• Nenhum resultado encontrado

uma opção a mais na pesquisa agropecuária :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "uma opção a mais na pesquisa agropecuária :: Brapci ::"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

COMUNICAÇÕES

061.68:016:63

bajNセco DE BIBLIOGRAFIAS: UMA OpçÃO A MAIS NA PESQUISA AGROPECUÃRIA

Iêda Muniz de ALMEIDA, Bibliotecária Responsável pelo Banco de Bibliografias. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Departamento de Informação e Documentação (EMBRAPA/DID), Brasília.

Breve descrição do Banco de Bibliografias (BABI) do Sistema de Informação Técnico-Científica (SITC), da EMBRAPA.

1. INTRODUÇÃO

o

Banco de Bibliografias (BABI) é um serviço do Sistema de Informação Técni-co-Científico (SITCE), da EMBRAPA, que tem por fmalidade reunir e armazenar bi-bliografias na área de ciências agropecuárias e afins.

2. OBJETIVOS

Os objetivos do Banco de Bibliografias são:

1) Atender ao usuário no fornecimento das informações que facilitem o acesso à documentação existente em ciências agropecuárais e afms.

2) Evitar duplicidade de esforços na elaboração dos levantamentos bibliográ-ficos.

3) Promover a difusão e o intercâmbio de bibliografias entre as Instituições.

3. ESTRUTURA

O Banco de Bibliografias é constituído através de bibliografias sinaléticas levanta· das e elaboradas nos Setores de Informação e Documentação (SIDs) das Unidades des-centralizadas que compõem o SITCE.

Essas bibliografias são armazenadas por assunto e indexadas por título e assunto.

4. ALIMENTAÇÃO DO BANCO DE BIBLIOGRAFIAS

A alimentação do Banco de Bibliografias é feita através de bibliograt1as elabora-das pelos bibliotecários dos SIDs, durante a realização de trabalhos científicos e pes-quisas desenvolvidas nessas unidades.

São também seradores

<f

bibliografias ao Banco, os órgãos nacionais, internacio-nais, regiointernacio-nais, além das instituições convenentes e empresas estaduais ligadas à EM· BRAPA através de convênios, permuta e doação de documentos.

II"

,

j

(2)

6. PROGRAMA DE BANCO DE BIBLIOGRAFIAS

6.1. Bibliografias Curtas

121

UFPR, .. DC;/SA

ャセN セ セL[Zェ セ⦅⦅

""-

CBNセMセNエaN

BANCO DE BIBLIOGRAFIAS

6.3. Coleta Nacional e Internacional de Documentos

Verificatll9s um crescente interesse por parte das Instituições Agrícolas em ela-borar levantamentos bibliográficos, no intuito de contribuir para o aprimoramento da

9.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É feita através do boletim do Banco de Bibliografias que ainda se encontra com periodicidade irregular, onde procuramos informar os usuários sobre as bibliografias indexadas no Banco.

Dentro desse programa já foram divulgadas 18 bibliografias que se encontramà

disposição dos interessados, na EMBRAPA - Departamento de Informação e Do-cumentação.

Tem por objetivo coletar documentos convencionais e não-convencionais a nível nacional e internacional, com o intuito de suprir as unidades com documentos relacio-nados com sua linha de pesquisa. Tais documentos gerarão bibliografias especializadas por assunto.

A metodologia empregada para obtenção, é a de contatos diretos com o(s) pes-quisador(es), instituições, Estações Experimentais, através de correspondência, Telex, telefone, e visita in loco quando necessário.

Não existe rigorosidade na escolha dos assuntos a serem pesquisados. Sempre que necessário for, de acordo com os interesses do país, restruturaremos nossa política

deação, sem contudo abandonar os produtos já em fase de coleta.

8. RESULTADOS

No momento o BABI compõe-se de 3090 bibliografias com o total de 1.863.707 referências bibliográficas, apresentando uma distribuição de 60% dos levantamentos feitos, a nível internacional e 17% a nível nacional.

O ano de 1979 destaca-se com maior volume de bibliografias, isto é, 556, cor-respondendo a 29%, ocorrendo o mesmo co11o número de referências, ou seja, 338.693,

que corresponde a 23% do total.

Destacamos entre os editores, a Biblioteca Nacional de A.gricultura (BINAGRI) com 282 bibliografias, que corresponde a 14,74% do total e a EMBRAPA com 653, equivalendo a 34,13% do total.

Entre 1979 e 1980, houve um acréscimo de 751 bibliográfias, correspondendo a 64,62% de incremento, ao passo que, em relação ao número de referências o acrésci-mo foi de 999 387 ou 232% de aumento.

Outro fato que merece destaque é que em 1980, o número médio de referências por bibliografia foi de 749 quando anteriormente era de 370.

R. Bibliotecon. Brasília 9 (2) juL - dez. 1981

7.

DIVULGAÇÃO

I

r

.'

セN

R. Bibliotecon. Brasília 9 (2) jul. - dez. 1981 Devido a estrutura da Empresa, as bibliografias, em princípio, são elaboradas nos SIDs das proprias unidades da Empresa, tendo como base as obras de referência, abs. tracts, bibliografias nacionais e internacionais e bibliografias de bibliografias, podendo, também, ser enriquecidas através de obras existentes no acervo.

Esgotados todos os pontos e não havendo recursos bibliográficos disponíveis, os Setores de Informação e Documentação (SIDs), encaminham o pedido ao Departamen-to de Informação e Documentação (DID), através de um formulário de solicitação de bibliografias, encarregando-se o Departamento da elaboração do mesmo, dirigindo a solicitação a um outro SID que tenha maior disponibilidade de 'acervo, ou a uma instituição convenente, órgãos nacionais e/ou internacionais.

A centralização destas solicitações tem por finalidade evitar a duplicidade de pe-didos numa mesma unidade e/ou instituições convenentes, o que só acarretará per-da de tempo, dinheiro e desgaste per-da própria Empresa.

s.

ELABORAÇÃO DE BIBLIOGRAFIAS

o

Departamento de Informação e Documentação (DID), também contribui para o enriquecimento do banco, através de bibliografias elaboradas pelo seu corpo técnico.

iセda MUNIZ DE ALMEIDA

Denominamos bibliografias curtas aquelas que se constituem num meio rápido de informação ao pesquisador.

Estas bibliografias formam o maior número de documentos, já que são elabora-das para servir de apoio aos subprojetos e pesquisas desenvolvielabora-das pela unidade. Não é exigido rigor na apresentação dessas bibliografias, entretanto, devem vir acompanhadas de um formulário denominado de acompanhamento de bibliografias, onde deverão constar dados que facilitem sua compreensão. Entre os quais, nomedaunidade, nome do bibliotecário responsável, título da bibliografia, data de elaboração e palavras--chave.

6.2. Bibliografias Especializadas por Assunto

120

Constituem-se num dos principais veículos de divulgação do banco. Abrangem assuntos específicos da área animal ou vegetal.

São elaboradas com a finalidade de divulgar o(s) produto(s) considerados de prioridade nacional, a unidade, o bibliotecário e a própria Empresa.

(3)

iセda MUNIZ DE ALMEIDA

I'

IIII

,

,

I

\;::i

)

I

:i

li

) l

·1

'II

Iii

I

\

"!'I

\

I I

!II

I

i'

,I

R. Bibliotecon. Brasilia 9 (2) jul. - dez. 1981

Brief description of the Banco de Bibliografias (BABI) of the Sistema de Infor-mações Técnico-Científico (SITC), of EMBRAPA.

pesquisa agropecuária do país. A EMBRAPA, por sua vez, como Instituição de Pesqui-sa, através do BABI, está tentando solidificar essa necessidade, visto que constitui-se num Banco, onde procura armazenar todas a bibliografias existentes no país, na área agrícola, contando para isto, com a participação e interesse das demais Instituições Agrícolas nacionais e internacionais.

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&amp;M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&amp;M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou