quarta vez consecutiva na nossa pesquisa.

Ao serem analisados os dados por porte de Municípios, observa-se que o maior aumento se deu nos Municípios pequenos e grandes (17% e 10%). Nas médias cidades esse percentual ficou em 6%.

(9)

Tabela 9 – Nesta última semana, o número de óbitos por Covid-19 no seu Município?

Perguntados se houve aumento no número de óbitos nos Municípios, 22,7% declararam que se manteve estável, 12,4% indicaram aumento e 16,9% diminuição. Chama a atenção que em 46,3% dos Municípios pesquisados esta semana não houve óbitos em virtude da Covid-19. Grupos de vacinação

Tabela 10 – Seu Município iniciou a imunização por faixa etária (pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades)?

(10)

Segundo a pesquisa, 99,3% dos Municípios iniciaram a vacinação dos grupos abaixo de 60 anos sem comorbidades, e em 0,5% ainda não se iniciou.

(11)

A maioria dos respondentes indicou que a imunização envolve, nesta semana, pessoas entre 40 a 44 anos, sendo apontada por 34,8% dos respondentes. A vacinação entre 35 e 39 anos segue em 23,3% dos Municípios; entre 45 e 49 anos está sendo realizada em 19,4%; e abaixo dessa da faixa de 35 anos em cerca de 11%.

Ocupação das UTis

Tabela 12 – Sobre a ocupação de leitos de UTI (Covid e não Covid) no seu Município ou Região, nesta semana, a taxa se mostra:

(12)

Perguntamos aos Municípios sobre a ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nesta semana, e 12,7% estão com a capacidade acima de 95% ocupadas, acima de 90% são 14,8%; acima de 80% são 16,7%; entre 60% e 80% são 25,3%; e abaixo de 60% somente 15,9%. Isso indica que durante esta semana houve uma queda bastante acentuada na ocupação dos leitos de UTI se comparadas com as respostas das semanas anteriores.

Vacina da Janssen

(13)

A vacina da Janssen já foi distribuída para 89,4% dos Municípios, ela difere das demais por ser aplicada em uma única dose. Em 9,3% ainda não chegou.

Escolhas de Vacinas

Tabela 14 - Seu Município já registrou casos de pessoas que querem escolher com qual vacina se imunizar contra a Covid-19?

(14)

Em 68,5% dos Municípios entrevistados, a escolha pelo tipo da vacina é uma prática comum, são ao todo 1.860 cidades onde a população está tendo este comportamento, em 20,2% não está ocorrendo isto.

(15)
(16)

Sobre este comportamento de escolher qual vacina tomar, a que tem a maior rejeição é a Coronavac (50,8%), seguida da Astrazeneca (38,3%), as outras têm pouquíssima rejeição. Tabela 17 - Quanto a tentativa de escolha da vacina, o que tem sido feito:

(17)

Os Municípios estão adotando os seguintes procedimentos para as pessoas que querem escolher o imunizante, em 51% se informa que não é possível escolher, em 33,2% que se a pessoa não quiser tomar a que está a disposição vai para o fim da fila de vacinação, em 13,2% se informa que a pessoa retorne quando o Município tiver a vacina que ela quer tomar, e somente 1,6% permite a escolha de vacinas.

Vacinas fora da validade

Tabela 17 - Sobre aplicação de vacinas com validade vencida, seu Município recebeu algum lote vencido de vacina contra a Covid-19?

(18)

Sobre a polêmica da semana que foi uma matéria sobre a aplicação por parte dos Municípios de vacinas com a data de validade vencidas, em 96,5% não ocorreu isto, somente em 2,3% houve tal falha. Como explicado pelos gestores municipais em diversas oportunidades a inserção dos dados da vacinação no sistema do Ministério da Saúde é bastante trabalhoso e o sistema tem falhas que precisam ser resolvidas o quanto antes.

(19)

Para aqueles poucos Municípios onde ocorreu a aplicação de vacinas vencidas, os gestores comunicaram ao Ministério da Saúde (23,1%), a Secretaria de Estado da Saúde (53,8%), e 12,8% ainda não fizeram a comunicação.

Tabela 19 - Uma vez as vacinas guardadas no seu Município, algum imunizante passou da data de validade para aplicação?

(20)

Em 97,4% dos Municípios não existem vacinas armazenadas com o prazo de validade vencido, demonstrando o grande interesse e qualidade dos serviços prestados pelos Municípios na aplicação do imunizante na sua população.

Comparativo entre as respostas por semana

A CNM apresenta os dados das questões que se repetem durante a pesquisa. Destaca-se que, como se trata de pesquisa “relâmpago”, esta sofrerá ao longo das semanas a inclusão de questões de acordo com o assunto ou a pauta mais importante, como algumas são repetidas é possível serem comparadas.

Para essa comparação, foram selecionados os mesmos Municípios que responderam às questões nas semanas a fim de que se possa ter condições de analisar a evolução durante o período. Também se optou por apresentar os dados no gráfico sem o percentual dos que não responderam, embora estejam sendo computados.

Nesta semana há risco iminente do hospital da sua região ficar sem medicamentos do “kit intubação”?

(21)

Nesta semana o Município adotou medidas de restrição da circulação e atividades econômicas?

A CNM espera que esses dados possam ser utilizados para auxiliar os Municípios brasileiros neste momento de extrema dificuldade, assim como ações concretas sejam realizadas para mitigar os problemas nos sistemas de saúde de todo o país.

Referências

Documentos relacionados

Caso os frameworks e os groupkits disponíveis não dêem suporte à implementação do ambiente CSCL, o projetista deve analisar os ambientes de programação e verificar qual deles a

As nova formas de regulação normativas impostas pelo Estado aos diversos setores das chamadas infra estruturas econômicas , demonstraram também uma outra forma de discussão para

Resistance of wheat cultivars and breeding lines to septoria tritici blotch caused by isolates of Mycosphaerella graminicola in field trials.. Basic plant

Segundo pesquisa realizada pela Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana), neste ano, cerca de 1480 famílias (ou 5600 pessoas) moram embaixo de viadutos em São Paulo. As

3.4 Para efetivar a inscrição, a candidata/o candidato deverá realizar o carregamento (upload), dos documentos descritos no Item 4 deste edital, na área específica do sistema

Fritempo - Comércio de Equipamentos de Frio e Ar Condicionado Lda.. Grelhaço – Indústria de Artigos em Aço

um ciclo limite, induzido pela intera¸ c˜ ao entre o PSS1A e. o RAML, como mostrado nas Figuras 10

Cause Lawyering in the State in a Global Era, New York: Oxford University Press. Something to believe in: politics,