• Nenhum resultado encontrado

Controladora de Repetidora RC 700B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Controladora de Repetidora RC 700B"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Controladora de Repetidora

RC 700B

Luciano Sturaro – PY2BBs

Agosto/2005

(2)

2

Índice Analítico

Introdução

Introdução ... 2

Prefácio... 4

Iniciando... 4

Falando um pouco sobre repetidoras... 5

Termo de garantia... 7

Atualizações do software ... 7

Instalação

Instalação... 8

Jumps ... 9

Ajustes de áudio ... 9

Leds ... 10

Diagrama de ligações. ... 10

Ligando pela primeira vez ... 11

Problemas conhecidos... 11

Operação básica

Controlando a RC700B a distância. ... 12

Descrição rápida das funções (quick guide). ... 13

Sintaxe seguida neste manual ... 13

Descrição da funções... 14

Descrição das funções

[01] - Master repeater... 14

[02] - Link ... 14

[03] - Queda do squelch... 14

[04] - Duração do rabicho... 15

[05] - Tempo do rabicho do link... 15

[06] - Tempo para o Bip ... 15

[07] - Duração do Bip ... 16

[08] - Freqüência do Bip... 16

[09] - Tipo do Bip... 16

[10] - Roller Bip ... 17

[11] - Passo do Roller Bip ... 17

[12] - Tipo do Bip de OK... 17

[13] - TOT... 18

[14] - Timer da Identificação... 18

[15] - Velocidade do CW ... 18

[16] - Freqüência do Identificador "CW" ... 19

(3)

3

[18] - Gravação do CW ... 19

[19] - Saídas auxiliares... 20

[20] - Mute do DTMF ... 20

[21] - Teste de transmissão... 20

[22] - Teste dos identificadores ... 20

[23] - Troca da senha de comandos... 21

[24] - Fechamento automático da senha de comandos ... 21

[25] - Reset ... 21

[Master Reset]... 21

Documentação

Esquema elétrico ... 22

Anotações ... 23

Glossário... 24

(4)

4

Prefácio.

Obrigado por adquirir a controladora RC700B. A RC700B foi desenvolvida para atender todas a necessidades de uma estação repetidora, tanto comercial como de radioamadores, tenho absoluta certeza que ela lhe atenderá a todas as expectativas.

Gostaria de deixar os agradecimentos a todos os radioamadores que auxiliaram neste

projeto mesmo de forma indireta, apoiando, criticando, ou até mesmo desencorajando e não acreditando na sua conclusão, gostaria de deixar especial agradecimento a:

PY2PW - Cal, PU2VTI - Vitor, PY2JF - João Roberto, PU4XRF - Rafael, todos pela valorosa ajuda, com idéias, sugestões, e muito apoio.

Aos amigos do PICList-BR, pelas dicas, e ajuda na programação do software desta placa.

Luciano Sturaro,

PY2BBS

Iniciando...

O objetivo deste manual é fornecer todo o suporte a instalação, ajuste e operação da controladora RC700B, bem como levar aos menos experientes algum conhecimento sobre estações repetidoras. Recomendo a leitura completa deste manual, mesmo aos mais experientes, para evitar problemas, que muitas vezes tomam horas de trabalho desnecessárias.

Todo suporte e/ou ajuda pode ser obtido através de nosso website

http://www.hamtec.com.br, lá você entrara um banco com as perguntas mais freqüentes de nossos clientes, caso ainda persista a dúvida entre em contato por e-mail:

suporte@hamtec.com.br - enviando o máximo de informações possíveis, como numero de série da placa e versão do software e descrição detalhada do problema ou dúvida, ou ainda pelo telefone (19) 3624-1869.

(5)

5

Falando um pouco sobre repetidoras

O que é uma estação repetidora.

Estação repetidora é um sistema que faz a repetição de um sinal de uma freqüência para outra dentro da mesma banda (10 metros, 6 metros, VHF, UHF), ou até mesmo de uma banda para outra (VHF -> UHF) também conhecido como repetidora "cross-band".

Geralmente a estação repetidora é composta por um receptor, um transmissor, uma placa controladora, placa de subtom (opcional) e sistema irradiante (2 antenas, ou 1 antena e duplexador). As repetidoras sempre são instaladas em locais elevados, visando aumentar sua área de cobertura, e das estações que a utilizam. Uma estação em VHF, no simplex, na maioria dos casos consegue um raio de cobertura de cerca de 40 Km, com condições

razoáveis. (essa distancia varia muito em função da topografia)

Com estações repetidoras em VHF fica fácil aumentar essa cobertura para mais de 100Km, em condições favoráveis (novamente com a topografia ajudando a favor).

Funções dos equipamentos.

A função do receptor é receber o sinal de áudio na freqüência de entrada da repetidora e envia-lo a placa controladora, que por sua vez o processa e envia ao transmissor que o irradia na freqüência de saída.

A função da placa controladora é de "perceber" que o receptor recebeu um sinal, e ativar o PTT do transmissor automaticamente. Quando esse sinal desaparecer, a controladora manterá o transmissor no ar por um tempo (conhecido como rabicho ou “hang time”) e emite também o conhecido bip de cortesia, que serve para avisar aos participantes de uma rodada que o cambio foi terminado e outra pessoa pode iniciar um novo cambio.

A controladora também tem a função de identificar a estação repetidora, limitar o tempo dos câmbios para que todos tenham chance de usá-la, receber e responder a comandos

remotos via DTMF, para ligá-la, desliga-la ou modificar suas configurações de funcionamento remotamente.

O sistema irradiante tem a finalidade de receber e irradiar os sinais de RF. Em muitos casos é composto de duas antenas espaçadas no sentido vertical, ou uma antena apenas e o duplexador.

O duplexador consiste em um conjunto de filtros passa-banda e rejeita-banda de altíssimo fator "Q" , combinados, que tem por finalidade isolar "eletricamente" o receptor do

transmissor, de modo que um não interfira no outro (sabe-se que o transmissor não irradia unicamente na freqüência fundamental) e por ventura bloquear interferências que estejam fora das freqüências da repetidora.

(6)

6

Subtom

Instalar repetidoras em morros elevados traz a vantagem de um grande alcance, mas geralmente trás outros problemas, esses locais geralmente já são bastante concorridos e consequentemente, "poluídos" com RF e muitos espúrios, de outras estações que já estejam instaladas, como emissoras de TV, rádio FM, Rádio Chamada (Bip, ou Pager), Celular, etc. O duplexador elimina as freqüências interferentes, adjacentes, mas podem ocorrer espúrios na entrada da repetidora, que podem dispará-la aleatoriamente. O subtom tem a finalidade de "codificar" a entrada, de modo que apenas sinais que tenha a mesma codificação a acionem, visto que os sinais interferentes não terão a codificação. O subtom tem o inconveniente de haver um atraso na sua decodificação, que da a impressão que a repetidora é menos sensível ou "dura" com costuma se dizer.

Link

É muito comum se ouvir falar que a repetidora "x" esta em link com a repetidora "y". Esse arranjo permite que duas repetidoras somem sua área de cobertura, permitindo atingir distancias consideráveis (acima de 300Km!). O sistema de link mais comum consiste em adicionar um transceptor em uma das repetidoras, sintonizado na freqüência de entrada e saída da outra repetidora.

O link funciona da seguinte forma: Quando a repetidora 1 recebe um sinal, ativa o seu transmissor para a retransmissão local e também aciona o transmissor do link (TX:

147.840M hz) que por sua vez aciona a repetidora 2. No caminho inverso, quando alguém aciona a repetidora 2, entra no ar o seu transmissor em 147.240M hz, por sua vez, o receptor do link da repetidora 1, recebe esse sinal e coloca o seu transmissor local no ar, retransmitindo o sinal proveniente da repetidora 2.

Não existe limite teórico para a quantidade de repetidoras que podem ser colocadas na rede, para fazer link com uma terceira repetidora, bastaria instalar um novo transceptor na repetidora 2 e ligar a função de link em sua controladora.

(7)

7

ATENÇÃO:

Por favor, observe e tome as seguintes precauções para evitar danos a placa controladora:

1. Verifique a polaridade correta da fonte de alimentação, ligação invertida causa danos a placa controladora e acarreta no cancelamento imediato da garantia.

2. A controladora foi projetada para trabalhar com uma tensão de 9 a 18V, portanto nunca use tensões maiores, como por exemplo uma bateria de 24V.

3. Não molhe a controladora, tampouco exponha a umidade e poeira excessiva, não instale em locais propensos a aquecimentos.

4. Use blindagem de RF (uma caixa metálica, por exemplo). A caixa não deve ter superfície irregular, que pode causar curto-circuito na parte inferior da controladora. 5. Não modifique os circuitos da controladora, exceto se instruído pelo fabricante, via

website, mala direta, e-mail ou boletim técnico.

6. Se notar aquecimento excessivo, fumaça, odores estranhos, desligue a controladora imediatamente! Contate a assistência técnica.

7. A não observância de qualquer destes itens causa o cancelamento imediato e irreversível da garantia.

Termo de garantia

A controladora está garantida pelo prazo de 1 (um) ano contra defeitos de fabricação, a contar da data da compra. Esta garantia somente é válida ao primeiro comprador e é intransferível.

Defeitos decorrentes de descargas atmosféricas, mau uso, instalação incorreta, NÃO serão cobertos por esta garantia.

No caso de fazer valer a garantia, toda e qualquer despesas com transporte e embalagem correm por conta do proprietário da controladora.

Atualizações do software

Todo o controle da RC700B é executado por um software, gravado em seu micro-controlador, este software esta em constante desenvolvimento, e pode ser modificado pelo fabricante, quanto ao seu modo de operação, acréscimo ou cancelamento de funções, sem prévio aviso.

O proprietário tem direito a atualizações gratuitas pelo período de 1 (um) ano, a contar da data de compra.

Apenas no caso de correções que envolvam a segurança de uso ou operação, serão feitas após o termino desse prazo. O contato ao proprietário poderá ser via e-mail, mala direta ou telefone.

(8)

8

Instalação

A instalação da controladora RC700B deve ser feita dentro de caixa metálica, que ofereça blindagem de RF. Exposição a níveis excessivos de RF pode causar mau funcionamento e pode danificar a controladora.

Todos os pinos estão descritos na placa, abaixo uma breve explicação para que servem:

Legenda Função

SQL1 Entrada de squelch do receptor principal (repetidora). SQL2 Entrada de squelch do receptor do link.

VCC Entrada de alimentação 9 - 18Vcc, padrão: 13,8Vcc.

GND Terra da alimentação.

Áudio Output [ LINK ] Saída de áudio para o transmissor do link.

Áudio Output [ LOCAL ] Saída de áudio para o transmissor principal (repetidora). Áudio Input [ LINK ] Entrada de áudio para o receptor do link.

Áudio Input [ LOCAL ] Entrada de áudio para o receptor principal (repetidora). Auxiliar Output Saídas auxiliares, em coletor aberto.

LOC1 Saída para o PTT principal (repetidora). REM1 Saída para o PTT do link.

LOC2 Saída extra para PTT acompanha o PTT principal (repetidora) REM2 Saída extra para PTT acompanha o PTT do link

O melhor ponto para retirada do áudio é o discriminador do receptor, e o melhor ponto para injeção do áudio no transmissor, é diretamente no modulador, pulando-se os

pré-amplificadores de pré-ênfase e de-ênfase. O áudio do receptor sempre deve ser retirado de um ponto, antes da chave de mute do squelch do rádio, isso é necessário para o correto funcionamento da função 03.

Caso o áudio seja retirado depois da chave de mute do squelch, a função 03 ficará sem efeito aparente. Uma maneira rápida de detectar se a ligação está correta, é durante a inicialização da placa, quando ela faz o teste do áudio local, abrindo o mute, se ouvir o chiado, a ligação está correta, caso não ouça o chiado, tente retirar o áudio de outro ponto. Sempre usar cabo blindado para as conexões de áudio, isso evita captação de ruídos indesejáveis.

(9)

9

Na placa existem jumps que ajustam algumas características da RC700B:

Jumps Função

JP1 Polaridade do sinal de C.O.R. do Squelch 1 Aberto, ativo HI, fechado ativo LOW

JP2 Polaridade do sinal de C.O.R. do Squelch 2 Aberto, ativo HI, fechado ativo LOW

JP3 e JP4 Não utilizados, deixar aberto. JP5 Não utilizado, deixar na posição 1. JP9 Liga alimentação da placa.

O sinal de C.O.R. deve seguir lógica digital, ou seja, nível LOW igual a 0 Volts e nível HI de 2 a 5 Volts. Todo radio tem esse sinal em seu interior, com um multimetro na escala Vcc, pesquise nos contatos que ligam a placa principal ao painel do rádio, abrindo e fechando o squelch.

Na placa também existem dois soquetes, para colocação de capacitores, que podem ser usados para uma possível correção da resposta de áudio da repetidora:

Soquete Função

C19 Ajusta resposta de áudio da entrada principal (repetidora). C18 Ajusta resposta de áudio da entrada do link.

A resposta de áudio da controladora, sem os capacitores é plana de até 50 khz, se

necessário a correção da resposta de áudio, utilize capacitores cerâmicos de boa qualidade, podem ser testados valores de 100pF a 47nF.

Ajustes de áudio

Trimpot Ajuste

VR1 Nível do bip e telemetria.

VR2 Nível de áudio RX da porta local (repetidora) VR3 Nível de áudio RX da porta do link

VR4 Nível de áudio do reconhecedor de DTMF VR5 Nível de áudio TX da porta local (repetidora) VR6 Nível de áudio TX da porta do link

Nota: A maneira mais fácil de ajustar o nível de áudio, é pedir para alguém transmitir um tom de DTMF pela repetidora

(desligue o mute, senão o DTMF não será retransmitido). Ligue um multimetro na saída de áudio de um rádio sintonizado na freqüência da repetidora, e apertando a tecla REV (ou MONI) ajuste os níveis de áudio para ter a mesma leitura em mVac.

(10)

10

Leds

Led Sinaliza

PWR Indica que a controladora esta alimentada.

DTMF Indica que um tom valido de DTMF foi recebido pela controladora. RX Indica recepção de um sinal no receptor local (repetidora)

(11)

11

Ligando pela primeira vez

Ao ser ligada (fechando o jump 9), a controladora ira cumprir uma rotina de inicialização, a qual serve para checagem de alguns parâmetros que poderão ser úteis no diagnostico de problemas. Os passos da rotina de inicialização:

1. O Led vermelho (power) acende

2. O Led amarelo da uma piscada rápida e o Led verde acende.

3. Delay inicial de 1,5 segundo, pois alguns rádios não podem acionar o transmissor, se forem ligados com o PTT pressionado ou for pressionado durante a sua inicialização. 4. O Led verde apaga.

5. Ativação do sinal de PTT.

6. Abertura do mute de áudio local por 0,5 segundos, serve para verificar os estágios de áudio e comprovar a correta ligação dos sinais de áudio do receptor e transmissor. 7. Execução do "Start melody".

8. Download dos dados de configuração do software que estão armazenados na memória eeprom. É sinalizado por dois bips curtos de 1200 hz.

9. Transmissão do número de série da placa em telegrafia. 10. Desativação do sinal de PTT.

Somente o Led vermelho deverá permanecer acesso com a repetidora em repouso, se a controladora estiver conectada corretamente ao repetidor.

Problemas conhecidos

1. Nenhum dos Leds acendeu.

- Cheque se há alimentação na entrada da placa (de 9 a 18V). - Verifique a posição do jump 9, se esta fechado.

- Cheque a existência de 5V no pino 3 do 7805.

2. O Led verde permanece acesso constantemente.

- Cheque a polaridade do sinal de C.O.R. (JP1 e JP2). - Verifique se existe o sinal de C.O.R.

- Confira se o sinal de C.O.R. tem os níveis lógicos necessários.

3. A placa não aceita comandos DTMF, o Led amarelo não acende.

- Verifique a posição do Jump 5 (1 para comandos pela entrada principal, 2 para comando pela entrada do link ou auxiliar).

- Verifique o ajuste dos trimpots VR2,VR3 e VR4.

- Banda de áudio muito estreita ou baixa, verifique o valor do capacitor de de-enfase, valores altos causam este problema.

4. A placa não aceita comandos DTMF, mas o Led amarelo acende, ou comandos corrompidos.

- Dados corrompidos na eeprom, para reiniciar completamente a eeprom, desligue a placa (pelo jump 9), aperte a letra D em DTMF na freqüência de entrada (ou

comando) da repetidora, ligue a placa com a tecla D apertada, assim que o Led verde começar a piscar, solte a tecla D e aguarde a inicialização.

(12)

12

Controlando a RC700B a distância.

Todos os comandos da RC700B são feitos via DTMF, para acesso ao sistema de comando da placa é necessário a abertura do comando mediante a entrada da senha de comando, seguindo a seguinte sintaxe:

Assssss# -> Habilita o modo de comando. ( ssssss, é a senha de 6 dígitos usada para o

comando, a senha padrão é 123456 ).

B# -> Bloqueia o modo de comando.

O comando se fecha automaticamente na identificação de CW, se a função 24 estiver habilitada.

O sistema de comando segue um padrão pré-definido para seleção das funções e entrada dos parâmetros, conforme a seguinte sintaxe:

FFOO# ou FFOOP# Onde:

FF = Numero da função. Ex. 19 OO = Numero da opção. Ex. 05

P = Parâmetro da função, quando exigido. Ex. 1

# = Enter

Obs. A única função que exige a colocação do paramento P, é a função 19.

Caso erre a digitação aperte a tecla C, tudo o que foi digitado após o ultimo # será apagado. Os comandos que forem registrados, após o #, não poderão ser apagados. A placa RC 700B aceita comandos em modo bateria (lote), ou seja, você pode digitar vários comandos em seqüência, desde que separados por #. Somente a telemetria do último comando validado com o # será emitida. A digitação dos comandos deve ser feita por completa na mesma transmissão, porque ao soltar o PTT, os dígitos entrados incompletos (antes do #) serão ignorados.

Por exemplo:

Ex. 1-) Desligar a repetidora:

A123456# - liga o modo de comando.

0100# - função que desliga a repetidora (Função 01, opção 00). B# - desliga o modo de comando.

Ex. 2-) Ligar link TX/RX com confirmação, trocar o bip, e ligar saída auxiliar 01: A123456# - liga o modo de comando.

0202# - liga o link (Função 02, opção 02).

0204# - liga o bip de confirmação do link (Função 02, opção 04) 0906# - troca o bip (Função 09, opção 06).

19011# - liga saída auxiliar 01(Função 19, opção 01, parâmetro 1) B# - desliga o modo de comando.

(13)

13

Descrição rápida das funções (quick guide).

Função Descrição Opções Pág

01 Master repeater [00] desligada, [01] ligada 14

02 Link [00] desligado, [01] RX, [02] TX/RX, [03] e [04] Bip link off/on 14 03 Queda do squelch [00] ~ [09] em passos de 40ms (min 0ms, máx 400ms) 14 04 Duração do rabicho [00] ~ [09] em passos de 400ms (min 0s, máx 3,6s) 15 05 Duração do rabicho link [00] ~ [09] em passos de 100ms (min 0ms, máx 900ms) 15 06 Tempo para o bip [00] ~ [09] em passos de 400ms (min 0s, máx 3,6s) 15

07 Duração do bip [00] ~ [09] em passos de 50ms (min sem, máx 450ms) 16

08 Freqüência do bip [00] ~ [17] em passos de 100 hz (min 300 hz, máx 2000 hz) 16

09 Tipo do bip [00] simples, [01] ~ [16] compostos 16

10 Roller bip [00] desligado, [01] ligado 17

11 Passo do roller bip [00] ~ [09], sendo 1, 5, 10, 20, 40, 60, 80, 100, 150 e 200 17 12 Tipo do bip de OK [00] sem, [01] tons de 1200 hz, [02] duplo, [03] CW 17 13 TOT (timer da repetidora) [00] ~ [09] em passos de 30s (min. sem, máx 4,5min) 18 14 Timer do identificador [00] ~ [09] em passos de 7 min (min. 7 min, máx 56 min) 18 15 Velocidade do CW Id. [00] ~ [05], [00] mais lento, [05] mais rápido 18 16 Freqüência do CW Id. [00] ~ [17] em passos de 100 hz (min 300 hz, máx 2000 hz) 19

17 Tipo do identificador [00] sem, [01] CW 19

18 Gravação do CW [18#xxxxxx#] xx = valores dos caracteres, máx 19 carac. 19 19 Saídas auxiliares [SSx] onde, SS= [01] a [15] e x = [0] desliga ou [1] liga 20 20 Mute do DTMF [00] sem mute, [01] com mute, [03] bip durante comando 20 21 Teste de transmissão [00] desligado, [01] portadora, [02] tom igual ao bip 00 20 22 Teste do identificador [00] Id. CW, [01] versão do software, [03] série da placa. 20 23 Troca da senha [vvvvvv#nnnnnnrrrrrr#] v= senha velha n,r= nova senha 2x 21

24 Fecha comandos aut. [00] desligado, [01] ligado 21

25 Reset [00] reboot, [01] reset 21

Abre comando [Assssss#] s = senha (senha default 123456 ) 12

Fecha comando [B#] 12

Limpa último comando [C] 12

Master reset [Dnnnnnn*D#] n= número fornecido pelo fabricante 21

Sintaxe seguida neste manual

Instrução Procedimento

Digite [12] Aperte o PTT, aperte momentaneamente a tecla 1, solte, aperte momentaneamente a tecla 2, e finalmente solte o PTT.

Digite [Assssss#] Aperte o PTT, aperte a momentaneamente tecla A, em seqüência aperte as teclas correspondentes, aperte a tecla # e solte o PTT.

Dicas para uma fácil memorização:

A tecla "A" pode ser associada a "acess" de acesso, em inglês. A tecla "B" pode ser associada a "block" de bloqueio, em inglês. A tecla "C" pode ser associada a "clear" de limpar, apagar, em inglês. A tecla "D" pode ser associada a "default" de padrão, em inglês.

(14)

14

Descrição da funções

01 - Master repeater

Controla o estado da repetidora, se estará ligada ou desligada. Opções: 00: Desligada

01: Ligada

Default= 01

Nota: Quando desligada, apenas o identificador de CW funciona e mesmo após um "power-up" essa função mantém o estado programado.

02 - Link

Esta função controla o status do link. Todo sinal recebido pela porta do link será

retransmitido para a porta principal (repetidora), e não haverá acréscimo de bip nos sinais recebidos pela porta do link. Opções:

00: Desligado 01: Somente RX 02: TX/RX

03: Sem bip de indicação no rabicho 04: Com bip de indicação no rabicho

Default= 00 e 04

Nota: Os parâmetros 03 e 04 são independentes dos parâmetros 00, 01 e 02.

03 - Queda do squelch

Esta função ajusta o tempo para o fechamento do squelch. Opções: 00: Sem 01: 40ms 02: 80ms 03: 120ms 04: 160ms 05: 200ms 06: 240ms 07: 280ms 08: 320ms 09: 360ms 10: 400ms Default= 02

Nota: Para o correto funcionamento desta função o áudio do receptor sempre deve ser retirado diretamente do discriminador, antes da chave de mute do Squelch. Caso a ligação for feita na saída do alto-falante, por exemplo, a função 03 ficará sem efeito aparente.

(15)

15

04 - Duração do rabicho

Esta função ajusta o tempo que o transmissor ficará no ar após o sinal de RX principal (repetidora) cessar. Também é conhecida como "Hang Time". Opções:

00: Sem rabicho 01: 400ms 02: 800ms 03: 1.2s 04: 1.6s 05: 2s 06: 2.4s 07: 2.8s 08: 3.2s 09: 3.6s Default= 07

Nota: Este tempo deverá ser igual ou maior que o tempo para o bip (função 06), caso contrário, o bip não será ouvido e corre-se o risco de não haver o reset do TOT.

05 - Tempo do rabicho do link

Esta função ajusta o tempo que o transmissor ficará no ar após o sinal de RX do link cessar. Também é conhecida como "Hang Time". Opções:

00: Sem rabicho 01: 50ms 02: 100ms 03: 200ms 04: 300ms 05: 400ms 06: 500ms 07: 600ms 08: 700ms 09: 800ms 10: 900ms Default= 06

Nota: Esta função é útil quando a repetidora que estiver no link não tiver rabicho, ou for usada uma porta em simplex como entrada secundaria.

Nota2: A entrada do link tem apenas rabicho e não tem bip de cortesia.

06 - Tempo para o Bip

Esta função determina o tempo que antecede o bip de cortesia, após o cessar do sinal de RX na entrada principal (repetidora). Opções:

00: Bip Imediato 01: 400ms 02: 800ms 03: 1.2s 04: 1.6s 05: 2s 06: 2.4s 07: 2.8s 08: 3.2s 09: 3.6s Default= 02

Nota: Este tempo deverá ser menor que a Duração do rabicho bip (função 04), caso contrário, o bip não será ouvido e corre-se o risco de não haver o reset do TOT.

(16)

16

07 - Duração do Bip

Esta função determina a duração do bip de cortesia. Opções: 00: Sem Bip 01: 50ms 02: 100ms 03: 150ms 04: 200ms 05: 250ms 06: 300ms 07: 350ms 08: 400ms 09: 450ms Default= 02

Nota: Esta função só atua na duração do bip simples, a duração dos bips compostos não são

controladas pelo usuário. No caso de se usar os bips compostos, apenas a opção [00] tem efeito para desligar o bip de cortesia.

08 - Freqüência do Bip.

Esta função controla a freqüência do bip simples, podem ser escolhidas freqüências de 300 a 2000 hz, em passos de 100 hz. Opções: 00: 300 hz 01: 400 hz 02: 500 hz 03: 600 hz 04: 700 hz 05: 800 hz 06: 900 hz 07: 1000 hz 08: 1100 hz 09: 1200 hz 10: 1300 hz 11: 1400 hz 12: 1500 hz 13: 1600 hz 14: 1700 hz 15: 1800 hz 16: 1900 hz 17: 2000 hz Default= 07

Nota: os bips compostos não podem ter a sua freqüência alterada.

09 - Tipo do Bip

Esta função determina qual será o bip de cortesia, todos os bips podem ter o seu tempo de entrada alterado, apenas o bip simples pode ter a sua duração e freqüência alteradas. Opções:

00: Simples (um tom) 01: Dois tons separados 02: Quatro tons decrescentes 03: Duplo Crescente

04: Triplo 05: "Plim-Plim"

06: Três tons rápidos

07: Duplo decrescente rápido 08: Triplo Inverso

09: Invasores Espaciais 10: "Bilu"

11: Cinco tons crescentes 12: Duplo decrescente rápido 13: Duplo Mergulho

14: "Grilinho"

15: Triplo decrescente 16: Letra K em Telegrafia

(17)

17

10 - Roller Bip

Esta função liga o Roller Bip, função que faz a troca automática do bip de cortesia. Opções: 00: Desligado

01: Roller Bip

Default= 00

Nota: caso seja selecionado qualquer bip na função 09, o Roller Bip será desligado automaticamente.

11 - Passo do Roller Bip

Esta função determina a quantia de acionamentos necessários para a troca automática do bip. A troca é feita seguindo a mesma seqüência dos bips descrita na função 09. Opções: 00: 1 01: 5 02: 10 03: 20 04: 40 05: 60 06: 80 07: 100 08: 150 09: 200 Default= 02

Nota: Utilize as opções 00 ~ 02 apenas para fins de demonstração, pois trocas constantes no bip podem induzir os usuários a ficarem acionando a repetidora.

12 - Tipo do Bip de OK

Esta função escolhe o tipo de bip de OK (telemetria) e Erro. Opções: 00: Sem confirmação 01: Bips de 1200 hz 02: Duplo 03: CW Default= 02 Notas:

Para a opção 01, dois bips curtos de 1200 hz indicam OK ou ligado, e um bip longo de 1200 hz indica desligado e um bip longo de 300 hz indica erro.

Para a opção 02, uma seqüência 500/1000 hz indica OK ou ligado, uma seqüência 500/300 hz indica desligado e uma seqüência 1000/300 hz indica erro.

Para a opção 03, serão enviadas as seguintes mensagens em CW: "ON", para OK ou ligado, "OFF" para desligado e "ERROR" para erro.

(18)

18

13 - TOT

Esta função ajusta o tempo máximo de duração de um cambio. Ao restar 5 segundos para o termino do tempo, a repetidora enviará um alerta. Esgotado o tempo, o transmissor será desligado, e só retornara ao ar após a queda do sinal RX na entrada principal (repetidora) ou ao ser enviado *1 na entrada de comandos. Caso a repetidora volte ao ar pela queda do sinal que provocou o timer-out, será enviado um alerta, para avisar o usuário da queda do transmissor. Opções: 00: Sem timer 01: 30s 02: 60s (1 min) 03: 90s 04: 120s (2 min) 05: 150s 06: 180s (3 min) 07: 210s 08: 240s (4 min) 09: 270s Default= 06

Nota 1: O contador do timer é zerado no bip de cortesia, portanto não é necessário esperar a queda do transmissor para falar. É costume deixar um rabicho longo para não ouvir o ruído de fechamento do squelch do radio do usuário. Isso também prolonga a vida dos relês do transmissor da repetidora, quando existirem.

Nota 2: O comando *1 é aceito, mesmo sem o comando estar aberto e não pode ser desativado. Nota 3: A porta de link não tem TOT.

14 - Timer da Identificação

Esta opção ajusta o intervalo entre as identificações da repetidora. Opções: 00: 7 min 01: 14 min 02: 21 min 03: 28 min 04: 35 min 05: 42 min 06: 49 min 07: 56 min Default= 01

Nota: O identificador conta com o recurso conhecido como "smart-id" (identificador esperto), sistema o qual espera a queda do squelch da entrada principal para rodar caso o tempo da identificação tenha vencido durante o cambio de um usuário, evitando assim, que o identificador saia por cima do usuário. O tempo entre as identificações é multiplicado por dois quando a repetidora está em uso, isto visa não deixar a identificação interromper freqüentemente uma rodada.

15 - Velocidade do CW

Esta opção ajusta a velocidade do identificador de CW e bip 16. Opções: 00: Extra lento 01: Lento 02: Médio 03: Normal 04: Rápido 05: Mais rápido Default= 03

(19)

19

16 - Freqüência do Identificador "CW"

Esta opção controla a freqüência do identificador de CW e bip 16. Opções: 00: 300 hz 01: 400 hz 02: 500 hz 03: 600 hz 04: 700 hz 05: 800 hz 06: 900 hz 07: 1000 hz 08: 1100 hz 09: 1200 hz 10: 1300 hz 11: 1400 hz 12: 1500 hz 13: 1600 hz 14: 1700 hz 15: 1800 hz 16: 1900 hz 17: 2000 hz Default= 07

Nota: este ajuste independe da freqüência do bip simples.

17 - Tipo do Identificador "CW"

Esta função escolhe o tipo do identificador da repetidora. Opções:

00: Sem 01: CW

Default= 01

18 - Gravação do CW

Esta função troca o texto do identificador de CW, o limite é de 19 caracteres, cada caractere será composto por dois dígitos, logo é possível digitar um máximo de 38 dígitos. Opções: #nnnnnnn#

Veja um exemplo para digitar PY2BBS: 18#162529020219#

Default= HAMTEC RC700B

Carac. Posição CW Carac. Posição CW Carac. Posição CW Carac. Posição CW

A 01 ·− O 15 −−− 2 29 ··−−− ; (KR) 43 −·−·−· B 02 −··· P 16 ·−−· 3 30 ···−− ( (KN) 44 −·− −· C 03 −·−· Q 17 −−·− 4 31 ···· ) (KK) 45 −·− −·− D 04 −·· R 18 ·−· 5 32 ····· # (HH) 46 ········ E 05 · S 19 ··· 6 33 ···· (AF) 47 ···· F 06 ·· −· T 20 7 34 −−··· $ (SX) 48 ···−··− G 07 −−· U 21 ··− 8 35 ·· ' (WG) 49 · −− −· H 08 ···· V 22 ···− 9 36 · _ (IQ) 50 ··−−·− I 09 ·· W 23 ·−− - (DU) 37 −····− + (AR) 51 ·−·−· J 10 ·−−− X 24 −··− . (AAA) 38 ··· * (SK) 52 ···· K 11 −·− Y 25 −·−− , (MIM) 39 − −··−− ? (IMI) 53 ··−−·· L 12 ·−·· Z 26 −−·· : (OS) 40 −−−··· > (KA) 54 −·−·− M 13 −− 0 27 −−−−− / (DN) 41 −··−· @ (AC) 55 ·−−·−· N 14 −· 1 28 · = (BT) 42 −···− espaço 56

(20)

20

19 - Saídas auxiliares

Esta função liga ou desliga as saídas auxiliares. Opções: (x=0 desligada x=1 ligada)

01x: Saída 1 02x: Saída 2 03x: Saída 3 04x: Saída 4 05x: Saída 5 06x: Saída 6 07x: Saída 7 08x: Saída 8 09x: Saída 9 10x: Saída 10 11x: Saída 11 12x: Saída 12 13x: Saída 13 14x: Saída 14 15x: Saída 15

Default= Todas Desligadas (xx0)

Nota: Todas as saídas são em coletor aberto, e suportam 500mA cada.

20 - Mute do DTMF

Esta função quando ligada inibe a retransmissão dos tons de DTMF, sempre que um tom valido for detectado, o áudio será cortado por 2 segundos. Caso esteja usando a opção 02, um bip será enviado quando o tom for valido. Opções:

00: Sem mute 01: Com mute

02: Mute com bips durante comando

Default= 02

21 - Teste de transmissão

Esta opção força a repetidora a transmitir uma portadora continua modulada ou não, para fins de testes ou ajustes. Opções:

00: Desligado 01: Portadora

02: Portadora com tom continuo igual a freqüência do bip simples Para desligar envie qualquer tom de DTMF por mais de um segundo.

Default= 00

Nota: certifique-se que seu transmissor pode transmitir continuamente, pois essa função não tem TOT, e ficara ativa até ser desligada.

22 - Teste dos identificadores

Esta função dispara o identificador de CW, versão do software ou número de série da placa. Opções:

00: CW

01: Versão do software

02: Série da placa

(21)

21

23 - Troca da senha de comandos

Esta função permite a troca da senha de comandos. A senha deverá ser composta exclusivamente por números. Se a senha atual é 123456 e quiser trocá-la para 654321 digite:

23123456#654321654321# (Atenção: a nova senha é digitada duas vezes, para conferência.)

Default= 123456

24 - Fechamento automático da senha de comandos

Esta opção fecha automaticamente a senha de comando na próxima identificação de CW, é útil quando se esquece de fechar o comando com a opção B#. Opções:

00: Desligado 01: Ligado

Default= 01

25 - Reset

Esta função recarrega os últimos valores programados pelo usuário (Reboot) ou os valores default, programados pelo fabricante. Opções:

00: Reboot (Esta opção é equivalente a desligar e ligar a alimentação) 01: Full Reset

Default= Não ha.

Nota 1: Durante o Full Reset todos os dados são apagados (inclusive identificador de CW), exceto a senha de comandos.

Nota 2: Será solicitado a confirmação do Full Reset, a placa ira gerar 30 bips de 900 hz, para confirmar, envie qualquer tecla em DTMF, durante os bips, caso nenhuma tecla seja pressionada o Full Reset será cancelado.

Master Reset

Esta função restaura todos os valores para o default, inclusive o identificador de CW e também a senha de comandos que será restaurada para 123456. Utilize o Master Reset apenas no caso de esquecimento da senha de comando. Opções:

Dnnnnnn*D#

Onde nnnnnn= ___682159____

Nota 1: A senha de Master Reset é fornecida pelo fabricante. (não pode ser alterada pelo usuário), portanto mantenha absoluto sigilo sobre essa senha.

Nota 2: Será solicitado a confirmação do Master Reset, a placa ira gerar 30 bips de 900 hz, para confirmar, envie qualquer tecla em DTMF, durante os bips, caso nenhuma tecla seja pressionada o Master Reset será cancelado.

(22)

22

(23)

23

(24)

24

Glossário

C.O.R – Abreviação de "Carrier Operated Relay", Relê Operado por Portadora. Sinal

elétrico, pelo qual se detecta se um receptor tem sinal de recepção, devido a sua variação de tensão.

Cross-Band – Banda cruzada ou em “x”, sistema o qual se fala em uma banda e

retransmite em outra, um exemplo é a função repetidora dos rádios Dual-Band.

CW – Telegrafia, Código Morse, sistema de transmissão de mensagens inventado por

Samuel Morse, que cada caractere corresponde a um grupo de pontos e traços.

DTMF – Abreviação de "Double Tone Multi Frequency", sistema de codificação de dígitos

usando duas freqüências misturadas.

Duplexador – Conjunto de filtros de cavidade, do tipo passa-banda e rejeita-banda,

agrupados de forma a permitir um transmissor e um receptor de freqüências distintas compartilharem a mesma antena, simultaneamente.

EEPROM – Eletrical Erase Programable Read Only Memory, Memória de somente leitura,

programável e apagavel eletricamente, memória que retêm as informações gravadas mesmo depois de desligada da alimentação.

Fator “Q” –- Fator de qualidade, o qual se dimensiona a largura de banda de um circuito

ressonante e sua capacidade de atenuação ou rejeição na freqüência de ressonância.

Jump –- Pequena peça de plástico com um contato metálico, destinada a fechar um

contato elétrico entre dois pinos, muito usado para ajustar configurações de circuitos, onde não se usa modificações constantes.

Link – Enlace ou formação em rede com outra freqüência ou banda ou repetidora, usando

receptores ou transceptores.

Micro-controlador – Um chip responsável por realizar tarefas, as quais são programas por

um software gravado em seu interior, consiste de um microprocessador e memória em um único invólucro.

Passa-Banda – Característica de um circuito que permite a passagem de uma determinada

faixa de freqüência, atenuando as faixas acima e abaixo desta.

Password – Senha ou chave de acesso.

Power-Up – Ato de ligar a alimentação em um circuito eletrônico e provocar o seu reset ou

reboot.

PTT – Abreviação de "Push To Talk", Aperte para falar, é a chave que se aperta para falar

(25)

25

Reboot – Recarga de um software, a partir do seu dispositivo de armazenamento, ex.,

memória.

Rejeita-Banda – Característica de um circuito que permite a rejeição de uma determinada

faixa de freqüência, permitindo a passagem das faixas acima e abaixo desta.

Roller Bip – Roller significa cilindro, sistema o qual os bips da repetidora são trocados

seqüencialmente, em um ciclo fechado, como um anel.

Squelch – Circuito destinado a silenciar a recepção eliminando o ruído, quando o receptor

não se encontra em uso.

Subtom – Sistema de codificação usando freqüências de sub-audiveis, na faixa de 67.0 a

250.7 hz.

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam