• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Acta da reunião de * Fl. 60 ACTA N.º 8/2003

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE * Acta da reunião de * Fl. 60 ACTA N.º 8/2003"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ACTA N.º 8/2003

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE, REALIZADA NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2003:

Aos vinte e quatro dias do mês de Fevereiro do ano dois mil e três, nesta cidade de Peniche, edifício dos Paços do Concelho e Sala de Sessões, estando presentes os Excelentíssimos Senhores Jorge Manuel Rosendo Gonçalves, Presidente, Luís Gonzaga Franco Pinto, Vice- -Presidente, Vítor Manuel Farricha Mamede, António José Ferreira Sousa Correia Santos, Jorge Serafim Silva Abrantes, Clara Maria Bruno Filipe e Emídio Manuel Tavares Barradas, Vereadores, reuniu, ordinariamente, a Câmara Municipal de Peniche.

A reunião foi aberta, pelo Senhor Presidente, eram catorze horas e cinquenta minutos.

O Senhor Vice-Presidente, por se ter deslocado a Lisboa, em serviço do Município, só participou na reunião a partir das dezasseis horas e vinte minutos, no termo do período Antes da Ordem do Dia.

A Senhora Vereadora Clara Filipe só participou na reunião a partir das dezasseis horas e cinquenta e cinco minutos, quando decorria o período de apreciação da correspondência.

A Câmara passou a apreciar os assuntos a seguir indicados, tendo as deliberações, quando não sejam indicados outro resultado e forma de votação, sido tomadas por unanimidade e votação nominal.

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

No período Antes da Ordem do Dia, usaram da palavra os seguintes elementos da Câmara, sobre os assuntos e pela forma que se indicam:

Senhor Vereador António José Correia:

- Solicitou informação sobre o estado em que se encontra o processo de candidatura das praias à bandeira azul, quais as diligências promovidas para evitar situações iguais às de 2002 e como ficou encerrada a questão desse ano, relativamente à praia onde não foi hasteada a bandeira. O Senhor Presidente informou de que já foram apresentadas as candidaturas para o corrente ano (as mesmas de 2002) e que, logo que chegasse o Senhor Vice-Presidente, que se deslocara a Lisboa para participar em reunião sobre o mesmo assunto, poderia prestar mais esclarecimentos.

- Chamou a atenção para o facto de estar a ser deposto lixo e entulho junto ao caminho de Ferrel ao Béltico e para a necessidade de regularização e limpeza. O Senhor Presidente da Câmara informou da reunião que teve, na semana passada, com o Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel e lembrou que a Câmara aprovou já as normas para vedação do espaço e para o depósito de entulhos, que se torna necessário concretizar.

- Chamou a atenção, também, para a tentativa de tapagem, com colocação de barreiras, do caminho, que julga público, de ligação do Casal Salgueiro a São Bernardino, junto à Quinta do Gato Cinzento, pelo que convém clarificar o que se passa.

- Lembrou a conveniência de se proceder ao alisamento das areias na praia do Molhe Leste, no local onde houve depósito de areias das obras do porto de pesca.

- Referiu a sua leitura quanto ao nível etário dos frequentadores das piscinas municipais e a necessidade de promover iniciativas que estimulem a utilização por parte dos jovens, cuja percentagem actual considera diminuta. O Senhor Presidente informou de que está a ser regulamentada a utilização das piscinas por grupos, o que poderá atrair os jovens.

- Reiterou o pedido de fornecimento de elementos relativos aos subsídios concedidos às

(2)

instituições do concelho sem fins lucrativos, sem o que não poderá votar a concessão de subsídios ao GDP, uma vez que há necessidade de dispor de uma visão global. O Senhor Presidente informou de que os elementos estão a ser coligidos e lembrou que a concessão de subsídios é uma competência da Câmara, pelo que tem sido esta a votar a atribuição dos mesmos.

- Lembrou a informação prestada pelo Senhor Presidente em anterior reunião de que, até final do mês, se realizaria nova reunião com o Presidente do IPTM e perguntou se já está agendada, manifestando a sua vontade de ser assumida pelo Município uma posição contundente. O Senhor Presidente informou de que a reunião ainda não foi agendada e que iria estabelecer contacto para esse efeito.

- Lembrou as manifestações realizadas em diversos países sobre as consequências do derrame do “Prestige” e propôs que a Câmara reafirmasse, em quanto Município, a solidariedade com o povo Galego sobre o que lhe aconteceu, associando-se, assim, ao coro de solidariedade do

“Movimento Nunca Mais”. O Senhor Presidente manifestou a sua concordância, lembrando, no entanto, a necessidade de se estabelecer o destinatário institucional do voto, uma vez que igual posição já foi assumida para com Camariñas. O Senhor Vereador lembrou que poderia ser manifestado à plataforma “Nunca Mais”.

Senhor Vereador Emídio Barradas:

- Reiterou o pedido de esclarecimento sobre a existência de um barracão junto ao polidesportivo da Rua Cabo Avelar Pessoa e de outras construções a sul da Marginal Sul, na mesma zona, perguntando qual a evolução verificada. O Senhor Presidente informou de que a fiscalização está a fazer o levantamento da situação.

- Reiterou também a questão da proliferação de barracas e a existência de uma viatura abandonada junto à estrada de acesso à praia do Molhe Leste. O Senhor Presidente informou de que a fiscalização iria verificar.

- Perguntou se já foi marcada a reunião com o IPPAR, para tratar do estudo do arranjo do jardim da Praça Jacob Rodrigues Pereira. O Senhor Presidente informou de que se está ainda a avaliar a situação das infraestruturas implantadas no local, para se aferir da viabilidade dos trabalhos.

- Lembrou a conveniência de se promover, desde já, as programações da próxima época balnear.

- Manifestou a pretensão de lhe serem fornecidos os elementos relativos ao movimento do pessoal do Município (promoções, admissões e exonerações). O Senhor Presidente informou de que não vê inconveniente no fornecimento de tais elementos, sendo que a sua generalidade consta já do relatório de actividades e do balanço social, a que tem acesso.

Senhor Vereador Vítor Mamede:

- Informou da realização, no passado dia 20, da reunião da Comissão Executiva do Conselho da Juventude e da realização, em 25 de Março próximo, da Assembleia Geral.

- Informou também de que se iniciaram, na última semana, as obras de recuperação do edifício escolar no largo Prof. Francisco Freire, em Peniche.

Senhor Presidente da Câmara:

Informou a Câmara da realização das seguintes reuniões em que participou:

- Dia 11, na AMO, acompanhado do Eng.º Nuno Cativo, para tratar de nova candidatura

(3)

ao POSI (Sociedade da Informação).

- Dia 11, com os responsáveis da zona Centro e de Caldas da Rainha da EDP, sobre as deficiências verificadas no abastecimento de energia eléctrica e, em especial, na parte rural do concelho, onde a EDP se disponibilizou para promover os necessários investimentos.

- Dia 12, com a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, para tratar de assuntos relativos às festas e a introdução no programa de eventos que assinalem o dia do concelho (feriado municipal), devendo realizar-se nova reunião, até meados do próximo mês.

O Senhor Presidente informou ainda da visita a Peniche, no passado dia 14, do Senhor Governador Civil, a propósito do mês da Juventude, bem como de meios da marinha de guerra, para avaliar a eventualidade de ocorrência de poluição pelos derrames do “Prestige”, tendo esclarecido, quanto a este aspecto, que não foram encontrados quaisquer vestígios, para além de pequenos pedaços de nafta originados por eventuais descargas, que não têm a ver com aqueles derrames, pedaços já enviados a laboratório para análise.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA ACTAS DE REUNIÕES ANTERIORES:

Foi presente e assinada a acta da reunião camarária realizada no dia dezassete de Fevereiro corrente, tendo sido previamente distribuídas fotocópias pelos Senhores Vereadores.

BALANCETES:

Foram presentes os balancetes dos fundos da tesouraria da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados do dia vinte e um de Fevereiro corrente, tendo a Câmara verificado e aprovado os saldos de, respectivamente:

Câmara Municipal (de operações orçamentais): 217.749,21 (duzentos e dezassete mil setecentos e quarenta e nove euros e vinte e um cêntimos).

Câmara Municipal (de operações não orçamentais): 370.552,79 (trezentos e setenta mil quinhentos e cinquenta e dois euros e setenta e nove cêntimos).

Serviços Municipalizados (de operações orçamentais): 230.253,21 (duzentos e trinta mil duzentos e cinquenta e três euros e vinte e um cêntimos).

Serviços Municipalizados (de receita consignada): 292.964,16 (duzentos e noventa e dois mil e novecentos e sessenta e quatro euros e dezasseis cêntimos).

DESPACHOS PROFERIDOS AO ABRIGO DE DELIBERAÇÕES DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS:

O Senhor Presidente deu conhecimento à Câmara dos despachos proferidos na última semana ao abrigo de deliberações de delegação de competências e abrangidas pelo disposto no número três do artigo 65.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro.

CORRESPONDÊNCIA:

Foi presente e apreciada a seguinte correspondência:

* Ofício n.º 1087, datado de 3 de Fevereiro de 2003, do IGAPHE, remetendo o protocolo de promessa de transferência dos bens imóveis e dos respectivos direitos e obrigações propriedade daquela instituto para o Município de Peniche.

(4)

- Deliberado deixar o assunto para apreciação na próxima reunião. (32/03)

* Fax n.º 200.03, datado de 19 de Fevereiro de 2003, do Governo Civil do Distrito de Leiria, solicitando a cedência do autocarro municipal para transporte da “Penichetuna” para participar no evento “Leria Música e Juventude”.

- Tomado conhecimento e de que já foram tomadas as providências para satisfazer o solicitado. (24)

* Fax n.º 2003/021/MAC, datado de 20 de Fevereiro de 2003, do CEDRU, confirmando a presença de representantes daquele Centro de Estudos na reunião de hoje, para fazer o ponto da situação relativamente ao Plano de Desenvolvimento Estratégico da Cidade de Peniche e ao Estudo de Ordenamento do Trânsito da Cidade de Peniche e Ordenamento do Trânsito no Baleal.

- Tomado conhecimento, tendo sido recebidos cinco representantes do Centro no decorrer da reunião e esclarecida a situação dos estudos e do encargo com a elaboração dos mesmos e ainda não pagos, e informado de que se pretende satisfazê-lo no decorrer do próximo mês. (17)

* Carta, datada de 18 de Fevereiro de 2003, de Antero Anastácio, solicitando apoio logístico e monetário para a realização de evento denominado “Avé Maria Fadista”.

- Deliberado informar de que a Câmara está disponível para conceder subsídio ao Centro de Solidariedade e Cultura de Peniche no montante do encargo a suportar com os guitarristas, até ao limite de 250 euros. (17)

* Carta, datada de 14 de Fevereiro de 2003, do Grupo Desportivo Peniche, solicitando a atribuição de um subsídio mensal.

- Considerando os compromissos que poderão ter sido assumidos para a época desportiva que decorre com base nos apoios que vinham sendo concedidos, deliberado conceder um subsídio, no valor de 13.500 euros, a pagar à medida das disponibilidades do Município, correspondente aos meses de Janeiro a Março, já deduzido da amortização parcial (1.500 euros) do subsídio anteriormente concedido, sem que o agora deliberado represente qualquer compromisso para o resto do ano, sendo certo que, no mínimo e face às dificuldades orçamentais, o subsídio não poderá ser aumentado. Quanto à concessão de novos apoios até final do ano, será tomada decisão depois de elaborada listagem dos subsídios concedidos e a conceder às demais associações. O Senhor Presidente não participou na apreciação e votação deste assunto. (11/03)

* Ofício n.º 07/03, datado de 11 de Fevereiro de 2003, da Junta de Freguesia de São Pedro, solicitando o reembolso de despesas de saúde.

- Deliberado conceder à Junta de Freguesia um subsídio de 122,56 euros. (28)

* Ofício n.º 06/03, datado de 11 de Fevereiro de 2003, da Junta de Freguesia de São Pedro, solicitando o reembolso de despesas com a manutenção de zonas verdes.

- Deliberado conceder à Junta de Freguesia um subsídio de 607,08 euros. (28)

* Fax, datado de 19 de Fevereiro de 2003, do Centro Nacional de Exposições, solicitando autorização para a colocação de bandeirolas publicitárias de plástico.

- Deliberado informar de que a Câmara tem como orientação não permitir a afixação de cartazes ou bandeirolas em plástico, mas apenas em material biodegradável, pelo que não pode conceder a autorização solicitada. (17)

(5)

* Carta, datada de 16 de Fevereiro de 2003, da MURPI, solicitando apoio para a realização do congresso daquela confederação.

- Deliberado autorizar a utilização do autocarro municipal, se se encontrar disponível para o dia pretendido. (17)

* Carta n.º 53/03/C, datada de 13 de Fevereiro de 2003, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Peniche, solicitando a cedência do autocarro municipal, para transporte da Fanfarra.

- Deliberado autorizar a utilização do autocarro municipal, sem encargos para a Associação dos Bombeiros.

* Ofício n.º 170, datada de 4 de Fevereiro de 2003, da Escola Secundária de Peniche, solicitando apoio financeiro para custear a viagem de um aluno daquela escola a Bruxelas, no âmbito do Programa Europeu Comenius 1.

- Deliberado conceder à Escola um subsídio de 125 euros para o efeito.

* Fax, datado de 14 de Fevereiro de 2003, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, solicitando patrocínio para o Encontro Nacional de Estudantes de Direito, que terá lugar na Consolação.

- Deliberado dispensar o apoio logístico solicitado, ou seja, montagem do palco e cedência do autocarro. (13/03)

* Carta, datada de 18 de Fevereiro de 2003, de Carlos Manuel Santana de Almeida, concessionário do Bar/Restaurante do Parque Municipal de Campismo, solicitando a prorrogação do prazo da concessão por mais cinco anos, em contrapartida de investimentos a efectuar no edifício.

- Deliberado encarregar a DCC de elaborar estimativa discriminada dos trabalhos de beneficiação e conservação que se torna necessário executar e programação dos mesmos. (44/01) PROCESSOS DE CONTRA-ORDENAÇÃO:

* Foi presente um requerimento, em nome de Georgina Formiga Soares, solicitando o pagamento da coima que lhe foi aplicada, na sequência do processo de contra-ordenação n.º 2/2002, em prestações.

- Deliberado autorizar o pagamento da coima em 5 prestações mensais sucessivas e de igual valor.

LOTEAMENTO MUNICIPAL DO CASAL MOINHO – FASE III:

* Elaborado pelos serviços municipais, foi presente um estudo de alteração ao regulamento do estudo de loteamento municipal, respeitante a parte do prédio rústico, situado no Casal Moinho, e relativo à fase III, loteamento que havia sido aprovado em reunião de 2.5.2001.

- Deliberado aprovar a alteração ao regulamento do estudo de loteamento (artigo 3.º), no sentido de prever a possibilidade de a cércea atingir os 7 metros, se for apresentada solução arquitectónica esteticamente aceitável.

PATRIMÓNIO:

Habitação social - condomínio:

(6)

* Foi presente uma informação da Técnica Superior de Serviço Social, dando conhecimento de que o Senhor Noel da Glória Santos pagou o condomínio dos meses de Novembro 2001 a Abril de 2002, da fracção correspondente ao 1.º Dt.º, do bloco 2, do Bairro da Fundação Salazar, que na altura era propriedade da Câmara.

- Deliberado autorizar o pagamento de 60 euros ao Senhor Noel da Glória Santos, conforme o proposto. (P.º 32/02)

LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO:

* Foi presente um requerimento, em nome de João Carlos Lemos Barata, solicitando autorização para o exercício de actividades ruidosas moderadas e de carácter temporário, nos termos do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro, a fim de realizar o desfile de carnaval 2003, em Peniche, das 12.00 horas ás 19.00 horas, de 2 a 4 de Março próximo.

- Deliberado deferir, devendo a actividade ser exercida em tons moderados.

LOTEAMENTOS:

* Proc.º N.º 3/89-Lot/DHU, em nome de Epolar – Empreendimentos Imobiliários, L.da, para loteamento de uma propriedade, sita nos Casais do Baleal, já presente em reuniões anteriores e acompanhado de um pedido de alteração ao referido loteamento.

- Deliberado que a DPOE preste informação no sentido de indicar os elementos definitivos a apresentar pela requerente e a que se refere a sua informação de 8 de Julho de 2002, que deverão ser solicitados independentemente de nova deliberação.

VIABILIDADE DE CONSTRUÇÃO:

* Foi presente um pedido de informação, em nome João Carlos Bonifácio Silva Matos, acerca da viabilidade de constituição de um loteamento, num prédio rústico, sito no Forte da Luz, em Peniche, já presente em reuniões anteriores e acompanhado, agora, de uma exposição em nome de Américo de Araújo Gonçalves.

- Tomado conhecimento e de que não foi encontrado nos registos da Câmara qualquer pedido de informação sobre este assunto formulado pela DRAOT, em face do que foi deliberado oficiar a esta entidade, remetendo-lhe fotocópia da carta de 5 de Abril de 2002 e do presente requerimento, solicitando-lhe que informe sobre se, relativamente ao pedido que lhe foi formulado, chegou a pedir parecer à Câmara, dado que nada foi localizado, e na hipótese afirmativa, que envie cópia do pedido feito, a fim de se poder responder. Deliberado, ainda, remeter ao requerente cópia do ofício que, em cumprimento desta deliberação, vai ser enviado à DRAOT.

LICENCIAMENTO DE OBRAS PARTICULARES:

Foram presentes e apreciados os seguintes processos de licenciamento de obras particulares, os quais foram objecto das deliberações adiante referidas:

* Proc.º N.º 606/02, em nome de João Manuel Marques S. Oliveira, para legalização de alterações existentes numa moradia unifamiliar, sita no lote 17, da Rua Luís Correia Peixoto, em Peniche.

- Deliberado aprovar o projecto de arquitectura das alterações, devendo apresentar as alterações do projecto de estabilidade e completar o muro a nascente por forma a cumprir o desenho constante do processo de licenciamento inicial, o que deverá fazer antes da emissão da

(7)

licença de utilização, podendo tal muro apresentar apenas a altura de 1,5 m do lado interior do lote que veda, ou, em alternativa, apresente declaração do proprietário adjacente no sentido de autorizar a manutenção do muro com a altura actual, hipótese em que deverá ser apresentado desenho do mesmo.

Deliberado, ainda, remeter cópia da presente deliberação aos proprietários dos lotes 18 e 20 do mesmo loteamento.

O Senhor Vereador António José Correia solicitou que seja elaborada e apresentada informação com o historial dos pedidos de viabilidade e os despachos e deliberações que recaíram sobre os mesmos relativamente à propriedade situada a nascente do loteamento a que respeitam aqueles lotes.

REUNIÕES DE CÂMARA:

Dado o adiantado da hora e o número de processos ainda para apreciar, a Câmara deliberou realizar, amanhã, dia 25, pelas 17,30 horas, uma reunião extraordinária, para apreciação dos assuntos incluídos na agenda desta reunião e que não foi possível apreciar.

ENCERRAMENTO:

Sendo vinte horas e quarenta e cinco minutos, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião, da qual, para constar, se lavrou a presente acta, que, para efeitos imediatos, foi totalmente aprovada em minuta no final da mesma, nos termos do número três do artigo nonagésimo segundo da Lei número cento e sessenta e nove/noventa e nove, de dezoito de Setembro.

E eu, , Chefe de Divisão Administrativa e Financeira, servindo de Director de Departamento dos Serviços Centrais e Culturais, a subscrevo e assino.

Referências

Documentos relacionados

* Proc.º N.º 105/05, em nome de Manuel Baratizo da Mata, para construção de um bloco habitacional, na Rua António Maria de Oliveira, em Peniche, já presente em reunião anterior..

* Informação, datada de 4 de Setembro de 2009, do Senhor Presidente da Câmara, solicitando diverso apoio logístico e financeiro para a realização da Etapa do Circuito Mundial

* Carta, datada de 3 de Julho de 2009, do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Peniche, solicitando a atribuição de um subsídio destinado ao pagamento das

* Proc.º L5/94, em nome de Jorge Manuel Santos Afonso, para loteamento de dois prédios rústicos, sitos em “Arneiro” e “Carqueja”, freguesia de Ferrel, já presente em reuniões

Felicitou todos os munícipes pela forma como tinha decorrido o acto eleitoral para os órgãos das autarquias locais no Município de Peniche, salientando a

* Proc.º N.º 291/06, em nome de Teolinda Fortunato Soares, para construção de um edifício para habitação e comércio, no Gaveto das Ruas Afonso de Albuquerque e José Estêvão,

* Acompanhado de parecer da Junta de Freguesia de São Pedro, foi presente um requerimento, em nome de Gonçalo Jorge Sousa Ferreira, solicitando que seja visado horário de

O Senhor Paulo Rodrigues disse que o actual regulamento previa a excepção do António Maria e que, por isso, não havia motivo para a PSP deixar de actuar em relação à