• Nenhum resultado encontrado

Pastores. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 06/11/2016. Efetivos Rev. Célio G.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores. Missionários 1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) Seminarista Filipe Rodrigues de Lima 06/11/2016. Efetivos Rev. Célio G."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B o le ti m n º 4 7 2 3

06/11/2016

“OS CAMINHOS DA PRUDÊNCIA” Eclesiastes 11

(Estudo para os pequenos grupos)

A sabedoria é o tema em destaque deste livro. Ser sábio à luz da Bíblia é aplicar o que Deus nos ensina no dia a dia. Isto é evidenciado nas escolhas que fazemos: do estudo ao trabalho, nos relacionamentos, seja com a família ou com amigos, a maneira como administramos os recursos que temos, como desfrutamos das alegrias, como atravessamos as lutas, no cumprimento das responsabilidades, na maneira como aproveitamos a juventude e no modo como encaramos o envelhecer. A sabedoria nos conduz aos caminhos da prudência!

Ser prudente é agir com cautela e moderação, quer seja naquilo que é de nossa responsabilidade (Ec. 11.1-2), ou até diante dos fatos que não podemos prever ou controlar (Ec.11.3;5). “Lance o pão sobre as águas” e espere! Vá à luta e faça o seu melhor! “Reparta” o que tem como expressão de bondade e solidariedade e porque um dia, poderemos precisar desta mesma ajuda. Aqui podemos aplicar a frase popular tão conhecida: “gentileza gera gentileza”.

Ser prudente é trabalhar e não ficar apenas “observando o vento”, ou seja, esperando uma ‘condição ideal’ (Ec. 11.4). Quem fica apenas observando e esperando, corre o risco de não plantar e não colher. O medo não pode nos paralisar. Vamos trabalhar e fazer a nossa parte, confiando sempre os resultados ao Senhor (Ec. 11.6).

Ser prudente é saber que apesar das alegrias ao longo da vida, haverá dias “de trevas” (Ec.11.8). Precisamos caminhar na dependência de Deus! Somente Nele encontraremos o discernimento para desfrutarmos das alegrias, reconhecendo que são bênçãos, bem como a força necessária para os dias de luta! Ser prudente é desfrutar da vida e da força da juventude, sabendo que que podemos trilhar pelos “caminhos que satisfazem ao nosso coração e agradam aos nossos olhos”, mas que todos prestaremos contas a Deus por nossas escolhas. Precisamos nos lembrar que nosso coração é enganoso, não nos ‘levando’ aos melhores caminhos (Jr. 17.9).

Ser prudente é afastar o desgosto e a dor do nosso coração, não permitindo que a amargura tome conta de nós (Ec.11.9-10). Deus tem nos abençoado de inúmeras maneiras e por isso, devemos reconhecer Suas bênçãos, confiando sempre na Sua providência, cuidado e amor, evidenciando assim que a fonte da nossa alegria está em Deus e não naquilo que é êfemero!

Que Deus nos dê a sabedoria e a prudência necessárias para as melhores escolhas, a fim de que o nome Dele seja glorificado e desta forma, também possamos colher os melhores frutos (Gl.6.7).

Rev. Flávio Viola Machado Cultos Dominicais 11h e 19h Es cola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12 h sábado - 07 h Estudo Bíblico 5ª feira - 19 h

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Missionários

1. Rev. Gerson Troquez

(Senegal)

2. Rev. Gessé Almeida Rios (Cape Town - África do Sul)

3.Miss. Lázaro A. P. Jacarandá (Albânia)

4.Miss. Ronaldo F. André (Romênia)

5. Miss. Olga Rodrigues (Congregação de Caucaia do Alto)

Seminarista

Filipe Rodrigues de Lima

(2)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigidas pelo Presb. Marcel Mendes

Dia 7 – QUALIDADES DOS PRESBÍTEROS – 1ª Timóteo 3.2-7

Depois de ter tratado do culto público (2:8-15), Paulo passa a discorrer sobre as qualificações pessoais dos líderes da igreja, começando pela categoria dos pastores (bispos) ou presbíteros, aqui colocados com títulos intercambiáveis (ver At 20.17, 28). Desses servos de Deus exigem-se qualidades morais e atributos de sociabilidade, a fim de que possam servir de modelo para o rebanho. Se casados, devem ter uma única esposa e mostrar-se capazes de cuidar bem dos filhos. Como se não bastassem essas virtudes, devem ser experientes na fé, aptos no ensino da Palavra e devem desfrutar de ótima reputação perante a sociedade. Se essas recomendações paulinas fossem levadas em conta nos dias atuais, muitos dos escândalos que vemos seriam evitados! Temos capacidade para atender a esse padrão? “[...] A nossa capacidade vem de Deus.” (2 Co 3.5-NTLH).

Dia 8 – QUALIDADES DOS DIÁCONOS – 1ª Timóteo 3.8-13

Comparando-se os requisitos a serem atendidos pelos candidatos a pastor (bispo) ou presbítero com aqueles que devem ornar a vocação diaconal, percebe-se que embora as atribuições das duas categorias sejam diferentes, as qualificações espirituais, morais e sociais exigidas são praticamente idênticas, ou seja: tanto pastores ou presbíteros, como diáconos, têm que servir de exemplo para o rebanho e referência para os de fora. Em outras palavras: para servirem bem à igreja e ao Senhor, os ocupantes dessas categorias de oficiais da igreja dependem da graça de Deus e da capacitação do Espírito Santo para o exercício dos seus ofícios. Se isso, de fato, acontecer, insere-se bem, aqui, a recomendação aos crentes hebreus: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois eles velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria [...]” (Hb 13.17).

Dia 9 – COLUNA E BALUARTE DA VERDADE – 1ª Timóteo 3.14-16

Neste trecho da epístola, o Apóstolo utiliza figuras da construção civil, como coluna e baluarte (fortaleza, sustentáculo) para ilustrar, respectivamente, a sustentação da verdade do Evangelho pela igreja de Cristo e a estabilidade e permanência dessa instituição singular contra a qual Jesus garantiu que as “portas do inferno não prevalecerão.” (Mt 16.18). Quanta responsabilidade! Que grande privilégio! E quem é a igreja? Somos todos nós, que fazemos parte do “corpo de Cristo”, nós, que pertencemos à “família da fé”. E como nosso testemunho poderá apresentar a firmeza de uma coluna, a não ser que seja absolutamente fiel às Escrituras, na sabedoria concedida pelo Espírito Santo? Essas atribuições devem ser exercidas por todos os crentes, mas a instrução e o exemplo competem mais diretamente à liderança da igreja, tal como Paulo recomendou a Timóteo, nesta epístola.

Dia 10 – NOS ÚLTIMOS TEMPOS – 1ª Timóteo 4.1-5

Aqui a expressão “últimos tempos” não diz respeito exclusivamente a um recorte escatológico situado na antevéspera da Segunda Vinda de Cristo, porém a tônica desta passagem paulina é mostrar um quadro realista deste “mundo tenebroso”, em que impera um crescente agravamento da apostasia. Neste mesmo fluxo, Paulo insere a desenvoltura dos falsos mestres, sua capacidade de promover o engano, de difundir o erro teológico, de apontar caminhos equivocados para a prática da moralidade cristã. Esse cenário de cerrada oposição promovida por Satanás e seus demônios não é uma novidade do séc. XXI, mas tem sido uma realidade desde os tempos do NT e ao longo dos séculos de perseguições, heresias, conflitos e escândalos. “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tt 2.1) é o que recomenda o Apóstolo, tanto para seu cooperador Tito, como para nós e nossos contemporâneos.

(3)

Dia 11 – TORNA-TE PADRÃO – 1ª Timóteo 4.6-16

Ao lermos esta passagem bíblica percebemos a importância dos “exercícios espirituais” para o desenvolvimento da qualidade da vida cristã, tendo sempre como desafio a produção do multifacetado fruto do Espírito (Gl 5.22-23), que se evidencia em nossa relação com Deus (piedade), em nossa relação com o próximo (amor, benignidade, bondade, longanimidade e mansidão) e na relação conosco mesmos (paz, alegria e domínio próprio). Nessa “academia espiritual” (“o exercício físico para pouco é proveitoso” – v. 8), o caráter cristão adquire maturidade que pouco tem a ver com a idade biológica. A senioridade de Paulo instiga a juventude de Timóteo a assumir maior protagonismo na comunidade, a ponto de se tornar exemplo ou padrão, “na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza” (v.11 – NTLH). E você? E eu? Somos exemplo ou somos “pedra de tropeço”?

Dia 12 – EXORTAR COM AMOR – 1ª Timóteo 5.1-2

Na área dos relacionamentos com nossos irmãos na fé, é comum que tenhamos certas dificuldades causadas por algum desses fatores: falta de empatia pessoal, acentuada diferença cultural, elevada discrepância etária, ou mesmo, questões ligadas ao temperamento e ao contexto existencial. Para a liderança da igreja, esses fatores tornam-se mais críticos e podem prejudicar a ação pastoral, especialmente no aspecto do aconselhamento. Tendo mencionado a juventude de Timóteo, aqui o velho Apóstolo recomenda que as interlocuções pessoais com os idosos sejam caraterizadas por profundo sentimento de respeito, carinho e amor, em que a repreensão é substituída pela exortação, que inclui a ideia da brandura, do consolo do estímulo – enfim, como devemos lidar com nossos pais. Aos mais jovens, está reservado o trato fraternal, impregnado de pureza!

Dia 13 – DEVERES COM NOSSA FAMÍLIA – 1ª Timóteo 5.3-8

As instruções de Paulo ao jovem pastor Timóteo incluem o tratamento a ser dado aos diversos integrantes da família, tanto do ponto de vista pastoral como no próprio âmbito familiar. A questão das viúvas, que para nós parece sem maior relevância, no contexto do primeiro século era crucial, devido à elevada taxa de mortalidade, às frequentes crises econômicas, às mobilizações de guerra que expunham o sexo masculino à morte precoce, à ausência de previdência social e a questões culturais. A orientação é clara: viúvas com dependência econômica devem ser socorridas pelo grupo familiar e, na sua ausência, pela própria comunidade! Hoje temos outros contextos, mas as carências materiais, sociais e afetivas são imensas! Cuidemos bem daqueles que são do nosso sangue, depois, dos domésticos da fé e, por fim, daqueles que estendem sua mão em busca de alimento e socorro!

AGENDA DE ORAÇÃO BERÇÁRIO: Adriana e Régis ORGANISTA: 11h e 19h: Messias Diáconos em Plantão Ricardo Martins, Ricardo Deguti, Getúlio, Lester, Ricardo Lunghin e Saulo

BERÇÁRIO: Debora e Samira

ORGANISTA: 11h e 19h: Lilian

Diáconos em Plantão Felipe, Daniel, Ricardo Martins, Mauro, Oscar, Paulo

11h - Responsáveis: Giovanna e Flávia 19h - Responsável: Adriana ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 06/11

CULTO INFANTIL - Crianças até 11 anos

11h - Responsáveis: Angélica e Leo 19h - Responsável: Vanessa

CULTO INFANTIL - Crianças até 11 anos ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 13/11

(4)

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Nair PereiraRivera; Dia 07: Nair Batista Paulino, Geni Pereira de Souza, Adilon Arantes de Faria, Gerson Greccofi, Argelino de Morais Batista, Isabella Correa Almeida; Dia 08: Janaina Bernardo Nuno, José Rubens Pacheco Martins, Diac. Lázaro José da Silva; Dia 09: Lais Hoffmann Madureira, Andrezza Bernini; Dia 10: Solange Villon Kohn Pelicer; Dia 11: Zenaide Lima dos Santos, Maria Emilia Feitosa de Paula.

ACAMPAMENTO DA FEDERAÇÃO DE JOVENS - Desde a última sexta-feira até hoje, alguns jovens de nossa Igreja estão participando do "Acampamento Uma só Vocação", no Sítio Casa Branca, em Mogi das Cruzes, motivo pelo qual não teremos a participação da Equipe de Louvor em nossos cultos deste domingo.

REUNIÕES DE PEQUENOS GRUPOS

1) O Grupo B-Ibirapuera, coordenadora: Irene Greco França realizará sua reunião, segunda-feira, dia 07, às 20h00, na residência do casal Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes e Rose Mary Ferreira Mendes.

2) Grupo A - Templo, coordenadoras Renê Reis e Vivian Breda, realizará sua reunião, dia 11, sexta-feira às 14h30, na Capela.

REUNIÃO DO CONSELHO - O Conselho está convocado para as reuniões que acontecerão na próxima semana, nos dias 08 (terça-feira) e 10 (quinta-feira) às 20h, no local de costume. REUNIÃO PLENÁRIA DA SAF - Nesta terça-feira, dia 08 de novembro, haverá reunião plenária da Sociedade Auxiliadora Feminina, às 14h no salão social. Todas as sócias estão convocadas. NASCIMENTO - No último dia 31/10 nasceu, nesta cidade, o pequenino JOSÉ , filho do Diác. Saulo de Moura Brust e Lia de Moura Brust . É avô paterno Silas Soriano Brust, avós maternos são Sidney Muzel de Moura e Vera Lúcia Camargo Monteiro de Moura. Que as misericordiosas bençãos divinas sejam abundantes na vida do recém-nascido. Participamos da alegria dos felizes pais, avós e demais familiares. Parabéns!

AGENDA DE ORAÇÃO

1- IGREJA UNIDA - Oficiais, Departamentos Internos, Evangelização no Bairro, Novos Convertidos, Crescimento Espiritual e Numérico e Presbitério Unido. Enfermos: Ana Carolina Ferreira Mendes (Nina), Manoela da Fonseca, Marlene Heilig de Barros, Leonor Evangelista de Souza, Neusa Silvério Fernandes, Ernesto Ferreira da Costa, Idalina Castilho Ferreira da Costa, Helena Porfírio Silva Moraes, Roberto Boletti.

2- CONGREGAÇÃO CAUCAIA - Miss. Olga Rodrigues, Odete, Família do Diác. Lázaro, novo Local para a Congregação.

3- SOCIEDADE - Emprego, segurança, vítimas das enchentes, Hospitais Municipais e Estaduais.

(5)

ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO - Hoje teremos o nosso tradicional almoço comunitário logo após o Culto Matutino. Participe conosco para juntos crescermos na comunhão cristã.

SANTA CEIA NO CULTO MATUTINO - Aproximemo-nos hoje da Mesa do Senhor para reverentemente anunciarmos Sua morte sacrificial, Sua vitória na ressurreição e Sua volta triunfante. "Fazei isto em memória de mim", ordenou Jesus Cristo.

REVISTA "CADA DIA NATAL"- Está disponível essa revista, com 31 mensagens sobre o Natal.Na contracapa está uma divulgação da Igreja Unida. Preço: 1 exemplar - R$ 2,50 e 5 exemplares - R$ 10,00.

CORO MASCULINO - NOVA DIRETORIA - Foi eleita a seguinte diretoria do Coro Masculino para o ano de 2017. Presidente: Presb. Cornelio Nogueira Martins; 1º Secretário: Presb. Jesse Silverio da Costa; 2º Secretário: Diác. Luiz Carlos de Oliveira; 3º Secretário: Marcelo Conti; 4º Secretário de Comunicação: Presb. Salim Amed Ali.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS - Dia 24/11, quinta-feira às 20h, teremos o nosso tradicional Culto de Ação de Graças com a participação dos Corais e Equipe de Louvor. Todos estão convidados para participar deste momento de gratidão a Deus pelas bençãos recebidas. Esperamos as doações dos irmãos nos seguintes termos:

Homens - Arroz e feijão Mulheres - Panetone

Jovens e Adolescentes - Macarrão Crianças - Brinquedos

ACAMPAMENTO - UNIÃO DE CRIANÇAS PRESBITERIANAS - Nos dias 26 e 27 de Novembro, a UCP realizará um Acampamento para encerramento das atividades do ano de 2016, no HEBROM. O valor é de R$ 50,00 por pessoa (crianças até 04 anos não paga). Este trabalho é destinado às nossas crianças e suas famílias. Maiores informações com Leila.

ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA EM 27/11/2017 ÀS 11H - O Conselho convoca a Assembleia da Igreja para reunir-se no domingo, dia 27/11/2016, às 11h, coincidindo com o Culto Matutino, em nosso Templo, nos termos do Artigo 9º do Manual Presbiteriano, como segue abaixo: “A assembleia geral da igreja constará de todos os membros em plena comunhão e se reunirá ordinariamente, ao menos uma vez por ano, e, extraordinariamente, convocada pelo Conselho, sempre que for necessário, regendo-se pelos respectivos estatutos. Parágrafo 1º. Compete à asregendo-sembleia: f ) adquirir, permutar, alienar, gravar de ônus real, dar em pagamento imóvel de sua propriedade e aceitar doações ou legados onerosos ou não, mediante parecer prévio do Conselho e, se este julgar conveniente também do respectivo Presbitério. Parágrafo 2º. Para tratar dos assuntos a que se referem as alíneas “c”, “d” e “f ” do parágrafo anterior a assembleia deverá constituir-se de membros civilmente capazes. Pauta da Assembleia: Revogação da doação do apartamento feito à Igreja por Edith Pereira.

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO - O Ministério de Oração convida a Igreja para participar da VIGÍLIA DE ORAÇÃO, no próximo dia 29/11 - Início as 06h e término às 24h. Local: Residência, trabalho, escola, igreja, etc. Contamos com sua participação. Agende seu horário de oração com a nossa irmã Lenira Lins de Melo.

(6)

CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio

Adoração

* Isaías 12

Hino 26 - "Ao Deus Grandioso" * Oração

Hino- Coro Geral

Contrição * Isaías 57. 14-21 Hino 132 - "Vivificação" * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças Salmo 40. 1-5

Hino 33 - “Maravilhas Divinas" * Oração

* Oração com as crianças

Edificação

Hino- Coro Geral

* Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Consagração * Oração Hino * Bênção Apostólica * Amém Tiplice Poslúdio

PÚLPITO - Escala de pregadores

- Culto Matutino: Rev. Flávio Viola Machado - Culto Noturno: Rev. Célio Gomes de Azevedo

- Congregação Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30): Miss. Olga Rodrigues PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS

Nas Liturgias:

- Culto Matutino: Humberto Arantes de Carvalho - Culto Noturno: Marcel Mendes

Na Santa Ceia Culto Matutino: Humberto A.Carvalho, César Haenni, Wilson R.M.Lisboa, Manuel A.de J.F.do Nuno, Cornélio N.Martins, Décio Bernini, Paulo S.dos Santos, Esdras T.Coelho, João Francisco Simões, Roberto Tambelini.

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto CULTO MATUTINO - 11h

Prelúdio Adoração

* Salmo 19 (responsivamente) Hino 22 - "Os Céus Proclamam" * Oração

Hino - Coro Geral

Contrição * Rm 12. 1-2

Hino 218 - "Vontade Soberana"

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças João 15. 12-16

Hino 161 - "O Melhor Amigo" * Oração com as crianças

Edificação

Hino - Coro Geral

* Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado

* Oração

Santa Ceia

Hino 267 - "Precioso Sangue" Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos Hino 104 - "Linda Melodia"

* Bênção Apostólica * Amém Tiplice * Benção Antiga

Referências

Documentos relacionados

O presidente da ADORE convoca os membros para reunirem-se em assembleia geral ordinária às 11h, no dia 19 de março de 2017 na sede administrativa da Igreja Batista

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

18. Demonstrou __ as outras mulheres o papel do destacamento feminino. Os jovens são dados responsabilidades de família. Segundo a autora, o apagamento da preposição e a

O manejo da vegetação de porte arbóreo foi avaliado em 10 parques urbanos do município de São Paulo, a partir da análise de laudos emitidos pela equipe técnica da

* Verifique se a sua escola se encontra abrangida por protocolo com a União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e

Por fim, com relação às categorias afetivas que são de maior interesse no contexto de estudos sobre autismo, podemos concluir que houve conexão emocional forte

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

Uma destas áreas é a de Relações Sindicais, que envolve trabalhos e estudos de assessoria ao movimento sindical, voltados para a negociação coletiva; atividades de