• Nenhum resultado encontrado

Circuito Loterias Caixa Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Circuito Loterias Caixa Brasil"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Circuito Loterias Caixa Brasil

Atletismo, Halterofilismo e Natação

CADERNO DE ENCARGOS

Cidades/Estados candidatos à sede

Brasília, outubro de 2012.

(2)

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Em 2005 o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou um sonho: Uma competição em Fases com calendário fixo, premiação em dinheiro, alto nível de organização, um verdadeiro caça-talentos. Era o início do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo e Natação, um sonho que nasceu em 2001 e pôde se concretizar com o apoio da Loterias Caixa.

Na primeira etapa em Belo Horizonte, uma surpresa: quase 400 atletas inscritos.

Nesta mesma competição uma descoberta: o nadador André Brasil, que traria várias medalhas de ouro para o país, se inscreveu pela primeira vez no Circuito Loterias Caixa Brasil. As promessas reveladas confirmaram que o esporte adaptado começava a se consolidar no Brasil.

O Circuito Loterias Caixa Brasil cresceu de modo significativo. Em 2012 tivemos a participação de quase três mil pessoas, sendo mais de 2000 atletas de mais de 300 clubes das modalidades de Atletismo, Halterofilismo e Natação nas sete Fases da temporada de 2012. Em sete anos, desde o primeiro evento, o Circuito Loterias Caixa Brasil contou com um aumento de mais de 500% de participação de atletas.

O nosso objetivo é desenvolver cada vez mais um trabalho de excelência que possibilite a evolução do esporte adaptado e leve o Brasil para o topo do pódio.

Este Caderno de Encargos apresenta todo o procedimento para uma perfeita execução do Circuito Loterias Caixa Brasil e as diretrizes contidas visam a imprimir à competição um padrão de qualidade cada vez mais aprimorado e diferenciado, uma vez que, junto com o crescimento no número de participantes, veio o aumento das exigências.

O cumprimento do Caderno de Encargos está diretamente ligado ao sucesso do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A assimilação e execução de seu conteúdo ajudam a desenvolver a competição e dão credibilidade ao evento. É importante que as cidades postulantes a organizar as Fases do Circuito Loterias Caixa Brasil estejam cientes da necessidade de se esmerarem na apresentação de seus projetos, posto que o resultado final será revertido na forma de um grande evento para todos os envolvidos, sobretudo os atletas.

Buscamos parceiros que acreditem no esporte paralímpico e queiram ver o Brasil brilhar no Rio 2016.

Andrew Parsons Presidente do CPB

(3)

Página

1

I. PROCEDIMENTOS PARA CANDIDATURA À SEDE

Para candidatar-se à sede do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação 2013, os Estados/Cidades interessados deverão adotar os seguintes procedimentos:

1. Enviar ao CPB no endereço abaixo, ofício do Secretário Municipal e/ou Estadual de Esportes, Prefeito Municipal e/ou Governador do Estado, conforme modelo (Anexo I), material de apresentação da Cidade/Estado sede, indicando qual a Fase regional e/ou nacional a ser realizada de acordo com o calendário de eventos do CPB (Sessão IV) e relatório de suas instalações.

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO Departamento Técnico

Setor Bancário Norte, Quadra 02, Lote 12, Edifício Via Capital, 14º andar.

Brasília – DF CEP: 70040-020

Observação: Haverá uma comissão julgadora formada por membros da Diretoria Executiva e responsáveis pelo Circuito Loterias Caixa Brasil do Departamento Técnico do CPB, que avaliará e decidirá qual a melhor proposta enviada para cada Fase do evento. Haverá a possibilidade da realização em sedes diferentes das propostas enviadas caso essas sejam avaliadas como não cumpridoras dos requisitos necessários.

2. Conceder contrapartida financeira de 20% do custo total do evento. Como referência, o custo total de uma Fase em 2012 foi, em média, de R$

800.000,00. O recurso deverá ser disponibilizado para o CPB, que reverterá todo o montante para a cidade em forma de pagamento na rede hoteleira e serviços de alimentação. Se a cidade sede preferir, poderá efetuar o pagamento diretamente aos fornecedores dos serviços de hospedagem e refeições, contratados pelo CPB.

3. Receber os membros da Comissão de Vistoria em data marcada em comum acordo. Esses membros, após avaliação das propostas, observarão os aspectos exigidos para a definição das Cidades/Estados sedes para cada Fase Regional e/ou Nacional.

4. Cumprir as exigências para sediar Fases Regionais e/ou Nacionais com relação à infraestrutura esportiva, rede hoteleira e serviços complementares estabelecidas neste Caderno de Encargos.

(4)

Página

2

II. CONDIÇÕES GERAIS PARA SEDIAR O CIRCUITO LOTERIAS CAIXA BRASIL

1. INFRAESTRUTURA ESPORTIVA

Para cada modalidade, a cidade CANDIDATA deverá apresentar infraestrutura esportiva com medidas oficiais, equipamentos e materiais técnicos em perfeitas condições de uso e conservação, conforme estabelecem as normas e regras do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e do CPB, por meio do Anexo I do presente Caderno de Encargos.

1.1. MODALIDADE DE ATLETISMO

 Pista de atletismo oficial de 400m [Para as Fases Nacionais: pista certificada pelo IPC ou pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF)];

o Piso sintético;

o Oito (ou mais) raias;

 Gaiola para lançamentos em condições técnicas e de segurança para competição;

 Iluminação com capacidade para eventos noturnos;

 Demais características técnicas devem respeitar as orientações estabelecidas no Regulamento Geral da competição e nas regras oficiais do IPC;

Todas as instalações, para qualquer Fase do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013, devem conter ainda:

 Sala para armazenagem de material esportivo e promocional;

 Sala para secretaria do evento no local de competição com mínimo de 16m²;

 Vestiários masculinos e femininos;

 Acomodação para público com banheiros masculinos e femininos.

1.2. MODALIDADE DE NATAÇÃO

 Piscina oficial de 50 metros;

o Profundidade mínima de 03 metros;

o Dez ou oito raias com blocos de saídas, sem danos ou pontas quebradas em todas as raias;

 Aquecimento adequado e em funcionamento, respeitando o que diz as regras específicas no Regulamento Geral da competição e as Regras Oficiais do IPC;

 Piscina de aquecimento e/ou soltura ao lado da piscina oficial com profundidade mínima de 02 metros;

(5)

Página

3

 Demais características técnicas devem respeitar as orientações estabelecidas no Regulamento Geral da competição e nas regras oficiais do IPC.

Todas as instalações, para qualquer Fase do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013, devem conter ainda:

 Sala para armazenagem de material esportivo e promocional;

 Sala para secretaria do evento no local de competição com mínimo de 16m²;

 Vestiários masculinos e femininos;

 Acomodação para público com banheiros masculinos e femininos.

1.3. MODALIDADE DE HALTEROFILISMO

 Ginásio coberto (ou espaço compatível) com área útil para competição com o mínimo de 20x40 metros;

 Sala para pesagem e inspeção de material com o mínimo de 5x6 metros;

 Sala para aquecimento com o mínimo de 10x20 metros;

 Vestiários masculino e feminino.

OBSERVAÇÃO: Todas as dependências das arenas de competição e infraestrutura devem ser acessíveis às pessoas cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção e pessoas cegas e baixa visão, inclusive as arquibancadas.

2. INFRAESTRUTURA E DOCUMENTAÇÃO GERAL:

A CANDITADA deverá apresentar as seguintes documentações, concessões, garantias e condições gerais de cada uma das arenas de competição e áreas do evento, até o dia da assinatura do contrato de parceria entre o CPB e a Cidade/Estado Sede:

2.1. Ofício emitido por parte do proprietário de cada uma das áreas e arenas do evento, cedendo o local e todas as suas dependências nas datas do evento, garantindo a entrega ao COMITÊ ORGANIZADOR, no mínimo três dias antes do início do evento e até um dia após o seu encerramento, livres de qualquer publicidade nas áreas interna e externa (ARENA LIMPA) ou autorização expressa para cobrir ou retirar as marcas existentes;

2.1.1. Para arenas que tenham algum custo de locação e/ou utilização, esse deverá ser de responsabilidade da CANDIDATA;

2.2. Manter todas as instalações esportivas em condições de utilização no que diz respeito à segurança, limpeza, manutenção etc., providenciando todo

(6)

Página

4

quadro de pessoal móvel (zeladores, equipe de limpeza, eletricistas, segurança etc.);

2.3. Providenciar a abertura e preparação dos locais, diariamente, com antecedência mínima de duas horas do horário previsto para cada período indicado na programação publicada, sem custos adicionais;

2.4. Laudo atualizado do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil (termo de “nada a opor”) para todas as áreas do evento, conforme estabelece a Legislação;

2.5. Autorização para instalação de equipamentos em áreas públicas municipais (calçadas/passeios, ruas, parques) – ex.: caminhões de montagem, caminhões da TV, geradores, máquinas e outros, considerando as necessidades específicas;

2.6. Demais licenças, alvarás e termos de “nada a opor”, referente às esferas Municipal, Estadual ou Federal;

2.7. Contrato de locação / Títulos de propriedade / Autorização de uso do proprietário da área;

2.8. Cópia do alvará de localização e funcionamento do local do evento;

Observação: O cronograma de entrega das documentações será fornecido logo após a homologação da cidade sede.

3. REDE HOTELEIRA

A cidade CANDIDATA deverá oferecer rede hoteleira compatível com a demanda do evento, baseada no quantitativo de participantes de 2012, conforme quadro abaixo:

Fase Número aproximado de participantes

Regional São Paulo 1100

Regional Rio-Sul 650

Regional Norte-Nordeste 650

Regional Centro-Leste 900

1ª Nacional 1200

2ª Nacional 1200

3ª Nacional 1200

(7)

Página

5

Os hotéis deverão possuir categoria mínima três estrelas, localizados próximos ou de fácil acesso aos locais de competição, para que possam atender ao evento e todos os seus participantes com as seguintes especificações:

 Apartamentos: individuais e duplos;

 Restaurantes compatíveis com a demanda do evento;

 Salas de apoio (classificação funcional, congressos técnicos, almoxarifados e equipe de trabalho do CPB);

 Mínimo de 20 apartamentos acessíveis a cadeirantes (ex.: com portas de no mínimo 65 cm de vão, espaço para circulação de cadeira de rodas no apartamento e banheiro que não contenha banheira etc.), devendo ser aprovados em visita técnica realizada por membros indicados pelo CPB.

4. SERVIÇOS COMPLEMENTARES

4.1. Aeroporto: Oferecer infraestrutura aeroportuária com capacidade de atendimento à demanda de participantes;

4.2. Serviços de trânsito: Solicitar aos órgãos competentes e garantir a execução dos seguintes serviços de trânsito:

4.2.1. Sinalização e orientação aos motoristas nas regiões próximas às áreas e arenas do evento, sobre o fluxo de veículos nos dias, bem como nos seus acessos e adjacências;

4.2.2. Sinalização e controle das áreas de embarque e desembarque dos atletas nos dias de evento, conforme horários e programação, observando as circunstâncias especiais que exigem um tratamento diferenciado;

4.2.3. Bloqueio de ruas e isolamento de áreas, conforme as necessidades, caso seja necessário.

4.3. Serviços de limpeza pública e meio ambiente: Solicitar e coordenar os seguintes serviços de limpeza pública e meio ambiente:

4.3.1. Instalação de lixeiras, coleta de lixo e limpeza geral das áreas e adjacências, antes, durante e após evento;

4.3.2. Poda de árvores nas arenas de competição, conforme necessidade, acompanhada da devida orientação de órgão público competente.

4.4. Outras autorizações: Solicitar e ser responsável por outras autorizações necessárias:

(8)

Página

6

4.4.1. Atendimento especial em energia elétrica em situações que exijam este serviço.

4.5. Público: A CANDIDATA deverá preparar os locais de competição, conforme estabelece o estatuto do torcedor, desencadeando ações que objetivem o bem estar e o conforto do público nos acessos e locais de competição, especialmente no tocante aos aspectos relativos ao meio ambiente, limpeza, estacionamento e arquibancadas.

III. CRONOGRAMA PARA SEDE/CANDIDATURA

Datas e Prazos Procedimentos

Outubro de 2012 Divulgação e Disponibilização do Caderno de Encargos do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013.

Até 01 de novembro de 2012

As Cidades/Estados candidatos deverão enviar ao CPB o ofício de intenção a candidatura à sede do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013 (Anexo I), acompanhado de material de apresentação da sede e suas respectivas instalações esportivas (enriquecido de fotos demonstrativas).

Até 10 de novembro de 2012

Análise da documentação das sedes pré-candidatas;

Resultado da seleção e oficialização das Cidades candidatas e agendamento das vistorias para o Circuito Loterias Caixa Brasil 2013.

10 a 30 de novembro de 2012

Realização das visitas de inspeção nas sedes candidatas pela Comissão de Vistoria;

Elaboração do relatório final pela Comissão de Vistoria.

Até 10 de dezembro de 2012

Anúncio das sedes e assinatura do contrato de parceria entre o CPB e as Cidades/Estados sedes do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013.

Telefone para contato (61) 3031-3030.

IV. PROPOSTA DE CALENDÁRIO DAS FASES DO CIRCUITO PARA 2013

Fase Data

Regional Rio-Sul 1° a 3 de março Regional São Paulo 22 a 24 de março Regional Centro-Leste 11 a 14 de abril Regional Norte-Nordeste 3 a 5 de maio

1ª Nacional 6 a 9 de junho

2ª Nacional 29 de agosto a 1° de setembro 3ª Nacional 5 a 10 de novembro

(9)

(DOCUMENTO EM PAPEL TIMBRADO OFICIAL DO MUNICÍPIO/ESTADO)

Página

1

Anexo I

Carta de Intenção para Cidade/Estado candidatos à Sede do Circuito Loterias Caixa Brasil 2013

Cidade, dia, Mês, Ano Ao Senhor

Andrew Parsons

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro

Setor Bancário Norte, Quadra 02, Lote 12, Bloco “F”, Edifício Via Capital, 14º andar 70040-020 – Brasília-DF

Ref.: Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação 2013 Senhor Presidente,

A Prefeitura da Cidade (ou Governo do Estado) de nome da Cidade vem pelo presente apresentar ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) a competente Carta de Intenção para candidatura à Cidade Sede para a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª Fase Regional ou 1ª, 2ª ou 3ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação no período de data de realização do evento (conforme calendário publicado).

Comprometemos-nos, em caráter irrevogável e irretratável, a cumprir integralmente o Caderno de Encargos do Circuito Loterias Caixa Brasil em todas suas normas e recomendações, disponibilizando, através dos órgãos competentes, a Infraestrutura e recursos orçamentários, cooperando então com o CPB para o pleno êxito da competição e o desenvolvimento do esporte adaptado, desde a fase de candidatura até a realização do Circuito Loterias Caixa Brasil inclusive.

Estas condições ficarão asseguradas por meio da assinatura de Convênio firmado com o CPB, na qualidade de Cidade (ou Estado SEDE) do Circuito Loterias Caixa Brasil.

Neste sentido, objetivando o pleno êxito do evento, aproveitamos a oportunidade para apresentar, o(a) Senhor(a) Nome do responsável direto, como legítimo representante desse Governo para atuar, na qualidade de Diretor Geral Local , junto ao Comitê Organizador do Circuito Loterias Caixa Brasil.

Dessa forma apresentamos abaixo a relação da infraestrutura para a visita técnica da Comissão de Vistoria:

(10)

(DOCUMENTO EM PAPEL TIMBRADO OFICIAL DO MUNICÍPIO/ESTADO)

Página

2

MODALIDADE DE ATLETISMO

NOME DO COMPLEXO ESPORTIVO ENDEREÇO

MODALIDADE DE NATAÇÃO

NOME DO COMPLEXO ESPORTIVO ENDEREÇO

MODALIDADE DE HALTEROFILISMO

NOME DO COMPLEXO ESPORTIVO ENDEREÇO

REDE HOTELEIRA

NOME DO HOTEL Nº QUARTOS ADAPTADOS ENDEREÇO

Com agradecimentos antecipados pela atenção, expressamos a Vossa Senhoria a mais elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Assinatura do Prefeito ou Governador

Referências

Documentos relacionados

Relativamente ao espaço interior, este é constituído por diversas salas de aula, uma biblioteca/sala de informática, uma sala multiusos, um ginásio, um refeitório, uma

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

O Curso exigirá tempo integral e total disponibilidade do candidato aprovado.. Tiago

Através do conceito de arquétipo e do inconsciente coletivo foi possível para a psicologia abrir caminho para a compreensão de rico material pertencente aos mitos e ajudar o

Neste sentido, recuperando o afirmado em Peres & Móia (1995) no que diz respeito ao uso das conjunções aditiva e e das disjuntivas, consideramos haver desvios

*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.. EM ÉPOCAS DE