• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): DIEGO SOUZA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): DIEGO SOUZA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

01. Sobre as relações entre os reinos ibéricos e a expansão ultramarina, é correto afirmar que a

a) centralização do poder no reino português só ocorreu após a vitória contra os muçulmanos na guerra de Reconquista, o que garantiu o estabelecimento de alianças diplomáticas com os demais reinos ibéricos, condição para sanar a crise do feudalismo por meio da expansão ultramarina.

b) guerra de Reconquista teve papel importante na organização do Estado português, uma vez que reforçou o poder do rei como chefe político e militar, garantindo a centralização do poder, requisito para mobilizar recursos a fim de bancar a expansão marítima e comercial.

c) canalização de recursos, organizada pelo Estado português para a expansão ultramarina, só foi possível com a preciosa ajuda do capital dos demais reinos da península Ibérica na guerra de Reconquista, interessados em expulsar o invasor muçulmano que havia fechado o rentável comércio no Mediterrâneo.

d) expansão marítima e comercial precisou de recursos promovidos pelo reino português, ainda não unificado, que usou a guerra de Reconquista para garantir a sua unificação política contra os demais reinos ibéricos, que lutavam ao lado dos muçulmanos como forma de impedir o fortalecimento do futuro Estado luso.

e) vitória do reino de Portugal contra os muçulmanos foi garantida pela ajuda militar e financeira do Estado espanhol, já unificado, o que permitiu também a expansão marítima e comercial, condição essencial para o fim da crise do feudalismo na Europa Ocidental.

02. "Hoje, os aviões nos levam, por exemplo, de São Paulo ou Rio de Janeiro a Lisboa em apenas 9 horas, de maneira confortável, de modo que, ao chegarmos ao nosso destino, poucos sentimos o efeito da viagem de tantos milhares de quilômetros. Coisa bem diferente passava a tripulação das caravelas que cruzava o Atlântico, por mais de 45 dias sem ver terra"

(José Alves de Freitas Neto e Célio Ricardo Tasinafo. História Geral e do Brasil. HARBRA. p. 231)

Sobre as Grandes Navegações e' correto afirmar:

a) A estratégia portuguesa utilizada para chegar ao Oriente foi a circum - navegação da África. Em 1415, marinheiros lusos tomaram a cidade de Ceuta, importante entreposto comercial dos árabes, localizada no norte do continente africano.

b) A viagem era penosa, cheia de imprevistos devido aos poucos avanços tecnológicos do período, levando à falta de orientação, pois instrumentos como o astrolábio e a bússola só foram descobertos por ocasião da Revolução Industrial.

c) Os reis Fernando e Isabel decidiram financiar o projeto de Colombo para chegar ao Oriente, que dominou a rota da circum-navegação da África até o extremo sul deste continente, fundando feitorias no litoral africano e atingindo o Cabo da Boa Esperança.

d) O empreendimento desde o principio tinha por meta principal encontrar novas terras e alcançou seu objetivo com Cristóvão Colombo e Pedro Alvares Cabral ao chegarem à América e ao Brasil respectivamente.

e) A descentralização política, o fortalecimento do sistema feudal, a localização geográfica e os avanços tecnológicos foram fatores determinantes para o sucesso destas expedições.

HISTÓRIA

Iº BIMESTRE

2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

PROFESSOR(A): DIEGO SOUZA

Conteúdo:

GRANDES NAVEGAÇÕES, REVOLUÇÃO INGLESA E ILUMINISMO.

(2)

03. A ocupação da América começou efetivamente com a chegada dos espanhóis (Colombo), em 1492. Ao chegar ao “Novo mundo” os europeus encontraram

a) apenas povos que permaneciam isolados entre si, em estágios anteriores à civilização, ou seja, o Neolítico e o Paleolítico, como os Astecas na América Central.

b) civilizações sofisticadas, como os Incas, Maias e Astecas, que, por meio de uma imensa confederação, conseguiram defender-se dos europeus, até a chegada de Fernão Cortez, no México, em 1520, com seu poderoso exército lusoespanhol.

c) povos antropófagos, primitivos e selvagens, desorganizados militarmente e dominados pelos Maias, que viviam no período Paleolítico, o que facilitou o domínio dos ingleses na região.

d) somente civilizações extremamente primitivas que viviam da caça e da pesca, como os tupis, na região Sul da América, e os iroqueses, habitantes do Norte.

e) uma imensa diversidade de povos e culturas: civilizações extremamente organizadas e avançadas em seu processo político-econômico e social, e povos que permaneciam no que os historiadores conceituam como períodos Neolítico e Paleolítico.

04. O processo de colonização europeia da América, durante os séculos XVI,XVII e XVIII, está ligado à a) expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.

b) Disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.

c) Política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral. Criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.

d) Política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.

e) a necessidade de mão de obra pra trabalhar na produção das colônias ibéricas na África. 05. Entre as consequências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:

a) a formação do Sistema Colonial.

b) introdução do trabalho escravo na América. c) o desenvolvimento do euro-centrismo.

d) a expansão do regime assalariado da Europa para a América.

e) início do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção capitalista. 06. A Revolução de 1688 (Revolução Gloriosa), na Inglaterra, representou:

a) a diminuição do poder exercido pelo Parlamento.

b) a extinção do poder real e a tomada do poder pelo povo.

c) o restabelecimento do poder dos reis católicos, durante várias décadas.

d) a derrota do Absolutismo, tornando o Parlamento o governante político da nação.

e) a consolidação do poder do Rei, que podia suspender a execução das leis, em caso de guerra. 07. Sobre as Revoluções Inglesas do século XVII, é CORRETO afirmar que:

a) Oliver Cromwell evitou a centralização do poder quando se tornou o Lorde Protetor da Inglaterra em 1653, pois repudiava o poder absolutista.

b) após a guerra civil da década de 1640. O rei Carlos I foi executado e foi estabelecida a República na Inglaterra por quase 10 anos.

c) Guilherme de Orange, um dos líderes do Exército Revolucionário que lutou na década de 1640 contra o poder absolutista do rei Carlos I, foi coroado como o novo rei inglês.

d) a Revolução Gloriosa (1688) representou a ascensão ao poder dos grupos sociais mais radicais que aboliram a propriedade privada.

e) representaram os interesses da burguesia católica em assumir o controle politico e econômico em uma Inglaterra protestante.

(3)

08. O despertar revolucionário dos ideais liberais ocorreu na Inglaterra. Foi lá que a burguesia chegou primeiro ao poder político e estabeleceu um regime parlamentarista.

Este processo, entre outras coisas, significou

a) a gradativa perda do poder politico monárquico e o fortalecimento do poder presidencial na Inglaterra. b) o fim dos privilégios da nobreza e do clero e consolidação da classe camponesa como principal beneficiada.

c) condições para a aceleração do processo industrial inglês.

d) o fortalecimento da burguesia mercantil e o inicio da expansão marítima inglesa. e) o fim da lei de cercamentos das terras e o empobrecimento da burguesia industrial.

09. “O século XVII é decisivo na história da Inglaterra, a época em que a Idade Média chega ao fim.”

HILL, Christopher. O eleito de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p. 13.

Considerando-se que o marco tradicional do final da Idade Média é o século XV, tal afirmação sobre esse período da história inglesa justifica-se em razão da

a) unificação da Inglaterra que, sob um monarca absoluto, superou a descentralização política feudal. b) derrota da Igreja Católica, com a ascensão do anglicanismo e sua adoção como religião oficial do Estado.

c) instauração da república liberal e presidencialista, que se consolidou no poder, apesar da oposição monárquica.

d) vitória da Revolução Inglesa, que acabou com as obrigações feudais e submeteu o rei ao poder do Parlamento.

e) vitória dos reis absolutistas sobre o parlamento durante a revolução inglesa.

10. O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:

a) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais. b) atribuir ao povo a participação no poder político.

c) impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.

d) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal. e) tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas. 11.

http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/wp-content/uploads/2015/04/mapas-mentais-absolutismo.jpg

Sobre o iluminismo, tem-se que

a) protegia o Estado absolutista e as liberdades individuais.

b) defendia a intervenção do rei na economia e outras práticas mercantilistas. c) defendiam os privilégios da nobreza e do clero e as práticas da igreja católica.

(4)

12. Leia e analise a imagem abaixo.

http://www.frasesdepensadores.com.br/wp-content/uploads/2014/06/montesquieu4-facebook-680x680.png?x42621

Para que não fossem cometidos abusos de poder e injustiças, Montesquieu defendia a) a tripartição do poder.

b) o fim de qualquer tipo de governo. c) a centralização política nas mãos do rei.

d) a divisão em dois poderes: o executivo e o legislativo.

e) a organização política de forma socialista, onde o povo assumiria o poder. 13. Analise a imagem abaixo.

https://wordsofleisure.files.wordpress.com/2013/11/img_3441.jpg

De acordo com a citação acima, o pensador iluminista Voltaire, entre outras coisas, defendia a) a liberdade de expressão.

b) o absolutismo monárquico. c) o pensamento religioso medieval.

d) o liberalismo econômico e a centralização política

(5)

GABARITO: 1º B 2º A 3º E 4º A 5º D 6º D 7º B 8º C 9ºD 10ºE 11ºE 12ºA 13ºA

Referências

Documentos relacionados

b) do resultado provisório da análise curricular. Caberá recurso sobre o resultado provisório da primeira fase – prova discursiva, desde que dirigido à Comissão do Processo

Além dos cursos técnico e médio e de graduação tecnológica, o Centro Paula Souza atua também no ensino básico ou educação não formal, por meio de cursos de formação inicial

Contudo, devido à necessidade do conhecimento prévio dos parâmetros da linha para obtenção das matrizes de transformação exatas, este método é mais adequado para o cálculo de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A figura representa o processo de evolução de uma forma de relevo associada à água. Disponível em: <http://www.eciencia.usp.br/>. Trata-se da Pedra da Tartaruga, situada no

Os três aspectos da avaliação estão interligados na mediação do professor, especialmente na educação infantil, quando a criança ainda não é capaz de tomar parte ativa

A) A classificação natural não se baseia apenas na morfologia ou na fisiologia, mas também no desenvolvimento embrionário dos indivíduos, no estudo do cariótipo