• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM MUNICIPAL n.º 91

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BOLETIM MUNICIPAL n.º 91"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

BOLETIM MUNICIPAL n.º 91

(2)

Município da Lourinhã Praça José Máximo da Costa 2530-850 Lourinhã

Tel. 261 410 100

E-mail geral@cm-lourinha.pt www.cm-lourinha.pt FICHA TÉCNICA

Propriedade Câmara Municipal da Lourinhã Direção João Duarte de Carvalho (Presidente da Câmara)

Coordenação Miguel Reis Silva (Adjunto do Presidente da Câmara)

Redação e Paginação Comunicação e Imagem Impressão A3 | Artes Gráficas

Tiragem 1.000 exemplares Depósito Legal N.º 121592/99 Periodicidade Trimestral DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Editorial

03

Mensagem de Ano Novo

04

Em Foco

06

Lourinhã Empreendedora

08

Lourinhã Próxima

15

Lourinhã Inclusiva

26

Lourinhã Sustentável

34

Economia e Empreendedorismo

42

StartUp 43

Espaço dos Partidos

46

ÍNDICE

(3)

EDITORIAL

Caros Munícipes,

Começamos 2020 com muitos projetos executados, mas com muitos outros para executar.

A nova imagem institucional do Município da Lourinhã é fruto de uma estratégia de turismo a desenvolver no período 2019-2027, e será o rosto da autarquia para os próximos anos. Enquadrada em vetores estratégicos para o concelho, assenta em quatro grandes marcas, apoiadas num único território, a “Lourinhã”. A Estratégia de Turismo da Lourinhã é um documento basilar na área do turis-

mo, que sistematiza um conjunto de politicas e ações a desenvolver nos próximos anos, de forma estruturada e apoiada em fundos comunitários, mas também em fundos próprios da autarquia, em prol de um conceito de turismo sustentável que abranja todo o concelho.

Em 2019 iniciámos a implementação da Rota dos Dinossauros, o segundo de seis projetos de reabilitação urbana. Com um valor total de investimento superior a 2,7M€, pretendemos melhorar as acessibilidades a monumentos, mas também a ruas, praças e jardins públicos, através da reabilitação de espaços existentes, tornando assim a vila da Lourinhã mais atrativa e ao mesmo tempo mais acessível e agradável para quem reside, trabalha e nos visita. Sabemos que todos estes investimentos implicarão desvios temporários de trân- sito rodoviário, cortes de vias e passeios, encerramento de espaços públicos, mas a sua finalidade será para benefício de todos.

Mas se hoje podemos falar com a certeza de que 2020 será um ano de concretizações, muito se deve ao esforço, dedicação e empenho dos técnicos e serviços municipais, que nos últimos dois anos têm contribuído para que hoje possamos executar os projetos que apresentamos publicamente.

Ainda envolto no espírito de partilha e esperança que esta quadra nos trás, não posso deixar de agradecer aos que levam a Lourinhã pelo mundo, e que assim ajudam a promover este ter¬ritório de boas gentes, mas também aos que aqui trabalham e vivem, e assim tornam este concelho um dos melhores destinos da região Oeste.

Termino, fazendo votos que o ano de 2020 seja sinónimo de sucesso e prosperidade no plano familiar e profissional.

Bem-haja a todos!

João Duarte de Carvalho O Presidente da Câmara

(4)

4

MENSAGEM DE ANO NOVO

Caras e Caros Munícipes,

Esta é uma época de partilha, mas também de balanços.

Neste último ano temos vindo a desenvolver um conjunto de projetos, quer a nível local como a nível regional, que nos permite acreditar que nos próximos anos iremos colher muitos fru- tos. Exemplo disso, são os projetos e candidaturas aprovados que permitem acreditar numa Lourinhã mais sustentável, mas também com mais qualidade de vida para todos os que esco- lheram este território para viver.

No que concerne ao parque escolar, muitas foram as intervenções que realizámos nos últimos anos, permitindo que as crianças e jovens do concelho tenham acesso a infraestruturas de qualidade acima da média. Sabemos que ainda há estabelecimentos de ensino a necessitar de in tervenções, e por isso contamos continuar a investir nessa área. Ainda ao nível da educação, tenho de realçar o trabalho de todo o corpo docente e operacional que desenvolvem todos os dias o seu trabalho em prol do futuro deste concelho. Neste particular, temos feito um grande esforço financeiro para que as escolas estejam dotadas do número suficiente e necessário de assistentes operacionais, de modo a garantir a segurança das crianças e jovens, mas também o seu regular funcionamento.

Na saúde, temos trabalhado com as entidades centrais no sentido de manter abertas todas as extensões de saúde, mas também garantir que todos os munícipes tenham médico de família.

Apesar de não termos ainda uma cobertura de 100%, so mos das autarquias da região oeste com maior cobertura, demonstrando assim todo o esforço que temos feito neste particular.

Ao nível ambiental, temos de desenvolvemos projetos e ações concretas que nos têm permi- tido diminuir em centenas de ton eladas as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, dando assim o exemplo a todas as entidades públicas e provadas. Continuamos ainda a ser uma das referências a nível nacionais, reforçando a posição no que concerne à Bandeira Azul e ao Galardão ECOXXI.

Ao nível económico, apoiámos iniciativas que, pela sua dimensão alavancaram a economia local, sendo exemplo disso o acol himento de alguns eventos regionais, mas também interna- cionais. Em todos eles fomos reconhecidos pela capacidade organ izacional, mas sobretudo pela vontade e o saber receber das pessoas. Continuámos a apoiar as empresas do concelho na sua expansão e divulgação externa, através de um acompanhamento próximo e da partici- pação em eventos à escala global.

(5)

João Duarte de Carvalho O Presidente da Câmara

No plano social, continuámos a desenvolver um caminho que permitiu apoiar as famílias mais carenciadas em diferentes áreas, como é o caso da saúde, escola e bens essenciais. Vimos aprovada uma candidatura, que pretendemos executar em 2020, e que permitirá reabilitar cerca de 80% do parque habitacional social do concelho, garantindo assim uma melhor quali- dade de vida para todos os que ali habitam.

Pretendemos continuar a trabalhar em prol de um concelho onde a qualidade de vida, o bem- -estar, e o crescimento económico sejam sinónimos deste território no seu todo.

Mas um território não se constrói apenas com as instituições, por isso, conto com a partici- pação de todos nas iniciativas locais, relacionadas com o desporto, a cultura, a educação, e a democracia participativa. O envolvimento de todos é muito importante, pois só assim conse- guiremos acreditar num futuro melhor.

(6)

6

EM FOCO

MUNICÍPIO DA LOURINHÃ COM NOVA IMAGEM

No âmbito da estratégia de turismo da Lou- rinhã 2019-2027, foram estudados os impac- tos positivos e negativos, as oportunidades e ameaças no território, naquilo que é o turis- mo e os seus fluxos ao longo do ano.

Deste modo, foi definido um conjunto de li- nhas estratégicas que o município deve con- siderar na sua comunicação, como forma de potenciar o que de melhor o seu território tem para oferecer. São elas o turismo paleon- tológico, o turismo militar, o mar e a gastro- nomia de mar, os produtos da terra, “Pedro e Inês”, o turismo de natureza e de saúde, e o turismo religioso.

Neste sentido, tornou-se premente a atuali- zação da imagem institucional de forma ade- quar a estratégia municipal de turismo à for- ma como comunicações institucionalmente.

Por outro lado, esta alteração, permite afir- mar o território da Lourinhã como uma mar- ca, com posicionamento estratégico nos mais variados campos e voltada essencialmente para a captação de turismo e investimento.

A presença em novos meios - digitais e mul- timédia - exige marcas com características de design específicas, de forma a dar resposta às exigências atuais na área da comunicação.

A Lourinhã assenta em atributos específicos ligados à terra, ao mar, às tradições, cultura e gastronomia. Sintetiza-se na autenticidade das suas tradições e comida, na riqueza da sua cultura, na biodiversidade dos seus recur- sos e na importância da sua história.

Os benefícios inerentes à visitação, na visão do turista ou visitante, elencam o contacto com a natureza, a hospitalidade, a tranqui- lidade, o conhecimento relativo à realidade paleontológica da região e ao património his- tórico e cultural.

Por conseguinte, entendeu-se que a repre- sentação visual deveria assentar em quatro eixos diferenciadores: Turismo Paleontológi-

co, Turismo de Mar, Turismo Militar e Pedro &

Inês. E é precisamente por esta ordem, repre- sentados por quatro símbolos diferentes, que os eixos surgem e fazem deste novo logotipo a marca Lourinhã.

NOVO LOGOTIPO

(7)

O concelho demarca-se por uma oferta turís- tica diversificada, com um património natural rico e um património cultural e histórico di- ferenciado, capaz de propiciar ao turista, ou visitante, uma fusão de experiências, como se tem vindo a evidenciar.

Pretende-se, por isso, comunicar a região como um todo, interligando os vários atribu- tos. Os dinossauros irão permanecer numa forte ‘associação de imagem’, mas o objetivo será dar a conhecer aos visitantes e turistas as outras histórias e estórias da Lourinhã.

Qualquer um dos eixos considerados estraté- gicos para o desenvolvimento turístico - tu- rismo paleontológico, turismo militar, mar e gastronomia de mar, Pedro & Inês, e abó- bora, moinhos, azenhas, pão e aguardente, esconde uma viagem que perdura na mente de quem a explora. É essa viagem, e essas experiências, que a Lourinhã deve comuni- car a quem a visita, ambiciona visitar, ou até mesmo de forma a suscitar a curiosidade em quem nunca visitou.

Nesta linha de pensamento, defende-se que o Município da Lourinhã representa a eleva- ção dessas histórias, através da assinatura:

“Pegadas Com História”.

Como apoio a esta nova assinatura, entende- -se que pegada é o “vestígio que o pé deixa impresso no solo” pelo que não se trata ape- nas da pegada do Dinossauro, mas também a pegada de todos os que pisaram o solo da Lourinhã. Como exemplo temos a pegada dos homens da Pré-História, dos Iberos, dos Celtas, dos Fenícios, dos Gregos, dos Túrdu- los, dos Cartagineses e dos Romanos. Temos as marcas deixadas pelos amores de Pedro e Inês. Temos os pés vincados na terra das tropas napoleónicas e das anglo-lusas, que calcorrearam a terra concelhia e que a muda- ram. Temos também a pegada do pescador, do agricultor, do moleiro e do padeiro e de tantas outras profissões que caraterizam o município.

Temos ainda a pegada diária dos habitantes e dos visitantes da Lourinhã que marcam o território com a sua presença e a sua passa- gem e que ao fazê-lo ficam também eles mar- cados.

Este novo logotipo é a imagem de uma es- tratégia de promoção do território, já desen- volvida e em curso, e que ao longo de 2020 irá ser cada vez mais evidente para todos os lourinhanenses e para quem nos visita e procura, seja nas redes sociais, nos motores de busca ou no terreno. Novo ano, nova ima- gem, novos desafios!

ASSINATURA

(8)

LOURINHÃ EMPREENDEDORA

8

A vila da Lourinhã recebeu em dezembro três, dos 14 modelos de dinossauros, que vão fazer parte da futura Rota dos Dinossauros.

O projeto será concluído ao longo do ano de 2020, é cofinanciado pelo FEDER, no âmbito dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), e prevê a criação de um percurso pe- destre, que se estende pela vila da Lourinhã, em circuito, numa extensão de 3125 metros, ao longo do qual surgirão instalados 13 mo- delos de dinossauros em tamanho real e um modelo da cabeça do T-Rex, que permitirá aos visitantes tirarem uma foto no seu inte- rior, e que ficará instalado no Posto de Turis- mo da Lourinhã.

A Rota dos Dinossauros tem início perto do parque de estacionamento da Praça José Má- ximo da Costa, o que permite estimular a sua fruição de forma pedonal, minimizando a uti- lização da viatura, permitindo alcançar assim benefícios ao nível ambiental e da saúde dos utilizadores.

O último ponto proposto para o percurso é o Posto de Turismo da Lourinhã, opção que tem por objetivo estimular o contacto dos visitan- tes com os técnicos e a consequente possibi- lidade de apresentação de outros espaços e ofertas de visitação no concelho. Desta for- ma, a Câmara Municipal da Lourinhã preten- de apresentar essencialmente o território, o património local e ainda a sua oferta turística, hoteleira e comercial.

A Rota dos Dinossauros não terá qualquer custo associado para os seus visitantes e vai ser dotada das melhores práticas no domí- nio da acessibilidade e apoio à interpretação patrimonial. Um ponto que vai de encontro à qualificação e valorização da Lourinhã en- quanto destino turístico, de forma a garantir que todos podem disfrutar e usufruir deste destino.

Dos 13 modelos à escala real que vão integrar a Rota dos Dinossauros, destacam-se o T-Rex Tyranosaurus, com 13 metros de comprimen- tos e 4,20 metros de altura, JÁ INSTALADO NA Praça José Máximo da Costa, o Lourinhano- saurus, com 9,70 metros de comprimento e 3 metros de altura, e ainda os gigantes Apato- saurus, com 12 metros de comprimento, e o Diplodocus, com 23,20 metros de extensão.

A Capital dos Dinossauros volta assim a sur- preender tudo e todos, com uma Rota que pretende fomentar o turismo local e colocar os dinossauros a um passo de todos os que a visitem a partir de 2020.

Lista dos modelos à escala real:

T-Rex Tyrannosaurus Iguanodon

Lourinhanosaurus Pterodactylus Triceratops Apatosaurus Stegosaurus Centrosaurus Dilophosaurus Diplodocus Ankylosaurus Pleisiosaurus Allosaurus (juvenil) Fotohead T-Rex

Valor total de Investimento: 661.831,23€

Vila da Lourinhã recebe primeiros modelos da Rota

dos Dinossauros

(9)
(10)

O Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR e mais catorze GAL do Centro de Portugal, com o apoio das Infraestruturas de Portugal, pro- moveram em conjunto um Mercado de Natal Rural, que teve lugar no dia 13 de dezembro na Estação do Rossio (Lisboa) e onde esteve representada a Lourinhã, através de produtos e produtores locais.

Além de pretender dar a conhecer os produ- tos tradicionais, esta iniciativa teve o objetivo de incentivar a visita aos territórios rurais do centro de Portugal e divulgar a qualidade dos produtos da região Centro, estimulando a ati- vidade económica dos produtores locais. O GAL ecoMAR promoveu os territórios de Tor- res Vedras e Lourinhã, em particular as áreas costeiras de Santa Cruz e Areia Branca.

A Lourinhã esteve representada pela empre- sa Arribas & Parcelas, sediada em Ribamar, através da promoção do vinho tinto “Carlo- tas”. Um vinho produzido na freguesia onde a empresa está sediada e que, por esse motivo, tem influência atlântica. O nosso concelho apresentou ainda à capital a eco-designer Síl- via Mateus, da METAMORFOSES, que expôs peças criadas a partir de resíduos encontra- dos nas praias do concelho, numa abordagem de sustentabilidade ecológica e ambiental.

Estiveram ainda disponíveis para degustação os seguintes produtos locais: Areias Brancas e Aguardente DOC Lourinhã.

LOURINHÃ EMPREENDEDORA

10

Lourinhã marca presença no Christmas Station Rural Market

(11)

Em dezembro, o Município da Lourinhã apre- sentou em mais uma edição dos Vinhos de Lisboa na Rua Augusta dois produtores locais.

Numa das mais movimentadas ruas da capi- tal portuguesa, a Aguardente DOC Lourinhã é já uma presença habitual e foi, desta feita, acompanhada pelo vinho Carlotas, da em- presa Arribas e Parcelas, Lda. Este vinho foi lançado em 2019 por este produtor sediado em Ribamar.

Lourinhã representada em mais uma edição dos Vinhos de Lisboa

Nos dias 22 e 23 de novembro o Município da Lourinhã recebeu o 2º Bootcamp do Progra- ma Tourism Up, desenvolvido pelo Turismo de Portugal e empresa Territórios Criativos.

Este é um programa de aceleração, que tem como objetivo apoiar startups no desenvol- vimento de negócios no setor do turismo, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras.

O evento contou com a presença do vereador em regime de permanência João Serra, que comandou a sessão de abertura ao lado de Vanessa Batista, representante da empresa Territórios Criativos. Este Bootcamp abordou temáticas como o Cross Mentoring, o traba- lho de equipa e ainda como e onde apresen- tar um negócio de forma rápida, concisa e concreta - How To Pitch e Pitch Stations.

Foram ainda lançados nove mentores neste Bootcamp do Tourism Up:

Viriato Dias - Turismo do Centro Pedro Pereira – Fine Paper Agency

António Pinto Carvalho - Business Angels Oeste

Raquel Rodrigues - Turrisconta Carla Pinto - PME Investimentos Rute Vieira - A2S

Tiago Marques – Dino Parque Lourinhã Cátia Pitrez - Brand Story

Carlos Cortes - AprendIN

Lourinhã recebe Bootcamp do Programa Tourism Up

(12)

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã regressou para comprir a sua 8.ª edição, entre os dias 14 e 24 de novem- bro. À iniciativa aderiram 13 restaurantes, que incluíram nas suas ementas pratos confe- cionados com Aguardente DOC Lourinhã.

Entre entradas, pratos principais e sobreme- sas, foram apreciadas iguarias como Mexi- lhão de Cebolada aromatizado com Aguar- dente DOC Lourinhã, Pudim de Nozes ou de Abóbora com Aguardente DOC Lourinhã, Cal- deirada regada com Aguardente DOC Louri- nhã, Linguini Al Nero Di Seppia com Gamberi e Aguardente DOC Lourinhã, Polvo à Bulhão Pato Flamejado em Aguardente DOC Louri- nhã, entre outros.

Paralelamente existiu ainda um programa de atividades, que incluiu o Dia Aberto na Adega Cooperativa da Lourinhã, um atelier de con- feção de doçaria orientado por Sílvia Baptista (Doce Lourinhã), uma prova de Trail, intitu- lada Trilho da Aguardente DOC Lourinhã, e animação musical nos restaurantes Castelo e 100 Pratus.

O Município da Lourinhã fez ainda uma apre- sentação do evento e da aguardente e dos produtos a ela associados, na Vinhos de Lis- boa, no Mercado da Ribeira.

Restaurantes aderentes desta edição: 100 Pratus, Barracão do petisco, Carlos dos Lei- tões, Castelo, Chico Neto, Jardim Cervejaria, Os Severianos, Pão de Ló, Paraízo do Foz, Piz- za&Companhia, Pizzaria da Praia, Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar.

LOURINHÃ EMPREENDEDORA

12

8ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã

(13)
(14)

O Município da Lourinhã, através do Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã (GAEL, e com o apoio da ACIRO e dos comerciantes lo- cais, organizou mais uma edição da iniciativa

“Natal, é no Comércio Tradicional”.

Por cada 15 euros em compras nos estabe- lecimentos comerciais aderentes, o clien-

te recebia uma senha, que posteriormente deveria entregar na Biblioteca Municipal da Lourinhã, habilitando-se assim ao sorteio fi- nal, realizado no dia 6 de janeiro. Os 23 pré- mios a concurso traduziam-se em vales de desconto nos estabelecimentos comerciais do concelho que aderiram à iniciativa, de va- lores entre os 50 e os 250 euros.

LOURINHÃ EMPREENDEDORA

14

“Natal, é no Comércio Tradicional” com prémios até 250 euros

A lista de vencedores está publicada em www.cm-lourinha.pt

O “Natal, é no Comércio Tradicional” incluiu ainda o dia do Comércio Aberto até à meia- -noite, no dia 7 de dezembro, e uma arruada patrocinada pela União de Freguesias de Lou-

rinhã e Atalaia, no dia 14 de dezembro, entre as 11H00 e as 13H00. A arruada tem o obje- tivo de cativar os clientes para realizarem as suas compras num ambiente descontraído e animado e estava ainda integrada na progra- mação de animação de natal do Município da Lourinhã.

1º prémio Vale de desconto Papoila:250,00€ 13º prémio Vale de desconto Doce Lourinhã:50,00€

2º prémio Vale de desconto Best Travel:250,00€ 14º prémio Vale de desconto Farmácia Quintans:50,00€

3º prémio Vale de desconto Noiva do Mar:250,00€ 15º prémio Vale de desconto Frescos do Vimeiro:50,00€

4º prémio Vale de desconto Ótica Correia:200,00€ 16º prémio Vale de desconto Foto 2000:50,00€

5º prémio Vale de desconto Multiópticas Lourinhã:150,00€ 17º prémio Vale de desconto Garrafeira O Casco:50,00€

6º prémio Vale de desconto Grazitintas:100,00€ 18º prémio Vale de desconto Loja Casual:50,00€

7º prémio Vale de desconto Loja Jasmim:100,00€ 19º prémio Vale de desconto Loja Surpresas:50,00€

8º prémio Vale de desconto Ourivesaria Moderna:75,00€ 20º prémio Vale de desconto Ourivesaria Julinho:50,00€

9º prémio Vale de desconto Zig- Zag:75,00€ 21º prémio Vale de desconto Pereira & Nobre:50,00€

10º prémio Vale de desconto Água Doce Perfurmaria:50,00€ 22º prémio Vale de desconto Maria Matos:50,00€

11º prémio Vale de desconto Boutique Tiana:50,00€ 23º prémio Vale de desconto Sportorres:50,00€

12º prémio Vale de desconto Boutique A Tralha:50,00€

Med. Imobiliária, Contabilidade e Marketing, Unip. Lda.

(15)

No âmbito das operações de reabilitação ur- bana, o município da Lourinhã desenvolveu sete projetos, com o objetivo de valorizar o património público edificado, mas também melhorar as condições de acesso e usufruto dos espaços públicos.

Assim, nos dois últimos anos, diferentes equipas técnicas multidisciplinares, internas e externas desenvolveram em conjunto os seguintes projetos: “Reabilitação Integral da antiga Casa dos Cantoneiros”; “Qualificação e Dinamização da Rota dos Dinossauros”;

“Requalificação Ambiental e Paisagística da envolvente da Igreja do Castelo”; “Reabilita- ção do Espaço Público da Rua Eng.º Adelino Amaro da Costa”; “Reabilitação do Eixo Ribei- rinho da Vila da Lourinhã – Corredor Ecológi- co”; “Requalificação e Valorização do Parque Verde da Cegonha”; “reabilitação Integral do antigo Edifício Sede do Município”.

Para além da valorização e manutenção do património público edificado, a implementa- ção destes projetos vai permitir novos usos e utilizações, contribuindo para isso os projetos que têm na sua génese a polivalência de es- paços, privilegiando a utilização de materiais resistentes, mas também funcionais, onde a luz e o bem-estar de quem vier a trabalhar fa- zem parte do conjunto de pilares que levaram aos projetos finais.

No que concerne aos espaços públicos, o foco principal foi a acessibilidade, manutenção e sustentabilidade futura na gestão dos mes- mos. O rebaixamento de passeios, o alarga- mento de vias pedonais e a definição de um maior número de espaços de lazer, são carac- terísticas visíveis em todas as operações de reabilitação urbana, que incidem nos projetos

focados no espaço público. Por outro lado, o desenvolvimento de locais “âncora” na vila da Lourinhã, tem também como objetivo atrair mais pessoas ao centro da sede de conce- lho, mas também aumentar a qualidade de vida de quem escolheu a Lourinhã para viver.

Exemplo disso são os projetos relacionados com a Rota dos Dinossauros e do Parque Ver- de da Cegonha.

O Município da Lourinhã acredita que com a materialização dos projetos agora anuncia- dos, está a potenciar novas dinâmicas socias e empresariais, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável do território.

O valor global destes projetos é superior a 2,7M€.

João Duarte Carvalho Presidente da Câmara

OPERAÇÕES DE REABILITAÇÃO URBANA LOURINHÃ PRÓXIMA

PARU

Plano de ação de Regeneração Urbana

LOURINHÃ

(16)

DESCRIÇÃO

A Reabilitação do Antigo Edifício Sede do Município tem como principal objetivo a valorização do espaço público urbano e de edifícios singulares, servindo como marco principal do Núcleo Antigo da Vila da Lourinhã.

A intervenção consiste na execução de obras no edifício existente, onde se encontram insta- lados serviços municipais. A intervenção terá em conta os novos usos sendo readaptado, des- tacando-se as obras de alteração sem modificação da estrutura, e prevendo-se a renovação e readaptação das instalações sanitárias a pessoas com mobilidade reduzida. A remodelação deverá valorizar todo o espaço destacando os valores arquitetónicos do edifício.

Valor da estimativa orçamental: 398.156,09€

Encontra-se em análise.

Aguarda-se pela sua aprovação.

REABILITAÇÃO INTEGRAL DO ANTIGO EDIFÍCIO SEDE DO MUNICÍPIO

LOURINHÃ PRÓXIMA

16

(17)

DESCRIÇÃO

O projeto de requalificação urbana para o troço da Rua Eng. Adelino Amaro da Costa tem como objectivo a reabilitação do espaço público através da melhoria da relação dos fluxos automóvel e pedonal, da introdução de áreas verdes e criando condições para o usufruto, enquadramento, estadia e passagem.

A intervenção a levar a cabo consiste na regeneração e qualificação do espaço público e da rede urbana, promovendo a articulação entre os percursos pedonais e a circulação auto- móvel e introdução de áreas verdes, de forma a unificar e a ligar os diferentes espaços e a permitir um usufruto do espaço num contexto mais natural.

Valor da estimativa orçamental: 360.598,41 € Encontra-se em análise.

Aguarda-se pela sua aprovação.

REABILITAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DA RUA ENG.º ADELINO

AMARO DA COSTA

(18)

LOURINHÃ PRÓXIMA

18

DESCRIÇÃO

Projeto que se articula estreitamente com projeto de Requalificação e Valorização do Parque Verde da Cegonha e pretende:

• Reforçar a continuidade do corredor ecológico;

• Estabelecer uma clara articulação entre as margens do Rio Grande, tendo em vista a expan- são para norte do núcleo urbano da Lourinhã;

• Fortalecer a importância prioritária do Eixo Ribeirinho em estreita relação com o Parque da Cegonha, de forma a constituir um testemunho de vivência cultural, social, desportiva e ambiental da Vila;

• Valorizar a localização de elementos construídos a cotas mais elevadas, em função da pre- venção e redução do risco, garantindo a segurança de pessoas e bens;

• Garantir um espaço verde sustentável;

Valor da estimativa orçamental: 455.283,79€

Encontra-se em análise. Aguarda-se pela sua aprovação.

REABILITAÇÃO DO EIXO RIBEIRINHO DA VILA DA LOURINHÃ –

CORREDOR ECOLÓGICO

(19)

REQUAILIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PARQUE VERDE DA CEGONHA

DESCRIÇÃO

O projeto de Reabilitação e Valorização do Parque Verde da Cegonha tem como principais objetivos:

• Criação de um espaço de lazer/diversão/estadia, com percursos pedestres e clicáveis, e áre- as propícias ao exercício físico ao ar livre

• Criação de equipamentos que permitam atividades informais como o circuito manutenção, o campo de jogos, espaços verdes amplos para atividades informais para várias faixas etárias, apoiado por um equipamento de restauração, bebidas e instalações sanitárias

• Garantia de um espaço verde sustentável, de manutenção extensiva, com reduzido dispên- dio de meios, recursos humanos e equipamento

• Aplicar princípios ecológicos que potenciam a minimização dos efeitos das cheias através da criação de zonas depressivas, próximas da linha de água, que, em situações extremas, cumprem a função de bacias de retenção de água, contribuindo para preservação dos equipa- mentos localizados às cotas mais elevadas.

Valor da estimativa orçamental: 553.016,13 €

Encontra-se em análise. Aguarda-se pela sua aprovação.

(20)

LOURINHÃ PRÓXIMA

20

REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E PAISAGÍSTICA DA ENVOLVENTE DA IGREJA DO CASTELO

DESCRIÇÃO

O projeto desenvolve-se na envolvente da Igreja do Castelo clas- sificada como Monumento Nacional procurando:

• Salientar a importância da Igreja como Património Nacional no contexto urbano da vila da Lourinhã;

• Valorizar do espaço público, através da criação de um espaço identitário, ordenado e de apropriação fácil da envolvente da Igreja;

• A redefinição de todos os acessos rodoviários, dando priori- dade à circulação pedonal e à acessibilidade universal, e contri- buindo ainda para a diminuição das agressões ambientais con- sequentes ao tráfego motorizado;

• Requalificar os espaços verdes entre a Igreja e o Miradouro, através da diversificação de utilizações; • Redefinir o Miradouro aumentando o seu potencial;

• A Melhoria das condições gerais de segurança, uso e acesso do espaço público e elementos presentes – Igreja, cemitério e miradouro.

Valor da estimativa orçamental: 413.772,32€

Encontra-se em análise. Aguarda-se pela sua aprovação.

(21)
(22)

DESCRIÇÃO

Pretende-se qualificar algumas artérias urbanas da vila da Lourinhã, ao longo de 3125m de extensão do percurso, com a colocação de réplicas de dinossauros, de forma a revitalizar e requalificar o espaço público ao longo de toda a rota.

Esta intervenção irá atrair maiores fluxos turísticos, nacionais e internacionais, ao longo de todo o ano à Lourinhã, potenciando a economia através dos outros recursos de oferta turística existentes.

Valor do investimento: 661.831,23 € Em fase de implementação.

LOURINHÃ PRÓXIMA

22

QUALIFICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DA ROTA DOS DINOSSAUROS

(23)
(24)

LOURINHÃ PRÓXIMA

24

Lourinhã integra presidência da Rede de Autarquias Participativas

A Rede de Autarquias Participativas elegeu a nova presidência no início de dezembro e, apesar de existir apenas uma lista candidata, surgiram várias novidades nesta nova dire- ção, entre elas o facto de a Lourinhã integrar a presidência, liderada pelo Município de Va- longo, reconduzido no cargo.

A nova presidência da Rede de Autarquias Participativas, da qual o Município da Louri- nhã é membro fundador, é composta ainda os municípios de Braga, Guimarães, Lagoa - Açores, Funchal, Fundão, Odemira, Mealha- da, Lagoa - Algarve, bem como a União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, de Sintra.

Entre as novidades, destacam-se alguns pon- tos, como:

- uma composição mais alargada, passando dos atuais cinco membros para onze, refor- çando, assim, a representatividade deste ór- gão;- uma maior cobertura do território nacional, garantindo a presença de autarquias de todas as regiões continentais, bem como dos Aço- res e da Madeira;

- a entrada, pela primeira vez, de um repre- sentante das Freguesias, diversificando e en- riquecendo a composição deste órgão.

A Presidência agora eleita entra em funções a 2 de janeiro de 2020, assumindo o compro- misso para os próximos dois anos, de reforçar os espaços e os mecanismos de democracia participativa ao nível das estruturas do poder local em Portugal.

Durante os primeiros dias do novo ano será apresentado publicamente um Plano de Ati- vidades para o mandato. Este beneficiará dos contributos dos diferentes membros, através do exercício de avaliação da Rede, que se en- contra atualmente a decorrer.

São várias as novidades esperadas para 2020, entre as quais destacamos o facto da Secreta- ria Técnica passar a ser coordenada pela Ofi- cina, que se apresenta como um espaço de construção e desconstrução de realidades e uma equipa especializada e dedicada à pres- tação de serviços de consultoria nas áreas do planeamento, da avaliação e da promoção da democracia participativa.

(25)

Preço dos passes dos transportes públicos voltam a descer em 2020

Os passes dos transportes públicos do terri- tório da OesteCIM – Comunidade Intermuni- cipal do Oeste - terão novos preços a partir de janeiro. Através do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária 2020, o passe mensal de autocarro para o percurso entre a Lourinhã e a Área Metropolitana de Lisboa passará a custar 80€, um valor que engloba serviços combinados com Carris e Metro.

Dentro do território da OesteCIM, os passes municipais terão um custo máximo de 30 €, enquanto os passes intermunicipais irão as- sumir um custo máximo de 40 €. Os percur- sos entre os municípios que fazem parte da OesteCIM e outras comunidades intermunici- pais irão beneficiar de um desconto de 30%.

Destaque ainda para o facto destes valores dos passes - municipais, intermunicipais e in- ter-regionais - serem referentes a linhas com origem e destino definidos.

No que toca à ferrovia, os passes para des- locações dentro do território da comunidade intermunicipal terão um custo máximo de 30

€, enquanto os passes inter-regionais terão um desconto de 30%. No entanto, a Oeste- CIM continua em negociações com a CP e com as restantes comunidades intermuni- cipais de forma a conseguir soluções “mais vantajosas” para os seus utilizadores.

(26)

26

LOURINHÃ INCLUSIVA

Animação de Natal com atividades entre 1 e 22 de dezembro

O Município da Lourinhã organizou uma di- versificada programação para que o espírito natalício fosse celebrado de forma entusiasta por todos os lourinhanenses e visitantes do concelho ao longo do mês de dezembro.

O dia 1 marcou a inauguração da iluminação de Natal, que contou como habitualmen- te com a participação do Coro Municipal da Lourinhã. Com a banda sonora perfeita e ao ritmo do maestro Pedro Alves, o Mercado Municipal da Praia da Areia Branca e a vila da Lourinhã viram acender as iluminações que alegraram as ruas ao longo desta época.

As atividades promovidas concentraram-se nos fins-de-semana seguinte, com ateliers criativos e de pinturas faciais, aulas de zumba para crianças, teatro, horas do conto e anima- ção musical.

No dia 7, a vila recebeu ainda a tão aguar- dada chegada do Pai Natal, que tinha à sua espera mais de uma centena de pessoas e muita animação. Neste dia, realizou-se ainda o workshop “Dançar ao Tempo de Napoleão”, integrado na Agenda Cultural do CIBV para 2019, e dinamizado pelo Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro. A Praça José Máximo da Costa recebeu também a Casa do Pai Natal, que ali ficou instalada até ao dia 22 de dezembro.

Integrado na programação da Animação de Natal realizou-se ainda o espetáculo “His- tórias de Natal”, no dia 15 de dezembro. O Polidesportivo Municipal inspirou o espírito natalício e expirou-o ao som deste concerto, apresentado pela Banda da Sociedade Lírica Moitense, com a participação do tenor Simão Quintans e do Coro Juvenil da AMAL. A ba- tuta, moveu-se ao ritmo do maestro Hernâni Santos, que preparou ainda uma apresenta-

ção em vídeo, que acompanhava as várias músicas, e uma encenação e narração.

Um espetáculo cheio de surpresas, com pro- jeção e contação de histórias e músicas de Natal conhecidas por todos nós!

Dezembro, foi um mês recheado de iniciati- vas e com várias surpresas para todas as fai- xas etárias.

(27)
(28)

Concurso de Natal 2019 premeia criatividade através da sensibilização para a saúde ambiental

28

LOURINHÃ INCLUSIVA

Em 2019, o Concurso de Natal realizado nas escolas do concelho deu total liberdade cria- tiva aos participantes, colocando o tema livre

“O Natal Visto Pelas Crianças”.

A única exigência desta atividade promovida pelo Município da Lourinhã era que todas as produções fossem construídas a partir de materiais de desperdício, com o objetivo de promover a criatividade e a manifestação ar- tística, ao mesmo tempo que sensibilizava os alunos para a importância da reutilização.

Para encontrar os vencedores, premiados numa cerimónia pública realizada na Biblio- teca Municipal da Lourinhã, foram utilizados alguns critérios, como:

- Uso ou não de materiais reutilizáveis;

- Criatividade;

- Originalidade;

- Sentido estético;

- Dimensões de acordo com o Regulamento do Concurso.

O júri foi composto pelos seguintes elemen- tos:

- Teresa Clímaco, em representação da Câ- mara Municipal;

- Diretor Bruno Santos, em representação do Agrupamento de Escolas da Lourinhã;

- Diretor Pedro Damião, em representação do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicen- te;- Educadora Teresa Barradas, em representa- ção das IPSS com valência de educação.

A cerimónia contou com a presença do presi- dente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, e do vereador em regime de permanência, João Serra, que entre a en- trega de certificados e dos cheques aos ven- cedores, ouviram ainda atuações de alunos da Academia de Música de Óbidos.

(29)

Premiados Escalão: Creche

1º Classificado – Sala Arco- iris 2 da Creche ‘’O Principezinho’’ da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã; 100€

2º Classificado – Salas da Creche da Martelei- ra da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã;

75€3º Classificado – Sala Violeta da Creche ‘’O Principezinho’’ da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã; 50€

Escalão: Pré-escolar

1º Classificado – Sala 2 do Jardim infância da Lourinhã do Agrupamento de Escolas D. Lou- renço Vicente; 100€

2º Classificado – Sala Verde do Jardim de In- fância da Marteleira da Casa do Povo do Con- celho da Lourinhã; 75€

3º Classificado – Sala Laranja Jardim de Infân- cia da Marteleira da Casa do Povo do Conce- lho da Lourinhã; 50€

Escalão: 1ºCiclo

1º Classificado – Turma 3ºB da Escola Bási- ca da Lourinhã do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente; 100€

2º Classificado –Turma B da Escola Básica da Atalaia do Agrupamento de Escolas da Louri- nhã; 75€

3º Classificado –Turma M da Escola Básica da Moita dos Ferreiros do Agrupamento de Es- colas da Lourinhã; 50€

Escalão: 2 e 3º Ciclo

1º Classificado – Turma 6ºA da Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente; 100€

2º Classificado – Turma 8ºC da Escola Básica 2,3 Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente; 75€

(30)

30

LOURINHÃ INCLUSIVA

Ciclo de conferências inicia com conversa acerca do divórcio e as vantagens de boas relações parentais

No âmbito do Plano Integrador e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Oeste (PII- CIEO) “Aluno ao Centro”, o Salão Nobre dos Paços do Município recebeu a primeira con- ferência de um ciclo, cujo objetivo estratégi- co visa reforçar uma maior proximidade entre família e escola.

A sessão contou com a oradora Eva Delgado Martins, psicóloga educacional e mediadora de resolução de conflitos, e marcou o início do ciclo “Olhares sobre a criança e as suas relações…família, escola e comunidade”, que tem como tema “Divórcio e as vantagens de uma boa relação parental”. O tema surgiu por ser um atual e uma preocupação para muitas famílias, uma vez que quando os pais se sa- param as crianças têm de adaptar-se a uma nova realidade.

Numa conversa aberta e intimista, a orado- ra Eva Delgado Martins apresentou a temá- tica do divórcio como um fenómeno cada vez mais crescente e como sendo o segundo acontecimento da vida dos filhos mais gera- dor de tensões difíceis de gerir. Segundo a interveniente, este sofrimento pode ser dimi- nuído, se a separação for bem orientada, as- segurando que as crianças vivem num clima de confiança, ao longo da separação/divórcio dos pais, favorecedor do seu equilíbrio emo- cional.

Para terminar, foram referidas algumas estra- tégias e modos de preparar e gerir os proces- sos de divórcio, de forma a garantir o bem- -estar e o desenvolvimento das crianças ou adolescentes ao longo da vida, uma vez que os pais deixaram de ser um casal conjugal mas continuam a ser um casal parental.

Considerando o sucesso das sessões reali- zadas anteriormente, o Programa Aluno ao

Centro dará continuidade a este tipo de ini- ciativa no decorrer deste ano letivo, na forma de dois ciclos de conferências, que se subdivi- dem em três momentos respetivamente.

Olhares sobre a criança e as suas relações…

família, escola e comunidade

- Relação Escola-Família – 31 de janeiro de 2020- Violência na relação – 28 de fevereiro de 2020

Olhares sobre comportamentos de risco…

desvirtualização da realidade

- Dependência do Digital – 27 de março de 2020- Bullying e Cyberbullying- 24 de abril de 2020 -Consumos e comportamentos de risco na adolescência- 29 de maio de 2020

(31)

Casas Comunitárias dos Bairros Sociais promovem interação e atividades infantis

As Casas Comunitárias criadas em alguns dos bairros sociais do concelho têm vindo a pro- mover a interação entre os habitantes e ainda várias atividades, direcionadas essencialmen- te para o público infantil.

Ao longo do último ano, as crianças que fre- quentam estas instalações têm tido a opor- tunidade de vivenciar experiências que, para muitas delas, são completamente novas. En- tre as atividades desenvolvidas, destacam-se a participação nas sessões dos Filminhos In- fantis à Solta Pelo País (cinema de animação), no Teatro de Sombras, em ateliers de arte com fios, colagem, escrita criativa e pintura em grande formato, em atividades de pintura de graffiti, construção de instrumentos musi- cais com materiais reciclados, jardinagem e muito mais.

(32)

32

LOURINHÃ INCLUSIVA

Projeto”Nadar é Fixe” celebra Semana do Pijama

O projeto municipal “Nadar é Fixe”, além das aulas de natação, tem como propósito pro- porcionar um vasto leque de experiências que permitam aos alunos vivenciar um con- junto de situações passíveis de ocorrer na vida real em contexto aquático, dotando-os de competências que lhes permitam mais fa- cilmente reagir perante situações de risco.

Por esse motivo, o projeto “Nadar É Fixe”, es- tendeu o Dia Nacional do Pijama –celebrado a 20 de novembro – e celebrou-o ao longo de uma semana,incluindo o uso do pijama nas aulas de natação. Esta iniciativa tem como principal objetivo a vivência de experiências da natação com roupa, para que tenham a noção do peso da roupa molhada, fora e den- tro da água, que o ar que fica na roupa per- mite-lhes uma melhor flutuação e ainda das dificuldades existentes quando tentam tirar a roupa.

Assim, caso sejam confrontados com uma si- tuação inesperada de queda ou contacto com o meio aquático, em que estejam vestidos, terão mais facilidade em reagir.

(33)

Orquestra Metropolitana dá concerto comemorativo dos 250 anos do nascimento de Napoleão e Wellington

O Auditório da AMAL recebeu no dia 24 de novembro o concerto comemorativo dos 250 anos do nascimento de Napoleão e Welling- ton - atividade inserida na Agenda Cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimei- ro: “1769-2019: 250 Anos do Nascimento de Napoleão e Wellington”-, pela Orquestra Me- tropolitana de Lisboa. O mesmo contou com uma introdução histórica por Carlos Pedro, maestro do Coro Municipal da Lourinhã.

O concerto foi dedicado à memória de Edu- ardo Jorge, membro fundador da Associa- ção para a Memória da Batalha do Vimeiro, Vice-Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, e um grande entusiasta e conhe- cedor da recriação histórica do período napo- leónico.

(34)

34

LOURINHÃ SUSTENTÁVEL

O Município da Lourinhã assinou no dia 16 de dezembro um protocolo com a Associação Humana, para a colocação de 25 contentores de recolha seletiva têxtil no concelho, já a partir de janeiro.

No sentido de reduzir a quantidade de resídu- os a ser depositados em aterro, e antecipan- do as novas diretrizes Europeias, a autarquia avança assim em 2020 com a recolha seletiva dos resíduos têxteis. A Humana é uma asso- ciação sem fins lucrativos, que tem vindo a registar um crescimento na área da reutiliza- ção têxtil.

Esta associação existe desde 1998, desenvol- vendo um trabalho a favor da proteção do meio ambiente e de programas de coopera- ção, tanto para o desenvolvimento em Mo- çambique e na Guiné-Bissau como de apoio local em Portugal.

A Humana procura obter o máximo aprovei- tamento do têxtil usado, ao recolher através de uma rede de contentores as doações dos cidadãos, e preparando esse têxtil para a reu- tilização. O objetivo é dar uma segunda vida à roupa e favorecer o modelo de economia circular.

No âmbito da gestão de resíduos urbanos, com a entrada em vigor das novas diretrizes para o Portugal 2020+, será necessário tomar uma atitude mais proactiva relativamente à gestão de resíduos.

Ao nível da Comunidade Europeia, as metas traçadas no novo Plano de Ação da União Eu- ropeia para a economia circular – “Fechar o ciclo” são:

- Reciclagem de 65% dos resíduos urbanos até 2035;

- Reciclagem de 75% dos resíduos de embala- gem até 2030;

- Redução da deposição em aterro a um má- ximo de 10% de todos os resíduos ate 2030;

- Proibição de deposição em aterro de resídu- os submetidos a recolha seletiva;

- Criação de 580.000 novos empregos, rela- cionados com a gestão de resíduos;

- Uma redução na União Europeia de 450 mi- lhões de toneladas de CO2, até 2030.

Com base nas metas da União Europeia, o Portugal 2020+ vai aumentar os fluxos de re- síduos para reciclagem, favorecendo a reco- lha de biorresíduo e têxteis.

O Município da Lourinhã ficará assim dotado de 25 contentores de recolha seletiva têxtil, apresentando um ratio de 1 contentor para cada 1000 habitantes. Além do bom ratio apresentado, a recolha e manutenção dos contentores é efetuada pela associação, sem custos para o Município da Lourinhã, que re- ceberá ainda, no âmbito deste protocolo, ações de sensibili- zação para as escolas e para os munícipes.

Município da Lourinhã assina protocolo para implementar

recolha seletiva de resíduos têxteis em 2020

(35)

Município da Lourinhã celebra 10ª Edição da Semana da Reflorestação Nacional

O Município da Lourinhã associou-se à 10ª edição da Semana da Reflorestação Nacional, que aconteceu entre 15 e 30 de novembro de 2019. Esta é uma iniciativa promovida pelo Movimento Plantar Portugal, com o objetivo de defender a floresta e reflorestar o nosso país. Anualmente, a Semana da Refloresta- ção Nacional surge ainda enquadrada nas celebrações do Dia da Floresta Autóctone (23 novembro).

O Município desenvolveu ao longo destes dias várias ações, direcionadas a várias fai- xas etárias, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância da defesa da floresta e das espécies autóctones:

Miradouro de Pena Seca | Comemorações do Dia da Floresta Autóctone: Plantação de árvores autóctones, tais como Medronheiro, Carvalho Português, Murta, Carrasco e Azi- nheira e apresentação das características das diversas espécies e o papel que possuem no âmbito da biodiversidade.

Atividade desenvolvida com alunos da E.B. de São Bartolomeu dos Galegos.

Recinto do Santuário de N.ª Sr.ª da Mise- ricórdia – Moita dos Ferreiros | Recolha e sementeira de bolota de carvalhos e sobrei- ros; plantação das espécies germinadas da sementeira de 2018.

Atividade desenvolvida como núcleo do Clu- be Idade + da Moita dos Ferreiros.

Dino Parque Lourinhã | Plantação das espé- cies germinadas da sementeira de 2018 (17 pinheiros e 17 sobreiros).

Atividade desenvolvida com os alunos do 1º ciclo da Escola Salvador Leonardo Ferreira, que tiveram ainda a oportunidade de volta- rem a fazer sementeira de bolotas de carva- lhos e sobreiros.

Recinto do Santuário de N.ª Sr.ª da Mise- ricórdia – Moita dos Ferreiros | Recolha e sementeira de bolota de carvalhos e sobrei- ros; Plantação das espécies germinadas da sementeira de 2018.

Atividade desenvolvida com os alunos do jardim de infância da Escola EB da Moita dos Ferreiros.

(36)
(37)
(38)

38

LOURINHÃ SUSTENTÁVEL

OesteCIM e Município da Lourinhã sensibilizam alunos do 4º ano para as alterações climáticas

Duas centenas de alunos do 4º ano – 1.º ci- clo - do concelho da Lourinhã participaram numa ação de promoção e sensibilização para as alterações climáticas, promovida pela OesteCIM em articulação com o Município da Lourinhã.

Realizada no Auditório da AMAL, a iniciati- va surge no âmbito Plano Intermunicipal de Adaptação das Alterações Climáticas do Oes- te (Oeste PIAAC) e contou com a presença da Maria - a mascote dos municípios da Região Oeste no combate às alterações climáticas - e da Bang Bike - bicicleta que surgiu no auditó- rio através da projeção de imagens em mo- vimento.

Entre os objetivos deste Plano Intermunicipal surgem: conhecer a realidade climática e a sua possível evolução, identificar os impactes atuais e futuros e avaliar as vulnerabilidades atuais e futuras às alterações climáticas do Oeste, aumentar a consciencialização dos atores regionais para as alterações climáticas, os seus problemas, desafios e oportunidades.

Até ao final do século, a Região Oeste pode vir a confrontar-se com os seguintes cenários:

• Aumento da temperatura máxima em 1,9 graus a 3,8 graus

• Aumento da frequência das situações de seca (sem chuva)

• Aumento do número de noites com tempe- raturas tropicais

• Diminuição da precipitação anual (Chuva) em 17%

• Aumento do número de dias com precipi- tação intensa

• Aumento do número de dias com ondas de calor e maior probabilidade de incêndios

• Aumento da velocidade do vento e maior ocorrência de tempestades

• Aumento das áreas costeiras em risco de erosão

• Aumento do número e da intensidade das ondas que provocam derrocadas

O reconhecimento de que as alterações cli- máticas irão afetar o futuro do Oeste, das suas populações e das suas atividades, vai obrigar à revisão dos modelos de desenvol- vimento económico, social e ambiental e à redefinição dos planos de ação nas áreas de intervenção nas seguintes áreas:

• Agricultura e Florestas;

• Biodiversidade e Paisagem;

• Economia;

• Energia;

• Saúde humana;

• Segurança de pessoas e bens;

• Recursos hídricos;

• Transportes e comunicações;

• Zonas costeiras e mar.

O concelho da Lourinhã terá nestas áreas de intervenção as seguintes ações prioritárias:

Agricultura e Florestas

1. Construir infraestruturas municipais de re- tenção de água para uso agrícola;

2. Apoiar a construção de pequenas barra- gens e charcas de cariz privado para a reten- ção de água destinada ao uso agrícola.

Economia

1. Proteger o espaço público nas zonas cos- teiras.

Segurança de pessoas e bens

1. Realizar intervenções infraestruturais de adaptação a cheias e inundações;

2. Realizar intervenções de minimização de danos nos ecossistemas e rede hidrográfica;

3. Redimensionar as infraestruturas de siste- mas de águas pluviais considerando as altera- ções climáticas.

(39)
(40)

40

LOURINHÃ SUSTENTÁVEL

Município da Lourinhã aplicou 7 200 toneladas de massas quentes em 2019

O Município da Lourinhã procedeu no final do ano de 2019 às pavimentações da Rua do Casal Prior, Rua do Varão, Rua do Réu e Rua das Flores, em Marteleira, e Rua Coronel Mo- reira Sales e Rua Adolfo Bordalo, no centro da vila da Lourinhã.

Ao longo do ano passado a autarquia aplicou um total de 7 200 toneladas de massas quen- tes, distribuídas pela União de Freguesia de Lourinhã e Atalaia, União de Freguesias de Marteleira Miragaia, Freguesia de Santa Bar- bara, Freguesia do Reguengo Grande e Fre- guesia de Ribamar.

OBRAS

(41)
(42)

42

A 17 de maio de 2019, foi emitido o Certifi- cado nº 31 da marca Lourinhã, referente ao produto “Tarte D. Isabel”, fabricado por Doce Lourinhã de Silvia Oliveira Baptista, com esta- belecimento na Rua Dr. Francisco Sá Carnei- ro, lote 22 – R/c - Lourinhã.

Na sua confeção são utilizados produtos en- dógenos do concelho, de produção própria, donde se destaca a abóbora e suas pevides, sendo que a tarte foi desenvolvida especial- mente para o Festival da Abóbora de 2018, tendo alcançado grande sucesso.

Surgiu então a necessidade de atribuir um nome à tarte, tendo a empresária a intenção de elevar a notoriedade nacional e interna- cional da Lourinhã, através da união de al- guns dos seus ícones.

Por um lado a abóbora, enaltecendo o facto de a Lourinhã ter uma posição predominante na sua produção, por outro a paleontologia, também indissociável da Lourinhã.

Desta combinação nasceu a Tarte D. Isabel, pretendendo homenagear uma figura repre- sentativa do concelho, com fortes ligações à paleontologia, a D.ª Isabel Mateus.

Crocante e de sabor original, único e incon- fundível, o qual é conseguido através da in- corporação da pevide, a tarte está disponível em diferentes tamanhos.

O produto tem sido exposto e comercializado em eventos de projeção local, nacional e in- ternacional, podendo desta forma contribuir para a notoriedade do concelho e desenvol- vimento da economia local.

(43)

ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO

A Startup Lourinhã é uma incubadora, acredi- tada pelo IAPMEI e integrada na RNI – Rede Nacional de Incubadoras. Nesta altura encon- tra-se habilitada a apoiar nos programas Star- tup Visa, Startup Voucher e Vale Incubação.

Tem como principal objetivo aumentar a competitividade e atratividade do território, através da identificação, avaliação e desen- volvimento de ideias de negócio das startups.

Nesse sentido a Startup Lourinhã, capacita os empreendedores disponibilizando infra- estruturas e serviços de apoio especializados em áreas, como marketing, gestão, design, turismo, inovação social, economia, entre outras.

Os empreendedores que decidam apos- tar em desenvolver os seus negócios neste território, onde, nunca é demais dizê-lo, a qualidade de vida favorece a imaginação, a criatividade, a tecnologia, a inovação e a feli- cidade, beneficiam ainda de networking com todas as entidades úteis ao desenvolvimento dos projetos, como universidades, centros de investigação, redes de mentores, business angels, ou outras adequadas a cada projeto.

As empresas que neste momento estão se- diadas na StartUP são:

SGQS CONSULT, LD.ª

MANOBRA POSITIVA UNIP. LD.ª RICARDO MARTINS

MAGDA SOUSA

VALENTINA PAKHOMOVA CMMARTINHO CONSULTING RUI MATEUS ENGENHARIA PORTUGAL SURF CAMPERS

QUALITEST – ANALYSIS, QUALITY AND FOOD SAFETY

CEIFACOOP, C.R.L.

OESTECARE

O acesso aos serviços prestados pela Star- tup Lourinhã iniciam-se com um valor base de €25,00 + IVA por mês. Esta prestação de serviço permite-lhes aceder a estes serviços e às instalações, com utilização de posto de tra- balho, sala de reuniões, equipamento multiu- sos, auditório, rede wifi, pátio, copa, acesso 24h por dia, todos os dias.

LOURINHÃ - A NOSSA HISTÓRIA

(44)

apoio?

Simples, preencha a ficha de candidatura e reúna connosco! Edifício do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira – Rua João Luis de Moura, nº 60 na vila da Lourinhã.

Junte-se a nós, venha empreender à beira mar!

Contatos Startup Lourinhã

Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira Rua João Luis de Moura, nº 60 2530-157 Lou- rinhã

Telf: 261410138

E-mail: startup@cm-lourinha.pt

GAEL – Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã

Praça Marquês de Pombal – Antigo Edifício da CML – 2530-127 Lourinhã

Telf: 261410183

E-mail: gael@cm-lourinha.pt

(45)
(46)

46

As Grandes Opções do Plano para 2020 (GOP2020) continuam a ter como base de estratégia o desenvolvimento do concelho, garantindo uma gestão financeira rigorosa e objetiva, em prol da consolidação do plano que o executivo do município pretende al- cançar para a Lourinhã.

As GOP2020 refletem a conclusão de proje- tos estruturante para o concelho que inicia- ram no ano 2019, como as conclusões do es- paço museológico denominado “Orientação no Mar”, em Ribamar e das requalificações de algumas escolas, entre outros projetos.

Em 2020 dão-se o início de outros projetos estruturantes a executar, como as empreita- das da Rota dos Dinossauros, as requalifica- ções do Parque Verde da Cegonha, do eixo ribeirinho da Vila da Lourinhã, do antigo edi- fício dos Paços do Concelho, do ambiente e paisagem da envolvente da Igreja do Castela e da Avenida Eng.º Adelino Amaro da Costa.

O executivo municipal pretende continuar a reforçar as políticas de descentralização em proximidade com as Freguesias e Uniões de Freguesias, disponibilizando uma dota- ção direta de 1 130 000,00€, entre outros apoios, que lhes permitirão desenvolver as diversas competências em proximidade.

Acreditamos que este caminho fará da Lou- rinhã um concelho melhor para quem aqui vive, quer viver, nos visita, pretende investir e criar a sua empresa, num concelho com identidade e qualidade de vida.

Desejamos a todos os Lourinhanenses que o Ano 2020 seja um ano cheio de concreti- zações.

Até à data do fecho desta edição não foi rececionado o texto do PSD

(47)

Até à data do fecho desta edição não foi

rececionado o texto do CDS-PP O GRANDE EMBUSTE

Mais de 44 anos passados sobre o golpe militar do 25 de abril de 1974, ainda discu- timos qual o “estatuto” atribuível aos que combateram nos territórios ultramarinos, permitindo a liberdade que foi conseguida na referida data. O apoio do povo permitiu que se caracterizasse posteriormente como revolução. A “Revolução dos Cravos” o que não impediu combates, mortes, abandono dos africanos que combateram ao nosso lado e que foram, salvo raras exceções, pura e simplesmente abandonados à sua sorte, depois de 1975. Hoje, quando os nossos ca- maradas de 1961 embarcaram “para Angola e em força”, longe de pensarem o que iriam afrontar, nem o que era isso das “áfricas” … a Angola viriam a juntar-se sucessivamente a Guiné e Moçambique. Todos acabaram por aprender a realidade da guerra, então designada de “contraguerrilha”, a defesa do território “ultramar” e a grande maioria sobre o que era uma deslocação em navio quer fosse o “Niassa” ou o “Vera Cruz”, to- dos souberam o que era o sofrimento e a morte. Hoje, querem os que não fizeram a guerra e os que vivem dos nossos camara- das mortos, definir estatutariamente os “di- reitos dos ex-combatentes”. Não são capa- zes, não sabem; o primeiro é o do respeito, o segundo será o da dignidade, porque afi- nal todos nós estamos na História e fizemos estória de sangue e sofrimento.

(48)

ww.cm-lourinha.pt municipiodalourinha/

municipiolourinha/

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

A despeito do presente estudo voltar-se para a cooperação técnica em saúde, a qual prioriza, conforme a estratégia da cooperação Sul-Sul estruturante em saúde, a estruturação

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

tem vindo a assumir-se como o “epicentro” dos estudos na área da linguística forense em Portugal: para além da investigação na área e das publicações, a Universidade

O confrade mineiro, que foi casado com Meimei e amigo bem próximo de Chico Xavier, fala sobre seu convívio com o saudoso.. médium e diz que Chico e

Campos (2007) acrescenta que a Web 2.0 é concebida como uma plataforma. Assim, trata-se de uma plataforma com possibilidades de interoperabilidade e independência. A Web

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

 A crise ambiental, marcada pelas relações nocivas entre sociedade e os sistemas naturais, nos mais diversos aspectos, entre eles a questão dos Resíduos Sólidos, diante