• Nenhum resultado encontrado

O cooperativismo e caprinocultura como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O cooperativismo e caprinocultura como estratégia de fortalecimento da agricultura familiar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DOI: 10.17648/diversitas-journal-v3i3.684 Volume 3, Número 3 (set./dez. 2018) pp: 901-908.

www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal

© Diversitas Journal

Página | 901

O cooperativismo e caprinocultura como estratégia de fortalecimento

da agricultura familiar

Cooperativism and goat breeding as a strategy to strengthen family

farming

Risoneide Pereira Nunes(1); Maria Jaciara da Silva(2); Betilde Matos Silva(3);

Cristiano Miguel Pontes Pereira(4); Conceição Maria Dias de Lima(5) (1)Graduada em Zootecnia da UNEAL; risoneidenunes@hotmail.com;

(2)Graduada em Zootecnia da UNEAL; jacysds92@gmail.com;

(3)Graduada em Zootecnia da UNEAL. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal.

betildematos@hotmail.com;

(4)Mestre pelo Programa em Dinâmicas Territoriais e cultura - PRODIC/UNEAL. Especialização em Desenvolvimento

Regional pela UNEAL. Graduação em Serviço Social pela UFAL; cristianomiguel21@gmail.com; 5Doutora em Sociologia pela UFPE. Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura – ProDiC/UNEAL; ceicadias@yahoo.com.

Todo o conteúdo expresso neste artigo é de inteira responsabilidade dos seus autores.

Recebido em: 23 de novembro de 2018; Aceito em: 07 de dezembro de 2018; publicado em 15 de 12 de 2018. Copyright© Autor, 2018.

RESUMO: O cooperativismo surge como proposta para viabilizar a geração de oportunidades para a organização da

produção familiar, sendo um dos caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar. O estudo tem por finalidade mostrar o papel do cooperativismo no fortalecimento da tradição da caprinocultura no Semiárido alagoano, por meio da Cooperativa de Mulheres da Agricultura Familiar do Sertão Alagoana LTDA (Natu Capri), em Maravilha, Alagoas. A pesquisa foi realizada a partir de um método de investigação qualitativa – o estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de roteiro de entrevistas semiestruturado, registro por meio digital através de fotos e gravação. Posteriormente foi realizada a tabulação e análise dos dados. Trata-se de um grupo de mulheres com originalidades provenientes dos espaças rurais, que tem um convivo diária com a rotina da roça. Algumas dessas mulheres estão na cooperativa desde fundação da associação e apresentam um nível de escolaridade bem diversificado. As mulheres desenvolvem atividades domésticas e na agricultura. Durante o estudo foi possível participar do processo de produção que começa a partir da chegada do leite na cooperativa. Os sabonetes artesanais à base do leite de cabra produzido pela cooperativa, além de ricos em vitaminas e hidratantes, possuem propriedades rejuvenescedoras e calmantes entre medicinais e aromáticos. A comercialização é realizada porta-a-porta, em feiras e eventos de empreendedores e redes sociais. É bastante conhecido no comércio e cidades adjacentes. Também atende por encomendas nas cidades vizinhas.

PALAVRAS-CHAVE: cooperativa, produção familiar, Semiárido.

ABSTRACT: Cooperativism emerges as a proposal to enable the generation of opportunities for the organization of

family production, being one of the ways to strengthen family farming. The study aims to show the role of cooperativism in strengthening the tradition of caprinoculture in the Semiarid region of Alagoas, through the cooperative of women of family Agriculture of Sertão Alagoana LTDA (Natu Capri), in Maravilha, Alagoas. The research was carried out from a qualitative research method – the case study. Data collection was done through a semi-structured interview script, digital recording through photos and recordings. Subsequently, tabulation and data analysis were performed. It is a group of women with originalities from rural spaces, which has a daily I live with the routine of the swiming. Some of these women have been in the cooperative since founding the association and have a very diversified level of schooling. Women develop domestic activities and agriculture. During the study it was possible to participate in the production process that starts from the arrival of the milk in the cooperative. The handmade soaps based on goat's milk produced by the cooperative, as well as rich in vitamins and moisturizers, have rejuvenating and soothing properties between medicinal and aromatic. The commercialization is carried out door-to-door, in fairs and events of entrepreneurs and social networks. It is well known in the trade and adjacent towns. It also caters for orders in neighboring towns.

(2)

Página | 902

INTRODUÇÃO

O cooperativismo surge como proposta para viabilizar a geração de oportunidades para a organização da produção familiar, sendo um dos caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar.

Ao tratar da abordagem relacionada ao cooperativismo no Brasil, é importante salientar que há um leque de práticas associativas caracterizada por distintos contextos socioeconômicos e culturais de cada região, principalmente no que diz a respeito ás desigualdades dos processos sociais que refletem as diferenças e as especificidades de cada realidade (LIMA, 2012).

Em debate Pires et. al. (2009) menciona o cooperativismo e aborda sua importância no meio rural, sobretudo na agricultura familiar, bem como o valor das cooperativas onde tem como papel de fortalecimento para agricultura. Além disso, busca colaborar para neutralização das desvantagens competitivas e potencializar as vantagens em termos de participação nos mercados e de exercício da cidadania. Então o cooperativismo é visto como um elo na agricultura familiar.

Nesse sentido as cooperativas do setor agropecuário são identificadas por fator de organização econômica e de competitividade do setor agrário e de organização dos produtores, seja associação ou cooperativa, através de métodos democráticos, contribuindo assim para o êxito dos projetos idealizados para o desenvolvimento (PIRES; MARTÍNEZ, 2002).

Dessa forma, o presente estudo tem por finalidade mostrar o papel do cooperativismo no fortalecimento da tradição da caprinocultura no Semiárido alagoano.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

O estudo foi realizado na Cooperativa de Mulheres da Agricultura Familiar do Sertão Alagoana LTDA (Natu Capri). Localizada em Maravilha, Alagoas, no Sertão Semiárido. A mesma fundada por mulheres que promovem o desenvolvimento do negócio artesanal, uma cooperativa de sabonete de leite de cabra.

Estabelecemos a pesquisa num método de investigação qualitativa – o estudo de caso. Segundo Denzin e Lincoln (2006) a pesquisa qualitativa tem como base a coleta de

(3)

Página | 903

materiais empíricos. O estudo de caso busca evidenciar o contexto histórico, cultural, produtivo, como também a vivência e experiências dos atores da pesquisa, formando assim uma visão da problemática local.

A abordagem metodológica foi determinada para avaliar as mudanças na vida das cooperadas na cooperativa Natu Capri, que fabricam sabonete com leite de cabra. A amostra da pesquisa foi composta por nove mulheres da cooperativa no período de fevereiro a maio 2017.

A amostra da pesquisa foi realizada de forma aleatória por meio de sorteio, sem influências externas que gerassem informações manipuladas. Foi determinado o número de nove mulheres, sendo que quatro dessas mulheres não fazem mais parte da cooperativa. A partir das entrevistas foi realizada a tabulação dos dados como também o registro por meio digital através de fotos e gravação.

No início da pesquisa, a cooperativa era composta por treze pessoas e, atualmente, apenas cinco dessas cooperadas participam ativamente das tarefas. As demais estão se desligando da cooperativa por motivos particulares. O objetivo da cooperativa é criar renda e novas oportunidades para mulheres do Sertão.

O nosso trabalho inicialmente foi coletar informações sobre o perfil das cooperadas através de uma pesquisa de caráter exploratório. A coleta de dados foi feita através de entrevistas com roteiro semiestruturado, posteriormente analisados.

A TRADIÇÃO DA CAPRINOCULTURA

A caprinocultura está presente na maioria dos estabelecimentos agropecuários. Em quase todas as propriedades de pequeno e médio porte é comum à criação desses animais. No entanto, o custo inicial depende do sistema de criação ou da finalidade dos animais. Caprinocultura antes era uma atividade voltada apenas como suporte na complementação da renda familiar, embora para obter o sucesso e garantia na produção é preciso algumas medidas indispensáveis.

Nos últimos anos a caprinocultura vem assumindo um importante papel no agronegócio brasileiro deixando de ser uma atividade de subsistência e passando a ter maior destaque como atividade de grande importância econômica, principalmente para a região Semiárida do Nordeste brasileiro. Sousa e Silva (2010) consideram que o “Semiárido

(4)

Página | 904

nordestino corresponde a 74,30% da superfície do Nordeste, apresentando clima tropical seco, com uma estação úmida ou chuvosa anual de 4 a 6 meses seguida por uma estação seca de 6 a 8 meses”.

De acordo com os estudos da Embrapa (2016), tende a surgir novas oportunidades e novas perspectivas para tornar os produtos nacionais mais competitivos no mercado externo e desafios para evitar a estagnação da produção em um cenário econômico de incertezas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O estudo exploratório desenvolvido mostrou a realidade da cooperativa Natu Capri, conhecendo assim o perfil das cooperadas e o processo de produção. Foi possível vivenciar na prática o cooperativismo e também uma forma de enriquecer os conhecimentos. Todas as mulheres residem na cidade desde que nasceram, apresentam faixa etária bastante distintos como pode ser vista no Gráfico 1. São provenientes dos espaças rurais apresentando um convivo diário com a rotina da roça, onde tiveram uma oportunidade de mudar a história de vida a partir da cooperativa. Algumas dessas mulheres ainda estão na cooperativa desde fundação da associação.

Gráfico 1 - Faixa Etária.

Fonte: Pesquisa de campo, 2017.

25% 50%

25%

Faixa Etária

Faixa Etária 31 anos a 39

Faixa Etária 42 anos a 43

Faixa Etária 52 anos a 53

(5)

Página | 905

Como pode ser observado as cooperadas apresentam um nível de escolaridade bem diversificado, veja o Gráfico 2. As mulheres desenvolvem atividades domésticas e da agricultura, além do trabalho na cooperativa.

Gráfico 2 - Educação

Fonte: Pesquisa de campo (2017)

Durante o estudo foi possível participar do processo de produção que começa a partir da chegada do leite na cooperativa. Inicialmente a produção começa normalmente a partir de uma limpeza da cozinha. Elas esterilizam tudo. Varrem, passam pano, lavam a forma e cozinham o leite.

Foto- 1 Deformando os sabonetes. Foto-2 Plastificando os sabonetes

Fonte: Pesquisa de campo, 2017 Fonte: Pesquisa de campo, 2017

20% 60% 20%

EDUCAÇÃO

Ensino Fundamental Ensino Médio Nivel Superior

(6)

Página | 906

Os sabonetes artesanais à base do leite de cabra produzido pela cooperativa, além de ricos em vitaminas e hidratantes possuem propriedades rejuvenescedoras e calmantes entre medicinais e aromáticos. As essências utilizadas para fabricação de sabonetes e hidratantes são: aroeira (Myracrodruon urundeuva), aveia (Avena Sativa), mel, babosa, (Aloe arborescens) camomila, (Chamomilla recutita (L.) canela, (Cinnamomum verum), capim-limão,

(Cymbopogon citratus) erva-doce, (Pimpinella anisum) juá, (Ziziphus Joazeiro) maracujá, (Passiflora edulis)e morango (Fragaria vesca). Cada uma delas com sua função na pele. Os principais produtos elaborados são sabonetes em barras, sabonetes líquidos, hidratantes e esponja vegetal, com a utilização do leite de cabra.

Foto-3 hidratantes e sabonete líquido. Foto-4 cesta completa.

Fonte: Pesquisa de campo (2017) Fonte: Pesquisa de campo (2017)

No início da cooperativa surgiram várias dificuldades que permanecem até hoje tais como: comercialização, finanças, selo da ANVISA. Elas relatam que com o selo a cooperativa aumentaria suas vendas e seu lucro.

A comercialização é realizada porta-a-porta, em feiras e eventos de empreendedores e redes sociais. Os produtos são bastante conhecidos no comércio e cidades adjacentes. Elas também atendem por encomendas nas cidades vizinhas, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Piranhas, entre outras na capital Maceió. Em outras cidades fora de Alagoas como São Paulo e Rio Grande do Sul, a entregue é via correios.

CONCLUSÃO

Diante do estudo realizado é possível compreender a importância do cooperativismo no trabalho da Natu Capri a partir do leite de cabra, além de ser uma

(7)

Página | 907

geração de trabalho e renda para aquelas que estão inseridas, também valoriza uma atividade tradicional que é a criação de caprinos.

A caprinocultura é uma atividade que está presente e é praticada no Sertão, exatamente na região Semiárida, por se trabalhar com uma espécie de animal que apresenta uma grande adaptabilidade às condições climáticas do Semiárido. Um fator importante da criação é o baixo investimento para implantação e manutenção. De acordo com estudo da cooperativa percebe a importância da caprinocultura para a permanência da Natu Capri, uma vez que o principal produto utilizado é o leite de cabra.

Nesse sentido, com base no estudo é possível perceber a importância da caprinocultura para a região Semiárida, por ser uma atividade que não precisa de altos investimentos, sendo uma alternativa viável para região. Além disso, a atividade proporciona trabalho e renda por meio da produção de sabonetes a base de leite cabra. Vale ressaltar que ao valorizar a atividade da caprinocultura, a Natu Capri fortalece os valores da tradição local.

REFERÊNCIAS

1. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs) (2006). Planejamento da

pesquisa qualitativa: teorias abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED.

2. EMBRAPA. (2016) Estudo aponta tendências para caprinocultura e ovinocultura nos

cenários nacional e internacional. Disponível em:

https://www.embrapa.br/busca-

de-noticias/-/noticia/8698648/estudo-aponta-tendencias-para-caprinocultura-e-ovinocultura-nos-cenarios-nacional-e-internacional.Acesso em: 21/ 02/2017.

3. LIMA, C. M. D. de. (2012). Cooperativa e desenvolvimento territorial: o caso da

cooperativa de Pindorama –Alagoas –Recife: Ed. universitária da UFPE; Alagoas:

UNEAL.

4. PIRES, Ma. L. L. e. S. AMORIM, J. B. B. ALBUQUERQUE, P. A. T. S. DE. JUSTE, Y. P. V. (2009). Cooperativismo, agricultura familiar e redes sociais na

reconfiguração dos espaços rurais. Disponível em:

www.sbsociologia.com.br/portal/index. php?option. Acesso em: 20/02/2017. 5. PIRES, M. L. L. e. S MARTÍNEZ, I. B. (2002). Cooperativas e revitalizações dos

(8)

Página | 908

https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/8797. Acesso em: 28/02/2017.

6. SOUZA, B; SILVA, E. M. N. de. SILVA, G. de. A. de. (2010). Avaliação da

adaptabilidade de caprinos ao semiárido. [S.l.; s.n.], 2010. Disponível em: <

http://www.infobibos.com/Artigos/2010_4/adaptabilidade/>. Acesso em:

Imagem

Gráfico 2 - Educação

Referências

Documentos relacionados

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

imii lorlc demais para ser influenciado por uma pessoa indecisa. Deu-lhe inil.i i sua atenção. Com sua personalidade vibrante, com sua càpacidade de i i.ii sempre no meio do

Daí a proposta de alfabetizar por meio de textos literários, das artes plásticas, dos jogos, na perspectiva de romper com a lógica instrumental imposta às crianças,

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

Design industrial moderno, ergonomia bem concebida e combinações de múltiplos componentes para criar uma solução de sistema inovadora em um princípio