• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA MESTRADO PROFISSIONAL EM FÍSICA MÉDICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

PROVA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA

GABARITO

Orientações:

 A prova constará de (06) seis questões dissertativas, valendo 30 (trinta) pontos totais.  As questões deverão ser respondidas de forma clara, objetiva, demonstrando o

conhecimento adquirido acerca do assunto em questão;  Tempo de prova: 1 (uma hora), com consulta.

 Após a realização da prova, o aluno deverá salvá-la em pdf e enviá-la para o seguinte email: alfonso.varela@cancer.org.br

Boa Prova!

Questão nº 1 (5 pontos):

Em um organismo pluricelular como o homem, nutrientes e oxigênio alcançam as células em concentrações suficientes para a manutenção do metabolismo. De maneira geral, por que só esses fatores não são suficientes para desencadear a duplicação celular? Qual a importância dessa característica para o organismo como um todo?

Resposta:

Em condição de homeostasia, as células que compõem um organismo pluricelular recebem nutrientes e oxigênio suficientes para a manutenção do seu metabolismo basal. Entretanto, só esse fatores não desencadeiam o estímulo necessário para a divisão celular ocorrer. É importante que no tecido onde a célula esteja inserida, haja outros fatores, como fatores de crescimento, capazes de deflagrar o processo supracitado. Dessa forma a célula irá se dividir apenas quando for necessário para o tecido e na presença de estímulos específicos, caso contrário, quadros patológicos podem se manifestar (ex. Câncer).

(2)

2

Questão nº 2 (5 pontos):

No corpo humano existem aproximadamente mais de 200 tipos de células diferentes em função e morfologia. Como se explica esse fato, considerando que as mesmas apresentam informações genéticas iguais?

Resposta:

Embora as células apresentem o mesmo material genético, a forma como a expressão do DNA se manifesta em cada célula é diferente, resultando em um fenótipo específico.

Questão nº 3 (5 pontos):

Qual é o órgão representado na figura? Cite efeitos colaterais que podem ocorrer pela exposição à radiação ionizante do órgão representado. Explique porque estes efeitos decorrentes da exposição ocorrem no órgão.

Resposta:

Órgão: intestino delgado

Efeitos: náuseas, vômito e diarreia.

A radiação compromete as células responsáveis pela absorção dos nutrientes e água, logo são eliminados e não aproveitados.

(3)

3

Questão nº 4 (5 pontos):

Levando em consideração a exposição à radiação ionizante de corpo inteiro de uma cobaia, dose de 2 Gy, várias amostras de sangue foram coletadas com o passar do tempo. Em cada amostra coletada foram contadas o número de células (plaquetas, granulócitos e linfócitos) por centímetro cúbico. Com o resultado da contagem do número de células foi montado o gráfico seguinte. Interprete o resultado obtido no gráfico B.

Resposta:

Os linfócitos são as células mais sensíveis, os granulócitos intermediários e plaquetas mais resistentes à exposição de 200 rad. Os granulócitos apresentam um aumento do número de células após a exposição, seguida de um declínio drástico no número de células. Apesar da diferença de sensibilidade após a exposição, todas elas parecem iniciar sua reposição do número de células após 40 dias, uma vez que todas elas são provenientes da mesma célula precursora, a célula-tronco.

(4)

4

Questão nº 5 (5 pontos):

Com base nos estudos aplicados da anatomia radiológica seccional, analise as imagens descrevendo os pontos anatômicos indicados.

Imagem 1 – corte seccional no plano axial do crânio, em que predominam as imagens de

estrutura do diencéfalo.

Resposta:

Resposta principal Resposta aceitável por

aproximação 1 Corno anterior ventrículo

lateral direito

Vetriculo lateral

2 Cabeça do núcleo caudado Núcleo caudado

3 Cápsula interna Cápsula interna

4 3 ventrículo Hipotálamo / tálamo 5 Corno posterior ventrículo lateral esquerdo Ventrículo lateral

1

3

4

2

(5)

5 Imagem 2 – corte seccional no plano axial da cavidade abdominal com administração de contraste, posicionada entre os quadrantes abdominais superiores e médios.

Resposta:

Resposta principal Resposta aceitável por

aproximação 6 Veia cava inferior Veia cava

7 Artéria aorta abdominal Artéria aorta descendente

8 baço baço

9 Veia porta hepática Veia porta

9

(6)

6 Imagem 3 – corte seccional da cavidade torácica com administração de contraste, em nível

relacionado a região dos vasos da base do coração.

Resposta:

Resposta principal Resposta aceitável por

aproximação

10 Artéria pulmonar direita Artéria pulmonar direita

11 Troco arterial pulmonar Troco arterial pulmonar

12 Artéria aorta abdominal Artéria aorta descendente

11 10

(7)

7

Questão nº 6 (5 pontos, sendo 1 ponto cada item):

1) Defina, com suas palavras, ESTADIAMENTO, e mencione seu papel nos tratamentos dos diferentes tipos de câncer:

Resposta:

Sistematização da extensão das neoplasias malignas por sítio topográfico. Seu papel nos tratamentos é padronizar as condutas pela extensão da doença, e permitir a comparação de resultado terapêuticos definindo a melhor estratégia, por estágio clínico por sítio topográfico.

2) Diferencie os TIPOS de tratamento, ressaltando a diferença entre eles (adjuvante x neoadjuvante/ radical x paliativo):

Resposta:

Radioterapia é uma modalidade terapêutica que pode ser empregada de modo exclusivo, ou associada a outras modalidades como cirurgia, QT ou HT. Quando associado à cirurgia, pode ser adjuvante quando é adicionado cronológicamente após a cirurgia melhorando os resultados desta em relação a controle local e sobrevida; ou neoadjuvante quando oferecido previamente a cirurgia objetivando facilitar ou possibilitar a execução desta (cirurgia). No que se refere a intenção de tratamento, pode ser classificada como: radical, quando é curativa (objetiva alcançar o controle definitivo da neoplasia); ou paliativa, quando objetiva alcançar um controle parcial, para minimizar sintomas como dor, compressão nervosa, ou de vias de acesso (alimentares ou respiratórias), apenas melhorando a qualidade de vida do paciente, sem alterar sua sobrevida.

3) Descreva sucintamente como a RADIOTERAPIA se encaixa no câncer de mama, uma vez que é um tipo de tratamento que tem papel relevante em todos os EC (desde o EC 0 até o EC IV):

Resposta:

Radioterapia tem papel em todos os EC no câncer de mama (desde o EC 0 até o EC IV), tendo papel em aumentar a sobrevida e o controle local nos EC iniciais (do EC 0 ao EC II) como tratamento adjuvante em cirurgias conservadoras (irradiação da mama residual); e em aumentar o controle nos EC avançados (EC III) através da irradiação do plastrão torácico (após cirurgia radical). ou até mesmo possibilitar o tratamento definitivo radical em casos de tratamento neoadjuvante. Até no EC IV (doença metastática), tem papel paliativo significativo em metástases ósseas ou cerebrais.

(8)

8

faringe, laringe, esôfago, estômago, pulmão, reto, útero):

Resposta:

Os principais fatores de risco comuns a estes diversos tipos de neoplasias são: tabagismo (todos eles), etilismo e má nutrição (cavidade oral, faringe, laringe, esôfago), infecções por HPV (cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e útero), dieta (esôfago, estômago e reto).

5) Sucintamente, refira a importância dos estudos de migrantes em medicina:

Resposta:

A possibilidade de observar in vivo, em populações com mesma carga genética (exemplo migrantes orientais – japoneses, que em geral casam-se entre si, evitando a miscigenação e mistura genética), a exposição a diferentes fatores ambientais, e consequentemente a influência destes fatores nas incidências de determinadas doenças como neoplasias do trato gastrointestinal (câncer de estômago e cólon).

Referências

Documentos relacionados

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

No presente Processo Seletivo de Bolsas de Estudo, as bolsas de estudo integrais serão concedidas a brasileiros, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar

uma placa de indução marca FLAMINA, um forno marca ZANUSSI, um frigorífico marca INDESIT, um frigorífico marca SOLAC, uma fiambreira, um micro-ondas marca

Esse método é utilizado para reduzir um sistema de forças e momentos de binário agindo sobre um corpo para uma forma mais simples, substituindo-o por um sistema equivalente ,

Estudos sugerem que a radioterapia pode ser paliativa (para controle dos sintomas) para pacientes tratados com quimioterapia e para aqueles com tumores

Diante disso, objetiva-se analisar a relação entre as escalas de intenção de escolha da carreira e engajamento no trabalho, para o profissional de auditoria. Para alcançar o objetivo

O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel,