• Nenhum resultado encontrado

MANUEL DE APOIO AO PROFESSOR. Gêneros literários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUEL DE APOIO AO PROFESSOR. Gêneros literários"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Os Gêneros

literários

MANUEL DE APOIO AO PROFESSOR

(2)

O presente manual é uma ferramenta de apoio que apresenta a seguinte estrutura:

Justificativa da unidade: trata-se de uma introdução à unidade didática, explicando o que o professor vai trabalhar, como vai trabalhar e por que é relevante abordar esse conteúdo.

Objetivos: apresentam-se os objetivos didáticos que o aluno deve alcançar após finalizar a unidade.

Conteúdos: são os elementos que o aluno vai trabalhar, tanto nas atividades multimídia como nas atividades da sala de aula, para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos.

Competências: diz respeito àquelas habilidades, conhecimentos e atitudes que o aluno vai desenvolver durante a unidade.

Requisitos prévios: identificamos os requisitos prévios que o aluno deve conhecer para alcançar os objetivos de aprendizagem da unidade.

Sequência de aprendizagem: são propostas várias atividades que ajudam o aluno a reforçar e consolidar os conhecimentos linguísticos abordados na unidade didática. As atividades são organizadas da seguinte forma:

Atividades de introdução: um conjunto de atividades para estimular o pensamento e motivar o aluno antes de começar a aprofundar o conteúdo.

Atividades de desenvolvimento: propostas de exercícios e/ou dinâmicas que podem ser realizadas durante a unidade didática para reforçar e ampliar os conteúdos.

Atividades de conclusão: atividades transversais para revisar e refletir que reforçam e consolidam os conteúdos trabalhados na unidade.

Avaliação: atividade de avaliação multimídia tipo teste. Para além desta avaliação, apresentamos um conjunto de itens de avaliação qualitativa com o intuito de que o professor possa avaliar a aquisição dos objetivos de aprendizagem.

Conceitos-chave da unidade: fazem referência aos conceitos básicos e essenciais da unidade.

Unidades relacionadas: são aquelas unidades que estão relacionadas entre si em função do conteúdo trabalhado.

Programação didática: recurso essencial para visualizar e planejar as unidades, como o professor julgar pertinente. Esta sequência tem em conta os conteúdos que integram a unidade, as atividades vinculadas aos diferentes conteúdos, as inteligências predominantes em cada atividade e, por último, o tempo estimado para desenvolver os conteúdos e atividades.

Anexos: No final deste manual o professor vai encontrar os documentos necessários para realizar algumas das atividades:

organizadores gráficos, folha de respostas, etc.

É importante usar o manual de apoio ao professor como um material de orientação durante a realização das atividades propostas, tendo em conta as bases pedagógicas do programa, as inteligências múltiplas, a aprendizagem e suas técnicas cooperativas, as rotinas e as estratégias de pensamento aplicadas.

(3)

Nesta unidade, discutiremos os principais gêneros literários. A unidade tem por objeto a classificação dos gêneros literários, de acordo com seu conteúdo e forma de expressão, em: lírico, narrativo e dramático. Depois, serão trabalhados e colocados em prática diferentes textos literários de cada gênero.

O estudo deste conteúdo destaca a literatura como uma forma de arte e promove o desenvolvimento da competência comunicativa, pois inclui aspectos de compreensão de textos literários, gramática, ortografia, vocabulário, expressão escrita assim como expressão e compreensão oral.

objetivos

Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:

- Conhecer os principais gêneros literários.

- Identificar a função e as características dos gêneros literários mais importantes.

- Compreender textos literários de diversos gêneros adaptados à idade em temática e complexidade.

- Criar textos aplicando os principais recursos literários.

- Promover o gosto pela leitura.

Conteúdos

Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:

1. Os gêneros literários 2. A poesia

3. A rima e as figuras de linguagem 4. A narrativa

5. As histórias em quadrinhos 6. O teatro

7. O texto dramático

O professor pode usar uma, várias ou todas as atividades, bem como incluir conteúdo próprio para criar sequências de aprendizagem particulares.

Competências

As competências que o aluno vai desenvolver ao longo desta unidade são as seguintes:

Competência linguística

- Comunicação oral: compreender mensagens orais em diferentes contextos de comunicação.

- Compreensão de leitura: aplicar estratégias de compreensão para obter informação, interpretar e avaliar o conteúdo de acordo com o tipo e complexidade do texto e o objetivo da leitura.

Justificativa da unidade

(4)

- Expressão escrita: escrever textos para expressar ideias, sentimentos e experiências adequadas à situação comunicativa.

- Dimensão literária: ler fragmentos e obras literárias e conhecer alguns autores importantes da literatura. Criar textos com recursos literários para expressar sentimentos, realidades e ficções.

Competências para a vida Competências DeSeCo

Usar as ferramentas de forma interativa:

- A habilidade para usar a linguagem, os símbolos e o texto de forma interativa.

- A habilidade para usar a tecnologia de forma interativa.

Interatuar em grupos heterogêneos:

- A habilidade para se relacionar com outros.

- A habilidade para cooperar.

Competências do século XXI

- Aprender a aprender.

- Comunicar.

- Manusear a informação.

requisitos prévios

Para uma correta compreensão dos conteúdos da unidade e alcance dos objetivos da mesma, é pertinente que o aluno:

- Saiba expressar de forma oral e escrita mensagens, pensamentos, experiências, opiniões e sentimentos de uma forma simples.

- Compreenda mensagens orais e escritas em diferentes contextos de comunicação.

- Reconheça os principais gêneros literários e suas características.

- Crie textos de diferentes tipologias com um léxico e uma estrutura adequada ao tipo de texto, à intencionalidade e ao destinatário.

- Seja consciente do pertencimento a uma comunidade linguística e cultural e mostre interesse no uso da língua.

(5)

sequência de aprendizagem

1. ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO 1.1 OS GÊNEROS LITERÁRIOS

Antes de iniciar a unidade, e a fim de apresentar a mesma aos alunos, são ativados seus conhecimentos em relação aos gêneros e às categorias literárias em que as obras podem ser classificadas. Para isso são propostas algumas atividades.

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Este recurso digital introdutório visa apresentar aos alunos as características dos gêneros literários, bem como classificar frases de acordo com o gênero lírico, narrativo ou dramático.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Chuva de ideias.

Descrição: Propomos fazer uma chuva de ideias sobre os conhecimentos prévios em relação aos gêneros literários. Ajude os alunos a pensar e a tirar ideias com as seguintes perguntas:

O que são os gêneros literários?

Vocês conhecem algum?

Quais preferem ler?

Que características conhecem de cada um deles?

O que têm em comum?

Em que são diferentes?

Incentive a participação dos alunos e anote as ideias no quadro.

Duração: 20 minutos.

Material: Não é necessário.

Título: Feche seus olhos, abra sua mente!

Descrição: Para a realização da atividade, podem escolher juntos uma obra literária ou parte dela para ler em voz alta. Para a leitura, é necessário criar um ambiente tranquilo e confortável: pode reduzir a intensidade da luz, colocar almofadas no chão para que os alunos se deitem ou criar um cantinho da leitura atraente e agradável. Recomendamos que o professor dê início à leitura e, se o tempo e o ambiente o permitirem, um aluno continue. Durante a leitura, os alunos permanecerão em silêncio e em uma posição confortável.

No final, mantendo o ambiente relaxado, leia a seguinte frase de Emily Dickinson: “Para viajar longe, não há melhor navio do que um livro”. Pergunte aos alunos como interpretam a frase, como se sentiram, que emoções experimentaram durante a atividade e peça que compartilhem os motivos pelos quais gostaram ou não da leitura.

Para incentivar a leitura, esta atividade ou o cantinho da leitura podem ser mantidos ao longo do ano.

Duração: 50 minutos, embora seja recomendado que seja realizado periodicamente.

Material: Obras literárias (contos, romances, poesias, etc.).

(6)

Título: Vídeo: Histórias em quadrinhos.

Descrição: Para apresentar o conteúdo relacionado com as histórias em quadrinhos, os alunos dispõem do vídeo proposto. Assistir ao vídeo antes de realizar as atividades multimídia e da sala de aula permite aos alunos uma aprendizagem autônoma, onde resolvem os exercícios aplicando os conhecimentos que adquiriram visualmente...

Duração: 10 minutos.

Material: Não é necessário.

2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO 2.1 OS GÊNEROS LITERÁRIOS

Neste conteúdo, os alunos aprenderão que os textos literários podem ser classificados em diferentes grupos de acordo com sua forma e conteúdo: gênero narrativo, gênero lírico e gênero dramático. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA A partir do recurso digital, os alunos poderão colocar seus conhecimentos em prática validando ou refutando diferentes afirmações sobre os gêneros literários, classificando textos de acordo com textos líricos, dramáticos ou narrativos e relacionando diversas características ao gênero literário correspondente. Além disso, na seção O desafio do Ploc, propomos que os alunos pesquisem algum autor que tenha usado um pseudônimo para assinar seus trabalhos.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Identificar gêneros literários.

Descrição: Organizados em grupos de 3, os alunos devem identificar diferentes gêneros. Antes da atividade, faça cartões com extratos de obras dos diferentes gêneros trabalhados (lírico, narrativo e dramático). Deverá haver um cartão para cada grupo de 3 alunos. Distribua os cartões aleatoriamente.

Os alunos deverão classificar o texto de acordo com seu gênero literário e escrever cinco razões para justificar sua decisão.

Quando estiverem de acordo, os alunos devem escrever suas razões. Depois serão agrupadas as diferentes equipes que trabalharam o mesmo gênero literário. As equipes indicarão os motivos, de forma organizada e ordenada, e escreverão um resumo final para ser compartilhado posteriormente em um formato de exposição com seus colegas. É importante que, durante o trabalho em equipe, acompanhe os alunos para que todos estejam envolvidos na atividade e cada um desempenhe um papel.

No final da exposição das características de cada gênero e dos exemplos dos cartões, aproveite a oportunidade para comparar e contrastar os atributos de cada gênero. Anote no quadro as características de cada um.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

(7)

2.2 A POESIA

Neste conteúdo, os alunos estudarão o que é a poesia, qual sua forma de expressão mais característica e quais são os conteúdos mais representativos deste gênero. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA A partir do recurso digital, os alunos têm a oportunidade de analisar várias afirmações sobre poesia indicando quais são corretas, agrupar os textos poéticos por temática e completar frases com palavras as correspondentes.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Participando nos jogos florais.

Descrição: A atividade começará concedendo a 5 alunos o papel de tribunal, de acordo com o critério que considerar pertinente. O tribunal proporá um tema para o concurso literário em que os restantes colegas participarão, seja individualmente ou em duplas.

Os membros do tribunal elaborarão três diplomas: o primeiro para entregar ao melhor poema o segundo para o poema mais divertido e, o terceiro, para o poema mais original. O tribunal também deve pensar nos critérios a ter em consideração para avaliar cada categoria e também pode preparar um presente simbólico para os vencedores ou para todos os participantes.

Seria interessante que a atividade durasse cerca de 3 ou 4 dias. No primeiro dia, o tribunal apresentará o tema do concurso e decidirá os critérios para os poemas ganhadores, enquanto os participantes pensam e elaboram um rascunho do texto. No segundo dia, os alunos do tribunal apresentarão aos participantes os critérios pelos quais serão avaliados e elaborarão os diplomas e brindes, enquanto os participantes elaboram seu poema. No terceiro dia, os poemas serão entregues ao tribunal e, enquanto o tribunal avalia os trabalhos, os participantes projetarão os cartazes que informarão todos os alunos da escola do concurso, da data e do local da cerimônia de premiação. Finalmente, no quarto dia terá lugar o concurso.

É importante criar um ambiente de respeito, onde a competição não ganhe espaço. No final do concurso, os poemas participantes podem ser colocados em uma área destacada da escola para que os alunos e as famílias tenham a oportunidade de lê-los.

Duração: A atividade está projetada para durar 3 ou 4 dias, embora possa ser estendida de acordo com as necessidades dos alunos ou da escola.

Material: Papéis, lápis e cartolinas.

2.3 A RIMA E AS FIGURAS DE LINGUAGEM

Neste conteúdo, os alunos conhecerão os principais recursos para embelezar e dar cadência às composições poéticas, como a rima, o metro e as figuras de linguagem. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão analisar as rimas e classificá-las segundo sejam imperfeitas ou perfeitas, ordenar os versos de um poema e identificar, entre diferentes opções, as que apresentam uma figura de linguagem.

(8)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Palavras escolhidas, rimas obtidas!

Descrição: Para trabalhar a cadência das composições poéticas, os alunos trabalharão em duplas. Cada dupla lerá diferentes poemas e escolherá um, ou, se preferir, poderá criar um texto original. Os alunos devem ensaiar a recitação do poema, enfatizando a cadência criada pelas rimas. Além disso, eles têm a opção de adicionar elementos musicais durante o recital (música, sons, ritmos,...). Cada dupla recitará o poema ou a música e os restantes alunos devem identificar se tem rima imperfeita ou perfeita e justificar sua resposta.

Duração: 50 minutos.

Material: Poemas e canções poéticas curtas que apresentam rima imperfeita ou perfeita.

2.4 A NARRATIVA

Neste conteúdo, os alunos poderão analisar a narrativa como um gênero literário, aprofundando sua composição e estrutura.

As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através deste recurso digital, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos e conceitos trabalhados analisando afirmações verdadeiras ou falsas, completando frases sobre as características da narrativa e ordenando conceitos para criar a estrutura do texto narrativo. Na seção Boh_blinotas aprenderão também que a narrativa pode assumir a forma de expressão da poesia.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Imagens com muita história.

Descrição: Dê a cada aluno um cartão em branco, deixando um máximo de 20 minutos para que ilustrem o que quiserem, por exemplo: um animal, um lugar, um personagem, etc. Quando terminarem, os alunos entregarão seus cartões e se sentarão em círculo. De forma aleatória, o primeiro aluno escolherá um cartão e começará uma narrativa relacionada com a ilustração.

No sentido horário, o próximo jogador escolherá outro cartão e continuará a narrativa, e assim por diante até o último aluno. Para a correta realização da atividade, os alunos devem seguir a estrutura da narrativa (introdução, nó e desenlace). Portanto, à medida que a narrativa progride, os alunos deverão prever em que ponto está a história e quando começar ou terminar uma parte da estrutura.

Duração: 50 minutos.

Material: Cartões e lápis.

(9)

2.5 AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Neste conteúdo, apresentado através de um vídeo, os alunos aprenderão o que é uma história em quadrinhos e quais são seus elementos mais característicos, aqueles que contribuem para a expressividade da comunicação. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA A partir deste recurso digital, os alunos analisarão a veracidade de várias afirmações sobre as características da história em quadrinhos, identificarão seus principais elementos através de imagens e selecionarão as onomatopeias das opções propostas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Criação livre de histórias em quadrinhos.

Descrição: Nesta atividade, cada aluno elaborará sua história em quadrinhos. Para isso, os alunos começarão a trabalhar de forma individual a partir das seguintes perguntas:

Qual será o tema de sua história em quadrinhos?

Que personagens terá?

Quantos quadrinhos terá?

Quando terminem de escrever um rascunho que responda a essas perguntas, os alunos começarão a elaborar sua história em quadrinhos. Acompanhe os alunos no processo de criação e oriente-os, respondendo a quaisquer dúvidas que possam surgir.

Após escrever e ilustrar a história em quadrinhos em um papel, cada aluno repassará sua história para outro colega, que proporá um novo diálogo. Desta forma, cada história em quadrinhos terá duas histórias.

No final da sessão, aproveite a oportunidade para retomar o conteúdo da seção e falar sobre as duas versões da história em quadrinhos, bem como a existência de várias opções e soluções para a mesma situação.

Peça aos alunos que pendurem os trabalhos na sala de aula, em um lugar acessível, para que todos os colegas possam lê-los.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.6 O TEATRO

Neste conteúdo, os alunos definirão o gênero dramático e seus subgêneros e identificarão suas principais características e elementos. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA A partir do recurso digital, os alunos reconhecerão o papel dos personagens em uma peça de teatro e analisarão as características do gênero e seus subgêneros (tragédia, comédia e drama).

(10)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Vamos escrever um roteiro de teatro.

Descrição: Nesta atividade, os alunos trabalharão o gênero dramático e os subgêneros estudados no recurso digital (tragédia, comédia e drama).

Comece a atividade com uma chuva de ideias, incentivando a reflexão dos alunos com perguntas como:

O que o teatro significa para você?

Que diferenças apresenta o teatro em relação aos outros gêneros literários?

Você já assistiu a uma peça de teatro?

Já leu alguma peça de teatro? Qual?

Já participou de alguma peça de teatro?

Organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas, os alunos escreverão o diálogo de uma cena de uma peça de teatro do gênero que preferirem. Para realizar a atividade, os alunos deverão:

Selecionar o subgênero que querem trabalhar.

Decidir o enredo da peça.

Fazer um rascunho do enredo, estabelecendo qual será a introdução, o nó e o desenlace da história.

Escolher um momento da história e escrever o diálogo de uma cena.

Oriente e acompanhe os alunos em suas criações literárias. No final, volte ao conteúdo da unidade e proponha uma exposição das características de cada subgênero dramático. Anote as ideias no quadro para comparar e observar as semelhanças e diferenças que existem entre eles.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.7 O TEXTO DRAMÁTICO

Neste conteúdo, os alunos conhecerão as diferentes formas que uma peça de teatro pode ter, seja a forma de diálogo, de monólogo ou de marcação. As atividades propostas para trabalhar este conteúdo são as seguintes:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos deverão indicar se os trechos propostos são diálogos ou marcações, completar textos dramáticos com as palavras correspondentes e ordenar um trecho de uma peça.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Represente o vivido!

(11)

elaborem o roteiro da peça e a representem. Eles podem trabalhar e representar diferentes situações em pequenos grupos.

No final da atuação, aproveite a atividade para refletir e avaliar como viveram a representação, bem como encontrar soluções a essa situação ou a situações semelhantes.

Duração: 60 minutos.

Material: Adereços (conjunto de objetos necessários para preparar a encenação).

3. ATIVIDADES DE CONCLUSÃO

As atividades de conclusão permitem aos alunos revisar e consolidar os conteúdos trabalhados. Para isso propomos as seguintes:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Natureza literária.

Descrição: Para reforçar as figuras de linguagem trabalhadas, o seguinte desafio será apresentado aos alunos: “Como vocês já sabem, o Drip é apaixonado pela natureza. Ele tem uma fascinação por montanhas, árvores, rios, insetos e tudo o que envolvem, e gostaria de participar de um concurso de literatura para transmitir a beleza da natureza.”

Voltando ao conteúdo da unidade e às figuras de linguagem trabalhadas no recurso digital, os alunos, organizados em duplas, deverão propor novos exemplos desses recursos literários e, assim, ajudar o Drip em seu concurso.

Para orientar os alunos em sua tarefa, pode apresentar os seguintes exemplos:

Metáfora:

“Lágrimas de crocodilo”.

“Sentir borboletas na barriga”.

Aliteração:

“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita”. (Luís de Camões)

“Chove chuva choverando...”. (Oswald de Andrade) Hipérbato:

“Caíam como chuvas as folhas das árvores outonais”.

“Suavemente cantavam as aves cada primavera”.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis

Título: Oficina de criação literária.

Descrição: Organizados em pares, os alunos deverão escrever um texto de acordo com a finalidade e as características de um dos três gêneros literários trabalhados na unidade (lírico, narrativo ou dramático).

Os textos terão em comum os personagens, pois os alunos devem criar histórias onde aparecem todos ou alguns dos personagens da nossa galera: Drip, Beep, Nam, Boh, Ploc e Kap.

Para realizar esta atividade, considere a técnica de trabalho cooperativo “Escrita cooperativa” (ver Manual de apoio ao professor). Atribua uma reportagem a cada equipe. A partir daqui, os alunos trabalharão juntos para alcançar o objetivo comum e obter bons resultados. Deverão se organizar para:

Estabelecer normas.

Estabelecer papéis.

Escrever a reportagem.

Revisar a atividade.

(12)

Depois de escrever, os alunos compartilharão suas criações com seus colegas, lendo o trabalho em voz alta.

Duração: 90 minutos.

Material: Papéis e lápis.

Título: Cartazes de teatro.

Descrição: Organizados em grupos, os alunos elaborarão um cartaz sobre as peças de teatro que encenaram na atividade de sala de aula relacionada com o conteúdo do teatro. Mantendo os mesmos grupos da atividade da sala de aula, os alunos farão um cartaz com os seguintes elementos:

Título e autor da peça.

Breve resumo do enredo.

Características da companhia de teatro que representará a peça (nome, integrantes, história da companhia, etc.).

Programação da peça (local, data e hora da peça).

Para que os alunos possam convidar todos os colegas da escola a conhecer as peças realizadas e representadas, proponha que coloquem os diferentes cartazes em uma área comum acessível a todos.

Em seguida, pode fazer uma votação com todos os alunos da escola. A peça que receber mais votos poderá se apresentar na cerimônia de fim de ano, por exemplo.

Duração: 60 minutos.

Material: Papéis, lápis e cartolinas.

4. AVALIAÇÃO

A avaliação da unidade didática é fundamental para a valorização, diagnóstico e melhoria da aprendizagem do aluno e do processo de ensino e prática docente.

Os alunos, ao finalizar a unidade, podem se pôr à prova através de uma atividade multimídia de tipo teste (Coloque-se à prova!). Esta oferece um resultado que permite identificar os conteúdos e objetivos da unidade alcançados, assim como aqueles que precisam ser reforçados.

É importante, em relação ao exposto no manual de apoio ao professor sobre a avaliação, compreender que a avaliação é um processo de

diálogo, compreensão e melhoria que deve dar resposta à aprendizagem do século XXI.

Por essa razão, além desta atividade, é importante realizar uma avaliação contínua e geral que considere a observação sistemática da consecução dos objetivos; a integração das valorizações em todos os âmbitos; uma visão global do processo de aprendizagem ao longo da etapa e que se centre no desenvolvimento; e a consolidação de competências tanto básicas como técnicas e transversais. Lembre-se que a avaliação das atividades da sala de aula deve implicar uma reflexão por parte do aluno, tanto a nível individual (autoavaliação) como de grupo (coavaliação).

Em seguida, apresentamos os itens de avaliação a serem considerados ao finalizar esta unidade didática:

Itens de competência linguística:

O aluno:

- Reconhece os principais gêneros literários.

- Identifica a função e as características dos diferentes gêneros trabalhados.

- Produz textos breves seguindo a estrutura característica de cada gênero.

(13)

Itens das competências para a vida:

O aluno:

- É capaz de detectar suas dificuldades e erros.

- Desenvolve sua imaginação e criatividade para realizar as tarefas propostas.

- Mostra respeito pelas obras literárias.

- Usa a ferramenta digital com responsabilidade.

- Esforça-se para atingir os objetivos de grupo.

conceitos-chave da unidade

Gêneros literários: categorias em que as obras literárias são classificadas de acordo com o conteúdo.

- Lírico: composições literárias caracterizadas pela manifestação de sentimentos, emoções e reflexões que normalmente são expressas em verso.

- Narrativo: obras literárias onde são relatados eventos ou acontecimentos expressados em prosa.

- Dramático: formas literárias em que a ação é apresentada através dos diálogos entre os personagens e que geralmente são escritas para serem representadas diante de um público.

Figuras de linguagem: recursos linguísticos que são utilizados para dar expressividade e cadência e embelezar as palavras e os textos.

- Aliteração: repetição de sons semelhantes. Por exemplo: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

- Hipérbato: alteração da ordem usual das palavras na frase. Por exemplo: À casa os jovens chegaram, em frente o lago.

- Metáfora: recurso que é usado para se referir a um conceito ou expressão através de outro com o qual compartilha certa semelhança. Por exemplo: O espelho da alma [os olhos].

unidades relacionadas

- Unidade: A narrativa.

- Unidade: O romance.

(14)

programação didática

ATIVIDADES CONTEÚDO TIPOLOGIA DA ATIVIDADE INTELIGÊNCIAS

MÚLTIPLAS TEMPO

INTRODUÇÃO Atividades prévias

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Assinale as frases corretas Linguístico-verbal

90’

2 Classifique: poesia, romance

ou teatro Lógico-matemática

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

1 Chuva de ideias Linguístico-verbal 2 Feche seus olhos, abra sua

mente! Intrapessoal

3 Vídeo: Histórias em

quadrinhos Visual-espacial

DESENVOLVIMENTO 1

Os gêneros literários

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 O desafio do Ploc Linguístico-verbal 2 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

80’

3 Ordene: lírico, dramático e

narrativo Linguístico-verbal

4 Agrupe por gêneros Lógico-matemática ATIVIDADES NA SALA DE AULA Identificar gêneros literários Linguístico-verbal

2 A poesia

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Assinale os enunciados

corretos Linguístico-verbal

2 Classifique os textos Linguístico-verbal 80’

3 Complete as frases Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Participando nos jogos florais Linguístico-verbal

3

A rima e as figuras de linguagem

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Rima imperfeita ou perfeita? Musical

70’

2 Ordene os versos Lógico-matemática 3 Encontre as figuras de

linguagem Linguístico-verbal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Palavras escolhidas, rimas

obtidas! Musical

4

A narrativa

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

70’

2 Complete os espaços Linguístico-verbal 3 Estabeleça a estrutura Lógico-matemática

4 Boh_blinotas Linguístico-verbal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Imagens com muita história Interpessoal

5

As histórias em quadrinhos

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Verdadeiro ou falso? Linguístico-verbal

80’

2 Escolha o balão de

pensamento Linguístico-verbal

3 Indique as onomatopeias Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Criação livre de histórias em

quadrinhos Visual-espacial

(15)

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Vamos escrever um roteiro de

teatro Linguístico-verbal

7

O texto dramático

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Marcação ou diálogo Linguístico-verbal 2 Complete o texto Linguístico-verbal 80’

3 Ordene o trecho Lógico-matemática

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Represente o vivido! Corporal-cinestésica 8

Os gêneros literários

COLOQUE-SE À PROVA Atividade de avaliação Linguístico-verbal 40’

CONCLUSÃO 9

Encerramento da unidade

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Resumo: os gêneros literários Linguístico-verbal

205’

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

1 Natureza literária Naturalista

2 Oficina de criação literária Linguístico-verbal 3 Cartazes de teatro Visual-espacial

(16)

anexos

(17)

OS Gêneros literários

NARRATIVO

Relata em prosa o que acontece com alguns personagens em um

espaço e tempo específicos.

DRAMÁTICO

Apresenta a ação através do diálogo dos personagens.

TRAGÉDIA Os personagens lutam para superar seu destino.

Imperfeita Rima as vogais.

Aliteração Repetição

de sons parecidos.

LÍRICO

Usa o verso para expressar os sentimentos e as emoções

do poeta.

Rima

Perfeita Rima as vogais e as consoantes.

Figuras de linguagem

CONTO Narrativa breve com

um enredo simples.

Metáfora Uso de um termo

por outro com o qual se assemelha.

Versos monossílabos (1 sílaba), dissílabos (2 sílabas), trissílabos (3 sílabas), redondilhas

FÁBULA Narrativa breve que transmite um

ensinamento.

LENDA

História de um evento de fantasia realizado por um

herói.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS História contada ROMANCE

História extensa com muitos personagens.

COMÉDIA Os personagens vivem situações

cotidianas.

DRAMA

Combina os elementos da tragédia e da comédia.

Hipérbato Alteração da ordem usual das palavras em uma frase.

POESIA

Expressão dos sentimentos do autor através de uma

linguagem elaborada.

Metro

Referências

Documentos relacionados

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA