• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: OSCAR NIEMEYER: TRAÇOS DE UM CARIOCA PERDIDO NA PAULICEIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: OSCAR NIEMEYER: TRAÇOS DE UM CARIOCA PERDIDO NA PAULICEIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: OSCAR NIEMEYER: TRAÇOS DE UM CARIOCA PERDIDO NA PAULICEIA. TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): BARBARA RESENDE SILVA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MARCUS LIMA ORIENTADOR(ES):

(2)

BÁRBARA RESENDE SILVA

OSCAR NIEMEYER: TRAÇOS DE UM CARIOCA PERDIDO NA PAULICEIA.

São Paulo 2014

(3)

BÁRBARA RESENDE SILVA

OSCAR NIEMEYER: TRAÇOS DE UM CARIOCA PERDIDO NA PAULICEIA.

Projeto de pesquisa apresentado ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo para inscrição no processo de seleção do 14º Congresso Nacional de Iniciação Científica 2014.

São Paulo 2014

(4)

1. RESUMO

O arquiteto carioca que revolucionou a arquitetura moderna ao expressar sua arte e seu país através das curvas em concreto armado de seus projetos, deixou alguns dos mais significativos edifícios e espaços públicos para a cidade de São Paulo.

Essa pesquisa é uma análise e também um estudo dos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer em São Paulo durante a década de 1950: Edifício Califórnia, Edifício Montreal, Edifício Triângulo, Edifício Eiffel, Edifício Copan, Fábrica Duchen e Parque Ibirapuera incluindo: Auditório do Ibirapuera, Marquise do Ibirapuera onde está localizado o Museu de Arte Moderna (MAM), Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Palácio da Agricultura, Palácio das Exposições (Oca) e Palácio dos Estados. E também análise e estudo dos projetos arquitetônicos não divulgados de Niemeyer: a única casa assinada por ele em São Paulo localizada no Alto de Pinheiros, o restaurante ou boate (drive-in) Bon Voyage, que embora com outro uso, está escondido na Rodovia Raposo Tavares e a parte que falta ao Parque do Ibirapuera do projeto original.

Não se trata apenas de mais uma homenagem para uma personalidade já premiada com as mais importantes honrarias de todo o planeta, mas de ressaltar sua contribuição para a criação de espaços de qualidade para a vida paulistana. E para homenagear este arquiteto, que nunca perdeu a esperança de viver numa sociedade mais justa e em cidades mais belas, é proposta uma pesquisa com os traços cariocas de Oscar Niemeyer, que marcaram e marcarão para sempre a cidade de São Paulo.

2. INTRODUÇÃO

Os projetos realizados na década de 1950 são quando São Paulo se firmava como o principal centro industrial da América Latina e se tornava a primeira cidade brasileira, acompanhando o país na euforia do progresso e do crescimento acelerado. É neste contexto que se inserem os projetos realizados pelo arquiteto na cidade neste período.

As propostas documentadas do arquiteto Oscar Niemeyer para São Paulo iniciam-se em 1939, quando o mesmo tinha trinta e dois anos, mas já com algumas obras significativas em sua carreira: a Casa do Berço (1937), o Pavilhão Brasileiro para a

(5)

exposição em Nova York (1938) e sua participação na elaboração final do projeto para o Ministério de Educação e Saúde (1936). Sua história com a cidade começou com o convite de Rodrigo Mello Franco para que ele e Lúcio Costa estudassem alternativas para salvar a Igreja dos Remédios da demolição prevista pelo projeto de perimetral, constante no plano de avenidas de Prestes Maia em São Paulo.

Um grupo de empresários, em 1950, meio a uma retenção econômica, lançou um ambicioso programa de edifícios para o centro de São Paulo e convidou Oscar Niemeyer. Nessa época, o arquiteto já tinha realizado projetos como: Grande Hotel de Ouro Preto (1938), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte (1942-1944) e participado do projeto da Sede da ONU em Nova York (1947). O primeiro edifício a ficar pronto foi o Califórnia, com suas curvas caprichosas e seu pé direito duplo. Outros prédios dessa época marcaram presença na cidade como: o Edifício Montreal com seus brises-soleil horizontais de concreto pintados de amarelo, o Edifício Eiffel com elementos de concreto e guarda-corpos pintados de azul, e o Edifício Triângulo com brises-soleil metálicos horizontais, também pintados de azul. Estes prédios realizados com técnica de empreendimentos imobiliários, pelo inusitado colorido em uma verdadeira selva de pedra, se impuseram no panorama do centro paulista.

Dessa época se destaca também o Edifício Copan, gigantesca construção com sua curva em S, a criar uma tranquilidade na Avenida Ipiranga, dissolvendo a rigidez militar dos edifícios alinhados, como soldados perfilados.

Em 1951, durante o Governo de Lucas Nogueira Garcez, Oscar Niemeyer foi chamado a projetar as instalações para a comemoração do IV Centenário da cidade em 1954. Oscar Niemeyer convidou dois arquitetos locais – Eduardo Kneese de Mello e Zenon Lotufo – para projetarem juntos o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera. Podemos dizer que a Marquise serve como uma imensa sala de visita da cidade, e o parque, com seu lago e suas áreas verdes, se mostra o mais acolhedor. O caráter expressivo de uma afetuosa convivência da arquitetura de Oscar Niemeyer encontrou sua concretização em São Paulo na elaboração desse parque.

Ainda dessa época fazem parte projetos paulistanos não divulgados de Niemeyer: um pequeno drive-in na periferia da cidade e uma casa em Alto de Pinheiros.

(6)

3. OBJETIVOS

Estudar e verificar os projetos arquitetônicos divulgados (durante a década de 50) e não divulgados de Oscar Niemeyer em São Paulo. Análise da linguagem arquitetônica do arquiteto carioca na cidade de São Paulo.

4. METODOLOGIA

O referente estudo será baseado em pesquisa a livros, revistas, artigos, publicações e em site de busca da internet. Para o estudo de cada caso serão feitas visitas técnicas. Uma possível entrevista com Carlos Lemos, que dirigiu o escritório de Oscar Niemeyer em São Paulo e foi responsável pela conclusão do edifício Copan. Sugiro que por meio dessa pesquisa se avalie as obras de arquitetura de Niemeyer em São Paulo do período da década de 1950 dentro de seu próprio contexto e, logo depois, no contexto do tempo atual, examinando os caminhos de sua explicação, através do discurso do próprio arquiteto ou da crítica arquitetônica.

5. DESENVOLVIMENTO

Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos da cidade de São Paulo é de Oscar Niemeyer: o Parque do Ibirapuera. É importante ressaltar que numa cidade onde a ocupação é extremamente densa como São Paulo, haja uma espécie de pulmão central em que a construção ocupa apenas uma pequena parcela do terreno. Oscar Niemeyer teve a capacidade de assegurar uma clareira paulista em 1954, quando o Ibirapuera formava um hiato urbano entre o centro e Santo Amaro. Neste Parque surge uma extraordinária invenção, a Marquise, nunca conhecida naquelas dimensões e que leva o nome de um dos grandes empreendedores industriais, José Ermírio de Moraes. Ela nada mais é que a cobertura que serpenteia o passeio entre os pavilhões; permite a existência temporárias de quiosques, exposições, bancos; é um local de grande encontro e também de grande passagem. Além desse espaço é natureza e contemplação: vistas que se perdem pela linha do horizonte. O mundo se maravilha com o interior do Pavilhão da Bienal, e se surpreende pelas rampas, pelas estruturas que as mantém, nos espaços entre os pisos, na relação exterior-interior, nos andares térreos fazendo a ligação do parque. E também, no fechamento total e forma do Pavilhão das Exposições (Oca).

(7)

A construção, que pela sua riqueza plástica se destaca na paisagem monótona dos paralelepípedos de concreto na cidade, projetada pelo mesmo arquiteto, é o Edifício Copan. O Edifício Copan é uma cidade dentro de uma cidade. Com sua forma única, a construção denuncia o caos, mostrando que a normalidade é a desordem urbana. Esse edifício foi uma solução moderna para a metrópole: tratava-se de reduzir a distância entre moradia, emprego e lazer e a necessidade de deslocamento. Um passeio pela rua interna e pelas lojas, pelos andares em seus curvilíneos corredores, o enquadramento da paisagem precisamente medido através dos brises horizontais, até chegar aos apartamentos das extremidades, permite entender o caráter humano do edifício.

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Embora distantes e promovidos por ações totalmente independentes, o Parque Ibirapuera e os edifícios verticais, projetados por Niemeyer para o centro da cidade de São Paulo, guardam entre si uma forte relação: são propostas para uma metrópole em crescimento, prestes a se tornar uma referência para o país e precisando de alternativas habitacionais para uma classe média em expansão e carente de espaços públicos de qualidade voltados ao lazer e à cultura. Revisitar os projetos arquitetônicos do arquiteto em São Paulo revela caminhos que hoje continuam como propostas para uma cidade melhor. É essa atualidade das propostas de Niemeyer para São Paulo que mostra o caráter universal e permanente da sua contribuição à cidade.

É possível acreditar que a inovadora estética de Niemeyer também pretende tornar mais leve o sofrimento do povo. “Quando me pedem um prédio público, por exemplo, eu procuro fazer bonito, diferente, que crie surpresa. Porque eu sei que os mais pobres não vão usufruir nada. Mas eles podem parar, ter um momento assim de prazer, de surpresa, ver uma coisa nova. É o lado assim que a arquitetura pode ser útil. O resto, quando ela tiver um programa humano, social, aí ela vai cumprir seu destino. ” (NIEMEYER, Oscar. A vida é um sopro.) Poucos são os arquitetos em nossa história que puderam expressar em sua obra uma visão humanista. Porém, em relação ao arquiteto Oscar Niemeyer podemos dizer que sua coerência transcende a visão humanista presente em sua arquitetura: ela invade toda a sua vida, e a vida de todos nós.

(8)

7. FONTES CONSULTADAS

INSTITUTO TOMIE OHTAKE, INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL, FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP. Oscar Niemeyer em São Paulo. São Paulo: Instituo Tomie Ohtake, 2004.

NIEMEYER, Oscar. A forma na arquitetura. Rio de Janeiro: Revan, 1978.

NIEMEYER, Oscar. As curvas do tempo: memórias. Rio de Janeiro: Revan, 2000. NIEMEYER, Oscar. Conversa de arquiteto. Rio de Janeiro: Revan, 1993.

NIEMEYER, Oscar. Minha arquitetura 1937-2004. Rio de Janeiro: Revan.

UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer and the architecture of Brazil. New York: Rizzoli, 1994.

Referências

Documentos relacionados

PROJETO 04 | Edifício Copan ARQUITETO | Oscar Niemeyer LOCAL | São Paulo. DATA

 Esse tecido que cresce geotropicamente a favor da gravidade, pode ser extremamente útil para estudos do genoma em tecidos especiais em busca de genes que não

Eficácia do fluazuron a 2,5%, na dose de 10mg/Kg, “pour on”, sobre o percentual de eclosão de larvas de Ctenocephalides felis felis em cães da raça beagle.. Chip Percentual

IMPORTANTE: A Cummins MerCruiser Diesel recomenda a utilização de anticongelante à base de propileno glicol a ser usado na seção de água do mar do sistema de arrefecimento

Assim, este artigo tem como objetivo principal discutir a classificação de risco como peça fundamental para o ordenamento do atendimento em emergência e como

Os serviços de perfusão, listados neste Elemento Técnico, são fundamentais para que haja reativação do serviço de Cirurgia Cardíaca, permitindo restabelecer os

Foi selecionado para o Festival de Veneza 2010 e para a 35° Mostra de Cinema de São Paulo.. “OS NOMES

A opção PIP (Picture-in-Picture) permite chamar um ecrã PIP do PC ou do aparelho HD (Alta Definição) enquanto assiste a um programa no seu