• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PPG/MDR 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PPG/MDR 2011"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Programa aprovado ad referendum pelo presidente do Conselho Superior, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), de acordo com a Resolução N.

011/2004. Recomendado nos termos do Ofício N.

610-13/2005/CTC/CAPES, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Portaria N. 2.264, de 19 de dezembro de 1997, do Ministério da Educação e do Desporto.

EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL PPG/MDR 2011

1

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1

O Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional, ligado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), é ofertado em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), atuando na área de concentração: Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento Regional. Nesta área são desenvolvidas as seguintes linhas de pesquisa: 1) Organização do Território, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, 2) Sociedade, Cultura e Desenvolvimento Regional. O Programa tem por objetivo formar docentes e pesquisadores em nível de Mestrado dentro de uma das linhas de pesquisa. Assim, espera-se ao final do Curso que o aluno seja capaz de: 1) Desenvolver pensamento crítico acerca dos problemas do desenvolvimento regional; 2) Analisar as dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas das relações sociedade/Natureza; 3) Refletir sobre as condições teórico-metodológicas da interface sociedade e meio ambiente; e 4) Elaborar propostas de políticas públicas que aprimorem a melhoria da qualidade de vida.

1.2

O Regimento do Programa prioriza as atividades de docência e pesquisa, prevendo o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a apresentação da Dissertação de Mestrado.

1.3

O Programa conta com 16 (dezesseis) Professores Orientadores, com projetos de pesquisa nas respectivas áreas de orientação, e funciona nas dependências dos Blocos K e I, no Campus Marco Zero, em Macapá/AP, onde disponibiliza a docentes e discentes salas de estudo e de pesquisa, equipamentos para coleta e tratamento de dados e acesso permanente à Internet, por meio de rede interna de comunicação, interligada à Rede Nacional de Pesquisa. No aspecto bibliográfico, o Programa é atendido pelas Bibliotecas das seguintes instituições: UNIFAP, IEPA, EMBRAPA e Portal de Periódicos da CAPES.

1.4

A seleção de alunos para ingresso no ano letivo de 2011 ocorrerá nas datas e disposições especificadas no presente Edital e seus Anexos.

2

DAS INSCRIÇÕES

2.1

O prazo para realização da inscrição está compreendido entre 25 de outubro e 24 de novembro de 2010.

2.2

Os documentos necessários para as inscrições serão os seguintes:

2.2.1

Ficha de Inscrição em uma via (modelo disponível no site www.unifap.br e na Secretaria do Curso). Como as vagas são definidas com base na disponibilidade dos docentes em receber novos orientandos, na Ficha o candidato deve especificar o nome do Professor Orientador e a respectiva linha de pesquisa a qual está vinculado.

2.2.2

Anexos à Ficha de Inscrição: fotocópias autenticadas de RG, CPF, comprovante de votação da última eleição e Certificado de Reservista (para o sexo masculino).

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

2.2.3

Documento autenticado que comprove aprovação em prova de Língua Estrangeira de programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES, ou ainda Proficiência: exigência exclusiva aos candidatos que desejarem solicitar dispensa desta prova, devendo ser entregue como anexo à Ficha de Inscrição, visto que solicitações feitas a posteriori não serão consideradas.

2.2.4

Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação, ou Declaração de Conclusão de Curso, ou ainda Declaração de que é aluno(a) em fase de conclusão (com diplomação prevista até fevereiro de 2011), em curso de nível superior reconhecido pelo órgão competente, com no mínimo 2.800 h/a de integralização curricular, nos cursos de Licenciatura (Resolução CNE/CP N. 2/2002) e de 2.400 h/a nos cursos de Bacharelado (Resolução CNE/CES N. 2/2007). Para os candidatos diplomados em data anterior a 2002, aplica-se a legislação vigente à época.

2.2.5

Fotocópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação.

2.2.6

Anteprojeto de Pesquisa apresentado em, no máximo, 10 (dez) laudas e em 4 vias (modelo disponível na Internet, no site www.unifap.br e na Secretaria do Curso, segundo normas da ABNT apresentadas no Anexo C).

2.2.7

Curriculum Vitae (CV) em 4 vias (modelo Lattes/CNPq disponível em https://wwws.cnpq.br/sigef_imp/owa/pservicos.entrada?opcao=lattes). Somente uma via do CV deve vir acompanhada de cópia dos seus respectivos documentos comprobatórios, cabendo à Secretaria do Programa, no período entre 25 de outubro e 19 de novembro de 2010, atestar se as cópias conferem com os originais, pois entre 20 e 24 de novembro, os candidatos deverão apresentar as cópias autenticadas em Cartório.

2.2.7.1 Os CV devem ser entregues em envelope, com os seus comprovantes listados em folha de rosto colado, assinalado e rubricado pelo candidato e por funcionário da Secretaria do PPG/MDR.

2.2.7.2 A produção a ser considerada será a dos últimos 5 (cinco) anos.

2.3

As inscrições acontecerão de forma presencial e serão realizadas na Secretaria do PPG/MDR, no bloco K, sala 4, no horário de 14:00 às 21:00, de segunda a sexta-feira.

2.4

Os candidatos residentes fora do município de Macapá poderão fazer a inscrição pelos Correios, obrigatoriamente via SEDEX, enviando à Secretaria do Programa toda a documentação necessária.

Será considerado, como data-limite para a postagem, o último dia de inscrição.

3

DO PROCESSO SELETIVO

3.1

O processo seletivo PPG/MDR 2011 ocorrerá na UNIFAP, Campus Marco Zero, Bloco K, Departamento de Pós-Graduação e compreenderá as seguintes fases:

3.1.1

Homologação das inscrições (Eliminatória): relaciona-se à verificação da documentação protocolada pelo candidato com vistas a conferir sua adequação às regras do Edital. O recebimento da documentação pela Secretaria do Programa não implica na homologação da inscrição, pois a verificação será efetivada por comissão destinada a este fim. As inscrições que porventura carecerem de alguma documentação exigida neste Edital serão indeferidas.

3.1.2

Análise do Anteprojeto de Pesquisa (Eliminatória e Classificatória): refere-se à leitura e apreciação dos elementos constitutivos do anteprojeto, tal como estipulado no Anexo C, devendo, obrigatoriamente, enquadrar-se no tema de pesquisa do orientador escolhido. Os candidatos deverão obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos para continuar participando do processo seletivo. Esta etapa terá Peso 2.

3.1.3

Prova de Língua Estrangeira, Inglês ou Francês (Eliminatória): trata-se de responder em Português às perguntas feitas sobre um texto redigido na língua estrangeira escolhida na inscrição, com duração máxima de 3 horas, sendo permitido o uso de dicionário. Os candidatos que apresentarem atestado de proficiência em língua inglesa ou francesa serão dispensados desta Prova.

Neste caso, será considerado o resultado de seleções anteriores, de Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, realizadas até dois anos antes da data de inscrição. Os candidatos deverão obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos para continuar participando do processo seletivo.

3.1.4

Prova de Conhecimentos Teóricos (Eliminatória e Classificatória): consiste em responder às questões, ou dissertar, em até 60 linhas, sobre tema relacionado à bibliografia presente neste Edital, de

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

acordo com a linha de pesquisa escolhida pelo candidato, na inscrição. A prova terá duração máxima de 4 horas e o conteúdo estará pautado na referida bibliografia. Os candidatos deverão obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos para continuar participando do processo seletivo. Esta etapa terá Peso 3.

3.1.5

Entrevista (Eliminatória e Classificatória): diz respeito ao diálogo entre os docentes da linha de pesquisa e os candidatos nela inscritos, devidamente aprovados nas fases anteriores. A entrevista é individual, decorrendo no tempo delimitado pela Banca Examinadora, para que o candidato responda aos questionamentos. Os candidatos deverão obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos para continuar participando do processo seletivo. Esta etapa terá Peso 3.

3.1.6

Avaliação do Curriculum Vitae (Classificatória): engloba a avaliação dos títulos acadêmicos, atividades de pesquisa e produção intelectual, referentes aos últimos 5 (cinco) anos. O CV deve ser preenchido no modelo Lattes/CNPq (disponível em: http://lattes.cnpq.br/pl/curriculo/sistemas.jsp).

Esta etapa terá Peso 2.

4

DOS RECURSOS

4.1

Após a divulgação do resultado de cada etapa, o candidato terá um prazo de 24 horas para apresentar recurso à comissão organizadora do processo seletivo, bem como a Banca Examinadora para emissão de parecer.

5

DAS BANCAS EXAMINADORAS

5.1

As Bancas de cada uma das seis etapas do processo seletivo serão compostas por professores do quadro do PPG/MDR da UNIFAP.

6

DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

6.1

O cronograma do processo seletivo PPG/MDR 2011 está assim organizado:

Ord. EVENTO DATA / HORA

1 Período de inscrições 25 de outubro a 24 de novembro de 2010 2 Resultado da Homologação das Inscrições 26 de novembro de 2010

3 Resultado da Análise do Anteprojeto de

Pesquisa 30 de novembro de 2010

4 Prova de Língua Estrangeira 3 de dezembro de 2010, de 9:00 às 12:00 5 Resultado da Prova de Língua Estrangeira 7 de dezembro de 2010

6 Prova de Conhecimentos Teóricos 13 de dezembro de 2010, de 08:00 às 12:00 7 Resultado da Prova de Conhecimentos

Teóricos 16 de dezembro de 2010

8 Entrevistas 20 e 21 de dezembro de 2010

9 Resultado das Entrevistas 23 de dezembro de 2010 10 Resultado da Análise do CV 23 de dezembro de 2010

11 Resultado Final 23 de dezembro de 2010

7

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1

O material documental entregue pelos candidatos não aprovados na seleção será mantido à disposição dos candidatos na Secretaria do Programa por 60 dias após a divulgação do resultado final.

Decorrido esse prazo, o material será incinerado.

7.2

Para maiores informações, procurar a Universidade Federal do Amapá, Rod. JK, Km 2, s/n, Bairro Zerão, Macapá/AP, CEP 68902-280, Secretaria do PPG/MDR, Bloco K, sala 4. Telefone: (96) 3312-1740, Fax: (96) 3312-1741. Email: ppgmdrsecretaria@unifap.br

7.3

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do processo seletivo.

Prof.Dr. Yurgel Pantoja Caldas

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPG/MDR).

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL ANEXO A – Bibliografia para a prova de conhecimentos teóricos

LINHA DE PESQUISA: ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Programas Regionais. Proposta de Reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira. (Cap. I, II e III).

http://www.integracao.gov.br/publicacoes/index.asp?area=publicacoes

CARDOSO, Ana Cláudia (Org.). Experiências de planos diretores na Amazônia. Belém: EdUFPA, 2007.

PORTO, Jadson Luis Rebelo. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais (1943- 2000). Macapá: SETEC, 2003 (Cap. II e III).

TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Edusp/Oficina de Textos, 2000 (Cap. 20 e 24).

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro:

Garamond, 2005.

LINHA DE PESQUISA: SOCIEDADE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. A. da S. Políticas de educação: concepções e programas. In:

WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. (Org.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasil: ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001.

AZEVEDO, Janete M. L. de. A educação como política pública. 2. ed. ampl. Campinas: Autores Associados, 2001.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 1993.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT, 1989.

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

ANEXO B – Orientadores ofertando vagas neste Edital

LINHA DE PESQUISA: ORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

1. Prof. Dr. Antonio Sérgio Monteiro Filocreão (Doutor pela UFPA). Vagas ofertadas: 2.

Tema de Pesquisa: Desenvolvimento Rural, Agroecologia, Agroestrativismo e Agricultura Familiar.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo:

HUCITEC/ANPOCS/UNICAMP, 1992.

FILOCREÃO, Antonio Sérgio Monteiro. Extrativismo e capitalismo: manutenção, funcionamento e reprodução da economía extrativista do Sul do Amapá. Macapá: SEMA, 2002.

SANTILLI, Juliana. Socioambientalismo e novos direitos: proteção jurídica à diversidade biológica e cultural. São Paulo: Petrópolis, 2005.

SEVILLA-GUZMÁN, Eduardo; MOLINA, Manuel González de. Sobre a evolução do conceito de campesinato. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro:

Garamond, 2005.

VEIGA, José Eli da. O desenvolvimento agrícola: uma visão histórica. São Paulo: Edusp/HUCITEC, 1991.

2. Prof. Dr. Gilberto Ken-Iti Yokomizo (Doutor pela USP). Vagas Ofertadas: 2.

Temas de Pesquisas: a) Pré-coleta, coleta e pós-coleta de recursos vegetais de potencial para uso sustentável; b) Avaliação e seleção de materiais genéticos vegetais para apoiar o desenvolvimento sustentável na região de cerrado do Amapá.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

CAVALCANTE, A. Conservação da Biodiversidade. Disponível em:

http://www.noolhar.com/opovo/cienciaesaude/383204.html.

CAVALCANTI, T. B. (Ed.). Fundamentos para a coleta de germoplasma vegetal. Brasília, DF:

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005. cap. 5, p.179-211.

GUARINO, L.; RAMANATHA RAO, V.; REID, R. Collecting plant genetic diversity: technical guidelines. CAB International, Wallingford, UK, 1995, 748p.

NASS, L. L.; VALOIS, A. C. C.; MELO, I. S. de; VALADARES-INGLIS, M. C. Recursos genéticos e melhoramento: plantas. Rondonópolis: Fundação MT, 2001. 1183p.

VENCOVSKY, R. ; BARRIGA, P. Genética biométrica no fitomelhoramento. Ribeirão Preto:

Sociedade Brasileira de Genética, 1992. 486p.

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

WALTER, B. M. T.; CAVALCANTI, T. B. A prática da coleta de germoplasma. In: WALTER, B.M.T.; CAVALCATI, T. B. (Ed.). Fundamentos para a coleta de germoplasma vegetal. Brasília:

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005.

3. Prof. Dr. Jadson Luís Rebelo Porto (Doutor pela UNICAMP). Vagas ofertadas: 2.

Temas de Pesquisa: Transformações espaciais, econômicas e sociais da fronteira setentrional (Dinâmicas territoriais, estudos da paisagem e do meio ambiente)

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil (1930-1970, 1970- 1995). 2. ed. rev. aum. Campinas: UNICAMP/IE, 1998.

LOUREIRO, Violeta R. Amazônia: Estado, homem, natureza. Belém: CEJUP, 1992. Coleção Amazoniana 1).

PORTO, Carlos Walter Gonçalves. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

PORTO, Jadson Luís Rebelo. Amapá: principais transformações econômicas e institucionais (1943- 2000). Macapá: SETEC, 2003.

PORTO, Jadson Luís R.; SILVA, Gutemberg de V. Novos usos e (re)construções da condição fronteiriça amapaense. In: Novas Cadernos NAEA, v. 12, n. 2, dez. 2009, p. 253-267. Acesso:

wttp://WWW.periodicos.ufpa.br/índex.php/ncn/issue/view/25

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: território e sociedade no início do século XXI.

Rio de Janeiro: Record, 2001.

4. Profa. Dra. Odete de Fátima Machado da Silveira (Doutora pela UFPA). Vagas ofertadas: 1.

Tema de Pesquisa: Dinâmica geomorfológica e a gestão ambiental: a) Relações entre relevo e áreas de risco; b) Redes de drenagem e análise morfodinâmica.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

COSTA, Helder. Enchentes no Estado do Rio de Janeiro: uma abordagem geral. Rio de Janeiro:

SEMADS, 2001.

INDIAN NATIONAL SCIENCE ACADEMY, Chinese Academy of Sciences. Growing populations, changing landscapes: studies from Índia, China and the United States

(http://www.nap.edu/catalog/10144.html ).

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Secretaria Nacional da Defesa Civil. Política nacional de Defesa Civil. Brasília, 2007 (Diário Oficial da União, nº 1, de 02 de janeiro de 1995;

Resolução nº 2, de 12 de dezembro de 1994).

ROSS, J. I. S. Geomorfologia, ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

SUGUIO, Kenitiro. Mudanças ambientais da Terra. São Paulo: Instituto Geológico, 2008.

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

VALCARCEL, R. Problemas de recuperação de áreas degradadas nos Alpes italianos e franceses. In:

WORKSHOP SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 1991, Itaguaí. Anais...

Itaguaí|: UFRJ, 1991.

5. Profa. Dra. Valdenira Ferreira dos Santos (Doutora pela UFF). Vagas ofertadas: 2.

Temas de Pesquisa: Geologia ambiental e planejamento territorial. a) Modificações ambientais em áreas costeiras e desenvolvimento territorial; b) Sensoriamento remoto aplicado ao planejamento e desenvolvimento regional.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

BERGER, A. R., IAMS, W. J. Geoindicators: assessing rapid environmental changes and Earth systems. Rotterdam: A. A. Balkema, 1996.

KELLER, E. A. Environmental Geology. Prentice-Hall, Inc., 2000.

NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento remoto: princípios e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2008.

SANTOS, V. F. 2006. Ambientes costeiros amazônicos: avaliação de modificações por

sensoriamento remoto. 2006. Tese (Doutorado)– CPGGM/IGEO, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa

SILVA, C. R. Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008.

SUGUIO, K. Geologia do Quaternário e mudanças ambientais. São Paulo: Paulo’s, 2001.

6. Prof. Dr. Valter Gama Avelar (Doutor pela UFPA). Vagas ofertadas: 2.

Tema de Pesquisa: Geologia ambiental e planejamento territorial. a) Geologia e Geomorfologia aplicada ao planejamento territorial; b) Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo; c) Aspectos da degradação ambiental em áreas associadas à mineração e riscos geológicos em áreas de

movimentos de massa.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

CERRI, L. E. Riscos geológicos associados a escorregamentos: uma proposta para a prevenção de acidentes. 1993. Tese (Doutorado em Geociências e meio ambiente) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1993.

GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia ambiental. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2006

SILVA, C. R. Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008.

SUGUIO, K. Mudanças ambientais da Terra. São Paulo: Instituto Geológico, 2008.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Edusp/Oficina de Textos, 2000.

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

LINHA DE PESQUISA: SOCIEDADE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

1. Prof. Dr. José Maria da Silva (Doutor pela UnB). Vagas Ofertadas: 3.

Temas de Pesquisa: a) Etnografia de populações amazônicas não indígenas (estrutura social, ritos e representações; cultura e identidades; desenvolvimento e populações tradicionais); b) Estudos antropológicos sobre desigualdades regionais (migrantes, raça, gênero e relações de alteridades); c) Antropologia da política (análise da política a partir da perspectiva antropológica; etnografia e estudos de caso sobre facções políticas, partidos; o desempenho de atores políticos em eleições ou mandatos;

processos eleitorais, relações políticas, representações sociais da política; comunicação e política).

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

Tema a):

ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui; NEVES, Walter (Org.). Sociedades caboclas amazônicas:

modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume, 2006.

SILVA, José Maria. O espetáculo do boi-bumbá: folclore, turismo e as múltiplas alteridades em Parintins. Goiânia: UCG, 2007.

Tema b):

CAVALCANTI, Josefa Salete; WEBER, Silke; DWYER, Tom (Org.). Desigualdade, diferença e reconhecimento. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009.

LIMA, Roberto Kant. Antropologia e direitos humanos. v. 5. Brasília; Rio de Janeiro:

ABA/Booklink, 2008.

Tema c):

KUSCHNIR, Karina. Antropologia da política. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

PALMEIRA, Moacir; GOLDMAN, Marcio. Antropologia, voto e representação política. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 1996.

2. Prof. Dra. Norma Iracema de Barros Ferreira (Doutora pela UNESP). Vagas Ofertadas: 1.

Tema de Pesquisa: Política e gestão educacional. a) Público versus privado em educação; b) A reforma do Estado e seus reflexos na sociedade e na educação; c) A política e a gestão da educação na Amazônia e no Amapá.

Bibliografia sugerida como apoio à elaboração do projeto de pesquisa:

ADRIÃO, Theresa; CAMARGO, Rubens B. de. A gestão democrática na Constituição Federal de 1988. In: OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação:

análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.

CAMINI, Lúcia (Coord.). et al. Educação pública de qualidade social: conquistas e desafios.

Petrópolis: Vozes, 2001. cap. 2.

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

NEVES, Lúcia M. W. Educação e política no Brasil de hoje. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. cap. 1 (2ª parte).

OLIVEIRA, Dalila A. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In:

FERREIRA, Naura S. C.; AGUIAR, Márcia A. da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PARO, Vitor H. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, R. P.

de; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.

SACRISTÁN, José G. Educação pública: um modelo ameaçado. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. da (Org.). Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo.

Brasília: CNTE, 1996.

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO/MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

ANEXO C – Formatação do anteprojeto de pesquisa

1

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO: deverão estar em conformidade com a ABNT, nos seus desdobramentos em NBR, conforme a seguir:

1.1

NBR 14724: 2005 (formato; margem; espacejamento, em todas as subdivisões; paginação;

numeração progressiva).

1.2

NBR 10520: 2002 (siglas; equações; fórmulas; ilustrações e tabelas, se for o caso).

2

ESTRUTURA: deve seguir o estipulado pela NBR 15287: 2005, englobando elementos:

2.1

Pré-textuais:

2.1.1

Capa (nome completo do candidato; título e subtítulo, se houver; nome do Professor Orientador e Linha de Pesquisa; nome da cidade; ano de entrega).

2.1.2

Folha de rosto (nome do completo do candidato; título e subtítulo, se houver; tipo de projeto e instituição a que está sendo submetido; nome da cidade; ano de entrega).

2.1.3

Sumário (de acordo com a NBR 6027: 2003).

2.2

Textuais:

2.2.1

Tema; Problema; Hipótese; Objetivos (geral e específicos); Justificativa; Referencial Teórico;

Metodologia (método/técnicas, instrumentos, sujeitos e locus); Cronograma.

2.3

Pós-textuais:

2.3.1

Referências (conforme o que dispõe a NBR 6023: 2002).

Referências

Documentos relacionados

reserva o direito de alterar preços bem como especificações dos produtos sem aviso prévio / REPAGAS, S.A. se réserve le droit de modifier les prix et les caractéristiques du

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

A competência para autenticação de livros digitais é da Junta Comercial. As pendências relativas à autenticação devem ser verificadas diretamente na Junta Comercial..

Os 50 anos do Iate Clube de Brasília não poderiam e nem passarão em branco, daí o senhor comodoro ter instituído uma comissão para sugerir projetos com vistas a turbinar

Segundo Campos e Baptista (2013, pp. 115-117), o dinamismo da cultura e das artes, bem como todo o seu potencial criativo podem gerar mudanças de comportamento e promover o

amnésia é um dos efeitos colaterais mais característicos, tornando-a uma droga preferida para ataques sexuais como o estupro.(12,14) [A,B] Seus efeitos tóxicos são

Com a minha trajetória acadêmica, senti a necessidade de trabalhar o tema Educação Sexual na perspectiva de colaborar com a formação inicial dos licenciandos em Ciências

- Usar todos os dias a REVIVER – Loção Termal Buona Vita burrifando no local desejado, em seguida aplicar o REVIVER – Loção Hidratante Buona Vita 2x ao dia e espalhando com