• Nenhum resultado encontrado

COMO TRABALHAR BEM COM OS OUTROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMO TRABALHAR BEM COM OS OUTROS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

COMO TRABALHAR BEM COM OS OUTROS

Estratégias simples que te ajudarão a lidar melhor com outras pessoas

TRADUZIDO POR TOMAS E. A. MARTINS

(2)

SUMÁRIO

1. Introdução ... 3

2. Definindo “outros” ... 4

3. Porque pode ser desafiador trabalhar com outras pessoas ... 5

4. A importância do respeito ... 6

5. Habilidades básicas que você precisa para trabalhar com os outros ... 7

6. Benefícios de se trabalhar efetivamente com os outros ... 12

7. Treinando novos colaboradores ... 15

8. Tipos de conflito no ambiente de trabalho ... 17

9. Trabalho para introvertidos ... 20

10. Conclusão ... 22

(3)

1. Introdução

Provavelmente, muitas pessoas além de você passam a maior parte de seu tempo trabalhando com outras pessoas em um ambiente organizacional. E, a menos que sejam muito sortudas, essas pessoas não conhecem seus colegas de trabalho.

Infelizmente, nem todo mundo sabe como se dar bem com os outros. Isso pode causar todo tipo de situações difíceis, fazendo com que seja quase impossível terminar o dia.

Trabalhar bem com os outros é crucial em qualquer situação. Entretanto, é ainda mais importante em um ambiente de trabalho. Por quê? Isso afeta diretamente fatores como eficiência, produtividade e a moral dos funcionários... apenas para dar alguns exemplos.

Não importa o tamanho ou a empresa em que você trabalha. As regras são basicamente as mesmas se você trabalha com uma ou 1.000 pessoas. Cada pessoa merece o mesmo grau de consideração.

Quando você procurava emprego, já se deparou com a frase "deve trabalhar bem com outras pessoas" na descrição do cargo ou anúncio da vaga? Se sim, há uma boa razão para isso. Os empregadores não querem contratar pessoas que não lidam bem com os outros. Isso geralmente causa problemas desde o começo.

(4)

2. Definindo "Outros"

Nesse caso, "outros" pode ser definido como “qualquer pessoa que você tem contato enquanto trabalha”. Obviamente, a resposta será diferente para cada pessoa. Entretanto, pode incluir o chefe, seus colegas de trabalho ou clientes com quem você interage, qualquer vendedor, a equipe de RH, manutenção ou limpeza... e a lista só aumenta.

Uma das principais razões para se tratar todo mundo igual é que você nunca sabe quando irá precisar da pessoa ou o que ela poderá fazer por você no futuro. Isso não quer dizer que você deva tirar vantagem da ajuda de qualquer pessoa ou obrigá-las a te ajudar, em nenhuma circunstância.

Você já ouviu a expressão "não é o que você sabe, mas quem você conhece?". Pense sobre isso. Alguém com quem você não interage diariamente, mas ainda mantêm contato, pode te indicar algum amigo que esteja contratando para uma vaga que você deseja. Sem a indicação, você perderia a oportunidade. Esse cenário acontece com mais frequência do que você imagina.

Uma outra razão para você ser respeitável com todo mundo, é a possibilidade de fazer um amigo que de outra forma você não teria. A diversidade no ambiente de trabalho se faz mais presente do que nunca. Isso dá as pessoas mais chances de fazer amizade com quem não fazem parte de seu núcleo social. Pode ser alguém que trabalha em outro departamento, ou o zelador do prédio. Quando se trata de conhecer e fazer um novo amigo, as possibilidades são quase infinitas.

(5)

3. Porque pode ser desafiador trabalhar com outras pessoas.

Há muitas razões para que trabalhar com outras pessoas seja algo desafiador. Algumas pessoas tem a tendência de trazer seus "egos" para o trabalho. Isso pode acontecer por que são inseguras ou não se conhecem direito. Então elas criam um grande ego para cobrir as lacunas.

Honestamente, arrogância no trabalho atrapalha mais que ajuda, ao criar ressentimentos e más impressões rapidamente. Quando um funcionário não trabalha bem com os outros, independentemente do motivo, são grandes as chances de ser desligado.

E se esse comportamento impróprio continuar, essa pessoa corre o risco de ser desligada várias e várias vezes, até que ele ou ela finalmente encontre um trabalho onde lidar com pessoas não importe. É um cenário triste de se imaginar. Não deixe acontecer com você!

Outra parte desafiadora de se trabalhar com os outros é se esforçar para evitar competição. Se algum colega de trabalho não está lidando bem com você, pode ser por causa dos aspectos competitivos do trabalho ou pelo fato de que eles estão tentando te superar em algo.

Sim, é verdade que uma competição amigável entre os colaboradores é saudável e ajuda a melhorar suas performances. Entretanto, desfazer do trabalho de outrem ou tentar prejudicá-lo de alguma forma não fará nada além de machucar seus sentimentos. Pode prejudicar sua própria performance ou ainda fazê-lo se sentir mal ao ponto de querer mudar de trabalho.

(6)

4. A importância do respeito.

Se as pessoas não se tratarem com respeito no trabalho, isso pode afetar negativamente o negócio. Se você não se sente respeitado no trabalho, será extremamente difícil dar seu melhor. O mesmo acontece com seus colegas. Eles não poderão fazer suas tarefas com maestria se tiverem sua confiança minada por algum colega de trabalho desrespeitoso.

Respeito mútuo entre os colaboradores ajuda a desenvolver um ambiente de cooperação entres os membros do time. Se você respeita as pessoas com quem trabalha, será muito mais fácil trabalhar com elas para atingir uma meta. Se você não tem respeito por seus colegas de trabalho ou por suas habilidades, como você poderá contar com eles para te ajudar?

A melhor maneira de uma equipe construir um laço de respeito mútuo é através de treinamentos e exercícios que façam com que todos se conheçam e conheçam suas habilidades. Pode ser uma dinâmica simples, onde cada membro do time fala seu nome e diz em qual atividade cada um acha que apresenta melhor desempenho.

Em um ambiente onde o comportamento desrespeitoso é comum, há mais chances de ocorrerem conflitos entre você e seus colegas de trabalho. Mas, é importante que, ao receber algum comentário desrespeitoso, você não aja da mesma maneira.

Uma disputa no trabalho tem um impacto negativo na moral e na produtividade em geral. Se você sente que algum colega de trabalho faltou com respeito com você, fale com ele sobre esse comportamento de forma calma e respeitosa. Caso eles não queiram aceitar isso, reporte a situação para o seu chefe ou supervisor.

(7)

5. Habilidades básicas e hábitos que você precisa para trabalhar com os outros.

Há muitas habilidades básicas e hábitos que você precisa para trabalhar bem com os outros. Quando mais cedo você desenvolvê-los, mais isso ajudará em sua carreira, alcançando melhores salários ou até mesmo posições de liderança. E cada vez mais as companhias estão considerando tais habilidades para contratar.

Muitas dessas coisas parecerão óbvias para você. Entretanto, se fossem óbvias para todo mundo, elas não precisariam ser listadas. Perceba que, não se trata de uma lista completa, mas é um começo. Você provavelmente verá que muitas dessas sugestões não exigem muito esforço além de lembrá-las. Não há razão para entrar em pânico e pensar que você terá que mudar seu estilo ou toda sua vida.

Embora essas coisas pareçam insignificante quando tratadas isoladamente, falhar em muitas delas pode se tornar um grande problema. E realmente pode significar a diferença entre manter um emprego ou ser demitido. Isso se faz verdadeiro especialmente na economia atual.

Com tantas pessoas procurando por emprego, as empresas podem preencher suas vagas facilmente.

Assuma responsabilidade.

É sempre importante assumir a responsabilidade pelas coisas que faz, principalmente se for algo errado. Ninguém é perfeito. E são poucos os empregados que entendem isso. Se você comete um erro e diz que não foi sua culpa, você não está só mentindo, como também passando a impressão de que não estava no controle da situação.

Ao assumir a responsabilidade, provavelmente você perceberá duas coisas. Primeiro, seus colegas de trabalho estarão mais dispostos a te ajudar a corrigir o problema. Segundo, essas mesmas pessoas se sentirão mais confortáveis ao seu lado, sabendo que você é uma pessoas honesta e nunca tentará prejudica-los

Tenha a mente aberta.

Mesmo nas situações onde você está com 100% da razão, é aconselhável que mantenha a mente aberta. Especialmente se você assume uma posição de liderança. Por quê?

(8)

Se você se fechar para novas ideias, pode ser visto como alguém que acha que sabe tudo.

Quando isso acontece, as pessoas assumem uma postura defensiva e a partir de então, tudo vai ladeira abaixo.

É muito mais produtivo mostrar um pouco de humildade e se concentrar em encontrar a resposta correta para o problema e situação em questão. Cada pessoa tem um jeito diferente de resolver problemas, e isso faz com que uma equipe tenha um potencial para resolver os problemas mais rápido e elaborar grandes ideias.

Honre seus compromissos.

Certifique-se de organizar os projetos com tempo suficiente para realizar suas atividades, considerando que imprevistos podem acontecer. É muito melhor deixar uma margem de segurança ao dar um tempo um pouco maior do que no necessário para finalizar a atividade, do que subestimar o tempo para finalizar o compromisso. Dessa forma, você não tem que se preocupar em desapontar seu empregador ou colegas.

Vá além da linha de chegada. Sempre que possível, faça mais do que o exigido. Isso permite duas coisas: fortalece as relações de amizade no trabalho e fornece um feedback a respeito de sua performance.

Mantenha a higiene em dia

Independentemente de você trabalhar com o público ou em um escritório, praticar hábitos de higiene é essencial quando você trabalha com os outros. Ninguém quer estar perto de alguém que cheira mal ou parece que dormiu com as roupas que está vestindo. Isso não quer dizer que você tem que se vestir como os ricos e famosos. Simplesmente tome banho todos os dias e vá trabalhar com vestimentas e cheiro agradáveis.

Se você está com pouco dinheiro, considere comprar roupas em lojas populares. Você pode conseguir grandes descontos em roupas que são perfeitas para o trabalho. Essas lojas geralmente possuem uma grande variedade de trajes para trabalho a preços fantásticos. Você apenas tem que estar lá na hora certa, que geralmente é nos dias em que as lojas recebem entregas.

(9)

Desligue seu telefone

Quase todo mundo tem um telefone celular nos dias de hoje. Se você trabalha em um grande escritório, chamadas constantes podem distrair muito a atenção. A menos que você precise de seu telefone para fins de trabalho, desligue-o e guarde-o. Ler mensagens de texto quando alguém está falando com você é extremamente rude. Isso passa a impressão de que seu telefone é mais importante que seu trabalho. Crie o hábito de checar suas mensagens e fazer chamadas rápidas durante seu horário de almoço.

Compartilhe os créditos

Quando apropriado, compartilhar os créditos com seus colegas de trabalho é um sinal de que você trabalha bem com os outros. Isso fará com que, essas pessoas não apenas gostem mais de você, mas também terão mais respeito por você.

Por outro lado, se você não der os devidos créditos, ganhará a reputação de alguém egoísta e que tenta sabotar todo mundo. Se acontecer de você sair dessa sem ninguém perceber, não perca seu tempo celebrando. A verdade sempre prevalece e você não será bem sucedido - poderá inclusive ser demitido por isso.

Não interrompa.

Você já esteve no meio de uma conversa em que era constantemente interrompido? É chato, não é? Por isso mesmo, não seja o "aquele que sempre interrompe". Mesmo que você tenha uma grande ideia e não consiga esperar para compartilhar, aguarde sua vez de falar.

Respire fundo e relaxe. Você estará compartilhando suas informações ou ideias antes que perceba.

Aqui vai um pequeno segredo. Há algumas pessoas que não ficam tão impressionadas quando você fala, não importa quão fantástica seja sua ideia. Essas pessoas gostam de falar delas mesmas. Então, deixá-las falar primeiro é uma boa maneira de fazê-las gostar de você. E então, elas serão mais receptivas ao que você tem para falar.

(10)

Sorria

O ato de sorrir é constantemente tido como o gesto mais poderoso de uma pessoa. A ciência comprova que pessoas que riem mais, não são apenas mais felizes, mas também mais bem sucedidas. E o melhor - sorrir não te custa um centavo. É grátis sorrir e ver o mundo (ou ao menos as pessoas que trabalham com você) sorrir de volta.

É interessante notar que, em alguns módulos de treinamento para call centers, os agentes tenham à sua disposição um pequeno espelho, próximo ao telefone. Assim, eles podem ter certeza de que estão sorrindo enquanto falam com o cliente. Acredite ou não, a pessoa no outro lado da linha, pode perceber o sorriso na voz do operador. Isso faz a interação entre os dois muito mais agradável, e muitas vezes se converte em maiores vendas.

Utilize recursos

Trabalhar bem com os outros, por melhor que seja sua habilidade, às vezes envolve utilizar novos recursos. Dependendo de onde você trabalha e do seu cargo, muitas companhias fornecem vários tipos de treinamentos que você pode participar.

Esses recursos podem ser seminários, treinamentos, programas fitness, equipamento de segurança custo zero, programas de saúde mental e assistência familiar, consultorias e mais. Se você se embasar em bons recursos e achar que o que aprendeu beneficiará seu ambiente e colegas de trabalho, não hesite em mencioná-lo para seu chefe. Quem sabe, você pode até ganhar uma pequena recompensa ou bônus por recomendar algo que pode ajudar a sua companhia a atingir o sucesso.

Não faça barulhos.

Caso seu empregador permita que você ouça música ou algo similar, não faça muito barulho. Use fones de ouvidos ou mantenha o volume em nível que não cause distração.

Lembre-se, nem todo mundo tem o mesmo gosto musical que você. Se seus colegas de trabalho não gostarem do que ouvir, provavelmente será mais difícil para eles se concentrar e fazer seu trabalho adequadamente. A hora de fazer barulho é depois que a jornada de trabalho terminar, a menos que você seja um músico de rock o um leiloeiro.

(11)

Respeite os limites

Seu trabalho pode requerer que você compartilhe espaço com seus colegas, mesmo que seja uma cabine, um escritório ou um veículo. Se você trabalhar perto dos outros, certifique-se de respeitar os espaços deles e os encoraje a respeitar o seu.

Tente não fazer chamadas de telefone sobre assuntos não relacionados com o trabalho enquanto seu colega está focado em um projeto. Também, tente não falar muito da sua vida pessoa, porque isso pode ser muito para algumas pessoas. Esses limites diferem de pessoa para pessoa, então tenha certeza de que seu comportamento não irá atrapalhar seu colega, então pergunte primeiro.

Aprenda a deixar para lá.

Se você tiver uma disputa com seu colega de trabalho, pode ser difícil que o relacionamento volte a ser como antes, e vocês trabalhem juntos efetivamente. Se a disputa já tiver sido resolvida, a melhor coisa que você pode fazer é seguir em frente e focar no trabalho.

E claro, seu colega terá de focar em deixar para lá também.

Caso eles ainda estejam chateados com o problema, veja se eles querem falar sobre.

Se eles disserem que ainda não estão insatisfeitos depois que a disputa encerrou, faça o possível para que as coisas fiquem bem entre vocês dois. Se o problema persistir, talvez seja melhor informar o seu chefe ou supervisor.

(12)

6. Benefícios de se trabalhar efetivamente com outros

Trabalho em grupo é uma coisa maravilhosa. Pode demorar um pouco para que todos

"entrem na dança", mas quando acontece, é benéfico para todos os envolvidos - sem mencionar o sucesso para a companhia. Aqui vão alguns benefícios de se trabalhar em grupo.

E sim, são plausíveis!

Preenche lacunas

Trabalhar junto aos outros geralmente preenche lacunas. Nem todo mundo tem as mesmas habilidades ou educação. O trabalho em grupo permite que as pessoas contribuam com seus conhecimentos e habilidades em um projeto ou na solução de um problema.

Isso é extremamente útil quando alguém fica doente. Se ninguém passa a fazer o trabalho daquela pessoa, tudo ficará parado até que ela melhore e volte a trabalhar. As empresas perdem negócios quando trabalham com menos de 100% de sua capacidade.

Promove a competitividade saudável

Não há nada de errado com um pouco de competição saudável no ambiente de trabalho. Isso geralmente leva ao aumento da produtividade, o que é sempre encorajado. É também altamente motivador. Muitas vezes, quando os colaboradores veem seus pares fazendo um excelente trabalho, eles querem fazer tudo o possível para se equipararem (ou até sobressair) na performance.

Alimenta a resolução de conflitos

Não importa o quão bem seus os integrantes da sua equipe trabalhem em grupo, sempre há a chance de os conflitos retornarem novamente. Não há garantia de evitá-los permanentemente. Isso é devido ao fato dos colaboradores possuírem diferentes formações e terem estilos diferentes de fazer as coisas. Isso é o que faz o mundo e o ambiente de trabalho tão interessante.

(13)

Quando os conflitos se apresentam, seu time é forçado a apresentar alguma solução para resolver a situação. Essa é uma habilidade muito interessante para se ter na manga, especialmente para aqueles interessados em se promover futuramente.

Inspire-os a assumir risco

Você pode achar que assumir riscos é algo que não se espera no trabalho. Entretanto, não há nada mais saudável que assumir risco. Pense sobre isso. Se você estiver trabalhando em um projeto por conta própria e ele falhar, você deve se responsabilizar pela falha em sua totalidade.

Por outro lado, se você está trabalhando em uma equipe, seus companheiros de trabalho não apenas partilham as ideias - eles também compartilham do sucesso ou fracasso do resultado. Em essência, o trabalho em equipe dá a todos no grupo a liberdade pa ra pensar fora da caixa e realmente fazer um brainstorm de novas possibilidades.

Aumenta a eficiência

Quanto mais eficiente um time de empregados trabalhar junto, mais trabalho eles serão capazes de fazer. Claro, ter mais pessoas significa ser capaz de aplicar mais esforço. Mas, uma equipe muito grande pode fazer com que um atrapalhe o outro se não trabalharem efetivamente. Mesmo que você não trabalhe diretamente com uma equipe, a comunicação eficiente com outros membros e setores da sua organização, ajuda a realizar as coisas o mais rápido possível.

Gera confiança

Terminar um projeto com seus colegas de trabalho ajuda muito a construir algum relacionamento com eles. Uma vez que eles te ajudaram a concluir algo, você sabe que pode confiar neles de novo no futuro. Esse sentimento de confiança aumenta seu nível de segurança e torna muito mais fácil trabalhar e compartilhar ideias com seus companheiros de trabalho.

Por outro lado, se os membros da equipe não confiarem uns nos outros, eles poderão tomar decisões que não são boas para o negócio no longo prazo. Eles podem se sentir como

(14)

sendo a única pessoa em que podem confiar, e tentar fazer todas as atividades por conta própria. Isso pode levar a uma séria queda na eficiência, e potencialmente até a problemas maiores se essa tensão levar o funcionário a cometer erros.

(15)

7. Treinando novos colaboradores.

Se você é o responsável por treinar novos colaboradores no trabalho, então você tem um impacto maior na impressão que eles terão da organização como um todo. Se o seu treinamento for efetivo e você estiver lá para auxiliar no que eles precisarem, eles verão a empresa como prestativa e um bom lugar para se trabalhar. Mas, se você não os prover com o suporte necessário, eles podem não construir um relacionamento positivo com a organização.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao treinar novos colaboradores.

Foque em desenvolver forças

Se você trabalha com um recém contratado, procure por áreas onde eles se destaquem e os incentive a desenvolver ainda mais essa expertise. Isso não apenas os encoraja a fazer um bom trabalho, como os incentiva a procurar promoções nas áreas que se encaixam em seu perfil. Além disso, pergunte-os se possuem outras forças que acham que os ajudará a fazer o trabalho ainda melhor. Eles podem ser capazes de ajudar a companhia de maneiras que talvez você não tenha pensado antes.

Utilize programas de treinamento a distância

Há muitos e diferentes programas de aprendizado disponíveis na internet que são perfeitos para muitas companhias e organizações. Esses cursos geralmente incluem instruções escritas ou vídeos instrucionais e componentes interativos como quizz, quebra-cabeças, ou até mesmo, jogos. Com tanta variedade disponível, você será capaz de encontrar cursos para cada departamento na sua organização. E só exige um pouco de pesquisa.

Solicite ajuda.

Se estiver tendo problemas treinando os novos colaboradores, procure alguém para ajudar. Empresas de treinamento especializadas estão disponíveis no mercado e podem ajudar a educar seus funcionários de muitas maneiras diferentes.

Geralmente, esses grupos veem até a sua empresa para aplicar o treinamento.

Entretanto, essa assistência pode ter um custo elevado. Se quiser gastar pouco, pense nos seus funcionários. Se alguns deles forem excepcionalmente talentosos nas áreas que você

(16)

está treinando os novos colaboradores, pergunte se eles se importariam em ajudar a treiná-los.

Pode ser que eles tenham insights que você não teve.

Encoraje o aprendizado

É difícil ensinar alguém que não quer ouvir o que você tem a dizer. E, se seus novos funcionários não estiverem entusiasmados com o novo trabalho, pode ser difícil treiná-los e fazer com que façam as coisas de modo eficiente.

É importante desenvolver interesse no seu treinamento e fazê-los gostar e querer aprender mais sobre a função, ao invés de simplesmente dizer o que fazer. Certifique-se de que eles saibam que não há nada de errado em perguntar, mesmo que seja menos sobre a função em si, e mais sobre a companhia como um todo. Quanto mais motivados eles ficarem em aprender, mais a performance melhorará com o tempo.

Dê algo para cumprir

Depois de instruir seu novo empregado sobre como fazer a função, dê algo para que eles pratiquem. Assim, você poderá avaliar o quanto do seu treinamento eles se lembrarão.

Monitore-os durante a tarefa, mas não interfira muito a menos que solicitem ajuda. Isso não apenas te dá uma ideia do quanto eles aprenderam, mas ajuda-os a ver como aplicar de forma prática o que foi aprendido, além do sentimento de missão cumprida.

Mantenha as coisas divertidas

Uma das maiores coisas que você pode fazer para desenvolver o relacionamento entre seu trainee e a organização, é manter o tom calmo e amigável. Isso não significa que seu treinamento deve ser menos efetivo, ou trabalhar duro durante o período de treinamento.

Apenas sorria e mantenha as coisas mais positivas enquanto trabalha com eles. Isso não apenas fará o aprendizado mais prazeroso, mas socializar com eles pode fazer com que es tornem amigos no futuro.

(17)

8. Tipos de conflito no ambiente de trabalho

Assim como em nossa vida pessoal, conflito no trabalho pode ser difícil de evitar.

Disputas entre os colegas de trabalho são frequentemente resolvidos sem muita exaltação.

Entretanto, as vezes pode ser necessário contatar o departamento de recursos humanos ou a gerência geral para resolver o problema se a disputa não puder resolvida.

Parte da resolução do conflito é conhecer efetivamente qual o tipo de conflito de trabalho com que você está lidando, quando ele começa.

Liderança

Uma mudança de liderança como um novo supervisor ou encarregado pode gerar grande conflito entre os empregados. Uma mudança brusca na liderança pode demandar algum tempo para que as pessoas se acostumem, e pode ser estressante para você e seus colegas de trabalhos no processo.

Mudanças drásticas na liderança no trabalho tira as pessoas de suas zonas de conforto enquanto elas tentam se ajustar as novas regras e técnicas. Embora pareça um pouco assustador no começo, esse tipo de conflito pode ser evitado ao fornecer um sumário claro das mudanças que serão feitas nas regras vigentes.

Conflitos de caráter

Conflitos de personalidade são os mais comuns entre os colegas de trabalho. Pode ser difícil lidar com características de personalidade que você não esteja acostumado, ou entender manias que são diferentes das suas, mas que outras pessoas possuem. O melhor é não levar as coisas para o lado pessoal e evitar conflitos desnecessários.

Se você conseguir pensar em um motivo pelo qual seu colega está agindo negativamente contra você, talvez você perceba algo que não sabia antes. É muito constrangedor quando seu colega é arbitrariamente rude com você.

(18)

É mais fácil mudar a si mesmo do que mudar os outros.

Tipicamente, mudanças para melhor não são fáceis para as pessoas atingirem. Você não pode apenas estalar seus dedos ou usar uma varinha mágica e esperar que as coisas aconteçam da noite para o dia. Mas, imagine o quão bom seria se as coisas fossem assim.

Entretanto, mantenha em sua mente. Ainda que seja possível mudar a si mesmo (com alguma dificuldade envolvida - as vezes mais do que você está disposto a fazer), é extremante difícil mudar os outros. Indo mais ao ponto, quando você dispende tempo para pensar sobre isso, você realmente estava certo?

É difícil mudar a situação quando você tem motivo e todos os fatos. O mesmo é verdadeiro com uma pessoa. Até que você se coloque no lugar da outra pessoa, você não saberá porque aquela pessoa age daquela maneira. Você pode até ter uma ideia geral, mas generalizações não são o suficiente.

Quando você estiver no trabalho ou em outro lugar e for necessário que você mude alguém, tente fazer o seguinte: pense sobre o que você pode fazer para resolver o problema.

Chegar em uma pessoa e dizer que você acha que ela tem que mudar é, com certeza, um jeito de despertar más impressões entre vocês. Honestamente, como você se sente se fosse o contrário, e alguém te dissesse que você precisa mudar o jeito que você faz as coisas?

Um bom exemplo disso é o gerenciamento de tempo. Se você perceber que algum de seus colegas de trabalho está com dificuldades em cumprir a escala e concluir o seu projeto, ao invés de ir reportar ao seu gerente, porque você não pergunta ao chefe se não há alguma maneira de ajustar o horário e ajudar aquela pessoa a se manter na linha. Você pode até aprender algo novo no processo.

Se alguém quiser mudar e pedir a sua ajuda, é um caso completamente diferente. Faça tudo o possível para ajudá-los a atingir a transformação que desejam alcançar. Às vezes, as pessoas precisam é de um empurrãozinho na direção certa. Veja dessa forma: eles provavelmente fariam o mesmo por você.

Quando chamar o chefe

Muitos conflitos interpessoais no trabalho podem ser resolvidos sem envolver o chefe.

Seus colegas de trabalho são adultos, e você deve ser capaz de solucionar de maneira razoável qualquer disputa que venha a ter. Talvez seja uma boa ideia manter seu chefe

(19)

informado sobre o que está acontecendo entre você e seu colega de trabalho, mas se o fizer constantemente, eles talvez achem que você não quer ouvir a versão deles da história.

Entretanto, se nenhum de vocês chegarem a um acordo, talvez seja uma boa ideia pedir para o supervisor do RH mediar o conflito entre vocês. Dedique um tempo para que ambos possam discutir e trabalhar o problema. Com uma parte neutra envolvida para ouvir ambos os lados da história, o outro lado talvez esteja mais aberto a ouvir, qualquer que tenha sido o comportamento que causou o problema.

(20)

9. Trabalho para introvertidos

Se você for introvertido, também pode tirar vantagem desse guia. Você não tem que confiar nele o tempo todo. Se você for tímido, considere procurar pelos seguintes empregos. Se não encontrar um rápido, não desista. Eles aparecerão.

Cuidador de animais

Se você ama animais, pense em procurar um trabalho em uma clínica veterinária, abrigo ou até mesmo em um pet shop. Embora o pagamento seja mais baixo que muitas outras oportunidades de emprego, a maior parte do tempo é gasta trabalhando com animais. Deixe a interação com humanos para seus colegas extrovertidos.

Gestor de mídias sociais.

A princípio, pode parecer uma escolha estranha. Sim, esse trabalho requer que você trabalhe com pessoas. Mas, como tudo é feito via internet, você não tem que ficar face-a-face com as pessoas com que você está se comunicando. Com a popularidade crescente das plataformas sociais, sempre haverá necessidade para essa função gerencial "por trás das cenas".

Repórter de tribunal

Quando esse livro foi escrito, o departamento americano de estatística do trabalho indicava que o salário médio para um repórter da corte são míseros R$ 50.000,00 por ano.

Ainda que isso exija que você esteja na corte, ele ou ela tem pouca interação com qualquer pessoa. A única hora em que é necessário falar, é quando alguém pede para que a pessoa leia parte da transcrição da corte.

Escritor freelancer.

Graças a popularidade da internet, oportunidades para escritores freelancer estão em todo lugar. Melhor ainda, você não precisa ser graduado em nada para começar. Se você

(21)

escreve bem e entende o básico de gramática, há muitos clientes esperando por sua assistência.

Geralmente, a única hora em que você tem que interagir com alguém é quando vocês estão discutindo o potencial trabalho ou tratam sobre questões com o cliente. Ainda assim, tudo pode ser feito via e-mail.

Tradutor

Se você fala mais de uma língua, porque não colocar esse conhecimento adicional em prática? O trabalho de um tradutor é simplesmente converter documentos escritos ou gravações de uma língua para outra. Não há necessidade de envolvimento com colegas de trabalho.

Outras possibilidades possíveis com interação humana limitada incluem:

• Motorista de caminhão ou entregador;

• Vigilante;

• Bibliotecário;

• Paisagista;

• Zelador;

• Técnico de laboratório ou pesquisador;

• Artista;

• Designer gráfico;

Para mais ideias, tire uma hora para fazer pesquisas on-line. Você provavelmente se surpreenderá com as sugestões de trabalho de outras pessoas que preferem trabalhar com interação limitada.

(22)

10. Conclusão

Esta informação é apenas um pequeno conjunto de coisas que te ajudarão a sempre trabalhar bem com os outros, independentemente de seu trabalho ou posição hierárquica.

Obviamente, quanto mais fácil for para você interagir com colegas de trabalho e clientes, maiores as chances de conseguir uma promoção ou aumento.

Você pode ter que trabalhar algumas dessas habilidades para que eles sintam naturalidade em sua atitude. A boa notícia é que se for esse seu caso, é totalmente ok. Não se critique muito por isso. Não existe colaborador prefeito, não importa qual o gral de escolaridade ou experiência na área que ele ou ela tenha.

Em qualquer trabalho, duas coisas muito importante de se possuir são: diligência e honestidade. Tão logo você demonstre essas suas qualidades, há uma boa chance de ser bem sucedido e, melhor ainda, se sentir bem fazendo o que sua função.

Assim como não há empregado perfeito, também não há trabalho ou colegas de trabalho perfeitos. Provavelmente haverá momentos em que você se sentirá frustrado com ambos, o que é perfeitamente natural. Durante esses períodos, faça tudo o que puder para se manter positivo sobre a situação.

Ser positivo é uma escolha a se fazer. Isso não depende apenas de boas coisas acontecerem para você. Se você se mantiver positivo mesmo quando as coisas não estiverem boas, seus colegas de trabalho tenderão a se incentivar por sua atitude e tentarão fazer o mesmo.

Algumas pessoas são introvertidas e preferem trabalhar sozinhas. Se você for uma delas, tudo está bem também. O mais importante é você encontrar um trabalho que você seja feliz fazendo, não importa o que seja. Entretanto, talvez você queira considerar isso: ao praticar algumas das sugestões nesse guia, você irá ficar cada vez mais extrovertido, mesmo que pouco a pouco.

Se e quando você se sentir melhor e mais confortável em trabalhar com pessoas, talvez seja o momento de expandir seus horizontes de emprego. Esse novo sentimento de confiança não se desenvolve da noite para o dia. Mas, com prática e paciência, você poderá eventualmente se encontrar querendo trabalhar com os outros. E certamente não há nada de errado com isso.

Finalizando, mantenha sempre as seguintes frases motivacionais em mente. Melhor ainda, escreva cada uma delas em um post-it e cole-as por todo seu escritório. Lembre-se: a

(23)

motivação é contagiosa. Então porque não ajudar a semeá-la e fazer seu ambiente de trabalho mais amigável e produtivo? Seus colegas de trabalho indubitavelmente te agradecerão por isso.

"Faça sempre o seu melhor. Não desista apenas porque alguém não lhe deu o devido crédito."

~ Mary Rosen

"Trabalhe de forma alegre e pacífica, sabendo que os pensamentos e esforços corretos inevitavelmente trarão os resultados corretos."

~ James Allen

"A melhor maneira de apreciar o seu trabalho é imaginar a si mesmo sem um."

~ Oscar Wilde

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho foi realizado com o objetivo de caracte- rizar a estrutura de uma área de fl oresta, através da abundância, freqüência e dominância das espécies, para servir como base

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Em esfera conclusiva, em linhas gerais sobre este item, é positiva a iniciativa da nova lei em tornar, em regra, pública condicionada à representação do

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Por mais que esta modalidade seja proibida pelo ministério do trabalho, ainda há um grande número de profissionais contratados como PJ (pessoa jurídica), este resultado ficou

Observaram, porém que a melhora dos sintomas clínicos, do VEF 1 , e da HRB não se manteve após a suspen- são da medicação, com retorno, no período de quatro semanas para os

Nessa posição, por se encontrar no foco dessa condição desejante e embora possa exercer a condição de sua feminilidade, ela sofrerá em contrapartida um efeito devasta- dor que

O levantamento dos histórico da Coca-Cola, do consumidor (antigo versus atual), da Responsabilidade Social Coorporativa e do novo Marketing, o Marketing 4.0, foi