• Nenhum resultado encontrado

As Regiões do Brasil e suas Unidades Federativas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As Regiões do Brasil e suas Unidades Federativas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

STEP BY STEP – ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE

As Regiões do Brasil e suas Unidades Federativas

ALUNO (A):________________________________________________________

PROFESSORAS:___________________________________________________

TURMA: 4o ano DATA: 04 a 08 de outubro de 2021.

(2)

2

(3)

3

• Data: _____/_____/_____ - Ciências

Bússola (os pontos cardeais)

Olhando para esta rosa dos ventos em nossa apostila, que tal completá-la?

Tal como fizemos em sala, coloque ao lado de cada ponto cardeal o seu respectivo nome:

Conforme já conversamos, a rosa dos ventos é um instrumento utilizado para a orientação espacial. Lembra dos colegas que representavam os pontos cardeais?

Em sua representação mais comum, estão presentes os pontos cardeais

(norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e

sudoeste).

(4)

4

A rosa dos ventos surgiu com o objetivo de analisar a direção do vento e traçar estratégias para a navegação. Sua relação inicial com o vento e seu aspecto, semelhante a pétalas, foram responsáveis por atribuir-lhe esse nome.

Depois, foi utilizada como instrumento para localização espacial e na cartografia (construção e estudo de mapas). E isto tem tudo a ver com o que vamos estudar esta semana!

O círculo formado pela rosa dos ventos é equivalente ao horizonte, tomando a pessoa como centro e cercada pelos pontos cardinais e colaterais.

Imagine você no meio de uma rosa dos ventos, você teria uma visão privilegiada em todas as direções.

➔ Mas e a bússola?

A bússola é um dos instrumentos mais importantes quando tratamos de localização. Inventada pelos chineses na China antiga e popularizada pelos árabes, por volta do século XIII , foi muito usada em períodos de grandes navegações e durante a era dos descobrimentos. Este item de navegação serve para orientar alguém ou um grupo a uma direção, tendo em vista que ela é determinada, normalmente, pelos quatro pontos cardeais e colaterais.

Nela, existe uma rosa dos ventos e um ponteiro, chamado de agulha. Essa agulha aponta a direção para a qual a bússola está voltada, e é orientada por um ímã que indica o norte magnético da Terra.

Você sabia?

Atualmente, existem celulares que contém uma bússola (aplicativo) que funciona através de um magnetrômetro, que reconhece os campos magnéticos ao redor de seu celular, conseguindo guiar o aplicativo a identificar o polo para onde a agulha virtual aponta.

Fontes consultadas:

https://www.todamateria.com.br/rosa-dos-ventos/

https://blog.enem.com.br/entenda-como-funciona-uma-bussola/

(5)

5

• Data: _____/_____/_____ - Geografia

As regiões do Brasil pelo

IBGE

e suas Unidades Federativas

O nosso país é muito rico e enorme em extensão! É o quinto maior país do mundo e tem proporções continentais! Isso quer dizer que ele é praticamente do tamanho de um continente inteiro, neste caso, da América do Sul. Por ser tão grande, vários lugares do Brasil são muito diferentes uns dos outros quando pensamos no clima, vegetação, cultura, até mesmo o jeito como falamos a língua portuguesa (os sotaques).

O fato de ser tão grande também é o motivo do nosso território brasileiro ser dividido regiões. O Brasil já foi dividido regionalmente diversas vezes e o órgão responsável por essa divisão no país é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul.

Cada uma dessas regiões não existe por acaso. Elas são formadas por unidades federativas as quais foram agrupadas segundo as suas semelhanças, que podem ser físicas, econômicas, sociais e culturais. Vamos conhecer melhor as regiões brasileiras?

.

Região Norte:

A região Norte do Brasil é formada

por 7 unidades federativas: Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.

Em extensão territorial, é a maior região do Brasil.

Clima:

O clima equatorial é predominante nesta

região, pois é um tipo de clima geralmente encontrado ao longo da linha do

Equador. Este clima também é caracterizado por florestas tropicais úmidas. No

caso do Brasil, é a Floresta Amazônica, que se estende por praticamente toda

a região norte brasileira.

(6)

6

Alimentos típicos:

peixes amazônicos, ervas e plantas amazônicas como o jambu e a maniva, tucupi, açaí, mandioca, castanha-do-pará, tapioca, etc.

Unidades federativas:

• Pará; sigla: PA; capital: BELÉM.

• Amazonas; sigla: AM; capital: MANAUS.

• Amapá; sigla: AP; capital: MACAPÁ.

• Roraima; sigla: RR; capital: BOA VISTA.

• Acre; sigla: AC; capital: RIO BRANCO.

• Rondônia; sigla: RO; capital: PORTO VELHO.

• Tocantins; sigla: TO; capital: PALMAS.

Região Nordeste:

A região Nordeste do Brasil é formada por 9 unidades federativas: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. É a região do Brasil que possui o maior número de unidades federativas e os menores Estados em extensão territorial.

Clima:

O clima tropical é predominante nesta

região, e são encontradas duas variações deste clima: tropical litorâneo e

tropical semiárido. Este clima também é caracterizado pelas vegetações: caatinga

e cerrado. No caso do Brasil, é nesta região que se encontram os solos mais

(7)

7

secos no interior dos Estados. E todos os Estados fazem fronteira com o Oceano Atlântico, sendo, portanto, uma região muito conhecida por suas praias e passeios de verão.

Alimentos típicos:

frutos do mar, carne de sol, acarajé, vatapá, moqueca, cuscuz, castanha de caju, comidas feitas com milho, baião de dois, etc.

Unidades federativas:

• Maranhão; sigla: MA; capital: SÃO LUÍS.

• Piauí; sigla: PI; capital: TERESINA.

• Ceará; sigla: CE; capital: FORTALEZA.

• Rio Grande do Norte; sigla: RN; capital: NATAL.

• Paraíba; sigla: PB; capital: JOÃO PESSOA.

• Pernambuco; sigla: PE; capital: RECIFE.

• Alagoas; sigla: AL; capital: MACEIÓ.

• Sergipe; sigla: SE; capital: ARACAJU.

• Bahia; sigla: BA; capital: SALVADOR.

Fontes consultadas:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/norte embrapa.br

(8)

8

• Data: _____/_____/_____ - Geografia

As regiões do Brasil pelo

IBGE

e suas Unidades Federativas

Lembra das regiões que conhecemos na aula anterior? Hoje vamos conhecer mais uma região brasileira, a região em que está localizada a capital do Brasil: Brasília.

Região Centro-oeste:

A região Centro-Oeste do Brasil é formada por 4 unidades federativas, incluindo 1 distrito federal: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

É a região do Brasil em que se encontra a capital do país: Brasília. Esta região é a única do Brasil que não faz fronteira com o Oceano Atlântico.

Distrito Federal:

Um distrito federal pode existir em países que se organizam de forma federal. No Brasil, o Distrito Federal é a menor Unidade Federativa e a única que não possui municípios, pois possui regiões administrativas, e é nele que se encontra a capital federal: Brasília. Ele foi idealizado por um projeto do presidente Juscelino Kubitschek quando quis mudar a capital nacional que era no Rio de Janeiro para uma área central do país.

Clima:

O clima tropical é predominante nesta região, e outro clima que também é encontrado nesta região é o equatorial, no norte do Mato Grosso. Este clima também é caracterizado pelas vegetações: cerrado e pantanal. Nesta região existe o Planalto Central, um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, nelas é comum encontrar as chapadas, blocos de rocha com topos planos.

Alimentos típicos:

feijão tropeiro, pamonha, galinhada, arroz com pequi, carne seca, tutu com lingüiça, costelinha, bolinhos de arroz, etc.

Unidades federativas:

(9)

9

• Distrito Federal; sigla: DF; capital: BRASÍLIA.

• Goiás; sigla: GO; capital: GOIÂNIA.

• Mato Grosso; sigla: MT; capital: CUIABÁ.

• Mato Grosso do Sul; sigla: MS; capital: CAMPO GRANDE.

Fontes consultadas:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/distrito-federal.htm embrapa.br

(10)

10

• Data: _____/_____/_____ - Geografia

As regiões do Brasil pelo

IBGE

e suas Unidades Federativas

Hoje vamos conhecer as regiões que ficam mais ao sul do Brasil, são as regiões mais populosas do país onde estão localizadas as três maiores cidades brasileiras:

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Região Sudeste:

A região Sudeste do Brasil é formada por 4 unidades federativas: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. É a região mais populosa do Brasil, em que 90% das pessoas que vivem nela moram em cidades e não no campo.

São Paulo, por exemplo, é uma das maiores capitais da América Latina.

Clima:

O clima tropical de altitude é predominante nesta região, e outros climas que também são encontrados nesta região são: tropical e subtropical. Este clima também é caracterizado pelas vegetações: Mata Atlântica e Mata dos Pinhais. Nesta região existe também uma enorme área desmatada, fazendo com que praticamente toda a vegetação litorânea tenha desaparecido.

Alimentos típicos:

feijão tropeiro, pão de queijo, doce de leite, moqueca capixaba, sanduíches (como o Bauru), feijoada, picadinho de carne, etc.

Unidades federativas:

(11)

11

• Minas Gerais; sigla: MG; capital: BELO HORIZONTE.

• Espírito Santo; sigla: ES; capital: VITÓRIA.

• Rio de Janeiro; sigla: RJ; capital: RIO DE JANEIRO.

• São Paulo; sigla: SP; capital: SÃO PAULO.

Região Sul:

A região Sul do Brasil é formada por 3 unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a menor região do Brasil e a que contém menos unidades federativas. Nela também podemos perceber de forma mais visível as quatro estações do ano e em alguns lugares desta região há a precipitação de neve durante o inverno. Vamos aprender mais sobre suas características:

Clima:

O clima subtropical é predominante nesta região. Este clima também é

caracterizado pelas vegetações: Mata das Araucárias e campos com vastas

(12)

12

planícies. E também nela temos a presença de serras, sendo as mais elevadas:

Serra Gaúcha, Serra do Mar, e Serra Geral.

Alimentos típicos:

churrasco, chimarrão, farofa de pinhão, carreteiro de lingüiça, alimentos típicos alemães e italianos muito utilizados pelos descendentes destes países europeus que se concentram nesta região, etc.

Unidades federativas:

• Paraná; sigla: PR; capital: CURITIBA.

• Santa Catarina; sigla: SC; capital: FLORIANÓPOLIS.

• Rio Grande do Sul; sigla: RS; capital: PORTO ALEGRE.

Fontes consultadas:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/sul embrapa.br

(13)

13

Exercícios sobre todas as regiões:

1. As siglas das unidades federativas CE, RN, PE e BA pertencem a qual região brasileira?

Escreva abaixo uma característica desta região:

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

2. As capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia estão localizadas em quais estados? A qual região eles pertencem?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

3. O Brasil é considerado um país de clima predominantemente tropical. Entretanto, há uma região brasileira em que este clima muda. Que região é essa e quais estados a formam?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

4. Pinte no mapa abaixo as regiões de acordo com as cores no quadro:

NORTE: verde NORDESTE: vermelho

CENTRO-oeste: azul SUDESTE: roxo SUL: amarelo

(14)

14

5. Escreva na tabela abaixo as informações que estão faltando em cada linha:

ESTADO SIGLA CAPITAL

Pará Belém

RR Boa Vista

Rondônia Porto Velho

Acre AC

TO Palmas

Amapá Macapá

AM

PI Teresina

Maranhão

Ceará Fortaleza

Natal

Paraíba PB

PE Recife

Alagoas

Sergipe Aracaju

BA MG Espírito Santo

São Paulo Rio de Janeiro

PR Curitiba

Santa Catarina

Porto Alegre DF

Goiânia Mato Grosso

Campo Grande

Referências

Documentos relacionados

A experiência vivenciada com a realização das atividades desenvolvidas na escola foi algo singular, uma vez que permitiu aos alunos uma nova forma de conhecer a ciência e como esta

P á g i n a | 121 Os resultados deste estudo confirmaram que diferentes cenários de exposição ao MP2,5 resultaram em diferentes efeitos sobre os parâmetros analisados:  Para

Para extração das características do sinal de voz utili- zou-se de várias técnicas de modelagem conjugadas como os Coeficientes de Predição Linear (LPC), Cepstrais

Como foi aprovado pra dois anos, cada final de ano tinha que fazer um relatório das atividades trabalhadas e do andamento da escola e tal, e pra isso tudo teve que se fazer, então,

A modifica<;:ao do cicio atrial mediante a introdu- <;:ao de um impulso ventricular prematuro durante taquicardia, num momenta de refratariedade do feixe de

A Lei n° 9.249/95, pelas razões já anteriormente expostas nesta monografia, visando à remuneração do custo de oportunidade dos sócios, bem como a compensação pelo fim da

• Trata-se dos demais gastos efetuados pela empresa que não compõem o custo dos produtos, das mercadorias nem dos serviços

Ao analisar as implicações das consequências dos desvios foi constatado que o parâmetro tempo de detenção hidráulica TDH é o que mais favorece a degradação da qualidade da