• Nenhum resultado encontrado

P A R E C E R P E R I C I A L

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P A R E C E R P E R I C I A L"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

P A R E C E R P E R I C I A L

DOCUMENTOSCÓPICO (GRAFOTÉCNICO )

DO ART. 427 – Código de Processo Civil

“O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as

questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.”

ENZO FERRARI

(2)

HISTÓRICO

O Sr. Manoel Damasceno de Souza, representado por seu filho, Sr. Paulo Estevão, nomeou como “Perito da Parte”, o “expert” José Valdivino de Carvalho Neto, Perito Grafodocumentoscópico, regularmente inscrito no Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará, sob o número – CRA/CE:3492 (v. Art. 145, § 2o e Art. 421, § 1o, I, ambos do CPC, c/c Art.

2o, “a”, da Lei 4.769/65), da mesma forma na Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará.

DO OBJETIVO DA PERÍCIA

A perícia tem por objetivo proceder a EXAME GRAFOTÉCNICO, na assinatura apresentada, conforme determinado, como também esclarecer, quer a Justiça, quer ao público em geral, para que venha a tona a verdade, IN CASU, investigando a alegação do Sr. Manoel Damasceno de Souza, por seu filho Paulo Estevão, que é da autoria do Italiano ENZO FERRARI, a ASSINATURA DE DEDICATÓRIA CONSTANTE NO THE BIG RED BOOK – EDIÇÃO DE 1974 NÃO POSTA A VENDA DE TIRAGEM NUMERADA COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI.

O livro periciado teve última impressão em 30 de novembro de 1974 pela OFFICINE GRAFICHE ARBE MODENA.

DO ART. 427 – CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

“O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.”

DO ART. 429 – CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

“Para o desempenho de sua função, podem o perito e os assistentes técnicos utilizar-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder de parte ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com plantas, desenhos, fotografias e outras quaisquer peças.”

(3)

DA INQUIRIÇÃO AO REQUISITOR

INQUIRIDO PELO PERITO O SR. PAULO ESTEVÃO DISSE QUE:

Seu pai é Policial Militar da PM do Estado do Ceará, atualmente Coronel reformado desde dezembro do ano de 1994.

No ano era 1973, foi indicado para frequentar um curso de Trânsito para Oficiais de Polícia, na época era Primeiro-tenente PM. O local, o grande palco da história antiga, a bela Itália, na Pubblica Sicurezza. O Curso seria no ano seguinte, isto é, 1974, mas por razões de Estado somente ocorreu em 1975, talvez para coincidir com a comemoração do Ano Santo, assim considerado pela Igreja Católica, festejado a cada vinte e cinco anos, em cuja solenidade religiosa uma das Portas da Santa Sé (Igreja de São Pedro) seria aberta por Sua Santidade, na época o Papa Paulo VI, com uma machadinha de ouro.

Relata seu pai (Manoel Damasceno de Souza) ter sido ótimo, que, por várias vezes viu sua Santidade, inclusive assistindo a Santa Missa rezada por ele. Foram quase três meses na Europa.

Conta que seu pai chegou a Roma no inverno, provavelmente no dia 5 de janeiro de 1975, ali, uma temperatura um tanto quanto fria, mas suportável com os agasalhos apropriados.

Na primeira fase do Curso ele havia ficado na grande Roma dos Césares.

Passadas quatro semanas em Roma na Accademia del Corpo Delle Guardie Di Pubblica Sicurezza, o Sr. Manoel Damasceno de Souza viajou para outra região da Itália (Forli-Cesena), ali tendo ingressado no Centro de Addestramento Polizia Stradale, onde teria uma formação específica de segurança de trânsito nas estradas italianas, inclusive perícia em acidente de trânsito. Todos os componentes do curso foram para uma cidade chamada CESENA, com aproximadamente 100.000 habitantes, permanecer por dois meses.

Periodicamente o Comando daquela Escola programava visitas especiais a grandes Estabelecimentos, entre os quais, visitaram a República de San Marino e a Fábrica de Automóvel Ferrari esta que fica na província de Emilia, na mesma região da nossa Escola (Centro de Addestramento Polizia Stradale).

O Sr. Manoel Damasceno de Souza viu uma grande oportunidade, um grande sonho. Como era uma visita de governo conheceu além da pista de treinamento também apreciamos a linha de montagem da Ferrari que não é aberta aos visitantes e turistas em geral. Na fábrica, todos foram recebidos pelo grande Empreendedor ENZO FERRARI e seus Engenheiros Mecânicos. Depois de uma expressiva palestra de Enzo todos visitaram as dependências da fábrica, culminando com uma tarde de autógrafo em que o Sr ENZO FERRERI presenteou com um exemplar do seu livro a todos os Oficiais-Alunos ali presentes.

Do Brasil eram apenas quatro Oficiais-Alunos, sendo um Capitão da Brigada Militar (RS), dois Tenentes da PM de SP e incluindo seu pai, então Primeiro-Tenente da PM/CE, além de dois Capitães da Polícia Federal do Peru. Os outros Alunos eram todos Capitães da Pubblica Sicurezza da Itália.

O Sr. Manoel Damasceno de Souza sempre relata que o livro é uma grande relíquia, sobretudo porque foi devidamente autografado pelo seu autor na sua presença. Não se trata de um livro comprado em livraria e sim recebido das mãos do Sr Enzo lá na Fábrica da Ferrari, após sua rubrica e isso faz do livro uma bela raridade. Foi um momento histórico e uma oportunidade ímpar e pra poucos viventes.

O Sr. Paulo Estevão afirma que o livro lhe foi doado por seu pai, com a autorização para repassar aos colecionadores, se assim desejar.

(4)

- DA PEÇA -

OBJETO DO EXAME PERICIAL EM QUESTIONAMENTO Trata-se de 01 (UM) documento, assim descrito:

01 (UMA) ASSINATURA A SER PERICIADA, PARA QUE SE CONSTATE, SE É OU NÃO, DE AUTORIA DO ITALIANO ENZO FERRARI.

ASSINATURA DE DEDICATÓRIA POSTA NO LIVRO FERRARI – EDIÇÃO DE 1974, NÃO POSTA A VENDA, DE TIRAGEM LIMITADA COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI. LIVRO DE CAPA DURA DE COR VERMELHA.

O LIVRO PERICIADO TEVE ÚLTIMA IMPRESSÃO EM 30 DE NOVEMBRO DE 1974 PELA OFFICINE GRAFICHE ARBE MODENA.

ASSINATURA GRAFADA COM CANETA DO TIPO PONTA GROSSA POROSA, SENDO UTILIZADA TINTA DE COR AZUL, GRAFADA SEM LINHA BASAL, SENDO FEITA REFERENCIA AO ANO DE 1975.

(5)

DO MATERIAL GRÁFICO PADRÃO DE CONFRONTO

No campo da documentoscopia, as Perícias são realizadas com base no “confronto”.

No caso em questão, a assinatura questionada, examinada, foi cotejada com o material gráfico padrão do Sr. ENZO FERRARI.

DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 434 - CPC

Parágrafo único - Quando o exame tiver por objeto a autenticidade da letra e firma, o perito poderá requisitar, para efeito de comparação, documentos existentes em repartições públicas; na falta destes, poderá requerer ao juiz que a pessoa, a quem se atribuir a autoria do documento, lance em folha de papel, por cópia, ou sob ditado, dizeres diferentes, para fins de comparação.

MATERIAL GRÁFICO PADRÃO DE CONFRONTO Trata-se de 01 (UM) documento, assim descrito:

01 (uma) ASSINATURA IMPRESSA POSTA NO PREAMBULO DO LIVRO FERRARI – EDIÇÃO DE 1974 NÃO POSTA A VENDA, DE TIRAGEM LIMITADA, COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI. LIVRO DE CAPA DURA DE COR VERMELHA.

(6)

DAS FOTOS DO LIVRO

(7)

Esses documentos foram analisados separada e individualmente e comparados entre si, a fim de que fossem encontrados elementos gráficos CONVERGENTES / DIVERGENTES, em quantidade suficiente para consubstanciarem-se uniformes e assim servirem para responder a alegação do Sr MANOEL DAMASCENO DE SOUZA de que a ASSINATURA DE DEDICATÓRIA POSTA NO PREAMBULO DO LIVRO FERRARI - EDIÇÃO DE 1974 NÃO POSTA A VENDA, DE TIRAGEM LIMITADA, COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI - LIVRO DE CAPA DURA DE COR VERMELHA com impressão em 30 de novembro de 1974 pela OFFICINE GRAFICHE ARBE MODENA, É DO SR. ENZO FERRARI.

DOS MÉTODOS PERICIAIS EMPREGADOS NA ANÁLISE GRAFOTÉCNICA

MÉTODO SINALÉTICO (Prof. Salvadore Ottolenghi)

De acordo com esse Método, são analisadas preliminarmente, as qualidades gerais dos grafismos: questionados e padrões, para serem visualizadas e descritas às características de índole pessoal: àquelas que individualizam o punho escritor.

MÉTODO GRAFOCINÉTICO (Prof. José Del Picchia)

Visa à análise da movimentação do gesto gráfico, isto é: os aspectos dinâmicos da escrita.

(8)

DOS APARELHOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS E / OU A DISPOSIÇÃO

Lupa manual com lâmpada auxiliar.

Lupa conta linhas.

Lupa com base fixa e presilhas.

Lupa de mesa com braço articulador e luz auxiliar.

Microscópio.

Régua plástica, milimetrada e transparente.

Aparelho de scanner.

Confecção de ilustrações.

Computador.

Sistema ligado a rede de computadores.

Impressora jato de tinta colorida.

Máquina de xérox.

Lâmpada com luminescência ultravioleta modelo DL-01-4W.

Óculos de proteção para raios ultravioleta com certificado de aprovação pelas normas técnicas do Ministério do Trabalho.

Máquina fotográfica CASIO – 16.1 mega pixels.

Lentes multicores para diferentes luminescências.

Cabo imantado captador de pó magnético para coleta de impressão digital.

Pó magnético preto para coleta de impressão digital.

Pó magnético branco para coleta de impressão digital.

Pincel de fibra de vidro para coleta de digital.

Fita transparente para coleta de impressão digital.

Tudo corroborando com a comprovação dos custos com as despesas necessárias a elaboração do Laudo Pericial.

ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS

De posse das peças a serem examinadas: questionada e padrão, o Perito passa à efetivação dos exames, onde preliminarmente procedeu às análises isoladamente de cada lançamento, procurando estabelecer a classe de elementos gráficos individualizadores de punho do escritor, o Sr.

ENZO FERRARI.

Após a identificação destes elementos, efetivou os confrontos necessários, consoante os modernos ensinamentos da documentoscopia, analisando então se é ou não do Periciado a assinatura questionada.

(9)

DA ANÁLISE TÉCNICA DA ASSINATURA

A assinatura posta no LIVRO FERRARI – EDIÇÃO DE 1974, NÃO POSTA A VENDA, DE TIRAGEM LIMITADA, COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI, tendo última impressão em 30 de novembro de 1974, pela OFFICINE GRAFICHE ARBE MODENA, foi verificada CONVERGENTE relacionada ao grafocinetismo e qualidades gerais dos grafismos do Sr. ENZO FERRARI.

ASSINATURA DA DEDICATÓRIA PERICIADA É SIM DO SR. ENZO FERRARI.

PODE-SE DESTACAR

ESCRITA DO TIPO IDADE GRÁFICA ESCOLAR

Analisaremos agora o gesto gráfico do escritor. Constata-se que o Sr. Enzo Ferrari apresenta no seu padrão gráfico IDADE DA ESCRITA DO TIPO ESCOLAR. Nesse tipo o escritor grafa tendo arraigamento os moldes alfabéticos. Constata-se, contudo, no início da assinatura, uma grande laçada que foge da ornamentação do alfabeto.

Assinatura de dedicatória posta no livro periciado apresenta IDADE DA ESCRITA DO TIPO ESCOLAR. Tendo, no início grafia, ornamentação que não transparece molde alfabético.

VELOCIDADE

Chamamos de velocidade ao dinamismo em que o escritor grafa. Cada individuo tem seu modo peculiar que caracteriza sua índole gráfica.

Material padrão usado para confronto apresenta ALTA VELOCIDADE no início e BAIXA VELOCIDADE BAIXA, em sua desenvoltura.

Materiais questionados apresentam ALTA VELOCIDADE no início e BAIXA VELOCIDADE BAIXA, em sua desenvoltura.

(10)

DA INCLINAÇÃO AXIAL

A inclinação axial é definida em função do sentido genético empregado na grafia, se as letras tendem “tombar” para a esquerda, direita ou permanecerem na vertical.

Material padrão usado para confronto apresenta sua INCLINAÇÃO AXIAL À DIREITA, em relação à linha basal.

Material periciado apresenta INCLINAÇÃO AXIAL À DIREITA.

(11)

DO ALINHAMENTO GRÁFICO

Chamamos de alinhamento gráfico ao modo como a assinatura se apresenta em relação a linha de pauta.

No caso em análise, o Sr. Enzo Ferrari, apesar de a assinatura não apresentar linha basal, constata-se, que ele segue uma forma bem retilínea em sua grafia. Constata-se mais, um grande declive, abaixo da linha imaginária, de uma grande laçada, à direita. Portanto ALINHAMENTO GRÁFICO REGULAR APRESENTANDO UM GRANDE DECLIVE À DIREITA, NA FORMA DE UMA LAÇADA.

Material periciado apresenta ALINHAMENTO GRÁFICO REGULAR APRESENTANDO UM GRANDE DECLIVE À DIREITA, NA FORMA DE UMA LAÇADA.

(12)

DO MANEIRISMO GRÁFICO

Chamamos de MANEIRISMO GRÁFICO ao modo de como a grafia de uma letra se assemelha a figura de um determinado objeto, deixando, para trás, o molde alfabético da letra.

No caso em análise, o Sr. Enzo Ferrari apresenta, na primeira parte de sua assinatura, MANEIRISMO GRÁFICO, assemelhando-se a figura de uma GRANDE LAÇADA À DIREITA.

Material periciado apresenta, na primeira parte da assinatura, MANEIRISMO GRÁFICO.

Uma GRANDE LAÇADA À DIREITA.

(13)

DO CALIBRE

Chamamos de CALIBRE ao tamanho que as letras são grafadas.

Material padrão usado para confronto apresenta CALIBRE MUITO GRANDE, na primeira parte da grafia e CALIBRE PEQUENO no decorrer da assinatura.

Material questionado apresenta CALIBRE MUITO GRANDE, na primeira parte da grafia e CALIBRE PEQUENO no decorrer da assinatura.

(14)

DO ESPAÇAMENTO

Cada indivíduo, ao grafar, deixa, de forma inconsciente, um espaçamento. Este pode ser entre

as letras ou entre sílabas que particulariza, com outros fatores, sua grafia.

Material padrão usado para confronto apresenta ESPAÇAMENTO ENTRE AS LETRAS.

Não são grafadas, portanto, no espaço uma das outras.

Material questionado (assinatura de dedicatória) apresenta ESPAÇAMENTO ENTRE AS LETRAS. Cada letra é grafada de modo que uma respeita o espaço da seguinte.

(15)

DA CAIXA DE RENGLÓN

A CAIXA DE RENGLÓN. Esta é o espaço no qual escrevemos e que está limitado pelas margens.

Dentro das características gráficas e morfológicas das letras e escrituras podemos distinguir:

LINHAS AUXILIARES. Estas compreendem as linhas que estão acima (alçadas), abaixo (queda) e no prolongamento da caixa de RENGLÓN.

Assinatura padrão, usada como material de confronto apresenta grafia das letras inseridas no prolongamento na Caixa de Renglón, existindo, a primeira letra, parte com alçada (acima da caixa) e parte em queda (abaixo da caixa).

Assinatura de dedicatória apresenta grafia das letras inseridas na prolongação da Caixa de Renglón, existindo, a primeira letra, parte com alçada (acima da caixa) e parte em queda (abaixo da caixa).

(16)

DA CONFRONTAÇÃO CONVERGENTE Da Grafia Das Letras “RR”

Compartimentando a Letra

Material padrão usado para confronto apresenta grafia das letras “RR”, com PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO, junção entre ambas com ANGULAÇÃO PONTIAGUDA.

Compartimentando as letras, constata-se, entre as duas, o surgimento de uma ornamentação que mais se assemelha a figura de um “V”.

Material questionado (assinatura de dedicatória) apresenta PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO, junção entre ambas com ANGULAÇÃO PONTIAGUDA. Operacionalizando-se um compartimentando as letras, constata-se, entre as duas, o surgimento de uma ornamentação que mais se assemelha a figura de um “V”.

Todas essas são análise de pequenos gestos gráficos que o escritor grafa, de modo

(17)

DA CONFRONTAÇÃO CONVERGENTE

Da Grafia Da Letra “R”

Material padrão usado para confronto apresenta grafia da terceira letra “R”, com PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO E PLATÔ RETO COM LEVE DECLIVE.

Material questionado (assinatura de dedicatória) apresenta terceira letra “R”, com PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO E PLATÔ RETO, COM LEVE DECLIVE.

(18)

CONCLUSÃO

Pelo exposto, e pelo que da documentação consta, este Perito pode concluir que:

O PADRÃO GRÁFICO DO SR. ENZO FERRARI, CON VERGE COM A GRAFIA DA ASSINATURA DE DEDICATÓRIA POSTA NO LIVRO FERRARI (THE BIG RED BOOK) – EDIÇÃO DE 1974, NÃO POSTA A VENDA, DE TIRAGEM LIMITADA, COM PROPRIEDADE LITERÁRIA E DIREITOS RESERVADOS A ENZO FERRARI, TENDO ÚLTIMA IMPRESSÃO PELA OFFICINE GRAFICHE ARBE MODENA, EM 30 DE NOVEMBRO DE 1974.

ASSINATURA DE DEDICATÓRIA É SIM DO SENHOR ENZO FERRARI.

Ademais, valendo-se do método grafocimédico, não se examina elementos isolados e sim, o conjunto dos movimentos como um todo, e assim foi realizado com uma visão global das CONVERGÊNCIAS que se ressaltaram, principalmente nos seguintes pontos:

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM IDADE DA ESCRITA DO TIPO ESCOLAR.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM ALTA VELOCIDADE NO INÍCIO E BAIXA VELOCIDADE BAIXA, EM SUA DESENVOLTURA.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM INCLINAÇÃO AXIAL À DIREITA, EM RELAÇÃO À LINHA BASAL.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM ALINHAMENTO GRÁFICO REGULAR APRESENTANDO UM GRANDE DECLIVE À DIREITA, NA FORMA DE UMA LAÇADA.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM MANEIRISMO GRÁFICO, NA FORMA DE UMA GRANDE LAÇADA À DIREITA.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM CALIBRE MUITO GRANDE, NA PRIMEIRA PARTE DA GRAFIA E CALIBRE PEQUENO NO DECORRER DA ASSINATURA.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM ESPAÇAMENTO ENTRE AS LETRAS. CADA LETRA É GRAFADA, RESPEITANDO O ESPAÇO DA SEGUINTE.

(19)

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM GRAFIA DAS LETRAS INSERIDAS NA PROLONGAÇÃO DA CAIXA DE RENGLÓN, EXISTINDO, A PRIMEIRA LETRA, PARTE COM ALÇADA (ACIMA DA CAIXA) E PARTE EM QUEDA (ABAIXO DA CAIXA).

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM LETRAS “RR” COM PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO, JUNÇÃO ENTRE AMBAS COM ANGULAÇÃO PONTIAGUDA. OPERACIONALIZANDO-SE UMA COMPARTIMENTAÇÃO DAS LETRAS, CONSTATA-SE, ENTRE AS DUAS, O SURGIMENTO DE UMA ORNAMENTAÇÃO QUE MAIS SE ASSEMELHA A FIGURA DE UM “V”.

MATERIAL PADRÃO USADO PARA CONFRONTO E ASSINATURA DE DEDICATÓRIA APRESENTAM GRAFIA DA TERCEIRA LETRA “R”, COM PRIMEIRO TRAÇADO CURVILÍNEO E PLATÔ RETO COM LEVE DECLIVE.

Nada mais havendo a lavrar, fica encerrado o presente Parecer Pericial Grafodocumentoscópico, quando ficamos sempre à disposição para maiores esclarecimentos, tudo conforme disposto no artigo 435, Código de Processo Covil, vigente.

O presente segue devidamente assinado com 19 (DEZENOVE) folhas digitadas de um só lado, incluindo capa.

Fortaleza, 15 de julho de 2015

Referências

Documentos relacionados

À escola é reconhecido importante papel preventivo (informação, desenvolvimento de competências), todavia nas suas práticas escolares, as acções de prevenção tem

Estas instruções de instalação incluem, principalmente, informações gerais sobre o produto e o hardware, instruções de montagem, descrição do borne para terminais, listas de

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - 2° PROFESSOR - NÃO

Preocupado com o cálculo do custo de vida em São Paulo, com as características do mercado de trabalho no país e com os limites impostos pela estrutura oficial sobre a ação

Esta pesquisa foi formulada com o objetivo de apresentar a utilização de vírus, através da terapia genética, para o tratamento Leucodistrofia Metacromática (LDM),

Será considerado habilitado na Prova Prática o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 50 (cinquenta), exceto para os empregos de

Apesar de haver enca- minhamento médico para atendimento ambulatorial em 53,3% (89/167 - dados referentes a 2 pacientes não foram fornecidos) dos casos, apenas 16% (27/169)

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual