• Nenhum resultado encontrado

EDITAL nº 98, de 13 de outubro de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL nº 98, de 13 de outubro de 2014"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

EDITAL nº 98, de 13 de outubro de 2014

SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA E\OU DE

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, NO INSTITUTO FEDERAL DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ.

1. OBJETIVO

O presente Edital tem por finalidade selecionar e cadastrar, de modo contínuo, projetos de pesquisa científica e/ou de inovação tecnológica, apresentados por servidores especialistas, mestres ou doutores do quadro permanente do Instituto Federal do Piauí – IFPI.

2. RECURSOS FINANCEIROS

Os projetos e pesquisadores selecionados neste Edital não contarão com bolsa de qualquer tipo. Os pesquisadores e eventuais colaboradores serão certificados, ao final do programa, como Pesquisadores ou Colaboradores Voluntários.

3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADES DATA

Lançamento do edital 13/10/2014

Submissão das propostas Fluxo Contínuo

Prazo para julgamento do mérito acadêmico do projeto Até 30 dias após abertura de processo Assinatura do termo de responsabilidade Até 15 dias após o resultado Envio à PROPI dos dados dos projetos selecionados Até 15 dias após o resultado Início da execução das propostas selecionadas Até 30 dias após o resultado Periodicidade do(s) relatório(s) parcial(is)/final(is) Trimestral Período de execução dos projetos Mínimo de 06 meses 3.1 O tempo mínimo de duração da pesquisa para que o seu Coordenador e eventuais Colaboradores sejam certificados pelos trabalhos desenvolvidos é de 06 (seis) meses.

3.2 Os relatórios (modelo em anexo) deverão ser encaminhados para as Coordenações de Pesquisa do campus em que o servidor está lotado que, após uma semana da data limite de entrega de cada relatório, deverão repassá-los para a PROPI.

4. REQUISITOS E CONDIÇÕES PARA ELEGIBILIDADE DOS PARTICIPANTES I - Ser servidor efetivo;

II - Possuir o título de especialista, mestre ou doutor, emitido por programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES. Títulos obtidos no exterior serão válidos, desde que devidamente reconhecidos por instituições competentes;

(2)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

III - Não ter pendências junto à PROPI, à Diretoria ou Coordenação de Pesquisa e Inovação do campus de lotação;

IV - Não estar afastado ou se encontrar em processo de afastamento de suas atividades, por qualquer motivo.

5. PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

5.1 O pesquisador poderá submeter apenas 01 (uma) proposta. Caso seja recebida mais de uma proposta de um mesmo pesquisador, apenas a última será levada em consideração para análise, sendo a(s) anteriormente apresentada(s) automaticamente desclassificada(s). Em se constatando propostas idênticas apresentadas por pesquisadores distintos, ambas serão desclassificadas.

5.2 Para concorrer à seleção, o pesquisador deverá submeter projeto e documentação exigidos neste edital, através de processo devidamente protocolado em seu campus de origem. O processo deve ser encaminhado à Coordenação de Pesquisa do Campus de Lotação do servidor. Na ausência da referida Coordenação, o processo deverá ser encaminhado à Direção Geral, especificando, na capa, que se trata de uma proposta de Pesquisa Voluntária.

5.3 Propostas com documentação incompleta serão automaticamente desconsideradas. 5.4 Os procedimentos para submissão de proposta incluem os seguintes documentos: Ficha de Inscrição Preenchida (Modelo em anexo).

Projeto de Pesquisa (Modelo em anexo). Comprovante de Titularidade.

CD-ROM (Contendo versões salvas em PDF da Ficha de Inscrição e do Projeto de Pesquisa).

5.5 Após a análise dos projetos, as Coordenações de Pesquisa deverão enviar à PROPI, juntamente com a relação de aprovados, CD/DVD com cópias da documentação entregue em CD-ROM pelos candidatos e os Termos de Compromisso assinados pelos mesmos. Não há a necessidade de enviar os processos.

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. As propostas serão analisadas por Comitês Institucionais formados por pesquisadores do IFPI e/ou avaliadores externos, designados pela Coordenação de Pesquisa e Diretoria Geral do campus de lotação do servidor. Os Comitês serão organizados sob três eixos:

a) Eixo-1: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias;

b) Eixo-2: Engenharias, Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia);

c) Eixo-3: Ciências Humanas, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino);

(3)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

6.2 O pesquisador proponente de projeto não poderá participar do Comitê de Avaliação, salvo co mo convidado para avaliar pro jetos de outros campi.

6.3 Cada campus ficará responsável por receber e avaliar os projetos inscritos por seus servidores e, posteriormente, respeitando as datas estabelecidas no item 3 deste Edital, repassar os dados dos aprovados à PROPI.

6.4 O processo de seleção das propostas será realizado em 01 ( u m a ) etapa: Análise do Projeto de Pesquisa. Nesta etapa, de caráter eliminatório, um Comitê de Avaliação analisará o mérito do projeto de pesquisa, conforme critérios e po ntuações apresentados no Quadro 1 (Ficha de Avaliação em anexo).

Quadro 1 – Critérios para avaliação do Projeto de Pesquisa ETAPAS DO PROJETO Excelente

(13-20pts) Regular (6-12pts) Insuficiente (0-5pts) Pont. no Item Clareza na definição do problema e hipóteses 20

Adequação da revisão bibliográfica 20

Clareza dos objetivos e sua adequação ao estudo 20

Clareza e adequação metodológica 20

Viabilidade do plano de trabalho mensal 20

Pontuação Total 100

6.4.1 O projeto que obtiver menos de 60 (sessenta) po nto s na aná lis e do seu mér it o será desclassificado.

7. CADASTRAMENTO DE PESQUISADORES VOLUNTÁRIOS

I – Além do proponente, Coordenador do Projeto (ESP, ME, DR), poderão participar, na categoria Colaborador-Voluntário, alunos e demais servidores (graduados, especialistas, mestres ou doutores);

II – Ao final da pesquisa e tendo cumprido todas as exigências deste Edital, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPI certificará os participantes do projeto de acordo com a sua categoria: Coordenador de Projeto de Pesquisa Voluntário (para servidor Coordenador), Colaborador de Projeto de Pesquisa Voluntário (servidor não Coordenador) e Aluno de Iniciação Científica Voluntário (PIBIC ou PIBIC-Jr.);

III – A certificação será realizada após anuência da Coordenação de Pesquisa ou Diretoria Geral do campus de lotação do servidor, atestando que o mesmo cumpriu todas as exigências do edital; IV – A quantidade de alunos voluntários deverá obedecer aos limites estabelecidos neste edital:

a) Servidor com título de Doutor poderá inscrever, no seu Projeto de Pesquisa, no máximo, 04 (quatro) alunos de Iniciação Científica (PIBIC e/ou PIBICJr);

(4)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

b) Servidor com título de Mestre poderá inscrever, no seu Projeto de Pesquisa, no máximo, 02 (dois) alunos de Iniciação Científica (PIBIC e/ou PIBICJr);

c) Servidor com título de Especialista poderá inscrever, no seu Projeto de Pesquisa, no máximo, 01 (um) aluno de Iniciação Científica (PIBIC ou PIBICJr);

V – Além dos alunos, cada projeto poderá inscrever 01 (um) servidor na categoria Colaborador Voluntário.

8. DAS OBRIGAÇÕES DO SOLICITANTE

I - Apresentar à Coordenação de Pesquisa ou à Diretoria Geral do campus relatório parcial do projeto a cada 03 (três) meses e o relatório final, após a conclusão dos trabalhos. O não cumprimento dos prazos estabelecidos acarretará a não certificação do projeto;

II – Apresentar o resultado da pesquisa, ainda que parcial, em pelo menos uma revista qualisada ou evento científico no prazo de até um ano após sua conclusão;

III – Fazer referência ao IFPI em todas as publicações geradas, a partir dos resultados das pesquisas;

IV- Estar disponível para participação nas comissões científicas, no âmbito da PROPI/IFPI, sempre que solicitado.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

I - O IFPI resguarda-se o direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais julgados necessários;

II - Os casos omissos serão resolvidos pela PROPI.

Teresina, 13 d e o ut ubro de 201 4.

Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima Prof. Dr. Ayrton de Sá Brandim Reitor do IFPI Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

(5)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

--- INSTRUÇÕES/FORMATAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

--- FORMATAÇÃO PROJETO PRÓ-AGRUPAR

Papel: A4

Margens: Superior/Esquerda – 3cm; Inferior/Direita – 2cm Letra: Times New Roman. Tamanho: 12

Espaçamento: 1,5

Citações: até 3 linhas (corpo do texto); mais de 3 linhas (letra tamanho 11, espaço simples, 4 cm de alinhamento).

Referências: sistema autor-data. Ex: (SILVA, 2001, p. 5)

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa deverá ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) páginas digitadas e conter os seguintes elementos:

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Descrever objetivamente as motivações do projeto de pesquisa, sua relevância científica, tecnológica e cultural para o desenvolvimento regional e institucional.

DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA E HIPÓTESES

Descrever detalhadamente, à luz do referencial teórico disponível, o objeto e as hipóteses da pesquisa.

OBJETIVOS

Apontar o objetivo geral e os objetivos específicos que se buscam alcançar na pesquisa. METODOLOGIA

Descrever os métodos, indicando, direta e claramente, como os objetivos serão alcançados, inclusive apontando possíveis dificuldades esperadas no andamento da pesquisa.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Apresentar cronograma mensal e detalhado para o desenvolvimento da pesquisa.

PLANO DE ATIVIDADE DE COLABORADORES (SERVIDORES E/OU ALUNOS) Esse plano deve ser feito apenas nos projetos que contam com colaboradores

REFERÊNCIAS

(6)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

--- FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - PROJETO DE PESQUISA VOLUNTÁRIO --- 1. PROPONENTE (não omitir ou abreviar nomes)

NOME:

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: CEP.: E-MAIL: TELEFONES:

ÁREA DE FORMAÇÃO: TITULAÇÃO:

CAMPUS DE LOTAÇÃO:

RG NO. ÓRGÃO: UF: DATA EMISSÃO: CPF NO.:

2. INFORMAÇÕES DO PROJETO TÍTULO:

EIXO DO SABER

( ) Eixo 1: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias;

( ) Eixo 2: Engenharias, Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia);

( ) Eixo 3: Ciências Humanas, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino);

3. COLABORADORES (Quando houver)

Aluno Curso Módulo

/Semestre

Matrícula

(7)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

---

FICHA DE AVALIAÇÃO - PROJETO DE PESQUISA VOLUNTÁRIO --- Nome do Proponente:

Campus de Lotação: Área de formação: E-mail:

Título do Projeto:

Eixo do saber:

( ) Eixo 1: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias;

( ) Eixo 2: Engenharias, Ciências Exatas, da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); ( ) Eixo 3: Ciências Humanas, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino);

Essas informações constam na ficha de inscrição do candidato

( ) Não foi possível levantar essas informações. Na pasta do candidato não consta sua Ficha de Inscrição.

Critérios para avaliação do Projeto de Pesquisa (Estabelecido em Edital) ETAPAS DO PROJETO Excelente

(13-20pts) Regular (6-12pts) Insuficiente (0-5pts) Pont. no Item Pont. alcançada

Clareza na definição do problema e hipóteses 20

Adequação da revisão bibliográfica 20

Clareza dos objetivos e sua adequação ao estudo 20

Clareza e adequação metodológica 20

Viabilidade do plano de trabalho mensal 20

Pontuação Total 100

O projeto que obtiver menos de 60 (sessenta) p on t os n a an áli se d o seu m ér i t o será desclassificado. Atesto que o projeto está:

( ) Classificado, pois alcançou a pontuação mínima exigida.

( ) Desclassificado, pois não alcançou a pontuação mínima exigida ou foge substancialmente da instrução/formatação estabelecida em edital.

Observações do avaliador:

(8)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

--- RELATÓRIO - PROJETO DE PESQUISA VOLUNTÁRIO

---

RELATÓRIO ( ) PARCIAL ( ) FINAL

PERÍODO DE REFERÊNCIA  MÊS: ANO:

1. Identificação do Projeto Nome do Pesquisador:

Título do projeto:

Campus em que o projeto foi desenvolvido:

2. Resumo da pesquisa (objetivos, desenvolvimento e parcerias estabelecidas com pessoas e/ou instituições):

(9)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

4. Impactos (socioeconômicos, ambientais e outros) alcançados ou que poderão ser alcançados com os resultados da pesquisa, comentando a sua importância para o desenvolvimento local/regional:

5. Forma utilizada para divulgação dos resultados obtidos (ex.: mídia, softwares, livros, artigos, mapas, anais, relatórios descritivos e outros):

6. As metas foram atingidas:

a) Totalmente ( ) b) Parcialmente ( ) c) Nenhuma ( ) Se a resposta não for “totalmente”, comente as razões:

7. Quanto ao desenvolvimento do projeto, relacione:

a) cursos, visitas, seminários e outros eventos correlatos ao tema da pesquisa de que você participou:

b) pessoas e instituições que tiveram envolvimento ou desenvolveram parceria no decorrer do projeto:

(10)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO 8. Avaliação dos Colaboradores:

Colaborador Colaborador desenvolveu

satisfatoriamente suas atividades? SIM ou NÂO

__________________, ____ de ___________________ de 20____.

(11)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

---

TERMO DE COMPROMISSO PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA ---

TERMO DE COMPROMISSO DE PESQUISA QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI E O(A) BOLSISTA:

_____________________________________________________, PARA OS FINS QUE NELE SE INDICAM.

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ, com sede na Praça da Liberdade, 1597, Centro, em Teresina/PI, inscrito no CNPJ sob o nº 10.806.496/0001-49, doravante denominado IFPI, neste ato representado por seu Reitor, Prof. Dr. PAULO HENRIQUE GOMES DE LIMA, portador do Registro Geral n° 548.807 – SSP/PI, CPF/MF n° 228.975.773-04, residente na Rua Jônatas Batista, Bairro Porenquanto – Teresina/Piauí, CEP 64.000-400, e, de outro lado, o(a) bolsista _____________________________________________________________________________, brasileiro(a), __________________________(estado civil), nascido(a) em _____/___/______, RG nº ___________________________________, CPF nº ________________________________, matrícula SIAPE ___________________________,

residente e domiciliado(a) na

_________________________________________________________________________ (rua, avenida, etc.), n.º _________, bairro ____________________________________, no município de ___________________________(PI), doravante designado(a) simplesmente Coordenador de Pesquisa Voluntária, resolvem celebrar o presente Termo de Compromisso de Pesquisa, em conformidade com o EDITAL nº 98 de 13 de outubro de 2014, mediante as cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES 1. Ao IFPI compete:

a) Acompanhar e avaliar o desempenho do Pesquisador. 2. São obrigações do PESQUISADOR:

a) Apresentar à PROPI relatório parcial a cada três meses e o relatório final ao término da vigência de sua pesquisa;

b) Quando solicitado pelo IFPI, deverá prestar informação durante e após a vigência da pesquisa;

c) Manter conduta compatível com a ética, os bons costumes e a probidade administrativa quando do desenvolvimento de suas atividades;

d) Apresentar o resultado da pesquisa em forma de artigo em revista qualisada ou evento científico no prazo de até 01 (um) ano após o término da pesquisa;

(12)

DEP. ESTRATÉGICO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

f) Estar disponível para participação nas comissões científicas no âmbito da PROPI/IFPI. CLÁUSULA SEGUNDA – DO PRAZO DE VIGÊNCIA DA PESQUISA

A pesquisa terá prazo mínimo de vigência de 06 (seis) meses. CLÁUSULA TERCEIRA - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

3.1 A desobediência aos requisitos previstos neste Termo ou a qualquer das disposições previstas no EDITAL nº 98 de 13 de outubro de 2014 implica, a qualquer época, cancelamento da pesquisa.

3.2 A documentação da pesquisa deverá ser mantida pelo IFPI por 05 (cinco) anos após o seu término.

Estando assim as partes justas e acordadas, firmam o presente Termo em 02 (duas) vias de igual teor e forma para um só efeito, na presença das testemunhas abaixo, a tudo cientes, para que produza os seus efeitos legais.

______________________________, _______ de ___________ de 20__

PAULO HENRIQUE GOMES DE LIMA Pesquisador Reitor

TESTEMUNHAS:

Referências

Documentos relacionados

dos profissionais da saúde. Prescrição e dispensação de medicamentos psicoativos nos instrumentos normativos da regulação sanitária brasileira: implicações para o

É nessa perspectiva que segue a proposta desse trabalho com o objetivo de contribuir para o protagonismo dos familiares no desenvolvimento de estratégias de inclusão social de

Neste contexto, ao analisar os processos de Educação Continuada em Saúde, importa observar que o serviço, o trabalho, a assistência, a educação e a qualidade (como reflexo do

Um outro sistema robótico do tipo rodas, figura 10, é utilizado para inspecionar e limpar a superfície interna de dutos de concreto (Saenz, Elkmann, Stuerze, Kutzner, &

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver