• Nenhum resultado encontrado

AAdesão à Dieta Mediterrânica numa amostra de estudantes universitários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AAdesão à Dieta Mediterrânica numa amostra de estudantes universitários"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

Adesão à Dieta Mediterrânica numa amostra de Estudantes Universitários Adherence to the Mediterranean Diet in a University Students sample

Inês Maria Serdoura Santos

Orientado por: Mestre Alda Jorge Rodrigues Alvim

Trabalho de Investigação

Ciclo de estudos: 1.º Ciclo em Ciências da Nutrição

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

(2)
(3)

Resumo

Introdução: A população universitária é um grupo vulnerável já que neste período da sua vida começa a responsabilizar-se pela sua alimentação e atravessa um momento determinante na aquisição de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Os hábitos alimentares dos jovens Portugueses estão cada vez mais afastados da Dieta Mediterrânica (DM).

Objetivo: Avaliar a adesão à DM numa amostra de estudantes universitários e relacioná-la com o sexo, idade, faculdade, índice de massa corporal (IMC) e consumo de pequeno almoço.

Amostra e Métodos: O estudo incluiu 52 estudantes que aceitaram participar no estudo. Recolheu-se informação sociodemográfica (sexo, idade e a faculdade a frequentar), antropométrica (estatura e peso), de estilo de vida (prática de atividade física e consumo de pequeno almoço) e de frequência alimentar. A adesão à DM foi calculada usando o Mediterranean Diet Serving Score baseado nas ultimas recomendações da Pirâmide da Dieta Mediterrânica.

Resultados: A mediana de pontuação do MDSS foi de 8 (5,00). A adesão à DM foi de 53,8%. Foram encontradas diferenças significativas entre os estudantes que aderem e os que não aderem para as variáveis IMC (p=0,007) e “Consumo de pequeno almoço” (p=0,031).

Conclusões: Este estudo sugere que existe uma adesão à DM semelhante à encontrada noutros estudos, apesar de ser baixa (53,8%). Este facto, deve ser encarado como uma prioridade para futuras intervenções, não só pelos benefícios para a saúde inerentes a este padrão alimentar, mas também por ser considerado uma parte da herança cultural do país.

(4)

ii

Palavras-Chave

(5)

Introduction: The university population is a vulnerable group since in this period of their lives they begin to take responsibility for their food and to consolidate their food-related behaviors and healthy lifestyles. Young Portuguese eating habits are moving away from the Mediterranean Diet (MD).

Objective: Evaluate the adherence to the MD in a university student sample and relate it with the sex, age, faculty, Body Mass Index (BMI) and breakfast consumption.

Subjects and methods: The study included 52 students who accepted to participate in the study. Information about sociodemographic data (sex, age, faculty), anthropometric data (height and weight), lifestyle data (physical activity practice and breakfast consumption) and food frequency was collected. The MD adherence was calculated using the Mediterranean Diet Serving Score based on the last recommendations from the Mediterranean Diet Pyramid.

Results: The median of the score obtained in the MDSS was 8 (5,00). Statistical differences were found between the students who adhere and those who don’t to the variables “BMI” (p=0,007) and “Breakfast Consumption” (p=0,031).

Conclusions: This study suggests a similar adherence to the MD to the one found in other studies, despite being low (53,8%). This fact must be faced as a priority to future interventions, not only for the health benefits inherent to this dietary pattern but also because it’s considered part of the country’s cultural heritage.

Keywords

(6)

iv Índice

Resumo ... i Palavras-Chave ... ii Abstract ... iii Keywords ... iii

Lista de Siglas e Acrónimos ... v

1. Introdução ... 1 2. Objetivos ... 3 3. Amostra e Metodologia ... 3 4. Resultados ... 7 5. Discussão e Conclusão ... 11 6. Agradecimentos ... 15 7. Referências Bibliográficas ... 16

(7)

Lista de Siglas e Acrónimos

AF – Atividade Física DM – Dieta Mediterrânica

Exp b – Exponencial do Coeficiente de Regressão

FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

FCNAUP – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

IMC – Índice de Massa Corporal

IPAQ – Questionário Internacional de Atividade Física Kg - Kilograma

MET – Equivalente Metabólico

MDSS – Mediterranean Diet Serving Score m – metro

Min - Minutos

OMS – Organização Mundial de Saúde PA – Pequeno Almoço

PAM – Padrão Alimentar Mediterrânico QFA – Questionário de Frequência Alimentar

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

(8)
(9)

1. Introdução

A entrada na universidade implica frequentemente alterações no estilo de vida de muitos jovens, associada a mudanças de foro psicológico, emocional e ambiental(1, 2). Viver fora de casa, tomar as suas próprias decisões adaptar-se a novos horários, novas atividades, novas rotinas, começar a responsabilizar-se pela sua alimentação, ser responsável por fazer as compras e até mesmo cozinhar as suas próprias refeições fazem da população universitária um grupo especialmente vulnerável numa perspetiva nutricional.

Atravessam assim, um período complexo para a consolidação de hábitos e de condutas alimentares importantes para a sua saúde futura(1, 3, 4). Os jovens universitários, muitas vezes não possuem aptidão nem experiência para tomarem as melhores decisões e existe uma tendência para desenvolverem hábitos pouco saudáveis, como demonstram estudos realizados em Espanha(5, 6), na Grécia(7), no Chile(8), na Tunísia(9) em Itália(10) e no Chipre(11), que poderão perdurar para o resto das suas vidas, influenciando não só a sua saúde no momento mas também a sua saúde futura, aumentando o risco de padecerem de doenças crónicas.

Os últimos dados da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência indicam que no ano letivo 2015/2016 se encontravam inscritos no Ensino Superior 356399 estudantes(12).

Uma dieta equilibrada é aquela que aporta todos os nutrientes que necessitamos para cobrir as necessidades fisiológicas do organismo. Não existe um único modelo de dieta saudável(3): esta pode ser alcançada combinando os alimentos de diversas formas.

(10)

2

A Dieta Mediterrânica foi considerada, em 2013, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO(13). Representa características alimentares comuns, é marcada por influências socioculturais, históricas e geográficas dos países banhados pelo Mar Mediterrânico ou que por ele são influenciados, como é o caso de Portugal(14, 15). É considerado um dos padrões alimentares mais saudáveis(15) porque apresenta variedade e equilíbrio nutricionais.

Não existe uma definição DM, já que, cada país personaliza esta dieta tendo em conta a sua cultura e os alimentos disponíveis, mas todos eles têm uma base em comum(16).

Caracteriza-se por: (i) um consumo elevado de alimentos de origem vegetal como os cereais pouco refinados, produtos hortícolas, fruta, leguminosas secas e frescas e frutos secos e oleaginosos; (ii) um consumo frequente de pescado principalmente nas zonas próximas da costa em detrimento das carnes vermelhas; (iii) uso do azeite como gordura principal para cozinhar ou temperar alimentos; (iv) um consumo baixo a moderado de lacticínios; (v) o consumo de água como bebida de eleição e baixo consumo de vinho a acompanhar as refeições principais; (vi) a realização de técnicas culinárias simples, refeições em família ou entre amigos, promovendo o convívio entre pessoas à mesa e com a prática regular de atividade física; (vii) valorização da sustentabilidade alimentar(17) já que os produtos são preferencialmente frescos, locais, pouco ou nada processados, respeitando sempre a sua sazonalidade.(18-20). A DM é muito mais do que uma dieta: representa um estilo de vida(21).

A Fundação da DM em conjunto com investigadores(19), criou uma pirâmide alimentar adaptada às variações que existem neste padrão alimentar e que é a representação do mesmo(22).

(11)

Recentemente em Portugal, foi desenvolvida a “Roda da Alimentação Mediterrânica”(23) um novo guia que evidência alguns alimentos mediterrânicos mais relacionados com o padrão alimentar português. Estes encontram-se destacados em cada um dos grupos de alimentos da “Nova Roda dos Alimentos”(24), guia alimentar mais usado em Portugal.

Em Portugal e noutros países mediterrânicos, a tendência tem sido para um afastamento(25) deste padrão alimentar em detrimento de um padrão alimentar mais ocidental, sendo que este afastamento é mais evidente em pessoas mais jovens(26). Os hábitos alimentares inadequados foram o fator de risco que mais contribuiu para o total de anos de vida saudável perdidos em Portugal (19%)(27). De acordo com dados recentes acerca da população portuguesa, a nível nacional, 30,8% dos indivíduos apresentam uma baixa adesão ao PAM, 41,4% apresenta uma adesão moderada e 27,8% apresenta uma adesão elevada(26).

A adesão ao PAM é importante para melhorar a saúde das populações, dado os benefícios associados para a saúde deste padrão alimentar(28) e os estudantes universitários parecem ser um grupo interessante para ocorrerem intervenções.

2. Objetivos

Avaliar a adesão à DM e quais os fatores (sexo, idade, faculdade, IMC, AF e consumo de PA) que estão associados numa amostra de estudantes universitários.

3. Amostra e Metodologia Amostra

Foram convidados a participar neste estudo todos os estudantes universitários que se encontravam a frequentar a licenciatura em Ciências da Nutrição na

(12)

4

FCNAUP e a licenciatura em Ciências do Desporto na FADEUP. A população em estudo foi selecionada por conveniência.

Metodologia

A informação foi recolhida através de um questionário de administração indireta. O questionário foi disponibilizado online na plataforma LimeSurvey e foi enviado via correio eletrónico. Antes de iniciarem o questionário, os participantes foram informados com as instruções de preenchimento. Para prosseguir com o preenchimento do questionário era obrigatório os estudantes assinalarem ter lido as informações e darem o seu consentimento para utilização da informação,.

Foi autorreportada informação sociodemográfica (sexo, idade, o ciclo de estudos e a faculdade a frequentar), antropométrica (estatura e peso), de estilo de vida (prática de atividade física e consumo de pequeno almoço) e de frequência alimentar.

A estatura e o peso foram ambos autorreportados. O IMC foi calculado usando a fórmula de Quetelet [IMC=Peso(kg)/Estatura(m2)](29). Os estudantes foram classificados segundo o seu IMC nos diferentes grupos propostos pela OMS(30, 31). Para avaliar a AF foi utlizado o IPAQ versão curta autoadministrado. Este método de avaliação da atividade física encontra-se validado para a população portuguesa(32). O IPAQ na sua versão curta considera três tipos de atividades específicas: caminhar, atividades de intensidade moderada e atividades de intensidade vigorosa avaliando a sua duração e a sua frequência. Também considera o tempo que os indivíduos passam sentados durante uma semana (AF sedentária). De acordo com o protocolo de pontuação e análise de dados do IPAQ(33), a AF Total pode ser expressa como MET em minutos por semana,

(13)

multiplicando os minutos por semana obtidos em cada categoria de atividade específica pelo MET de cada atividade (Atividade Física Total = 3,3 MET x minutos a caminhar x dias da caminhada + 4,0 MET x minutos de AF de intensidade moderada x dias de AF de intensidade moderada + 8,0 MET x minutos de AF de intensidade vigorosa x dias de AF de intensidade vigorosa). Este protocolo propõe ainda a classificação da AF em 3 categorias: AF Baixa/Inativo (menos de 600 MET/min/semana), AF Moderada (pelo menos 600 MET/min/semana) e AF Alta (pelo menos 3000/MET/min/semana)(33).

O consumo alimentar foi avaliado recorrendo a um QFA validado para a população portuguesa(34) constituído por uma lista de 86 itens alimentares. Para cada item o inquirido indicava a frequência do consumo que variava entre 9 opções desde «nunca ou menos de uma vez por dia» a «seis ou mais vezes por dia». Os itens do questionário foram posteriormente agrupados em 14 grupos de acordo com a Pirâmide da Dieta Mediterrânica(19): fruta, vegetais, cereais, batatas, azeite, oleaginosas, produtos lácteos, leguminosas, pescado, carne branca, carne vermelha, doces e bebidas fermentadas, para análise da adesão à DM. A frequência de consumo de cada um dos grupos alimentares foi obtida somando a frequência de consumo de cada um dos alimentos constituintes dos grupos. A adesão dos estudantes à DM foi analisada através do Mediterranean Diet Serving

Score (MDSS)(35). O MDSS é baseada na Pirâmide da Dieta Mediterrânica(19, 22). A atribuição de pontos para cada grupo de alimentos encontra-se descrita na tabela 1.

Quando as quantidades de carne, ovos, batatas, doces e bebidas fermentadas são maiores do que o recomendado ou quando as da fruta, dos vegetais, dos

(14)

6

cereais, do azeite, das oleaginosas e dos produtos lácteos e do pescado não são alcançadas, não se atribui nenhum ponto.

Tabela 1: Mediterranean Diet Serving Score(35)

Grupo Alimentos Frequência de consumo recomendada

Pontos atribuídos Fruta 1-2 por refeição principal 3 Vegetais ≥ 2 por refeição principal 3 Cereais 1-2 por refeição principal 3

Batatas ≤ 3 por semana 1

Azeite 1 por refeição principal 3

Oleaginosas 1-2 por dia 2

Produtos Lácteos 2 por dia 2

Leguminosas ≥ 2 por semana 1

Ovos 2-4 por semana 1

Pescado ≥ 2 por semana 1

Carne Branca 2 por semana 1

Carne Vermelha < 2 por semana 1

Doces ≤ 2 por semana 1

Bebidas Fermentadas 1-2 copos por dia 1

Os alimentos, que segundo a Pirâmide da Dieta Mediterrânica(19) têm mais benefícios para a saúde e que devem ser consumidos mais vezes, têm um peso maior na pontuação final do que os que devem ter uma menor frequência de consumo. De um máximo de 24 pontos, 12 (50%) são alcançados quando se alcança o consumo recomendado de fruta, vegetais, cereais e azeite, 4 pontos (17%) quando se alcança o consumo recomendado de produtos lácteos e oleaginosas e 8 pontos (33%) para o consumo recomendado de leguminosas, batatas, ovos, peixe, carne branca, carne vermelha, doces e bebidas fermentadas. Uma das vantagens do uso do MDSS é que é um instrumento validado que permite determinar a adesão à DM sem necessidade de se estimar a ingestão de nutrientes(35).

A maioria dos índices(14) utilizam 9 grupos alimentares para avaliar a adesão enquanto que este considera 14, incluindo mais alimentos relacionadas com este

(15)

padrão alimentar. Para definir uma adesão ou uma não adesão à DM usou-se a mediana da amostra como ponto de corte(35).

A análise estatística foi efetuada através do IBM SPSS Statistics v.24 para Mac e do Microsoft Excel® 2016 para Mac.

As variáveis nominais são mostradas como frequências e percentagens. A estatística descritiva foi realizada para todas as variáveis quantitativas reportando a média e desvio padrão para as que apresentavam distribuição normal ou a mediana com a amplitude interquartil para as que apresentavam distribuição não normal. A normalidade das variáveis foi testada com o teste de

Kolmogorov-Smirnov. O teste de X2 foi usado para avaliar as diferenças entre grupos de variáveis nominais, o teste de Mann-Whitney U foi usado para avaliar as diferenças entre as variáveis nominais e cardinais não normais e entre variáveis nominais e ordinais e o teste t-student para avaliar as diferenças entre as nominais e as cardinais com distribuição normal. Utilizou-se uma regressão logística e calcularam-se os respetivos Exp b e valores de p.

A significância estatística foi considerada quando o valor p era menor que 0,05.

4. Resultados

Responderam ao questionário 88 estudantes, 10% da população em estudo. Foram considerados todos os indivíduos que completaram o questionário até ao final e por esse motivo foram excluídas 36 respostas.

A amostra final de participantes foi de 52 estudantes (41 do sexo feminino e 11 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. 36 estudantes (69,2%) eram da FCNAUP (33 do sexo feminino e 3 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 19 e os 36 anos e 16 estudantes (30,8%) eram

(16)

8

da FADEUP (8 do sexo feminino e 8 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A mediana da pontuação do MDSS foi de 8 pontos (5,00) com um mínimo de 4 pontos e um máximo de 18 pontos. A adesão à DM na amostra foi de 53,8% (Tabela 2.) Na tabela 2 encontram-se as proporções dos estudantes que cumprem as porções recomendadas de ingestão de cada um dos grupos. Nesta amostra de estudantes 40,2% reporta um consumo adequado de fruta, 10,9% de vegetais, 25% de cereais, 55,4% de batatas, 28,8% de azeite, 50% de leguminosas, 50% de ovos, 92,4% de pescado, 90,4% de carne branca, 55,8% de carne vermelha, 50% de doces e 1,9% de bebidas fermentadas.

Tabela 2: Componentes da MDSS: proporção de estudantes que segue as recomendações das porções recomendadas pela Pirâmide da DM.

Na tabela 3 são descritas as características sociodemográficas, antropométricas e de estilo de vida da amostra final após estratificação por adesão ou não adesão à DM. A adesão à DM foi de 78,6% nos indivíduos do sexo feminino

Total (n, %) Componentes da MDSS, n (%)

Fruta (1-2 por refeição principal) 37 (40,2%) Vegetais (≥ 2 por refeição principal) 10 (10,9%) Cereais (1-2 por refeição principal) 23 (25,0%) Batatas (≤ 3 por semana) 51 (55,4%) Azeite (1 por refeição principal) 15 (28,8%) Oleaginosas (1-2 por dia) 11 (21,2%) Produtos Lácteos (2 por dia) 15 (28,8%) Leguminosas (≥ 2 por semana) 26 (50,0%) Ovos (2-4 por semana) 26 (50,0%) Pescado (≥ 2 por semana) 48 (92,3%) C. Branca (2 por semana) 47 (90,4%) C. Vermelha (< 2 por semana) 29 (55,8%) Doces (≤ 2 por semana) 26 (50,0%) Bebidas Fermentadas (1-2 copos por dia) 1 (1,9%)

(17)

e de 21,4% nos do sexo masculino. 60,7% dos estudantes da FCNAUP aderem à DM e 39,3% dos estudantes da FADEUP também.

A mediana do IMC dos estudantes que aderem à DM é de 22,59 kg/m2 (3,18) enquanto que a mediana do IMC dos que não aderem é de 20,77 kg/m2 (2,31).

A prevalência de baixo peso nos estudantes que aderem à DM é inferior à prevalência de baixo peso dos que não aderem (0% vs 16,7%). Por outro lado, a prevalência de excesso de peso é maior nos que aderem à DM do que nos que não aderem (4,2% vs 7,7%).

Quando se agrupou a AF em Baixa, Moderada ou Alta verifica-se que a maioria do estudantes que aderem e não aderem à DM reportam uma AF Moderada (39,3% e 41,7% respetivamente).

Quando questionados sobre a toma do pequeno-almoço, verificou-se que os alunos que aderem à DM têm uma maior percentagem de resposta positiva (92,9%) ao contrário dos que não aderem (66,7%).

Na maioria das variáveis não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas com exceção do IMC (p=0,007) e do consumo de pequeno almoço (p=0,031).

A regressão logística é apresentada na tabela 4 descrevendo as associações entre as características sociais, demográficas e de estilo de vida da mostra e a adesão à DM.

(18)

10

Tabela 3: Características sociodemográficas, antropométricas e comportamentais dos estudantes

a. Teste de X2

b. Teste de Mann-Whitney U c. Teste de t-student

Adesão à Dieta Mediterrânica

Total Adere à DM Não adere à DM p Sexo, n (%) Feminino 41 (78,8%) 22 (78,9%) 19 (79,2%) 1,000a Masculino 11 (21,2%) 6 (21,4%) 5 (20,8%) Idade, anos 21,00 (2,00) 21,00 (3,00) 20,00 (3,00) 0,115b Faculdade, n (%) FCNAUP 36 (69,2%) 17 (60,7%) 19 (79,2%) 0,229a FADEUP 16 (30,8%) 11 (39,3%) 5 (20,8%) IMC, kg/m2 21,91 (3,59) 22,59 (3,18) 20,77 (2,31) 0,007c IMC, kg/m2, n (%) Baixo Peso (<18,5) 4 (7,7%) 0 (0%) 4 (16,7%) 0,063a Normoponderal (18,5 – 24,99) 44 (84,6%) 25 (89,3%) 19 (79,2%) Excesso de Peso (≥25) 4 (7,7%) 3 (10,7%) 1 (4,2%) Atividade Física, n (%) Baixa 19 (36,5%) 10 (35,7%) 9 (37,5%) 0,930b Moderada 21 (40,4%) 11 (39,3%) 10 (41,7%) Alta 12 (23,1%) 7 (25,0%) 5 (20,8%) “Toma pequeno-almoço?”, n (%) Sim 42 (80,8%) 26 (92,9%) 16 (66,7%) 0,031a Não 10 (19,2%) 2 (7,1%) 8 (33,3%)

(19)

Tabela 4: Associação entre as características sociodemográficas, antropométricas e de estilo de vida e a adesão à DM (coeficientes b e respetivos valores de p)

* modelo ajustado para todas as variáveis da tabela.

Usando uma análise bivariável não ajustada e uma análise bivariável ajustada, verificou-se uma associação positiva entre o IMC e a adesão à DM e entre o consumo de pequeno almoço e a adesão à DM. Indivíduos com um maior IMC tem uma maior probabilidade de aderirem à DM (Exp b = 1,450 e p=0,013; Exp b = 1,814 e p = 0,010) e indivíduos que consomem o pequeno almoço tem uma maior probabilidade de aderirem à DM do que os que não consomem (Exp b = 6,5 e p=0,080; Exp b = 7,184 e p=0,011).

5. Discussão e Conclusão

O objetivo deste estudo era avaliar a adesão à DM e quais os fatores (sexo, idade, faculdade, IMC, AF e consumo de PA) que estão associados a esta adesão numa amostra de estudantes universitários.

Exp b Bruto p Exp b ajustado* p Sexo, n (%) Feminino 1 - 1 - Masculino 0,958 0,965 5,980 0,094 Idade, anos 1,290 0,121 1,571 0,110 Faculdade, n (%) FCNAUP 1 - 1 - FADEUP 0,407 0,156 0,136 0,091 IMC, kg/m2 1,450 0,013 1,814 0,010 Atividade Física, n (%) Baixa 1 - 1 - Moderada 0,794 0,756 2,256 0,440 Alta 0,786 0,741 3,463 0,227 “Toma pequeno-almoço?”, n (%) Sim 1 - 1 - Não 6,500 0,080 7,184 0,011

(20)

12

O estudo revelou que a mediana do MDSS foi de 8 num máximo de 24 pontos. Estudos que utilizaram o mesmo índice de adesão reportam um mediana de pontuação ligeiramente superior(35, 36) à encontrada, mas é importante referir que as características das amostras utilizadas eram diferentes sendo que estas constavam de mulheres e adultos. A adesão da amostra à DM foi de 53,8%, percentagem muito semelhante à encontrada em outros estudos realizados em estudantes universitários(1, 3, 37). É importante salientar que existem inúmeros índices para definir a adesão à DM(14) e que, entre eles existem diferenças no que diz respeito à definição de “Adesão à Dieta Mediterrânica”(14). Este facto deve ter sido em conta quando se comparam diferentes estudos. A ausência de estudos realizados em Portugal nesta população, não permitem a comparação destes resultados com estudos prévios.

Neste estudo, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entres os estudantes que aderem e os que não aderem para as variáveis faculdade, a idade, o sexo e a AF.

O facto de não se verificarem diferenças significativas entre os estudantes que aderem e não aderem na variável “Faculdade” pode advir do facto de em ambas, os estudantes terem um conhecimento superior no que toca a estilos de vida saudáveis.

Na variável “sexo”, a diferente proporção entre indivíduos do sexo feminino e masculino poderá afetar a análise estatística (41 vs. 11).

Quando classificados em três grupos de AF, a maioria dos estudantes de ambos os grupos, que aderem e que não aderem à DM, tem uma atividade física moderada. Apesar da utilidade dos questionários de atividade física e do IPAQ estar validado para a população portuguesa(32), este instrumento, muitas vezes

(21)

sobrestima a verdadeira atividade física. Tratando-se de um método de avaliação indireta requer o uso da memória, sendo por isso mais suscetível de erro na avaliação do nível de atividade física quando comparado com métodos diretos(38) . Seria interessante, em vez de analisar estes dados em MET/min/semana analisá-los em min/semana de AF vigorosa e moderada já que as recomendações da OMS(39) estão expressas nestas unidades e assim, poderíamos verificar se esta amostra cumpre ou não com essas recomendações. É importante realçar que a prática de atividade física regular diminui o risco de incidência de algumas doenças crónicas não transmissíveis(40) e é importante fomentar este hábito nas populações mais jovens.

O consumo do pequeno almoço está associado, nesta amostra, com uma adesão à DM, no entanto estes resultados não são encontrados noutros estudos(11, 41, 42). Saltar o pequeno almoço, é uma consequência da entrada na universidade(7), e pode ser uma consequência da mudança de rotinas. O pequeno-almoço é um hábito associado a estilos de vida saudáveis e o PAM sendo um modelo de estilo de vida saudável poderá explicar este resultado.

À semelhança do consumo do pequeno almoço, um IMC mais elevado foi associado a uma adesão à DM. Resultados semelhantes foram encontrados num estudo(43) mas na maioria dos estudos a evidência é contraditória(37, 44): quanto maior o IMC menor a adesão. Este resultado poderá ser justificado com o facto do IMC só refletir a composição corporal de indivíduos com características determinadas. Seria mais adequado estudar a associação da adesão à DM com resultados de uma análise à composição corporal. Como a variável IMC é contínua, não é possível determinar a partir de que valor de IMC é que esta associação tem significado estatístico.

(22)

14

As limitações deste estudo incluem o facto de o peso e da altura terem sido ambos auto reportados, existindo uma tendência para uma subestimativa do peso e uma sobre estimativa da estatura, sendo este desvio mais pronunciado no sexo feminino que no masculino(45) e o facto de o QFA usado para estimar a frequência de consumo de alimentos ser ligeiramente diferente do usado no estudo que propõe este índice de adesão(35). O facto de o QFA ser muito extenso pode ter feito com que muitos estudantes não quisessem participar, pelo que seria interessante que se desenvolvesse uma ferramenta mais simples, prática e validada para avaliar a adesão à DM para a população portuguesa.

O MDSS demonstra utilidade quando possuímos dados sobre a frequência de consumo de alimentos ou grupos de alimentos, mas pode não ser a melhor ferramenta uma vez que, tal como na Pirâmide da Dieta Mediterrânica(19), apenas estima porções, não quantidades. As quantidades podem variar de estudo para estudo, criando um erro associado à ferramenta.

Os principais resultados deste estudo devem ser entendidos devidamente enquadrados nas limitações inerentes. O facto de a população em estudo ter sido selecionada por conveniência e do seu tamanho reduzido, faz com que estes resultados não possam ser extrapolados para toda a população universitária.

Para obter mais informação acerca destas variações que ocorrem na adesão à DM nos estudantes universitários seria interessante realizar este estudo com um maior número de participantes. Seria igualmente interessante analisar mais dados como por exemplo outros determinantes do estilo de vida como os hábitos tabágicos, a frequência de ingestão de bebidas alcoólicas, se aderiu a algum tipo de dieta no ano anterior (terapêuticas ou para perda de peso), o número de refeições diárias e quantas realiza em casa, se consome suplementos alimentares,

(23)

qual o seu estatuto socioeconómico e se vive com o agregado familiar ou deslocado, já que estas variáveis podem, em certa medida condicionar o grau de adesão à DM como demonstrado noutros estudos realizados na população universitária. (1, 3, 4, 8, 9, 11, 36, 42, 43, 46-49)

Apesar de todas as limitações, os resultados obtidos neste trabalho juntamente com a crescente evidência científica de que hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a prevenir doenças crónicas justificariam a intervenção junto deste grupo específico.

Este estudo sugere que existe uma adesão à DM semelhante à encontrada noutros estudos, apesar de ser baixa (53,8%). Este facto, deve ser encarado como uma prioridade para futuras intervenções, não só pelos benefícios para a saúde inerentes a este padrão alimentar, mas também devido ao facto de este ser sustentável(17) bem como por ser considerado uma parte da herança cultural do país.

Dado a grande proporção de jovens que frequentam as universidades, estas podem representar cenários privilegiados para intervenção e promoção de hábitos de vida saudáveis.

6. Agradecimentos

À Prof. Doutora Sara Rodrigues por todo o contributo, disponibilidade e apoio prestado na realização deste trabalho.

(24)

16

7. Referências Bibliográficas

1. García-Meseguer MJ, Burriel FC, García CV, Serrano-Urrea R. Adherence to Mediterranean diet in a Spanish university population. Appetite. 2014; 78:156-64. 2. Neslişah R, Emine AY. Energy and nutrient intake and food patterns among Turkish university students. Nutr Res Pract. 2011; 5(2):117-23.

3. Del Río MPR, Silleras BM, Enciso LC, De Miguelsanz JMM, McPhee MF, Martín MAC. Dietary intake and adherence to the mediterranean diet in a group of university students depending on the sports practice [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2016; 33(5):1172-78.

4. Socarrás VS, Martínez AA. Food habits and health-related behaviors in a university population [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2015; 31(1):449-57.

5. Garcia-Meseguer MJ, Burriel FC, Garcia CV, Serrano-Urrea R. Adherence to Mediterranean diet in a Spanish university population. Appetite. 2014; 78:156-64. 6. Sanchez Socarras V, Aguilar Martinez A. [Food habits and health-related behaviors in a university population]. Nutr Hosp. 2014; 31(1):449-57.

7. Papadaki A, Hondros G, J AS, Kapsokefalou M. Eating habits of university students living at, or away from home in Greece. Appetite. 2007; 49(1):169-76. 8. Rodríguez Rodríguez F, Palma L X, Romo B Á, Escobar B D, Aragú G B, Espinoza O L, et al. Eating habits, physical activity and socioeconomic level in university students of Chile [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2013; 28(2):447-55. 9. Burriel FC, Urrea RS, Daouas T, Soria AD, Meseguer MJG. Food habits and nutritional assessment in a tunisian university population [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2014; 30(6):1350-58.

10. Bagordo F, Grassi T, Serio F, Idolo A, De Donno A. Dietary habits and health among university students living at or away from home in Southern Italy [Article]. Journal of Food and Nutrition Research. 2013; 52(3):164-71.

11. Hadjimbei E, Botsaris G, Gekas V, Panayiotou AG. Adherence to the Mediterranean Diet and Lifestyle Characteristics of University Students in Cyprus: A Cross-Sectional Survey. Journal of Nutrition and Metabolism. 2016; 2016:8. 12. CIência D-GdEdEe. Estatísticas da Educação 2015/2016. 2016. [citado em: 16 de julho 2017]. Disponível em: http://www.dgeec.mec.pt/np4/estatglobal/.

13. UNESCO. Mediterranean diet inscribed in 2013 on the Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity. 2013. [citado em: 9 julho de 2017]. Disponível em: http://www.unesco.org/culture/ich/en/RL/00884.

14. Hernández Ruiz A, García-Villanova B, Guerra Hernández EJ, Amiano P, Azpiri M, Molina Montes E. Description of indexes based on the adherence to the mediterranean dietary pattern: A review [Review]. Nutricion Hospitalaria. 2015; 32(5):1872-84.

15. Serra-Majem L, Ribas L, Ngo J, Ortega RM, Garcia A, Perez-Rodrigo C, et al. Food, youth and the Mediterranean diet in Spain. Development of KIDMED, Mediterranean Diet Quality Index in children and adolescents. Public health nutrition. 2004; 7(7):931-5.

16. Serra-Majem L, Trichopoulou A, Ngo de la Cruz J, Cervera P, Garcia Alvarez A, La Vecchia C, et al. Does the definition of the Mediterranean diet need to be updated? Public health nutrition. 2004; 7(7):927-9.

17. Dernini S, Berry EM. Mediterranean Diet: From a Healthy Diet to a Sustainable Dietary Pattern. Frontiers in Nutrition. 2015; 2:15.

(25)

18. Willett WC, Sacks F, Trichopoulou A, Drescher G, Ferro-Luzzi A, Helsing E. Mediterranean diet pyramid: a cultural model for healthy eating. The American journal of clinical nutrition. 1995; 61:1402S-06S.

19. Bach-Faig A, Berry EM, Lairon D, Reguant J, Trichopoulou A, Dernini S, et al. Mediterranean diet pyramid today. Science and cultural updates. Public health nutrition. 2011; 14(12a):2274-84.

20. Willett W. The Mediterranean diet: science and practice [10.1079/PHN2005931]. Public health nutrition. 2006; 9:105-10.

21. Real H. Dieta Mediterrânica - um padrão de alimentação saudável. Associação Portuguesa dos Nutricionistas. 2014

22. FDM. La pirámide de la Dieta Mediterránea se actualiza para adaptarse al estilo de vida actual. Disponível em: http://dietamediterranea.com/piramide-dietamediterranea/.

23. Rodrigues S. FB. A Roda da Alimentação Mediterrânica. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 2016

24. Franchini B. RS, Graça P., de Almeida MDV. A nova roda dos alimentos: um guia para a escolha alimentar diária. Nutrícias. 2004(4):55-56.

25. da Silva R, Bach-Faig A, Raido Quintana B, Buckland G, Vaz de Almeida MD, Serra-Majem L. Worldwide variation of adherence to the Mediterranean diet, in 1961-1965 and 2000-2003. Public health nutrition. 2009; 12(9a):1676-84.

26. Lopes C, Torres D, Oliveira A, Severo M, Alarcão V, Guimoar S, et al. Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física. Universidade do Porto. 2017 27. Graça P SS, Correia A, Salvador C, Filipe J, Carriço J, et al. Portugal Alimentação Saudável em Números - 2015. Direção Geral da Saúde. 2016

28. Gotsis E, Anagnostis P, Mariolis A, Vlachou A, Katsiki N, Karagiannis A. Health benefits of the mediterranean diet: An update of research over the last 5 years [Review]. Angiology. 2015; 66(4):304-18.

29. Garrow JS, Webster J. Quetelet's index (W/H2) as a measure of fatness. International journal of obesity. 1985; 9(2):147-53.

30. Organization WH. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consultation. WHO Techincal Report Series 894 Geneva: World Health Organization. 2000

31. (WHO) WHO. BMI Classification - Global Database on Body Mass Index. 2006. [atualizado em: 10 julho de 2017; citado em: 10 de julho de 2017]. Disponível em: http://apps.who.int/bmi/index.jsp?introPage=intro_3.html.

32. Craig CL, Marshall AL, Sjostrom M, Bauman AE, Booth ML, Ainsworth BE, et al. International physical activity questionnaire: 12-country reliability and validity. Medicine and science in sports and exercise. 2003; 35(8):1381-95.

33. Guidelines for Data Processing and Analysis of the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – Short and Long Forms. 2005. [atualizado em: julho 2016; citado em: 9 julho de 2017]. Disponível em: http://www.ipaq.ki.se/.

34. Lopes C. Alimentação e enfarte agudo do miocárdio: um estudo caso- controlo de base populacional. Universidade do Porto. 2000:79-115.

35. Monteagudo C, Mariscal-Arcas M, Rivas A, Lorenzo-Tovar ML, Tur JA, Olea-Serrano F. Proposal of a Mediterranean Diet Serving Score. PloS one. 2015; 10(6):e0128594.

36. Kolcic I, Relja A, Gelemanovic A, Miljkovic A, Boban K, Hayward C, et al. Mediterranean diet in the southern Croatia - does it still exist? Croatian medical journal. 2016; 57(5):415-24.

(26)

18

37. Durá Travé T, Castroviejo Gandarias A. Adherence to a mediterranean diet in a college population [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2011; 26(3):602-08.

38. Prince SA, Adamo KB, Hamel ME, Hardt J, Connor Gorber S, Tremblay M. A comparison of direct versus self-report measures for assessing physical activity in adults: a systematic review. The international journal of behavioral nutrition and physical activity. 2008; 5:56.

39. Organization WH. Global Recomendations on physical activity for health.

2010. Disponível em:

http://whqlibdoc.who.int/publications/2010/9789241599979_eng.pdf.

40. Rhodes RE, Janssen I, Bredin SSD, Warburton DER, Bauman A. Physical activity: Health impact, prevalence, correlates and interventions. Psychology & Health. 2017; 32(8):942-75.

41. Vega MR, Manzanera JME, Del Pilar Gonzalez Panero M, Gurruchaga MTM. Changes in the adherence to the mediterranean diet in students of grades of teaching and nursing after completing a course on nutrition [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2014; 30(5):1173-80.

42. Navarro González I, Ros G, Martínez-García B, Rodríguez-Tadeo A, Periago MJ. Adherence to the Mediterranean diet and its relationship with the quality of breakfast in students of the University of Murcia [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2016; 33(4):901-08.

43. Bernárdez MM, Sobrino LC, Greene AC, Miguélez JM. Variations of the diet of galician university students (Ourense campus) in relation to the pattern of the cardioprotective mediterranean diet [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2013; 28(6):2099-106.

44. De la Montaña J, Castro, L., Cobas, N., Rodríguez, M., Míguez, M. Adherence to a mediterranean diet and its relantionship to body mass index in Galician university. Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria. 2012; 32:72-80. 45. Santos O, do Carmo, I., Camolas, J., Vieira, J. Validity of self reported weight and height in the evaluation of body mass index in the

portuguese population. Endocrinologia, Diabetes & Obesidade. 2009; 3(4-6):157-68.

46. Novak D, Stefan L, Prosoli R, Emeljanovas A, Mieziene B, Milanovic I, et al. Mediterranean Diet and Its Correlates among Adolescents in Non-Mediterranean European Countries: A Population-Based Study. Nutrients. 2017; 9(2)

47. Knox E, Muros JJ. Association of lifestyle behaviours with self-esteem through health-related quality of life in Spanish adolescents. European journal of pediatrics. 2017; 176(5):621-8.

48. Amo E, Escribano F, García-Meseguer MJ, Pardo I. Are the eating habits of university students different to the rest of the Spanish population? Food availability, consumption and cost [Article]. Spanish Journal of Agricultural Research. 2016; 14(2)

49. Cervera Burriel F, Serrano Urrea R, Vico García C, Milla Tobarra M, García Meseguer MJ. Food habits and nutritional assessment in a university population [Article]. Nutricion Hospitalaria. 2013; 28(2):438-46.

Imagem

Tabela 1: Mediterranean Diet Serving Score (35)
Tabela  2:  Componentes  da  MDSS:  proporção  de  estudantes  que  segue  as  recomendações das porções recomendadas pela Pirâmide da DM
Tabela  3:  Características  sociodemográficas,  antropométricas  e  comportamentais dos estudantes
Tabela  4:  Associação  entre  as  características  sociodemográficas,  antropométricas  e  de  estilo  de  vida  e  a  adesão  à  DM  (coeficientes  b   e  respetivos valores de p)

Referências

Documentos relacionados

O estudo tem por finalidade mostrar o papel do cooperativismo no fortalecimento da tradição da caprinocultura no Semiárido alagoano, por meio da Cooperativa de Mulheres da

Sn.vEmA 4 , Lâucio MARQUES DE ALMEIDA , MARIA OSCABINA Coc'oy e Arriuo IJALL'OLIO SINOPSE.- Três variedades de cebola, Amarela das Canárias, Pera de Pernambuco e Asgrow,

na amostra teórica, é possível que mais tarde se venham a acrescentar outros indivíduos à amostra, sendo que para isso, é necessário analisar se tal facto é ou não proveitoso para

O método de Monte Carlo é uma poderosa ferramenta para solução de problemas não convencionais. Sua utilização, no entanto, requer conhecimento detalhado do

Como se pode observar, o jornal enquadrou o governo Dilma de forma negativa durante o processo de impeachment, demonstrando a imagem do governo degastada e fragilizada diante da

Dulceneia Lopes Afonseca dos Santos 29 A resposta a estes objectivos permitirão não só conhecer a realidade vivida no sector hoteleiro da Ilha de Santiago no que se refere

a) Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os

Afinal, não é pela falta de um diploma, de um papel que me distingue como professor, que não estarei apto, enquanto professor estagiário, para conduzir e