• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL Nº 870

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL Nº 870"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL Nº 870

LOCADOR: Arao Barbi, brasileiro, casado, corretor de seguros, RG nº 1580187 e inscrito no CPF sob o nº 542.093.079-04, residente e domiciliado na cidade de Jaraguá do Sul, neste ato representado por sua procuradora Imóveis Planeta Ltda.

LOCATÁRIO 1: Eliandra Andreza Dutra Bergamaschi, brasileira, nascido em 18/12/2001, solteira, costureira industrial, RG nº 7528652 e inscrito no CPF sob o nº 058.488.039-19, com endereço na Rua Richart Piske, 270, Czerniewicz, Jaraguá do Sul, 89255-110 e com os contatos, (47) 99677-6947, eliandradutra17@gmail.com.

FIADORA: CREDPAGO SERVIÇOS DE COBRANÇA S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º 25.027.928/00001-90, com sede na Rua Abraham Lincoln, 263, Seminário, Curitiba/PR.

ADMINISTRADORA: IMÓVEIS PLANETA LTDA., CRECI 2405-J, CNPJ nº 06.889.807/0001-03, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 557, Centro, Jaraguá do Sul/SC; e esta pelo seu administrador Flávio José Marcatto Filho, brasileiro, casado, corretor de imóveis, inscrito no CPF nº 649.925.609-97, residente e domiciliado nesta cidade de Jaraguá do Sul (SC) ao final assinado neste contrato.

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO DA LOCAÇÃO

O LOCADOR, na qualidade de legítimo proprietário do imóvel comercial objeto deste contrato, coloca à disposição do LOCATÁRIO: Apartamento, Rua Georg Niemann, 385 - Apto 204 - Ed. Dinamarca, Baependi, 89.256-090, melhor descrito na matrícula 81.734 do Registro de Imóveis de Jaraguá do Sul, cadastro na Prefeitura 67.497. UC consumidora Energia 51071620 | UC consumidora Água pelo condominio.

Parágrafo primeiro: O LOCATÁRIO utilizará o imóvel para fins residenciais, destino este que não poderá ser alterado sem o prévio consentimento escrito do LOCADOR, sendo vedada qualquer cessão, transferência ou sublocação, ainda quando parcial, temporária, gratuita ou onerosa.

Parágrafo segundo: O LOCATÁRIO não poderá sublocar nem emprestar o imóvel no todo ou em partes.

Parágrafo terceiro: O LOCATÁRIO declara ter recebido, juntamente com este contrato, relação escrita do estado do imóvel ora locado (LAUDO DE VISTORIA), o qual passa a fazer parte integrante do mesmo, obrigando-se a manter tudo conforme receberam, e restituí-lo nas mesmas condições, custeando todas as providências correlativas, inclusive a pintura interna e os reparos necessários. O LOCATÁRIO apresentará dentro de 10 (dez) dias, por escrito, observações que julgar necessárias

(2)

quanto ao estado de conservação do imóvel, que não conferem com a vistoria que receberam. As duas vistorias, a inicial e a final (a ser assinada após a entrega das chaves) deverão ser firmadas pelas partes contratantes e a recusa por parte da LOCATÁRIO implicará no reconhecimento dos danos apurados.

Parágrafo quarto: Na hipótese em que o imóvel estiver sem energia elétrica, o LOCATÁRIO deverá imediatamente após a assinatura do presente contrato, dirigir-se à concessionária de serviço público e lá providenciar, às suas expensas, a religação da energia. Se houver débitos em nome de terceiros, (ou seja, que não seja em nome do LOCADOR) não será necessário o

pagamento do débito pretérito por força do que dispõe o art. 128 da Resolução 414/2010 da ANEEL. Caso o imóvel esteja com energia ligada, o LOCATÁRIO obriga-se neste ato a mandar transferir para o seu nome e em prazo não superior a 3 (três) dias úteis, a contar da data de assinatura deste contrato, junto às concessionárias, a responsabilidade pelos pagamentos das faturas de consumo geradas.

Parágrafo quinto: O LOCATÁRIO fica cientes de que pode, para sua segurança, proceder a troca do miolo da fechadura do imóvel ora locado, antes de efetuar a sua mudança.

CLÁUSULA SEGUNDA - PRAZO DA LOCAÇÃO

O prazo de locação do presente contrato é de 12 meses, iniciando em 03 de Novembro de 2021 e terminando de pleno direito no dia 01 de Novembro de 2022, independentemente de qualquer aviso ou notificação, quer seja judicial ou extra Judicial, data em que o LOCATÁRIO se obriga a restituir o imóvel completamente desocupado, livre de coisas e de pessoas, em bom estado de conservação e limpeza, com os alugueres, impostos, taxas e demais encargos, integralmente quitados.

Parágrafo primeiro: se O LOCATÁRIO, usando da faculdade que lhe confere o artigo 4º da Lei nº 8.245/71, devolver o imóvel locado antes do vencimento do prazo ajustado no caput desta Cláusula, pagará ao LOCADOR uma multa rescisória

correspondente ao valor de 03 (três) aluguéis, proporcional ao prazo restante para o término do contrato, devendo comunicar ao LOCADOR, através da ADMINISTRADORA, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, por escrito.

Parágrafo segundo: Findo o prazo ajustado de 12 (doze) meses e o LOCATÁRIO permanecer no imóvel por mais de 30(trinta) dias sem oposição do LOCADOR, passará a locação a ser por prazo indeterminado, permanecendo em vigor as demais disposições contratuais.

Parágrafo terceiro: Tornando-se a locação por prazo indeterminado, poderá o LOCADOR denunciar o presente Contrato a qualquer tempo, por escrito, desde que concedido o LOCATÁRIO o prazo de 30 (trinta) dias para desocupação, sem pagamento de multa rescisória. Se notificado o LOCATÁRIO e este não restituir o imóvel locado, pagará, enquanto o tiver em seu poder, o aluguel reajustado pelos índices legais e os encargos legais e contratualmente pactuados, bem como responderão por danos que o imóvel venha a sofrer, mesmo decorrentes de caso fortuito.

Parágrafo quarto: Na locação por prazo indeterminado, o LOCATÁRIO poderá denunciar a locação mediante aviso por escrito ao LOCADOR, com antecedência mínima de 30(trinta) dias, sem pagamento de multa rescisória.

(3)

Parágrafo quinto: No caso de renovação automática deste Contrato, na forma estabelecida no Parágrafo Segundo desta Cláusula, subsistirão integralmente as Cláusulas firmadas neste Contrato, sobretudo aquelas relativas às sanções por inadimplemento contratual ou mora.

CLÁUSULA TERCEIRA - DO VALOR DO ALUGUEL

O aluguel mensal convencionado nesta data é de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta) que o LOCATÁRIO se compromete pagar pontualmente até o dia 10(dez) de cada mês vencido e serão pagos através de boleto bancário, em qualquer agência bancária até o seu vencimento, ou da forma que a administradora indicar, juntamente com os acessórios da locação, encargos, taxas tributos de qualquer natureza, inclusive seguro contra incêndio que deverão ser pagos até o dia 10(dez) de cada mês, em moeda corrente nacional na data do efetivo pagamento. Caso haja o extravio do boleto bancário o aluguel e encargos deverão ser pagos diretamente na sede da Imobiliária, ficando desde já acertado que hipótese alguma serão liberados os juros de mora e a multa sobre os valores em atraso, conforme parágrafo primeiro desta cláusula, bem como fica vedado o pagamento através de depósito bancário, exceto se autorizado por escrito.

Parágrafo primeiro: Em caso de atraso no pagamento do aluguel e outros encargos da locação ficarão o LOCATÁRIO e FIADORES sujeitos a uma multa de mora correspondente a 10% (dez por cento) sobre o valor de débito em atraso, além de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, correção monetária e despesas financeiras, passando a cobrança a ser feita por advogado, podendo resultar no imediato ajuizamento da ação de despejo.

Parágrafo segundo: O aluguel mensal acima pactuado será reajustado automaticamente a cada período de 12 (doze) meses, tendo-se por base o IGPM positivo ou na sua falta, outro índice que vier a substituí-lo, não havendo redução do aluguel em caso de deflação do índice ajustado, mantendo-se, neste caso, o valor que estava sendo cobrado.

Parágrafo terceiro: Se em virtude de Lei subsequente, vier a ser admitida a correção do valor do aluguel em periodicidade inferior à prevista na legislação vigente, à época de sua celebração, concordam as partes, desde já, em caráter irrevogável, que a correção do aluguel e o seu indexador passarão automaticamente a ser realizada no menor prazo que for permitido pela Lei posterior.

Parágrafo quarto: Fica desde já esclarecido que o recebimento do aluguel e/ou encargos referidos nesta cláusula fora do prazo fixado, constituirá ato de mera de tolerância, do qual não se poderá inferir novação do ajustado, bem como no caso de ter ocorrido ajuizamento da ação de cobrança ou despejo, dito recebimento não poderá ser interpretado como desistência ou renuncia ao pedido ali formulado.

CLAUSULA QUARTA - DA MULTA POR ATRASO NO PAGAMENTO DO ALUGUEL

O não pagamento do aluguel e demais encargos, legais ou contratuais, no prazo do vencimento, ficarão o LOCATÁRIO e /ou FIADORES, sujeitos à multa de mora correspondente a 10% (dez por cento) sobre o valor do débito em atraso, além dos juros de 1,0% (um por cento) ao mês, ou fração, correção monetária medida pelo IGP-M(FGV), despesas financeiras e reembolso de eventuais despesas relativos à cobrança, e, posteriormente, sua cobrança será feita amigavelmente através de advogado,

(4)

obrigando-se o LOCATÁRIO e/ou FIADORES a pagarem as despesas daí decorrentes (honorários advocatícios), pactuados, desde logo, em 10% (dez por cento) da soma do débito (pagamento em atraso, multa, juros e correção), resultando, caso não haja acerto amigável e continue a inadimplência, ficarão sujeito no imediato ajuizamento da ação de despejo ficando sujeitos o LOCATÁRIO e FIADORES aos honorários advocatícios fixados na base de 20% (vinte por cento), custas e demais cominações legais.

Parágrafo Primeiro: Os percentuais de multas e juros previstos no parágrafo anterior não serão aplicados para as despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio, quando for o caso, pois para tais cobranças serão aplicadas as penas previstas na Convenção Condominial.

CLAUSULA QUINTA - OUTROS ENCARGOS

O LOCATÁRIO pagará mensalmente, além do aluguel, todos os impostos e taxas que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel locado, os quais poderão ser cobrados do LOCATÁRIO em parcelas, juntamente com o aluguel, incluindo entre estes: seguro de incêndio, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Taxa de Lixo, Serviços Públicos, Condomínio, taxa de mudança, água, energia, esgoto e taxa de ocupação, se for o caso. Quando tais pagamentos foram feitos pelo LOCADOR, o LOCATÁRIO ressarcirá ao mesmo, mensalmente, juntamente com o aluguel na data do seu vencimento, os valores por ele pagos.

Parágrafo Primeiro: Caso ditas despesas não sejam cobradas juntamente com o aluguel mensal, poderá o LOCADOR, solicitar a apresentação de quitação no momento do pagamento do aluguel, e caso o LOCATÁRIO não apresente ao LOCADOR ou seu representante os respectivos comprovantes, ficará caracterizada infração contratual grave, dando ensejo a aplicação das sansões aqui previstas, inclusive a recusa ao recebimento dos alugueis até que dita obrigação seja cumprida, sem prejuízo de exigir multas e juros.

Parágrafo Segundo: Caso o LOCATÁRIO, juntamente com as despesas ordinárias de condomínio, efetue o pagamento de quaisquer despesas extraordinárias (art. 22, X, § único, Lei 8.245/91), inclusive aquelas relativas a constituição do fundo de reserva, deverão de imediato, enviar à sede da empresa administradora o comprovante de pagamento, juntamente com o documento do condomínio ou a ata de assembléia que justifique tal cobrança, para que a administradora proceda o desconto no boleto bancário do aluguel referente ao período subsequente ao envio.

Parágrafo Terceiro: Se o LOCATÁRIO deixar de enviar os comprovantes de pagamento das despesas extraordinárias nos termos do parágrafo anterior, as mesmas serão ressarcidas nos meses subsequentes a solicitação, em tantas vezes que tenham sido realizados os pagamentos pelo LOCATÁRIO junto ao condomínio, sem direito a inclusão de juros e correção monetária, sendo de responsabilidade da ADMINISTRADORA a cobrança destes comprovantes.

CLÁUSULA SEXTA: DO SEGURO

O LOCADOR não se responsabiliza de modo algum pelos prejuízos que o LOCATÁRIO venha sofrer decorrentes de incêndio, tempestade, inundação, raio ou qualquer outro tipo de acidente e para prevenir a responsabilidade, o LOCATÁRIO autoriza

(5)

expressamente ao LOCADOR a cobrar, juntamente o aluguel, o prêmio de seguro contra incêndio, raio, explosão, danos elétricos, curto circuito, vendaval e perda pagamento de aluguel do imóvel locado, e a renová-lo anualmente enquanto perdurar a locação, sendo certo que dito seguro não cobrirá os móveis e utensílios do LOCATÁRIO, razão pela qual o mesmo deverá contratar as suas expensas ditas coberturas.

CLÁUSULA SÉTIMA: DA VISTORIA

Reconhece o LOCATÁRIO que recebe o imóvel com todas as suas instalações elétricas e hidráulicas, aparelhos, utensílios e acessórios em perfeito estado de funcionamento, e assim, como os mesmos obrigam-se a mantê-los durante toda a locação e quando esta findar, restituí-los em perfeitas condições de habitualidade, promovendo previamente, a reparação de qualquer estrago que tenha ocorrido em suas instalações, aparelhos, utensílios e acessórios.

Parágrafo primeiro: A vistoria inicial foi realizada pela REDE VISTORIAS. em conjunto com o LOCATÁRIO, cujo documento fica fazendo parte integrante do presente contrato.

Parágrafo segundo: A entrega das chaves, para a vistoria final, não exonera o LOCATÁRIO e FIADORES, seus herdeiros e sucessores das obrigações contratuais, inclusive quanto ao pagamento do aluguel. As obrigações contratuais do LOCATÁRIO e FIADORES, perante o presente contrato de locação, somente cessarão quando da assinatura do Termo de Rescisão contratual, o qual ocorrerá após a quitação integral de todos os débitos existentes, inclusive após todos os reparos e indenizações de

responsabilidade do LOCATÁRIO apuradas na vistoria final.

Parágrafo terceiro: Se até a entrega das chaves, o LOCATÁRIO não tiver executado as pinturas, consertos ou reparos

necessários, não poderão mais efetuá-lo. Os reparos serão efetuados pelo LOCADOR podendo cobrar estes do LOCATÁRIO e FIADORES.

Parágrafo quarto: O LOCADOR reserva-se o direito de vistoriar o imóvel em qualquer época, desde que avisem, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, o dia e a hora de sua visita. A não obediência ao disposto neste parágrafo caracteriza infração ao presente contrato, facultando ao LOCADOR optar pela rescisão contratual.

CLÁUSULA OITAVA: RESPONSABILIDADE DO PAGAMENTO DAS TAXAS E TRIBUTOS

É de responsabilidade do LOCATÁRIAO as despesas de água, energia elétrica, gás, despesas ordinárias de condomínio, taxa de lixo, taxa de esgoto, taxa de limpeza pública, prêmio de seguro contra fogo, inclusive o complementar, prevenção de incêndio, calefação, taxa de iluminação pública, conservação de vias e/ou outras taxas que venham a incidir sobre o imóvel locado, qualquer que seja sua forma de cobrança, bem como os aumentos no preço ou consumo destas utilidades, correrão por conta e

responsabilidade do LOCATÁRIO, mesmo que sejam constatadas após o término da locação, desde que referente ao período da locação. Tais taxas serão pagas diretamente pelo LOCATÁRIO na sede da Administradora ou no órgão arrecadador

competente.

(6)

CLÁUSULA NONA: DESTINAÇÃO DO IMÓVEL

O LOCATÁRIO destinará o uso do imóvel ora locado para fins, exclusivamente, RESIDENCIAIS, devendo fazê-lo de modo a não prejudicar o imóvel e seus vizinhos, em se tratando de edifício, para o que deverá tomar conhecimento do regulamento interno do condomínio, para não alegar desconhecimento, respeitando-o em seu todo, sob pena de rescisão do presente contrato.

Parágrafo Primeiro: Se o LOCATÁRIO usar o imóvel ora locado para fins não ajustados ou a que se destina a locação, ou se o imóvel se danificar por abuso do LOCATÁRIO, o LOCADOR poderá rescindir o contrato de locação e exigir perdas e danos, conforme previsto no art. 570 do Código Civil.

Parágrafo Segundo: O LOCATÁRIO obriga-se: a respeitar os direitos de vizinhança, evitando a prática de quaisquer atos que venham a perturbar a tranquilidade e as condições de saúde pública; observar o regulamento estabelecido pelo LOCADOR ou pela Convenção de Condomínios e seu regulamento interno, documentos cujo teor o LOCATÁRIO se obriga a inteirar-se mediante a consulta ao zelador ou sindico do prédio.

CLÁUSULA DÉCIMA: DAS BENFEITORIAS e MANUTENÇÃO DO IMÓVEL

Quaisquer modificações, benfeitorias, mesmo as necessárias, dependerão de prévia anuência e autorização expressa do

LOCADOR, ficando as feitas sem esta formalidade incorporadas ao imóvel ora locado sem direito de indenização e nem podendo o LOCATÁRIO nelas fundamentar o direito de retenção. Mas, ainda que permitidas as modificações e benfeitorias, ficarão elas, da mesma forma aderidas ao imóvel, sem direito à indenização ou retenção, ressalvando-se, todavia, a obrigação do

LOCATÁRIO de retirá-las se não convier ao LOCADOR permanecer com as mesmas.

Parágrafo primeiro: Salvo as obras que importem na segurança do imóvel, o LOCATÁRIO obriga-se por todas as outras, devendo manter o imóvel ora locado em boas condições de higiene e limpeza, com os aparelhos sanitários e de iluminação, pintura interna e externa, telhados, vidraças, pisos, fechos, torneiras, pias, banheiros, ralos e demais acessórios, tudo em perfeito estado de conservação e funcionamento, para que assim se encontrarem quando forem entregues as chaves. Desta forma, nenhum direito a retenção ou indenização, caberá o LOCATÁRIO por quaisquer benfeitorias, ainda que necessárias, as quais ficarão desde logo incorporadas ao imóvel e jamais poderão ser feitas em desacordo com as leis vigentes sem prévio e expresso consentimento por escrito da ADMINISTRADORA.

Parágrafo segundo: O LOCADOR poderá recusar as chaves se o imóvel não estiver em ordem e o LOCATÁRIO e/ou FIADORES não pagarem o valor das reparações julgadas necessárias, continuando o aluguel sob a responsabilidade do

LOCATÁRIO e/ou FIADORES e até a solução da pendência. O LOCATÁRIO comprovará a entrega das chaves e a devolução do imóvel mediante recibo assinado pela ADMINISTRADORA.

Parágrafo terceiro: A devolução das chaves será precedida de vistoria a ser realizada no imóvel desocupado, pela

ADMINISTRADORA, ou seu(s) representante(s), no qual serão constatados e avaliados eventuais estragos cuja reparação ficará a cargo e sob responsabilidade do LOCATÁRIO e/ou FIADORES, sem prejuízo do pagamento do aluguel até que o imóvel seja entregue inteiramente em ordem, bem como da multa contratual.

(7)

Parágrafo quarto: Fica estipulado que as chaves do imóvel somente serão recebidas pela ADMINISTRADORA, juntamente com o comprovante de pagamento total das contas de energia elétrica, condomínio, água, inclusive o protocolo de desligamento da energia, permanecendo vigente o Contrato em toda a sua plenitude, até a efetiva comprovação do pagamento das obrigações acima referidas, respondendo o LOCATÁRIO, durante esse tempo, pelo aluguel e demais encargos da locação, sendo tal obrigação extensiva aos FIADORES.

Parágrafo quinto: Não sendo o imóvel restituído nas condições apontadas pela vistoria de entrada, persistirá a responsabilidade por aluguéis e encargos, ainda que restituídas provisoriamente às chaves do imóvel até a conclusão dos reparos, ocasião que a entrega se tornará definitivamente realizada. Sobre o valor dos reparos incidirá a correção monetária legal. Sendo os reparos realizados pela ADMINISTRADORA ou LOCADOR, o aluguel será devido até o efetivo reembolso pelo LOCATÁRIO e/ou FIADORES das despesas, devidamente corrigidos monetariamente. Enquanto não for regularizada qualquer situação pendente, o LOCATÁRIO e FIADORES continuarão com a total responsabilidade dos débitos, aluguéis e pela regularização das pendências existentes.

Parágrafo sexto: Quaisquer irregularidades verificadas no estado do imóvel ou no funcionamento dos aparelhos e acessórios relacionados no Parágrafo Primeiro desta Cláusula, obriga o LOCATÁRIO a dar conhecimento o LOCADOR dos defeitos encontrados, por escrito à ADMINISTRADORA, entendendo-se que só terá valor tal reclamação se realizada até 10(dez) dias contados da data da constatação da irregularidade. Outrossim, se o imóvel necessitar de reparos urgentes o LOCATÁRIO será obrigada a consenti-los. Caso se recuse, está caracterizada a infração legal, ensejadora do despejo, com fulcro no Artigo 9º (nono), II da Lei 8245/91.

Parágrafo sétimo: Toda e qualquer despesas para a instalação da empresa do LOCATÁRIO no imóvel locado será arcada única e exclusivamente pelo LOCATÁRIO.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: DA TRANSFERÊNCIA E SUBLOCAÇÃO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO O LOCATÁRIO não poderá sublocar, ceder ou emprestar o imóvel, no todo ou em parte, sem o prévio consentimento, por escrito do LOCADOR.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: RESCISÃO CONTRATUAL

A falta de cumprimento de quaisquer das cláusulas do presente instrumento contratual importará na sua rescisão de pleno direito, ficando a parte infratora sujeita ao pagamento de multa correspondente a três meses de aluguéis atualizados, em favor da prejudicada, incidindo sobre os mesmos a correção monetária, motivo pelo qual a citada quantia não permanecerá estática, principalmente se ocorrer a desocupação do imóvel antes do prazo previsto na cláusula quinta, conforme art. 571 do Código Civil e art. 4 da Lei 8.245/91.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: DA VENDA DO IMÓVEL

(8)

O LOCADOR obriga-se em caso de venda do imóvel objeto da locação, a denunciar a existência deste instrumento, obrigando o novo proprietário ao cumprimento do mesmo em todas as suas condições, cabendo o LOCATÁRIO, antes de qualquer coisa, o direito de preferência. Sendo efetivada a venda, o comprador concederá o LOCATÁRIO o prazo de 90(noventa) dias para desocupação do imóvel, isento de multa contratual, conforme Lei nº 8245/91, artigo 8º (oitavo). Contudo neste período o LOCATÁRIO continuará pagando o aluguel e demais despesas devidas.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: DAS CITAÇÕES

O LOCATÁRIO e FIADORES outorgam pelo presente instrumento, reciprocamente, amplos e especiais poderes para

receberem, em conjunto ou separadamente, independentes da ordem de nomeação, quaisquer correspondências, ofícios, citações, inclusive iniciais, notificações, intimações de ordem judicial decorrentes de quaisquer ações oriundas do presente contrato de locação, podendo inclusive celebrar acordos e alterar cláusulas contratuais.

Parágrafo único: A citação das partes pode ser procedida de acordo com o art. 58, IV da Lei nº. 8.245/91.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA: GARANTIAS LOCATÍCIAS – MODALIDADE FIADORES

O LOCATÁRIO realizou a contratação da CREDPAGO SERVIÇOS DE COBRANÇA S/A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º 25.027.928/00001-90, com sede na Rua Abraham Lincoln, 263, Seminário, Curitiba/PR, os quais, se comprometem a efetuar o pagamento de eventuais débitos relativos ao aluguel e demais encargos da presente locação que venham a ser inadimplidos pelo LOCATÁRIO, conforme condições e limitações constantes nos Termos e Condições Gerais dos Serviços CREDPAGO, que integram o presente Contrato como ANEXO I.

As Partes declaram expressamente que estão cientes de todas as condições e limitações relativos à fiança prestada pela CREDPAGO SERVIÇOS DE COBRANÇA S/A., notadamente no tocante (i) ao valor máximo de sua

responsabilidade, (ii) às limitações de sua responsabilidade, (iii) ao prazo de sua vigência, (iv) às condições para sua renovação, e (v) às hipóteses de sua exoneração.

O LOCATÁRIO declara expressamente, ainda, que está ciente que em caso de exoneração da CREDPAGO

SERVIÇOS DE COBRANÇA S/A. da condição de FIADORA, caberá a ele promover no prazo máximo de 30 (trinta) dias a substituição da garantia prestada, sob pena de infração contratual e ajuizamentos da competente ação de despejo.

Como FIADORES e principais pagadores, solidariamente responsáveis por todas as obrigações e encargos que incumbem o LOCATÁRIO, por força de lei e do presente instrumento, enquanto durar a locação do imóvel nas condições previstas, inclusive, portanto, após o término do prazo determinado, bem como pelas alterações do aluguel e acessórios, que ocorrerem no curso da locação, em decorrência da aplicação de índices autorizados por lei, em virtude de cláusulas contratuais ou de reajustamentos,

(9)

assinam também o presente contrato, juntamente com o LOCATÁRIO, os FIADORES acima qualificados.

Parágrafo Primeiro: Os FIADORES, reciprocamente, outorgam sua concordância por todos os aumentos que vierem a incidir nos aluguéis, inclusive decorrentes de ação de revisão de aluguéis, e demais encargos da locação até a efetiva entrega das chaves do imóvel locado.

Parágrafo Segundo: Os FIADORES, como principais pagadores, expressamente renunciam ao benefício de ordem, previsto no art. 828 incisos I, II, III, do Código Civil, bem como renunciam expressamente aos benefícios do Art. 835 do Código Civil.

Parágrafo terceiro: Fica estipulado que o aluguel vencido e outros encargos, não pagos em seus vencimentos, poderão ser cobrados, diretamente dos FIADORES, a juízo do LOCADOR incorrendo o mesmo nas penalidades estipuladas na Cláusula 24ª (vigésima quarta).

Parágrafo quarto: Em caso de morte, incapacidade, falência ou insolvência de qualquer um dos FIADORES, ou se os

FIADORES alienaram o imóvel constante da matrícula apresentada junto a seu cadastro, o LOCATÁRIO obriga-se, dentro de 30(trinta) dias, contados da data da morte, incapacidade, decretação de falência ou insolvência ou alienação do imóvel, a apresentar substituto idôneo a juízo do LOCADOR.

Parágrafo quinto: Ocorrendo a morte dos afiançados ou dissolução, amigável ou judicial da sociedade conjugal dos afiançados, os FIADORES permanecem responsáveis por quem permanecer no imóvel, observando a sub-rogação legal imposta pelos Arts. 11 e 12 da Lei 8.245/91, até se verificar a efetiva devolução do imóvel locado, nas condições em que o mesmo foi entregue.

Parágrafo sexto: O LOCATÁRIO compete a apresentar toda a documentação e prestar as garantias contratualmente exigidas.

Parágrafo sétimo: Aos FIADORES é facultada a obtenção de informação por escrito, caso solicitado, sobre os pagamentos dos aluguéis e/ou cumprimento das demais obrigações dos seus afiançados. Poderão solicitar informações acerca de eventuais existências de atraso nos aluguéis e/ou outras taxas, bem como, irregularidades no cumprimento das demais obrigações. Não cabendo a Administradora detalhar nem informar tais informações se não lhe forem solicitadas expressamente.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DAS SANÇÕES

Ao inadimplemento total ou parcial de qualquer das obrigações deste Contrato, serão aplicadas cumulativamente ou alternativamente, a critério do LOCADOR, as seguintes sanções:

(a) No caso de o LOCATÁRIO infringir qualquer obrigação legal ou cometer infração a qualquer uma das Cláusulas contratuais aqui previstas, ficará sujeita ao pagamento de multa contratual no valor de 03(três) alugueres vigentes à época do cometimento da infração, inclusive no caso de despejo por falta de pagamento;

(b) Rescisão contratual automática, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, não significando a tolerância de qualquer infração como renúncia deste direito, caso a mesma se repita ou se prolongue, com exigência antecipada da totalidade

(10)

das obrigações financeiras previstas neste Contrato;

(c) Multa correspondente ao valor do dano, em se tratando de desconservação do imóvel e suas benfeitorias;

(d) Perdas e danos que se apurarem, incluindo custos processuais.

Parágrafo único: A multa prevista na letra (a) será devida tantas vezes quantas forem as infrações cometidas.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA: DO REGISTRO NO SPC

Qualquer atraso nos pagamentos de aluguéis, luz, água, telefone, despesas de condomínio, IPTU, taxa de iluminação pública, taxa de lixo, ou qualquer outro motivo relacionado ao imóvel, ficam desde já cientes que o LOCATÁRIO e FIADORES serão registrados no SPC - Serviço de Proteção ao Crédito por meio da Administradora.

Parágrafo Único: Fica facultado ainda a Administradora a emitir boleto com protesto automático, cabendo as expensas do LOCATÁRIO e FIADORES as despesas relativos ao protesto.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA: RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRADORA

Parágrafo primeiro: No caso de haver necessidade de ser promovida qualquer medida judicial contra o LOCATÁRIO, por falta de pagamento do ALUGUEL, CELESC, SAMAE, CONDOMÍNIO; por ESTRAGOS FEITOS NO IMÓVEL E NÃO CONSERTADOS, a ADMINISTRADORA deverá acionar quando preciso for, o inquilino quanto a Ação de Despejo por falta de pagamento ou outras eventualmente cabíveis, sendo que a ADMINISTRADORA arcará com HONORÁRIOS

ADVOCATÍCIOS, ficando a cargo do proprietário as custas judiciais.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA: DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Parágrafo primeiro: Obriga-se mais o LOCATÁRIO a satisfazer a todas as exigências dos poderes públicos a que der causa e não transferir este contrato nem fazer modificações ou transformações no imóvel locado sem autorização escrita do LOCADOR e da ADMINISTRADORA, por escrito.

Parágrafo segundo: Com o objetivo de defender o imóvel de quaisquer eventualidades, por ausência do LOCATÁRIO, fica o LOCADOR autorizado a tomar posse do imóvel, independente de quaisquer procedimentos judiciais prévios, facultando, se necessário, o emprego de força para arrombá-lo, desde que fique comprovado o abandono do imóvel pelo LOCATÁRIO, caracterizando-se também como abandono a ausência habitual e prolongada do LOCATÁRIO, depois de vencido o 2º (segundo) mês sem pagamento dos aluguéis.

(11)

Parágrafo terceiro: No caso de desapropriação do imóvel ora locado, ficará o LOCADOR desobrigado por todas as cláusulas deste Contrato, independente de qualquer indenização o LOCATÁRIO ressalvado a mesma somente a faculdade de haver do poder desapropriante a indenização a que porventura tiverem direito, ficando o LOCADOR desobrigado na mesma forma acima, por todas as Cláusulas deste contrato, se o imóvel locado sofrer incêndio ou qualquer outro dano de vulto, que exija a sua desocupação para a recuperação inadiável.

Parágrafo quarto: O LOCATÁRIO isenta o LOCADOR de qualquer responsabilidade por danos físicos ou materiais que venham a sofrer ele mesmo, pessoas de suas famílias, dependentes seus ou visitantes, em conseqüência de incêndio ou acidentes que ocorram em qualquer parte do imóvel locado.

Parágrafo quinto: Nenhuma intimação dos serviços públicos será motivo para o LOCATÁRIO abandonar o imóvel ou pedir rescisão deste contrato, salvo precedendo vistoria judicial que apure estar a construção ameaçada de ruir.

Parágrafo sexto: Tudo quanto for devido em razão deste Contrato e não comportar o processo executivo será cobrado pela ação judicial competente, ficando a cargo do LOCATÁRIO, em qualquer caso, os honorários do advogado que o credor constituir para ressalva dos direitos e as despesas judiciais e extrajudiciais que se verificarem.

Parágrafo sétimo: O LOCATÁRIO fica a responsabilidade solidária pelos atos de seus empregados e colaboradores, obrigando- se ainda, sob pena de rescisão da locação, a respeitar os demais moradores ou frequentadores do prédio, seus regulamentos porventura existentes, evitando a prática de atos que possam perturbar a tranqüilidade, a moral e os bons costumes, devendo responder pelas multas eventualmente aplicadas.

Parágrafo oitavo: O LOCATÁRIO e FIADORES declaram expressamente que, tendo lido atentamente as cláusulas impressas deste Contrato, e principalmente as condições e obrigações estipuladas, está de pleno acordo com tais cláusulas em todos os seus termos.

Parágrafo nono: O LOCATÁRIP e os FIADORES declaram neste ato e por este instrumento, o seu estado civil, sob pena de responder pelo crime de falsidade ideológica, previsto no Artigo 299 do Código Penal Brasileiro.

Parágrafo décimo: O LOCATÁRIO compete entregar ao LOCADOR todas as intimações ou avisos de autoridades públicas, bem como guias de impostos ou taxas devidamente pagas dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de responder pelos acréscimos ou multas.

CLÁUSULA VIGÉSIMA – DO FORO

Para dirimir dúvidas e controvérsias oriundas do presente Contrato, as partes, de comum acordo elegem o Foro da Comarca de Jaraguá do Sul/SC, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E por assim estarem justos e contratados, assim o presente contrato em 02 vias de igual teor e forma, juntamente com as

(12)

testemunhas abaixo, para que produza os seus desejados e legais efeitos.

Jaraguá do Sul, 01 de novembro de 2021.

LOCADOR:

_____________________________________________

Arao Barbi

p.p. Imóveis Planeta Ltda CNPJ nº 06.889.807/0001-03

LOCATÁRIO:

_____________________________________________

Eliandra Andreza Dutra Bergamaschi CPF nº 058.488.039-19

TESTEMUNHAS

___________________________________ ___________________________________

MIRIANE WENDORF LEONARDO LUIS FLORIANO CPF nº 057.840.529-69 CPF nº 093.766.189-98

Referências

Documentos relacionados

Pelo presente instrumento particular de contrato de locação que entre si fazem, o senhor LUCIANO DE MORAIS VERCESI, brasileiro, casado, desenhista, inscrito no CPF nº

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Na hipótese em que o imóvel estiver sem energia elétrica, inclusive nas hipóteses em que o imóvel estiver sem o relógio medidor de energia, o(a)

hipóteses em que o imóvel estiver sem o relógio medidor de energia, o(a) LOCATÁRIO(A) deverá, imediatamente após a assinatura do presente contrato, se dirigir à CELESC (Companhia

9 Contrato de locação não residencial garantido por caução em bem imóvel, 75 10 Contrato de locação para temporada com pagamento antecipado do aluguel, 77 11 Ação de

PIA com tampa de ralo, tampo em granito e balcão MDF com porta, gaveta e puxadores fixos em ordem, com partes gastas pelo tempo de uso, mas sem partes lascadas ou danificadas

Piso e rodapé de porcelanato na cor creme, diferentes e conservados com marcas de uso, rejunte manchado e alguns trincados na parte da frente.. Teto de

PARÁGRAFO TERCEIRO: Os LOCATÁRIOS comprometem-se a devolverem todas as chaves, inclusive suas cópias (sem ônus para o LOCADOR), quando finda ou rescindida a presente locação após

6.5) Não solicitada a vistoria de saída, mas mesmo assim sendo entregues as chaves, comprometem-se, o locatário e os fiadores, a aceitarem aquela que será