• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE FISPQ N PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ LAVA AUTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE FISPQ N PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ LAVA AUTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 1/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do Produto: LAVA AUTO Sinônimo: Detergente Neutro

Nome da empresa: GITANES PRODUTOS AUTOMOTIVOS LTDA

Endereço: Rua Dos Diamantes, 72- Prosperidade – São Caetano – SP – CEP: 09550-450. Telefone da empresa: (11) 2693-9139

Telefone de emergência: CEATOX 0800 148 110 Web Site: http://www.gitanestreetcar.com.br

2. IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS Efeitos do Produto:

Efeitos adversos à saúde humana: o contato com o produto pode provocar irritações na pele e nos olhos. O produto pode ser absorvido pelas vias respiratória, dérmica e oral, produzindo depressão do sistema nervoso central.

Inalação:O produto pode ser absorvido pelas vias respiratórias.  Olhos: o contato com o produto pode provocar irritações oculares. Pele: Pode causar irritação local.

Ingestão: Prejudicial se ingerido. Pode causar irritação gastrointestinal, causar vômito e dor abdominal.  Efeitos Ambientais: somente quando a contaminação for elevada poderá oferecer algum risco ao meio

ambiente.

Perigos físicos, químicos e específicos: O fogo pode produzir fumaças irritantes ou tóxicas.

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES DOS INGREDIENTES

Composição: Ácido Sulfônico, Lauril Éter Sulfato de Sódio, Conservante, Corante e água.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Contato com a pele: lavar imediatamente a área afetada com água em abundância e sabão por pelo menos 15 minutos. Remover as roupas contaminadas. Ocorrendo efeitos/sintomas, consultar um médico. Lavar as roupas contaminadas antes de reutilizá-las e descartar os sapatos contaminados.

Contato com os olhos: lavar os olhos com água em abundância por pelo menos 15 minutos, levantando as pálpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resíduos do material. Usar preferencialmente um lavador de olhos. Procurar assistência médica imediatamente, levando sempre o rótulo do produto e FISPQ com as informações necessárias.

Ingestão: não provoque o vômito. É possível que o vômito ocorra espontaneamente não devendo ser evitado; neste caso, deite o paciente de lado para evitar que aspire resíduos. ATENÇÃO: Nunca dê algo por via oral para uma pessoa inconsciente. Procurar assistência médica.

Proteção para os prestadores de primeiros socorros: evitar o contato cutâneo e inalatório com o produto durante o processo.

(2)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 2/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: Produto não inflamável. Água na forma de neblina, CO2, espuma para hidrocarbonetos, pó químico.

Proteção: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI).

Métodos específicos: Evacuar a área e combater o fogo a uma distância segura.

Utilizar diques para conter a água usada no combate. Posicionar-se de costas para o vento. Para resfriar equipamentos nas proximidades do fogo usar água em forma de neblina.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

 Evacuar o local, o pessoal não envolvido no atendimento à emergência deve manter-se afastado.  Eliminar todas as fontes de calor e ignição. Utilizar equipamentos de proteção individual adequado.  Providenciar ventilação adequada.

 Disposições dos resíduos: Não dispor em lixo comum. Não descartar no sistema de esgoto ou em cursos d'água. Confinar se possível, para posterior recuperação ou descarte. Os resíduos devem ser descartados conforme legislação ambiental local, estadual ou federal.

 Prevenção de perigos secundários: evitar que o produto contamine riachos, lagos, fontes de água, poços, esgotos pluviais e efluentes. Contatar o órgão ambiental local, no caso de vazamentos ou contaminação de águas superficiais, mananciais ou solos.

 Métodos para limpeza: desligar motores e fontes quentes de ignição.

 Estancar vazamento se isto puder ser feito sem risco: isolar a área e recolher o produto derramado. O produto é escorregadio. Absorver com areia ou material inerte.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio:

Modo de usar: Agitar bem e aplicar o produto no local desejado direcionando o jato. Aguarde alguns segundos antes de forçar o afrouxamento. Em áreas de difícil acesso, usar o prolongador.

Prevenção de incêndio e explosão: manter o produto afastado do calor, faíscas, chamas e outras fontes de ignição.

Prevenção da exposição do trabalhador: Não comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto. Não abrir a embalagem com a boca. Não manipular e/ou carregar embalagens danificadas.

Orientações para manuseio seguro: Aplicar conforme orientação da embalagem. No caso de sintomas de intoxicação, interromper imediatamente o trabalho e proceder conforme descrito no Item 4 desta ficha. O descarregamento das embalagens mais pesadas deve ser feito por meio de empilhadeiras. As embalagens NUNCA devem ser jogadas sobre pneus.

Armazenamento

Medidas técnicas apropriadas: manter o produto e as eventuais sobras em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

(3)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 3/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

Adequadas: manter o recipiente adequadamente fechado, à temperatura ambiente e ao abrigo da luz. Armazená-lo em local exclusivo para produtos químicos. Trancar o local evitando o acesso de crianças e animais.

Materiais seguros para embalagens

Recomendadas: Produto já embalado em embalagem apropriada.

Outras informações: Manter a embalagem bem fechada quando não estiver em uso. Considerar, que mesmo vazios, os recipientes que já acondicionaram o produto têm resíduos e/ou vapores, e devem ser manuseados como se estivessem cheios. Estes recipientes não devem ser reutilizados para outros fins, podendo ser reciclados desde que totalmente descontaminados e/ou dispostos em locais adequados.

8. CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia: Manter local de trabalho ventilado.

Equipamentos de proteção individual apropriado:

Proteção respiratória: N. A.

Proteção das mãos: Usar luvas de látex.

Proteção dos olhos: óculos de proteção ou protetor facial.

Proteção da pele e do corpo: Avental impermeável e botas de borracha.

Precauções especiais: Produtos químicos só devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. EPI’s devem possuir o CA (Certificado de aprovação). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurança nos trabalhos com produtos químicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos químicos) para armazenar produtos alimentícios. Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramento da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9.

 Medidas de higiene: Roupas, luvas, calçados, EPI,s devem ser limpos antes de sua reutilização. Use sempre para a higiene pessoal: água quente, sabão e cremes de limpezas. Lavar as mãos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. Não usar gasolina, óleo diesel ou outro solvente derivado de petróleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos químicos.

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Aspecto: líquido

Cor: Amarelo Odor: característico pH : Puro 7-7,5

(4)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 4/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

Solubilidade solúvel em água.

10. MÉTODOS DE DESCARTE DO PRODUTO DE EMBALAGEM

Realizar o descarte do produto e da embalagem de modo a impedir que os resíduos remanescentes provoquem riscos à saúde humana e ao meio ambiente, conforme legislação local em vigor.

11. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Produto estável em condições normais. Não polimeriza.

Reações perigosas: Produto estável. Não ocorre polimerização. Manter afastado de oxidantes químicos fortes (peróxidos, cloratos, ácidos fortes, etc.), fontes de calor e de ignição.

Condição a evitar: Temperaturas acima de 50 ºC.

11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

Informações de acordo com as diferentes vias de exposição:  Toxicidade aguda: Não aplicável.

Inalação: Não aplicável.

Contato com a pele: Não aplicável

Contato com os olhos: Causa irritação dos olhos (Olho de coelho)- Método: OEDCD404.

Ingestão: Quando ingerido provoca problemas gastrointestinais, dor de cabeça, náuseas e vômito. A aspiração do produto aos pulmões pode causar pneumonite.

Mutagenecidade: Não aplicável.

Efeitos específicos: Não foram constatados efeitos nocivos devido a exposição em ambientes industriais de trabalho. Em qualquer dos casos recorrerem à assistência médica.

Funcionários que manipulam produtos químicos devem ser monitorados biologicamente conforme PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da NR-7. A avaliação dos efeitos tóxicos foi baseada em informações do fornecedor e em bibliografia.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

- Efeitos Ambientais comportamento e impactos do produto: Contém Tensoativos Biodegradáveis.

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Métodos de tratamento e disposição:

(5)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 5/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

Embalagem contaminada: Não reutilizar a embalagem. Queimar em incinerador ou colocar em aterro específico.

14. INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE

Regulamentações nacionais e internacionais.

Terrestre:

Os veículos de transporte de produtos perigosos devem estar em conformidade com legislação de transporte de produtos perigosos vigentes.

Número da ONU: Não aplicável Classe de Riscos: Não aplicável. Número de Risco: Não aplicável.

15. REGULAMENTAÇÕES

As informações sobre riscos e segurança.

Frases de Riscos: Evitar exposição- obter instruções especiais antes de uso.

Encaminhar a uma instalação de tratamento físico-químico ou de incineração de resíduos especiais, observando as normas da autoridade responsável local.

Frases de segurança: Conservar em recipiente bem fechado em lugar fresco e ventilado.

Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com bastante água e consultar um especialista. Após contato com a pele, lavar imediatamente com água.

Em caso de ingestão solicitar aconselhamento médico imediatamente e apresentar embalagem do produto.

Usar roupas de proteção e luvas adequadas.

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Nos locais onde se manipulam produtos químicos deverá ser realizado o monitoramente da exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionários que manipulam produtos químicos, em geral, devem ser monitorados biologicamente conforme o PCMSO (Programa de Controle Médicos de saúde Ocupacional) da NR-7.

As informações e recomendações constantes desta publicação foram pesquisadas e complicadas de fontes idôneas e capacitadas para emiti-las. Os dados dessa Ficha referem-se a um produto específico e possa não ser válido onde esse produto estiver sendo usado em combinação com outros. Com os fatos desta ficha, não pretendem estabelecer informações absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar com

(6)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE

PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FISPQ N° 001

GARANTIA DE QUALIDADE

Página 6/6

LAVA AUTO

Data: 12/08/2013

Revisão 2

informações, diante do que se conhecem os seus funcionários e clientes para sua proteção individual, manutenção da continuidade operacional e preservação do Meio Ambiente.

Siglas Utilizadas: N.A. = Não se aplica. N.D. = Não disponível.

NR = Norma regulamentadora. VM = Valor máximo.

LT-MP = Limite de Tolerância – Média Ponderada. N.E. = Não especificado.

PPRA = Programa de Prevenção de riscos Ambientais.

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos extratos de própolis terem sido efetivos para diminuição do OPG, não foram eficientes no controle da doença... MOCHAÇÃO

Nesse contexto, a configuração existente na referida escola quanto à oferta do ensino médio na sede e fora dela, nas salas anexas, assim como os profissionais

I- Determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, para apuração dos fatos apontados no supracitado processo, obedecidas as regras processuais e demais prescrições

IV  –  Comissão  de  elaboração  do Plano de  Carreira,  Cargos  e  Salários  (PCCS), previsto  o  prazo de dois 

No entanto, considerando a exploração de 5,0 ha com cerca elétrica e preço de venda de R$ 3,00/kg PV, para uma taxa de juros de 8,75%, o valor presente líquido (VPL) foi inferior

“Com este novo espaço, conseguiremos ampliar a linha de produ- ção da empresa e, consequentemente, atender de forma ainda mais ágil e eficiente nossos clientes, que

Análise: 38% das Faculdades avaliadas que solicitaram credenciamento como Centro Universitário oferecem, de forma sistemática (Muito Bom), apoio didático ao corpo docente, através

Assim, este estudo apresenta o seguinte objectivo: investigar o efeito de processos de revisão ao nível da ortografia, coesão e coerência com ajuda de grelhas de revisão e com